Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias

Está a pensar em incluir a Terceira na sua próxima viagem aos Açores e não quer perder pitada das maravilhas desta ilha atlântica de Portugal? Então este artigo é para si. Nele vamos partilhar um guia e roteiro para visitar a Ilha Terceira, com os nossos lugares favoritos e muitas dicas práticas que lhe vão facilitar a logística e permitir desfrutar ao máximo da sua viagem à surpreendente Ilha Lilás dos Açores.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Miradouro Serra de Santa Bárbara – Roteiro para visitar a Terceira

É certo que a Ilha da Terceira tem pouco mais de metade do tamanho da Ilha de São Miguel (a maior dos Açores), mas tem tanto que ver e fazer. Os 400 km2 da ilha escondem uma miríade de tesouros que demoram bem mais do que um par de dias a explorar.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Angra do Heroísmo e Monte Brasil – Roteiro para visitar a Terceira

Desde a sua colorida capital Angra do Heroísmo (classificada como Património Mundial pela UNESCO) à fotogénica manta de retalhos da Serra do Cume e ao fabuloso Algar do Carvão, passando pelas deliciosas piscinas vulcânicas de Biscoitos e pela verdejante Serra de Santa Bárbara, há um mundo imenso, repleto de maravilhas para descobrir.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Algar do Carvão – Roteiro para visitar a Terceira

Prepare-se para percorrer aldeias e vilas piscatórias apaixonantes, entrar dentro de um vulcão numa fascinante Viagem ao Centro da Terra, conhecer templos religiosos ímpares em Portugal, perder-se por trilhos que atravessam bosques mágicos e serpenteiam autênticos labirintos de rocha vulcânica, suster a respiração com as maravilhosas vistas dos seus altaneiros miradouros, conhecer uma miríade de deslumbrantes praias e piscinas naturais vulcânicas, e para desfrutar de uma deliciosa gastronomia que promete declarar guerra à sua balança. E claro, para ver o maior número de vacas por metro quadrado da sua vida e muito, mas mesmo muito verde, pincelado pelo vibrante lilás das hortênsias nos meses de verão.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Miradouro da Serra do Cume – Roteiro para visitar a Terceira

Conteúdo deste Artigo

Quando visitar a Ilha Terceira

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Piscinas Naturais de Porto Martins – Roteiro para visitar a Terceira

A melhor altura para visitar a Ilha Terceira é tão variável como o tempo (aliás, como em todas as ilhas dos Açores). As temperaturas médias rondam os 13ºC de inverno e 23ºC no verão. Nem muito quente, nem muito frio, mas sempre com muita humidade e chuva.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Cascatas da Agualva – Roteiro para visitar a Terceira

Certamente já terá ouvido a expressão “4 estações do ano num só dia” quando se fala de viagem aos Açores. E podemos assegurar que a Ilha Terceira não foge à regra. Aliás, na Ilha Terceira, não há mês que não veja chuva – não culpe o mensageiro! Posto isto, a questão de quando visitar Angra do Heroísmo não tem resposta fácil.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Ilhéus das Cabras – Roteiro para visitar a Terceira

Visitamos em finais de maio a inícios de junho e até tivemos sorte. Apesar dos céus parcialmente encobertos, só apanhamos um dia de chuva, e um ou outro chuvisco nos restantes. O que tornou os momentos de céu limpo, sol e calor muito mais saborosos.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Chuva e Sol no mesmo dia dá lugar a momentos verdadeiramente mágicos na Ilha Terceira

Como de setembro a abril a chuva é garantida, arriscaríamos dizer que os meses de maio a agosto são a melhor altura para visitar a Terceira. De meados de junho a meados de setembro dá para fazer praia e ainda tem o bónus de ver a ilha vestida de lilás, devido à floração da infinidade de hortênsias que se encontram um pouco por toda a ilha (não é à toa que recebeu o cognome de Ilha Lilás dos Açores).

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
As coloridas hortênsias da Ilha Terceira

Apesar da Ilha Terceira não ser um destino tão massificado dos Açores, como a Ilha de São Miguel, começa a chamar a atenção, atraindo cada vez mais turistas nesta época alta dos meses de verão. Da nossa análise, setembro pode ser um dos melhores meses: temperaturas do ar e da água do mar ainda aprazíveis e menos turistas a inflacionar os preços dos hotéis e restaurantes.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Igreja Matriz da Praia da Vitória – Roteiro para visitar a Terceira

Quanto às festividades locais, os terceirenses não desperdiçam uma ocasião para celebrar, festejar, ir ao bailinho ou cumprir romarias. Se há ilha festeira e colorida nos Açores, é a Terceira. Abaixo encontra as principais festividades da Terceira:

  • Festas do Divino Espírito Santo: em honra do padroeiro dos Açores, celebradas nos Impérios de cada freguesia durante 8 semanas, do Domingo de Páscoa ao Pentecostes (Domingo da Trindade).
  • Sanjoaninas (junho): São 10 dias preenchidos com as grandes festas da cidade com arraial, marchas, concertos, comes e bebes, e… as famosas touradas à corda da Ilha Terceira (sabemos que é uma tradição, mas envolve animais e isso não aprovamos)

Quantos dias são necessários para visitar a Terceira?

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
São Mateus da Calheta – Roteiro para visitar a Terceira

Para desfrutar ao máximo do roteiro para visitar a Ilha Terceira que desenhamos para si, o ideal é alocar pelo menos 5 dias à sua viagem, o tempo que consideramos ideal para uma primeira visita à Ilha Terceira.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Trilho da Rocha do Chambre – Roteiro para visitar a Terceira

Numa semana conseguirá visitar os locais mais emblemáticos da ilha, fazer um passeio de barco para observar golfinhos e baleias, percorrer alguns trilhos e dar uns mergulhos numa das muitas praias e piscinas naturais vulcânicas da Terceira.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Piscinas Naturais de Biscoitos – Roteiro para visitar a Terceira

Caso consiga acrescentar mais alguns dias, tanto melhor. Assim, terá tempo para percorrer mais um par de trilhos, aproveitar melhor as praias (se for no verão, claro está) ou simplesmente conhecer sem pressas a maioria dos pontos de interesse da Terceira referidos no nosso roteiro.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Pátio da Alfândega em Angra do Heroísmo – Roteiro para visitar a Terceira

Só tem 2 ou 3 dias disponíveis para visitar a Terceira? Não deixe de ir! Obviamente que a viagem será num passo bem mais apressado e terá de deixar para outra viagem alguns dos locais que destacamos no roteiro de 5 dias para visitar a Terceira… E claro, cortar nos trilhos e nos dias de praia. Mas não temos dúvidas de que vai adorar!

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Areal da Praia da Vitória, o maior da Ilha Terceira – Roteiro para visitar a Terceira

Se for esse o seu caso, espreite as nossas sugestões de roteiros para visitar a Ilha Terceira em 2 e 3 dias. Em ambos subtraímos, de forma cirúrgica, lugares e experiências ao itinerário de 5 dias, de forma a permitir-lhe visitar os locais verdadeiramente imperdíveis da Terceira em apenas 2 ou 3 dias. Assim já fica com uma boa ideia dos encantos da Terceira e numa futura viagem aos Açores dá mais um saltinho à Ilha Terceira.

Onde fica a Ilha Terceira

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Ponta do Queimado – Roteiro para visitar a Terceira

A Ilha Terceira é a terceira maior ilha dos Açores e fica situada a sensivelmente 1500 km a oeste de Lisboa, fazendo parte do Grupo Central do Arquipélago dos Açores, juntamente com as ilhas Graciosa, São Jorge, Pico e Faial. Os outros grupos de ilhas do Arquipélago dos Açores são o Oriental, onde se encontram as ilhas de São Miguel e de Santa Maria, e o Ocidental, onde se encontram as ilhas das Flores e do Corvo.

Fuso Horário da Terceira

Devido à distância a que se encontra de Portugal Continental, o fuso horário dos Açores é GMT-1, ou seja uma hora a menos que em Portugal Continental e Madeira.

Como chegar à Ilha Terceira? Dicas de voos

Aeroporto Internacional das Lajes

A melhor forma de chegar a Angra do Heroísmo é de avião. A Ilha Terceira é servida pelo Aeroporto Internacional das Lajes (TER), situado nas cercanias de Praia da Vitória, e a somente 21 km de Angra.

Há ligações aéreas diárias com Portugal Continental e Madeira operadas pelas companhias aéreas TAP e SATA (Azores Airlines) e pela low cost Ryanair. Para obter os melhores preços sugerimos que faça várias simulações e que reserve o voo com (pelo menos) três meses de antecedência. Clique para ler as nossas dicas para comprar voos baratos.

