Visitar Gouveia: Roteiro com locais a visitar e onde ficar a dormir

Visitar Gouveia: Roteiro com locais a visitar e onde ficar a dormir

Procura uma ideia “fora da caixa” para uma escapadinha à Serra da Estrela? Visitar Gouveia! No Centro de Portugal, Gouveia é terra antiga, serrana e serena, injustamente ignorada na maioria dos roteiros da Serra da Estrela. Na cidade dos jardins esculpidos, as ruas têm uma fisionomia nobre, mas Gouveia tem alma afável e gentil.

Visitar Gouveia: Roteiro com locais a visitar e onde ficar a dormir
Igreja de São Pedro

A simbiose entre Gouveia e a Serra da Estrela forjou o forte vínculo entre Homem e natureza que determina história, património, gastronomia e cultura. Esta terra de sensações é um convite, gravado a letra d’ouro, de descoberta dum mundo de tradições envolto de natureza em estado puro, agraciado pela hospitalidade dos gouveenses e paisagens de arrebatar o coração. Um território para descobrir ao ritmo certo da vida.

Visitar Gouveia: Roteiro com locais a visitar e onde ficar a dormir
Serra da Estrela

Neste artigo revelamos o que não pode deixar de ver e fazer quando visitar Gouveia, cidade e concelho, património histórico e natural entre a serra e os rios, aldeias serranas e trilhos de montanha, a par das nossas sugestões dos melhores hotéis onde ficar, restaurantes onde comer, e um mapa interativo para aproveitar ao máximo a sua escapadinha ou férias em “Gouveia, a nossa estrela”.

Visitar Gouveia: Roteiro com locais a visitar e onde ficar a dormir
Anta da Pedra da Orca

Onde fica Gouveia?

Gouveia é uma cidade portuguesa do distrito da Guarda, situada na extinta província da Beira Alta, região do Centro de Portugal e sub-região das Beiras e Serra da Estrela. Situa-se a cerca de 700m de altitude, na encosta noroeste da maior serra de Portugal Continental, a Serra da Estrela.

É sede do município de Gouveia limitado a norte pelo município de Fornos de Algodres, a nordeste por Celorico da Beira, a leste pela Guarda, a sueste por Manteigas, a sudoeste por Seia e a noroeste por Mangualde.

Distâncias até Gouveia:

Quando visitar Gouveia?

A questão de quando visitar Gouveia, para nós, é de resposta única: sempre que possível! Já para si, é claro que dependerá dos seus interesses.

Visitar Gouveia: Roteiro com locais a visitar e onde ficar a dormir
Folgosinho

Como Gouveia fica na Serra da Estrela, nem precisamos de lhe dizer que é um excelente destino de inverno para escapadinha ou férias na neve. Não se esqueça é de levar agasalho, gorro, cachecol e luvas. Os meses quentes de verão trazem o abraço quente do sol e diversão, quando todo o território se anima com as tradicionais festas populares e religiosas.

Entre uma e a outra estação, a decisão também não é fácil: a primavera veste montanhas e vales dum colorido deslumbrante, e o outono, de tons quentes em mantos de folhas caídas – e as feiras das colheitas e gastronómicas que prometem sempre mesa bem-posta. Sem esquecer que são as épocas com as temperaturas mais amenas para as atividades ao ar livre que este destino de natureza e montanha oferece. Vá preparad@ para a chuva também.

Visitar Gouveia: Roteiro com locais a visitar e onde ficar a dormir
Casa da Torre e Pelourinho de Gouveia

As festas e romarias são uma marca para o povo serrano, que unem sagrado e profano em celebrações com ligação profunda à terra. E Gouveia não é exceção, como o comprovam as Festas do Senhor do Calvário ou a romaria a Nossa Senhora de Assedace.

