Visitar Évora: o que ver e fazer num roteiro de 2 dias

Visitar Évora - Roteiro com o que ver e fazer

Junte Templo Romano, Capela dos Ossos e Praça do Giraldo e provavelmente já sabe que vamos levá-lo a visitar Évora, a cidade mais emblemática do Alentejo. A somar a esta tríade monumental, está uma catedral do século XVIII com as melhores vistas panorâmicas, um aqueduto fundido na cidade, praças arejadas rodeando antigos chafarizes, palácios e palacetes de sonho…

praça do giraldo-evoraE a lista só se completa se nomeássemos os cerca de 400 edifícios desta bela cidade cinturada por uma monumental muralha, cujo centro histórico foi o segundo em Portugal a ser listado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade em 1986.

Porquê visitar Évora?

visitar-evora-em-2-dias
Palácio Cadaval, Évora

Uma das cidades mais monumentais de Portugal, Évora concorre em antiguidade com Braga, em nobreza com Ponte de Lima e em autenticidade lusitana com Barcelos.

roteiro-evora-templo-romano (1)A típica calçada portuguesa forra o chão de graciosas praças. As ruas empedradas são feitas para se deambular sem planos. Dum lado e doutro vemos casas que narram a história doutros tempos. Janelas manuelinas ao lado de portas de arco românico. Um templo que o Império Romano nos deixou de herança surpreende-nos ao virar da esquina e ali ao lado um jardim pleno de romantismo clama por que mirem a sua amada Évora.

roteiro-visitar-evora-num-diaCalcorrear as ruas empedradas de Évora transporta-nos a outros tempos, a todos os tempos. Falamos de milénios de história e de presença humana que gravaram nesta urbe a sua identidade e herança.

roteiro-evora-o-que-ver-e-fazerA grandeza de Évora não se mede, sente-se em cada monumento ancestral que prova que até impérios se renderam aos seus encantos.


Aproveite a sua visita a Évora para conhecer também o maravilhoso Lago do Alqueva e o Cromeleque dos Almendres


O que visitar em Évora?

aqueduto-agua-prata Uma curiosidade sobre a cidade de Évora, com a qual se graceja, é que qualquer pontapé numa pedra pode revelar um tesouro arqueológico. Afinal, debaixo destas ruas e casas estão mais de dois milénios de ocupação humana. Caminhe a seu bel-prazer pelas ruas, deixe-se imbuir da alma que a diversidade de culturas seculares cimentou nesta cidade de classe mundial.

Com isto em mente, sugerimos um roteiro de 2 dias para visitar Évora que contempla o melhor de Évora, o que ver e fazer, onde comer e onde dormir, adequado para passar um fim de semana em Évora, quer seja numa escapadinha romântica, quer numa viagem em família.

Onde dormir em Évora?

Hotel Moov Évora

Na nossa visita mais recente a Évora, ficamos alojados no Hotel Moov Évora. Cumpria todos os nossos requisitos e não hesitámos na escolha por causa da excelente relação qualidade-preço. Oferece os serviços essenciais de alojamento e pequeno-almoço, mas com a qualidade de serviço dum hotel de categoria superior, a um preço muito económico.

Hotel Moov

Uma cama confortável num quarto climatizado proporcionou ótimas noites de descanso. Os quartos standard são aconchegantes com mobiliário idealizado para maximização de utilidade e espaço, incluindo até uma secretária de trabalho que nos foi muito útil. Limpeza? Irrepreensível. Simpatia e disponibilidade do staff? Cinco estrelas.

Num espaço com história, arquitetou-se um hotel com personalidade e design moderno, onde áreas comuns convidam a relaxar, principalmente o resguardado terraço interior. Ideal para desfrutar dum pequeno-almoço buffet muito variado, com opções para agradar todos os paladares.

A localização é estupenda, mesmo no centro histórico de Évora e a escassos metros da Praça do Giraldo. O parque de estacionamento subterrâneo é muito útil para quem se desloca a Évora de carro e este foi um fator decisivo para nós. Quer viaje a trabalho ou em lazer, o Moov Évora satisfaz com muito conforto.

Clique para ver mais opções de Alojamento em Évora

Mapa dos Principais Pontos de Interesse de Évora


Clique no canto superior direito do mapa para aumentar o Mapa com os Principais Pontos de Interesse de Évora

O Melhor de Évora num Roteiro de 2 Dias

portas-de-moura
Portas de Moura, uma das portas de entrada na cidade muralhada de Évora, Património da Humanidade UNESCO

Qualquer entrada pelas portas de Évora perpassa uma sensação de apoteose. Afinal, estamos perante milhares de anos de História cingidos nas muralhas que a envolvem.