Se estiver a planear visitar a Terceira inserido num roteiro pelas ilhas do Grupo Central dos Açores, o barco também pode ser uma boa alternativa para chegar à Ilha Terceira. As ligações marítimas entre a Ilha Terceira e as restantes ilhas do Grupo Central (Pico, Faial, São Jorge e Graciosa) são operadas pela Atlanticoline. Tenha é em atenção que só operam nos meses de verão, em dias específicos da semana, com horários e frequências variáveis sempre sujeitas às condições climatéricas. Para consultar linhas, horários e preços, clique no link seguinte: https://www.atlanticoline.pt/.

Alugar carro para visitar a Ilha Terceira

A grande maioria dos locais de interesse da Ilha Terceira são belezas naturais que não são servidas por transportes públicos. Por isso, a não ser que pretenda recorrer sempre a tours para fazer as suas visitas, diríamos que é crucial alugar um carro. Só assim conseguirá desfrutar em pleno da sua viagem à Ilha Terceira.

Com um carro alugado, chega a todo o lado e terá toda a flexibilidade para alterar os seus planos. Um plano de viagem flexível na Terceira é extremamente importante, visto que as condições climatéricas mudam constantemente.

Nós alugamos o nosso carro através da AutoEurope e correu tudo cinco estrelas, como de costume. O que gostamos da AutoEurope é que permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car (e assim encontrar o melhor preço disponível) sendo ainda possível cancelar o aluguer sem qualquer custo até 48h antes da partida.

Clique para ver todas as opções de aluguer de carro na Ilha Terceira

Foi-nos muito fácil navegar nas estradas de toda a Ilha Terceira num carro mini/económico. As rodovias principais estão em ótimas condições e a maioria dos caminhos rurais, apesar de estreitos e sinuosos, alguns com declive, são alcatroados – o que nos impressionou – facilitando o acesso aos pontos mais recônditos da ilha.

Por último, queremos alertar que, na época alta, a disponibilidade de carros de aluguer é muito escassa. Muitos terceirenses emigrados no exterior vêm gozar as suas férias anuais esgotando rapidamente a oferta do parque automóvel das empresas de rent-a-car. Portanto, alugar carro na Terceira com muita antecedência é crucial, tanto para garantir mobilidade na ilha como para beneficiar dos melhores preços.

Seguro de Viagem para a Ilha Terceira

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 diasNo atual contexto epidemiológico é de crucial importância fazer um seguro de viagem que tenha cobertura COVID-19. Só assim é possível viajar com tranquilidade.

A pensar nisso mesmo, a IATI Seguros criou o IATI Escapadinhas, um seguro de viagem que oferece cobertura em caso de contágio por COVID-19 (exames médicos, transporte sanitário, assistência médica, hospitalização, quarentena obrigatória e repatriação). E se optar pela cobertura de cancelamento em caso de resultado positivo para COVID-19 em Portugal (do próprio segurado, pais ou filhos) impeditivo de iniciar a viagem na data prevista, recupera o dinheiro que havia gasto na sua viagem.

O seguro de viagem IATI Escapadinhas é super económico. Para ter uma ideia, na nossa última viagem aos Açores pagamos menos de 7€/pessoa para 1 semana de viagem, já com a opção de cancelamento incluída. Por estes valores, não vale a pena correr riscos e (eventualmente) “ficar a arder” no caso de ter de cancelar a viagem devido à Covid-19.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem à Ilha Terceira e não se esqueça que, ao utilizar o nosso link, terá um desconto de 5% na compra seu seguro de viagem.

Tours, excursões e atividades na Ilha da Terceira

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Baleia ao largo da costa da Ilha Terceira

Existem inúmeras excursões e atividades que pode fazer na Ilha Terceira. Entre elas destacamos os passeios de barco pela costa, para observação de baleias e golfinhos. Se nunca teve a experiência de observar cetáceos em alto mar, não deixe de incluir esta atividade no seu roteiro para visitar a Terceira.

Se não pretende (ou já não conseguiu) alugar carro na Terceira, recomendamos vivamente que recorra a um tour local para explorar belezas naturais e pontos de interesse mais recônditos da Ilha Terceira.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Gruta do Natal

Abaixo colocamos os nossos tours e atividades favoritas na Terceira de acordo com a sua tipologia. Clique nos respetivos links para consultar os programas:

Passeios de Barco na Terceira

Excursões de Carro na Terceira

Dica VagaMundos: na escolha dos tours, e porque os imprevistos acontecem, evite sempre reservar tours que não permitam cancelamento gratuito. Dê prioridade às excursões e atividades que têm boas reviews e permitam cancelar sem custos com (pelo menos) 48h de antecedência.

Onde ficar na Ilha Terceira? Sugestões de alojamento

Tendo em conta que a Ilha Terceira está longe de ser muito extensa, recomendamos que considere montar base numa só localidade e fazer os seus passeios a partir daí, visto que exige menos logística e torna a experiência mais relaxante. Afinal, andar a fazer e desfazer malas todos os dias é sempre chato, sobretudo se viajar com crianças.

Em nossa opinião, a melhor localidade para ficar alojado na Ilha Terceira é Angra do Heroísmo. A capital e localidades limítrofes têm a maior oferta de alojamentos e serviços turísticos da região, sendo relativamente fácil encontrar quartos a bons preços, sobretudo se reservar alojamento com bastante antecedência. Além disso conta com excelentes acessos à maioria dos pontos de interesse da Ilha Terceira.

Outra boa localidade para montar base na Terceira é Praia da Vitória, que fica situada mesmo ao lado do aeroporto das Lajes. Sobretudo se for no verão e pretender fazer uns dias de praia, pois é aí que vai encontrar o maior areal de toda a Ilha Terceira (e com águas bem quentinhas nos meses estivais). Conta também com bons acessos e uma boa oferta de hotelaria e restauração, mas, por ficar num extremo da ilha, perde para Angra do Heroísmo no que a localização geográfica diz respeito.

Como deve saber, as ilhas dos Açores são presentemente um dos destinos mais procurados de Portugal. E a Terceira não foge à regra. Logo, recomendamos que reserve o seu alojamento com o máximo de antecedência possível de forma a garantir os melhores preços. Clique nos links abaixo para procurar alojamento nas respetivas localidades e opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.

Por último, listamos abaixo os nossos hotéis favoritos em Angra do Heroísmo – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço dentro das respetivas categorias e preços.

Terceira Mar Hotel
Largue as malas no quarto e corra para a piscina infinita de água salgada! Depois tem tempo de apreciar as vistas para o mar, desfrutar da piscina interior, do banho turco ou das massagens no Spa. Acorde para um delicioso pequeno almoço buffet com sabores locais.

Barceló Angra Marina
Suites e apartamentos luxuosos, todos autossuficientes, ótimo pequeno almoço, atendimento e serviços de excelência. Adivinhou! Em frente à marina e a 5 minutos da Prainha. É claro que pode sempre optar por relaxar na piscina com vistas panorâmicas ou no Spa.

The Shipyard
Aparthotel, novinho em folha, com estacionamento privado gratuito, restaurante e bar-lounge, caso a preguiça @ “proíba” de usar a kitchenette. Espaços, decoração, serviços e pequeno almoço soberbos. Amenities da Rituals, um pormenor que demonstra atenção na arte de bem receber.

My Angra Charming House
Este boutique hostel, central, mais que cumpre os 3 B’s: bom, bonito e barato. Relaxar no terraço, jardim ou salão partilhado, a olhar para o “campo” é uma delícia. Só superada pelo soberbo pequeno almoço buffet. Quartos impecáveis, ambiente relaxante e familiar, cozinha partilhada, depósito de malas, e pessoas 5 estrelas.

ALLuar Lodge
Em Porto Judeu, com uma agradável piscina e rodeado de verde, qualquer par de noites passadas num dos bungalows privados, virados ao mar e com vista privilegiada para os Ilhéus das Cabras, é um despertar dos sentidos. O pequeno almoço de delícias açorianas é sempre servido no quarto. Se não for a conversa à volta dum copo de vinho a embalar a noite, serão certamente os garajaus.

