Visitar Lago Bled | Eslovénia: o que ver e fazer

Visitar Lago Bled | Eslovénia: o que ver e fazer

O Lago Bled na Eslovénia é um dos mais belos lagos alpinos. Não é exagero. O que torna Bled tão especial é certamente a natureza circundante. Moldou as formas mais belas, deu-lhes um toque de delicadeza e coloriu-as com cores maravilhosas. Não admira que seja um destino mundialmente famoso.

visitar-lago-bled-eslovénia-o-que-ver-e-fazerPodemos afiançar que, por mais fotos que tenha visto, vai ficar boquiaberto com a beleza desta maravilha da natureza.

visitar-lago-bled-eslovénia-o-que-ver-e-fazerUm lago de águas cristalinas com a única ilha da Eslovénia coroada por uma igreja cujo sino realiza desejos, cercado por esbeltas montanhas e dominado por um castelo de conto de fadas empoleirado numa ravina. De relance, estes são os principais pontos de interesse turístico do Lago Bled.

lago-bled-esloveniaPorém, há uma magia inexplicável que só pode sentir quando visitar o Lago Bled.

Perfeito para momentos de lazer e românticos, o Lago Bled oferece ainda um manancial de atividades desportivas que são um deleite. Difícil é escolher.


Clique para ler o nosso roteiro da Eslovénia


Como ir de Liubliana ao Lago Bled?

De carro: De Liubliana até ao Lago Bled, situado na extremidade do Parque Nacional de Triglav, são pouco mais de 60 km. Sem trânsito, chega lá em menos de uma hora de carro. Pode tomar a autoestrada ou a estrada nacional mais cénica passando por Medvode, Kranj, Naklo e Radovljica.

De autocarro: É bastante fácil. Saem autocarros da estação central de autocarros de Liubliana a cada hora entre as 6:00h e as 21:00h. A viagem dura cerca de hora e meia. Clique aqui para ver horários e preços.

De comboio: Tem que descer na estação de Lesce que fica a mais de 4 km de distância. Ainda tem que apanhar um autocarro ou táxi: mais custos de tempo e dinheiro.

Dica VagaMundos:

Há parques de estacionamento ao redor do Lago Bled, todo ele pago. Nos parques mais perto do lago o estacionamento está limitado a duas horas. Parques um pouco mais afastados não têm limite de tempo. Na hora de reservar alojamento no Lago Bled, tenha em consideração se o estacionamento está incluído no preço. Dá jeito e pode poupar umas boas dezenas de euros.

Para a melhor vista sobre o maravilhoso Lago de Bled e as montanhas circundantes, suba ao miradouro Ojstrica (trilho com cerca de 1,5km, ida e volta, partindo da zona do Parque de Campismo de Bled, onde existe um parque de estacionamento). Garantimos que vai ser recompensado pelo esforço e que vai tirar uma selfie épica!

Onde ficar no Lago Bled – Sugestões de alojamento

Na nossa última visita ao Lago Bled decidimos ficar alojados no Hotel Triglav, um dos hotéis mais históricos de Bled.

hotel-triglav-view

Quartos muito espaçosos decorados com mobiliário clássico, aclimatizados e, a grande maioria, oferece uma vista soberba sobre o Lago Bled. A do nosso era top!

onde-ficar-lago-bled-hotel-triglavO pequeno-almoço é muito bom e, por norma, já está incluído no preço do quarto. Os hóspedes têm ainda acesso gratuito a uma piscina interior aquecida, que bem jeito nos deu numa das tardes em que caiu um dilúvio. O spa e sauna são divinais. O restaurante do hotel (Restavracija 1906) tem fama de ser muito bom e pelo aspeto promete ser um local excelente para um jantar romântico com vista para o lago. Infelizmente, nas duas noites em que lá estivemos, estavam a receber eventos e como tal não pudemos experimentar.

