Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e Praias

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e Praias

Está a pensar em incluir a ilha de Kefalonia na sua próxima viagem à Grécia e não quer perder pitada das maravilhas da maior das Ilhas Jónicas? Então este artigo é para si. Nele vamos partilhar um guia e roteiro para visitar Kefalonia, com as nossas praias e lugares favoritos e muitas dicas práticas que lhe vão facilitar a logística e permitir desfrutar ao máximo da sua viagem a uma das mais belas ilhas gregas.

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e Praias
Praia Myrtos – Roteiro para visitar Kefalonia

Apesar de não ter a popularidade de outras ilhas gregas, como Mykonos ou Santorini, no que a beleza diz respeito, Kefalonia não lhes fica nada atrás. No que a praias diz respeito, até lhes ganha de “goleada”. Sim, a ilha de Kefalonia tem o maior número de praias paradisíacas por quilómetro quadrado da Grécia, desde extensas praias de areia branca e águas azul-turquesa a recônditas calas de seixos com águas cristalinas de um verde-esmeralda simplesmente incrível. Vai ter de se beliscar para ter a certeza de que não está a sonhar!

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e Praias
Cala Emplisi – Roteiro para visitar Kefalonia

E o melhor de tudo é que os encantos de Kefalonia estão (muito) longe de se resumir a divinais praias e paisagens costeiras de cortar a respiração. Por ser uma das ilhas gregas com mais baixa densidade populacional, vai encontrar também uma miríade de verdejantes florestas e um dos santuários naturais mais surpreendestes da Grécia, o Parque Nacional Monte Ainos, a montanha mais alta de todo o Arquipélago das Ilhas Jónicas.

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e Praias
Praia Antisamos – Roteiro para visitar Kefalonia

Some-lhe várias mãos cheias de pitorescas vilas piscatórias, majestosas fortalezas medievais, sublimes mosteiros ortodoxos e uma gastronomia de comer e chorar por mais e já fica com uma boa ideia do que tem à sua espera quando visitar Kefalonia. Avisamos já que há sérios riscos de se vir a tornar a sua ilha grega favorita!

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e Praias
Mosteiro de Agios Gerasimos – Roteiro para visitar Kefalonia
Na preparação da sua viagem a Kefalonia, sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Informações, guia e dicas de viagem para visitar a Ilha de Kefalonia (Cefalónia)

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e Praias

Informações práticas

  • Língua: Grego
  • Moeda: Euro
  • Fuso Horário: GMT +2
  • Indicativo Grécia: +30
  • Visto Grécia: sendo um país da UE, os cidadãos portugueses podem viajar para a Grécia apenas com o Cartão de Cidadão, não sendo necessário qualquer tipo de Visto. Os cidadãos brasileiros terão de levar o passaporte, mas também não precisam de Visto para visitar a Grécia (estadias para fins turísticos até 90 dias).

Onde fica a Ilha de Kefalonia?

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e PraiasKefalonia é a maior ilha do Arquipélago das Ilhas Jónicas que, como o próprio nome indica, fica situado no Mar Jónico, um braço do Mar Mediterrâneo. O arquipélago fica situado a oeste da Grécia continental, do qual fazem parte 7 ilhas gregas e vários ilhéus. As outras ilhas gregas do arquipélago das Jónicas são Corfu, Lefkada, Zakynthos, Paxos, Ítaca e Citera. A Ilha de Kefalonia dista sensivelmente 300 km de Atenas, a capital da Grécia.

Como chegar à Ilha de Kefalonia? Dicas de voos e ferries

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e Praias
Bosset Bridge – Argostoli
A maneira mais fácil de chegar a Kefalonia é de avião, com destino ao Aeroporto Internacional de Kefalonia Ana Pollatou (EFL), convenientemente localizado ao lado de Argostoli, a capital da ilha.

Apesar de não existirem voos diretos de Portugal, encontram-se sempre alternativas diárias com escala, especialmente no verão quando a oferta é maior. Uma das opções mais económicas é voar de Lisboa ou Porto para Bérgamo/Milão e daí apanhar o voo direto da Ryainair para Kefalonia. Outra boa opção é voar para Atenas já que estão assegurados voos diretos diários entre a capital grega e a ilha de Kefalonia.

Também há opção de chegar a Kefalonia de ferry desde o continente (portos de Kyllini e Patrás) e das vizinhas ilhas Jónicas de Lefkada, Zakynthos, Corfu e Ítaca. Se vai visitar a ilha de Kefalonia incluída num roteiro pela Grécia Continental ou a saltitar as ilhas gregas, é sem dúvida uma opção a ter em conta. Tenha é em atenção que, por norma, os ferries entre as ilhas só operam entre os meses de maio e outubro. Desde o continente operam o ano inteiro, mas são cancelados com frequência nos meses de inverno devido às condições atmosféricas.

Pode comprar os bilhetes diretamente nos portos e nas agências de viagem das vilas portuárias ou com antecedência através da internet (se for na época alta, é a melhor opção). Clique para consultar horários e preços, e fazer as suas reservas através do Direct Ferries.

Quando visitar a Ilha de Kefalonia?

