Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carro

Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carro

Anda a planear uma escapadinha à região espanhola da Extremadura, mas ainda não sabe bem o que visitar na sua viagem? Não se preocupe que nós damos-lhe uma mãozinha. Neste artigo vai encontrar um guia e roteiro para visitar a Extremadura com os principais pontos de interesse que deve incluir no seu itinerário e muitas dicas práticas para @ ajudar a planear uma roadtrip inesquecível por terras de “nuestros hermanos”.

Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carro
Parque Nacional de Monfragüe – Roteiro para visitar a Extremadura

Honestamente já perdemos a conta ao número de vezes que andamos por terras da Extremadura. O facto de partilhar mais de 400 km de fronteira com Portugal muito contribuiu para isso, até porque muitas das nossas incursões na vizinha Espanha levam-nos a atravessar o território da Extremadura.

Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carro
Mérida – Roteiro para visitar a Extremadura

Mas se pensa que a Extremadura é somente uma região de passagem para aventuras na Espanha mais longínqua, está muito enganad@. A região da Extremadura é, por si só, um extraordinário e multifacetado destino de viagem capaz de agradar ao mais exigente dos viajantes.

Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carro
Trujillo – Roteiro para visitar a Extremadura

Para começar, a Extremadura guarda um riquíssimo património histórico, bem patente nas suas vilas medievais que nos fazem viajar no tempo, nas imponentes catedrais que aparentam tocar o céu, no enorme e bem preservado legado arqueológico romano e na riquíssima herança patrimonial dos tempos de domínio árabe, onde brilham intransponíveis fortalezas e até mesmo uma monumental cidadela islâmica.

Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carro
Garganta de Los Infiernos – Roteiro para visitar a Extremadura

Depois, tem uma mão cheia de destinos de natureza simplesmente arrebatadores. O destaque vai para o Parque Nacional de Monfragüe, o Geoparque Villuercas Ibores Jara, o Parque Natural Tejo Internacional (Reserva da Biosfera Transfronteiriça) e a surpreendente Reserva Natural Garganta de los Infiernos. Imagine cascatas e lagoas paradisíacas, formações rochosas majestosas, altaneiros miradouros e um sem número de trilhos pedestres soberbos e fica com uma ideia do tanto que estes santuários naturais lhe reservam.

Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carro
Cascatas da Garganta Nogaledas – Roteiro para visitar a Extremadura

Como vê não faltam locais de interesse para visitar na sua roadtrip pela Extremadura. O difícil mesmo vai ser escolher!

Onde fica a Extremadura?

Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carroA Extremadura é uma das comunidades autónomas da Espanha, dividindo-se em duas províncias, nomeadamente Cáceres e Badajoz. A sua capital é Mérida, que foi inclusivamente a capital da antiga província romana da Lusitânia.

A Extremadura faz fronteira a oeste com Portugal (com os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja), a leste com Castela-Mancha, a norte com Castela e Leão, e a sul com a Andaluzia.

Quando visitar a Extremadura?

Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carro
Cascata Bonal – Roteiro para visitar a Extremadura

Em nossa opinião a melhor época do ano para visitar a Extremadura é durante a primavera e o outono. As temperaturas amenas tornam ambas as estações perfeitas para explorar as vilas e cidades e sobretudo para usufruir do imenso potencial de atividades outdoor que a região oferece. Na primavera os cursos de água exibem-se com todo o seu esplendor. Se for logo no início da estação, tem ainda o bónus de assistir ao espetáculo natural que são as cerejeiras em flor.

Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carro
Cáceres – Roteiro para visitar a Extremadura

O calor do verão da Extremadura é inclemente, principalmente em julho e agosto com temperaturas bem acima dos 30ºC. Se visitar a Extremadura nesta estação, vai facilmente perceber porque é que os nossos vizinhos gostam tanto da siesta. Logo, sugerimos que faça como os locais e concentre as suas atividades nas horas de menor calor.

Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carro
Para tapear todas as estações são boas para visitar a Extremadura

Já os invernos são precisamente a face oposta da moeda: ou seja frios. Ainda assim, não é nada que seja insuportável. Portanto, não descarte esta época do ano para visitar a Extremadura. Para ter uma ideia, não difere muito do frio da Beira Interior em Portugal.

Onde ficar a dormir numa roadtrip pela Extremadura Espanhola? Sugestões de alojamento

Tendo em conta que o nosso roteiro de carro pela Extremadura abrange uma grande área geográfica, o ideal é dividir as noites de hospedagem por várias localidades ao invés de ficar sempre alojado no mesmo local.

Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carro
Parador de Plasencia – um dos nossos alojamentos favoritos na Extremadura

Ficando alojado sempre no mesmo local, a viagem de “regresso à base” ao fim do dia torna-se muito cansativa, sobretudo se for com pouco tempo (o que, por norma, é sinónimo de preencher os dias com muitas atividades e visitas). Optando por dividir as noites por alojamentos que ficam nas localidades onde termina cada dia do nosso roteiro para visitar a Extremadura, ganha mais tempo (e energia) para conhecer os principais pontos de interesse da região.

Independentemente da sua opção, é importante referir que encontra excelentes soluções de alojamento em todas as localidades da Extremadura que referimos neste artigo. A oferta vai desde o alojamento local às grandes unidades hoteleiras, passando por charmosos boutique hotéis e casas de turismo rural.

