A trinta minutos de Viseu e hora e meia do Porto, visitar Castro Daire é um excelente destino para uma escapadinha de fim-de-semana e até para férias prolongadas de uma ou duas semanas no Centro de Portugal. Com o tanto que há para ver e fazer numa visita à vila de Castro Daire e arredores, não terá um único dia aborrecido.
“Terra agreste e fria, perdida e esquecida entre montanhas, mas de corações quentes e generosos.” Frase registada numa das nossas notas aquando da última visita a Castro Daire. Perdemos-lhe a autoria, mas não lhe perdemos o sentido. O plano era irmos em busca das belezas naturais. Porém, fomos cativados pelo calor humano que, estoicamente, contraria a frieza e rudeza da região.
Localizada no cume dum monte, Castro Daire é enquadrada por um verde absoluto de vegetação luxuriante. Com a Serra do Montemuro e o vale do Rio Paiva a cruzar estas terras, a vila é sinónimo de natureza e fenómenos geológicos, montanhas e vales, rios puros de águas ora expeditas ora brandas, ruralidade e rusticidade aldeãs.
Destino de natureza por excelência, Castro Daire convida ainda a conhecer os seus monumentos pré-históricos, património românico e castrejo, as igrejas e solares da época áurea do século XVIII, e os costumes e tradições das suas aldeias tradicionais. Pontilhando por esta terra fria, apetece vagamundear por estes pequenos núcleos rurais rodeados de campos de pastorícia, terrenos agrícolas e magia que só uma terra de mitos e lendas sabe reter.
Há muito por explorar em Castro Daire, terra fiel à sua identidade, orgulhosa das suas origens e de face genuína. Ainda assim, aqui tem os lugares imperdíveis, sugestões do que ver e fazer, dicas de restaurantes onde comer, alojamentos onde ficar e um mapa interativo para quando for visitar Castro Daire.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Onde fica e como chegar a Castro Daire?
- 2 Quando visitar Castro Daire?
- 3 Onde ficar a dormir em Castro Daire? Sugestões de Alojamento
- 4 O que ver e fazer em Castro Daire
- 5 O que visitar perto de Castro Daire
- 6 Restaurantes onde comer?
- 7 Castro Daire: Mapa dos Principais Pontos de Interesse
- 8 Outros artigos do Centro de Portugal
Onde fica e como chegar a Castro Daire?
A vila de Castro Daire é sede dum município pertence ao distrito de Viseu, na região Viseu Dão-Lafões no Centro de Portugal. Fica localizada no topo dum monte em cujo cume se situava uma antigo castro, daí o seu nome.
A melhor maneira de chegar a Castro Daire e explorar os pontos de interesse do município é de carro. A escassos minutos da A24, esta autoestrada facilita o acesso rodoviário no sentido norte-sul. Castro Daire tem ligações de autocarro diárias às principais cidades de Portugal. Não é servida por comboio.
Quando visitar Castro Daire?
A riqueza patrimonial, a biodiversidade notável e a beleza das paisagens montanhosas fazem de Castro Daire um destino para as quatro estações do ano. Vale a pena observar as mutações pelas quais a natureza passa ao longo do ano: o ciclo da vida cumprido com todo o esplendor. Depois há atividades de natureza e eventos culturais, etnográficos e religiosos ao longo do ano, adequados para todos os gostos e apetites.
- Dia de São Pedro (padroeiro de Castro Daire): 29 junho
- Festas Populares da Vila de Castro Daire: última quinzena de junho
- Feira e Festa da Senhora da Ouvida: 3 agosto
- Nossa Senhora da Soledade: 15 de Agosto
- Festa das Colheitas: setembro
Onde ficar a dormir em Castro Daire? Sugestões de Alojamento
A grande maioria dos alojamentos em Castro Daire inserem-se na categoria de Turismo Rural, havendo pouca oferta de hotéis. Acontece que os turismos rurais espalhados pelas aldeias é de tal qualidade que pode ser difícil escolher. Para nós, foi, pois apetecia-nos ficar em todos.
