Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer

Visitar Córdoba é conhecer uma das mais belas cidades da Espanha, mundialmente conhecida pela sua Mesquita-Catedral. A par de Sevilha e Granada, Córdoba é das cidades mais visitadas da Andaluzia. Tal deve-se às centenas de monumentos icónicos que lhe valeram a classificação de Património Mundial Unesco, como a Mesquita – Catedral, o Alcácer dos Reis Cristãos, a Sinagoga e a Ponte Romana.

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer
Mesquita de Córdoba

Mas o mais apaixonante de visitar Córdoba é o ambiente único dos seus bairros medievais, dos famosos pátios cordobeses floridos, dos passeios nas margens do Guadalquivir, das plazas cheias de vida, das festas coloridas e das animadas tabernas para assistir a um bom espetáculo de flamenco ou degustar a gastronomia típica (onde brilham salmorejo, flamenquín ou rabo de toro). Córdoba arrebata-nos a cada visita e, com aquele sabor andaluz que apetece repetir, deixa-nos sempre a salivar por mais.

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer
Bairro Judeu – Roteiro para visitar Córdoba

Se anda à procura dum destino fascinante para uma escapadinha na vizinha Espanha, com um legado histórico de extraordinário valor patrimonial e cultural, Córdoba é para si. Para ajudar a planear a sua visita a Córdoba, os pontos turísticos imperdíveis estão reunidos neste artigo com uma sugestão de roteiro para visitar Córdoba em 1 e 2 dias, junto com as nossas habituais dicas. Para tirar o melhor proveito da sua viagem, saiba o que ver e fazer em Córdoba, onde ficar e onde comer.

Onde fica Córdoba? Como chegar?

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazerCórdoba, capital da província homónima, é uma cidade localizada na região da Andaluzia, no sul de Espanha. A proximidade com Sevilha (1h30m de carro) e Granada (2h), faz de Córdoba um ponto de paragem apetecível num roteiro pela Andaluzia.

Córdoba tem boas ligações rodoviárias a Portugal e às principias cidades de Espanha. De Portugal, as formas mais práticas de chegar a Córdoba são de carro ou de avião. A 5h de carro de Lisboa, e a 4h30m do Porto (indo de avião até Sevilha + carro alugado), Córdoba é o destino ideal para uma escapadinha de fim de semana. A proximidade com Málaga (1h30 de carro) e Sevilha (1h45), abre a possibilidade de encontrar um voo barato para os aeroportos dessas cidades e recorrer a transportes ou alugar um carro para o resto do percurso até ao centro de Córdoba.

Medina Azahara – Roteiro para visitar Córdoba

Também é possível chegar a Córdoba de autocarro (ônibus) e comboio mas a logística é complexa e, na nossa opinião, pode não compensar em termos de custos e tempos de viagem, mas tudo depende do seu caso em particular.

As excelentes ligações ferroviárias fizeram Córdoba aproximar-se de Madrid, estando à distância de menos de 2 horas de viagem num cómodo e rápido AVE (comboio de alta velocidade).

Quando visitar Córdoba?

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer
Plaza de la Corredera

Segundo a nossa experiência, a primavera e o outono são, sem sombra de dúvidas, as melhores épocas para visitar Córdoba, evitando o calor sufocante do verão, principalmente nos meses de julho e agosto, que coincidem com a época alta, com mais turistas, mais horas de espera para entrar nas atrações turísticas e preços de hotéis e restaurantes inflacionados.

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer
Pátios de Córdoba – Roteiro para visitar Córdoba

A primavera é um tempo de glória em Córdoba, com as ruas vestidas de mil cores florais e perfumadas pelos aromas da flor de laranjeira e do jasmim, especialmente em maio, quando acontecem as festas tradicionais da cidade. Ocasião ideal para fazer a sua visita a Córdoba coincidir com o Festival dos Pátios de Córdoba (maio). Este concurso em que os cordobeses engalanam os pátios das suas casas com as mais coloridas e exuberantes flores para ganhar o melhor prémio, é apenas um dos muitos eventos que preenchem o mês de maio, culminando com a Feria de Córdoba com as festas em honra de Nuestra Señora de la Salud e o seu mercado ao estilo andaluz.