Na hora de escolher a localidade para dormir na sua roadtrip pela Extremadura, recomendamos que tenha sempre em conta se a localidade conta com uma boa oferta de alojamentos e demais serviços dos quais vai seguramente precisar durante a viagem (restaurantes, supermercados, etc). Por norma, quanto maior a oferta, mais fácil é encontrar quartos a bons preços, sobretudo se reservar alojamento com alguma antecedência.

Posto isto, as localidades que sugerimos para passar a noite no nosso roteiro de carro pela Extremadura são:

Badajoz | Cáceres | Plasencia | Mérida | Trujillo

(Clique nos nomes das respetivas localidades para ver as melhores opções de alojamento e opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.)

Por último, queremos salientar que, ao longo do roteiro, vamos sugerir-lhe os nossos alojamentos favoritos – testados e aprovados por nós – e adicionamos ainda algumas sugestões de alojamento que apresentam a melhor relação qualidade-preço nas respetivas localidades.

Clique para ver as melhores opções de alojamento na Extremadura

Roteiro Extremadura (5 dias de carro): Roadtrip para visitar o melhor da Extremadura | Espanha

Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carro
Plaza Alta de Badajoz – Roteiro para visitar a Extremadura

O nosso roteiro para visitar a Extremadura tem início em Badajoz, a famosa vizinha da cidade portuguesa de Elvas (se ainda não conhece, aproveite para visitar esta formosa cidade fortificada, listada como Património Mundial UNESCO) e termina em Alcántara, também ela a dois passos da fronteira com Portugal. Claro que pode realizar este roteiro na ordem inversa sem qualquer problema, ou até mesmo começar num dos pontos de interesse sugeridos que lhe seja mais conveniente e, a partir daí, desenhar o seu próprio roteiro para visitar a Extremadura.

Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carro
Ponte Romana de Alcántara – Roteiro para visitar a Extremadura

É importante referir que o número de dias que sugerimos neste roteiro para visitar a Extremadura pressupõe que a viagem seja feita com viatura própria e não inclui os dias de viagem do local de origem para a Extremadura. Se pretender fazer este roteiro recorrendo a transportes públicos, vai precisar de mais um par de dias, no mínimo.

Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carro
Meandro del Melero – Roteiro para visitar a Extremadura

Se é nosso leitor assíduo, já sabe que nos nossos roteiros o número de dias é meramente indicativo. Ao desenharmos este roteiro de carro para visitar a Extremadura tivemos como principal premissa incluir um vasto leque de experiências distintas num roteiro de 5 dias. Escusado será dizer que, face à imensidão do território da Extremadura, e ao tanto que as suas principais cidades têm para ver e fazer, 5 dias de viagem estão (muito) longe de esgotar o destino.

Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carro
Guadalupe – Roteiro para visitar a Extremadura

Posto isto, caso consiga acrescentar ainda mais alguns dias ao seu roteiro de carro pela Extremadura, tanto melhor. Não só lhe permite conhecer de uma forma mais relaxante a maioria dos locais de interesse que lhe vamos mostrar, como ainda lhe possibilita fazer mais uma mão cheia de desdobramentos. Ao longo do roteiro de 5 dias vamos dar-lhe várias dicas nesse sentido.

Seguro de Viagem para a Extremadura

No atual contexto epidemiológico é de crucial importância fazer um seguro de viagem que tenha cobertura COVID-19. Só assim é possível viajar com tranquilidade.

A pensar nisso mesmo, a IATI Seguros criou o IATI Escapadinhas, um seguro de viagem super económico que oferece cobertura em caso de contágio por COVID-19 (exames médicos, transporte sanitário, assistência médica, hospitalização, quarentena obrigatória e repatriação).

Por menos de 20 euros tem seguro para uma semana de viagem na Extremadura. Por estes valores, não vale de todo a pena correr riscos.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem à Extremadura a e não se esqueça que, ao utilizar o nosso link, terá um desconto de 5% na compra seu seguro de viagem.

Roteiro para visitar a Extremadura: Dia 1

Badajoz – Mérida

Badajoz

O nosso roteiro para visitar a Extremadura arranca com uma visita à cidade fronteiriça de Badajoz. Se pensa que só vale a penar ir a Badajoz para comprar caramelos, prepare-se para uma enorme surpresa. Badajoz renova-se a cada dia e transformou-se num cisne. Com novo esplendor, atrai pelas suas muralhas e monumentos, pela riqueza artística e patrimonial, pelas festividades e gastronomia.

Alcazaba de Badajoz

Como a cidade muralhada de Badajoz tem muito que visitar, e o tempo disponível numa roadtrip é sempre curto, sugerimos que foque a sua visita no centro histórico e no recinto abaluartado.