O Melhor da Terceira num roteiro de 5 dias: lugares a visitar na Ilha Terceira

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Angra do Heroísmo vista do Monte Brasil

É importante referir que o número de dias que sugerimos para o roteiro de 5 dias para visitar a Ilha Terceira não inclui os dias de viagem do ponto de origem para a Terceira e vice-versa. Logo, a não ser que o seu voo de ida seja matutino e o de regresso mais tardio (existem várias opções nesse sentido), terá sempre de acrescentar mais um par de dias para a ida e volta desde o seu ponto de partida até Angra do Heroísmo, o ponto de início e fim deste roteiro para visitar a Ilha da Terceira.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Trincheiras da Segunda Guerra Mundial – Biscoitos

Importa também salientar que o roteiro para visitar a Ilha Terceira que aqui vamos partilhar consigo foi desenhado partindo do pressuposto de que irá ficar sediado em Angra do Heroísmo. Caso pretenda ficar alojado noutra localidade, ou ir mudando de alojamento durante a sua viagem, terá obviamente de fazer alguns ajustamentos.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Bosque da Lagoa das Patas – Roteiro para visitar a Terceira

Se é nosso leitor assíduo, já sabe que nos nossos roteiros o número de dias é meramente indicativo. Se abdicar de fazer algumas das atividades que sugerimos ou cortar alguns pontos de interesse, pode fazer este roteiro em menos dias. Por isso mesmo, já a jogar na antecipação, desenhamos também um roteiro de 2 e 3 dias para visitar a Ilha Terceira. Pode consultar ambos logo abaixo do roteiro de 5 dias.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Ponta das Contendas – Roteiro para visitar a Terceira

No sentido inverso, caso queira fazer mais algumas atividades náuticas, aventurar-se em mais alguns trilhos, ou simplesmente passar o dia a relaxar (e a mergulhar) numa das muitas praias e piscinas naturais da Ilha Terceira, acrescente mais uns dias e alargue este roteiro para visitar a Terceira para 7 ou 8 dias. Ao longo do roteiro vamos dar-lhe algumas sugestões nesse sentido. É só estar atent@ às nossas habituais Dicas VagaMundos.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Furnas do Enxofre – Roteiro para visitar a Terceira

Por último, queremos chamar-lhe a atenção que, face à instabilidade do clima da Ilha Terceira, deve estar preparad@ para ir fazendo alterações ao roteiro durante a sua estadia. Se não o fizer, arrisca-se a encontrar muitos dos locais mais emblemáticos (como sejam o famoso Miradouro da Serra do Cume, a “manta de retalhos” da Ilha Terceira, ou o Miradouro da Serra de Santa Bárbara, o ponto mais alto da ilha) completamente envoltos em nevoeiro.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Fortaleza de São João Batista, o maior forte dos Açores

O ideal é consultar amiúde as câmaras live do site SpotAzores (clique para ver) para avaliar o estado do tempo nas zonas da ilha que pretende visitar nesse dia. Se vir que está muito nublado, não hesite em mudar os planos. Até porque, por vezes, está um sol de raiar numa ponta da ilha e uma tempestade de pôr um ateu a rezar na outra. Apesar de termos tido alguma sorte com o tempo, não nos livramos de ter que alterar os planos em cima da hora por causa da chuva. Mas essa flexibilidade foi sempre bem recompensada!

Roteiro para visitar a Ilha Terceira: Dia 1

Angra do Heroísmo – Fortaleza de São João Batista e Passeio Panorâmico das Baías – Monte Brasil – Zona Balnear da Silveira

Angra do Heroísmo

O nosso roteiro para visitar a Ilha Terceira arranca em Angra do Heroísmo, a colorida capital da ilha e primeira povoação açoriana a ser elevada a cidade (1534). Angra do Heroísmo junta todos os ingredientes duma cidade encantadora: beleza arquitetónica, monumentos históricos, paisagem natural e gentes cativantes.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Portas da Cidade

Entreposto comercial obrigatório nas rotas transatlânticas desde o século XV até ao advento dos navios a vapor no século XIX, porto de abrigo para embarcações repletas de riquezas cobiçadas por piratas e corsários, a cidade portuária de Angra prosperou desde a Era dos Descobrimentos.

Sé Catedral de Angra do Heroísmo

Esses tempos áureos deixaram um legado de edifícios bem preservados, incluindo dois fortes marítimos únicos que datam dos séculos XVI e XVII, além de uma abundância de catedrais, igrejas e conventos barrocos.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Rua da Esperança

O Centro Histórico de Angra do Heroísmo é uma joia arquitetónica de tal valor que, em 1983, foi classificada Património Mundial UNESCO. Passear a pé pelas ruas garridas e calcetadas do centro histórico é uma autêntica viagem no tempo, daquelas para se saborear sem pressas.

Jardim Duque da Terceira

Posto isto os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências a não perder no centro histórico de Angra do Heroísmo são as seguintes (ordenados pela ordem de visita de forma a maximizar o tempo):

  • Subir a nobre escadaria das Portas da Cidade, que desembocam no Pátio da Alfândega onde irá encontrar a icónica estátua de Vasco da Gama, o famoso navegador português, e a Igreja da Misericórdia, a fotogénica igreja azul de Angra do Heroísmo.
  • Percorrer a Rua Direita até chegar à Praça Velha, onde se encontram os Paços do Concelho de Angra do Heroísmo e a Ermida de Nossa Senhora da Saúde.
  • Visitar a Igreja do Santíssimo Salvador da Sé, ou seja, a Sé Catedral de Angra do Heroísmo. Por detrás da catedral, irá encontrar o Palácio Bettencourt e o antigo Paço Episcopal.
  • Rumar ao Convento de São Gonçalo (séc. XVI), o mais antigo da cidade e o maior do arquipélago.
  • Subir ao Alto das Covas, um largo que foi outrora o celeiro de Angra do Heroísmo.
  • Percorrer a colorida Rua da Esperança, onde se encontra o Teatro Angrense de 1860.
  • Apreciar a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Palácio dos Capitães-Generais.
  • Passear pelo maravilhoso Jardim Duque da Terceira, uma espécie de jardim botânico público, ao estilo romântico português, onde se homenageia o escritor Almeida Garrett, que rebatizou Angra para Angra do Heroísmo.
  • Subir ao Alto da Memória, onde irá encontrar um obelisco que homenageia a passagem do rei D. Pedro IV pela Terceira, e de onde poderá desfrutar das melhores vistas panorâmicas sobre a cidade, a baía e o Monte Brasil.
  • Visitar a Igreja de Nossa Senhora da Guia e Convento de São Francisco, reconvertido no mais importante núcleo museológico etnográfico e arqueológico dentre os museus de Angra do Heroísmo, o MAH.
  • Deambular pelo bairro dos Remédios ao encontro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, do Palácio Silveira e Paulo e da Igreja e Solar de Nossa Senhora dos Remédios.
  • Descer ao Forte de São Sebastião, que presentemente alberga uma Pousada de Portugal. O recinto está aberto a visitas das 10h às 17:30 e a entrada é grátis.
  • Percorrer a promenade da orla marítima da Baía de Angra, desde o Forte de São Sebastião até à Marina, junto à qual irá encontrar a popular Prainha (a única praia urbana de areia de Angra), e o Centro de Ciência de Angra Heroísmo (os miúdos adoram os fósseis de dinossauros).
  • Caminhar pelo molhe da Marina até ao pequeno farol, para ter uma visão da cidade a partir do mar que jamais esquecerá.

Dica VagaMundos: Açores e observação de baleias e golfinhos são indissociáveis. E Angra do Heroísmo é um excelente ponto de partida para observar cetáceos, que cruzam as águas açorianas o ano inteiro. Se nunca teve esta experiência maravilhosa não deixe de incluir uma excursão de barco no seu roteiro para visitar a Ilha Terceira. Este tour de avistamento de baleias e golfinhos de 3 horas tem dois horários de manhã (clique para ver). Se madrugar para fazer o primeiro, fica com o resto (e melhor parte) do dia para visitar o centro histórico de Angra do Heroísmo e dar um saltinho ao Monte Brasil.

Fortaleza de São João Batista, Passeio Panorâmico das Baías

A icónica fortaleza de São João Batista (séc. XVI) é a maior dos Açores, com cortinas a rodear todo o sopé do Monte Brasil, e absolutamente imperdível em qualquer roteiro para visitar a Terceira.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Portão de Armas

Vale a pena circundar o perímetro do núcleo central para apreciar o imponente Portão de Armas, a ponte de 10 arcos sobre e o fosso, com as designadas prisões filipinas.

Forno da Cal

Aproveite a oportunidade para uma aprazível passeata no Passeio Panorâmico das Baías à descoberta de outros pequenos tesouros como o Chafariz da Boa Nova e Tanque do Azeite, a fonte da fortaleza, o Bosque dos Dragoeiros e o antigo Forno da Cal.

Monte Brasil

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Caldeira do Vulcão que gerou o Monte Brasil

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar a Terceira será no omnipresente Monte Brasil, cuja visão @ tem acompanho ao longo de todo o dia. A península do Monte Brasil é um geossítio resultante do cone abatido de um antigo vulcão marítimo extinto, composto por uma caldeira rodeada por quatro picos.