Muralhas medievais de Córdoba

Córdoba tem um clima mediterrâneo com verões muito quentes e invernos suaves. Em julho e agosto Córdoba alcança as temperaturas mais altas da Europa, com dias longos em que as temperaturas sobem acima dos 40ºC. Os invernos são caracterizados como amenos, em média as temperaturas máximas rondam os 15ºC e as mínimas raramente descem dos 5ºC, mesmo nos meses mais frios e chuvosos de novembro, dezembro janeiro e fevereiro.

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer
Cuesta del Bailio, a escadaria mais fotogénica de Córdoba

O problema é que Córdoba tem uma agenda de eventos tão atrativa e preenchida que qualquer época é boa para descobrir esta bela cidade andaluza. Entre festas populares, romarias, festivais de música nos quais o flamenco é rei, feiras de época e mercados étnicos, e festivais gastronómicos, é garantido que algo está a acontecer durante o tempo que for visitar Córdoba.

Quantos dias são precisos para visitar Córdoba?

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer
Ponte Romana – Roteiro para visitar Córdoba

Na nossa opinião, são precisos 2 dias para visitar Córdoba. Num roteiro para visitar Córdoba em 1 dia apenas consegue visitar as atrações turísticas imperdíveis, e a passo rápido. Se tiver 2 dias inteiros para visitar Córdoba, já terá tempo para conhecer os seus melhores pontos de interesse, explorar aqueles recantos irresistíveis a que ninguém fica indiferente e sentir o pulsar da cidade. Idealmente, optando por ficar 2 noites em Córdoba para assistir ao pôr-do-sol mágico, ao adormecer e ao despertar da cidade.

Onde ficar a dormir em Córboda? Sugestões de alojamento

A primeira vez que ficamos a dormir uma noite em Córdoba, foi provavelmente o momento que escreveu nas estrelas o nosso destino como enamorados desta cidade para o resto da vida. A cidade iluminada de noite é uma visão de sonho.

A escolha dum hotel onde ficar em Córdoba não é fácil, com um leque tão vasto de oferta de alojamentos de elevada qualidade e experiências distintas que só enaltecem ainda mais uma visita a Córdoba.

Lembre-se que os grandes eventos e a época alta de verão atraem multidões, por isso é melhor reservar hotel com antecedência para garantir um alojamento onde ficar em Córdoba que se adeque às suas necessidades e orçamento de viagem.

Abaixo encontra os nossos hotéis de Córdoba favoritos – testados e aprovados por nós – e adicionamos sugestões de alojamentos que apresentam a melhor relação qualidade-preço.

Apartamentos Turísticos Córdoba Califal

Duma quinta familiar secular às margens do Guadalquivir, junto à Ponte Romana e à Torre de la Calahorra, nasceram os encantadores Apartamentos Turísticos Córdoba Califal. Os anfitriões são duma simpatia fora do comum e recomendamos sem hesitar. Apartamentos modernos e totalmente equipados oferecem total privacidade e máximo conforto. Uma piscina e vestígios arqueológicos árabes partilham o espaço do pátio onde se respira sossego. Antes de deitar a cabeça na almofada, leve gravada na retina as vistas soberbas de Córdoba iluminada à noite. É só subir ao terraço (de elevador) com um copo de bom vinho na mão e a magia acontece!

Hotel Viento10

Antes de se tornar num hotel de 3 estrelas, este edifício fazia parte de um hospital do século XV. Os proprietários transformaram-no num aconchegante hotel boutique nos arredores do centro histórico de Córdova. No Hotel Viento10 os vestígios da estrutura original ainda estão à vista, como os arcos e as colunas de arenito. Durante a sua estadia, os hóspedes podem aceder ao spa, que inclui jacuzzi e sauna. Há também um terraço encantador no último piso com vista para a cidade.