Plaza Alta

Posto isto, os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências a não perder em Badajoz são as seguintes:

  • Visitar a Alcazaba de Badajoz, uma colossal cidadela islâmica muralhada edificada no século XII, que figura entre as mais bem preservadas da Península Ibérica. Dentro do recinto pode passear pela muralha para desfrutar das vistas sobre a cidade e o rio Guadiana, pelos jardins do Parque de la Alcazaba, visitar o Palacio de los Duques de la Roca, e conhecer a singular Torre Espantaperros, uma austera torre octogonal almóada que se tornou símbolo de Badajoz.
  • Atravessar o Arco del Peso de Colodrazgo, a porta de entrada na colorida Plaza Alta, onde se encontram as Casas Consistoriales, o primeiro ayuntamiento (câmara municipal) da cidade.
  • Visitar a airosa e sempre animada Plaza de España, o coração do centro histórico de Badajoz. Nela vai encontrar a Catedral de Badajoz, oficialmente Catedral Metropolitana de San Juan Bautista de Badajoz, o atual Ayuntamiento de Badajoz, o Palácio Municipal, a Casa del Cordón e a Casa Buiza.
  • Visitar a Giralda de Badajoz, claramente inspirada na La Giralda de Sevilha, e a Igreja de San Juan Bautista.
  • Percorrer o agradável Paseo San Francisco, conhecido pelos seus bancos de tijolo e painéis decorativos de azulejos coloridos com cenas alusivas às façanhas dos conquistadores.
  • Fazer um passeio pelo Parque Castelar, o espaço verde mais bonito de Badajoz.
  • Atravessar a Puerta de Palmas, um arco triunfal ladeado por duas torres circulares, construído no século XVI para servir de entrada principal à cidade muralhada.
  • Atravessar o Guadiana pela Puente de Palma até ao Hornabeque.
Quer mais dicas sobre a cidade de Badajoz? Então não deixe de ler o nosso roteiro com o que ver e fazer em Badajoz, onde também encontra várias sugestões de alojamento se precisar de passar aqui a sua primeira noite.

Mérida

Teatro Romano de Mérida

Badajoz visitada está na hora de pegar no carro e rumar até Mérida, a antiga capital da província romana da Lusitânia, que fecha o primeiro dia do nosso roteiro para visitar a Extremadura.

Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carro
Ponte romana sobre o rio Albarregas

A capital da comunidade autónoma da Extremadura tem um legado arqueológico fascinante sendo possível encontrar algumas das mais bem preservadas ruínas romanas da Península Ibérica. É quase uma Roma em miniatura, daí que não seja de admirar que esteja listada como Património da Humanidade pela UNESCO.

Aqueduto de São Lázaro

Entre as muitas coisas que pode ver e fazer em Mérida destacamos as seguintes:

  • Teatro Romano de Mérida, onde ainda hoje é possível assistir a peças de teatro. Não deixe de subir ao topo das suas bancadas, passear pelos estreitos corredores que davam acesso ao palco e, claro, de ir até à Boca de Cena, que é claramente a zona mais espetacular do teatro.
  • Anfiteatro Romano de Mérida, arena onde se realizavam os jogos de gladiadores e lutas entre animais.
  • Visitar o Pórtico do Fórum Municipal de Augusta Emérita, o Templo de Diana e o Palácio Renascentista do Conde de los Corbos.
  • Conhecer a Plaza de España, a principal praça da cidade e “morada” do Ayuntamiento de Mérida.
  • Visitar a Alcáçova de Mérida, fortaleza erigida em 835 d.C. aquando da ocupação muçulmana.
  • Atravessar a pé a monumental Ponte Romana de Mérida sobre o rio Guadiana, descobrir a Loba Capitolina, e visitar a Área Arqueológica de Morería ou passear pelo Parque de las Siete Sillas.
  • Apreciar a arte religiosa da Basílica de Santa Eulália e fotografar a geometria do Aqueduto de São Lázaro com os banhos romanos, e o dos Milagres junto à ponte romana sobre o Albarregas.
  • Atente ao Arco de Trajano, à Casa Romana del Anfiteatro e à Casa del Mitreo nas suas deambulações e, havendo tempo, vá ao Circo Romano imaginar corridas de quadrigas.
Quer mais dicas sobre a cidade de Mérida? Então não deixe de ler o nosso roteiro com o que ver e fazer em Mérida.

Onde ficar a dormir no 1º dia?

Hostal Emeritae

A localização central do Hostal Emeritae é um privilégio. O conforto e a limpeza primorosa dos quartos, todos eles com AC e casa de banho privada, são os pontos fortes deste hostal. As áreas comuns têm uma decoração moderna harmoniosa e são muito agradáveis. É de considerar para quem busca alojamento em Mérida a preços económicos.

Apartamento Turistico Casa Museo

Apartamento Turistico Casa Museo é fantástico em todas as vertentes: localização, limpeza, e simpatia dos anfitriões. É tão fácil adorar este alojamento local, de design moderno, espaçoso, com 3 quartos, garagem privada, terraço e sala comum com cozinha totalmente equipada. Sem falar do delicioso pequeno-almoço que lhe dará toda a energia para explorar o melhor de Mérida. E pode levar o seu amigo de quatro patas sem problemas.

Hotel Ilunion Mérida Palace

Num palácio restaurado do século XV, localizado na Praça de Espanha, o Ilunion Mérida Palace é o único hotel de 5 estrelas em Mérida e tem a melhor relação qualidade-preço, sobretudo se aproveitar as campanhas promocionais. Decoração inspirada no legado mourisco, apresenta quartos espaçosos, com conforto máximo e limpeza impecável. Pátio interior muito agradável e terraço com piscina no rooftop com vista-cidade de babar.