Visitar Gouveia: Roteiro com locais a visitar e onde ficar a dormir
Baloiço do Faraó

Gouveia tem uma intensa agenda cultural, apresentando, ao longo do ano, eventos diversificados que atraem gente de todo o país. A saber:

  • Feriado municipal: 2ª feira após o segundo domingo de agosto
  • Cantar das Janeiras: janeiro
  • Gouveia ArtRock: em abril, festival de música progressiva a conquistar estatuto internacional
  • Vinal – Vinhas de Altitude: em maio, a aposta de Gouveia no enoturismo
  • Bênção dos Rebanhos – Terras da Transumância: julho em Vila Franca da Serra
  • TAPISCOS Festival de Tapas e Petiscos: em julho
  • Festas do Senhor do Calvário: em meados de agosto, grandes festas religiosas e populares da cidade de Gouveia, considerada a Maior Romaria das Beiras
  • Festival Internacional de Folclore de Gouveia: agosto
  • Festa da Castanha – Sabores de Outono: novembro
  • Festival das Sopas da Serra da Estrela: em novembro todos os caminhos vão dar a São Paio

Onde ficar a dormir em Gouveia? Sugestões de alojamento

Há pouca oferta de hotéis em Gouveia. A grande maioria dos alojamentos de Gouveia inserem-se na categoria do alojamento local, para quem procura a proximidade a serviços turísticos dentro da cidade, ou do Turismo Rural espalhado pelo concelho que atualmente responde a todas as necessidades e desejos, apresentando bons níveis de qualidade.

Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos onde ficar numa escapadinha a Gouveia – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço da região.

Madre de Água Hotel Rural de Charme

Familiar e requintado, Madre de Água é um hotel rural de charme exemplar. Quartos modernos com máximo conforto, espaços harmoniosos assinados pelo bom gosto, ambiente aconchegante, este é o espaço de bem estar e tranquilidade para si que aprecia as coisas boas da vida e o contacto com a natureza. Relaxar na piscina exterior, jantar no restaurante, passear a cavalo na quinta de 60 hectares de vinha, olival, pomar, mata e horta biológica, provar o queijo Serra da Estrela e os vinhos Dão próprios da quinta, ou conviver com os simpáticos animais, são experiências memoráveis. Reserve o seu refúgio a meros 5 minutos de Gouveia.

Quinta das Cegonhas

A 12 minutos de carro de Gouveia, na aldeia de Nabaínhos, a Quinta das Cegonhas dispõe de quartos e de apartamentos autossuficientes, ideais para aquelas férias a explorar a Serra da Estrela, para depois “regressar a casa” para relaxar na piscina, desfrutar dos sabores regionais no restaurante ao jantar ou do pequeno almoço ao acordar. No antigo solar do século XVII renovado, os quartos privados aliam os elementos originais a confortos modernos. As famílias podem optar pela casa individual com 2 quartos e os casais pelo romantismo do bungalow.

Eurosol Gouveia

A mais valia do Eurosol Gouveia é estar localizado no centro da cidade. É um hotel de 3 estrelas que dispõe de quartos duplos, twins e familiares, clássicos, com ar condicionado e pisos em carpete, para quem só precisa dos serviços básicos (cama, banho e pequeno almoço), mas não dispensa estar perto de serviços e atracões turísticas.

Clique para ver mais opções de alojamento em Gouveia

O que ver e fazer em Gouveia: locais a visitar e experiências a não perder

Visitar Gouveia: Roteiro com locais a visitar e onde ficar a dormir
Escadaria do Monte do Calvário

Gouveia tem um lugar especial no nosso coração! É um lugar de luz, afetos e emoções onde temos sempre braços abertos e sorrisos sinceros à nossa espera. É-nos difícil conter a veia emocional sempre que falamos dos lugares que nos são queridos, mas vamos esforçar-nos por ser mais objetivos.

Visitar Gouveia: Roteiro com locais a visitar e onde ficar a dormirOlhando para a história de Gouveia, de forma muito sumária, descobre-se que os vestígios mais antigos achados na cidade remontam à Idade do Bronze. É muito provável que tenha sido fundada pelos Lusitanos e as calçadas romanas no território comprovam ocupação romana. Recebeu foral em 1186, teve castelo que não sobreviveu às invasões napoleónicas e acolheu próspera comunidade judaica que construiu a última sinagoga da Península Ibérica, apenas três meses antes do édito manuelino que ordenou a expulsão dos judeus.

