Visitar Kotor | Montenegro: roteiro com o que ver e fazer

Visitar Kotor - roteiro com o que ver e fazer

Visitar Kotor é como assistir ao espetáculo dum exímio contador de histórias. Kotor é a cidade mais famosa de Montenegro e uma das maiores pérolas da costa do Adriático. Com um centro histórico medieval simplesmente apaixonante, Kotor está idilicamente localizada entre imponentes montanhas calcárias revestidas dum verde intenso e o deslumbrante azul profundo da Baía de Kotor – Boka Kotorska.

visitar-kotor-montenegro

Este fiorde mediterrânico é garantidamente uma das maravilhas da natureza dos Balcãs e no seu coração esconde a mais bela cidade de Montenegro. Agora, prepare-se para um roteiro de Kotor onde lhe propomos o que visitar e o que fazer para preencher 2 dias mágicos.

visitar-kotor-o-que-ver-em-2-diasUma moldura de imponentes montanhas recortam o azul do céu como eternas sentinelas vigiando sobre a cidade. Kotor é como uma cápsula do tempo trancada, protegida durante séculos da avidez do mundo exterior. Preservada durante séculos como um segredo absoluto.

visitar-kotor-montenegro-roteiro-2-diasIsto não quer dizer que a Kotor receba poucos visitantes. A cidade foi um importante centro de comércio durante séculos e, atualmente, o seu diminuto porto recebe um navio de cruzeiro diariamente. Uma das imagens mais marcantes que já tivemos nas nossas viagens pelo mundo: um navio de cruzeiro atracado em Kotor é como um ameaçador e gigante Cavalo de Tróia pronto a invadir a cidade.

Clique para ler o nosso roteiro de Montenegro

Quando visitar?

quando-visitar-kotorEncantadora o ano inteiro, porém, a melhor altura para visitar Kotor é nos meses mais quentes. O clima mediterrânico temperado é uma bênção. Julho e agosto transformam-na num bom destino de férias de praia com temperaturas a rondar os 30ºC. Na primavera e outono preenche facilmente os seus dias com passeios ao ar livre, passeios de barco e visitas aos monumentos mais emblemáticos. O inverno não é tão convidativo, mas os preços de alojamento e restauração são extremamente amigos da carteira.

Quantos dias para visitar Kotor?

É muito comum Kotor ser apenas visitada em excursões de 1 dia vindas de Dubrovnik ou de Budva, ou dos cruzeiros atracados no porto, mas é injusto dar-lhe tão pouco tempo. Tente mesmo arranjar algum tempo para visitar Kotor como ela merece, talvez numa viagem épica por Montenegro. Dedicámos-lhe 3 dias e soube-nos a pouco. Contudo, achamos que 2 dias chegam para conhecer os principais highlights e sentir o ambiente autêntico da cidade.

Onde ficar em Kotor? Sugestões de alojamento

Kotor fica cheia de turistas que vêm de Dubrovnik ou Budva ou dos cruzeiros para passar apenas umas horas nesta cidade. Não sabem o que perdem. É quando estas hordes abalam que a cidade se torna mais apaixonante. Portanto, recomendamos vivamente que adormeça e acorde pelo menos uma vez rodeado da história e magia que Kotor transmite. Estas são as nossas sugestões do melhor alojamento no centro histórico de Kotor.

kotor-alojamento

No que diz respeito a hospitalidade, o Historic Boutique Hotel Cattaro eleva a fasquia inspirando-se no próprio hóspede para melhorar a cada dia. Escolhemos o Hotel Cattaro na última visita a Kotor e a equipa conseguiu superar as nossas expetativas em todos os aspetos. Com a atenção que presta ao hóspede, é imbatível. Localizado no coração da cidade velha de Kotor, o hotel integra três edifícios históricos do século XVIII que fazem da estadia uma experiência inesquecível. O tema marítimo serviu de inspiração para a elegante decoração clássica, mantendo-se fiel à importância histórica do espaço que ocupa. Viver num dos quartos com vistas para a praça central da Cidade Velha de Kotor é como encarnar uma personagem dum romance. O pequeno almoço buffet é um banquete de prazeres do paladar. Recomendamos sem hesitar.

Outra excelente alternativa dentro do centro histórico é o Palazzo Drusko Deluxe Rooms. O edifício recuperado tem 600 anos de história, mobiliário antigo, mas comodidades modernas. Foi um casal de viajantes alemães que nos falou do Palazzo Drusko. Elogiaram profusamente a simpatia e prestabilidade dos funcionários. O copo de vinho de cortesia enquanto lhes davam dicas de Kotor contribuiu muito para essa valorização. A guesthouse não serve pequeno almoço, mas tem uma cozinha partilhada que permite preparar refeições ligeiras e não faltam opções logo à porta.