Miradouro do Pico das Cruzinhas

Prepare-se para miradouros com vistas de pasmar da cidade, das baías angrenses, dos Ilhéus das Cabras, da Serra de Santa Bárbara e das costas sudeste e sudoeste da Terceira.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Miradouro do Pico do Zimbreiro

Eis os miradouros do Monte Brasil a incluir no seu roteiro para visitar a Ilha Terceira:

  • Miradouro do Pico das Cruzinhas: acessível de carro por estrada asfaltada e tem categoricamente a melhor vista para cidade de Angra
  • Miradouro do Alto da Caldeira: melhor vista da caldeira do vulcão extinto que gerou o Monte Brasil, também acessível por estrada asfaltada.
  • Miradouro do Pico do Facho: além das vistas, poderá ver o posto semafórico, o último modelo de telegrafia ótica em Angra do Heroísmo. Acessível de carro e uma curtíssima caminhada por estradão de terra batida.
  • Miradouro do Pico da Quebrada: onde se encontra a Vigia da Baleia do Monte Brasil. Aconselhamos visitar a pé, e em silêncio. Pode ter a sorte, como nós, de ter os cervos residentes do Monte Brasil a servirem de “guia da montanha”.
  • Miradouro do Pico do Zimbreiro: morada da Vigia da II Guerra Mundial, só mesmo a pé pode chegar ao melhor spot para ver a costa sudoeste e a Serra de Santa Bárbara e até as ilhas de São Jorge e do Pico

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias

Dica VagaMundos: para conhecer o Monte Brasil de fio a pavio, nada melhor que percorrer o Trilho do Monte Brasil (PRC4 TER). São 7,5 km circulares com subida aos quatro picos, e com início na entrada da fortaleza (pode deixar a sua viatura no estacionamento do Parque Relvão, que fica mesmo ao lado). Se gosta de uma boa caminhada (e vir que tem tempo), não hesite em incluir este trilho no seu roteiro para visitar a Ilha Terceira!

Zona Balnear da Silveira

Quer fechar o primeiro dia do seu roteiro para visitar a Terceira com um mergulho? Então dê um saltinho até à Zona Balnear da Silveira (que fica a pouco mais dum quilómetro do centro histórico de Angra do Heroísmo). As piscinas naturais do que foi antes um porto de pesca são simplesmente perfeitas para um retemperador banho de mar. Caso já não tenha tempo, guarde a sugestão para outro final de tarde em Angra do Heroísmo. Não vão faltar oportunidades.

Quer mais dicas sobre a cidade de Angra do Heroísmo (e arredores)? Então, clique para ler o nosso roteiro para visitar Angra do Heroísmo.

Roteiro para visitar a Ilha Terceira: Dia 2

Miradouro da Serra da Ribeirinha – Fajã do Fisher – Miradouro da Cruz do Canário – Porto Judeu – Piscina Natural do Refugo – Miradouro da Ponta dos Coelhos – Gruta das Agulhas – Piscinas Naturais da Salga – Miradouro e Farol da Ponta das Contendas – Fortes de São Sebastião – São Sebastião – Porto Martins – Praia da Vitória – Miradouro do Facho – Miradouro Humberto Delgado – Miradouro da Serra do Cume

Miradouro da Serra da Ribeirinha

Comece o segundo dia do seu roteiro para visitar a Ilha Terceira subindo ao altaneiro (e recôndito) Miradouro da Serra da Ribeirinha, onde em dias limpos será brindado com a melhor vista panorâmica da costa sul da Ilha Terceira.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 diasDe uma só assentada poderá observar Angra do Heroísmo, o Monte Brasil, os Ilhéus das Cabras, e a Serra do Morião. Tudo isto enquadrado pelo intenso azul do oceano e por uma infinidade de verdejantes campos de pastagens, recortados por negros muros de pedra vulcânica.

Fajã do Fisher

Vistas desfrutadas, continue o seu roteiro para visitar a Ilha Terceira, descendo até à Fajã do Fisher, uma fajã lávica duma beleza dramática de “terra queimada” incomparável, criada por uma erupção vulcânica do Algar do Carvão.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 diasÀ sua espera tem uma das zonas balneares mais bonitas da costa sul da Terceira, com uma promenade invejável e vista privilegiada para o Monte Brasil e Ilhéus das Cabras, particularmente bonita do vizinho Miradouro da Laginha. Apesar do fundo irregular, as piscinas naturais vulcânicas atraem banhistas como mel. E quando lhe botar o olho em cima vai perceber porquê.

Miradouro da Cruz do Canário, a melhor vista para os Ilhéus das Cabras

Os Ilhéus das Cabras são os maiores ilhéus do arquipélago dos Açores e um dos melhores miradouros para contemplar este cartão-postal da ilha Terceira é o Miradouro da Cruz do Canário. Os Ilhéus das Cabras, referidos por Vitorino Nemésio como “…a estátua da nossa solidão”, são um lugar imperdível num roteiro para visitar a Ilha Terceira.

Separados pelo tempo e elementos da natureza, os irmãos Ilhéu Grande e Ilhéu Pequeno resultam dum mesmo vulcão de mar situado a cerca de 1 km da costa, ao largo da baía de Morgado.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 diasEsta Zona de Proteção Especial é um santuário de nidificação de aves protegidas e como tal tem um número de visitas limitadas. A única forma de os ver de perto é garantir o seu lugar numa “voltinha” de barco (como este tour de dia inteiro, por exemplo) com antecedência – atracar ou pisar os ilhéus é proibido.

Porto Judeu

Igreja de Santo António

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar a Ilha Terceira será na vila piscatória de Porto Judeu. No seu centro histórico irá encontrar a Igreja de Santo António e um dos mais belos Impérios do Divino Espírito Santo, dos mais de 50 da ilha Terceira. E olhe que a “briga” pelo mais belo é aguerrida.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Império de Porto Judeu

Não deixe também de dar um saltinho ao desconhecido Miradouro Maria Augusta de Castro, que oferece outra perspetiva dos Ilhéus das Cabras, e ao pitoresco Porto de Pescas de Porto Judeu.

O que são os Impérios do Divino Espírito Santo da Ilha Terceira?

Os coloridos Impérios do Divino Espírito Santo são templos religiosos ímpares em Portugal e o traço mais marcante da identidade da Ilha Terceira, para não dizer de todo o Arquipélago dos Açores. Os Impérios são o epicentro das Festas do Divino Espírito Santo, em honra do padroeiro dos Açores, celebradas em cada freguesia durante 8 semanas, do Domingo de Páscoa ao Pentecostes (Domingo da Trindade). Ao longo do roteiro para visitar a Ilha Terceira que desenhamos para si irá ter a oportunidade de ver várias mãos cheias de coloridos Impérios, cada um mais bonito que o outro.

Piscina Natural do Refugo e Gruta das Agulhas

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Piscina Natural do Refugo

A dois passos da vila de Porto Judeu irá encontrar a Piscina Natural do Refugo, um pequeno e antigo varadouro de barcos de pesca, agora eleito por gente de todas as idades para banhos de água salgada. É o lugar perfeito para o primeiro mergulho do dia! Se quiser esticar as pernas, não perca o pitoresco Passeio Gentes do Mar e da Terra até ao Miradouro da Ponta dos Coelhos. São só 500 metros.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Gruta das Agulhas

Um pouco mais à frente, já a caminho de Salga, irá poder visitar a Gruta das Agulhas, um tubo lávico resultante de uma erupção do Algar do Carvão situado mesmo ao lado do mar. A gruta tem sensivelmente 200 metros de comprimento e o acesso é feito percorrendo um curto trilho pela arriba costeira. No mapa que disponibilizamos no final do roteiro de 5 dias para visitar a Ilha Terceira sinalizamos o início do percurso pedestre.

Praia e Piscinas Naturais da Salga e Ponta das Contendas

Praia e Piscinas Naturais da Salga

Gruta das Agulhas visitada, continue o seu roteiro para visitar a Ilha Terceira rumando até à Praia e Piscinas Naturais da Salga, uma das zonas balneares mais completas da costa sul da Terceira. Até solário de relva, parque de campismo e um monumento de homenagem ao “heroísmo” dos terceirenses tem. Afinal, foi o palco da vitória popular da Batalha da Salga, que rechaçou os castelhanos com… Gado bravo!

Ponta das Contendas

Logo ao lado irá encontrar a maravilhosa Ponta das Contendas, uma das paisagens costeiras mais icónicas da Ilha Terceira, que poderá desfrutar em pleno indo ao Miradouro das Contendas e, havendo tempo, também ao Farol das Contendas.