Roteiro Évora: 1º dia

Praça do Giraldo de Évora

roteiro-evora-2-dias
Praça do Giraldo – ponto de partida do Roteiro de Évora

Começamos no coração vivo e sempre palpitante da cidade, a Praça do Giraldo. Roteiro de Évora que se preze, tem de começar neste centro do quotidiano eborense. Sob o fulgor do sol, as paredes brancas refulgem, as largas arcadas são inconfundíveis, as gentes descansam num qualquer banco ou ao redor do Chafariz da Praça do Giraldo.

igreja-de-santo-antãoA Igreja de Santo Antão apresenta-se de cara lavada encabeçando um dos extremos da praça. Do lado oposto, o edifício do Banco de Portugal.

Rua Cinco de Outubro

Adentramo-nos pelo centro histórico de Évora por uma das suas ruas mais populares. Qualquer roteiro de Évora tem que passar obrigatoriamente pela Rua Cinco de Outubro.

roteiro-evora-rua-cinco-de-outubro (2)
Rua 5 de Outubro – Visitar Évora

Nesta rua empedrada, traço típico do nosso país, temos o primeiro contacto com o casario eborense. Por aqui, ainda que timidamente, as vizinhas ainda se falam de janela para janela enquanto se areja a casa.

roteiro-evora-rua-cinco-de-outubroÉ das ruas mais comerciais de Évora, embora muito direcionada para o turista pois é aqui que se reúne grande número das lojas de souvenirs, onde encontramos o artesanato regional típico aliado a novas formas de expressar a regionalidade pela mão de artesãos que inovam nos materiais e na criatividade. Também encontramos as célebres Queijadas de Évora, um doce conventual típico da cidade.

Catedral de Évora

catedral-de-evora
Catedral – Roteiro de Évora

A Sé Catedral é um monumento imperdível para quem vai visitar Évora pela primeira vez. Ou pela segunda! A Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, é das catedrais mais imponentes que fazem parte do património arquitetónico religioso lusitano, é inclusivamente a maior catedral medieval de Portugal.

visitar-catedral-de-evoraO edifício de génese românica, foi passando por várias fases de restauro, renovações e adições que estão patentes nos elementos arquitetónicos: o estilo plateresco vindo de Salamanca patente na Capela do Esporão, a talha dourada barroca, os mármores esculpidos, as madeiras nobres do coro-alto.

catedral-de-evora-roteiro-visitarUma visita ao interior é obrigatória. Não só porque a grandiosidade da fachada denuncia a riqueza da decoração das suas três majestosas naves interiores, mas porque reúne um museu de arte-sacra com um riquíssimo acervo e claustros de estilo gótico onde apetece passar tempo.

Mas o grande momento será certamente a sua visita aos terraços donde terá uma vista panorâmica deslumbrante sobre Évora ao nível das suas torres altas.

Mesmo ao lado, os portões do belo Palácio Vimioso, agora parte integrante da Universidade de Évora, vão certamente rogar pela sua atenção.

Templo Romano de Évora

visitar-evora-templo-romano
Templo Romano – ponto de paragem obrigatória em todos os roteiros de Évora

Dentre os monumentos mais emblemáticos de Portugal, encontra-se o Templo Romano de Évora, que erroneamente foi chamado de Templo de Diana durante muito tempo. Apesar de ser uma elação errada, que este templo romano seria dedicado à deusa romana da caça, na memória coletiva do povo lusitano ainda gostamos de lhe atribuir carinhosamente o nome.

roteiro-evora-templo-romanoNão sendo um dos maiores dentre o enorme legado do império Romano que resistiu até aos nossos tempos, é, sem dúvida, um dos monumentos mais importantes dessa herança que conta com dois milénios de história.

jardim-diana-evoraA norte encontra o aprazível miradouro do Jardim Diana, um convite ao romantismo, a sul o Museu de Évora com um acervo eclético de mais de duas dezenas de milhar de peças.

Palácio Cadaval

roteiro-evora-2-dias-onde-dormirA Igreja de São João Evangelista ou Igreja dos Lóios, colada à luxuosa Pousada dos Lóios, fazem parte do complexo palaciano do Palácio Cadaval que adiciona mais um toque de monumentalidade ao local com os torreões fortificados, destaque para a Torre das Cinco Quinas. O amplo pátio acolhe eventos e tem restaurante.

Portas de Moura

visitar-evora-fonte-portas-de-mouraRegresse à Catedral e desça a colina pela Rua de São Manços, aprecie a excelência decorativa da janela manuelina da Casa de Garcia de Resende, e estará perante mais uma característica praça soalheira de Évora, com o histórico Chafariz das Portas de Moura.

