Visitar as Estações Náuticas do Centro de Portugal: roteiro com o que ver e fazer

Visitar as Estações Náuticas do Centro de Portugal: roteiro com o que ver e fazer

É fã de desportos náuticos? Então vai gostar de saber que o Centro de Portugal já conta presentemente com oito fantásticas Estações Náuticas devidamente certificadas, que vão desde a paradisíaca Albufeira de Castelo de Bode até à sempre apaixonante Ria de Aveiro, passando pelo surpreendente Oeste.

Visitar as Estações Náuticas do Centro de Portugal: roteiro com o que ver e fazerNós já fomos conhecer todas as Estações Náuticas do Centro de Portugal e regressamos a casa verdadeiramente fascinados. A oferta de atividades náuticas é imensa e diversificada. Para ter uma ideia, ao longo da nossa roadtrip pelas Estações Náuticas do Centro de Portugal, entre relaxantes passeios de barco, divertimo-nos com experiências de surf, wakeboard, stand up paddle (SUP), windsurf, vela, canoagem… E estivemos (muito) longe de esgotar a oferta! O que faltou mesmo foi tempo para experimentar tudo, por isso, é mais do que certo que vamos regressar.

Visitar as Estações Náuticas do Centro de Portugal: roteiro com o que ver e fazerMas a cereja no topo do bolo é que um roteiro pelas Estações Náuticas do Centro de Portugal está longe de se resumir às atividades náuticas. Há ainda uma deliciosa gastronomia para degustar, muito património histórico e natural para descobrir e uma infinidade de tradições ligadas ao mar para conhecer, sempre com as maravilhosas paisagens do Centro de Portugal como pano de fundo.

Visitar as Estações Náuticas do Centro de Portugal: roteiro com o que ver e fazer

Para lhe dar uma mãozinha na preparação da sua viagem pelas Estações Náuticas do Centro de Portugal, preparamos um guia completo para visitar todas as Estações Náuticas do Centro de Portugal. Nele vai encontrar não só os nossos locais e atividades favoritas em cada uma das Estações Náuticas, mas também muitas dicas práticas que lhe vão facilitar a logística.

Conteúdo deste Artigo

Quando visitar as Estações Náuticas do Centro de Portugal?

É inegável que desportos náuticos rimam com verão, logo esta é sem dúvida a melhor estação para desfrutar em pleno de todas as atividades na água das Estações Náuticas do Centro de Portugal.

Visitar as Estações Náuticas do Centro de Portugal: roteiro com o que ver e fazerMas a primavera e o outono conseguem ser igualmente fascinantes. É verdade que as águas estão mais frias, mas, acredite, que fazer um passeio de canoa ou de barco pela Ria de Aveiro ou pela Albufeira de Castelo de Bode, com a explosão de mil cores da primavera ou com os quentes tons outonais, é simplesmente apaixonante.

Visitar as Estações Náuticas do Centro de Portugal: roteiro com o que ver e fazer
Surf na Praia da Vagueira – Estação Náutica de Vagos

Para mais, a primavera e o outono são também excelentes estações para praticar surf ou windsurf no Oeste ou na Costa Nova, pois, não só finta as (sempre inevitáveis) multidões do verão, como ainda beneficia de preços bem mais em conta para as suas aulas e/ou aluguer de equipamento.

Quais são as Estações Náuticas do Centro de Portugal?

