Visitar Castro Laboreiro é daqueles desejos de escapadinha pelo nosso Portugal repleto de maravilhas que vamos sempre adiando por causa da distância. Castro Laboreiro é uma aldeia minhota raiana que pertence a Melgaço, o concelho mais a norte de Portugal fronteiriço à Espanha. Mas nem lhe passa pela cabeça o que está a perder.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Quando visitar Castro Laboreiro?
- 2 Onde ficar em Castro Laboreiro? Sugestões de alojamento
- 3 O que visitar em Castro Laboreiro?
- 4 Gastronomia de Castro Laboreiro
- 5 Restaurantes onde comer em Castro Laboreiro?
- 6 Castro Laboreiro: mapa dos principais pontos de interesse
- 7 Outros artigos da região do Gerês
Quando visitar Castro Laboreiro?
A melhor época para visitar Castro Laboreiro depende muito daquilo que procura desfrutar neste destino rural de natureza intocada. Castro Laboreiro terá os braços abertos para o receber em qualquer altura do ano.
Os verões são quentes, propícios para desfrutar do seu lazer na frescura das águas de rio. Os invernos são rigorosos e chuvosos, mas pode ter a sorte de ver os montes vestidos dum manto branco de neve.
Na primavera, as flores da urze e da carqueja acabadas de desabrochar vestem os montes de cor e no outono são as folhas caídas a encher os olhos.
As temperaturas nestas duas estações são convidativas apesar de haver alguma chuva. Mas a região não perde nenhum encanto em dias nublados. É nesses dias que o misticismo desta terra de lendas sente-se até na pele.
Em época de festividades e eventos, terá muito mais que ver e fazer, atividades para todos os gostos e um contacto mais direto com as gentes em festa. Em julho a aldeia celebra as suas festas populares em honra de Santa Isabel, originalmente chamada de Santa Maria da Visitação.
Onde ficar em Castro Laboreiro? Sugestões de alojamento
O ponto forte do alojamento em Castro Laboreiro é a oferta diferenciadora. Uma das grandes mais-valias é o turismo rural, de qualidade, com ampla oferta de alojamentos locais que permitem um contacto mais verdadeiro com a terra e as suas gentes. Inclusivamente, Castro Laboreiro é uma das opções favoritas como base para explorar as belezas naturais do Parque Nacional Peneda-Gerês.
Surpreenda-se com a arte de bem receber da Just Natur Guesthouse: a Sónia e o António são profundos conhecedores da região e a sua simpatia vai arrebatá-lo.
Pode sempre preferir o espaço e o churrasco no terraço da Casa 6 das Villas do Laboreiro. Dá para a familía toda.
A família é numerosa ou precisa de espaço e privacidade para uma viagem de grupo, os 6 quartos e amplo jardim da Casa Fonte do Laboreiro podem ser a resposta.
O Hotel Castrum Villae tem quartos com WC e varanda privados. Pode relaxar na sala de lazer a jogar bilhar ou tomar um copo no bar ou terraço do hotel.
Clique para ver mais opções de alojamento em Castro Laboreiro
O que visitar em Castro Laboreiro?
Devido à localização geográfica isolada, Castro Laboreiro conseguiu manter intactas muitas das suas tradições, como a transumância, a cultura castreja e as “viúvas dos vivos”. Entre a Serra da Peneda e a Serra de Castro Laboreiro, a vila fixou-se no planalto do Laboreiro e não lhe faltam pontos de interesse para um dia de visita a esta aldeia de Melgaço.
Continue a ler para descobrir porque é que Castro Laboreiro é uma das aldeias mais bonitas de Portugal.
A estrela é sem dúvida o castelo de Castro Laboreiro, na verdade, o que resta do castelo já que a explosão dum paiol de munições destruiu grande parte do castro. Contudo, a beleza da vista panorâmica vai fazê-lo esquecer esse detalhe. Aliás, a beleza das vistas panorâmicas das suas montanhas fazem esquecer todas as preocupações.
A Igreja Matriz de Castro Laboreiro é um belo exemplo de construção pré-românica e tem, como curiosidade, um impercetível relógio de sol no pináculo sul. Tem ainda um pelourinho do século XVI que testemunha a construção castreja.
Como mais antiga freguesia de Melgaço, Castro Laboreiro fez duma antiga fábrica de chocolates o seu Núcleo Museológico onde a etnografia castreja, trajes, usos e costumes e têm a sua melhor mostra para além de informação detalhada sobre as Brandas e Inverneiras, o sistema de transumância da região.