Hotel Cordoba Center

O Hotel Cordoba Center está localizado no Quarteirão Dourado de Córdoba, ao lado da Estação Ferroviária AVE. Disponibiliza uma piscina sazonal no rooftop, com jacuzzi e vista para a cidade. Os quartos climatizados são espaçosos e luminosos, e todos incluem casa de banho privada com amenities, TV ecrã plano e minibar. Para sua comodidade, disponibilizam chaleira elétrica, acesso a cofre e Wi-Fi gratuitos. Há ainda um restaurante, um piano bar, um ginásio com sauna e estacionamento privado (custo adicional).

Eurostars Pátios de Cordoba

A arquitetura tradicional de Córdoba do século XVIII combinada com um estilo contemporâneo fazem do Eurostars Pátios de Cordoba um dos melhores hotéis de quatro estrelas do centro histórico da cidade. Num espaço de elegância, os quartos sofisticados brilham entre os pátios atmosféricos andaluzes, alcançados através de um impressionante saguão de mármore vermelho.

Balcón de Córdoba

Se quer ficar perto das principais atrações da cidade num ambiente de puro luxo, esta é a sua melhor opção. O Balcón de Córdoba fica a poucos passos da Mesquita-Catedral e do Alcázar. Existem dez quartos disponíveis, incluindo suites com varandas privadas. Os hóspedes podem relaxar num dos pátios tranquilos do hotel, incluindo um com vestígios romanos, ou apreciar a vista do telhado.

Clique para ver mais opções de alojamento em Córdoba (Espanha)

O que visitar em Córdoba num roteiro de 1 e 2 dias

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazerA Andaluzia é mágica e ficamos empolgadíssimos sempre que uma roadtrip pelos seus recantos nos surge no horizonte. Um dos que mais nos fascina é a milenar cidade de Córdoba. Em 2021 fizemos novamente uma roadtrip pela Andaluzia e não podíamos deixar de visitar a solene Córdoba, mais uma vez (e ainda ficamos com apetite por mais).

Poucos lugares no mundo se podem gabar de ter sido a capital da província romana Hispânia Bética, a capital do emirado independente de Al-Andalus e um Califado. Conhecida como a Cidade das Três Culturas, Córdoba é uma das cidades andaluzas que melhor mostra a mistura das três culturas que pisaram este território no mesmo espaço temporal: muçulmana, cristã e judia.

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazerEste esplendor é palpável na monumentalidade duma cidade que viveu várias épocas áureas, atingindo um esplendor sem precedentes no século X como Califado de Córdoba. A cidade califal chegou a ser uma das cidades mais povoadas do mundo (450 mil habitantes), o principal centro cultural do Ocidente e ponto de encontro de grandes intelectos do mundo das ciências, da filosofia, da astronomia, da matemática e, não menos importante, das artes.

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer

Herdeira dum tesouro patrimonial e cultural incalculável, hoje temos a fortuna de poder visitar em Córdoba monumentos como a mundialmente famosa Mesquita-Catedral de Córdoba, a Ponte Romana, a Sinagoga e Bairro Judeu, e o Alcazar de los Reyes Cristianos, só para nomear os imperdíveis duma cidade milenar com mais de duzentos pontos de interesse entre bairros castiços, muralhas e torres, igrejas e conventos, palácios e museus, ruas e praças, jardins e pátios.

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazerPara além de monumentos imperdíveis, Córdoba é para quem quer descobrir a arte equestre, apreciar um espetáculo de flamenco em cima dum tablado autêntico ou relaxar num hammam, os banhos árabes, somando experiências especiais que abrem sempre o apetite para visitar Córdoba uma e outra vez.