Visitar Gouveia: Roteiro com locais a visitar e onde ficar a dormir
Janela Manuelina da Casa da Torre

Terra de pastorícia e transumância, evoluiu ao ponto de se tornar num dos maiores polos nacionais da indústria têxtil no século XIX. Deste passado recente, as gentes herdaram o caráter pulsante e esclarecido da comunidade operária que teve a coragem de fazer a primeira greve em Portugal.

Visitar Gouveia: Roteiro com locais a visitar e onde ficar a dormir
Claustro dos Paços do Concelho

Foi elevada a cidade em 1988, sem nunca perder a genuinidade do espírito comunitário e de entreajuda que caracteriza as aldeias serranas. A serra está no ADN do território, das tradições e das suas gentes, barro da terra moldado com força de carácter, capacidade de superação e resiliência. Tanto como a tradição, a arte corre nas veias da terra que viu nascer Vergílio Ferreira e Abel Manta.

Visitar Gouveia: Roteiro com locais a visitar e onde ficar a dormirAntes que a veia emocional tome conta da pena, vamos dar-lhe já a conhecer os lugares obrigatórios e as experiências imperdíveis a incluir no seu roteiro para visitar Gouveia:

  • Se vier pela N17, após a rotunda “A Nossa Estrela”, são o Jardim da Ribeira e o muro dos brasões das 23 freguesias que lhe dão as boas vindas a Gouveia. Estacione no parque do mercado municipal, onde fica a Fonte do Tino.
  • Rume à Praça de São Pedro, o centro nevrálgico da cidade, dominada pela Igreja de São Pedro, matriz de Gouveia do século XVII em granito lavrado ao estilo barroco, com fachada revestida a azulejo português e duas torres sineiras
  • Aqui encontra ainda a Igreja da Misericórdia, com brasão real na fachada revestida a azulejo e altar-mor em talha dourada, adossada ao que foi o primeiro hospital de Gouveia; a Fonte de São Lázaro de 1779, e a grandiosa casa brasonada barroca do Solar dos Serpa Pimentel de Gouveia, atual Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, guardiã de oito mil volumes e algum espólio pessoal do escritor gouveense. Espreite a capela da família Serpa Pimentel, a bela Capela de Santa Eufémia.
  • Adentre-se no Bairro do Castelo, a zona histórica por excelência da cidade com o seu traçado urbano medieval. Do Castelo de Gouveia pouco ou nada sobreviveu à passagem das tropas francesas aquando das invasões napoleónicas, à exceção dum pano de muralha ainda visível na Rua do Castelo. A Igreja de São Julião de 1444 teve a mesma má sorte, sendo o templo atual uma reconstrução do século XIX.
  • Deambule pelo labiríntico burgo, visite a Casa da Vivência Judaica, guardiã da torça em granito da última sinagoga construída na Península Ibérica e descubra a história da antiga judiaria de Gouveia no designado Bairro da Biqueira.
  • Siga para o Largo do Pelourinho onde se ergue o Pelourinho de Gouveia diante da impressionante Casa da Torre, o edifício quinhentista mais antigo de Gouveia. Contorne a casa de 3 pisos, que foi habitação dos Marqueses de Gouveia, para apreciar a soberba janela manuelina que dá para a Rua Direita, onde está a Fonte do Assento.
  • Visite o Museu Abel Manta, instalado no Solar dos Condes de Vinhó e Almedina, com uma magnífica coleção de arte contemporânea. Atente à Fonte do Assento.
  • Aprecie o sumptuoso edifício setecentista dos Paços do Concelho, o último Colégio Jesuíta construído em Portugal trazendo finalmente o ensino para a região beirã – propósito cumprido apenas por duas décadas. Uma visita ao interior conduz a dois belíssimos espaços ajardinados, um deles no claustro. O antigo Convento Jesuíta integra ainda o Espaço Arte e Memória, com exposição de arte sacra que ocupa o refeitório monástico, o Museu da Miniatura Automóvel, e o apaixonante Jardim do Paixotão, de cujo miradouro tem vistas de encher o olho (e o coração) sobre a cidade, as serras beirãs e as veigas do Vale do Mondego.
  • Suba a gigantesca escadaria do Monte do Calvário, prestando atenção às capelas dos Passos da Paixão (Agonia de Cristo no Horto e Beijo de Judas). No topo encontra-se a Capela do Senhor do Calvário, orago de Gouveia. Este é o lugar sagrado de maior devoção dos gouveenses, sobretudo em agosto quando acontece aquela que é tida como a Maior Romaria das Beiras. E um miradouro por excelência, abençoado por paisagens arrebatadoras de cortar a respiração o ano inteiro.
  • Desfrute da frescura e beleza dos esculpidos jardins de Gouveia. A “cidade jardim” não descura uma praça ou largo, onde água, verde e flores sempre marcam presença: o Jardim do Paixotão, o Jardim do Parque Infantil, o Jardim Lopes da Costa, o Jardim da Praça Doutor Alípio de Melo, e o magnífico Jardim da Ribeira, nas escarpadas margens da Ribeira Ajax que cruza a cidade de Gouveia.
  • Não saia de Gouveia sem comer um Bolo-Estrela da Pastelaria Mondeguinho, e comprar enchidos beirões, doces caseiros e um (ou dois) fabuloso queijo Serra da Estrela, no mercado municipal.
Igreja Matriz de Gouveia
Casa da Torre e Pelourinho de Gouveia
Visitar Gouveia: Roteiro com locais a visitar e onde ficar a dormir
Paços do Concelho