As Estações Náuticas do Centro de Portugal estão integradas na Rede de Estações Náuticas de Portugal, que já conta com 24 Estações Náuticas devidamente certificadas. Como já referimos, presentemente são 8 as Estações Náuticas do Centro de Portugal, sendo que já se encontram mais 3 em processo de certificação. Logo que obtenham a certificação (e as consigamos visitar) iremos proceder à atualização do artigo. Por isso, é melhor guardá-lo nos seus favoritos e ir espreitando regularmente para ficar a par das novidades. As Estações Náuticas do Centro de Portugal são as seguintes:

Estação Náutica de Castelo de Bode | Estação Náutica do Oeste | Estação Náutica de Aveiro | Estação Náutica de Estarreja | Estação Náutica de Ílhavo | Estação Náutica de Murtosa | Estação Náutica de Ovar | Estação Náutica de Vagos

Guia e Roteiros para visitar as Estações Náuticas do Centro de Portugal

Visitar as Estações Náuticas do Centro de Portugal: roteiro com o que ver e fazerNeste guia para visitar as Estações Náuticas do Centro de Portugal, optamos por criar três roteiros distintos ao invés de agrupar toda a viagem num único roteiro. Desta forma poderá fazer duas ou três escapadinhas distintas, que lhe permitam usufruir com tempo dos (muitos) encantos que cada uma destas regiões do Centro de Portugal têm para lhe oferecer.

Claro que, se tiver uma ou duas semanas disponíveis para a sua viagem, pode combinar as 3 sugestões de roteiros que lhe vamos fazer e desenhar um roteiro para visitar todas as Estações Náuticas do Centro de Portugal de uma assentada só.

Visitar as Estações Náuticas do Centro de Portugal: roteiro com o que ver e fazerPara cada uma das escapadinhas vamos destacar as melhores atividades náuticas que pode praticar, os principais locais de interesse que pode visitar na região, dicas do que comer e onde ficar a dormir e ainda uma sugestão de roteiro para 3 dias, que pode ajustar de acordo com o tempo que tem disponível para a sua viagem e os seus interesses pessoais.

Visitar as Estações Náuticas do Centro de Portugal: roteiro com o que ver e fazerPor último, queremos sublinhar que o número de dias que sugerimos para cada escapadinha pelas Estações Náuticas do Centro de Portugal pressupõe que a viagem seja feita com viatura própria e não inclui os dias de viagem do local de origem para a região das respetivas Estações Náuticas. Se estiver sem viatura própria, o melhor mesmo é alugar um carro.

Estação Náutica de Castelo de Bode | Centro de Portugal: o que ver e fazer na sua escapadinha

Visitar as Estações Náuticas do Centro de Portugal: roteiro com o que ver e fazer
Vista do Miradouro de Fernandaires – Estação Náutica de Castelo de Bode

Visitar a Estação Náutica de Castelo de Bode, situada numa das maiores albufeiras de Portugal, é visitar um imenso e idílico lago azul onde irá encontrar as condições perfeitas para a prática de remo, SUP, vela, windsurf, ski náutico, pesca desportiva e wakeboard.

Encaixado entre serras e vales, o lago está pincelado de maravilhosas ilhas desertas, repleto de praias fluviais espantosas, de miradouros com paisagens de cortar a respiração e de apaixonantes aldeias onde o tempo corre devagar.

Visitar as Estações Náuticas do Centro de Portugal: roteiro com o que ver e fazer
Dornes, Aldeias dos Templários – Ferreira do Zêzere

Para compor o ramalhete, tem ainda um imenso património histórico para explorar na região, como seja o enigmático Convento de Cristo de Tomar, o Aqueduto de Pegões, o Castelo Templário de Almourol, a Torre Pentagonal de Dornes e a Ponte Filipina da Sertã.

Melhores Atividades Náuticas em Castelo de Bode

Canoagem | Caiaque | Passeios de Barco | Stand Up Paddle (SUP) | Vela | Windsurf | Ski Náutico | Pesca Desportiva | Wakeboard

O que é wakeboard? Wakeboard é, no fundo, uma derivação de ski aquático, sendo o praticante, puxado por um barco ou por um sistema de cabos fixo. A Estação Náutica de Castelo de Bode é a primeira e maior estância de wakeboard do mundo. Escusado será dizer que as condições em Castelo de Bode para esta prática desportiva são imbatíveis. Para além de haver uma imensa oferta de barcos, existem ainda 5 instalações de cabos (cable parks) espalhados pelas Praias Fluviais da Albufeira de Castelo de Bode (Aldeia do Mato, Fernandaires, Lago Azul, Montes e Trízio).

