Estremoz, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento

Estremoz, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento

Visitar Estremoz é conhecer uma das cidades mais ricas de todo o Alentejo, em termos históricos… E não só! Palco de episódios históricos de relevo, a “Notável Vila” de Estremoz assistiu ao último suspiro da Rainha Santa Isabel (1336) e foi das praças-fortes, com muralhas abaluartadas, mais importantes da raia alentejana. A fortaleza medieval é mais conhecida como Castelo de Estremoz e a sua joia mais brilhante, a Torre de Menagem toda construída em mármore.

Estremoz, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento

Comece a planear a sua escapadinha a uma das cidades mais notáveis do sul de Portugal.

Saiba o que visitar em Estremoz, cidade e concelho, com a ajuda das nossas sugestões do que ver e fazer, quando visitar, alojamento onde dormir, restaurantes onde comer e mapa interativo, para desenhar o seu roteiro para visitar Estremoz.

Onde fica Estremoz?

Estremoz, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamentoEstremoz é uma cidade pertencente ao distrito de Évora, na região do Alentejo, sub-região do Alentejo Central. Sede de município, pertenceu à antiga província do Alto Alentejo. Estremoz dista 45 km de Évora, 170 km de Lisboa e 335 km do Porto.

Pela proximidade, Estremoz é uma excelente base para visitar Évora e Elvas (fica a meio caminho), quiçá aventurando-se até Badajoz, explorar o Parque Natural de São Mamede, ou relaxar no Grande Lago do Alqueva.

Quando visitar Estremoz?

Estremoz, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Bairro Medieval

Em Estremoz o clima é tipicamente alentejano. Ou seja, seco e de extremos. Ao longo do ano, em geral, as temperaturas médias variam entre mínimas a rondar os 3ºC (inverno, dezembro a março) e máximas nos 32ºC (verão, junho a setembro). Os verões quentes, geralmente acima dos 30ºC, podem assistir a dias tórridos nos meses de julho e agosto. No extremo oposto, os invernos são frios, havendo ocasionalmente noites com temperaturas negativas. A primavera e o outono, com temperaturas amenas, são mais propícias às atividades na natureza, portanto, as melhores épocas do ano para visitar Estremoz.

Estremoz, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Paços do Concelho Medievais – Roteiro para visitar Estremoz

Semanalmente, ao sábado de manhã, acontece o Mercado Tradicional de Estremoz, um dos maiores do Alentejo. No Rossio do Marquês de Pombal vende-se de tudo um pouco, com destaque para os produtos regionais, artesanais, antiguidades e velharias.

Estremoz, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Mercado de Estremoz

Festejos de cariz popular, religioso, artesanal ou gastronómico, preenchem a agenda de eventos e festividades de Estremoz ao longo do ano. Principalmente, no verão em que gentes do campo e da cidade convivem e celebram as festas populares em arraiais, romarias e feiras. E com três santos padroeiros (Santa Maria, Santo André e Rainha Santa Isabel), há logo três alturas no ano que são uma boa desculpa para visitar Estremoz.

  • Feriado Municipal: Quinta-feira de Ascensão (feriado móvel, usualmente em maio)
  • Feira Tradicional de Estremoz: maio (1º ou 2º fim de semana)
  • Festas da Exaltação de Santa Cruz: setembro (1º fim de semana)
  • Festas de Nossa Senhora dos Mártires: setembro (2º fim de semana)
  • Festas da Rainha Santa Isabel: julho (as maiores festas do município em honra da padroeira)
  • Feira Tradicional de Santiago: julho (último fim de semana)
  • Feira de Santo André: novembro (último fim-de-semana)
  • Festa de Nossa Senhora da Conceição dos Olivais: 8 de dezembro

Onde ficar a dormir em Estremoz? Sugestões de alojamento

Complemente a sua escapadinha a Estremoz com o genuíno acolhimento alentejano dormindo (pelo menos) uma noite num dos admiráveis alojamentos da região. A qualidade e variedade de alojamentos onde ficar em Estremoz, hotéis ou alojamentos de turismo rural, vai melhorando, aos poucos. Há até um novíssimo glamping caído dos céus que promete ser uma experiência de glamour memorável numa tenda de luxo.

Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos onde ficar numa escapadinha a Burro Impulsivo – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço da região.

Pousada Castelo de Estremoz

Os quartos requintados da Pousada Castelo de Estremoz preservam a nobreza do palácio setecentista e são irrepreensíveis em comodidades modernas, limpeza e estética. Serve diariamente um pequeno almoço soberbo e dispõe de jardins palacianos e piscina exterior, com vistas panorâmicas sobre Estremoz e a vasta planície alentejana.

Hotel O Gadanha

Hotel de 2 estrelas, simples e familiar, com funcionários impecáveis, bem no centro de Estremoz, O Gadanha tem quartos com casa de banho privativa aconchegantes e básicos, mas muito asseados e confortáveis, com um bom pequeno almoço incluído. A preços tão económicos, é a melhor opção para quem busca um hotel barato onde ficar em Estremoz.

Quinta do Caçador

Um alojamento de Turismo Rural que cativa miúdos e graúdos, a Quinta do Caçador tem ótimos espaços comuns, incluindo uma piscina fantástica. Pequeno almoço muito bom com imensa variedade e produtos regionais. Quartos privados espaçosos, alguns familiares, confortáveis e muito limpos, rodeados de natureza, sossego e tranquilidade.

Clique para ver mais opções de alojamento em Estremoz

O que ver e fazer em Estremoz: locais a visitar e experiências a não perder

Estremoz, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Porta do Sol – Roteiro para visitar Estremoz

Com mais de oito séculos de história, em Estremoz moraram vários monarcas portugueses, com destaque para o Rei Dom Dinis e a Rainha Santa Isabel. Estremoz é conhecida pelo cognome de “cidade branca”, um epíteto que se lhe colou devido ao seu casario branco e às jazidas de mármore branco que a celebrizaram a nível internacional. Afinal de contas, é em Estremoz que é produzido mais de 80% de todo o mármore branco de Portugal.

Estremoz, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Praça principal do Castelo de Estremoz

Mas a fama de Estremoz está longe de se esgotar no seu mármore. Em 2017 os emblemáticos Bonecos de Estremoz, feitos de barro e pintados de cores garridas, foram declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade Unesco.

Estremoz, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Casa medieval com porta ogival na cidade velha de Estremoz

A cidade encontra-se dividida entre a cidade velha, de ruas labirínticas que sobem encosta acima até ao altaneiro Castelo de Estremoz, e a dita cidade nova, que fica na zona mais plana de Estremoz e onde se encontra a zona comercial da cidade.

Estremoz, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Torres da Couraça e Cidade Nova vista do Castelo – Roteiro para visitar Estremoz

Os locais de visita obrigatória e as experiências a não perder em Estremoz são as seguintes:

  • Subir ao Castelo de Estremoz (século XII), onde poderá desfrutar de soberbas vistas sobre a cidade de Estremoz e toda a sua envolvente, com destaque para a Serra d’Ossa e as vinhas que pintam uma das vertentes da encosta do castelo. Vistas à parte, irá encontrar no castelo o Paço Real (que presentemente alberga a Pousada de Estremoz), a imponente Torre de Menagem feita de mármore, a Capela da Rainha Santa Isabel, a Igreja de Santa Maria (Igreja Matriz de Estremoz), a Capela Nosso Senhor dos Inocentes e a icónica estátua de mármore da Rainha Santa Isabel.
  • Atravessar a Porta do Sol ou da Frandina, a mais bela das portas que rasgam as duas cinturas de muralhas da alcáçova medieval e da fortaleza seiscentista, vulgo, Castelo de Estremoz. Não deixe também de visitar as vizinhas Torres da Couraça. (Se subir ao castelo a pé, irá passar por lá. Caso opte por ir de carro, não deixe de fazer um pequeno desvio para conhecer.)
  • Visitar o Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho, com destaque para a secção dos Bonecos e Olaria de Estremoz.
  • Deambular pelas estreitas e labirínticas ruelas medievais da cidade velha, apreciando o seu casario branco, até à singela Igreja de Santiago.
  • Visitar as Portas da Muralha de Estremoz (com o mármore sempre a marcar presença), nomeadamente a Porta de Évora, a Porta de Santa Catarina, a Porta dos Currais e a Porta de Santo António.
  • Desçer a Calçada da Frandina até à “cidade nova”. Na Praça Luís de Camões, de chão ornado em calçada portuguesa, encontra o Pelourinho de Estremoz e bem perto o Centro Interpretativo do Bonecos de Estremoz e o belíssimo Palácio dos Marqueses de Praia e Monforte.
  • Entrar na sala de visitas de Estremoz, o Rossio do Marquês de Pombal, a maior praça de Portugal e palco do Mercado de Sábado.
  • Admirar a grandiosidade e monumentalidade da Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Congregados, com um imprevisível alçado ondulante, ladeada pela Câmara Municipal de Estremoz.
  • Descobrir outros valores do património arquitetónico do Rossio como o Café Águias D’Ouro, o Convento das Maltezas, uma das 4 Capelas dos Passos de Estremoz, a Capela do Santo Cristo, o coreto e as mansões apalaçadas.
  • Apreciar o Lago do Gadanha (se for via Rua 5 de Outubro, vai passar pela Capela do Anjo da Guarda), com uma estátua do deus Saturno no centro e a Fonte das Bicas a oeste. Defronte ergue-se a monumental Igreja de São Francisco e o quartel do Regimento de Cavalaria 3. Busque o singelo relógio de sol nas imediações (pista: Largo General Graça).
  • Desfrutar da sombra do Jardim do Largo dos Dragões de Olivença e apreciar a arquitetura do Palácio da Tocha, atual Museu Berardo Estremoz com um acervo que contempla mais de 800 anos de história do azulejo.
  • Assistir a um espetáculo no Teatro Bernardim Ribeiro, um dos Cineteatros mais bonitos do país.
Estremoz, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Torre de Menagem do castelo de Estremoz

O que visitar perto de Estremoz?

Evoramonte

Estremoz, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Paço Ducal – Castelo de Evoramonte

Evoramonte (ou Évora Monte) é daquelas aldeias de Portugal que vamos adiando a visita e cometemos uma grande injustiça. Para dentro das portas ogivais ainda mora a verdadeira essência alentejana e nem com o passar do tempo se perdem tradições sabiamente mantidas. O Castelo de Evoramonte (Torre – Paço Ducal) é particularmente bonito e surpreendente.

Porta do Sol

Além disso, dentro e fora das imponentes muralhas encontra o Pelourinho, a Torre do Relógio, cisterna e chafariz, miradouros, a Casa da Convenção, um Celeiro Comunitário, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de Santa Maria, a Igreja de São Pedro de Fora, as Ermidas de Santa Margarida e de São Sebastião e a curiosa Cama do Mouro. E as mais recentes atrações turísticas: letras de “Evoramonte”, a moldura “Coração de Evoramente” e um Baloiço. Pregue os olhos no chão e descubra o segredo da Calçada de Evoramonte. E o pôr-do-sol, lá do alto, é algo tirado dum romance.

Veiros

Estremoz, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Castelo de Veiros

A pacata Aldeia de Veiros é uma ilustre desconhecida das aldeias históricas de Portugal. Originária dum castro, teve ocupação romana e recebeu benefícios de vila como o comprova o Pelourinho de Veiros. Os principais pontos de interesse são o Castelo de Veiros com os seus torrões redondos medievais, a Igreja Matriz de Veiros e o Pelourinho.

Estremoz, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Igreja Matriz de Veiros

Se tiver tempo, parta à descoberta do património religioso (que inclui mais 6 igrejas), histórico (Torre do Relógio, Antiga Casa da Câmara e Ponte Romana ou Ponte Velha) e civil (Fonte Nova e Palácio dos Coutinhos). Não abandone a freguesia sem apreciar o espelho de água da albufeira da Barragem de Veiros.