Fortes de São Sebastião

Ruínas do Forte de Santa Catarina das Mós

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar a Ilha Terceira será na Baía das Mós para ir conhecer os antigos Fortes de São Sebastião, mais concretamente o Forte da Greta e o Forte de Santa Catarina das Mós, construídos durante o conturbado episódio histórico da Guerra da Sucessão Portuguesa, provocado pela prematura morte do rei D. Sebastião na Batalha de Alcácer-Quibir.

Ruínas do Forte da Greta

Na Baía das Mós desembarcaram as tropas castelhanas que colocaram um ponto final à resistência da Ilha Terceira que, durante vários anos, resistiu estoicamente ao domínio de Castela. Dos fortes só já restam as ruínas, mas a sua fantástica localização mais do que justifica a visita. As vistas para a Baía das Mós e para a Ponta das Contendas são maravilhosas.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 diasPara os ver a ambos, terá de fazer um troço de sensivelmente 750 metros ao longo do bem sinalizado Trilho dos Fortes de São Sebastião (PR5 Terceira) que arranca junto à estrada M509, imediatamente após o Farol das Contendas (Coordenadas GPS: 38°38’44.1″N 27°04’47.5″W).

Dica VagaMundos: se gosta de caminhadas e quiser acrescentar mais um dia ao seu roteiro para visitar a Terceira não deixe de percorrer a totalidade do Trilho dos Fortes de São Sebastião, um percurso pedestre linear com aproximadamente 6 km de extensão (12 km ida e volta). Dessa forma poderá conhecer os restantes Fortes de São Sebastião (Forte de Bom Jesus e Forte do Pesqueiro dos Meninos), e ao mesmo tempo desfrutar de vistas formidáveis sobre os Ilhéus das Minas, outro dos ex-libris da orla costeira de São Sebastião.

São Sebastião

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Igreja Matriz

A vila de São Sebastião é muitas das vezes secundarizada nos roteiros para visitar a Ilha Terceira mas, em nossa opinião, só a sua histórica Igreja Matriz mais do que justifica a visita. Afinal de contas estamos a falar de um templo que começou a ser edificado pelos primeiros povoadores da ilha (século XV) e que tem características únicas em todo o arquipélago dos Açores, mais concretamente os seus afrescos tardo-medievais, aos quais se somam lindos portais em estilo manuelino.

Império do Divino Espírito Santo

Em frente à Igreja Matriz encontra-se uma aprazível praça com um monumento em homenagem à Batalha da Salga e, no que a património religioso diz respeito, São Sebastião tem ainda um vistoso Império do Divino Espírito Santo e as Ermidas de Santa Ana e da Santa Casa da Misericórdia.

Porto Martins

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Piscinas Naturais de Porto Martins

Vila de São Sebastião visitada, continue o seu roteiro para visitar a Ilha Terceira rumando até Porto Martins. Pelo caminho não deixe de fazer uma, ainda que breve, paragem na Praia dos Salgueiros (que para além de ter uma excelente piscina seminatural tem mesas na zona relvada perfeita para se fazer um picnic) e no Porto Piscatório de São Fernando, junto ao qual irá encontrar uma agradável promenade.

Império de Porto Martins

Na vila de Porto Martins propriamente dita os grandes destaques vão para o Império do Espírito Santo (donde se tem uma vista formidável sobre a Baía das Canas), para a Igreja Matriz e para as incontornáveis Piscinas Naturais de Porto Martins, uma das zonas balneares mais badaladas da Terceira, fruto da beleza e qualidade das suas águas (Bandeira Azul) aliadas a excelentes infraestruturas de apoio. Imperdível!

Praia da Vitória

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 diasA próxima paragem do nosso roteiro para visitar a Terceira será na Praia da Vitória, a segunda maior cidade da ilha, onde irá encontrar a praia com o maior areal dos Açores: a Praia Grande.

Praia Grande

Para além da extensão do seu areal, a Praia Grande é conhecida por ter as águas mais quentes de toda a Ilha Terceira e por apresentar excelentes infraestruturas de apoio. Por isso, se visitar a Praia da Vitória nos meses de verão, é imperativo reservar um tempinho para estender a toalha na areia e ir dar um mergulho nas plácidas águas da Baía da Praia da Vitória.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Praia da Riviera

As outras praias afamadas da cidade são a Prainha (situada mesmo ao lado da Marina) e a Praia da Riviera (bem mais selvagem), conhecida por ter sido o palco do Musical Açores 76/77, o segundo festival de verão realizado em território português.

Mesmo que o tempo não convide a banhos, pode sempre percorrer a maravilhosa marginal da Praia da Vitória, pejada de murais e pequenos miradouros, e onde não faltam esplanadas para comer um gelado ou beber um copo com vista para o mar.

Igreja do Senhor Santo Cristo das Misericórdias e Casa das Tias

Para além das praias os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências a não na cidade da Praia da são os seguintes:

  • Igreja Matriz de Santa Cruz (século XV)
  • Praça Francisco Ornelas da Câmara, a principal praça da Praia da Vitória, onde poderá ver o vistoso edifício dos Paços do Concelho
  • Igreja do Senhor Santo Cristo das Misericórdias (século XVI)
  • Império da Caridade, o mais bonito da Praia da Vitória
  • Casa de Vitorino Nemésio, onde nasceu o autor do famoso livro Mau Tempo no Canal
  • Casa das Tias do Vitorino Nemésio, um imponente edifício que presentemente alberga a biblioteca pública de Praia da Vitória
  • Percorrer a calcetada Rua de Jesus, a artéria mais nobre da cidade
  • Passear pelo Paul da Praia da Vitória, uma pequena lagoa a dois passos da Marina, que serve de casa a uma miríade de diferentes espécies de aves
Rua de Jesus, a artéria mais nobre da Praia da Vitória

Miradouro do Facho e Miradouro Humberto Delgado

Praia da Vitória visitada, continue o seu roteiro para visitar a Ilha Terceira subindo até ao altaneiro Miradouro do Facho, onde se encontra o icónico Monumento do Imaculado Coração de Maria e onde será brindado com uma vista aérea sobre a Praia da Vitória e a sua baía de fazer cair o queixo. Não lhe falta sequer um instagramável baloiço!

Do Miradouro do Facho é um saltinho até ao Miradouro Humberto Delgado, um dos miradouros mais sui generis dos Açores, com vistas desafogadas para a pista do Aeroporto das Lajes. Vai na volta, foi onde os Azeitonas se inspiraram para fazer a música “Anda Comigo Ver Os Aviões”!

Miradouro da Serra do Cume, a “manta de retalhos” da Ilha Terceira

Lá no alto dos seus 500 metros, a Serra do Cume tem um miradouro com vista para a Caldeira dos Cinco Picos, que é um autêntico cartão-postal da Ilha Terceira. Os milhares de parcelas de terreno pintam-se de igual número de verdes, e estão delimitados pelo negro basalto vulcânico dos muros, assemelhando-se a uma “manta de retalhos“, como se tornou popular chamar ao Miradouro da Serra do Cume. É o lugar perfeito para fechar o segundo dia do seu roteiro a visitar a Ilha Terceira!

Roteiro para visitar a Ilha Terceira: Dia 3

Trilho dos Mistérios Negros – Gruta do Natal – Furnas do Enxofre – Algar do Carvão – Lagoa das Patas – Miradouro Serra de Santa Bárbara

Trilho dos Mistérios Negros

O terceiro dia do nosso roteiro para visitar a Ilha Terceira arranca com o Trilho dos Mistérios Negros, o percurso pedestre mais emblemático da Terceira e que tem lugar cativo na nossa lista dos melhores trilhos dos Açores.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 diasEste fantástico trilho circular arranca junto à Lagoa do Negro e Gruta do Natal e desenvolve-se ao longo da reserva natural da Serra de Santa Bárbara e dos Mistérios Negros do Parque Natural da Terceira, uma das zonas mais selvagens da ilha.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 diasO Trilho dos Mistérios Negros tem sensivelmente 4,9 km de extensão (ou 5,7 km caso opte por subir ao Pico Gaspar), ao longo dos quais irá atravessar bosques mágicos que serpenteiam por entre montes de rocha preta oriundos da acumulação de lava vulcânica (daí o nome Mistérios Negros), ver imponentes cones vulcânicos, pequenas lagoas e uma miríade de paisagens naturais que o vão teletransportar para um filme de fantasia. Se só tiver tempo para fazer uma caminhada na sua viagem à Terceira, o Trilho dos Mistérios Negros é aposta ganha!

Não vá é à espera de um passeio no parque. É certo que o trilho é curtinho, mas é de dificuldade alta, sobretudo devido ao piso, que é extremamente irregular e escorregadio, sobretudo nos dias de elevada humidade, o que na Terceira é o prato do dia. Por isso vá a contar com pelo menos 2h30 a 3h de caminhada.