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e Praias
Assos – Roteiro para visitar Kefalonia

Apesar de não assistir às enchentes de turistas das ilhas gregas de Santorini e Mykonos no Arquipélago das Cíclades, a fama das praias paradisíacas de Kefalonia faz com que a ilha assista a um elevado afluxo de visitantes no verão, sendo muito concorrida nos meses de julho e agosto. O clima costuma ser quente e ensolarado, o que a torna perfeita para relaxar na praia. Como pode calcular, nesta temporada os preços estão nos píncaros e as praias mais afamadas, como a Praia de Myrtos e a Makris Gialos, estão à pinha.

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e Praias
Praia Makris Gialos – Roteiro para visitar Kefalonia

Para fintar as multidões e conseguir os melhores preços de alojamentos, a melhor época para visitar Kefalonia é nas shoulder seasons, mais concretamente nos meses de maio e junho, setembro e outubro, sendo que nestes dois meses vai encontrar as águas do Mediterrâneo bem mais quentinhas. Por serem meses relativamente menos quentes, também são uma excelente aposta para quem pretenda fazer algumas caminhadas no Parque Nacional Monte Ainos.

Quantos dias são necessários para visitar Kefalonia?

Mosteiro de Kipoureon – Roteiro para visitar Kefalonia

Para desfrutar ao máximo do roteiro para visitar Kefalonia que desenhamos para si, o ideal é alocar pelo menos 4 dias inteiros para explorar a ilha. Caso consiga acrescentar mais alguns dias, tanto melhor!

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e PraiasNão só lhe permite conhecer de uma forma mais relaxante a maioria dos locais de interesse de Kefalonia que referimos no nosso roteiro, como ainda lhe possibilita fazer várias atividades, como seja praticar snorkeling, andar de caiaque ou mota de água, fazer passeios de barco, percorrer alguns trilhos no parque nacional ou simplesmente desfrutar de uns relaxantes dias de praia.

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e Praias
Praia Foki – Roteiro para visitar Kefalonia

Até porque o maior desafio de uma viagem em Kefalonia é ter disciplina para não passar o dia inteiro em modo dolce far niente nas suas paradisíacas praias e calas. Nós passamos uma semana inteira na ilha e, mesmo assim, soube-nos a pouco!

Seguro de Viagem para Kefalonia

Parque Nacional de Ainos – Roteiro para visitar Kefalonia

Algo que consideramos muito importante numa viagem a Kefalonia é um bom seguro de viagem com coberturas que nos façam sentir totalmente protegidos. E no atual contexto epidemiológico, é de crucial importância que um seguro de viagem tenha cobertura COVID-19. Só assim é possível viajar com tranquilidade.

Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem a Kefalonia e não se esqueça que, ao utilizar o nosso link, terá um desconto de 5% na compra seu seguro de viagem.

Alugar carro e conduzir em Kefalonia

Começamos já por dizer que alugar carro em Kefalonia é, na nossa opinião, indispensável. Não só permite maximizar o seu tempo, como o facto de poder parar em qualquer lugar vai-lhe permitir desfrutar de paisagens maravilhosas e praias menos turísticas. Até porque, excetuando as principais localidade e as praias mais badaladas, a grande maioria dos locais de interesse de Kefalonia não são servidos por transportes públicos.

Apesar das estradas em Kefalonia serem muito sinuosas estão, na sua maioria, em boas condições. É certo que, por ser uma ilha muito montanhosa, as viagens demoram algum tempo até porque é extremamente difícil resistir em parar a cada par de quilómetros para tirar fotos e desfrutar das vistas.

A experiência de condução em Kefalonia não difere muito do que encontra em Portugal. Sim, os gregos são algo acelerados e vê-los fazer ultrapassagens em cruzamentos e sobre traços contínuos é o prato do dia. Mas basta respirar fundo e ir com calma que, por norma, tudo corre bem. O preço da gasolina é similar ao de Portugal e, como não existem autoestradas na ilha, não tem a despesa adicional das portagens.

Como visitamos Kefalonia inserida numa roadtrip pela Grécia, já trazíamos o carro desde Atenas. Mas pode alugar carro quando chegar à ilha. Nós alugamos o nosso carro através da AutoEurope e correu tudo cinco estrelas, como de costume. O que gostamos da AutoEurope é que permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car (e assim encontrar o melhor preço disponível) sendo ainda possível cancelar o aluguer sem qualquer custo até 48h antes da partida.

Clique para ver as melhores opções de aluguer de carro em Kefalonia

Onde ficar em Kefalonia? Sugestões de alojamentos

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e Praias
Agia Effimia, uma das melhores localidades onde ficar a dormir na Kefalonia

A primeira grande decisão a tomar quando se começa a planear uma viagem a Kefalonia é escolher os locais onde ficar alojado.

Apesar de ser a maior das Ilhas Jónicas, Kefalonia não é propriamente colossal, tendo uma área semelhante à ilha açoriana de São Miguel. Tendo isso em conta, pode optar por montar base numa só localidade, e fazer os seus passeios a partir daí (exige menos logística e torna a experiência mais relaxante), ou dividir a sua estadia por duas localidades de forma a poupar no tempo das viagens (a desvantagem é ter de andar a fazer e desfazer malas).