Do terraço do Hotel Triglav, as vistas sobre o Lago Bled são de pasmar

O Hotel Triglav oferece também estacionamento privado e gratuito para os hóspedes, e como fica situado a somente 200 metros do Lago Bled, permite ir a pé para todo o lado e assim poupar nos (caríssimos) estacionamentos em redor do lago. Foi uma das razões  pelas quais o escolhemos e não nos arrependemos nada.

Os preços rondam os 100 €/noite, já com pequeno-almoço. Face aos preços que se praticam em Bled e à qualidade do hotel achamos que é um excelente negócio. Clique para mais informações, ler reviews de hóspedes e reservar a sua estadia no Hotel Triglav.

Como o Hotel Triglav é um dos mais requisitados, está muitas vezes esgotado. Se for esse o caso, espreite o Nature Hotel Lukanc e o Adora Luxury Hotel, ambos dentro da mesma fasquia de preços e com excelentes reviews. Estão um pouco mais afastados do lago, mas ambos apresentam uma boa relação preço/qualidade e têm estacionamento gratuito.

Se procura uma estadia mais económica, sugerimos a Penzion Kaps, onde ficamos na nossa anterior passagem pelo Lago Bled. Fica a “walking distance” do lago, os quartos têm casa de banho privada, disponibilizam estacionamento privado gratuito e um bom pequeno-almoço já incluído no preço.

Para estadias de luxo a melhor aposta é o Hotel Park, que fica mesmo no centro de Bled e à beirinha do lago. O grande problema é conseguir um quarto livre, sobretudo na época alta, pois as taxas de ocupação do Hotel Park são elevadíssimas. É imperativo reservar com (muita) antecedência.

E o emblemático Grand Hotel Toplice. Uma alternativa luxuosa que tem tudo o que se possa desejar para umas férias fabulosas no Lago Bled.

Procura algo diferente? Pode dormir numa casa na árvore e ter uma das melhores experiências de glamping no Garden Village Bled.

Clique para ver mais opções de alojamento no Lago Bled

Quando visitar o Lago Bled?

Bled, nos Alpes Julianos eslovenos, desfruta dum clima sub-alpino temperado, com verões relativamente quentes (máximas a rondar os 20ºC e mínimas nos 13ºC) e invernos frios com temperaturas abaixo dos 0ºC durante a noite.

lago-bled-esloveniaSe vai visitar o Lago Bled pelo cenário romântico ou em busca de umas férias retemperadoras, a melhor altura do ano é no verão, de junho a agosto. Poderá usufruir da paleta completa de cores e de dias longos. No verão a temperatura das águas do Lago Bled chegam a passar os 20ºC, por causa de águas termais que alimentam o lago. Ótimo para banhos.

Nos meses de maio e setembro os preços baixam e podem ser uma alternativa. Outubro e novembro são os meses chuvosos. Dezembro e janeiro os mais frios, mas Bled enche-se dos encantos do Natal e das atividades na neve. A superfície do lago congela no inverno e a patinagem no gelo toma o lugar dos barcos a remos.

Independentemente da altura do ano, vá sempre prevenido com agasalho, corta-vento e chapéu-de-chuva. Mesmo no verão, um aguaceiro e um pouco de frio podem surgir a qualquer momento.

O que ver e fazer em Bled?

Vamos partir à descoberta dos encantos de Bled?

lago-bled-o-que-ver-e-fazerA extremidade leste da cidade é mais moderna e bastante desenvolvida com bares, restaurantes, hotéis e muitas instalações turísticas.

Bled-villasJá a extremidade oeste é mais silenciosa e sóbria, com soberbas villas doutros tempos e onde se concentram os hostels. Os grandes highlights são o lago (obviamente!), o Castelo de Bled e a Ilha de Bled. São poucos, verdade? Mas em Bled, menos é mais.

castelo-de-bledHá dezenas de maneiras diferentes de ocupar os dias. Se não acredita, leia este artigo até ao fim com tudo o que fazer no Lago Bled.

Lago Bled

lago-bled-vistasDesfrute do cenário idílico do lago!