A escolha acabou por recair na Quinta da Rabaçosa – Turismo Rural. Confessamos que o slogan “Don’t stress out. Breathe.” ajudou a desempatar. O que nos convenceu mesmo foi a promessa duma estadia super confortável em ambiente rural, com ar puro para encher os pulmões e muito verde para encher os olhos. Bem! A classificação de 9,7 no booking.com também teve grande peso. As expetativas foram superadas, portanto, recomendamos sem hesitar.
Vacilamos entre outros alojamentos. Cobiçamos o apartamento na Isabel do Couto – casa de charme, pelo caráter, pela modernidade e localização, mesmo no centro de Castro Daire. As Casas de Montanha da Gralheira são aquele refúgio rural de montanha que tem mesmo a nossa cara. Mas o Chalet Pôr do Sol ficou-nos no goto e já sabemos para onde vamos na próxima escapadinha a dois, para dias felizes com total privacidade.
O que ver e fazer em Castro Daire
Há terras assim, que vale a pena visitar. Castro Daire é uma delas. Abaixo encontra os pontos de interesse, monumentos e lugares imperdíveis a visitar na vila de Castro Daire.
Capela das Carrancas: o conjunto da fonte com brasão de armas e da capela octogonal logo acima é magnífico.
Jardim Municipal de Castro Daire: o espaço verde que serve de cartão-postal da vila.
Centro Histórico de Castro Daire: também designado de Bairro do Castelo, onde estão o Pelourinho de Castro Daire, o Solar dos Aguilares, a Casa dos Condes de Ferreira e o miradouro da Misericórdia. É a zona mais antiga de Castro Daire onde se crê ter existido o “castro” da Idade do Ferro que lhe deu origem.
Igreja Matriz de Castro Daire: sublime e imponente, a fachada neoclássica é a antecâmara do edifício barroco e rococó do século XVIII que substituiu a igreja medieval. Alberga um dos mais belos altares da região, a Irmandade das Almas.
Solar e Capela dos Aguilares: identificável pelos azulejos portugueses que forram a fachada da capela.
Fonte dos Peixes: diz-se por lá que quem beber desta água casará com alguém da terra.
Calvário: amplo e moderno espaço verde, com miradouro com vistas soberbas do vale do Paiva, Serra do Montemuro e vila de Castro Daire.
Capela de Nossa Senhora da Soledade: que recebe toda a devoção dos castrenses em meados de agosto.
Capela de São Sebastião: cujo exterior singelo nem faz adivinhar o tesouro escondido no interior na forma dum singular altar de talha dourada.
Museu Municipal de Castro Daire: vale a pena aprofundar o conhecimento da vila e da região através do excelente acervo arqueológico e etnográfico reunido neste museu instalado no antigo solar fidalgo da Casa da Cerca.
Centro de Interpretação e Informação do Montemuro e Paiva: outro dos solares emblemáticos da vila, o Solar dos Mendonças, acolhe o mais recente espaço dedicado à riqueza natural e hidrográfica de toso o território compreendido entre a Serra do Montemuro e o Rio Paiva.
O que visitar perto de Castro Daire
Visitar Castro Daire faz bem ao corpo e à mente. Quando lhe dissemos que Castro Daire é um bom destino de férias, não estávamos a exagerar. Veja os recantos surpreendentes e as formas divertidas com que pode ocupar dias a explorar o concelho.
Visitar Castro Daire é conhecimento.
Perca-se pelas aldeias, detentoras dos sabores de sempre e dos saberes de outros tempos. Gentes da terra reavivaram a tecelagem da lã e do linho, a cestaria de verga e de castanho, a latoaria e a olaria de barro negro, os tamancos e as palhoças. Ainda vem de lá com uma capuchinha de burel para se aquecer no inverno, ou com uns naperons de linho bordados.