Nós como ficamos uma semana em Kefalonia, optamos por dividir a estadia entre o norte/leste e o sul/oeste da ilha para podermos testar diferentes alojamentos e ficar com uma boa ideia das vantagens e desvantagens de cada uma das regiões.

O norte/leste ganha na tranquilidade e na proximidade das praias e calas mais selvagens (e bonitas) de Kefalonia. Já o sul/oeste tem como trunfos estar mais perto do aeroporto, ter a maior oferta de hotelaria e restauração da ilha e uma animada vida noturna. Honestamente, no cômputo geral, a região norte da ilha tem mais a nossa cara e, a ter que escolher apenas um local para montar base, seria a nossa escolha.

Posto isto, para explorar o sul e a costa oeste da ilha, as melhores localidades para ficar alojado são Argostoli (a capital de Kefalonia) e a vizinha Lassi. Já para explorar o norte e a costa leste da ilha as melhores apostas são Agia Effimia, Fiskardo e Sami. Escolhemos estas localidades em detrimento de outras pois têm bons acessos e imensa oferta de alojamento, restauração e demais serviços turísticos. Como tal, é relativamente fácil encontrar quartos a bons preços, sobretudo se reservar alojamento com alguma antecedência.

Clique nos links abaixo para procurar alojamento nas respetivas localidades e opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.

Por último, listamos abaixo os nossos alojamentos favoritos para montar base na ilha de Kefalonia – testados e aprovados por nós – e adicionamos ainda algumas sugestões dos hotéis que apresentam a melhor relação qualidade-preço.

Norte/Leste de Kefalonia

Fiscardo Bay Hotel (Fiskardo)

O Fiscardo Bay Hotel é um hotel de 3 estrelas com instalações modernas a 200 m da promenade à beira mar de Fiskardo, próximo das praias e favorito dos casais. Suites e quartos privados com varanda apresentam uma decoração cuidada, conforto e limpeza, com TV, ar condicionado e mini-fridge. Disponibiliza um bar e uma piscina exterior com espreguiçadeiras num terraço. Servem um pequeno almoço excecional. otimo pequeno almoço  onde também servem um ótimo pequeno-almoço, a par da salão um bar e terraço com espreguiçadeiras. A Praia Foki fica a cerca de 15 minutos a pé.

Emelisse Nature Resort (Fiskardo)

Merecedor da 5 estrelas atribuídas, o Emelisse Nature Resort propõe um novo conceito de relaxamento e rejuvenescimento com comodidades de qualidade (infinity pool, restaurante, bar e centro de fitness) e um spa de topo. Rodeado de tranquilizante natureza e oferecendo conforto máximo em cada unidade de alojamento, dos quartos às maisonettes. Nada menos do que a perfeição para umas férias de sonho. Dentro da categoria de luxo, apresenta a melhor relação qualidade/preço em Fiskardo.

Stalaktites Studios (Sami)

Localizados a apenas 3 km do Porto de Sami, todos os estúdios Stalaktites têm kitchenette equipada, ar condicionado, TV, varanda e casa de banho privadas, acesso Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Rodeado por uma paisagem verdejante e com vistas montanha e mar, o tranquilo complexo apresenta jardins bem cuidados, uma grande piscina, espaço infantil e um bar.

Olive Bay Hotel (Agia Effimia)

Na pitoresca aldeia de Agia Effimia, encontrará o recém-construído Olive Bay Hotel. Os aconchegantes estúdios, todos eles com vistas de elevar o espírito a partir das varandas maiores do que a média, munidos de AC e kitchenette equipada, estão a escassos emtros da praia e do centro da aldeia com  escolha de tavernas, cafés, bares e restaurantes tradicionais gregos.

Sul/Oeste de Kefalonia

Mouikis Hotel Kefalonia (Argostoli)

Um boutique hotel localizado numa zona central e sossegada de Argostoli, o Mouikis Hotel Kefalonia oferece autêntica hospitalidade e assegura as condições para umas férias tranquilas, seguras e muito agradáveis em Kefalonia. Quartos com uma decoração surpreendente, modernos, espaçosos e luminosos, providos de varanda, casa de banho privada, ar condicionado e mini-fridge. O rooftop convida ao relax total, com espreguiçadeiras, bar e jacúzi, a olhar o mar.

King A (Argostoli)

Também em Argostoli, localizado a 50 metros da praia, o King A (A de Agamemnon) apresenta quartos privados climatizados com varanda e vistas mar, decorados com simplicidade mas com detalhes de bom gosto, com TV e mini-fridge. Dispõe ainda de um snack-bar e acesso Wi-Fi gratuito e é pet-friendly. Com preços económicos, pode ser um excelente compromisso pela relação qualidade/preço que tem.

White Rocks Hotel Kefalonia (Lassi)

Recentemente remodelado, a qualidade premium do White Rocks Hotel Kefalonia é inegável. E irresistível! Os interiores modernos ficaram brilhantes, a espelhar contrastes harmoniosos, conforto sedutor e bem estar relaxante. A par de limpeza irrepreensível. Aninhado na face duma falésia, oferece vistas do Mar Jónico espantosas, com uma “pitada” de pitoresca natureza. Se não quiser descer à praia privada ou à estupenda praia de Platis Gialos, esbanje o tempo na infinity pool, num dos 3 bares ou 2 restaurantes do hotel, na biblioteca ou na galeria de arte.