Há 6 km de trilho pavimentado, super agradáveis e fáceis de percorrer. Pode aceder ao trilho do lago de qualquer ponto em redor. A pé, em hora e meia está feito. Mas com tantas perspetivas encantadoras do lago, não vai resistir a parar constantemente para apreciar a paisagem e tirar fotografias.

Fijaker, charrete tradicional de Bled

Há imensa formas recreativas de apreciar o lago:

  • a pé ou de patins;
  • de Segway ou de trotinete elétrica (pode alugar em Bled);
  • de bicicleta (há alojamentos que emprestam bikes ou BTT, mas pode sempre alugar);
  • sem esforço? Alugue uma e-bike e deixe o motor elétrico trabalhar por si;
  • de Fijaker, uma charrete tradicional de Bled puxada por um cavalo e conduzida por um condutor vestido a rigor. Mais romântico é difícil.

barco-a-remosSinta o Lago Bled.

No verão, atreva-se a mergulhos nas águas de profusa cor turquesa dum dos lagos mais belos do mundo.

Entregue-se ao romantismo e reme pelas plácidas águas cristalinas do Lago Bled num característico barco de madeira.

Deslize pela superfície azul-esverdeada do lago num barco a remos, num kayak ou numa prancha SUP, neste lago que tem sido palco de competições mundiais de desportos náuticos.

Ilha de Bled

visitar-ilha-bledVisite a Ilha de Bled.

Tome um Pletna, o barco tradicional do lago, e seja conduzido numa viagem de histórias e lendas até à ilha revestida de exuberante vegetação. A Ilha do Lago Bled é possivelmente a imagem mais fotografada da Eslovénia.

ilha-de-bledSuba os 99 degraus dos noivos mas sem o peso da noiva ao colo, uma tradição nesta ilha muito cobiçada para casamentos.

Seja crente. Aprecie a gloriosa Igreja da Assunção, uma igreja gótica do século XVII, feita no lugar dum templo dedicado à antiga deusa eslava do amor, Živa.

Realize o seu desejo. Dizem por ali que tocar o sino da igreja é portador de boa sorte ou a realização dum desejo.

Castelo de Bled

lago-bled-castelo-de-bledVisite o Castelo de Bled.

Alguém tocou com magia este periclitante castelo empoleirado no alto duma ravina. Há trilhos pedestres pelo meio da floresta que nos induzem logo aquela sensação de conto de fadas e histórias fantásticas. A imaginação não demora muito a viajar. Lá do alto, temos uma das vistas panorâmicas mais privilegiadas sobre o esplendoroso Lago Bled. Diga lá se este não é o lugar perfeito de que são feitos os sonhos de príncipes e princesas?

lago-bledViaje no tempo.

O museu do castelo leva-o a conhecer a sua história desde o século XII. Aprenda a arte da impressão manual, de engarrafar vinho com rolha coberta de cera numa adega, do ferreiro. Ou então usufrua dos prazeres do paladar no restaurante onde pode conhecer um lorde ou entrar num torneio de arqueiros.

Atividades Outdoor – Turismo Ativo

lago-bled-vista-miradouro-ojstricaAventure-se por trilhos cuidados que serpenteiam as majestosas montanhas.

Para a melhor vista sobre o maravilhoso Lago Bled, as montanhas Karavanke e os Alpes Kamnik, suba ao miradouro Ojstrica. Garantimos que vai ser recompensado pelo esforço e que vai tirar uma selfie épica!

Informações práticas sobre o Trilho do Miradouro Ojstrica

  • Distância: 1,6 km ida (3,2 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: fácil
  • Local de Partida/Chegada: parque de estacionamento junto ao Parque de Campismo de Bled

Aproveite a natureza.

Se o seu interesse é fazer turismo ativo, este é dos melhores destinos para atividades outdoor na Eslovénia. Há sempre algo para fazer.