Destacamos Campo Benfeito. O nome da aldeia não podia espelhar melhor o seu entorno e, do alto da Cruz confirmamo-lo ao sermos brindados com uma das paisagens mais belas que vimos na serra de Montemuro (e garantimos que são muitas). Sabe bem explorar as ruelas da castiça e agradável aldeia e encontrar o Pelourinho, beber da água fresca da sua fonte a mirar a bela capela.
Comprar uma peça de artesanato única nas Capuchinhas onde ainda se trabalha com teares, linho e burel. Ver uma peça da companhia teatral Teatro Regional da Serra do Montemuro no teatro local.
Na aldeia de Picão há encantos naturais e artesanais (e uma paragem no café da aldeia também é boa ideia para descontrair e interagir com os locais.) Picão é miradoiro e ponto de partida para uma bela caminhada pela Mata do Bugalhão, um bosque denso de carvalhos e castanheiros centenários, provavelmente a maior mancha de vegetação autóctone em Portugal – digno de contos de fadas. Na cooperativa As Lançadeiras de Picão a tecelagem é à moda antiga. Há trajes tradicionais, rendas e bordados, de linho, lã e burel.
Vai certamente cruzar o concelho de Castro Daire se estiver a realizar a sua roadtrip de sonho na mítica Estrada Nacional 2 (EN2) e uma paragem no Restaurante Típico do Mezio é obrigatória para repor energias ao almoço (ou jantar). Na aldeia do Mezio, o prazer é guloso e apresenta-se em testo de barro preto. Chama-se arroz de feijão com salpicão. Obviamente que um prazer do paladar não vem só e no Mezio há mais por onde escolher. Clique para ler o nosso guia completo da Estrada Nacional 2 (EN2) de Chaves a Faro.
Em Ermida descubra a desconhecida e mística Igreja Românica de Santa Maria da Ermida de Riba Paiva, também conhecida como o Templo das Siglas, um templo românico repleto de siglas (assinatura) dos canteiros que esculpiram cada pedra de granito desta edificação.
Como se não bastasse, há ainda as ruínas das minas de volfrâmio de Moimenta, as ancestrais antas ou dólmenes, junto à Senhora da Ouvida (freguesia das Monteiras), algumas mamoas no sítio de Pedra d’Arca (freguesia de Almofala) e pinturas rupestres na Fonte da Pedra (freguesia de Picão).
Dos tempos romanos, resiste o Penedo de Lamas, em Moledo, com uma inscrição romana, a par de troços da via romana norte-sul que atravessava a região. De salientar ainda as Ruínas da Muralha das Portas de Montemuro, de origens castrejas e as Ruínas da Ponte Medieval de Cabaços em Reriz.
Visitar Castro Daire é bom para a saúde.
Calce as botas ou monte-se na bicicleta. Conectar-se com a natureza, percorrendo um dos nove trilhos e percursos pedestres de pequena rota do concelho, é a primeira proposta. Por entre moinhos e azenhas, rios e ribeiras, pontes e aldeias medievais, cascatas e lagunas, e até antigas minas romanas, Castro Daire é um destino de natureza por excelência.
Caminhadas curtas conduzem a maravilhas como a Cascata da Tojosa, a partir de Eiriz, ou a Cascata da Pombeira, em Lamelas. Abrace o amante da natureza que há em si e aventure-se.
Explorar as maravilhas da Serra de Montemuro, a serra mais desconhecida de Portugal. Quem faz escalada tem que visitar Castro Daire.
O município compreende as serras de Cascalheira, Bigorne e Montemuro, todas acima dos mil metros de altitude, com uma geologia brutal. O Penedo do Nuno (Bigorne), o Penedo Pudim (Bigorne) e a Pedra Furada da Faifa (Montemuro), são apenas alguns geossítios mais notáveis. Encha-se de energia para subir ao Pico do Talegre, o ponto mais alto da Serra do Montemuro.
Há ainda propostas de atividades radicais aquáticas: rafting, kayaking, canyoning. Perfeito quando sabemos da riqueza hidrográfica atestada pelos inúmeros cursos de água que cruzam o território, destacando-se o Rio Paiva e seu afluente Paivô.
Visitar Castro Daire é fonte de bem-estar.