O melhor de Kefalonia num roteiro de 4 dias: lugares a visitar e experiências imperdíveis na Ilha de Kefalonia

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e Praias
Praia Antisamos – Roteiro para visitar Kefalonia

É importante referir que o número de dias que sugerimos neste roteiro para visitar Kefalonia é meramente indicativo e pressupõe que o roteiro seja realizado de carro, não incluindo os dias de viagem do local de origem para a ilha de Kefalonia e vice-versa.

Importa também salientar que este roteiro foi desenhado para permitir tanto a opção de ficar sediado em apenas uma localidade, como a de ir mudando de alojamento durante a sua viagem. Ao longo do roteiro, informamos sobre as melhores localidades para ficar alojado dia a dia, para o caso de não querer dormir sempre no mesmo local.

Roteiro para visitar Kefalonia: Dia 1

Argostoli – Makris Gialos Beach – Pessada Beach – (Castelo Agios Georgios) – Mosteiro de Agios Gerasimos – Parque Nacional de Ainos

Argostoli

Bosset Bridge – Roteiro para visitar Kefalonia

O nosso roteiro para visitar Kefalonia arranca em Argostoli, a capital da ilha. O seu maior highlight é a impressionante Bosset Bridge, a maior ponte de pedra sobre o mar do mundo com quase 700 metros de extensão.

A ponte é exclusivamente pedonal e não só liga as duas margens da Baía de Argostoli, como também divide a mesma da Lagoa Kautavos, onde habita a maior colonia de tartarugas marinhas Caretta-Caretta (tartarugas-cabeçudas) da ilha de Kefalonia. Com um bocadinho de sorte, consegue ver algumas ao caminhar pela ponte.

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e PraiasDepois de atravessar a fotogénica ponte, recomendamos que faça um passeio pela aprazível marginal de Argostoli, onde irá encontrar um sem número de convidativos cafés e restaurantes e o logótipo gigante “I Love Kefalonia”.

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e PraiasDepois rume até à Praça da Torre do Relógio, o epicentro da zona histórica de Argostoli, e percorra a animada rua pedonal Lithostroto onde, para além de uma miríade de lojas, irá encontrar a bela Igreja Ortodoxa do Santo Spyridon e a Igreja de Agios Nikolaos, a principal igreja católica de Kefalonia.

Makris Gialos Beach

Argostoli visitada, continue o seu roteiro para visitar Kefalonia rumando até à Makris Gialos Beach, uma das melhores praias de areia fina da ilha, perfeita para dar o seu primeiro mergulho do dia.

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e PraiasA praia fica localizada a dois passos da capital, numa pequena baía de águas cristalinas azul-turquesa super calmas e pouco profundas, e o seu extenso e dourado areal está bordejado por um verdejante pinhal, o que cria um contraste de cores simplesmente estupendo.

Para mais, a praia é de fácil acesso, tem bastante estacionamento gratuito no pinhal, conta com excelentes infraestruturas de apoio (bar/restaurante, chapéus de palha com espreguiçadeiras a preços económicos, etc) e uma enorme oferta de desportos aquáticos. O único senão é que se for na época alta, o mais certo é estar à pinha!

Pessada Beach

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar Kefalonia será na Pessada Beach, uma pequena praia selvagem localizada junto ao Porto de Pessada, de onde partem os ferries para a vizinha ilha de Zakynthos.

O acesso é feito descendo uma empinada escadaria e a praia não tem qualquer tipo de infraestrutura de apoio, sendo que as únicas sombras que vai encontrar são debaixo dos caniços que ladeiam o seu pequeno areal. Mas, em compensação, é muito sossegada, tem umas águas cristalinas deliciosas, areia fina e um lindo enquadramento paisagístico.

Mosteiro de Agios Gerasimos

Depois dos mergulhos salgados, volte a pegar no carro e rume até ao Mosteiro de Agios Gerasimos, o maior e mais importante mosteiro da ilha, onde se encontra sepultado São Gerásimo de Kefalonia, o santo padroeiro da ilha.

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e PraiasEste enorme complexo religioso é composto por um extenso jardim, uma pequena igreja antiga com o túmulo de São Gerásimo, edificada sobre as grutas onde o monge viveu antes da construção do mosteiro, e uma majestosa igreja moderna, construída ao estilo bizantino, ricamente decorada com ícones antigos.

As visitas ao mosteiro são completamente grátis e podem ser feitas todos os dias entre as 8h00 – 13h00 e as 15h30 – 21h00. Não deixe de o incluir no seu roteiro para visitar Kefalonia!

Castelo de Agios Georgios – Roteiro para visitar Kefalonia
Dica VagaMundos: se tiver tempo, sugerimos que, antes de visitar o Mosteiro de Agios Gerasimos, faça uma paragem no Castelo de Agios Georgios, uma das maiores fortalezas de Kefalonia. O castelo está em ruínas mas as vistas são de babar!

Monte Ainos – Parque Nacional de Ainos

Para fechar com chave de ouro o primeiro dia do seu roteiro para visitar Kefalonia, nada como subir ao Monte Ainos, o único parque nacional situado numa das ilhas da Grécia.