Clique para ver mais opções de alojamento em Mérida

Roteiro para visitar a Extremadura: Dia 2

Mérida – Guadalupe – Trujillo

Guadalupe

Comece o segundo dia do seu roteiro para visitar a Extremadura rumando até à Serra de Guadalupe. O objetivo é conhecer o majestoso Mosteiro Real de Santa Maria de Guadalupe. É um dos monumentos religiosos mais icónicos de toda a Espanha, estando inclusivamente classificado como Património Mundial da UNESCO desde 1993.

As origens do mosteiro remontam a uma edificação iniciada no século XIII, a mando de Afonso XI, na sequência da aparição da Virgem Santa Maria de Guadalupe a um pastor, tendo a obra sido concluída já no século XIV. O seu exterior apresenta o estilo gótico característico do período da sua construção, mas no seu interior, para além do gótico, poderá apreciar várias obras de carácter mudéjar, neoclássico, renascentista e barroco.

Mosteiro Real de Santa Maria de Guadalupe

Os maiores pontos de interesse no interior do Mosteiro Real de Santa Maria de Guadalupe que verá durante a sua visita guiada (não é possível visitar de outra forma) são o Camarim da Virgem de Guadalupe (onde se encontra a imagem da Virgem de Guadalupe encontrada pelo pastor), o Claustro Mudéjar, a Sala Capitular, a Sacristia, o Relicário, o Claustro Gótico que comunica com a Hospedaria del Monasterio, o museu dos livros em miniatura, o Museu do Bordado, e a Capela de São Jerónimo, que alberga pinturas de Zurbarán.

Para além de toda a sua beleza e importância religiosa, o Mosteiro Real de Santa Maria de Guadalupe foi também palco de importantes episódios históricos. O mais marcante terá sido o encontro entre os Reis Católicos e Cristóvão Colombo para acertarem todos os detalhes da ousada expedição que viria a revelar a América ao mundo.

Fonte de los Tres Chorros

Mas Guadalupe está longe de se resumir ao seu monumental mosteiro. Não deixe também de deambular pelas castiças ruas e praças do centro histórico de Puebla de Guadalupe prestando especial atenção aos seguintes pontos de interesse:

  • Plaza de Santa María de Guadalupe localizada mesmo em frente ao mosteiro.
  • Colegio de Infantes o de Gramática que presentemente alberga o Parador de Turismo.
  • Arcos de San Pedro, de Sevilha, de Tinte, de las Eras e del Chorro Gordo, vestígios das muralhas da vila.
  • Igreja da Santíssima Trindade
  • Ermida do Humilladero
  • Fonte de los Tres Chorros e Fonte del Ángel
  • Antiga Judiaria de Guadalupe
  • Galeria Mudéjar
Dica VagaMundos: quer acrescentar mais um dia ao seu roteiro para visitar a Extremadura? Então monte base em Guadalupe e parta à descoberta dos tesouros geológicos do Geoparque Villuercas Ibores Jara.

Trujillo

Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carro
Plaza Mayor

O segundo dia do nosso roteiro para visitar a Extremadura termina na encantadora cidade medieval de Trujillo, o berço do famoso conquistador espanhol Francisco Pizarro.

Deambular pelas ruas e ruelas de Trujillo é uma autêntica viagem no tempo, não sendo por isso de estranhar que tenha sido escolhida para ser o palco de um dos capítulos mais importantes da famosa série Guerra dos Tronos: foi aqui filmada a batalha final da 7ª temporada.

Trujillo vista do seu castelo

Os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências a não perder em Trujillo são as seguintes:

  • Plaza Mayor, o centro nevrálgico de Trujillo repleta de aprazíveis esplanadas e onde encontra uma mão cheia de locais de interesse dos quais destacamos a icónica estátua de Francisco Pizarro, a Igreja de San Martín, os palácios de la Conquista, de Chaves-SotoMayor, de San Carlos e de los Orellana Toledo.
  • Igreja Santa Maria la Mayor (não deixe de subir à torre para desfrutar de soberbas vistas sobre o centro histórico de Trujillo)
  • Castelo de Trujillo (e suas imponentes muralhas)
  • Palácio Juan Pizarro de Orellana
  • Casa-Fuerte de Luis de Chaves “El Viejo” (foi residência dos Reis Católicos)
  • Casa Museo de Pizarro
  • Porta, Praça e Igreja de Santiago
  • Porta de San Andrés e Igreja de Vera Cruz
  • Porta de Coria
  • Porta do Triunfo

Onde ficar a dormir no 2º dia?

Izan Trujillo

Com a melhor relação qualidade-preço, o hotel Izan Trujillo ocupa o antigo Convento de San Antonio na Plaza del Campillo. O charme do ambiente histórico habita as áreas comuns, enquanto os quartos foram recentemente renovados com todas as comodidades modernas. A opção da tarifa do quarto com pequeno almoço incluído pode compensar neste caso. A piscina é também uma recente adição. Encontra estacionamento público nas ruas em redor e ainda poupa uns euros.

Hostal San Miguel

Uma opção económica no centro histórico de Trujillo, a 300 metros da Plaza Mayor e do Castelo de Trujillo, o Hostal San Miguel ocupa um edifício histórico do século XVII. Apresenta quartos confortáveis, munidos de casa de banho privativa, com AC e decoração simples e tradicional, alguns com varanda. Tem estacionamento privado, mas com custos adicional e tem de reservar previamente.