O que visitar no concelho de Gouveia? Passeios perto de Gouveia

Visitar Gouveia: Roteiro com locais a visitar e onde ficar a dormirAgora que já conheceu o centro histórico de Gouveia, pegue no carro e “perca-se” pelas estradas de vale e montanha que cruzam campos agrícolas e bosques de fantasia, deixando-se conduzir a alguns dos lugares imperdíveis a visitar perto de Gouveia. Avisamos de antemão que temos sugestões para várias escapadinhas a Gouveia. O que ficar por visitar na primeira vez, guarde para uma segunda. Faça as suas escolhas e desenhe incríveis roteiros para visitar Gouveia.

Serra da Estrela

Visitar Gouveia: Roteiro com locais a visitar e onde ficar a dormirGouveia gaba-se de ser a entrada mais sublime na Serra da Estrela, a serra mais alta de Portugal Continental. Para o confirmar, nada como fazer a subida ao maciço pela EN 232, imperdível em qualquer roteiro para visitar Gouveia. Nós somos incapazes de contrariar tal orgulho, por nos ser tão familiar e sempre nos maravilharmos com as facetas que o zigzag da estrada de montanha nos revela.

O que Gouveia se pode orgulhar de facto é de ser guardiã duma mão cheia de pontos de interesse do mais recente geoparque nacional, o Geopark Estrela: as fontes de água pura da serra, o miradouro do lendário Cabeço de Alfátima, o penedo da Cabeça do Velho, a Nascente do Mondeguinho e, chegando ao planalto, o horizonte desimpedido do Vale do Rossim, o espelho de água a 1437 metros de altitude criado pela barragem da Ribeira da Fervença que brota do duro granito. É uma visão de rara beleza, quer de inverno quer de verão, altura em que convida a banhos numa das melhores praias fluviais da Serra da Estrela.

Visitar Gouveia: Roteiro com locais a visitar e onde ficar a dormir
Vale do Rossim
A mais alta serra de Portugal reserva-lhe muito mais surpresas e maravilhas! Descubra tudo lendo o nosso guia e roteiro para visitar o Parque Natural da Serra da Estrela.