Dica VagaMundos: como este roteiro para visitar Córdoba foi desenhado para maximizar o seu tempo e é muito provável que esteja de carro, há um parque de estacionamento gratuito na margem esquerda do Guadalquivir, muito perto da Ponte Romana, assinalado no mapa turístico de Córdoba que disponibilizamos no fim do artigo.

Puente Romano

Cruze a Ponte Romana de Córdoba, maravilhe-se com as vistas e faça uma entrada triunfal! Para nós, é o melhor prelúdio de qualquer roteiro para visitar Córdoba. E epílogo também, já que ao pôr do sol, juntamente com a Mesquita-Catedral como pano de fundo, é o mais belo cartão-postal desta cidade andaluza.

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazerNo extremo sul ergue-se a torre-fortaleza muçulmana Torre de la Calahorra, enquanto no extremo oposto fica o arco do triunfo a Puerta del Puente, uma das entradas na cidade desde os tempos romanos.

Mesquita-Catedral

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazerProtagonizando todo o cenário da espetacular Córdoba, a Mesquita-Catedral é um dos nossos monumentos favoritos no mundo inteiro e de visita obrigatória num roteiro para visitar Córdoba. Rouba todas as atenções e é impossível não sermos assaltados de espanto ao primeiro vislumbre daquele que é reconhecido como o símbolo mais importante da cidade.

Se o exterior espanta, com o altivo minarete transformado em Torre Sineira (entrada 3€) e o agradável Patio de los Naranjos (grátis), o interior sublima! Entre os inúmeros espaços interiores, o destaque vai para a sala de orações, com o seu “bosque” de colunas e arcos em ferradura bicolores, o mihrab e a maqsura minuciosamente decorados, a cúpula da Capela Villaviciosa, a Capela Mayor e o respetivo altar mor.

De pé desde 785, este monumento foi edificado como mesquita pelos mouros e convertido em templo cristão imediatamente após a Reconquista Cristã em 1236.

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazerContrariamente à prática usual e perante a grandiosidade e magnificência do templo, a mesquita não foi destruída. Ao invés, a estrutura original foi mantida e adaptada, vindo a ganhar a traça renascentista apenas no século XVI. Há quem não aprecie a mistura de estilos, mas para nós é um exemplo de diálogo religioso, arquitetónico e cultural.

A Mesquita de Córdoba, oficialmente Catedral de Nuestra Señora de la Asunción, é Monumento Nacional desde 1882 e foi declarada Património da Humanidade em 1984. Em 2014, a Unesco elevou a sua qualificação para Bem de Valor Universal Excecional.

A entrada na Mesquita-Catedral custa 11€. Pode visitar gratuitamente entre as 8h30 e as 9h30, todos os dias exceto domingo (lembre-se de estar na fila com pelo menos 30 minutos de antecedência), mas, na nossa opinião, a janela de tempo é curta e algumas áreas ainda não estão iluminadas.

Para visitar o interior e conhecer a sua interessante história, recomendamos que reserve uma visita guiada. Nós compramos com antecedência este tour guiado à Mesquita-Catedral com entrada prioritária no GetYourGuide e somamos a nossa avaliação cinco estrelas aos mais de novecentos visitantes satisfeitos.

Se quiser visitar a mesquita ao seu ritmo dispensando a visita guiada, no GetYourGuide também pode comprar previamente a sua entrada skip the line, com audioguia opcional.

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer

Dica VagaMundos: no fim da visita à Mesquita de Córdoba, já implorávamos por qualquer coisita para forrar o estômago. O que nos valeu foi a tortilla de patatas da taberna Bar Santos. Bendita fatia da tortilla mais alta da Espanha, cuja fama já corre mundo! A tradição é pedir ao balcão e comê-la na rua, sentado num patamar do muro da mesquita, mesmo em frente.

La Judería, o Bairro Judeu de Córdoba

La Judería, ou Barrio Judío, é o bairro mais antigo (remonta à época romana) e afamado de Córdoba, onde conviveram durante séculos cristãos, judeus e muçulmanos.

