Granada: o que visitar, ver e fazer | Roteiro de 2 dias

Visitar Granada: Roteiro de 2 dias com o que ver e fazer

A cidade de Granada é uma das muitas pérolas que a Andaluzia tem para oferecer a quem a visita. Granada tem mesmo muito para admirar mas não há dúvida de que um roteiro para visitar Granada terá sempre como ponto alto o deslumbrante Alhambra, esse monumento mágico que parece saído de um conto de fadas. Se o vir tendo como pano de fundo as colossais montanhas da Serra Nevada vestidas de branco é certinho que vai cair de amores!

Visitar Granada: Roteiro de 2 dias com o que ver e fazer
Alhambra – Roteiro para visitar Granada

Construído pelos califas nos séculos XIII e XIV, Alhambra é por muitos considerado um dos mais belos locais do mundo. Inclusivamente, foi uma das 21 finalistas na gala das 7 Novas Maravilhas do Mundo, que decorreu em Portugal.

Visitar Granada: Roteiro de 2 dias com o que ver e fazer
Bairro Árabe – Roteiro para visitar Granada

Do seu glorioso passado muçulmano, Granada conserva ainda muitas riquezas como sejam o bairro de Albaicín onde sentimos por longos momentos que caminhamos por Marrocos, e o famoso mercado árabe de Alcaiceria. Mas nem só de traços muçulmanos se faz Granada. Faz-se também do esplendor renascentista que veio depois da Reconquista cristã (como a Catedral, a Capela Real, entre outros), e chega aos nossos dias como uma cidade próspera e moderna, com uma animada vida cultural e noturna.

Visitar Granada: Roteiro de 2 dias com o que ver e fazer
Catedral – Roteiro para visitar Granada

É precisamente esta mescla do mundo moderno com a antiguidade muçulmana e católica que faz de Granada um local único e encantador. Siga a nossa sugestão de roteiro de 2 dias para visitar Granada e fique a conhecer os principais pontos de interesse de uma das cidades mais bonitas de Espanha.

Na preparação da sua viagem para visitar Granada, sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Quando visitar Granada?

Visitar Granada: Roteiro de 2 dias com o que ver e fazerSegundo a nossa experiência, a primavera e o outono são, sem sombra de dúvidas, as melhores épocas para visitar Granada, evitando o calor sufocante do verão, principalmente nos meses de julho e agosto, que coincidem com a época alta, com mais turistas, mais horas de espera para entrar nas atrações turísticas e preços de hotéis e restaurantes inflacionados.

Outra excelente altura para visitar Granada é no inverno, altura em que poderá ver as magistrais montanhas da Serra Nevada vestidas de branco.

Onde ficar em Granada? Sugestões de Alojamento

Granada Old Town Hostel

Com uma localização central, rodeado por lojas e restaurantes e apenas a 5 minutos a pé da Catedral de Granada, o Granada Old Town Hostel é uma das soluções de alojamento mais económicas da cidade. O hostel disponibiliza quartos com cama de casal e camas individuais em dormitórios (todos os quartos têm acesso a casas de banho partilhadas) e os hóspedes têm acesso a uma cozinha comum. Excelente opção para quem quer poupar dinheiro com refeições.

Casa de Reyes

O Casa de Reyes apresenta uma das melhores relações qualidade/preço de toda a cidade. A localização é central e os cativantes quartos têm ar condicionado, piso em madeira, mobiliário antigo e casa de banho privativa. Recomendamos sem hesitar.

Palacio Cabrera – Lillo

E que tal alugarem um estúdio para a vossa estada em Granada? Se a ideia vos parece bem então o Palacio Cabrera – Lillo é uma das melhores opções. Fica localizado mesmo no centro da cidade (Catedral de Granada fica a 600 metros) num aprazível palácio do século XIX com um design contemporâneo. Todos os apartamentos têm ar condicionado, uma área de estar com televisão, cozinha equipada e casa de banho completa.

Shine Albayzín

O Shine Albayzín é um dos alojamentos mais charmosos de Granada. O hotel ocupa um palácio do século XVI na rua Carrera del Darro e tem um design impressionante. Todas as acomodações apresentam uma decoração elegante e ar condicionado. Os quartos superiores oferecem fantásticas vistas sobre Alhambra e o Rio Darro. Os apartamentos possuem ainda uma kitchenette. O pátio do Hotel Shine Albayzín foi transformado num atraente salão, onde os hóspedes podem desfrutar de chá e bolos gratuitos à tarde. Um miminho que sabe sempre bem, depois de um dia a explorar a cidade.