O Monte Ainos abriga o coração da biodiversidade de Kefalonia sendo a montanha mais alta de todo o Arquipélago das Ilhas Jónicas. O seu pico mais alto, o Megas Soros, tem 1628 metros de altitude e costumava ser um antigo santuário dedicado a Zeus Aeneas. Se tiver a sorte de apanhar um dia limpo, vai desfrutar de vistas sobre Kefalonia e as ilhas vizinhas de cortar a respiração. Ao pôr-do-sol então é divinal!

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e Praias
Ilha de Zakynthos vista do Monte Ainos
Dica VagaMundos: existe estrada até ao topo do Monte Ainos (1600 metros), mas se quiser ir mesmo até ao pico Megas Soros terá de fazer uma curta (e fácil) caminhada de pouco mais de 3 km (ida e volta). O trilho arranca do ponto onde acaba a estrada e o percurso encontra-se bem sinalizado. Vá é bem agasalhado e, se ficar para o pôr-do-sol, não se esqueça de levar uma lanterna ou o telemóvel com a bateria bem carregada para alumiar-lhe o regresso.

Onde dormir?

 Roteiro para visitar Kefalonia: Dia 2

Praia de Myrtos – Assos – Kimilia Beach – Emplisi Beach – Foki Beach – Fiskardo

Myrtos Beach

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e PraiasO segundo dia do nosso roteiro para visitar Kefalonia arranca na Myrtos Beach, considerada a praia mais bonita de Kefalonia, cuja reputação a tem levado a ser constantemente incluída nas listas das “praias mais bonitas do mundo” das principais revistas de viagens do mundo. Nas ilhas gregas só encontra rival na igualmente famosa Navagio Beach, na vizinha ilha de Zakynthos.

Já deve ter visto largas centenas de fotografias da Myrtos Beach, mas, quando lhe botar o olho em cima, verá que não há “click” que faça justiça à sua beleza. A praia está localizada numa idílica baía, encaixada entre colossais falésias cobertas por vegetação de um verde exuberante, sendo formada por milhões de pedrinhas brancas. A cor do mar é de mil tons de azul, que vão do azul-escuro ao azul-turquesa. E o melhor de tudo é que, devido às correntes, as cores desenham padrões diferente ao longo do dia. Sim, a Myrtos Beach é muito vaidosa e passa o dia a mudar de roupa!

Para desfrutar deste apaixonante quadro paisagístico, existem dois extraordinários miradouros à beira da estrada, um na estrada que liga o povoado de Myrtos a Assos (lado direito da praia) e outro na estrada que liga Myrtos a Agkonas (lado esquerdo da praia). Encontra a sua localização exata no mapa que disponibilizamos no final do artigo. As vistas de ambos os miradouros são deslumbrantes, mas confessamos que o nosso favorito é o que fica do lado direito.

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e Praias

Dica VagaMundos: como está virada para oeste, sugerimos vivamente que reserve um final de tarde de um dos dias do seu roteiro para visitar Kefalonia para ir assistir ao pôr-do-sol na Myrtos Beach de um dos seus miradouros. Se for com a sua cara-metade, não se esqueça de levar uma bebida e dois copinhos para brindar ao amor enquanto assistem ao inesquecível espetáculo. Será seguramente um dos momentos mais mágicos da sua viagem em Kefalonia!

Depois de desfrutar das vistas, é hora de descer a sinuosa estrada até à praia para o primeiro mergulho do dia. A nível de infraestruturas vai encontrar um bar, casas de banho, chuveiros e guarda-sóis com espreguiçadeiras. Se for com crianças pequenas, tenha cuidado na hora de ir a banhos pois as águas da Myrtos Beach são muito profundas e têm por norma fortes correntes e ondulação.

Dica VagaMundos: recomendamos que leve chinelos e calçado aquático (aquashoes) na bagagem para ir a banhos nas praias de seixos, como a Myrtos Beach, e nas calas de Kefalonia. Assim evita escorregar e magoar os pés, tanto no acesso como dentro de água. Deram-nos imenso jeito!

Assos

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e PraiasBanho tomado, continue o seu roteiro para visitar Kefalonia percorrendo a ziguezagueante estrada que liga Myrtos a Assos, a vila piscatória mais bonita da ilha. Pelo caminho será brindado com esmagadoras vistas sobre o mar e as verdejantes montanhas do norte de Kefalonia. E não faltam sítios onde encostar o carro para desfrutar das maravilhosas paisagens panorâmicas.

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e Praias
Península de Assus – Roteiro para visitar Kefalonia

Uma vez em Assos tem à sua espera um autêntico cartão postal de Kefalonia. Imagine um pequeno povoado de casinhas coloridas plantado numa pequena península vigiada por um altaneiro castelo, rodeada de mar e emoldurada por verdejantes montanhas e fica com uma ideia do que o espera quando visitar esta vila fundada pelos venezianos.

Deambule pelas suas ruelas, passeie pelo seu encantador porto pejado de bons restaurantes e suba até às ruínas da antiga fortaleza veneziana, construída em 1593 para defender a região norte de Kefalonia dos ataques de piratas e dos turcos. Não o vamos enganar, a subida custa, mas as vistas são divinais!