Na categoria dos apartamentos, os Apartments Parteli têm detalhes muito convincentes. E o estacionamento privado gratuito, mesmo na Cidade Velha de Kotor é um dos mais valiosos. Apartamentos de decoração moderna em simbiose com as linhas tradicionais do edifício, com comodidades perfeitas para estadias mais prolongadas.

Clique para ver mais opções de alojamento em Kotor

Kotor: o que visitar?

Património da Humanidade UNESCO, Kotor consta da lista dos melhores destinos pela European Best Destinations em 2019, ultrapassando cidade como Florença, Paris, Londres, Bruxelas e Berlim.

Está na hora de desvendar os segredos desta terra de mitos e lendas com a ajuda deste roteiro de Kotor.

Cidade Velha de Kotor

kotor-montenegro
A Torre do Relógio na sempre animada Praça de Armas

Um roteiro de Kotor tem que começar pela Stari Grad, a Cidade Velha, uma entidade viva, respirando dia e noite. A Cidade Velha de Kotor é um verdadeiro labirinto medieval. Está toda ela cercada por majestosas muralhas que serpenteiam pelas encostas das montanhas circundantes.

Percorra as ruelas empedradas da cidade velha e descubra as suas animadas praças, repletas de esplanadas, as suas igrejas centenárias e os seus seculares palácios e casas senhoriais.

visitar kotor em 2 diasO traçado das ruas é caótico. Mas este caos entrelaçado foi criado de propósito: desorientar os intrusos que viessem saquear a cidade. Enquanto vagueia por vielas e praças assimétricas, preste atenção aos antigos edifícios de pedra branca com placas informativas da data, estilo e propósito da construção.

Apesar da reputação ganha recentemente como destino de viagem imperdível, Kotor não perdeu o charme autêntico. Os moradores de Kotor ainda combinam café com os amigos no centro. As cordas de roupa estendida são uma constante, principalmente nas vielas mais castiças e menos turísticas. Encantadoras. Tudo isto nos lembra de que a cidade antiga é uma cidade viva.

Os locais que consideramos de visita obrigatória na cidade velha de Kotor são os seguintes:

Portão do Mar
  • Portão do Mar, entrada triunfal na Trg od Oruzja (Praça das Armas), a maior e principal praça da Cidade Velha, donde se destacam o Palácio do Reitor e a Torre do Relógio, muitos cafés e restaurantes (mas caros).
  • Portão Gurdic, a sul, leva-o ao rio Gurdic e Portão do Norte ou do Rio dá acesso ao dique do Skurda.
Igreja de São Nicolau (esquerda) e Igreja de São Lucas (direita)
  • Igreja de São Nicolau, a mais importante, Igreja de Santa Maria, sobre o achado arqueológico da igreja paleocristã mais antiga do mundo, e Igreja de São Lucas, aparente e estranhamente desenquadrada na praça frente à Igreja de São Nicolau.
Palácio Pima
  • Palácio Drago, Palácio Grgurina e o Palácio Pima são exemplares históricos de arquitetura palaciana medieval.

  • Museu Marítimo de Montenegro: reúne um acervo sublime da ligação estreita entre o país e o mar.

  • Museu dos Gatos… Museu dos Gatos??? Sim. Kotor é famosa pelas centenas de gatos que vagueiam pelas suas ruas desde tempos imemoriais.

Catedral de São Trifão

visitar-kotor- roteiro-2-dias
Monumento românico da Catedral de São Trifão

Catedral de São Trifão, uma de apenas duas igrejas católicas em Montenegro, em estilo românico, guarda as relíquias do santo padroeiro de Kotor cuja lenda diz nunca terem saído de Kotor na transladação entre Constantinopla (atual Istambul) e Dubrovnik.

Fortaleza de São João

kotor-roteiro-viagem

Depois da descoberta dos encantos e recantos da Stari Grad de Kotor, recomendamos que suba à grandiosa Fortaleza de São João, cujas muralhas trazem à memória a Grande Muralha da China. A escala é, obviamente, menor mas acredite que vai ficar impressionado.

visitar-kotor-montenegroSe esta cintura defensiva do século VI não o impressionarem, acredite que a vista do topo da fortaleza, sobre a Cidade Velha e a Baía de Kotor, vai deixá-lo boquiaberto. Claro que, para chegar a um dos miradouros mais belos do mundo, tem pela frente uma extenuante subida. E esta contempla-o com mais de 1300 degraus.

