Capri: o que visitar, como ir e onde ficar | Roteiro 1 dia

Capri: o que visitar, como ir e onde ficar | Roteiro 1 dia

Bem vind@ ao nosso guia prático para visitar a Ilha de Capri, um dos destinos mais deslumbrantes (e glamorosos) do sul da Itália, simplesmente perfeito para combinar com uma viagem a Nápoles e/ou à Costa Amalfitana. Nele vamos partilhar consigo um roteiro para visitar Capri, com os locais e experiências verdadeiramente imperdíveis, dicas de alojamentos onde ficar em Capri, melhores alternativas para viajar para a ilha, e muitas outras informações práticas que lhe vão facilitar a logística e permitir desfrutar ao máximo dos encantos desta paradisíaca ilha do Mediterrâneo, cuja beleza natural o vai fazer cair de amores.

Capri: o que visitar, como ir e onde ficar | Roteiro 1 dia

Na preparação da sua viagem para visitar a Ilha de Capri, não deixe de ler os seguintes artigos:

Onde fica a Ilha de Capri?

Capri: o que visitar, como ir e onde ficar | Roteiro 1 dia
Estátua de Augustus Caesar no Monte Solano

A Ilha de Capri integra a região italiana da Campânia, cuja capital é Nápoles. Fica localizada no sul da Itália, mais concretamente no mar Tirreno mesmo em frente da Península Sorrentina, a sul do Golfo de Nápoles.

Quando visitar Capri?

Capri: o que visitar, como ir e onde ficar | Roteiro 1 dia
Marina Grande

A Ilha de Capri figura entre os destinos balneares mais famosos da Itália, assistindo a um elevadíssimo afluxo de visitantes no verão, entre eles um sem número de celebridades internacionais, sendo particularmente concorrida de finais de junho a inícios de setembro.

Miradouro dos Jardins de Augustus

Como é uma ilha relativamente pequena, a enorme procura nos meses de verão, traduz-se em preços elevados nos alojamentos e demais serviços turísticos, que mesmo fora da época alta já não são propriamente conhecidos por serem económicos. Para além de preços mais picantes, se visitar Capri no verão, também convém ir mentalizad@ para encontrar Capri, e os ferries que ligam Nápoles e Sorrento à ilha, completamente à pinha.

Tendo tudo isto em conta, em nossa opinião, a melhor época para visitar a Ilha de Capri é de maio a inícios de junho ou de finais de setembro a outubro. O clima é, por norma, quente com dias de céu limpo, há muito menos multidões, os serviços turísticos estão todos abertos e os alojamentos têm preços consideravelmente melhores. Mesmo assim sugerimos vivamente que planeie visitar Capri durante a semana, pois, mesmo nas shoulder seasons, aos fins-de-semana a ilha recebe por norma muitos visitantes.

Quantos dias são necessários para visitar Capri?

Capri: o que visitar, como ir e onde ficar | Roteiro 1 dia
Belvedere Pizzolungo

Como já referimos, a Ilha de Capri é relativamente pequena, tendo pouco mais de 10 km² e somente duas localidades, nomeadamente Capri e Anacapri. Mas não se deixe enganar pelo tamanho. Em 1 dia ou mesmo 2 dias é virtualmente impossível conhecer as inúmeras atrações que a ilha de Capri tem para oferecer, sobretudo se gostar de fazer caminhadas ou praticar desportos náuticos.

Capri: o que visitar, como ir e onde ficar | Roteiro 1 dia
Marina Piccola

Contudo, tendo um dia inteiro disponível para visitar Capri, já consegue ficar com uma boa ideia da ilha, sobretudo se tiver a oportunidade de ficar a dormir uma noite na ilha, algo que a grande maioria das pessoas não faz, pois opta por visitar Capri num daytrip a partir de Sorrento ou Nápoles, onde o preço dos alojamentos é consideravelmente. É certo que poupa na estadia, mas, em contrapartida, irá perder horas preciosas para explorar a ilha e perder a oportunidade de desfrutar de Capri ao entardecer e à noite, quando a grande maioria dos turistas já se foi embora, e a atmosfera é mais tranquila e romântica.

Seguro de Viagem para Capri

Teleférico do Monte Solano

Algo que consideramos muito importante numa viagem à Itália é um bom seguro de viagem com coberturas que nos façam sentir totalmente protegidos. E no atual contexto epidemiológico, é de crucial importância que um seguro de viagem tenha cobertura COVID-19. Só assim é possível viajar com tranquilidade.

Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem à Ilha de Capri e não se esqueça que, ao utilizar o nosso link, terá um desconto de 5% na compra seu seguro de viagem.

Como ir à Ilha de Capri a partir de Nápoles e Sorrento?

Nesta secção vamos partilhar consigo as melhores soluções para visitar Capri a partir de Nápoles e Sorrento, para que possa tomar uma decisão informada de acordo com os seus objetivos de viagem.

Visitar a Ilha de Capri por conta própria

Ferry para a Ilha de Capri

Durante todo o ano existem ferries entre a Ilha de Capri e as cidades de Nápoles e Sorrento. O percurso de ferry entre Sorrento e a Ilha de Capri demora menos de 30 minutos, e entre Nápoles e a Ilha de Capri, pouco menos de 1 hora (barco rápido).

No caso de optar por dormir (pelo menos) uma noite na ilha, ambas as opções são válidas. Mas, se optar por visitar Capri num daytrip, Sorrento é claramente a melhor opção: os ferries são mais frequentes e poupa tempo com as viagens que demoram somente 30 minutos (ao invés de uma hora, como acontece com os ferries, menos frequentes, de Nápoles).

Ficar hospedado em Sorrento tem a vantagem de poupar na estadia (como já referimos atrás o alojamento em Sorrento é consideravelmente mais barato do que em Capri). Mas fica com menos tempo para visitar a ilha. Neste caso, de forma a aproveitar o melhor possível o seu dia, tente ir num dos primeiros ferries do dia (os primeiros costumam ser entre as 8h e as 9h) e regressar ao final da tarde (os últimos ferries costumam sair por volta das 18h-19h). Como esses são os horários favoritos da maioria dos viajantes, recomendamos vivamente que reserve os ferries com o máximo de antecedência possível, sobretudo se viajar durante a época baixa.

Clique para consultar horários e preços, e fazer as suas reservas através do Direct Ferries

Visitar a Ilha de Capri inserido numa excursão

Capri: o que visitar, como ir e onde ficar | Roteiro 1 dia
Um tour de barco é uma excelente opção para visitar a Ilha de Capri

Caso não queira lidar com questões logísticas, pode visitar a Ilha de Capri integrando uma excursão de barco a partir de Nápoles ou Sorrento, sendo que até pode aproveitar para incluir na mesma uma visita à Gruta Azul, o maior highlight da Ilha de Capri.

Abaixo encontra os tours de um dia para visitar Capri com partida de Nápoles e Sorrento que apresentam a melhor relação qualidade/preço. Clique nos respetivos links para consultar os programas, ler reviews e fazer as suas reservas:

Dica VagaMundos: na escolha dos tours, e porque os imprevistos acontecem, evite sempre reservar tours que não permitam cancelamento gratuito. Dê prioridade às excursões e atividades que tenham boas reviews e permitam cancelar sem custos com (pelo menos) 48h de antecedência.

Como se deslocar na Ilha de Capri?

Funicular

Apenas os moradores de Capri podem conduzir automóveis na ilha, sendo que o único veículo motorizado que pode ser utilizado pelos visitantes são as scooters. Contudo, a oferta das mesmas é escassa e os preços dos alugueres são elevados.

Posto isto, a melhor maneira de se descolar em Capri é mesmo de transportes públicos (funicular e autocarros) e a pé, até porque a parte oriental da ilha está completamente vedada a veículos motorizados.

Todos os ferries que chegam à ilha atracam na Marina Grande que se encontra ligada ao centro da localidade de Capri por funicular e autocarro. Da localidade de Capri partem autocarros para outros lugares da ilha (como sejam Anacapri, Punta Carena e Marina Piccola) e arrancam os trilhos mais emblemáticos do lado oriental da ilha.

Contudo, se visitar Capri nos meses de verão, convém ir preparado para longas filas para os autocarros. As alternativas são caminhar muito ou recorrer aos táxis, cujas tarifas são ao preço do ouro.

Onde ficar na Ilha de Capri? Sugestões de alojamento

Como já referimos, os preços dos alojamentos em Capri variam entre o caro e o caríssimo. Logo, prepare-se para alocar uma fatia considerável do seu orçamento de viagem para a estadia. É o preço a pagar para dormir numa das ilhas mais paradisíacas e glamorosas da Europa.

Se deixar as reservas de alojamento para a última hora, ainda pior. Sobretudo se viajar durante a época alta. É que os preços dos alojamentos em Capri chegam a triplicar durante os meses de verão… Isto, quando não estão quase todos esgotados. Por isso, recomendamos vivamente que reserve o seu hotel em Capri com bastante antecedência através do Booking.com, pois permite cancelamento sem custos em praticamente todas as reservas.