Kimilia Beach

Assos visitada, está na hora de ir conhecer algumas das calas mais bonitas de Kefalonia. Até porque, depois da subida ao castelo, o mais certo é ficar com uma enorme vontade de ir a banhos para refrescar. Posto isto, a próxima paragem do nosso roteiro para visitar Kefalonia será na Kimilia Beach, uma pequena praia de seixos localizada numa enseada de águas cristalinas (perfeitas para praticar snorkeling), completamente rodeada de floresta.

O acesso à praia exige fazer uma curtíssima caminhada pela floresta (não chega a 1 km) o que, a nosso ver, é um pequeno preço a pagar para poder dar um mergulho neste cantinho paradisíaco da Kefalonia. Escusado será dizer que, face à sua recôndita localização, não vai encontrar qualquer tipo de serviços de apoio à praia.

Dafnoudi Beach – Roteiro para visitar Kefalonia
Dica VagaMundos: se quiser passar um relaxante dia a explorar as pequenas enseadas do norte da ilha, sugerimos que inclua também a Dafnoudi Beach no seu roteiro para visitar Kefalonia. Fica praticamente ao lado da Kimilia Beach e, à semelhança da sua vizinha, também exige fazer uma pequena caminhada pela floresta (neste caso cerca de 1,5 km). É outro pedacinho do céu em Kefalonia!

Emplisi Beach

Se as caminhadas não são muito a sua praia, vai adorar a Emplisi Beach, a próxima paragem do nosso roteiro para visitar Kefalonia. É que o acesso a esta linda praia de seixos é feito por estrada asfaltada e, no que a beleza diz respeito, não fica nada atrás das suas vizinhas mais selvagens. À sua espera tem uma idílica enseada de incríveis águas de tons esmeralda, rodeada por íngremes rochas e luxuriante vegetação. As águas são tão calmas que mais parece uma gigantesca piscina. Apesar de não haver aluguer de chapéus-de-sol, existem oliveiras na orla da praia, para quando quiser estar à sombra, e um pequeno bar ambulante para beber uma refrescante bebida ou comer um gelado. O difícil aqui vai ser querer ir embora!

Fiskardo e Foki Beach

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e PraiasO segundo dia do nosso roteiro para visitar Kefalonia termina em Fiskardo, outra pitoresca vila piscatória de influências venezianas, cuja marina é um dos principais pontos de paragem dos veleiros e iates que todos os anos desaguam em Kefalonia.

No que a património histórico diz respeito, os destaques de Fiskardo vão para as ruínas do Cemitério Romano e para o Farol Veneziano. Mas o melhor de Fiskardo é “perder-se” pelas ruelas empedradas do seu colorido centro histórico e passear pela sua extensa marginal pejada de bares e restaurantes com excelentes esplanadas. Aproveite e fique para jantar!

Se quiser fechar o segundo dia do seu roteiro a visitar Kefalonia com mais um mergulho, sugerimos que dê um saltinho à vizinha Foki Beach (Praia da Foca), outra enseada mágica cujo nome deriva de ser um dos locais favoritos das focas Monachus monachus (focas-monge-do-mediterrâneo) na ilha de Kefalonia. Fica situada mesmo ao lado da estrada e, à semelhança das outras calas do norte da ilha, tem águas plácidas e cristalinas e encontra-se rodeada de vegetação. Não vimos nenhuma foca, mas demos lá uns belos mergulhos!

Onde dormir?

 Roteiro para visitar Kefalonia: Dia 3

Agia Effimia – Caverna e Lago Melissani – Ruínas de Vlachata – Antisamos Beach – (Limenia Beach – Cronidis Beach) – Skala Beach

Agia Effimia e Agia Paraskevi Beach

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e PraiasO terceiro dia do nosso roteiro para visitar Kefalonia arranca na vila costeira de Agia Effimia, situada em torno de uma baía natural e rodeada por imponentes montanhas. À semelhança de Fiskardo, o porto de Agia Effimia é muito popular entre os velejadores, sendo também um dos locais de onde partem os tours para visitar a vizinha ilha de Ítaca (a terra natal de Ulisses) e explorar as pequenas enseadas do norte de Kefalonia só acessíveis por mar.

Posto isto, sugerimos que comece o dia com uma caminhada à beira mar, ao longo da marginal e marina de Agia Effimia, ao redor da qual irá encontrar vários cafés e padarias perfeitas para fazer um reforço do pequeno-almoço ou para comer um bom brunch enquanto desfruta das vistas. Não deixe também de visitar a sua linda igreja ortodoxa que fica situada a dois passos da marginal.

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e PraiasPara o primeiro mergulho do dia, sugerimos a Agia Paraskevi Beach, uma pequena praia de seixos brancos e águas azul-elétrico com uma área jardinada na orla onde pode alugar chapéus-de-sol e espreguiçadeiras a preços super económicos. Fica mesmo à beirinha da estrada que liga Agia Effimia a Sami.

Caverna e Lago Melissani

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar Kefalonia será na Caverna e Lago Melissani, uma das maiores maravilhas naturais da ilha, que nos traz à memoria os cenotes do México.