Gruta do Natal

Depois de percorrer o Trilho dos Mistérios Negros, continue o seu roteiro para visitar a Terceira com uma “Viagem ao Centro da Terra”, ou seja com uma visita à Gruta do Natal, um impressionante tubo lávico, a rondar os 700 metros de extensão, que nos deixou boquiabertos a desvendar os enigmas da lava corrente nas galerias e corredores.

Altar da Gruta do Natal

Já foi conhecida por Galeria Negra e Gruta do Cavalo. Ganhou o “novo” nome após a missa de Natal de 1969, que se tornou já uma tradição, para assinalar a abertura da gruta à população. Até um altar tem!

Dica VagaMundos: a entrada na Gruta do Natal custa 8€ por pessoa (o mesmo valor cobrado pela entrada no Algar do Carvão), mas é possível comprar um bilhete conjunto Algar do Carvão + Gruta do Natal por 12€ poupando alguns euros. Como o bilhete é flexível, até pode visitar o Algar do Carvão num dia e a Gruta do Natal noutro dia do seu roteiro pela Ilha Terceira. Tenha é em atenção que ambos só estão abertos a visitas de tarde e os horários variam ao longo do ano (consulte o site dos Montanheiros, a associação que gere ambos os geossítios, para mais informações).

Algar do Carvão

Que tal lhe soa a ideia de entrar dentro de um vulcão? Algo inimaginável, mas na ilha Terceira estar dentro dum vulcão é uma realidade e um dos poucos lugares do mundo onde tal é possível. Falamos do famoso Algar do Carvão, na caldeira do vulcão Guilherme Moniz.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 diasMais do que um monumento natural para observar, é uma experiência sensorial imperdível e obrigatória de incluir num roteiro para visitar a Terceira. Resulta dum fenómeno raro de erupção dum vulcão que, na tentativa de expelir lava, criou uma gigantesca caverna vulcânica com vários “salões” – o mais impressionante, a Catedral. Como se não bastasse, ainda gerou uma lagoa de águas cristalinas.

Mais raro ainda, o cone nunca colapsou e, no caso do Algar do Carvão, é duma beleza indescritível. Avisamos já que vai perder a noção do tempo de cabeça erguida a olhar para este teto coberto de verde e chaminé com vista para o céu. Mas deixamos as fotos falar por nós.

Furnas do Enxofre

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar a Ilha Terceira será nas Furnas do Enxofre que ficam localizadas a pouco mais de 2 km do Algar do Carvão. São uma bolsa de vegetação singular e de cores surreais que convive com nada mais, nada menos que uma vintena de fumarolas de diferentes gases sulfurosos e temperaturas.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 diasHá um trilho de 1 km, em redor da área mais representativa das fumarolas, com passadiços para garantir a segurança dos visitantes. Demore-se o tempo que lhe apetecer. Ao contrário do que acontece na Gruta do Natal e no Algar do Carvão a visita é gratuita e livre de fazer à hora que mais lhe convier.

Dica VagaMundos: se optar por não alugar carro na sua viagem à Terceira, pode recorrer a este tour ao Algar do Carvão, Gruta do Natal e Furnas do Enxofre do GetYourGuide. Não inclui o ingresso nas atrações, mas faz pick-up e drop-off à porta do seu hotel.

Lagoa das Patas

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 diasEntre o Algar do Carvão e a Serra de Santa Bárbara esconde-se a encantadora Lagoa das Patas, uma pequena lagoa artificial alimentada pelas águas que escorrem da serra, que serve de casa a um sem número patas e afins. Existem imensas mesas de merendas ao lado da lagoa (e até mesmo grelhadores), perfeitas para fazer um picnic de final de tarde. Não se esqueça é de levar farnel a contar com os patarecos!

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 diasAo redor da Lagoa das Patas irá encontrar um denso bosque de criptomérias e uma enorme turfeira rasgada por um ribeiro. Se as pernas não estiverem de greve, devido ao Trilho dos Mistérios Negros, recomendamos vivamente que faça uma pequena caminhada ao longo das margens do ribeiro, para desfrutar do maravilhoso entorno natural e para descobrir uma boa mão cheia de pequenas quedas de água e lagoas.

Miradouro Serra de Santa Bárbara

Feche o terceiro dia do seu roteiro para visitar a Ilha Terceira rumando até ao topo da Serra de Santa Bárbara, cujos 1021 metros de altura lhe dão o título de ponto mais alto da Terceira.

À sua espera tem um fantástico miradouro que, em dias limpos, o vai brindar com esmagadoras vistas sobre praticamente toda a Ilha Terceira, sendo ainda possível avistar as vizinhas ilhas do Pico e São Jorge. Divinal!

Dica VagaMundos: por estar situado a elevada altitude, o topo da Serra de Santa Bárbara está frequentemente coberto pelas nuvens. Para evitar desapontamentos não se esqueça de ver as condições meteorológicas no site SpotAzores antes de se colocar a caminho. Se estiver tudo tapado, não vale de todo a pena ir ao miradouro. Como já referimos no início do artigo, a flexibilidade é uma regra de ouro num roteiro para visitar a Ilha Terceira. Só assim conseguirá ver os locais mais emblemáticos da ilha no seu melhor.

Roteiro para visitar a Ilha Terceira: Dia 4

Trilho das Cascatas da Ribeira da Agualva – Zona Balnear Escaleiras – Miradouro de Alagoa (Ponta do Mistério) – Quatro Ribeiras – Miradouro da Costa das Quatro Ribeiras – Miradouro da Nossa Senhora (Biscoitos) – Piscinas Naturais de Biscoitos – Trincheiras da Segunda Guerra Mundial – Miradouro do Pico Matias Simão (Altares)

Trilho das Cascatas da Terceira – Ribeira da Agualva

Comece o quarto dia do seu roteiro para visitar a Ilha Terceira rumando até à recôndita aldeia de Agualva para ir percorrer o esplendido Trilho das Cascatas da Ribeira da Agualva, um dos segredos mais bem guardados da Terceira.

O trilho arranca por detrás da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe (existe um parque de estacionamento onde pode parquear a sua viatura) e, como o próprio nome indica, desenvolve-se ao longo da Ribeira da Agualva.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 diasAo longo dos cerca de 3 km deste percurso circular irá cruzar um frondoso bosque, que desemboca no maravilhoso Parque das Frechas, e ter a oportunidade de ver as mais belas cascatas e lagoas da Ilha Terceira. O percurso não é particularmente exigente, mas tem troços muito escorregadios, devido à acumulação de barro, pelo que deve ser feito com muita cautela. Mas, acredite, vale cada escorregadela!

Zona Balnear das Escaleiras

Depois de percorrer o Trilho das Cascatas da Terceira, sugerimos que vá visitar à Zona Balnear das Escaleiras, onde irá encontrar uma linda piscina natural, perfeita para dar o primeiro mergulho do dia (se o tempo estiver para banhos, claro está).

Junto à Zona Balnear das Escaleiras irá encontrar uma vigia das baleias, outrora utilizado pelas companhias baleeiras. Felizmente hoje já não se caçam baleias nos Açores, mas os postos de vigia das baleias ainda lá estão, e têm sempre vistas de cortar a respiração.

Miradouro de Alagoa (Ponta do Mistério)

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 diasA próxima paragem do nosso roteiro para visitar a Ilha Terceira será no Miradouro da Alagoa, de onde será brindado com as melhores visitas sobre a Fajã da Alagoa (também conhecida por Lagoa da Fajãzinha) e a Ponta do Mistério. Imagine gigantescas arribas formadas por campos de lava a entrar mar adentro e fica com uma ideia do deslumbrante quadro paisagístico que o espera no Miradouro de Alagoa.

Dica VagaMundos: o Miradouro de Alagoa está integrada no Trilho Baías da Agualva (PR2 TER), um percurso pedestre linear com aproximadamente 4 km de extensão (8 km ida e volta). Regressando pela estrada consegue fazer um percurso circular com 6 km. Se gostar de caminhadas, é a melhor opção para desfrutar em pleno deste fantástico geossítio dos Açores.

Quatro Ribeiras

Continue o seu roteiro para visitar a Ilha Terceira rumando até à localidade das Quatro Ribeiras, idilicamente situada sobre um maciço rochoso com uma linda baía aos pés.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Piscinas Naturais de Quatro Ribeiras

O ex-libris do povoado são as Piscinas Naturais de Quatro Ribeiras, uma zona de lazer com excelentes infraestruturas de apoio, que aproveita na perfeição as formações rochosas resultantes da lava solidificada, que aqui criaram pequenas piscinas com águas cristalinas. Mesmo que não queira ir a banhos, vale muito a pena dar um passeio pela fotogénica área de lazer.