Convento de Nossa Senhora do Carmo

convento-do-carmo-em-evoraUm massivo edifício chamará a sua atenção. Apesar de ter um ar um pouco abandonado, está perante um dos complexos religiosos de maiores dimensões. Falamos do Convento de Nossa Senhora do Carmo, com um invulgar pórtico designado de Porta dos Nós.

Igreja da Graça

igreja-da-graça-roteiro-de-evoraNão deixe de passar pela Igreja da Graça, na nossa opinião uma das mais bonitas igrejas renascentistas portuguesas que, a cada visita a Évora, nos puxa para nos deleitarmos com a decoração magnífica e grandiosa da sua fachada.

Praça 1º de Maio

Avançamos caminho e dirigimo-nos à Praça 1º de Maio, por entre soalheiras esplanadas dos cafés e restaurantes que a circundam e convidam a uma pausa para almoço. Tempo para admirar a fachada imponente da Igreja de São Francisco nesta praça com vista desafogada.

Mercado Municipal de Évora

visitar-evora-mercado-municipalNa mesma praça, está o motor da vida matinal de qualquer lugar: a praça. O Mercado Municipal acompanhou os tempos e modernizou-se. Quem procure produtos típicos regionais ou frescos, vai certamente encontrá-los numa das lojinhas de portas abertas para a praça ou nas bancas interiores. Se quiser aproveitar, programe a visita para a manhã neste primeiro dia do roteiro de Évora.

Igreja de São Francisco

roteiro-evora-2-dias-igreja-sao-franciscoQuem se aproxima da cidade de Évora, é brindado com a vista da altiva Sé Catedral e a alva Igreja de São Francisco recortadas no horizonte duma suave colina da vasta planície alentejana. A recentemente renovada Igreja de São Francisco brilha à distância.

igreja-sao-francisco-evoraEste templo religioso de estilo gótico-manuelino está profundamente ligada ao período dos Descobrimentos Portugueses. Foi antigo convento franciscano, tido inclusivamente como o primeiro onde a ordem monástica se instalou em Portugal. Do original em estilo românico pouco resta. É a partir dos finais do século XV que ganha importância com os privilégios régios que lhe foram sendo adicionados tanto em termos decorativos como de utilização – foi inclusivamente chamado de Convento de Ouro, tal o fausto e riqueza com que a realeza o decorava.

Capela dos Ossos

capela-dos-ossos-evora
Visitar Évora – Capela dos Ossos

Mas é a Capela dos Ossos que atrai qualquer visitante aos claustros da Igreja de São Francisco. Visitar Évora, sem visitar a Capela dos Ossos, é como ir a Roma e não ver o Papa. Prepare-se para um cenário que faz ganhar consciência da efemeridade da vida. Afinal, paredes e teto abobadado estão forrados de ossos.

capela-dos-ossosÀ entrada somos recebidos por uma frase que ficará gravada para sempre na sua memória. “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”. Não somos eternos e este é um lugar que nos alerta como a vida é só uma passagem.

visitar-capela-dos-ossos-evoraÉ a segunda atração turística mais visitada de Évora. Um pouco sombria, é verdade, porém, com uma simbologia de grande peso. Terminamos o primeiro dia deste nosso roteiro de Évora com pensamentos filosofais.

Onde comer?

restaurantes-onde-comer-em-evoraSugerimos-lhe que se dirija novamente à Praça do Giraldo onde encontrará muita oferta gastronómica regional de restaurantes onde comer.

evora-onde-comer

Ou então dirija-se à rua da Alcárcova de Baixo, umas das ruas mais trendy da urbe eborense atualmente, com sugestões modernas e “frescas”.

O que fazer em Évora à noite?

o-que-fazer-à-noite-em-evoraPara além do expectável, temos uma sugestão para quem não sabe o que fazer em Évora à noite: deambule pelas ruas do centro histórico neste silêncio reconfortante, preste nova homenagem a esta cidade que sob as luzes dos candeeiros refulge de dourado. E de ouro é o momento em que vir o Templo Romano iluminado recortado sob a abóbada celeste pintada de azul noturno.

Roteiro Évora: 2º Dia

visitar-evora-roteiro-2-diasNeste seu segundo dia, aconselhamos a usar calçado confortável: o seu roteiro de Évora não vai ser tão circunscrito.

Caixa de Água da Rua Nova

visitar-evora-rua-novaComeçamos na Rua Nova e vamos ao encontro da Caixa de Água da Rua Nova, parte integrante do Aqueduto da Água de Prata e elemento arquitetónico cujas linhas retas e simples denunciam mais o caráter de utilidade prática que estética.

