Visitar Castro Laboreiro: roteiro com o que ver e fazer

Visitar Castro Laboreiro: roteiro com o que ver e fazer

Visitar Castro Laboreiro é daqueles desejos de escapadinha pelo nosso Portugal repleto de maravilhas que vamos sempre adiando por causa da distância. Castro Laboreiro é uma aldeia minhota raiana que pertence a Melgaço, o concelho mais a norte de Portugal fronteiriço à Espanha. Mas nem lhe passa pela cabeça o que está a perder.

Visitar Castro LaboreiroPara que não adie mais a sua visita a Castro Laboreiro, este artigo reúne o melhor da aldeia serrana minhota, com tudo o que ver e fazer, os melhores restaurantes e onde ficar a dormir, bem como um mapa interactivo para se orientar por lá. Prepare-se para a aventura.

Na preparação da sua viagem a Castro Laboreiro não deixe de ler também o nosso roteiro para visitar Melgaço e nosso guia e roteiro para visitar o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Quando visitar Castro Laboreiro?

Visitar Castro LaboreiroA melhor época para visitar Castro Laboreiro depende muito daquilo que procura desfrutar neste destino rural de natureza intocada. Castro Laboreiro terá os braços abertos para o receber em qualquer altura do ano.

Os verões são quentes, propícios para desfrutar do seu lazer na frescura das águas de rio. Os invernos são rigorosos e chuvosos, mas pode ter a sorte de ver os montes vestidos dum manto branco de neve.

quando visitar castro laboreiro

Na primavera, as flores da urze e da carqueja acabadas de desabrochar vestem os montes de cor e no outono são as folhas caídas a encher os olhos.

As temperaturas nestas duas estações são convidativas apesar de haver alguma chuva. Mas a região não perde nenhum encanto em dias nublados. É nesses dias que o misticismo desta terra de lendas sente-se até na pele.

visitar-melgaco

Em época de festividades e eventos, terá muito mais que ver e fazer, atividades para todos os gostos e um contacto mais direto com as gentes em festa. Em julho a aldeia celebra as suas festas populares em honra de Santa Isabel, originalmente chamada de Santa Maria da Visitação.

Onde ficar em Castro Laboreiro? Sugestões de alojamento

O ponto forte do alojamento em Castro Laboreiro é a oferta diferenciadora. Uma das grandes mais-valias é o turismo rural, de qualidade, com ampla oferta de alojamentos locais que permitem um contacto mais verdadeiro com a terra e as suas gentes. Inclusivamente, Castro Laboreiro é uma das opções favoritas como base para explorar as belezas naturais do Parque Nacional Peneda-Gerês.

Surpreenda-se com a arte de bem receber da Just Natur Guesthouse: a Sónia e o António são profundos conhecedores da região e a sua simpatia vai arrebatá-lo.

Pode sempre preferir o espaço e o churrasco no terraço da Casa 6 das Villas do Laboreiro. Dá para a familía toda.

A família é numerosa ou precisa de espaço e privacidade para uma viagem de grupo, os 6 quartos e amplo jardim da Casa Fonte do Laboreiro podem ser a resposta.

Hotel Castrum Villae tem quartos com WC e varanda privados. Pode relaxar na sala de lazer a jogar bilhar ou tomar um copo no bar ou terraço do hotel.

Clique para ver mais opções de alojamento em Castro Laboreiro

O que visitar em Castro Laboreiro?

Devido à localização geográfica isolada, Castro Laboreiro conseguiu manter intactas muitas das suas tradições, como a transumância, a cultura castreja e as “viúvas dos vivos”. Entre a Serra da Peneda e a Serra de Castro Laboreiro, a vila fixou-se no planalto do Laboreiro e não lhe faltam pontos de interesse para um dia de visita a esta aldeia de Melgaço.

Continue a ler para descobrir porque é que Castro Laboreiro é uma das aldeias mais bonitas de Portugal.

castelo-castro-laboreiro

A estrela é sem dúvida o castelo de Castro Laboreiro, na verdade, o que resta do castelo já que a explosão dum paiol de munições destruiu grande parte do castro. Contudo, a beleza da vista panorâmica vai fazê-lo esquecer esse detalhe. Aliás, a beleza das vistas panorâmicas das suas montanhas fazem esquecer todas as preocupações.

visitar-melgaço

A Igreja Matriz de Castro Laboreiro é um belo exemplo de construção pré-românica e tem, como curiosidade, um impercetível relógio de sol no pináculo sul. Tem ainda um pelourinho do século XVI que testemunha a construção castreja.