Esta impressionante caverna mede 3,5 km de comprimento, 40 metros de largura e 36 metros de altura. O desabamento de parte do seu teto revelou um maravilhoso lago de águas cristalinas com uma profundidade que varia de 10 a 30 metros. A água é salobra (ou seja doce e salgada) e deriva de um fenómeno hidrogeológico em que a água do mar é sugada na parte oeste da ilha, perto da capital Argostoli, criando um rio subterrâneo que cruza toda a ilha e vai desaguar na costa leste junto à localidade de Karavomilos.

Local em que desagua o rio subterrâneo que atravessa toda a ilha da Kefalonia – Karavomilos

O acesso à Caverna e Lago Melissani é feito por um túnel subterrâneo escavado pelo homem e uma vez lá tem incluído no preço um curto passeio de barco para poder apreciar esta obra-prima da natureza de vários ângulos. Afaste a ideia de dar um mergulho, porque ir a banhos é expressamente proibido.

Ruínas da vila Vlachata (Old Vlachata)

As ruínas da vila Vlachata ficam localizadas praticamente ao lado do Lago Melissani. Como tal, não resistimos em incluí-las no nosso roteiro para visitar Kefalonia.

A vila de Vlachata foi seriamente danificada pelo devastador terremoto que em 1953 assolou Kefalonia (7,2 na escala de Richter), acabando mesmo por ser completamente abandonada. Fachadas de casas e mansões, ruas empedradas, velhas cisternas e poços, fornos de pedra, lagares, escolas e muitos objetos deixados para trás pelos seus habitantes subsistem por entre as árvores e a vegetação que aos poucos vai tomando a aldeia. Deambular pelas ruínas da vila é uma autêntica viagem no tempo que lhe dará uma visão ímpar da arquitetura dos povoados de Kefalonia pré-terramoto.

Antisamos Beach

A próxima paragem será na fantástica Antisamos Beach, uma das praias mais bonitas da costa leste de Kefalonia. Nem pestaneje na hora de a incluir no seu roteiro para visitar Kefalonia.

A praia de Antisamos tornou-se famosa por ter sido um dos locais eleitos para filmar o filme O Bandolim do Capitão Corelli e a escolha dificilmente poderia ter sido mais acertada pois a praia é mesmo de uma beleza cinematográfica.

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e PraiasFica localizada numa enorme enseada, com águas calmas de um azul-turquesa divinal, completamente cercada por gigantescas montanhas cobertas de pinheiros e cedros. Para mais a praia tem um “areal” colossal (na verdade, pequenos seixos brancos), o que faz com que não tenha dificuldades em estender a toalha, mesmo durante os meses da época alta.

A nível de infraestruturas não lhe falta rigorosamente nada: bares/restaurantes, guarda-sóis com espreguiçadeiras, enorme parque de estacionamento e uma enorme oferta de desportos náuticos dos quais destacamos o aluguer de caiaques e pranchas de SUP, perfeitas para desfrutar em pleno da maravilhosa baía.

Skala Beach

Skala Beach – Roteiro para visitar Kefalonia

Se conseguir arredar pé da praia de Antisamos, feche o terceiro dia do seu roteiro para visitar Kefalonia rumando até à Skala Beach, onde o espera um dos maiores areais de Kefalonia, com quase 3 km de extensão, perfeito para dar um bocadinho de descanso aos aquashoes.

Limenia Beach – Roteiro para visitar Kefalonia

A viagem é algo longa, mas não vai dar por mal empregue o tempo. Não só pelo destino, mas também pelo caminho. É que as estradas que irá percorrer para chegar à Skala Beach atravessam uma enorme cadeia montanhosa de Kefalonia e posteriormente uma linda faixa costeira pejada de irresistíveis praias selvagens com afloramentos rochosos de mil e uma formas. Se quiser dar um mergulho pelo caminho, recomendamos a Limenia Beach e Cronidis Beach, que ficam mesmo ao lado da estrada. Bons mergulhos!

Onde dormir?

 Roteiro para visitar Kefalonia: Dia 4

Agia Kiriaki Beach – Fteri Beach – Vouti Beach – Paralia Petani – Xi Beach

Agia Kiriaki Beach

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e PraiasO último dia do nosso roteiro para visitar Kefalonia será todo ele dedicado a explorar as maravilhosas praias da península Palliki. Comece o dia com uma roadtrip pelas cénicas estradas costeiras que ligam o povoado de Myrtos a Zola. A cada curva será brindado com vistas costeiras de cortar a respiração

A primeira praia à qual recomendamos visita é Agia Kiriaki Beach, uma praia onde se respira tranquilidade, com lindas águas azul-turquesa e um extenso areal (um misto de areia fina com pequenas pedrinhas brancas). Apesar de estar num local relativamente isolado, tem acesso por estrada, sendo que o último par de quilómetros é feito por pista de terra batida, perfeitamente circulável com um carro ligeiro. Está equipada com WC com balneários, bar/restaurante, chapéus-de-sol e espreguiçadeiras para alugar a um preço económico e tem bastantes lugares de estacionamento perto da praia.

Fteri Beach

A próxima sugestão que temos para o último dia do seu roteiro para visitar Kefalonia é ir conhecer (e desfrutar) da paradisíaca Fteri Beach, a nossa praia selvagem favorita em Kefalonia.