Folgosinho

Visitar Gouveia: Roteiro com locais a visitar e onde ficar a dormirUm roteiro para visitar Gouveia não pode dispensar uma visita à aldeia serrana de Folgosinho. Reza a lenda que aqui nasceu o guerreiro lusitano Viriato. Com certeza absoluta que nasce muita água, dado o número de fontes que o povo honra, com quadras e apreço, sendo a Fonte do Pedrão e a Fonte do Outeiro exemplos disso.

Vista do Castelo de Folgosinho

A castiça aldeia de montanha já foi vila, tendo uma réplica do Pelourinho erguido diante da antiga Casa da Câmara. Não deixe de visitar a Igreja Matriz, a singela Capela de São Faustino, o Jardim do Viriato e o sui generis Castelo de Folgosinho, assente numa crista de puro quartzo branco-rosado. Apaixone-se pelas vistas sobre a paisagem e as silhuetas das serras de Montemuro, Arada, Caramulo e Bussaco.

Deixe crescer um apetite de lobo e vá comer ao restaurante O Albertino, uma verdadeira instituição gastronómica da região. Garantimos que não sai de lá nem com fome nem com a carteira depenada. Prepare-se é para sair de lá a rebolar!

Baloiço e Cabeça do Faraó – Portela de Folgosinho 

Folgosinho é o ponto de início da Rota dos Galhardos, que passa pela Calçada Medieval dos Cantarinhos e pela Calçada Romana dos Galhardos. Esta liga à Portela de Folgosinho, mas pode levar o carro até ao Baloiço da Cabeça do Faraó, e partir à descoberta de surreais formações rochosas graníticas, como a famosa Cabeça do Faraó. Depois, desça aos Casais de Folgosinho, que a 8 de Setembro assistem a grande romaria à sua Capela de Nossa Senhora de Assedace, protetora dos pastores e do gado da Serra da Estrela, por excelência. Além disso, todos estes lugares são uma varanda para vistas do outro mundo sobre a serra e o Vale do Mondego.

Covão da Ponte
Dica VagaMundos: não perca a oportunidade de visitar o Covão da Ponte, um excelente espaço de lazer a 950 metros de altitude banhado pelo rio Mondego e brindado com natureza deslumbrante. Já pertence ao concelho de Manteigas, mas, como a natureza não conhece fronteiras, não resistimos a colocar neste roteiro para visitar Gouveia.

Melo

Visitar Gouveia: Roteiro com locais a visitar e onde ficar a dormir
Igreja de Santo Isidoro

Melo é a terra natal do grande escritor Vergílio Ferreira. E desse filho, a aldeia mostra todo o seu orgulho. As referências da aldeia na obra do autor são omnipresentes no trecho urbano da Rota Virgiliana que percorre os lugares das suas vivências e memórias em Melo.

Visitar Gouveia: Roteiro com locais a visitar e onde ficar a dormirEntre o notável património edificado o destaque vai para o Paço de Melo. O Paço de Melo foi residência senhorial dos fundadores de Melo. Apesar do avançado estado de ruína em que se encontra, adivinha-se a sua imponência no traço barroco, na cerca ameada quinhentista, na fachada com vários brasões, na torre com coruchéu em granito, na escadaria de acesso ao andar nobre e na capela dedicada a Nossa Senhora da Paz.

Visite também a Igreja Paroquial de Santo Isidoro, a Capela da Misericórdia, a Capela da Senhora da Conceição, a Capela das Almas ou de Nossa Senhora da Ribeira, a Casa da Câmara e o Pelourinho manuelino, Monumento Nacional.

Nespereira

Visitar Gouveia: Roteiro com locais a visitar e onde ficar a dormirO maior monumento da outrora vila da Nespereira (teve foral manuelino) são as suas gentes, dinâmicas e alegres, que não perdem uma oportunidade para cativar os visitantes. Damos-lhe uma pista: a praça central chama-se Largo da Fonte do Pipo. Percebe a ideia?