Igreja de Nossa Senhora da Saúde inserida num dos bastiões da Fortaleza de Kotor

O que vale é que pelo caminho vai encontrar imensos “viewpoints” que o brindam com paisagens maravilhosas. Aceite o “convite” para uma longa pausa em alguns dos marcos mais importantes da muralha. Aproveite para tirar fotografias e recuperar o fôlego.

Dica VagaMundos: quando subir à fortaleza não pense em sandálias, chinelos ou saltos altos. Leve calçado apropriado para caminhadas e muita água (acredite que vai precisar). Ou sujeita-se a ter que comprar água ou refrigerantes a preços super inflacionados a senhores com as suas geleiras estrategicamente plantados no caminho. Se for no verão, programe a subida bem cedo pela manhã ou ao final da tarde, de forma a evitar as horas de maior calor.

Dolce Vita

visitar-kotorReponha as energias com um refastelado lanche e termine o dia com uma agradável caminhada pela fantástica marginal da baía de Kotor. Se não estiver para grandes andanças, fique-se por um mergulho no mar e escolha a sua esplanada favorita junto à baía para desfrutar duma bebida fresca ou dum gelado e dum magnífico pôr-do-sol.

Serpentina de Kotor

Se estiver a planear uma roadtrip por Montenegro e iniciar em Kotor, a melhor estreia de condução deve ser numa das suas estradas mais cénicas, a famosa Serpentina de Kotor. São 25 cotovelos fechados em 8 km de estrada com apenas uma faixa e desníveis de eriçar o pelo. É também uma das mais famosas, belas e emocionantes estradas do mundo. Se a estrada lhe fez parar o coração, as vistas sobre a Baía de Kotor vão ser a reanimação mais dócil, bela e tranquila que pode receber. A estrada liga Kotor a Cetinje, a antiga capital de Montenegro.

Perast

Rume a Perast, uma pequena aldeia que parece ter sido recortada de Veneza e colada na baía de Kotor. A bom dizer, todas as terras históricas por aqui, Kotor incluída, parecem talhadas dos canais de Veneza. Afinal a região foi governada pelos doges durante cerca de quatro séculos.

Nossa Senhora das Rochas

Da tranquila e descontraída Perast tem uma excelente vista para duas pequenas ilhas que são do mais fotogénico que há em Montenegro.

kotor-perastA ilha Sveti Djordje (São Jorge), onde existe um mosteiro beneditino e um cemitério, e a Gospa od Škrpjela (Nossa Senhora das Rochas), com a sua maravilhosa igreja de cúpula azul. Se o tempo estiver de feição, não deixe de fazer um tour de barco até às duas ilhas.

Caminhe ou ande de bicicleta na promenade ou  na Escada de Kotor – Ladder of Kotor

A promenade à beira mar, com os seus pequenos portos e embarcações, convida todo o dia e toda a noite a relaxantes passeios. Locais e viajantes desfrutam da brisa refrescante ou a degustam as iguarias vindas diretamente do mar, nas esplanadas alinhadas dalguns dos melhores bares e restaurantes.

kotor-ladderMas se quer adrenalina, Kotor tem ofertas incríveis para os amantes de aventura e atividades ao ar livre. A Escada de Kotor é uma velhinha trilha de caravanas que ligava Kotor a Cetinje e ao resto de Montenegro. O trilho parece uma serpente subindo pela montanha acima. Prepare-se para uma caminhada cénica maravilhosa ou para um emocionante passeio de BTT.

O que fazer à noite em Kotor?

o que fazer à noite em kotorNos fins de semana, os bares e clubes de Stari Grad tocam música pela noite dentro. Se sound vibes não são a sua praia, é melhor procurar alojamento fora das muralhas. É que o centro histórico transforma-se numa festa onde todos acorrem, locais e visitantes. E não há melhor altura para confraternizar com estas gentes de sorriso simpático e atitude de vida festiva.

Tours de 1 dia a partir de Kotor

Existem várias excursões de 1 dia que pode fazer a partir de Kotor. Clique nos links abaixo para ver as nossas favoritas, ler reviews e fazer as suas reservas:

Dica VagaMundos: na escolha dos tours, e porque os imprevistos acontecem, evite sempre reservar tours que não permitam cancelamento gratuito. Dê prioridade às excursões e actividades que tem boas reviews e permitam cancelar sem custos com (pelo menos) 48h de antecedência.

Mapa de Kotor com principais pontos de interesse


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com os principais pontos de interesse turístico de Kotor.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.