Fornos comunitários, espigueiros e moinhos são preservados mas são sombreados por uma tradição única no nosso país. É aqui que vivem as “viúvas dos vivos” – quando os homens emigram, as mulheres usam o traje castrejo negro até ao regresso.
E quem não conhece o Cão de Castro Laboreiro? Guardião de gado e propriedades, o puro cão de Castro Laboreiro é um cão de carácter afável, principalmente com as mulheres e crianças, e está tão presente no quotidiano das gentes que faz parte da família.
Sulcada por inúmeros cursos de água, não podiam faltar nesta zona minhota as pontes românicas e medievais. Entre outras o destaque vai para a Ponte da Cava Velha, a Ponte da Cainheiras, a Ponte da Dorna e a Ponte da Capela.
Suba ao Planalto de Castro Laboreiro onde se encontra o maior conjunto megalítico da Península Ibérica. A Necrópole Megalítica do Planalto de Castro Laboreiro e as Gravuras Rupestres do Fieiral são testemunhos sobreviventes da pré-história e estendem-se até à Galiza.
E mesmo ali ao lado, a uns escassos quilómetros, tem a Porta de Lamas de Mouro. Esta é uma das cinco portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês e ponto de referência para os amantes das atividades ao ar livre, da natureza e das caminhadas. A excelente infraestrutura do centro pedagógico e espaço de recreio com parque de campismo e de merendas, convida a banhos numa envolvência natural única.
Foram as gentes que mais nos cativaram ao visitar Castro Laboreiro. São os mais acérrimos defensores das tradições e detentores de histórias (e de estórias) que proliferam no território. Não conseguem disfarçar o amor que têm por estas terras. Nem precisam.
Gastronomia de Castro Laboreiro
É na hora da refeição, quando a mesa se oferece farta e apetitosa, que a região comprova a sua generosidade. A gastronomia de Melgaço está classificada como património nacional e tem na sua base usos e costumes que exaltam os produtos locais.
Nas carnes vai salivar com o cabrito assado em forno de pão, uma posta de cachena, a chanfana, um sarrabulho ou uns grelos com rojões. A riqueza do rio Minho traz o peixe convertido em manjar de reis. A lampreia à bordalesa, frita ou assada e truta abafada são especialidades regionais. Não deixe de provar o fumeiro artesanal de Castro Laboreiro.
E se tudo isto for regado com um leve e fresco Alvarinho, é garantido que terá uma refeição de delicada leveza, ou bem animada se repetir a dose.
Na doçaria, a simplicidade domina. O pão de centeio é a base do doce típico da região, o Bucho Doce mas o segredo está no bucho: o doce tradicional era cozido dentro de bucho do porco. Uma fatia deste modesto mas acarinhado doce servida com mel da região é uma tentação para o palato.
Restaurantes onde comer em Castro Laboreiro?
Em Castro Laboreiro, o nosso aplauso vai para o cabrito assado em forno de lenha do restaurante Miradouro do Castelo, ou o bacalhau com broa do restaurante Miracastro onde recuperaram o doce regional do Bucho Doce.
Castro Laboreiro: mapa dos principais pontos de interesse
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos principais pontos de interesse da visitar em Castro Laboreiro
Outros artigos da região do Gerês
- Roteiro para visitar o Gerês
- Turismo Rural no Gerês: melhores alojamentos
- Aldeias Históricas do Gerês
- Cascatas do Gerês
- Lagoas do Gerês
- Cascatas e Lagoas do Soajo
- Trilhos do Gerês
- 7 Lagoas do Gerês
- Cascata da Rajada
- Arcos de Valdevez
- Ermida | Serra do Gerês
- Fafião
- Lagoa dos Druidas
- Lindoso
- Melgaço
- Montalegre
- Pitões das Júnias
- Poças do Malho
- Poço Azul do Gerês
- Poço Verde de Fafião
- Ponte da Barca
- Sistelo
- Soajo
- Terras de Bouro
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Bom dia,
Falaram-me de um trilho pedestre que começa em Castro Laboreiro e termina em Astorga.
Mas não consigo encontrar informação em parte alguma desse trilho.
Têm conhecimento do mesmo ou podem ajudar/reencaminhar a quem me possa dar esta indicação?
Obrigada
Eliana
Olá Eliana,
Não temos de todo conhecimento desse trilho.