Vila Viçosa

Terreiro do Paço

Aproveite o seu roteiro para visitar Estremoz somando uma incursão a Vila Viçosa, uma vila portuguesa marcada por todo um ambiente de realeza distinto. Já foi romana e moura. Recebeu carta de foral em 1270 e foi doada a D. Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável. Viu nascer a quarta dinastia de reis portugueses com a Casa de Bragança que fez desta cativante vila de abundância uma das mais belas, ricas em património arquitetónico e religioso e centro cultural do Alentejo. Entre os monumentos mais marcantes destacamos:

  • Terreiro do Paço, onde irá encontrar o Paço Ducal de Vila Viçosa, o Real Convento das Chagas de Cristo (Panteão das Duquesas) e a Igreja e Convento dos Agostinhos (Panteão dos Duques)
  • Castelo de Vila Viçosa, onde para além de poder percorrer uma boa parte das suas muralhas e visitar os seus bastiões, irá encontrar o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, o Pelourinho de Vila Viçosa, o Museu da Caça e o Museu de Arqueologia.
  • Praça da República, a principal praça de Vila Viçosa
  • Igreja de São Bartolomeu
  • Igreja de Nossa Senhora da Lapa
  • Varandinha dos Namorados, um pequeno e recôndito miradouro nos arrabaldes da vila
Quer mais dicas sobre Vila Viçosa? Então, clique para ler o nosso roteiro para visitar vila Viçosa.

Passadiços da Serra d’Ossa

Para os amantes das caminhadas, os novíssimos Passadiços da Serra d’Ossa são obrigatórios num roteiro para visitar Estremoz. Ligando Aldeia da Serra à Ermida de Nossa Senhora do Monte da Virgem, em pleno coração da Serra d’Ossa, este trilho linear de 1,7 km (3,4 km ida e volta) inclui passadiços com degraus, e têm como pano de fundo a imponente beleza natural da serra, entre caminhos rurais e vales que permitem descobrir património natural, rural, paisagístico e histórico.

Clique para conhecer os melhores Passadiços de Portugal

Rota do Mármore do Anticlinal de Estremoz

Um roteiro para visitar Estremoz é a oportunidade perfeita para aflorar a Rota do Mármore do Anticlinal de Estremoz que, com as vizinhas Vila Viçosa e Borba, integra o núcleo-base da exploração de mármore branco, um mármore de excelência e elevada qualidade. Esta mina de “Ouro Branco”, com cerca de duzentas pedreiras ativas, produz 90% do mármore de Portugal e já chegou a todo o mundo. Este é o mármore patente no Templo Romano de Évora, do Palácio Ducal de Vila Viçosa e até da Mesquita de Córdoba.

Enoturismo em Estremoz

Estremoz, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamentoUma escapadinha a Estremoz não fica completa sem visitar uma adega e fazer uma prova de vinhos. Todos sabemos que é no Alentejo que se produzem alguns dos vinhos de topo mais icónicos de Portugal.

Estremoz, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamentoNas últimas décadas, pequenos e grandes produtores tomaram consciência do valor dos seus vinhos. Aprimoraram a ancestral arte, melhoraram a qualidade e agora abrem as portas das suas adegas para que o mundo conheça e deguste este néctar dos deuses feito de saber antigo e visão inovadora.

As experiências de enoturismo que já tivemos oportunidade de viver nas nossas escapadinhas ao Alentejo, foram além da mera prova de vinhos.

A nossa favorita! Na Adega Vila Santa de João Portugal Ramos entende-se o vinho como uma arte que brota da terra. De terroirs abençoados. Dum sonho que se fez ode ao vinho. Escutámos “a música que embala o vinho” em estágio e fomos “enólogos por um dia”, criando o nosso próprio vinho. Definitivamente, algo que vamos deixar nas mãos do verdadeiro artista, João Portugal Ramos.

Onde comer em Estremoz? Melhores Restaurantes

Estremoz, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
“Bife cá de Casa” – Restaurante Mercearia Gadanha

Venda Azul: simples, familiar e estupendo! Come-se (muito) bem e a bons preços. O Bacalhau à Casa, Secretos e Migas são apostas ganhas.   Doses fartas servidas por um staff duma simpatia e atenção desarmantes.

Restaurante Mercearia Gadanha: Perfeição! Fomos surpreendidos pelo “bife cá de casa” e pelo polvo com a textura no ponto. A sobremesa tinha que ser bolo de chocolate: soberbo.

Mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar em Estremoz


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar num roteiro de Estremoz, cidade e arredores.

Outros artigos do Alentejo

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.