A não perder na região de Castelo de Bode: o que visitar

Barragem de Castelo de Bode | Praia Fluvial do Lago Azul (Ferreira do Zêzere) | Dornes (Ferreira do Zêzere) | Praia Fluvial da Aldeia do Mato (Abrantes) | Fortaleza de Abrantes | Praia Fluvial de Fernandaires (Vila de Rei) | Cascata e Praia Fluvial do Penedo Furado (Vila de Rei) | Centro Geodésico de Portugal (Vila de Rei) |Praia Fluvial do Trízio (Sertã) | Ponte Filipina (Sertã) | Convento de Cristo (Tomar) | Aqueduto de Pegões (Tomar) | Castelo de Almourol

O que comer na região de Castelo de Bode?

Bucho e Maranho

A região de Castelo de Bode tem uma gastronomia riquíssima que combina na perfeição os sabores da serra com os sabores do rio.

Das águas do Zêzere chega-nos a Açorda de Sável, a Caldeirada de Peixe de Rio e a Lampreia. Da serra vem o Maranho da Sertã, o Bucho Recheado, os Caracóis Assados e o belo do Cabrito.

Na doçaria, destacam-se os Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim, as Fatias de Tomar e a Palha de Abrantes.

Roteiro para escapadinha na Estação Náutica de Castelo de Bode

Dia 1: Aldeia Templária de Dornes – Praia Fluvial do Lago Azul (tem duas fantásticas piscinas flutuantes, marina e um dos cable parks do Wakeboard Portugal) – Tomar (com destaque para o centro histórico, Convento de Cristo e Aqueduto de Pegões)

Dia 2: Castelo de Almourol – Passeio pela marginal ribeirinha de Constança (Foz do rio Zêzere) – Abrantes (com destaque para a sua icónica Fortaleza) – Praia Fluvial Aldeia do Mato (tem piscinas flutuantes e condições perfeitas para a prática de desportos náuticos desde a canoagem ao wakeboard)

Dia 3: Centro Geodésico de Portugal (Vila de Rei) – Percorrer os Passadiços do Penedo Furado até à Cascata do Penedo Furado – Praia Fluvial de Fernandaires – Praia Fluvial de Trízio (ambas as praias têm instalação de wakeboard e são perfeitas para a prática de canoagem e SUP. Não deixe de fazer um passeio de barco entre ambas as praias) – Sertã (com destaque para a sua Ponte Filipina)

Visitar as Estações Náuticas do Centro de Portugal: roteiro com o que ver e fazer
Canoagem na Praia Fluvial de Fernandaires – Estação Náutica de Castelo de Bode
Na preparação da sua visita à Estação Náutica de Castelo de Bode sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Onde ficar a dormir na sua visita às Estação Náutica de Castelo de Bode? Sugestões de alojamento

Luna Hotel Turismo (Abrantes) | Quinta da Eira Velha (Aldeia do Mato) | Alojamento do Zêzere (Ferreira do Zêzere) | Estalagem Lago Azul (Ferreira do Zêzere) | Casa dos Ofícios Hotel (Tomar) | Hotel Dos Templários (Tomar)| Casas da Ladeira (Matagosa) | Convento Da Sertã Hotel (Sertã)

Clique para ver mais opções de alojamento em Castelo de Bode

Mapa do Roteiro para visitar a Estação Náutica de Castelo de Bode


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar a Estação Náutica de Castelo de Bode

Estação Náutica do Oeste | Centro de Portugal: o que ver e fazer na sua escapadinha

Visitar as Estações Náuticas do Centro de Portugal: roteiro com o que ver e fazer
Nazaré – Estação Náutica do Oeste

Se procura uma escapadinha que combine uma enorme panóplia de desportos náuticos, riquíssimas tradições e património histórico ligado ao mar, maravilhosas praias, ilhas desertas, paisagens brutais e gastronomia de topo, então a Estação Náutica do Oeste tem mesmo a sua cara.