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer
Puerta de Almodóvar

Adoramos andar livremente neste labirinto de ruas medievais estreitas, quelhas e becos, casas brancas como a cal, pintalgadas de arco-íris pelos canteiros e vasos de flores, que se estende entre a Mesquita e a Puerta de Almodóvar. Como tal, colocamos o Bairro Judeu no top dos lugares a visitar num roteiro por Córdoba.

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer
Sinagoga

Nesta viagem no tempo, os pontos de maior interesse são a Sinagoga (gratuita para cidadãos da EU), uma das três únicas preservadas na Espanha, o Zoco Municipal, um mercado de artesanato instalado num pátio andaluz de traça islâmica, a Casa Andalusí, uma residência do século XII típica do período Al-Andalus que acolhe agora o Museu do Papel, a Capela mudéjar de São Bartolomeu e a Praça de Maimónides, centrada pela estátua do intelectual mais proeminente do judaísmo medieval, natural de Córdoba, e onde também se encontra o Museu Taurino de Córdoba.

Zoco Municipal

Absolutamente adoráveis, fotogénicas e imperdíveis: a Calleja de las Flores, uma viela ornada de flores a desembocar num pequeno pátio fechado com fonte central e com uma perspetiva única para a Torre Sineira, e a Calleja del Pañuelo, menos larga que um pano (pañuelo) é a rua mais estreita de Córdoba.

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer
Calleja de las Flores

Como somos uns apaixonados por bairros históricos cheios de carácter, tradição e encantos, perdemos a noção do tempo a explorar os seus segredos, orientados apenas pela curiosidade e aquilo que nos chama a atenção. Até que o estômago começa a dar horas. Mas quando no Bairro Judeu, está-se em boas mãos. Não faltam restaurantes e tabernas típicas à mão de semear no bairro onde até há uma Calleja del Salmorejo Cordobés, dedicada ao prato cordobês mais típico.

Alcázar de los Reyes Cristianos

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazerSóbrio por fora e esplendoroso por dentro. A fortaleza-palácio do Alcázar de los Reyes Cristianos impressiona com os seus sólidos muros de pedra e quatro torreões defensivos (de Los Leones, de La Inquisición, de Las Palomas e a Torre de Menagem com vistas soberbas do topo).

Foi residência dos Reis Católicos aquando do planeamento estratégico da Reconquista de Granada, e onde Cristóvão Colombo lhes revelou planos da rota marítima para as Índias. Posteriormente, serviu de Tribunal dos Santos Ofícios (a temida Inquisição) e prisão civil e militar.

Os corredores e salões do palácio estão repletos de vestígios dos vários povos que dominaram Córdoba, com galerias dedicadas a cada período histórico e propósito do alcácer.

Mas a verdadeira surpresa, e encanto, está nos seus magníficos jardins de inspiração mudéjar e flora exótica. A estética muçulmana do Patio Morisco recebe todos os nossos elogios, mas a não menos bela Huerta del Alcazar também merece tempo de contemplação.

Para evitar as filas, optámos pela visita guiada ao Alcazar com entrada skip the line que encontramos no GetYourGuide. A visita guiada pelos aposentos reais e galerias expositivas – Salão dos Mosaicos, Torre de Menagem e Baños Reales de Doña Leonor – durou cerca de 1 hora, que esticamos para depois desfrutar dos jardins a solo.

Dica VagaMundos: mesmo ao lado do alcácer real ficam as Caballerizas Reales, o estábulos reais onde desde o século XVI foi apurado o Cavalo de Pura Raça Espanhola. Lorca chamou-lhe “catedral para cavalos” e Cervantes pôs na boca de Don Quixote a frase “Córdoba, a cidade mãe dos melhores cavalos do mundo”. Somos leigos no assunto, mas que os cavalos são graciosos é inegável. Do outro lado da rua estão os Baños del Alcázar Califal, o complexo medieval do hammam califal, agora museu.