Clique para ver mais opções de alojamento em Granada

O Melhor de Granada (Andaluzia): o que ver e visitar num roteiro de 2 dias

1º dia do Roteiro para visitar Granada

Visitar Granada: Roteiro de 2 dias com o que ver e fazer

Sugerimos que comece o seu roteiro para visitar Granada pelo bairro do Realejo, antigo centro da atividade mourisca de Granada, vagueando pelas suas ruas labirínticas, típicas das cidades muçulmanas. O bairro do Realejo é um excelente local para degustar umas tapas em típicas tabernas espanholas.

Daí prossiga para o centro da cidade, passeando pelas inúmeras plazas e observando a já mencionada herança moçárabe (visível não só nos edifícios e monumentos, mas também nos habitantes de Granada).

Visitar Granada: Roteiro de 2 dias com o que ver e fazer

A caminho do mercado de Alcaiceria, é obrigatória a passagem pela Plaza Isabel la Católica, onde se encontra a estátua da Rainha Isabel a conceder a Colombo a permissão para rumar para o continente que haveria de ser conhecido pelas “Américas”.

Ao chegar à Alcaiceria, vai entrar num outro mundo. Literalmente. Num ápice vai ser transportado para ruelas estreitas repletas de artefactos do Norte de África. Um verdadeiro portal para o mundo árabe. Uma vez lá pode aproveitar para comprar artesanato e alguns souvenirs para oferecer aos que não tiveram a sorte de o acompanhar nesta viagem a Granada.

Visitar Granada: Roteiro de 2 dias com o que ver e fazer

Compras feitas, o nosso roteiro vai levá-lo de volta ao mundo cristão, mais concretamente até à Catedral de Granada. Mandada construir de forma a mostrar ao mundo que a conquista da cidade de Granada aos mouros tinha sido total. A Catedral foi desenhada para ser gótica mas cinco anos após o início da sua construção (1523) mudou para um estilo renascentista. De referir que é aqui que estão sepultados os Reis Católicos.

Daí siga caminho até à Plaza Nueva, que como o próprio nome indica é relativamente moderna quando comparada com as outras principais plazas de Granada.

Na Plaza Nueva vai poder encontrar vários e diversificados restaurantes, bares e esplanadas. É o local perfeito para terminar o primeiro dia do seu roteiro para visitar Granada aproveitando o melhor da dolce vita granadina.

2º dia do Roteiro para visitar Granada

Inicie o segundo dia do seu roteiro para visitar Granada com a visita a Alhambra, que como já mencionamos anteriormente, é o ex-libris Granada. O seu nome deriva da palavra árabe “al-qala’at al-hambra”, que significa castelo vermelho.

O melhor de Granada

Foi uma fortaleza desde o século IX mas nos séculos XIII e XIV foi também transformado num palácio (palácio Nasrid que fica no interior do complexo de Alhambra). No século que se seguiu Alhambra foi tomada pelos espanhóis, transformando a mesquita numa… Adivinhem só! Igreja católica!

Dica VagaMundos: Alhambra é um dos monumentos mais visitados de toda a Espanha e existem limitações do número de visitantes por dia. Por isso jogue pelo seguro e adquira os bilhetes de entrada com a maior antecipação possível. Da primeira vez que fomos a Granada não reservamos e acabamos por não conseguir visitar Alhambra, o que foi algo frustrante.
Da última vez optamos por comprar este tour guiado ao Palácio da Alhambra e os Jardins de Generalife, que já incluí no preço as entradas prioritárias, e gostamos imenso da experiência.
Visitar Granada: Roteiro de 2 dias com o que ver e fazer

Daí, siga para Albaicin, o bairro árabe que fica localizado num pequeno morro mesmo à frente de Alhambra. À medida que se for adentrando no coração do bairro, vai novamente ter a sensação de caminhar por uma qualquer cidade marroquina. E não é somente devido às suas ruas estreitas e labirínticas, mas sobretudo devido às inúmeras casas e bancas que vendem de tudo o que se pode encontrar no mundo árabe.