A Estação Náutica do Oeste conta com mais de 90 km de orla costeira, desde Torres Vedras à Nazaré e ainda com a idílica Lagoa de Óbidos e as selvagens Ilhas das Berlengas.

Visitar as Estações Náuticas do Centro de Portugal: roteiro com o que ver e fazer
Surf – um dos desportos de bandeira da Estação Náutica do Oeste

O desporto náutico de bandeira da Estação Náutica do Oeste é, sem dúvida alguma, o surf, ou não fosse Peniche a casa dos Supertubos e a Nazaré mundialmente conhecida pelas Ondas Gigantes. Mas o bom da coisa é que a oferta de desportos náuticos está (muito) longe de se resumir a apanhar algumas das melhores ondas do mundo.

Para além do surf e bodyboard é possível andar de caiaque pela orla costeira, fazer inesquecíveis passeios de barco, fazer mergulho, aventurar-se na pesca desportiva e praticar SUP, Kitesurf e Windsurf nas calmas águas da Lagoa de Óbidos.

Melhores Atividades Náuticas no Oeste

Surf | Bodyboard | SUP | Passeios de Barco | Pesca Desportiva | Windsurf | Mergulho | Canoagem | Windsurf | Kitesurf

A não perder na região do Oeste: o que visitar

Praia de Santa Cruz (Torres Vedras) | Dino Parque Lourinhã | Praia dos Supertubos (Consolação – Peniche) | Fortaleza de Peniche | Cabo Carvoeiro e Pedra da Nau (Peniche) | Baleal | Ilhas das Berlengas | Parque D. Carlos I (Caldas da Rainha) | Óbidos | Lagoa de Óbidos | Passadiços da Foz do Arelho | Baía de São Martinho do Porto | Museu Vivo do Peixe Seco (Nazaré) | Praia do Norte (Ondas Gigantes da Nazaré) | Sítio da Nazaré

O que comer na região do Oeste?

Arroz de Tamboril com Marisco

O aroma a mar salgado é dominante no Oeste e o peixe é o grande rei e senhor à mesa. A Caldeirada é a rainha desta corte, mas um Arroz de Tamboril, uma Sopa de Peixe e uma boa Lagosta Suada também recebem honras reais.

Mas há mais, muito mais. Da sardinha ao peixe-imperador, do berbigão à ostra, do caranguejo à santola, da lula ao polvo, passando pelo tradicional peixe seco da Nazaré e pelo inovador sushi… A sabedoria de anos de mar de pescadores e mulheres de pescadores fizeram da cozinha do Oeste uma cozinha de mestria.

Nos doces os destaques vão para a Renda Doce de Peniche, os Penichenses, as Cavacas das Caldas, o Pastel de Feijão de Torres Vedras e para as Sardinhas Doces da Nazaré.

Roteiro para escapadinha na Estação Náutica do Oeste

Dia 1: Torres Vedras – Praia de Santa Cruz – Praia da Consolação – Praia dos Supertubos (ambas perfeitas para apanhar umas ondas) – Cabo Carvoeiro e Pedra da Nau – Peniche (destaque para a visita à Fortaleza de Peniche)

Dia 2: Aula de Surf e passeio pela península do Baleal – Passeio de barco às Berlengas e/ou passeio de Caiaque pela costa – Óbidos

Dia 3: Windsurf ou SUP na Lagoa de Óbidos – Baía de São Martinho do Porto – Nazaré (destaque para a visita ao Museu Vivo do Peixe Seco) – Sítio de Nazaré – Forte de São Miguel Arcanjo e Praia do Norte (para ver e/ou surfar as famosas Ondas Gigantes da Nazaré)

