Visitar Lindoso (Ponte da Barca): o que ver e fazer na aldeia dos espigueiros

Lindoso: célebre pelo seu castelo e pelo maior conjunto de espigueiros da Península Ibérica

Aldeia de Lindoso - o que visitar na aldeia dos espigueiros

Se o nome valer dalguma coisa, visitar Lindoso é visitar uma das mais lindas aldeias do Alto Minho, e do nosso Portugal. Lindoso é célebre pelo seu castelo e pelo maior conjunto de espigueiros da Península Ibérica.

Nesta freguesia de Ponte da Barca, fronteiriça a Espanha, já só moram 1300 habitantes e os dias ocupam-se a cuidar do gado e dos campos, tarefas duras nesta região tão montanhosa do Parque Nacional Peneda-Gerês, no sopé da Serra Amarela.

Mapa dos Principais Pontos de Interesse de Lindoso


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa.

O que ver e fazer em Lindoso?

Castelo de Lindoso

O Castelo de Lindoso é motivo de lendas, e um dos protagonistas é o Rei D.Dinis que, diz-se, deu o nome à aldeia. Este foi palco de algumas das batalhas mais duras que, desde o reinado de Afonso III, afirmaram a independência de Portugal. A entrada é livre e a sua posição dá-nos o privilégio das melhores vistas panorâmicas sobre a aldeia e seus espigueiros e a albufeira da barragem ao longe. Acolhe o Núcleo Museológico do Castelo.

Espigueiros do Lindoso

Prepare-se para um dos maiores tesouros de Portugal e de perder a conta aos emblemáticos Espigueiros do Lindoso. A eira que se espraia junto ao altaneiro castelo guarda uns impressionantes 60 espigueiros. A freguesia pode orgulhar-se de ter 120 ao todo. Os pequenos celeiros são os testemunhos da vida comunitárias destas aldeias que se centrava nas eiras e alguns vão a caminho de três séculos de idade. Conselho de amigo: prepare bem as suas câmaras fotográficas pois este é um dos locais mais fotogénicos do Gerês!


Clique para ler o nosso Roteiro do Gerês


Património de Lindoso

Além destas estrelas, a aldeia tem ainda um valioso património, tanto edificado como humano, que pode ir descobrindo enquanto percorre as calçadas medievais.

  • Cruzeiro do Castelo,
  • Cruzeiro do Largo do Destro,
  • Igreja Matriz ou de São Mamede,
  • Fonte da Tornada que abastece o Lavadouro da aldeia

Clique para ler o nosso artigo sobre a aldeia do Soajo


Gastronomia

Falemos agora do património humano. O núcleo rural completa-se com a sua gastronomia minhota, cujas papas de sarrabulho são um prato infalível. Do rio vem a lampreia e a truta, da serra a posta de barrosã ou o cabrito que depois é assado em forno de lenha, do fumeiro os enchidos para o cozido à Portuguesa, e não podia faltar o vinho verde para regar tudo.

Artesanato típico de Lindoso

Não saia de Lindoso sem o seu souvenir de artesanato local: uma miniatura de espigueiro ou das alfaias agrícolas; um cesto ou uns tamancos; ou quiçá precise duma palhoça para o resguardar da chuva – aqui chamam-lhe croça ou crucho. O linho ainda se borda por aqui, e a lã é usada nas mantas e na capa tradicional minhota, o burel.

Quando visitar?

As festas tradicionais de destaque são a Malhada Tradicional em agosto e o “Pai Velho” que se despede do frio inverno e dá as boas vindas à primavera. Nesta tradição secular espere por ter a mais autêntica folia da vila, com concertinas e bombos a encherem a aldeia de som e as vozes a unirem-se nos cantares ao desafio.

Pontos de interesse ao redor de Lindoso

O Monte da Madalena convida a picnics no seu parque de merendas, junto à Capela de Santa Madalena. Esta está descaracterizada mas o simples Cruzeiro do Monte da Madalena, esse ainda original, conserva as inscrições antigas.

Para os amantes das caminhadas, o trilho ao Miradouro das Antenas de Louriça vai satisfazer o seu desejo. Além da vista panorâmica sobre a zona do Lindoso e a Serra Amarela, vai ser brindado com a Cascata do Rio da Escada e as gravuras rupestres da Pedra de Porto Chão.

Inclua uma visita à impressionante Barragem do Alto Lindoso que “abranda” o Rio Lima e é o centro produtor mais potente instalado no País.

Ainda na freguesia, o lugar de Parada pode merecer a sua visita para mais um conjunto de Espigueiros na Eira do Tapado, bem como o seu pelourinho e igreja matriz. Nas imediações percorra o Trilho dos Moinhos de Água e mergulhe nas águas refrescantes do Poço da Gola.

Lindoso foi finalista às 7 Maravilhas – Aldeias na categoria das Aldeias em Áreas Protegidas, mas o prémio foi para Rio de Onor.

Clique para reservar Alojamento em Lindoso

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.