Garganta de Vintgar
Garganta de Vintgar

Rume bem cedo até à Garganta de Vintgar (Vintgar Gorge), para tentar fintar as multidões das excursões. A Garganta de Vintgar é um desfiladeiro com cerca de 1,6 km esculpido pelo rio Radovna, um rio cristalino, verde-esmeralda, simplesmente irresistível.

É possível percorrer a pé toda a extensão do desfiladeiro através de assombrosos passadiços suspensos sobre o rio. Ao longo do percurso vai cruzar o rio Radovna várias vezes, passar sobre rápidos, cascatas e pequenas piscinas naturais, até chegar à enorme Cascata Sum (Sum Slap) com 16 metros de altura. Sinta o poder e a força das águas puras que escavaram um dos mais belos canhões da Europa.

Informações práticas sobre a Garganta de Vintgar

  • Distância: 1,6 km ida (3,2 km ida e volta)
  • Preço: Adultos 10 €
  • Estacionamento no local: 5€
  • Localização: 5 km a noroeste de Bled (10 minutos de carro)

Visite o site oficial da Garganta de Vintgar para consultar os preços atualizados e os horários de funcionamento, que variam de acordo com a época do ano.

Liberte a adrenalina.

Sinta as emoções fortes de deslizar a alta velocidade num trenó colina abaixo. A Pista de Ski da colina Straža é pista de ski no inverno e pista de trenós controlados – tobogganing – no verão.

Quer mais? Canyoning, kayaking, bellyaking, rafting, hydrospeeding, tubing e mergulho para adeptos de água.

Trekking, geocaching, paintball, passeios a cavalo para quem gosta de se adentrar por montes e vales.

Ziplines, passeios de balão e parapente se é nas alturas que se sente como um peixe.

É adrenalina a mais? A pesca desportiva e o golf têm lugar cativo na região do Bled.

Turismo de Saúde e Bem Estar

A desfrutar da piscina aquecida no Hotel Triglav – perfeito para fintar a chuva

Marque encontro com o bem estar.

O Lago Bled tem longa tradição como estância de lazer e bem-estar. Muito devido às suas águas termais que correm diretamente para as piscinas Grand Hotel Toplice, do Hotel Park e do Rikli Balance Hotel.

Se a saúde e bem-estar são importantes para si, Bled tem dezenas spas e centros de bem para o satifazer. Descubra os poderes relaxantes de suana, massagens e spa em centros como o do Hotel Triglav. Testámos os mimos todos e recomendamos vivamente.

Bolo de Bled

bolo-de-bledDeleite-se com um Kremsnita.

Não deixe de experimentar o bolo típico de Bled, Kremsnita. A melhor pastelaria para experimentar a iguaria é a Slascicarna Smon. Mas se quiser aliar uma boa Kremsnita com uma vista de babar sobre o lago, vá antes à esplanada do Park Restaurant & Café. É a combinação perfeita!

Como pode ver, não falta o que fazer no Lago Bled. Vai-lhe faltar é tempo!

Se tiver mais tempo no Lago Bled

Cascata de Savica
Cascata de Savica – a mais visitada da Eslovénia

Considere visitar o Parque Nacional do Triglav para ver o seu maior lago, o Bohinj, e energize-se com as partículas de 78 metros de água em queda na sua maior cascata Savica Slap. Desfrute da natureza intacta e assombrosa onde a serenidade e a contemplação são garantidas.

Tours locais e atividades em Bled

Se na sua visita a Bled não pretende alugar carro, recomendamos vivamente que recorra a um tour local para explorar algumas das belezas naturais próximas e fazer atividades interessantes. Abaixo colocamos os nossos tours e atividades de natureza favoritos de Bled. Clique nos respetivos links para consultar os programas:

Dica VagaMundos: na escolha dos tours, e porque os imprevistos acontecem, evite sempre reservar tours que não permitam cancelamento gratuito. Dê prioridade às excursões e actividades que tem boas reviews e permitam cancelar sem custos com (pelo menos) 48h de antecedência.

Outros artigos da Eslovénia

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.