Reserve tempo para visitar a Igreja Matriz da Nespereira que tem Nossa Senhora da Graça como padroeira, apreciar a construção acastelada das Casas do Rio (séc. XVII) com janela manuelina, atravessar a Ponte do Chorido, medieval, e beber da sua fonte, mirar as fachadas do Solar dos Albuquerque Veloso e do Solar da Família Osório, descobrir a Fonte da Quinta do Lameiro e as capelas, que Nespereira tem mais do que seria de esperar, até para terras beirãs. Estas são as que conhecemos: Capela do Senhor dos Aflitos, de Nossa Senhora da Encarnação, de São Domingos, de Santo António, de São Pelágio, e dos Penedos Mouros.

Anta da Pedra da Orca (Dólmen do Rio Torto)

O ex libris pré-histórico de Gouveia é o monumento funerário da Anta da Pedra da Orca, em Rio Torto, um dólmen que testemunha a presença humana na região desde tempos muito recuados. Se tiver tempo e interesse, descubra a ponte medieval sobre o Rio Torto, que deu o nome à povoação, a Igreja de São Domingos, a Capela de Nossa Senhora do Carmo, a Capela de Nossa Senhora da Conceição e o Solar dos Boffa Molinar.

Trilhos e Percursos Pedestres de Gouveia

Quem gosta de um bom trilho, não fica nada desapontado ao visitar Gouveia, pois existe mais de uma mão cheia de bons percursos pedestres devidamente marcados e com vários níveis de dificuldade.

Os nossos percursos pedestres favoritos em Gouveia são a Rota dos Galhardos (PR1), a Rota Penedo dos Mouros (PR3), a Rota do Vale de Cadela (PR5) e a Rota do Rio Torto (PR7). Precisa de percorrer estes trilhos pedestres de Gouveia para perceber porque são os nossos eleitos. Abaixo listamos os sete percursos pedestres homologados de Gouveia:

  • Rota dos Galhardos – PR1 GVA (11 km circular)
  • Rota dos Caminhos da Fé – PR2 GVA (16 km circular)
  • Rota Penedo dos Mouros – PR3 GVA (14 km circular)
  • Rota Virgiliana – PR4 GVA (9 km circular)
  • Rota do Vale de Cadela – PR5 GVA (12 km circular)
  • Rota das Alminhas – PR6 GVA (17 km circular)
  • Rota do Rio Torto – PR7 GVA (11 km circular)

O que visitar perto de Gouveia (para umas férias perfeitas)?

Gouveia é a base perfeita para uma semana de férias preenchida de lugares e experiências imperdíveis nesta região serrana. Muito além das férias na neve da Serra da Estrela. Há castelos, uma Aldeia Histórica de Portugal, a mais alta cidade de Portugal, e uma cidade que honra o pão. Abaixo encontra as nossas sugestões para transformar um roteiro de Gouveia numa semana de férias perfeita.

Linhares da Beira e Celorico da Beira

Castelo de Celorico da Beira

Celorico da Beira é um concelho marcado de história, determinante na defesa nacional, como testemunhado pelos seus dois castelos: o de Celorico e o de Linhares da Beira, uma das magníficas Aldeias Históricas de Portugal. Cruzado pelo Mondego e nos contrafortes da Serra da Estrela, foi igualmente beneficiado com um riquíssimo património natural. Celorico é uma vila conhecida como a Capital do Queijo Serra da Estrela. A aldeia de Linhares, como Capital do Parapente.

Em Celorico, entre outros pontos de interesse, destacam-se o Castelo, a Torre do Relógio, as Igrejas de São Pedro e da Misericórdia e o Solar do Queijo.

Aldeia Histórica de Linhares da Beira

Na aldeia medieval de Linhares da Beira prepare-se para uma viagem no tempo num museu a céu aberto, do Castelo ao casario permeado por casas abastadas decoradas com janelas manuelinas. Calcorreie a Rua Direita, descubra a igreja matriz e capelas, a Casa do Judeu, o Fórum Medieval, as fontes e a Calçada Romana.

