Que tal visitar Castelo de Vide para uma escapadinha de fim-de-semana em Portugal? A vila inserida no Parque Natural de São Mamede, a cerca de 10 km de Marvão e 20 km de Portalegre, com a Espanha ali ao lado, é uma das vilas históricas mais bonitas do Alentejo.
A fortificação em tons ocres está rodeada de casario branco que se destaca na paisagem e contrasta com a vegetação ao redor. É fácil sermos arrebatados pelo charme deste cenário medieval, outrora palco de sangrentas batalhas. Hoje, um lugar de paz e sossego.
Conteúdo deste Artigo
Quando visitar?
Se lhe dissermos que pode visitar Castelo de Vide o ano inteiro, não estamos a exagerar. Castelo de Vide é um destino perfeito para uma escapadinha de fim-de-semana. Basta-lhe fazer a mala de viagem adequada para o clima de cada estação, tendo em mente de levar sempre consigo um agasalho.
Castelo de Vide tem um clima mais fresco do que o resto do Alentejo, por isso, muitos procuram a vila muralhada no verão para fugir do calor abrasador. No inverno, nada como encontrar o aconchego duma manta e duma lareira com o fogo a crepitar no interior reconfortante duma das casas típicas da vila.
Castelo de Vide merece a sua visita por si só, mas se estiver interessad@ nos grandes eventos da vila, programe visitar Castelo de Vide durante as celebrações da Semana Santa e da Páscoa um dos maiores eventos locais.
É particularmente interessante pela forma como se associam às práticas católicas elementos da cultura judaica, testemunhos do passado histórico. Na 2ª Feira de Páscoa é feriado municipal em Castelo de Vide pois comemora-se a Festa de Nossa Senhora da Luz.
Obviamente, agosto é mês de muitas festas e romarias em Castelo de Vide, entre elas a mais marcante será a romaria à Ermida de Nossa Senhora da Penha com direito a festa rija.
Onde ficar em Castelo de Vide? Sugestões de alojamento
O despertar dos sentidos! Situada no Parque Natural da Serra de São Mamede, a Quinta das Lavandas é um lugar único em Portugal. Os quartos são apenas sete, mas no local terá a oportunidade de viver, temporariamente, entre seis hectares onde a lavanda é a grande protagonista. Portanto pode imaginar o sossego, o conforto… E o perfume!
Da recuperada e bonita estação ferroviária de Castelo de Vide, nasce a Pensão Destino. O minimalismo e sentido prático marcam o conceito deste alojamento, mas não descura em nada o conforto, a limpeza e a privacidade dos quartos duplos e twins. Toda a propriedade está aclimatizada e disponibiliza terraço, jardim e cozinha partilhada. O pequeno-almoço é muito elogiado.
Clique para ver mais opções de alojamento em Castelo de Vide
Visitar Castelo de Vide, o que ver e fazer?
O ambiente romântico da vila de Castelo de Vide, os seus jardins verdejantes e fontanários, a abundância de vegetação aliada ao clima ameno e a proximidade à serra de São Mamede, tornaram-na conhecida como “Sintra do Alentejo”. Cada casa, cada recanto, cada pedra guardam séculos de história, têm significado e segredam as memórias desta vila mágica.
Centro da vila
Comece o seu passeio a pé por Castelo de Vide na praça principal: a Praça D. Pedro V. Peça o seu mapa da vila no Posto de Turismo e comece esta aventura de descoberta enquanto escuta os sussurros da história.
Em redor há que destacar alguns dos melhores exemplos das arquitetura civil e religiosa da vila. Falamos do belo edifício dos Paços do Concelho, atual Câmara Municipal de Castelo de Vide, a setecentista Igreja Matriz Santa Maria da Devesa, a glorificante Estátua Dom Pedro V, rei que deu foral à vila, a Casa Amarela, o solar da família Torres a que chamam Casa Antiga da Praça D. Pedro V, a Igreja de São João, entre outros.
Castelo
Lá do alto do seu Castelo, a paisagem alentejana adquire todo o seu esplendor. Pequenas aldeias pontilham no meio dos campos a perder de vista. Vemos Marvão a espreitar ali cerca e mais além avistam-se terras de Espanha.
Judiaria de Castelo de Vide
Na encosta norte, entre o Castelo e a Fonte da Vila, ruas estreitas conduzem ao núcleo histórico mais antigo da Judiaria, que se espalha ainda na encosta nascente, a mais íngreme da vila. Neste centro histórico da vila perdemos a noção do tempo, caminhando pelo labirinto de ruas (não perca a Rua Nova, Rua das Espinhosas, Rua da Fonte e Rua da Judiaria) que nos remetem para a forte herança judaica e onde se preserva um dos maiores espólios de arquitetura civil do período gótico.
Antiga Sinagoga e Museu
Prosseguimos a nossa visita com uma incursão na Antiga Sinagoga, atualmente um museu. Passeamos pelo labirinto das ruas e ruelas, subimos escadinhas, cruzamos travessas e becos… Aprendemos a ver a presença judaica nos nomes das ruas, nos símbolos talhados a cinzel nas ombreiras das portas de granito.