Pátios de Córdoba

Se tiver a sorte de visitar Córdoba no mês de maio, poderá assistir a um dos espetáculos de cor e perfume mais marcantes da Europa: o Festival dos Pátios Cordobeses. São mais de 60 pátios de casas particulares, espalhados por toda a cidade, a competir pelo prémio de pátio mais florido.

Puerta de Sevilla

No castiço, pitoresco e agradável Barrio San Basilio (Calle San Basilio) estão alguns campeões, roubando todas as atenções de pontos de interesse como a Torre de Belén, a Iglesia de Nuestra Señora de la Paz e a grandiosa Puerta de Sevilla. Para assistir a uma das imagens mais emblemáticas de Cordoba, terá que pagar admissão de entrada na sua maioria.

Dica VagaMundos: existe um pátio institucional, conhecido como Patio de Carmela, que é gratuito. A casa Trueque 4 está instalada desde 2015 como Centro Cultural Imaterial dos Pátios de Córdoba, um espaço de exposição permanente com oito salas e uma oficina, que pretende mostrar tudo o que está relacionado com o festival declarado Património da Humanidade pela Unesco.

Plaza de la Corredera

Chegando a hora de tomarse una caña y tapear numa esplanada, um dos nossos lugares favorito é a Plaza de la Corredera, a única Plaza Mayor retangular da Andaluzia. Na última vez que fomos visitar Córdoba, apontamos a bússola para o Bar El Patri onde servem das melhores tapas de Córdoba há mais de 200 anos.

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazerAmpla, arejada e relaxante, esta praça já foi palco de corridas de touros, autos de fé da Inquisição e mercado. Mas o que nos atrai é o seu ambiente que convida a descontrair, com as arcadas e pórticos típicos das Plazas Mayores de Espanha e as fachadas coloridas. Imperdível num roteiro para visitar Córdoba!

Medina Azahara

Reserve tempo no seu roteiro para visitar Córdoba para conhecer outro dos seus tesouros mais valiosos: a Medina Azahara, a “cidade brilhante”. Fica a cerca de 7 km de Córdoba num entorno natural deslumbrante no Monte da Desposada. Trata-se do maior sítio arqueológico de Espanha e hoje representa uma das melhores heranças hispano-muçulmanas existentes, recentemente declarada Património Mundial da UNESCO. No passado esta foi uma grandiosa e esplendorosa cidade administrativa e residência do Califa de Córdoba como afirmação de poder e superioridade.

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazerÉ possível visitar de forma independente, e foi o que fizemos porque estávamos de carro próprio. Há que ir até ao Centro de Visitantes para comprar o bilhete de entrada e apanhar o autocarro até à cidade palaciana (o sítio arqueológico fica numa propriedade privada a 2,5 km do Centro de Visitantes e Museu de Medina Azahara).

Córdoba, o que visitar | Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazerMas não pudemos beneficiar da visita guiada porque já não havia lugares disponíveis para ingressar os grupos com guia. Se quiser uma experiência mais completa, há uma excursão que inclui o transporte desde Córdoba até ao Centro de Visitantes, o bilhete de entrada, o autocarro e a visita guiada ao sítio arqueológico.

Outros pontos de interesse para incluir no seu roteiro para visitar Córdoba

Deambular pelas ruas de Córdoba, mesmo sem mapa, leva-nos sempre a outra calle, plaza ou barrio de encantar. Se ficar dois dias na cidade não deixe de incluir as seguintes visitas e atividades no seu roteiro para visitar Córdoba:

  • Depois de relaxar na La Corredera, tome a Calle Claudio Marcelo para visitar o Templo Romano de Córdoba do século I a.C. do qual várias colunas foram preservadas.
  • Aprecie o requinte, sofisticação e elegância da cidade moderna seguindo para a Plaza Tendillas, outra das praças mais importantes a visitar em Córdoba, com um maravilhoso e famoso relógio que marca as horas ao som de uma guitarra.
  • Suba a Cuesta del Bailío até à Plaza de los Capuchinos onde está a imagem venerada do Cristo de los Faroles;
  • ou a Plaza del Potro com a sua estátua no centro e, em redor, o Museo de Julio Romero de Torres, Museo de Bellas Artes e a Posada del Potro, mencionada na literatura.
  • Descubra a arrepiante história lendária da Calle de las Cabezas com sete arcos adossados à Casa de las Cabezas;
  • Ou descubra como vivia a nobreza e aristocracia cordobesa adentrando-se nos exuberantes salões, jardins e doze pátios do Palacio dos Marqueses de Viana, uma residência renascentista nobre com cinco séculos de história e repleta de arte e antiguidades, no encantador bairro de Santa Marina.
  • Maravilhe-se com uma e outra das 12 Igrejas Fernandinas de Córdoba como a Basílica de São Pedro que guarda as relíquias dos Santos Mártires de Córdoba, fonte de grande devoção na cidade.
  • Sinta-se como um dandy, ou dandizette, percorrendo o Paseo de la Ribera nas margens do Guadalquivir,
  • Assista ao pôr do sol na Puente Romano e termine os seus dias de roteiro para visitar Córdoba dando as boas noites à cidade com a sua imagem mais apaixonante e memorável.
Ponte Romana ao pôr-do-sol

Seguro de Viagem para Córdoba

Algo que consideramos muito importante numa viagem a Córdoba é um bom seguro de viagem com coberturas que nos façam sentir totalmente protegidos. E no atual contexto epidemiológico, é de crucial importância que um seguro de viagem tenha cobertura COVID-19. Só assim é possível viajar com tranquilidade.

Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem a Córdoba e receba um desconto de 5% na compra do seu seguro de viagem usando o nosso link.

Restaurantes onde comer em Córboda?

Salmorejo Cordobés

Se há coisa de que Córdoba se pode orgulhar, é da sua gastronomia. Antes de falarmos dos lugares onde comer em Córdoba, revelamos os pratos típicos: salmorejo cordobés (uma espécie de gaspacho), flamenquín (panado de fatias finas de presunto serrano enroladas em lombo de porco), berenjenas fritas con miel (beringelas fritas com mel), rabo de toro, alcachofas a la montillana (alcachofras guisadas em vinho DOC Montilla-Moriles) e pastel cordobés (para adoçar o dente).

Flamenquín

Há centenas de mesóns, bodegas e tabernas especializados nestas iguarias tradicionais, cada um com a sua receita secreta, e inovações culinárias, bons para tapear ou fazer uma refeição. Sendo-nos impossível experimentar todos para uma lista dos melhores restaurantes de Córdoba, nomeamos os lugares da cidade onde se concentram, deixando ao seu critério, e segundo o apetite do momento, a escolha do seu antro de pecado da gula:

  • No Bairro Judeu há dezenas de boas opções nestas ruas comunicantes: Calle Romero, Calle Deanes, Calle Conde y Luques, Calle Céspedes.
  • Na Plaza la Corredera.
  • No Paseo de la Ribera (o nosso lugar de eleição também para tomar um copo à noite): ao longo do Paseo, especialmente no quarteirão entre a Plaza Cruz del Rastro, Calle Lucano e Calle Enrique Romero Torres.

Mapa Turístico do Roteiro para visitar Córdoba


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar Córdoba.

Outros artigos de Espanha

Melhores praias Sul de Espanha | Melhores praias da Galiza | Roteiro da AndaluziaRoteiro das Astúrias | Roteiro da Extremadura | Roteiro da Galiza | Roteiro dos Picos da Europa | Parque Natural Arribes del Duero | Ávila | Barcelona | Badajoz | Benidorm | Cáceres | Camino de HierroGranadaIlhas Cíes | Lago de Sanabria | Lalín | Madrid | Málaga | Mérida | Ourense | Puebla de Sanabria | Ronda | Salamanca | Santiago de Compostela | Segóvia | Sevilha | Toledo | Vigo | Zamora

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.