Quer mais dicas sobre Celorico e Linhares da Beira? Então, não deixe de ler o nosso roteiro completo com o que ver e fazer em Celorico e Linhares da Beira.

Seia

Seia é sobejamente conhecida pelo seu delicioso pão e queijo de ovelha amanteigado. Escusado será dizer que o Museu do Pão de Seia é de visita obrigatória. Para além de uma viagem ao interessante mundo do pão, aproveite para comprar umas iguarias regionais (e um pãozinho acabado de fazer) para um picnic. Mas não se fique por aí. No que a museus diz respeito, Seia ainda oferece o Museu do Brinquedo e o Museu Natural da Eletricidade. Não deixe também de deambular pelo airoso centro histórico de Seia, mirar as vistas do Castelo, apreciar a arquitetura apalaçada, de visitar as bonitas Igreja Matriz e Igreja da Misericórdia.

Quer mais dicas sobre Seia? Então, não deixe de ler o nosso roteiro com o que ver e fazer em Seia e arredores.

Passadiços do Mondego

Os Passadiços do Mondego são a desculpa perfeita para visitar Gouveia numa escapadinha de fim de semana. Recentemente inaugurados, os Passadiços do Mondego prometem tornar-se numa das mais cintilantes estrelas entre os Passadiços de Portugal. De Videmonte ao espelho de água da Albufeira da Barragem do Caldeirão, são 12 km de passadiços e trilhos de terra batida na companhia dum Mondego que corre selvagem por entre abruptos penhascos. Além das vistas de tirar o fôlego, há bosques de fantasia, cascatas, lagoas e poços, três pontes suspensas e uma medieval, ruínas de antigos moinhos e fábricas de lanifícios… Só uma amostra para @ pôr a sonhar!

Clique para ler o nosso guia completo dos Passadiços do Mondego com toda a informação e dicas que precisa para percorrer o percurso pedestre.

Guarda

E que tal incluir no seu roteiro para visitar Gouveia a respetiva sede distrital, a Guarda? A Cidade dos 5 F’s, a mais alta de Portugal, tem um dos centros históricos mais bem preservados da nação. Sólidas muralhas de granito cingem um burgo medieval notável, célebre pela monumental Sé da Guarda, coroado pela Torre de Menagem do Castelo da Guarda, dono dalguns dos monumentos mais antigos de Portugal e duma das judiarias de maior relevo em território nacional. Se gosta de destinos de montanha que aliam turismo histórico-cultural, de natureza e rural, a Guarda é certa para si.

Quer mais dicas sobre a Guarda? Então, não deixe de ler o nosso roteiro com o que ver e fazer na Guarda.

Onde comer em Gouveia? Melhores Restaurantes

Restaurante Lá em Casa (Gouveia)

Travessa Dom Manuel I, Gouveia

O Albertino (Folgosinho)

Adro de Viriato 8, Folgosinho

Fonte dos Namorados (Melo)

Estrada Nacional 17 (km113,5), Melo

Mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar em Gouveia


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos principais pontos de interesse a incluir num roteiro para visitar Gouveia.

Outros artigos do Centro de Portugal

Abrantes | AlcobaçaAveiro | Aldeias Históricas de Portugal | Batalha | Belmonte | Beira BaixaCascata da Cabreia | Castelo de Bode | Castelo Rodrigo | Castro Daire | Celorico e Linhares da Beira | Coimbra | Covilhã | DornesEstações Náuticas Centro de PortugalFigueira da FozFoz do Cobrão |Fragas de São Simão | Garganta do Ocreza | Góis | GuardaLoriga | Manteigas | Monsanto | Nazaré |Óbidos | Ourém | Região do Oeste | Passadiços do Mondego | Passadiços do OrvalhoPenamacor | Penedo Furado | PenichePiódão | Poço Negro | Praias Fluviais Centro de Portugal |Santa Comba DãoSeia |Serra do Açor | Serras de Aire e Candeeiros | Serra da Estrela | Serra da Lousã | Sortelha | Tomar | Vila de Rei | Viseu

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.