Parador de Trujillo

Quem procura o luxo e o ambiente ilustre dum típico parador espanhol, encontra no Parador de Trujillo o seu desejo realizado. Ocupa o antigo Convento de Santa Clara, bem no centro histórico da cidade de Trujillo. Elogiado pelo espaço e limpeza dos quartos e o conforto das camas, bem como pela simpatia dos funcionários. Tem amplas áreas comuns, piscina exterior e snack-bar que serve uma cozinha de estilo local com toque moderno. Opção com ou sem pequeno almoço e meia-pensão. Estacionamento privado com custo adicional.

Eurostars Palacio de Santa Marta

Na mesma linha de luxo, o Eurostars Palacio de Santa Marta (século XVI), junto à Plaza Mayor, é um hotel de 4 estrelas onde história e modernidade se fundem harmoniosamente. Apresenta quartos luxuosos, espaçosos e elegantes, irrepreensivelmente limpos e decorados com mobiliário wengué de linhas contemporâneas. Opção com ou sem pequeno almoço. Tem elevador, piscina e bar. Disponibiliza estacionamento privado com custo adicional mas sem possibilidade de reserva.

El Baciyelmo

Se quiser ficar mais do que uma noite em Trujillo, pondere os estúdios do El Baciyelmo. Têm uma cotação de 9,9 no booking.com (coisa rara em Espanha!) É ideal para viagens a 2 com mais privacidade e independência, já que estão equipados com kitchenette que permite preparar refeições ligeiras. Tem jardim e piscina comuns.

Clique para ver mais opções de alojamento em Trujillo

Roteiro para visitar a Extremadura: Dia 3

Trujillo – Parque Nacional de Monfragüe – Plasencia

Parque Nacional de Monfragüe

A manhã do terceiro dia para visitar a Extremadura será dedicada a conhecer os locais mais emblemáticos do Parque Nacional de Monfragüe. Escusado será dizer que, em apenas uma manhã, é impossível explorar o parque a fundo. Mas já dá para abrir o apetite para uma futura visita, ou quiçá para acrescentar mais um dia ao seu roteiro para visitar a Extremadura. Mais abaixo vamos dar-lhe algumas dicas nesse sentido.

Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carro
Salto del Gitano

A primeira paragem do dia será no miradouro do Salto del Gitano, o ex-libris do Parque Nacional de Monfragüe. Dele terá as melhores vistas sobre o colossal maciço rochoso que emerge das águas do rio Tejo até atingir 300 metros de altura. Para além do maravilhoso quadro paisagístico este é um dos pontos privilegiados para observar os famosos abutres-negros e grifos, visto que eles adoram sobrevoar o enorme pico.

Castelo de Monfragüe

Depois de desfrutar das vistas do Salto del Gitano, suba ao vizinho Castelo de Monfragüe, idilicamente construído no topo de uma empinada montanha. Subir até à altaneira torre do castelo pode ser feito, basicamente, de duas maneiras. A mais rápida (e menos cansativa) é de carro. Infelizmente, os lugares disponíveis para parquear junto à íngreme escadaria que dá acesso ao castelo são escassos. O parque de estacionamento oficial encontra-se no sopé do monte, logo, é melhor ir a contar com uma pequena caminhada a pé (pouco mais de 2 km ida e volta). Até porque, muitas vezes, a estrada encontra-se encerrada a veículos motorizados.

Mas não vai dar o esforço por mal empregue! Das ruínas Castelo de Monfragüe e da vizinha Ermida de Nuestra Señora de Monfragüe, que também fica no alto da colina, irá ser brindad@ com esmagadoras vistas panorâmicas 360º sobre o Parque Nacional de Monfragüe. E, em jeito de bónus, ainda terá sérias chances de ver voar um vasto número de grifos e abutres mesmo por cima da sua cabeça. Imperdível!

Plasencia

Confluência do rio Tiétar com o rio Tejo – Roteiro para visitar Extremadura

Castelo visitado, está na hora de voltar a pegar no carro e rumar em direção a Plasencia, o destino final do terceiro dia do nosso roteiro para visitar a Extremadura. Pelo caminho, não deixe de fazer uma breve paragem na confluência do rio Tiétar com o rio Tejo, de onde, com alguma sorte, poderá observar a histórica Ponte Cardenal. Nós nunca lhe conseguimos botar o olho em cima pois apanhamo-la sempre submersa. Talvez tenha melhor fado que o nosso!

Dicas VagaMundos:

  • Como referimos atrás, o Parque Nacional de Monfragüe está longe de se esgotar nos highlights que destacamos. Se gosta de natureza e tiver a oportunidade acrescentar mais um dia ao seu roteiro para visitar a Extremadura, poderá conhecer mais uma mão cheia de cénicos miradouros, como o miradouro do Tajadilla, do Malvavuelta, da Báscula, da Higuerilla e o da Portilla do Tiétar.
  • E se gosta de caminhadas, pode ainda percorrer um dos Trilhos do Parque Nacional de Monfragüe. Os três percursos oficiais são o Trilho Vermelho (13 km ida e volta – se a Ponte Cardenal estiver submersa, é impossível de realizar), o Trilho Amarelo (8,5 km ida e volta) e o Trilho Verde (7,5 km ida e volta). Honestamente, ainda só tivemos oportunidade de percorrer o troço do Trilho Vermelho que se desenrola nas imediações do Castelo de Monfragüe, logo, não lhe conseguimos dizer qual deles é o melhor.
Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carro
Catedrais de Plasencia

Em Plasencia, idilicamente situada no maravilhoso Vale do Jerte, tem à sua espera um dos centros históricos mais encantadores da Extremadura. Passear pelas ruas e ruelas empedradas do “Casco Viejo” de Plasencia, ladeadas de solares, palácios e catedrais, faz qualquer um cair de amores pela outrora capital da Extremadura.