E quando dizemos selvagem não estamos a exagerar. A Fteri Beach fica situada num dos locais mais recônditos da ilha não existindo qualquer sinal de presença humana, tampouco uma estrada de acesso. À sua espera tem uma praia de seixos brancos como a cal e águas de um azul caribenho inacreditável, orlada por imponentes arribas calcárias e uma exuberante vegetação. Sim, a Fteri Beach encaixa na perfeição naquela imagem idílica da praia deserta!

Visto que não há estrada, para a ir conhecer só tem mesmo duas hipóteses. A primeira é percorrer a pé um trilho relativamente exigente com sensivelmente 2 km de extensão (4 km ida e volta) que arranca dos arredores de Zola. Infelizmente o trilho não se encontra bem sinalizado e tem uma enorme exposição solar, o que o torna uma péssima opção para os dias quentes de verão. Pode consultar a localização precisa do início do trilho no mapa que disponibilizamos no final do artigo.

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e PraiasA segunda opção é ir até ao porto de Zola e apanhar um fast boat, que durante a época balnear sai com frequência (por norma a cada 30 minutos). Neste caso, em pouco mais de 10 minutos chega ao paraíso e para regressar é só acertar uma hora com o “barqueiro”. É canja!

Dica VagaMundos: é possível combinar a visita à Fteri Beach com a vizinha praia selvagem Amidi Beach, cujo acesso é exclusivamente por mar. O fast boat que vai à Fteri Beach também faz ligação à Amidi Beach mas, como a frequência das viagens é bem menor, convém ir com bastante tempo disponível. É uma opção a considerar caso tenha um dia extra para adicionar ao seu roteiro para visitar Kefalonia e queira desfrutar de um dia de praia completamente isolado do mundo.

Vouti Beach

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e PraiasDepois de regressar da Fteri Beach sugerimos que dê um saltinho à Vouti Beach, outra das praias da península Palliki que parece um cartão postal. Até porque fica a somente 2 km de distância do porto de Zola e tem acesso por estrada. Avisamos já é que é bastante estreita, vertiginosa e não está lá em grande estado de conservação.

Mas quando vir as duas pequenas enseadas que compõem a Vouti Beach, cujas águas cristalinas e vida submarina fazem as delícias dos amantes de snorkeling, vai dar por muito bem empregue o esforço da curta viagem.

Na enseada do lado direito existem guarda-sóis com espreguiçadeiras para alugar, mas na enseada do lado esquerdo não existe qualquer tipo de serviço, ou seja é completamente selvagem. No topo do rochedo que divide as duas enseadas existe uma pequena taverna que dá apoio à praia e que é perfeita para tomar uma bebida ou comer uma refeição simples enquanto se desfruta da divinal paisagem.

Petani Beach

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar Kefalonia será na Petani Beach, uma das praias mais famosas da península Palliki.

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e PraiasE a popularidade tem razão de ser. Petani tem um dos maiores areais da península e fica idilicamente aninhada no sopé de colossais falésias, com um mar de lindos tons de azul a seus pés. E como o acesso à praia é feito percorrendo uma ziguezagueante estrada, que mais parece um gigantesco miradouro panorâmico, o deslumbramento começa bem antes de colocar os pés no areal.

No que a infraestruturas de apoio é igualmente exemplar. Bares e restaurantes que servem peixe fresco e marisco, casas de banho e balneários com chuveiros, salva vidas, muitos lugares de estacionamento e uma enorme oferta de desportos náuticos. É daquelas praias perfeitas para passar um dia inteiro entre banhos de sol e mar!

Xi Beach

Kefalonia: o que fazer e visitar | Roteiro e PraiasO nosso roteiro para visitar Kefalonia termina na Xi Beach, uma praia que é um autêntico spa a céu aberto. Esta praia sui generis da península Palliki tem um extenso areal alaranjado, de águas super rasas e encontra-se rodeada por falésias de argila, cujas propriedades medicinais e de limpeza de pele fazem a delícia dos banhistas.

Para desfrutar de um experiência de spa natural gratuita, basta tirar um pouco de argila das falésias e misturá-la com água de forma a criar uma fantástica máscara de limpeza para o rosto e o corpo. Depois é deixar secar e, na hora de tirar, é só dar um mergulho nas suas quentinhas águas, as mais quentes que encontramos em Kefalonia.

A nível de infraestruturas não lhe falta nada, desde bares de praia a espreguiçadeiras, e conta ainda com uma vasta oferta de desportos náuticos. É uma das melhores praias de Kefalonia para ir com crianças, pois as águas são mesmo muito calmas e, como já referimos, pouco profundas.

Mosteiro de Kipoureon
Dica VagaMundos: caso decida acrescentar um dia ao seu roteiro para visitar Kefalonia, para passar um relaxante dia a lagartar nas praias da península de Palliki, sugerimos que, entre banhos, dê um saltinho ao Mosteiro de Kipoureon. Não tanto pelo mosteiro em si, mas sobretudo pela sua incrível localização. É que o Mosteiro de Kipoureon foi construído no topo de um enorme rochedo numa das zonas costeiras mais selvagens da península de Palliki, a 90 metros acima do nível do mar. As vistas são simplesmente magníficas!

Onde dormir?

Mapa do Roteiro para visitar a Ilha de Kefalonia


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com o roteiro para visitar a ilha de Kefalonia.

Outros artigos da Grécia

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.