Na nossa opinião, a melhor cidade onde ficar quando visitar a Ilha de Capri é a povoação homónima de Capri, pois é a localidade que fica mais equidistante da grande maioria dos pontos de interesse da ilha e que se encontra melhor servida de transportes públicos. No fundo, a localidade de Capri, é o centro turístico da ilha, cheia de glamour e pejada de atraentes bares e restaurantes. Contudo, alertamos já, que é a zona mais cara da ilha e que no verão está por norma à pinha, devido aos cruzeiros que atracam na ilha.

Uma alternativa um pouco mais económica (se é que se pode utilizar esta palavra na Ilha de Capri) é a localidade de Anacapri. Perde um pouco na localização, mas, além dos preços dos alojamentos serem mais simpáticos, tem também a vantagem de ser mais sossegada do que a localidade de Capri. Se procura um ambiente mais romântico e intimista, é sem dúvida a melhor aposta.

Por último, listamos abaixo as nossas sugestões de alojamentos na Ilha de Capri (na localidade homónima e em Anacapri), todos eles com uma estupenda relação qualidade-preço na sua categoria.

Melhores Hotéis onde ficar em Capri

Capri Wine Hotel

A meros 10 minutos do centro de Capri, o Capri Wine Hotel é uma casa de quinta vinícola transformada num hotel charmoso familiar, com jardim e vistas deslumbrantes da Baía de Nápoles. Dispõe de 10 quartos privados, confortáveis e aconchegantes, mobiliados de forma simples, com TV flatscreen, mini-fridge, (quase) todos com vista-mar.

Hotel La Minerva

O Hotel La Minerva, com 18 quartos, é um boutique hotel de gerência familiar, localizado no centro de Capri, perto das ruas comerciais da moda, mas longe da agitação turística, o que lhe confere o ambiente tranquilo e intimista. O rooftop com piscina, jardim e terraço oferece vistas deslumbrantes sobre o mar. Os quartos privados, a maioria com terraço ou varanda, têm um toque tradicional, mas os confortos e comodidades são bem modernas. Serviço muito personalizado e ambiente exclusivo.

Hotel Mamela

No Hotel Mamela viverá uma das melhores experiências na ilha. A infinity-pool é incrível, o ambiente absolutamente relaxante e harmonioso, a comida excelente. Aqui usufrui de conforto, localização central e elegância da arquitetura original da Ilha de Capri.

Clique para ver mais opções de alojamento na localidade de Capri

Melhores Hotéis onde ficar em Anacapri

Hotel Orsa Maggiore

Se o que procura é um hotel pequeno, privado, panorâmico, com ambiente familiar e um toque de charme, o Hotel Orsa Maggiore é o lugar ideal para si. Encontrá-lo-á em Anacapri, ao longo da estrada que conduz à Grotta Azzurra: quartos elegantes aclimatizados com varanda ou terraço privado, jardins panorâmicos, spa e uma infinity-pool com vista para o mar e para a ilha de Ischia

Hotel Villa Ceselle

A charmosa Villa Ceselle, com lindos jardins panorâmicos e vista para o Vesúvio, oferece quartos amplos com tetos abobadados, elegantemente decorados, aclimatizados e com casa de banho privada com amenities de luxo. Situado numa localização panorâmica em Anacapri, fica perto do teleférico para o Monte Solaro e da praça central, a Piazza Caprile.

Hotel Caesar Augustus

Artistas, príncipes e reis adoraram a privacidade exclusiva deste 5 estrelas à beira da falésia, suspenso entre o céu e o mar com vistas para a Baía de Nápoles e a Costa Amalfitana. Sabemos que também vai adorar. O Hotel Caesar Augustus é uma villa histórica transformada num hotel de luxo com belos quartos e 6 suites absolutamente inesquecíveis, com tudo a que tem direito: infinity-pool, spa, centro de bem estar e de fitness, restaurante e bar.

Clique para ver mais opções de alojamento na localidade de Anacapri

O que visitar em Capri? Roteiro de 1 dia com o que ver e fazer

Capri: o que visitar, como ir e onde ficar | Roteiro 1 dia
Monte Solano, o ponto mais alto da ilha

Agora que já leu todas as informações práticas necessárias para planear a sua viagem à Ilha de Capri, está na hora de lhe mostrarmos os principais locais de interesse que deve incluir no seu roteiro para visitar Capri.