Ajuntamiento de Plasencia

Os locais de visita obrigatória e as experiências a não perder em Plasencia são as seguintes:

  • Visitar a Catedral Velha (românica) e a Catedral Nova de Plasencia (gótica).
  • Antigo Convento de Santo Domingo, também conhecido pelo nome de Convento de San Vicente Ferrer (presentemente alberga o Parador de Plasencia).
  • Plaza Mayor de Plasencia (lugar perfeito para descansar e parar para comer umas boas tapas).
  • Ajuntamiento de Plasencia, de estilo gótico renascentista. Na torre do relógio vive o avô Mayorga que toca os sinos de hora em hora.
  • Visitar o Palácio do Marqués Mirabel e Palacio de Monroy (o mais antigo da cidade).
  • Passear pelos jardins exteriores das imponentes muralhas de Plasencia.
  • Subir à Torre Lucía, que atualmente acolhe o Centro de Interpretação da Fortaleza e da Cidade Medieval de Plasencia.
  • Atravessar a Porta do Sol, a mais importante de todas as portas da muralha que davam acesso à cidade velha de Plasencia.
  • Ir admirar o Aqueduto Medieval e fazer um passeio pelo vizinho Parque de los Pinos.
  • Visitar as Igrejas de San Nicolás, San Martín e San Salvador.
  • Dar um passeio pelo Parque da Ilha junto ao rio Jerte (se estiver calor, dá para ir a banhos na sua praia fluvial).
  • Casa del Deán (Casa do Reitor).

Onde ficar a dormir no 3º e 4º dia?

Como o quarto dia do nosso roteiro para visitar a Extremadura será todo ele dedicado a explorar as maravilhas naturais do Vale do Jerte e arredores, recomendamos que opte por dormir as próximas duas noites no mesmo alojamento. Assim dá uma folga na rotina de fazer e desfazer malas.

Posto isto, a melhor aposta para montar base estes dois dias é em Plasencia (ou arredores), visto que é a cidade que tem a maior oferta de alojamentos da região e os melhores acessos aos principais pontos de interesse da Vale do Jerte. Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos.

Exe Alfonso VIII

Senhorial, clássico e elegante, o Exe Alfonso VIII apresenta 55 quartos apreciados especialmente pelas dimensões, a qualidade das camas, a simpatia e afabilidade dos funcionários e a localização invejável em pleno centro histórico de Plasencia. Pode optar pela tarifa com ou sem pequeno-almoço. Elogiado também pelo restaurante com um menu de qualidade. Tem estacionamento privado mediante um custo extra, mas encontra estacionamento gratuito na zona.

Parador de Plasencia

Mantendo a arquitetura impressionante e original do Covento de Santo Domingo, incluindo corredores espaçosos, arcos e pátios, o Parador de Plasencia apresenta o luxo e a qualidade de serviço por que são conhecidos os paradores de Espanha. As linhas clássicas harmonizam-se com a identidade do edifício do século XV, sem beliscar minimamente as comodidades modernas para satisfação do hóspede mais exigente.

Palacio Carvajal Girón

No coração da Antiga Judiaria e muito próximo da Catedral de Plasencia, o Palacio Carvajal Girón é para quem busca algo diferente. Também ocupa um edifício histórico, mas as linhas minimalistas com detalhes de requinte conferem-lhe um ambiente mais intimista. Destaca-se ainda pelo terraço com vistas para a catedral, o restaurante com opções sem glúten e as duas piscinas sazonais. Vale a pena pagar pelo pequeno almoço que é fabuloso. O único “senão” é o preço do estacionamento.

Clique para ver mais opções de alojamento em Plasencia

Roteiro para visitar a Extremadura: Dia 4

Plasencia – Cascada del Caozo (Cascata Bonal) – Garganta de Los Infiernos – Meandro del Melero

Como já referimos atrás o quarto dia do nosso roteiro para visitar a Extremadura vai ser dedicado a explorar o apaixonante Vale do Jerte, sobejamente famoso pelas suas cerejeiras. O vale é maravilhoso independentemente das estações do ano, mas se o visitar na época das cerejeiras em flor (entre o final de março e o início de abril) terá o bónus de o poder ver completamente pincelado de branco pelas flores de cerejeira.

Cascada del Caozo (Cascata Bonal)

A primeira paragem do dia será na Cascada del Caozo (também conhecida pelo nome de Cascata Bonal) que, em nossa opinião, é a cascata mais bonita do Vale do Jerte. Geralmente, para se desfrutar destes tesouros naturais é o cabo dos trabalhos, mas no caso da Cascada del Caozo é “canja”. É possível ir de carro praticamente até à cascata. Apenas terá de percorrer a pé alguns metros desde o estacionamento até ao passadiço de metal de onde é possível ver a cascata bem de perto e tirar a selfie para decorar o seu mural do Instagram.