Comecemos pelo mais acessível. Parta em busca dos miradouros, o que por aqui é fácil, já que qualquer ponto alto nos bombardeia com a beleza paisagística da região. Como o miradouro do Penedo da Saudade, com alma poética. Há lá coisa melhor do que consolar o olhar com paisagens que nos enchem de paz interior!
Quando chega o verão, ir a banhos na Praia Fluvial da Folgosa é irresistível. Com boas infraestruturas. A promessa chillax é completa, portanto, o mais certo é apetecer-lhe vir molhar o pezinho vários dias – o que lhe vai acontecer inevitavelmente se fizer mal os cálculos a saltitar as poldras do rio. Este é inclusivamente um dos pontos mais importantes dos Caminhos de Santiago do concelho de Castro Daire que integra 40 km do Caminho Português Interior de Santiago, desde a Ribeira de Cabrum na freguesia de Moledo (vindo de Viseu) e subindo para o Mezio (em direção a Lamego).
Em alternativa, e com boas infraestruturas também, tem a praia fluvial de Foz Cabril onde o rio Tenente se encontra com o rio Paiva, num vale esplendoroso encaixado entre o maciço da Gralheira e a serra do Montemuro.
Guardámos a melhor surpresa de bem-estar para o fim. Imagine ter o privilégio de viver dias neste mundo rural e natural enquanto se mima com uns tratamentos de águas termais em simultâneo. Isso é possível ao visitar Castro Daire, nas Termas do Carvalhal.
Diga lá se não são propostas tentadoras para visitar Castro Daire?
Restaurantes onde comer?
Antes de irmos aos restaurantes onde comer em Castro Daire, vamos saber o que comer. Nas carnes sobressaem o cabrito assado, a vitela arouquesa, o borrego, o cozido à portuguesa com enchidos da região e o já destacado arroz de salpicão. A truta de escabeche é uma iguaria que o rio Paiva possibilitou. Como nem só de pão vive o homem, em Castro Daire compõe-se o cesto do pão com broa de milho. Há queijos e enchidos para conduto, e há quem ainda a barre de mel do Montemuro. A resposta de Castro Daire aos mais doceiros está no Bolo Podre.
Restaurante Típico Do Mezio
Largo Prof. Dolores de Jesus, Estrada Nacional 2, Mezio, (+351) 254 689 265
Especialidades: Arroz de feijão com salpicão cozido, Cabritinho do Montemuro e Feijão com couve e carne fumada; Arroz doce.
O Mirante
Rua Inocêncio Santos Cruz, Castro Daire, (+351) 232 382 966
Especialidades: Bacalhau na telha, Cabrito na brasa e Posta de vitela à Mirante
Restaurante Celso
Avenida General Humberto Delgado 9, Castro Daire, (+351) 232 388 119
Especialidades: Bife na pedra, truta do Paiva
Castro Daire: Mapa dos Principais Pontos de Interesse
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos principais pontos de interesse e lugares a visitar em Castro Daire.
Outros artigos do Centro de Portugal
Abrantes | Alcobaça | Aveiro | Aldeias Históricas de Portugal | Arganil | Batalha | Belmonte | Cascata da Cabreia | Cascata da Pedra da Ferida | Castelo de Bode | Castelo Rodrigo | Celorico e Linhares da Beira | Coimbra | Estações Náuticas Centro de Portugal | Ferreira do Zêzere | Figueira da Foz | Foz do Cobrão | Góis | Gouveia | Guarda | Leiria | Passadiços do Orvalho | Passadiços das Fragas de São Simão | Penacova | Penamacor | Dornes | Mata do Bussaco | Médio Tejo | Monsanto | Nazaré | Óbidos | Oeste de Portugal | Ourém | Penedo Furado | Peniche | Piodão | Praias Fluviais Centro de Portugal | Serras de Aire e Candeeiros | Santa Comba Dão | Santarém | Seia | Serra do Açor | Serra da Estrela | Serra da Lousã | Tomar | Trancoso | Vila de Rei | Viseu
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!