Centro Histórico
Na arquitetura destacam-se os Antigos Paços do Concelho considerada a primeira casa do Burgo do Castelo (entre a rua do Relógio e a rua do Balcão), a Casa de Matos onde foi ratificado o casamento de D. Dinis com a Rainha Santa Isabel (Rua Direita), a Casa do Arçário, guardiã da arca dos impostos coletados, vulgo, casa do tesouro, a Casa do Prior na Rua do Penedo e a Casa de Mouzinho da Silveira na rua do mesmo nome.
E por falar no jurista liberal Mouzinho da Silveira, filho da terra, Castelo de Vide viu nascer outros filhos que são motivo de orgulho local: o capitão de Abril Salgueiro Maia e o médico Garcia d’Orta.
Fontes da Vila
Castelo de Vide ganhou fama pelas suas águas, às quais foram atribuídas propriedades terapêuticas, o que originou a criação das termas. Num total de 14 fontes, o destaque vai para a Fonte da Vila e a Fonte da Mealhada. Retenha este adágio local: quem bebe da água da Fonte da Mealhada há de voltar a Castelo de Vide para casar.
Igrejas de Castelo de Vide
Para além da já mencionada Igreja Matriz, sabe-se que a mais antiga (século XIII), que fica nos arrabaldes, é a Igreja de São Salvador do Mundo; a actual Igreja de Santo Amaro é uma verdadeira joia do barroco do Alto Alentejo; singela mas castiça, bem no centro do burgo do castelo fica a Igreja de Nossa Senhora da Alegria que “mora” no nicho adornado com painel de azulejos; uma das mais emblemáticas é a Igreja de São Roque, que fica no Forte de São Roque – aproveite para visitar o forte; à saída para Marvão fica o Antigo Convento de São Francisco com igreja adossada; a Capela de Santo António que fica situada na azinhaga que conduz à Fonte dos Besteiros.
Parque Natural de São Mamede
Já que falamos disso, atrevemo-nos a dizer que Castelo de Vide é o casamento feliz das riquezas naturais com as riquezas culturais.
Suba à Serra de São Paulo para perceber o que dizemos. Depois de uma penitente subida escadaria acima, encontrará a Ermida de Nossa Senhora da Penha. O esforço será recompensado com uma das mais belas vistas panorâmicas sobre Castelo de Vide e a serra.
O omnipresente Parque Natural de São Mamede confere à vila medieval um enquadramento natural perfeito. Imponentes formações rochosas de quartzitos revelam a riqueza geológica. Se puder, não dispense este ambiente especial numa caminhada ou num percurso BTT, optando por um dos percursos pedestres assinalados.
A biodiversidade é notável com espécies de fauna e flora únicas no país. Quem gosta de observar a vida animal, sabe que São Mamede é um santuário de javalis, raposas, coelhos, texugos e gatos bravos, para além de aves raras como a águia de Bonelli, o símbolo desta área protegida, o grifo, os gaviões, as águias cobreiras e as corujas do mato.
Megalitismo em Castelo de Vide
Em redor da vila raiana alentejana escondem-se ainda autênticos tesouros arqueológicos e megalíticos como a Anta da Melriça e o Menir da Meada. No Parque Megalítico dos Coureleiros há um conjunto de vestígios neolíticos de significativa importância.
Restaurantes onde comer?
Como está no Alentejo, conte com gastronomia rica de sabores. Migas de entrecosto, pezinhos de coentrada, sarapatel e alhada de cação são alguns dos pratos tradicionais. Para sobremesa conte com as deliciosas boleimas, a real sericaia ou as dulcíssimas broas de mel.
Restaurante Dom Pedro V
- Morada: Praça Dom Pedro V
- Telefone: +351 245 901 236
- Especialidades: Sopa de cação; bacalhau com natas, bacalhau com espargos; posta de vitela, cabrito de cachafrito (influência judaica), arroz de pato, lombo com laranja, migas de batata à alentejana, ensopado de borrego, grelhados de porco preto.
Restaurante A Confraria
- Morada: Rua de Santa Maria de Baixo 10
- Telefone: +351 245 905 106
- Especialidades: Bochechas de porco com migas, pezinhos de coentrada, rabo de boi, coelho com couve lombardo e feijão; Laranja à Confraria.
Restaurante O Miguel
- Morada: Rua Almeida Sarzedas 34
- Telefone: +351 245 901 882
- Especialidades: Bacalhau no forno, cação; carne de porco à alentejana, frango cachafrito, secretos de porco, javali, cabrito.
Visitar Castelo de Vide: mapa dos principais pontos de interesse
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar Castelo de Vide.
Outros artigos do Alentejo
- Alcácer do Sal
- Aldeias do Alentejo
- Alqueva
- Alto Alentejo
- Beja
- Cascatas da Serra de São Mamede
- Costa Vicentina
- Cromeleque dos Almendres
- Elvas
- Estremoz
- Évora
- Marvão
- Mértola
- Monsaraz
- Mora
- Melhores Hotéis do Alentejo
- Melhores Hotéis da Costa Vicentina
- Parque Natural Vale do Guadiana
- Passadiço do Alamal
- Passadiço do Gameiro
- Portalegre
- Praias do Alentejo
- Praias Fluviais do Alentejo
- Rota Vicentina
- Santiago do Cacém
- Serpa
- Serra de São Mamede
- Sines e Porto Covo
- Trilhos do Conhal – Nisa
- Trilhos Parque Natural do Guadiana
- Troia e Comporta
- Turismo Rural no Alqueva
- Vila Nova de Milfontes
- Vila Viçosa
- Zambujeira do Mar
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!