Garganta de Los Infiernos

Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carroCascata del Caozo visitada, continue o seu roteiro para visitar a Extremadura rumando até à Reserva Natural Garganta de los Infiernos, para ir conhecer as maravilhosas piscinas naturais Los Pilones, também conhecidas pelo nome de Marmitas de Gigante.

Como as piscinas naturais Los Pilones estão inseridas num parque natural, a única maneira de as visitar é mesmo a pé, tendo sido criados dois percursos pedestres para o efeito.

Ambos arrancam junto do Centro de Interpretação da Garganta de los Infiernos, sendo que o trilho principal é circular e tem cerca de 16 km de extensão. É um percurso muito bonito que atravessa o interior da reserva natural e permite contemplar paisagens e recantos apaixonantes da Reserva Natural Garganta de los Infiernos. Para quem vai com mais tempo e gosta de caminhadas, é uma excelente opção.

Não sendo o seu caso, sugerimos que opte antes por percorrer a versão curta do trilho, criada precisamente para quem tem menos tempo disponível e só pretende conhecer as Piscinas Naturais Los Pilones. Neste caso só terá de percorrer pouco mais de 6 km (ida e volta por percurso linear). Na ida é quase sempre a subir (tirando a parte final em que irá descer até aos poços naturais), mas ainda assim faz-se bem e tecnicamente não apresenta qualquer tipo de dificuldades. Se for num dia de calor, não se esqueça do fato de banho, pois as piscinas naturais Los Pilones são simplesmente irresistíveis.

Uma das muitas cascatas da Garganta Nogaledas
Dicas VagaMundos:

  • se optar pelo trilho curto, antes de chegar a Los Pilones, vai encontrar um desvio que sobe até ao miradouro da Cascata Chorrero de la Virgen. Vale bem a pena percorrer essas centenas de metros extras porque as vistas são mesmo impressionantes!
  • se é fã de caminhadas e quiser acrescentar mais um dia ao seu roteiro para visitar a Extremadura, recomendamos vivamente que vá percorrer também o Trilho das Cascatas da Garganta Nogaledas, que arranca na pequena localidade de Navaconcejo. Ao longo de 7 km irá conhecer um igual número de apaixonantes cascatas.

Meandro del Melero

E para fechar em beleza o quarto dia do nosso roteiro para visitar a Extremadura, nada como rumar até às margens do rio Alagón, mais concretamente até ao Miradouro de La Antigua, situado mesmo no limite da norte da Extremadura, onde a província de Cáceres cola com província de Salamanca.

Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carroDeste fantástico miradouro será brindado com uma das mais belas paisagens da Península Ibérica: o Meandro del Melero. Aqui o rio Alagón, afluente do Tejo, forma uma deslumbrante curva tendo como pano de fundo a verdejante paisagem do Parque Natural Las Batuecas-Sierra de Francia. Um autêntico cartão postal desenhado pela meticulosa mão da mãe natureza.

Pode aceder ao miradouro de La Antigua de carro, por uma estrada florestal que arranca da aldeia de Riomalo de Abajo, mas se vir que tem tempo, recomendamos vivamente a visita ao miradouro percorrendo o fantástico trilho “Verea de Los Pescadores”, um percurso pedestre circular com cerca de 7 km que arranca e termina em Riomalo de Abajo.

Dica VagaMundos: quer prolongar a sua viagem por terras de Espanha? Então aproveite para ir conhecer o Parque Natural Las Batuecas-Sierra de Francia, a Serra de Gredos, a bela cidade de Salamanca e o Parque Natural das Arribas do Douro. Tem com que se entreter durante uma boa semana!

Onde ficar a dormir no 4º dia?

Veja as sugestões que damos para o 3º dia.

Roteiro para visitar a Extremadura: Dia 5

Cáceres – Alcântara

Cáceres

Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carro
Plaza Mayor

O último dia do nosso roteiro para visitar a Extremadura começa com uma visita a Cáceres, conhecida como a cidade medieval mágica da Extremadura. E diga-se em abono da verdade que o cognome assenta-lhe que nem uma luva. Visitar Cáceres é ser transportado à Idade Média numa máquina do tempo feita de muralhas, torres e palacetes monumentais. É por isso sem surpresa que a vemos listada pela UNESCO como Património da Humanidade.

Catedral de Santa Maria

Os locais que consideramos de visita obrigatória em Cáceres são os seguintes:

  • Plaza Mayor de Cáceres onde irá encontrar a Torre de Bujaco, o Foro de los Balbos e o Ayuntamento, a Ermida da Paz, e o Arco de la Estrella, que fura as muralhas para nos dar entrada.
  • Plaza de Santa Maria, onde irá encontrar a esplendorosa Catedral de Santa Maria e se verá rodead@ de belos palácios e solares abrasonados renascentistas. Entre eles está o Palácio Episcopal de Cáceres com um bonito pórtico em arco redondo
  • Atente às célebres Torres de Cáceres: Torre Redonda, a Torre da Erva, Torre dos Púlpitos, Torre do Forno e a Torre das Cegonhas.
  • Plaza San Mateo, Plaza de San Pablo e Plaza de Las Veletas.
  • Museu de Cáceres (onde poderá ver uma cisterna hispano-árabe)
  • Baluarte de los Pozos (excelente miradouro)
  • Plaza de San Jorge, onde se encontra a Igreja de San Francisco Javier.
  • Palácio de los Golfines de Abajo e Palácio de los Becerra.
  • Igreja de Santiago.
Quer mais dicas sobre a cidade de Cáceres? Então não deixe de ler o nosso roteiro com o que ver e fazer em Cáceres.

