Se o nome valer dalguma coisa, visitar Lindoso é visitar uma das mais lindas aldeias do Alto Minho, e do nosso Portugal. Lindoso é célebre pelo seu castelo e pelo maior conjunto de espigueiros da Península Ibérica.
Neste artigo encontra o que não pode deixar de ver e fazer quando visitar Lindoso, cascatas e lagoas, trilhos, sugestões de alojamentos onde ficar, e um mapa interativo para aproveitar ao máximo a sua escapadinha ou férias em Lindoso.
Conteúdo deste Artigo
Quando visitar Lindoso?
Pode visitar Lindoso em todas as estações, mas os meses quentes (maio a setembro) são, de longe, a melhor altura. Dias longos, temperaturas amenas e tempo seco (agosto pode ultrapassar os 30ºC). Para quem quer desfrutar de uns refrescantes mergulhos nas lagoas e cascatas próximas da aldeia, nada como visitar Lindoso nos meses de verão (julho e agosto).
Se não faz questão de ir a banhos, é amante da natureza, procura tranquilidade aldeã, pratica caminhadas e atividades ao ar livre, então aconselhamos visitar Lindoso nos finais da primavera e inícios do outono aproveitando os dias ainda longos com temperaturas mais amenas.
Na primavera, pode beneficiar da oportunidade de ver as cascatas e lagoas desta região em todo o seu esplendor por causa das chuvas aumentarem os caudais dos rios. O inverno não é convidativo. É que nestas aldeias remotas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o nevoeiro e as chuvas gostam de passar largas temporadas e os longos invernos são frios (muito frios!).
As festas tradicionais de destaque são a Malhada Tradicional em agosto e o “Pai Velho” que se despede do frio inverno e dá as boas vindas à primavera. Nesta tradição secular espere encontrar a mais autêntica folia, com concertinas e bombos a encherem a aldeia de som e as vozes a unirem-se nos cantares ao desafio.
Onde ficar a dormir quando for visitar Lindoso?
O alojamento na região de Lindoso é predominantemente rural. Uma excelente oportunidade de alugar uma casa de férias com total privacidade e pela experiência de viver numa casa castiça. Reserve com antecedência e se pretende ir na época alta do verão fica avisado que os preços são bem mais puxados. Opte sempre por reservar alojamentos que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.
Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos para uma escapadinha a Lindoso – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço da região.
O exterior rústico das RH Casas de Campo Design, em Parada, nem faz adivinhar a exclusividade dos interiores habitados pelo luxo e design. Villas com 1 e 3 quartos, totalmente equipadas, são tudo o que precisa para uma escapadinha inesquecível ou uma semana de férias fantástica.
O sossego da aldeia de Parada e o estilo rústico duma casa de pedra entram portas dentro da Casa da Frecha para oferecer todo o conforto, aconchego e comodidades modernas para desfrutar duma casa de férias com a família ou com amigos. Difícil de recusar e de se despedir!
Clique para ver mais opções de alojamento em Lindoso
O que visitar, ver e fazer em Lindoso?
Castelo de Lindoso
O Castelo de Lindoso é motivo de lendas, e um dos protagonistas é o Rei Dom Dinis que, diz-se, deu o nome à aldeia. Este foi palco de algumas das batalhas mais duras que, desde o reinado de Afonso III, afirmaram a independência de Portugal. A entrada é livre e a sua posição dá-nos o privilégio das melhores vistas panorâmicas sobre a aldeia e seus espigueiros e a albufeira da barragem ao longe. Acolhe o Núcleo Museológico do Castelo.
Espigueiros do Lindoso
Prepare-se para um dos maiores tesouros de Portugal e de perder a conta aos emblemáticos Espigueiros do Lindoso. A eira que se espraia junto ao altaneiro castelo guarda uns impressionantes 60 espigueiros. A freguesia pode orgulhar-se de ter 120 ao todo. Os pequenos celeiros são os testemunhos da vida comunitárias destas aldeias que se centrava nas eiras e alguns vão a caminho de três séculos de idade. Conselho de amigo: prepare bem as suas câmaras fotográficas pois este é um dos locais mais fotogénicos do Gerês!
Património de Lindoso
Além destas estrelas, a aldeia tem ainda um valioso património, tanto edificado como humano, que pode ir descobrindo enquanto percorre as calçadas medievais.
- Cruzeiro do Castelo,
- Cruzeiro do Largo do Destro,
- Igreja Matriz ou de São Mamede,
- Fonte da Tornada que abastece o Lavadouro da aldeia
Gastronomia
Falemos agora do património humano. O núcleo rural completa-se com a sua gastronomia minhota, cujas papas de sarrabulho são um prato infalível. Do rio vem a lampreia e a truta, da serra a posta de barrosã ou o cabrito que depois é assado em forno de lenha, do fumeiro os enchidos para o cozido à Portuguesa, e não podia faltar o vinho verde para regar tudo.
Artesanato típico de Lindoso
Não saia de Lindoso sem o seu souvenir de artesanato local: uma miniatura de espigueiro ou das alfaias agrícolas; um cesto ou uns tamancos; ou quiçá precise duma palhoça para o resguardar da chuva – aqui chamam-lhe croça ou crucho. O linho ainda se borda por aqui, e a lã é usada nas mantas e na capa tradicional minhota, o burel.
O que visitar perto de Lindoso | Cascatas, Aldeias e Trilhos
O Monte da Madalena convida a picnics no seu parque de merendas, junto à Capela de Santa Madalena. Esta está descaracterizada mas o simples Cruzeiro do Monte da Madalena, esse ainda original, conserva as inscrições antigas.
Para os amantes das caminhadas, o trilho ao Miradouro das Antenas de Louriça vai satisfazer o seu desejo. Além da vista panorâmica sobre a zona do Lindoso e a Serra Amarela, vai ser brindado com a Cascata do Rio da Escada e as gravuras rupestres da Pedra de Porto Chão.
Inclua uma visita à impressionante Barragem do Alto Lindoso que “abranda” o Rio Lima e é o centro produtor mais potente instalado no País.
Ainda na freguesia, o lugar de Parada pode merecer a sua visita para mais um conjunto de Espigueiros na Eira do Tapado, bem como o seu pelourinho e igreja matriz. Nas imediações percorra o Trilho dos Moinhos de Água e mergulhe nas águas refrescantes do Poço da Gola.
Lindoso foi finalista às 7 Maravilhas – Aldeias na categoria das Aldeias em Áreas Protegidas, mas o prémio foi para Rio de Onor.
Mapa dos Principais Pontos de Interesse a visitar em Lindoso
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos principais pontos de interesse turístico a incluir num roteiro para visitar Lindoso.
Outros artigos da região do Gerês
- Roteiro para visitar o Gerês
- Turismo Rural no Gerês: melhores alojamentos
- Aldeias Históricas do Gerês
- Cascatas do Gerês
- Lagoas do Gerês
- Cascatas e Lagoas do Soajo
- Trilhos do Gerês
- 7 Lagoas do Gerês
- Arcos de Valdevez
- Castro Laboreiro
- Cascata da Rajada
- Ermida | Serra do Gerês
- Fafião
- Lagoa dos Druidas
- Melgaço
- Montalegre
- Pitões das Júnias
- Poças do Malho
- Poço Azul do Gerês
- Poço Verde de Fafião
- Ponte da Barca
- Sistelo
- Soajo
- Terras de Bouro
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!