Não faltam também as famosas casas de chá marroquinas, sempre acompanhadas do não menos famoso narguilé, e como não poderia deixar de ser, vai encontrar a variada gastronomia do Norte de África. Um bairro perfeito para se vaguear sem rumo, com um aroma de outras paragens.

Visitar Granada: Roteiro de 2 dias com o que ver e fazerMas a estrela maior de Albaicin é, sem sombra de dúvida, o animado miradouro da praça de San Nicólas (nome que lhe advém da igreja nela localizada). Do miradouro terá a mais bela vista da cidade sobre Alhambra, com as montanhas da Serra Nevada como pano de fundo. Imprescindível não perder um final de tarde neste local, ao som da música ritmada dos artistas de rua que habitam por estas paragens.

Visitar Granada: Roteiro de 2 dias com o que ver e fazer

O pôr-do-sol tendo como cenário o imperial Alhambra vai para sempre ficar-lhe gravado na memória. É o final perfeito para qualquer roteiro de Granada.

Dica VagaMundos:  se gosta de uma boa caminhada aproveite a sua viagem a Granada e vá percorrer o Trilho Cahorros de Monachil, um dos melhores percursos pedestres do Parque Nacional da Serra Nevada. Há sua espera tem uma escarpada garganta, pontes suspensas, cascatas e paisagens de montanha de fazer cair o queijo. Clique para mais informações sobre o Trilho Cahorros de Monachil e para descarregar o track GPS para levar no seu smartphone.

Mapa do roteiro para visitar Granada: principais pontos de interesse turístico


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com os principais pontos de interesse do roteiro para visitar Granada

Outros artigos de Espanha 

Melhores Escapadinhas de Espanha | Melhores praias Sul de Espanha | Melhores praias da Galiza | Melhores Praias de CádizMelhores Trilhos de EspanhaRoteiro da AndaluziaRoteiro das Astúrias | Roteiro de Extremadura | Roteiro da Galiza | Roteiro de Maiorca | Roteiro do País BascoRoteiro dos Picos da Europa | Roteiro dos Pueblos Blancos | Roteiro Sierra Nevada | Roteiro Somiedo | Roteiro TenerifeParque Natural Arribes del Duero | Parque Natural Baixa Limia e Serra do Xurés | ÁvilaBarcelona | Badajoz | Benidorm | BilbauCáceres | CádizCamino de Hierro | Córdoba | GibraltarIlhas Cíes | Ilha de OnsLago de Sanabria | Lalín | Madrid | Málaga | MéridaOurensePalma de Maiorca | PlasenciaPontevedraPuebla de Sanabria | Ronda | Salamanca | San Sebastián | Santiago de CompostelaSegóvia | Sevilha | Toledo | ValênciaVigo | Zamora | Zaragoza

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

6 COMENTÁRIOS

  1. Foi fácil arranjar bilhetes para visitar Alhambra? Li que devemos comprar os bilhetes online, porque costumam esgotar.

    • Nós já estivemos por duas vezes em Granada mas da vez que fomos a Alhambra foi em época baixa. Como tal não tivemos problemas com os bilhetes. Da segunda vez fomos no Verão e na altura os bilhetes estavam esgotadas durante uns 5 dias. Para garantir o melhor mesmo é reservarem.

  2. Maria João Duarte Maria João Duarte

    Bom dia

    É seguro deixar o carro estacionado na rua?
    Muito obrigada

    • Olá Maria João,
      Nós nunca tivemos qualquer problema em deixar o carro estacionado na rua em Granada mas, como em qualquer cidade grande, existem relatos de assaltos aos carros, sobretudo de noite. É sempre um risco.
      Se quiser jogar pelo seguro opte por um hotel que tenha estacionamento vigiado.
      Boa viagem!

  3. Bom dia VagaMundos.
    Parabéns pelo belíssimo relato. Repleto de história e dicas. Infelizmente meu tempo será curto em Granada, apenas um dia, e terei que priorizar Alhambra, no entanto já fiquei com vontade de ficar a mais para conhecer a cidade.

    • Olá Yordan,
      Muito obrigado pelo feedback. Granada é uma cidade fantástica com imenso que ver e fazer. Já fica com uma boa desculpa para regressar.
      Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.