Alcántara

O nosso roteiro para visitar a Extremadura fecha com uma visita à cidade fronteiriça de Alcántara, sede dos cavaleiros da Ordem de Alcántara e onde foi assinado o Tratado de Alcáçovas onde os Reis Católicos renunciaram às suas reivindicações sobre Portugal.

Roteiro Extremadura | Espanha: o que visitar em viagem de carroO ex-libris de Alcántara é a monumental ponte romana sobre o rio Tejo, uma impressionante obra de engenharia mandada construir pelo Imperador Trajano para facilitar o transporte de metais provenientes da mineração, como o chumbo e o ouro.

A ponte é composta por cinco pilares robustos e seis arcos semicirculares e um arco decorativo, de 14 metros de altura, mesmo no meio do tabuleiro. O conjunto arquitetónico completa-se com um edifício que foi outrora um pequeno templo romano.

Convento de San Benito

Para além da impressionante Ponte Romana, os outros locais de interesse de Alcántara, aos quais recomendamos visita, são os seguintes:

  • Arco de la Concepción, a principal porta de acesso ao centro histórico de Alcántara.
  • Convento de San Benito, que foi outrora a sede dos cavaleiros da Ordem de Alcántara.
  • Casa de la Clavería, uma dos palacetes mais bonitos de Alcántara.
  • Plaza de la Corredera, onde se encontra o Palácio de los Topete e o Palácio de los Roco-Campodrío.
  • Igreja de San Pedro de Alcántara e Estátua de São Pedro de Alcántara, o padroeiro da Extremadura.
  • Igreja de Santa María de Almocóvar, o local onde eram sepultados os cavaleiros da Ordem de Alcántara.
  • Convento das Freiras Comendadoras e Igreja da Antiga Encarnação.
  • Convento de San Bartolomé, presentemente convertido num charmoso alojamento integrado da rede de pousadas da Extremadura.
  • Centro de Interpretação do Parque Natural do Tejo Internacional, localizado na Casa de los Arias de Quintanadueñas.
  • Bairro Judeu, com destaque para o arco da Calle Balconcito e para antiga Sinegoga.
  • Miradouro Balcón del Mundo, com vistas soberbas sobre a Ponte Romana de Alcántara e a cidade.

Onde ficar a dormir no 5º dia?

Hospedería Conventual de Alcántara

Leve belas recordações ao dormir num convento do século XV convertido num hotel de 4 estrelas. Paz e elegância fundem-se no Hospedería Conventual de Alcántara. É a oportunidade de desligar do ruído, escutar a sinfonia do silêncio e desfrutar do tempo a seu bel-prazer, no terraço, na piscina ou no pátio intimista. Quartos espaçosos e luminosos, alguns com vista para o campo, garantem o máximo conforto.

Clique para ver mais opções de alojamento em Alcántara

Dado que há pouca oferta de alojamentos em Alcántara, pode preferir ficar a dormir em Cáceres onde encontra mais opções de hospedagem.

Em cáceres recomendamos, sem hesitações, o soberbo Gran Hotel Don Manuel. Este boutique hotel de 4 estrelas é imbatível em todas as frentes: localização – a 300 metros da Plaza Mayor; comodidades – spa, bar e restaurante; limpeza e conforto; quartos espaçosos aclimatizados, casa de banho privada, TV e WiFi gratuito. O pequeno almoço é de muito boa qualidade e variado, incluindo produtos locais. Muito do bem-estar proporcionado por este hotel reside no staff simpático e prestável.

Soho Boutique Casa Don Fernando

Mesmo na Plaza Mayor, numa casa antiga restaurada, favorito dos hóspedes e com boa relação qualidade-preço, o Soho Boutique Casa Don Fernando oferece quartos elegantes aclimatizados com varanda. Os padrões de qualidade nas comodidades e serviços elevou este hotel ao estilo boutique, incluindo até uma biblioteca. O pequeno almoço é muito bom!

Coladinho à Plaza Mayor, e a preços mais convidativos, o Hotel la Boheme tem uma relação preço-qualidade espetacular. Deve ser o hostal de 1 estrela com o melhor pequeno-almoço. Decoração original e receção muito simpática.

Clique para ver mais opções de alojamento em Cáceres

Mapa do Roteiro para visitar a Extremadura


Clique no canto superior dirteito para aumentar o mapa com os principais pontos de interesse a visitar num Roteiro pela Extremadura de 5 dias.

Outros artigos de Espanha 

Melhores praias Sul de EspanhaRoteiro da Andaluzia | Roteiro da Galiza | Roteiro dos Picos da Europa | Parque Natural Arribes del Duero | ÁvilaBarcelona | Badajoz | Benidorm | Cáceres | GranadaIlhas Cíes | Lago de Sanabria | Lalín | Madrid | MéridaOurense | Puebla de Sanabria | Salamanca | Santiago de Compostela | SegoviaSevilha | Toledo | Vigo | Zamora

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.