Termas Romanas de Évora

evora-signDesviamos ao Largo do Sertório para vermos um achado milenar. Falamos das Termas Romanas de Évora. Como urbe do império romano de sobeja importância, no legado patrimonial eborense incluem-se as antigas termas romanas, espaço de banhos, de convivência social e onde se tratava de negócios.

termas-romanas-evoraPode encontrá-las no interior daquele que é hoje o edifício da Câmara Municipal – o Palácio de Condes de Sortelha ou Paços do Concelho – que foram descobertas apenas na década de oitenta do século passado, aquando dumas escavações na parte antiga do palácio.

Igreja do Antigo Convento do Salvador

igreja-e-convento-salvadorNo topo norte do largo, encontra-se a Igreja do Antigo Convento do Salvador. A igreja barroca colava com o convento das freiras clarissas. A Torre-Mirante foi integrada no mosteiro e fazia parte da antiga cerca velha da cidade. São os únicos sobreviventes do complexo religioso seiscentista.

Arco Romano de Dona Isabel

Passamos debaixo do Arco Romano de Dona Isabel, circundamos o Jardim Diana e vamos dar um pulinho à Universidade de Évora, a segunda universidade a ser fundada em Portugal.

Universidade de Évora

universidade
Universidade – Roteiro de Évora

O Seminário Maior de Évora, a Igreja do Espírito Santo e o Colégio do Espírito Santo são o maior conjunto de edifícios que compõem a instituição de ensino superior.

universidade-evoraO destaque vai ao Colégio do Espírito Santo, cujo claustro sobressai pela beleza escultórica das arcadas, chafariz e colunatas em pedra mármore e, acima de tudo, pelo impressionante pórtico que rouba todas as atenções.

Aqueduto da Água de Prata

visitar-evora-aquedutoDirigimos-lhe o convite a calcorrear uma das nossas zonas favoritas desta apaixonante cidade alentejana. Percorrer a Rua do Cano é ver uma Évora mais autêntica, onde a vida ainda corre ao ritmo característico das gentes que lhe dão alma.

visitar-evora-aquedutoO Aqueduto da Água de Prata fundiu-se no casario. Os largos arcos são, na grande maioria os umbrais das portas das casas. As fachadas do casario típico, a alvura das paredes caiadas debruada a azul-céu ou amarelo-sol, cores que nos dizem claramente que estamos no Alentejo.

largo-chao-das-covasE porque é que dizemos que a vida acontece aqui? No Largo do Chão das Covas, enquanto apreciávamos esta fusão rara de casario e obra de engenharia, vimos uma octogenária atribulada. A fraqueza das pernas, atraiçoou-a. Erguemo-la do chão, um de cada lado, tal a sua fragilidade. Devolvemos-lhe o saco de bombons de chocolate, pecadilho de goludice que a idade lhe trouxe. Agracia-nos com um sorriso e uma torrente de palavras de agradecimento e bênçãos de Deus que nos chovem na alma como um bálsamo.

Porta de Aviz

muralhas-porta-de-avisEstórias à parte, continuamos a descer a Rua do Cano em direção à Porta de Aviz. Estamos no exterior das sólidas e altas muralhas e temos a vista mais desafogada do Aqueduto da Água de Prata, já fora do perímetro do centro histórico.

Porta do Raimundo

ruinas-fingidasSugerimos rodear as muralhas até à Porta do Raimundo, e relaxar um pouco no Jardim Público com as suas Ruínas Fingidas. O Palácio de Dom Manuel foi um Paço Real e sobressai pelas influências mudéjares patentes nas varandas em arco que contemplam o jardim que o envolve.

Alto de São Bento

vista-panoramic-evora
A melhor vista da sua visita a Évora

Um segredo bem guardado sobre a cidade de Évora é o lugar donde se tem a melhor vista panorâmica de Évora. Pegue no carro e vá até ao Alto de São Bento com antigos moinhos e um Núcleo Museológico. Aproveite para usufruir dum espetacular pôr do sol a dourar a monumentalidade eborense, ou quiçá, dar asas ao romantismo.

Como visitar Cromeleque dos Almendres
Visitar Évora – Cromeleque dos Almendres

Dedicando mais dias a visitar Évora, vista a pele de explorador e parta à descoberta dos Monumentos Megalíticos em redor de Évora, com expoente máximo no Cromeleque dos Almendres, o Stonehenge Português. Avisamos já que está numa das regiões mais ricas em megalitismo de Portugal e não vão faltar menires, antas e cromeleques para satisfazer a curiosidade.


Outros artigos do Alentejo

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.