Igreja de Santa Beatriz

Para além das piscinas naturais recomendamos visita à Igreja de Santa Beatriz e ao Império do Divino Espírito Santo das Quatro Ribeiras.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Miradouro da Costa das Quatro Ribeiras

Para desfrutar das melhores vistas sobre a orla costeira vá até ao Miradouro dos Moinhos ou ao Miradouro da Costa das Quatro Ribeiras. Neste último encontra inclusivamente um excelente merendeiro, perfeito para petiscar enquanto desfruta das vistas.

Biscoitos

Das Quatro Ribeiras é um saltinho até Biscoitos um dos povoados que tem mesmo de incluir no seu roteiro para visitar a Ilha Terceira. Para começar as Piscinas Naturais de Biscoitos são, quase unanimemente, consideradas as mais belas piscinas naturais da Ilha Terceira. E nós assinamos por baixo!

Imagine um enorme labirinto de pedra vulcânica pejado de reentrâncias por onde entra o mar, criado pelo contacto da lava com a água do mar e esculpido a preceito pelos elementos, e fica com uma ideia do que @ espera nas Piscinas Naturais de Biscoitos. A mão humana fez o resto, dotando o espaço com terraços cimentados ao redor das piscinas, para permitir estender a toalha, e notáveis infraestruturas de apoio.

Dica VagaMundos: durante a maré baixa a água das Piscinas Naturais de Biscoitos fica, por norma, super calminha, o que as torna perfeitas para miúdos e graúdos. Fica a dica!
Trincheiras

Mas o melhor de tudo é que os encantos de Biscoitos estão longe de se resumir à sua afamada zona balnear. Praticamente ao lado das piscinas poderá visitar umas impressionantes trincheiras escavadas na rocha vulcânica durante a Segunda Guerra Mundial e conhecer a Calheta dos Lagadores, uma piscina natural mais recatada e com um toque bem mais selvagem que as Piscinas Naturais de Biscoitos.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Vinhas Vulcânicas de Biscoitos

E, surpresa das surpresas, Biscoitos é também uma região vinícola, a única em toda a Ilha Terceira. É difícil de acreditar que num terreno de solo vulcânico, e com enorme salinidade, se conseguem criar boas vinhas. Mas é mesmo verdade, e pode vê-las com os seus próprios olhos junto à marginal de Biscoitos.

Miradouro da Nossa Senhora

Para uma inesquecível vista aérea das vinhas de Biscoitos suba ao Miradouro da Nossa Senhora junto à estrada EN1-1A. Para saber mais sobre este autêntico “milagre vinícola”, nada como visitar o Museu do Vinho de Biscoitos!

Miradouro do Pico Matias Simão (Altares)

Termine o quarto dia do seu roteiro para visitar a Ilha Terceira subindo ao altaneiro Miradouro do Pico Matias Simão, para desfrutar de uma das melhores vistas panorâmicas sobre a costa norte da Ilha Terceira.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 diasÉ preciso superar uma boa subidinha a pé, mas em dias limpos o esforço é bem recompensado pois até conseguirá avistar a Ilha Graciosa no horizonte. Para repor as energias, pode sempre ir a Altares comer uma bela de uma Alcatra ao Restaurante Caneta, um dos nossos restaurantes de eleição na Terceira.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Trilho da Rocha do Chambre
Dica VagaMundos: se gosta de uma boa caminhada e puder acrescentar mais um dia ao seu roteiro para visitar a Ilha Terceira, não deixe de ir percorrer o fenomenal Trilho da Rocha do Chambre (PR6 Terceira), que na Terceira só encontra rival no Trilho dos Mistérios Negros. Este trilho circular tem aproximadamente 9 km de extensão e desenvolve-se a uma altitude a rondar os 700 metros bem no interior da ilha, mais concretamente nas imediações da Reserva Natural de Biscoitos. O trilho é bastante exigente fisicamente, mas os idílicos bosques por onde irá passar e as vistas de babar sobre as montanhas da Terceira com que será brindad@ fazem esquecer todas as tormentas.

Roteiro para visitar a Ilha Terceira: Dia 5

São Mateus da Calheta – Zona Balnear do Negrito – Zona Balnear e Forte das Cinco Ribeiras – Queijo Vaquinha – Santa Bárbara – Miradouro de Santa Bárbara e Área de Lazer – Zona Lazer das Doze Ribeiras – Serreta – Mata da Serreta – Miradouro do Raminho e Miradouro da Mata da Serreta – Miradouro da Ponta do Queimado

São Mateus da Calheta

Porto de Pesca de São Mateus da Calheta

O último dia do nosso roteiro para visitar a Ilha Terceira arranca com uma visita a São Mateus da Calheta, onde irá encontrar o porto de pesca mais castiço da Terceira. O bom peixe que diariamente chega a São Mateus da Calheta vai direto para a mesa dos bons restaurantes da freguesia e arredores. Como por exemplo o famosíssimo Beira Mar, que para além das maravilhosas vistas sobre a baía do porto, tem das melhores lapas que alguma vez comemos.

Igreja Velha de São Mateus

Sugerimos que comece a visita com um passeio pelo Porto de São Mateus, pejado de coloridos barcos de pesca e onde irá encontrar o Museu Casa dos Baleeiros. Não deixe de passar também pelo Forte Grande de São Mateus e pelas Igreja Nova e Igreja Velha de São Mateus, esta última muito danificada devido ao furacão que em 1893 assolou a Terceira. “But still standing”.

Zona Balnear do Negrito

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar a Terceira será na Zona Balnear do Negrito. Com um enorme solário para estender a toalha, um pequeno forte de 1581 em pano de fundo, e com memorabilia da indústria baleeira, a Zona Balnear do Negrito, é uma das favoritas das famílias pelas boas infraestruturas. A baía tem fundos planos de grandes lajes de basalto e é a única zona balnear do concelho de Angra do Heroísmo com piscina de piso regular, o que a torna perfeita para as crianças.

Zona Balnear das Cinco Ribeiras

Se resistiu a ir a banhos no Negrito, dificilmente o conseguirá fazer na Zona Balnear das Cinco Ribeiras, um extraordinário aproveitamento do antigo porto de pesca do povoado.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 diasFica idilicamente localizada numa pequena baía, na base de uma escarpada arriba, e para além do estupendo enquadramento paisagístico tem um enorme solário, por entre as rochas vulcânicas, e pequenas piscinas naturais que fazem a delícia dos mais pequenos. Logo ao lado poderá ainda ver as ruínas do Forte das Cinco Ribeiras, que outrora protegeu a costa de piratas e corsários, e a Ermida de Nossa Senhora de Lurdes.

Fábrica do Queijo Vaquinha

Se é amante do queijo dos Açores, a Fábrica do Queijo Vaquinha é ponto de paragem obrigatória no seu roteiro para visitar a Ilha Terceira.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 diasA queijaria mais famosa da Terceira fica localizada a dois passos da Zona Balnear das Cinco Ribeiras e tem um excelente café com esplanada onde poderá fazer uma prova das várias variedades do Queijo Vaquinha (o nosso favorito é o picante). E, claro, comprar alguns para levar para casa. Mesmo ao lado da queijaria irá encontrar ainda um pequeno miradouro de onde poderá desfrutar de boas vistas sobre os verdejantes prados, onde se alimentam as vacas, sempre com o oceano como pano de fundo.

Santa Bárbara

Miradouro de Santa Bárbara

Continue o seu roteiro para visitar a Ilha Terceira rumando até ao Miradouro de Santa Bárbara, para desfrutar de mais uma esmagadora vista sobre a acidentada costa sudoeste da Terceira.

Pezinho da Nossa Senhora da Ajuda

Logo ao lado do miradouro irá encontrar uma das melhores áreas de lazer da Terceira, com uma infinidade de mesas e recantos para fazer um picnic, muitas sombras, grelhadores, forno para cozer pão e, até mesmo, uma praça de touros. Para compor o ramalhete, há ainda uma ribeira nas margens da qual poderá encontrar, esculpido na rocha, o Pezinho da Nossa Senhora da Ajuda.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Ermida de Nossa Senhora da Ajuda

Não deixe também de visitar a vizinha Ermida de Nossa Senhora da Ajuda e, já no centro do povoado, o Império e a Igreja De Santa Bárbara.

Zona Lazer das Doze Ribeiras

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Moinho das Doze Ribeiras

Santa Bárbara visitada, continue o seu roteiro para visitar a Terceira subindo à altaneira Zona de Lazer das Doze Ribeiras, onde poderá desfrutar de mais uma vista soberba sobre a orla costeira do sudoeste da Ilha Terceira. Pelo caminho não deixe de fazer uma breve paragem junto ao fotogénico Moinho das Doze Ribeiras, até porque fica mesmo ao lado da estrada EN1-1A.