Aula de Surf no Baleal – Estação Náutica do Oeste
Na preparação da sua visita à Estação Náutica do Oeste sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Onde ficar a dormir na sua visita à Estação Náutica do Oeste? Sugestões de alojamento

Noah Surf House Portugal (Santa Cruz) | MH Peniche | Star Inn Peniche | Ó da Casa (Peniche) | Infusion (Óbidos) | Josefa D’Obidos Hotel | By the Sea (Nazaré) | Hotel Magic (Nazaré) | Villamar Style Maison (Nazaré)

Clique para ver mais opções de alojamento na região Oeste

Mapa do Roteiro para visitar a Estação Náutica do Oeste


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar a Estação Náutica do Oeste

Estações Náuticas da Ria de Aveiro | Centro de Portugal: o que ver e fazer na sua escapadinha

Bateiras ancoradas no Cais da Torreira – Murtosa

A região da Ria de Aveiro conta com seis Estações Náuticas do Centro de Portugal, nomeadamente a Estação Náutica de Aveiro, a Estação Náutica de Estarreja, a Estação Náutica de Ílhavo, a Estação Náutica de Murtosa, a Estação Náutica de Ovar e a Estação Náutica de Vagos.

A Ria de Aveiro é a alma da região, moldando o quotidiano e costumes das gentes. As povoações que a rodeiam compõem um quadro feito de tradições piscatórias, de gastronomia com sabor a mar e a doce de ovos (ai, o Pão de Ló de Ovar e as Tripas e Ovos Moles de Aveiro!), de cores garridas e alegres porque aqui sabe-se que tristezas não pagam dívidas.

Andar de Caiaque nos Canais de Aveiro –  Estações Náuticas da Ria de Aveiro

Numa região onde se trata o mar por tu, a variedade de atividades náuticas é virtualmente infinita e o difícil é escolher. Surf na Costa Nova, caiaque nos canais de Aveiro, passeios de barco à vela, praticar windsurf ou kitesuf, fazer SUP na Ria de Aveiro ou um relaxante passeio de Moliceiro são algumas das atividades náuticas com que pode ocupar os seus dias de visita às Estações Náuticas da Ria de Aveiro.

Coloridos Palheiros da Costa Nova

Fora de água (mas com ela sempre por perto) pode calçar as suas botas de caminhada ou pegar numa bicicleta e ir percorrer os Passadiços de Aveiro ou da Barrinha de Esmoriz; conhecer as dunas vivas de São Jacinto; dar um pulinho à “aldeia” da afamada fábrica de cerâmica da Vista Alegre; visitar o Museu Marítimo de Ílhavo com um Aquário de Bacalhaus e o Navio Museu Santo André no Jardim Oudinot; deambular pelas ruas e canais de Aveiro, apreciando os seus apaixonantes edifícios Art Nouveau e visitando os seus museus e património histórico-religioso; aprender sobre a arte da construção das bateiras e moliceiros nos estaleiros de construção naval artesanal da Murtosa ou de Estarreja; conhecer o Farol da Barra, o mais alto de Portugal e deixar-se encantar com o alegre colorido dos palheiros da Costa Nova que correm mundo de tão fotogénicos.

Melhores Atividades Náuticas na Ria de Aveiro

Surf | Bodyboard | Canoagem e Caiaque | Vela | Passeios de Barco | SUP | Mergulho | Ski Náutico | Kitesurf | Windsurf | Remo

A não perder na região da Ria de Aveiro: o que visitar

Circuito Art Nouveau (Aveiro) | Canais e Pontes de Aveiro | Passeio de Moliceiro pelos Canais e Ria de Aveiro | Palheiros da Costa Nova | Farol da Barra | Praias da Barra, Costa Nova, Furadouro e Vagueira | Museu Marítimo de Ílhavo e Aquário dos Bacalhaus | Navio Museu Santo André no Jardim Oudinot | Fábrica de Cerâmica da Vista Alegre | Salinas Ria de Aveiro | Passadiços de Aveiro | Barrinha de Esmoriz | Dunas de São Jacinto | Ribeira da Aldeia (Pardilhó) | Estaleiros de Construção Naval Tradicional (Murtosa e Estarreja) | Igreja de Santa Maria de Válega (Ovar)

O que comer na região da Ria de Aveiro?