castro-laboreiro-museu

Como mais antiga freguesia de Melgaço, Castro Laboreiro fez duma antiga fábrica de chocolates o seu Núcleo Museológico onde a etnografia castreja, trajes, usos e costumes e têm a sua melhor mostra para além de informação detalhada sobre as Brandas e Inverneiras, o sistema de transumância da região.

viúva-dos-vivos-castro-laboreiro

Fornos comunitários, espigueiros e moinhos são preservados mas são sombreados por uma tradição única no nosso país. É aqui que vivem as “viúvas dos vivos” – quando os homens emigram, as mulheres usam o traje castrejo negro até ao regresso.

raça-de-cão-castro-laboreiro

E quem não conhece o Cão de Castro Laboreiro? Guardião de gado e propriedades, o puro cão de Castro Laboreiro é um cão de carácter afável, principalmente com as mulheres e crianças, e está tão presente no quotidiano das gentes que faz parte da família.

visitar-melgaço

Sulcada por inúmeros cursos de água, não podiam faltar nesta zona minhota as pontes românicas e medievais. Entre outras o destaque vai para a Ponte da Cava Velha, a Ponte da Cainheiras, a Ponte da Dorna e a Ponte da Capela.

Suba ao Planalto de Castro Laboreiro onde se encontra o maior conjunto megalítico da Península Ibérica. A Necrópole Megalítica do Planalto de Castro Laboreiro e as Gravuras Rupestres do Fieiral são testemunhos sobreviventes da pré-história e estendem-se até à Galiza.

Visitar Castro Laboreiro
Arborismo nas Porta de Lamas de Mouro

E mesmo ali ao lado, a uns escassos quilómetros, tem a Porta de Lamas de Mouro. Esta é uma das cinco portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês e ponto de referência para os amantes das atividades ao ar livre, da natureza e das caminhadas. A excelente infraestrutura do centro pedagógico e espaço de recreio com parque de campismo e de merendas, convida a banhos numa envolvência natural única.

Visitar Castro LaboreiroForam as gentes que mais nos cativaram ao visitar Castro Laboreiro. São os mais acérrimos defensores das tradições e detentores de histórias (e de estórias) que proliferam no território. Não conseguem disfarçar o amor que têm por estas terras. Nem precisam.

Dica VagaMundos: se gosta de uma boa caminhada aproveite a sua visita a Castro Laboreiro para ir percorrer o Trilho Castrejo, um dos nossos percursos pedestres favoritos no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Clique para mais informações e para descarregar o track GPS para levar consigo no seu smartphone.

Gastronomia de Castro Laboreiro

visitar-melgaco
Só para abrir o apetite: queijo amanteigado com marmelada, chouriça de carne e queijo de urtigas, cortesia de JustNatur.

É na hora da refeição, quando a mesa se oferece farta e apetitosa, que a região comprova a sua generosidade. A gastronomia de Melgaço está classificada como património nacional e tem na sua base usos e costumes que exaltam os produtos locais.

presunto-castro-laboreiro

Nas carnes vai salivar com o cabrito assado em forno de pão, uma posta de cachena, a chanfana, um sarrabulho ou uns grelos com rojões. A riqueza do rio Minho traz o peixe convertido em manjar de reis. A lampreia à bordalesa, frita ou assada e truta abafada são especialidades regionais. Não deixe de provar o fumeiro artesanal de Castro Laboreiro.

vinho-alvarinho

E se tudo isto for regado com um leve e fresco Alvarinho, é garantido que terá uma refeição de delicada leveza, ou bem animada se repetir a dose.

gastronomia-melgaco

Na doçaria, a simplicidade domina. O pão de centeio é a base do doce típico da região, o Bucho Doce mas o segredo está no bucho: o doce tradicional era cozido dentro de bucho do porco. Uma fatia deste modesto mas acarinhado doce servida com mel da região é uma tentação para o palato.

Restaurantes onde comer em Castro Laboreiro?

gastronomia-melgaço

Em Castro Laboreiro, o nosso aplauso vai para o cabrito assado em forno de lenha do restaurante Miradouro do Castelo, ou o bacalhau com broa do restaurante Miracastro onde recuperaram o doce regional do Bucho Doce.
visitar-melgaço-bacalhau-com-broa-de-milho

Castro Laboreiro: mapa dos principais pontos de interesse


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos principais pontos de interesse de Castro Laboreiro

Outros artigos da região do Gerês

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.