Poço de Terra Batida

Para além das vistas e das excelentes condições para se fazer um picnic, na Zona de Lazer das Doze Ribeiras irá encontrar uma praça de touros e um Poço de Terra Batida, os poços de água tradicionais desta região que fazem lembrar uma cisterna.

Serreta

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Santuário de Nossa Senhora dos Milagres

A próxima paragem do último dia do nosso roteiro para visitar a Ilha Terceira será em Serreta, o maior povoado da costa oeste da Terceira, onde poderá visitar o lindo Santuário de Nossa Senhora dos Milagres e o Império do Divino Espírito Santo de Serreta.

Império da Serreta

O outro grande highlight da Serreta é o restaurante Ti Choa, um autêntico templo de degustação dos pratos típicos da Ilha Terceira. Uma excelente opção para jantar no caminho de regresso a Angra do Heroísmo. Reserve é com antecedência, senão fica a ver navios.

Mata da Serreta

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 diasDa Serreta é um saltinho até à Mata da Serreta, uma apaixonante reserva florestal de vegetação exuberante, que não pode deixar de incluir no seu roteiro para visitar a Ilha Terceira.

Para apreciar o ambiente mágico da Mata da Serreta, nada como fazer uma pequena caminhada em redor da área de lazer, não deixando de visitar o monumental chafariz de pedra que foi transladado dos claustros do antigo Convento da Graça, em Angra do Heroísmo.

Miradouro do Raminho

Depois do passeio por este cenário de fantasia, pegue no carro e vá desfrutar das soberbas vistas sobre a costa oeste da Terceira no Miradouro da Mata da Serreta e no vizinho Miradouro do Raminho, de onde, em dias limpos, pode até avistar a Ilha Graciosa.

Miradouro da Ponta do Queimado

Para fechar com chave de ouro o seu roteiro para visitar a Terceira, desça a vertiginosa estrada até à Ponta do Queimado, o ponto extremo ocidental da Terceira, resultante do escoamento de lava do Vulcão de Santa Bárbara.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 diasÀ sua espera tem um lindo farol e um dos miradouros mais cénicos de toda a ilha, a que pode aceder subindo uma instagramável escadaria. Dele obterá vistas de arrepiar sobre a agreste costa oeste da Terceira, com a Ilha de São Jorge e a Ilha do Pico a marcar o horizonte. Assistir aqui ao pôr-do-sol é o cair do pano perfeito de uma viagem pela Ilha Terceira. Dizer que é mágico, parece-nos redutor!

Mapa do Roteiro de 5 dias para visitar a Ilha Terceira


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro de 5 dias para visitar a Ilha Terceira.

Roteiro de 3 dias para visitar a Ilha Terceira

Só tem 3 dias para visitar a Ilha da Terceira? Naturalmente que vai ter de abdicar de visitar alguns dos pontos de interesse e, sobretudo, cortar nas caminhadas e nos mergulhos salgados. Ainda assim terá tempo para conhecer a maioria dos locais mais emblemáticos da Ilha Terceira.

Claro que pode sempre optar por condensar o roteiro de 5 dias em 3 dias, mas vai passar demasiado tempo na estrada e pouco tempo nos locais de interesse.

Abaixo encontra a nossa sugestão de roteiro para 3 dias, podendo ler a respetiva descrição dos locais de interesse no roteiro de 5 dias para visitar a Ilha Terceira.

Dia 1

Angra do Heroísmo – Monte Brasil – Miradouro da Cruz do Canário – Porto Judeu – Piscinas naturais da Salga – Miradouro e Farol da Ponta das Contendas – Forte de Santa Catarina das Mós e Forte da Greta

Clique para ver as melhores opções de alojamento em Praia da Vitória

Dia 2

Praia da Vitória – Miradouro do Facho – Miradouro da Serra do Cume – Algar do Carvão – Furnas do Enxofre – Gruta do Natal – Lagoa das Patas – Miradouro Serra de Santa Bárbara

Clique para ver as melhores opções de alojamento em Biscoitos

Dia 3

Trilho das Cascatas da Ribeira da Agualva – Biscoitos – Miradouro do Raminho – Mata da Serreta – Ponta do Queimado – Queijo Vaquinha – São Mateus da Calheta

Clique para ver as melhores opções de alojamento em Angra do Heroísmo

Mapa do Roteiro de 3 dias para visitar a Ilha Terceira


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro de 3 dias para visitar a Ilha Terceira.

Roteiro 2 dias

Só tem 2 dias para visitar a Ilha Terceira? Não se preocupe que nós damos-lhe uma ajuda para conhecer o essencial da ilha. Naturalmente que é impossível ver todos os locais de interesse da Terceira. Claro que os dias vão ser super preenchidos, mas vai conseguir ver os cartões-postais mais emblemáticos da ilha.

Abaixo encontra a nossa sugestão de roteiro para 2 dias, podendo ler a respetiva descrição dos locais de interesse no roteiro de 5 dias para visitar a Ilha da Terceira.

Dia 1

Angra do Heroísmo – Monte Brasil (Miradouro das Cruzinhas) – Miradouro da Cruz do Canário – Praia da Vitória – Miradouro do Facho – Miradouro da Serra do Cume

Clique para ver as melhores opções de alojamento em Praia da Vitória

Dia 2

Biscoitos – Furnas do Enxofre – Algar do Carvão – Gruta do Natal – Lagoa das Patas – Ponta do Queimado – Mata da Serreta

Clique para ver as melhores opções de alojamento em Angra do Heroísmo

Mapa do Roteiro de 2 dias para visitar a Ilha Terceira


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro de 2 dias para visitar a Ilha Terceira.

Onde comer na Ilha Terceira? Melhores Restaurantes

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Lapas Grelhadas

Se os terceirenses conhecem a arte de bem receber, conhecem melhor a de bem servir. Visitar a Ilha Terceira é sinónimo de prazenteiros momentos passados à mesa, pois a gastronomia açoriana concilia o melhor do mar e do campo.

Roteiro Ilha Terceira: o que visitar em 2, 3 e 5 dias
Alcatra

O prato mais típico, mais famoso e absolutamente imperdível num roteiro para visitar a Ilha Terceira: Alcatra. Alcatra é o recipiente de barro onde carnes ou peixes são cozinhadas a fogo de lenha durante… 12 horas! O segredo está no tempero de especiarias, do qual cada casa guarda segredo.

Boca Negra

Depois há as lapas grelhadas, as cracas, o bife de atum, o peixe boca negra grelhado, a sopa de marisco servida dentro de pão caseiro, os queijos Vaquinha, as queijadas Dona Amélia e o doce de vinagre (ênfase no doce, não se iluda com o nome). Depois de visitar a Terceira, o melhor mesmo é evitar olhar para a balança durante um par de semanas (e carregar nas caminhadas no entretanto).

Doce de Vinagre

Abaixo encontra os nossos restaurantes favoritos para degustar a irresistível gastronomia da Ilha Terceira:

Ti Choa (Serreta)
Jamais se perdoará se falhar um menu de degustação no Ti Choa. Imperdível! Todos os ingredientes para uma refeição inesquecível estão aqui reunidos: ambiente agradável, espaço típico, atendimento atento e familiar e comida divinal.

Beira Mar (São Mateus)
A fama além fronteiras resulta numa sala completamente reservada, em dia de semana e logo ao meio dia. Mas a esplanada era o nosso objetivo, para petiscar com vista mar. Ótimas lapas que confirmam que a cozinha entende de peixe e marisco. Leve a carteira bem recheada.

Restaurante O Caneta (Altares)
Restaurante típico que serve tradição à mesa. As carnes selecionadas são do melhor que há na Ilha Terceira, e a morcela de entrada e a melhor Alcatra regional que comemos na ilha vieram comprová-lo.

Taberna Roberto (Posto Santo)
Sabores genuínos, produtos frescos e de qualidade, uma garrafeira notável. Tudo o que sai da grelha ou do forno de lenha fica perfeito. Preços salgados, mas dada a qualidade desculpa-se.

Boca Negra (Porto Judeu)
Famoso pela alcatra de peixe, que não desiludiu. Sala, pratos de pasta e vegetarianos para demonstrar que acompanha os tempos, mas é no tradicional que a casa se sai melhor.

Casa de Pasto A Canadinha (Angra)
Bom atendimento, boa oferta de pratos regionais estilo comidinha caseira, sem frescuras mas com muito sabor. E não se encontra mais barato com esta qualidade em Angra.

Restaurante O Pescador (Praia da Vitória)
“Do nosso mar” vem todos os dias o peixe fresco e o melhor marisco da ilha. O polvo deixou-nos tão deleitados que voltamos outra vez para a cataplana do mar.

Outros artigos dos Açores

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.