A Ria de Aveiro é sobejamente conhecida pelos seus doces. Não há quem não salive ao pensar numas Tripas ou nuns Ovos Moles de Aveiro, já para não falar da Bolacha Americana ou no Pão de Ló de Ovar.

Cataplana

Mas estão longe de ser só os doces a figurar no cartão postal gastronómico da Ria de Aveiro. Da água chega-nos a sempre deliciosa Cataplana, os Mariscos, a Petinga Frita, o Bacalhau servido de mil e uma maneiras e as Enguias de Escabeche. Já das vizinhas serras vem o delicioso Carneiro Assado na Caçoila, o Leitão no Forno e a incontornável Chanfana. Como vê não lhe vão faltar soluções na hora de repor energias depois de um dia em cheio nas Estações Náuticas da Ria de Aveiro.

Roteiro para escapadinha na Estação Náutica da Ria de Aveiro

Dia 1: Aveiro (com destaque para o Circuito Art Nouveau, e para os Canais e Pontes da “Veneza Portuguesa”) – Andar de Caiaque nos Canais de Aveiro – Caminhada (ou passeio de bicicleta) pelos Passadiços de Aveiro – Assistir ao pôr-do-sol nas Salinas de Aveiro – Passeio de Moliceiro pelos Canais de Aveiro ao cair da noite

Dia 2: Aula de Surf na Praia da Vagueira – Palheiros e Praia da Costa Nova – Farol e Praia da Barra – Andar de barco à vela no Clube Náutico Boca da Barra – Museu Marítimo de Ílhavo e Aquário dos Bacalhaus – Fábrica de Cerâmica da Vista Alegre

Dia 3: Visitar o Porto de Abrigo da Torreira e o Estaleiro de Construção Naval Tradicional do Mestre José Rito (Murtosa) – Passeio de bicicleta pelas Dunas de São Jacinto – Passeio de Moliceiro à Vela pela Ria de Aveiro e/ou praticar SUP – Visita ao Estaleiro de Construção Naval do Mestre Esteves (Estarreja) – Centro Náutico da Ria de Ovar (Cais do Puchadouro) – Igreja de Santa Maria de Válega (Ovar) – Assistir ao pôr-do-sol na Barrinha de Esmoriz

Estaleiro de Construção Naval Tradicional do Mestre José Rito – Murtosa
Na preparação da sua visita às Estações Náuticas da Ria de Aveiro sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Onde ficar a dormir na sua visita às Estações Náuticas da Ria de Aveiro? Sugestões de alojamento

Hotel das Salinas (Aveiro) | Melia Ria Hotel & Spa (Aveiro) | Hotel do Mercado (Aveiro) | Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel | Hotel de Ílhavo Plaza & Spa | Costa Nova Hotel | Furadouro Boutique Hotel Beach & SPA (Ovar) |

Clique para ver mais opções de alojamento em Aveiro

Mapa do Roteiro para visitar as Estações Náuticas da Ria de Aveiro


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar as Estações Náuticas da Ria de Aveiro

Outros artigos do Centro de Portugal

Aveiro | Aldeias Históricas de Portugal | Cascata da Cabreia | Castelo de Bode | Coimbra | DornesPassadiços do OrvalhoMonsanto | ÓbidosOurém | Penamacor | Penedo Furado | Peniche | Piodão | Santa Comba Dão | Serras de Aire e Candeeiros | Serra da Estrela | Serra da Lousã | Tomar | Viseu

Este artigo contou com o apoio do Turismo Centro de Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.