Capri: o que visitar, como ir e onde ficar | Roteiro 1 dia
Piazza Umberto I

Mas antes, queremos alertar que o nosso roteiro de 1 dia para visitar Capri foi desenhado partindo do pressuposto de que irá dormir na ilha. Caso opte por fazer apenas um daytrip, dormindo em Nápoles ou Sorrento, terá naturalmente menos horas disponíveis para conhecer a ilha. Como tal, terá forçosamente de fazer alguns ajustes de acordo com os seus interesses.

Passeio de barco ao redor da Ilha de Capri

Posto isto, os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências a não perder na Ilha de Capri num roteiro de 1 dia são as seguintes:

  • Comece o seu roteiro para visitar Capri apanhando o funicular que liga a Marina Grande à localidade de Capri mais concretamente à La Piazzeta (Piazza Umberto I), o coração da vila. Apesar do seu diminuto tamanho, irá encontrar vários cafés e restaurantes com aprazíveis esplanadas e será brindad@ com lindas vistas panorâmicas. Logo ao lado poderá visitar também a Igreja de Santo Stefano.
  • Percorrer a Via Camerelle, a rua mais chique de Capri e que concentra a maior quantidade de lojas de luxo.
  • Fazer uma caminhada desde La Piazzeta de Capri até ao majestoso Arco Naturale. As vistas sobre a costa são de cortar a respiração! Se for pelo caminho mais curto, que segue maioritariamente pelas ruas e ruelas do centro da ilha, são sensivelmente 3 km ida e volta. Mas, se gosta de caminhadas, recomendamos vivamente que faça o percurso circular regressando à La Piazzeta pelo Trilho Pizzolungo (que passa pelos miradouros panorâmicos Belvedere di Tragara e Belvedere Pizzolungo). No total terá de percorrer 5 km e superar mais desníveis, mas as paisagens compensam cada gotinha de suor. No mapa que disponibilizamos no final do artigo encontra o traçado do trilho circular.
  • Desfrutar das soberbas vista sobre a costa de Capri dos Jardins de Augustus e do vizinho Miradouro de Belvedere Tragara (se seguiu a nossa sugestão do trilho circular até ao Arco Naturale, já passou por este último). De ambos os pontos conseguirá observar bem os Faraglioni Di Capri, as famosas formações de rocha da Ilha de Capri. Dos miradouros dos Jardins de Augustus poderá também ver a famosa Via Krupp, um fotogénico caminho pedonal curvilíneo, que serpenteia montanha abaixo ligando os Jardins de Augusto à Marina Piccola. Infelizmente, o mesmo encontra-se encerrado por razões de segurança.
Capri: o que visitar, como ir e onde ficar | Roteiro 1 dia
Faraglioni Di Capri vistos do Belvedere di Tragara
  • Caminhada feita (e vistas desfrutadas) apanhe o autocarro na localidade de Capri e vá até à castiça Anacapri. Passeie sem pressas pelas ruelas da altaneira localidade não deixando de visitar a Igreja de Santa Sofia, a Igreja de São Miguel Arcanjo, a Casa Rossa e a Villa San Michele.
  • Subir de teleférico ao Monte Solaro, o ponto mais alto da Ilha de Capri (589 metros de altitude), onde será brindad@ com vistas soberbas sobre toda a ilha e arredores (o teleférico arranca da Piazza Vittoria em Anacapri). Em dias limpos até se consegue avistar o Vesúvio e Nápoles. Tenha em atenção que o teleférico é, na verdade, uma cadeira do género do que encontra nas estações de ski. Se sofre de vertigens, pense duas vezes!
  • Mergulhar nas cristalinas águas azul-turquesa numa das praias de Capri. As melhores opções são a Praia da Marina Grande (perto do local onde chegam os ferries) e a Praia Marina Piccola (a nossa favorita).
  • Fazer um passeio de barco ao redor da ilha com visita à famosa Gruta Azul (Grotta Azzurra). Pode reservar o seu passeio com antecedência (sem custos adicionais e cancelamento gratuito) através do GetYourGuide.
  • Assistir ao pôr-do-sol junto ao farol de Punta Carena ou na vizinha praia Lido del Faro, para fechar com a chave de ouro o seu roteiro a visitar Capri.
Vista do Monte Solano
Capri: o que visitar, como ir e onde ficar | Roteiro 1 dia
Praia Marina Piccola
Capri: o que visitar, como ir e onde ficar | Roteiro 1 dia
Farol de Punta Carena

Mapa dos principais locais a visitar na Ilha de Capri


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos pontos de interesse a visitar em Capri num roteiro de 1 dia.

Outros artigos de Itália

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.