Visitar Liubliana: o que ver e fazer num roteiro de 2 dias

Visitar Liubliana: o que ver e fazer num roteiro de 2 dias

Já pensou em visitar Liubliana? Se não pensou, devia. E para lhe dar uma mãozinha, preparamos um roteiro de 2 dias em Liubliana com o que ver e fazer, onde dormir e onde comer.

visitar-liublaiana-eslovenia-roteiro-de-2-dias

Liubliana, ou Ljubljana, a capital da Eslovénia, tem vindo a chamar cada vez mais a atenção dos visitantes e não ficaremos minimamente surpreendidos quando aparecer nos tops das capitais europeias mais visitadas.

roteiro-liubliana-old-townApesar de pequena, Liubliana tem um ambiente espetacular. Uma cidade moderna, conhecida pela sua vida cultural e legado histórico de inegável riqueza, fruto dos inúmeros povos que a cobiçaram ao longo dos séculos. Tem uma face clássica que se alia na perfeição à vivacidade duma população jovem e dinâmica.

presernov-square-ljubljanaSe procura um destino “em cheio” com novas experiências de viagem, Liubliana é para si. Liubliana tem uma variedade de eventos vibrantes, espaços verdes relaxantes e miradouros estupendos que o vão satisfazer. Avisamos já que se vai apaixonar por esta pequena capital europeia que conquista o coração de todos os visitantes.

Porquê visitar?

ljubljana-viewpointLiubliana é uma pérola na Europa. Se há cidade que consegue conciliar uma faceta de cidade central-europeia no inverno com o à-vontade típico dos países mediterrânicos no verão, essa cidade é Liubliana. Pitoresca e evoluída, graciosa e cheia de personalidade, Liubliana tem tudo o que se espera duma capital sem perder a afabilidade das cidades pequenas.

tivoli-ljubljanaLiubliana tem uma alma verde. Rodeada de vegetação por todo o lado, Liubliana tem ainda o Parque Urbano Tivoli. São dois quilómetros de extensão repletos de trilhos para passear ou fazer exercício e um zoo que as crianças adoram. Ser Capital Verde Europeia 2016 não foi um título meramente decorativo. Foi assumido como um compromisso. O coração do centro histórico tem pessoas, não carros. Circula-se a pé, de bicicleta, em patins ou trotinete. E até SUP! É verdade. Até o rio Liublianica, que serpenteia pelo centro da capital, é hoje uma “rua” aquática ecológica. Um destino imperdível para os amantes da natureza e da aventura pois Liubliana está no centro duma panóplia de experiências outdoor.

romantic-ljubljanaLiubliana é romântica. A beleza da arquitetura aliada à natureza torna-a num ótimo destino para uma escapadinha romântica. Sem as multidões de outras capitais mais afamadas. Alías, o próprio nome deriva da palavra eslovena “ljubljane”: amada! Rio sereno, emblemáticas pontes, esplanadas convidativas, arte em todos os recantos, um castelo principesco, florestas de contos de fadas… E muitos mais ingredientes para uma deliciosa viagem a dois.

liublianaLiubliana respira cultura. A capital eslovena (re)veste-se de arte em todos os seus recantos. A criatividade mora aqui. Apetece calcorrear todas as vielas, dobrar todas as esquinas: nunca se sabe que surpresa artística vamos encontrar no próximo recanto. A cidade tem detalhes escultóricos, pictóricos, musicais e teatrais que são a promessa de prazeres culturais. Com a chegada dos dias mais quentes, há festivais para todos os gostos. Nos dias frios, salões de soberba arquitetura abrem as portas a concertos variados. E a cena alternativa tem morada fixa no Metelkova.

Clique para ler o nosso roteiro de carro pela Eslovénia

Quando visitar

A melhor altura do ano para visitar Liubliana é nos meses quentes de verão, de julho a setembro. É nesta fase do ano que se concentram os maiores eventos musicais, teatrais e artísticos da capital eslovena, entre eles o Festival de Liubliana. A cidade torna-se muito ativa mas com uma atmosfera descontraída, bem ao gosto mediterrânico. Mas os preços de alojamento sobem drasticamente.

liubliana-quando-visitarTodavia, com a vasta oferta cultural, a capital eslovena pode ser um destino a considerar o ano inteiro.

Os meses da primavera (abril-maio) e do outono (setembro-outubro) são a melhor época para conhecer a vibração desta cidade sem rebentar a banca. Na primavera as esplanadas enchem-se de vida. É fácil interagir com as gentes locais, ávidas que estão de se despedirem do inverno. O outono é a melhor época para explorar as maravilhas naturais que rodeiam a capital. Traga guarda-chuva e casaco: chuva ocasional e frio ao fim do dia ainda por cá moram nestas alturas.

O frio e a neve do inverno (dezembro a fevereiro) atraem os amantes dos mercados de Natal e das atividades de neve. A Eslovénia tem centenas de quilómetros de pistas de ski nos Alpes Julianos. Liubliana é muito procurada no Natal e Ano Novo quando as luzes natalícias lhe trazem outro encanto. Obviamente que os preços acompanham a subida da procura. Fevereiro enche-se de folia no Carnaval do Dragão, uma espécie de carnaval à moda da Eslovénia.

Um país com uma gastronomia de influência mediterrânica e dos Balcãs em ascensão, que pode experimentar todas as sextas feiras no Mercado Central. Para além disso, as feiras de rua e feiras da ladra acontecem regularmente. A popularidade da Eslovénia como produtor de vinho alicia visitantes ao Ljubljana Wine Route em novembro e junho.

Onde ficar em Liubliana – Sugestões de alojamento

Na nossa última visita a Liubliana ficamos alojados no B&B Hotel Ljubljana Park. Só podemos recomendar! A localização é excelente: chega-se facilmente a pé à zona turística mas longe do bulício do centro. O parque verde ao lado também ajuda. Os quartos são muito confortáveis e o pequeno-almoço é simplesmente divinal, dos mais completos e melhores que já comemos. Oferece ainda estacionamento privado a baixo custo, que em Liubliana vale ouro.

É um Green Hotel, ou seja está seriamente comprometido com o desenvolvimento sustentável, incentivando o respeito pelo meio ambiente e pondo em prática um sem número de medidas ecológicas. Para além de staff e hóspedes, tem uns moradores interessantes: amistosas abelhas Carniolanas que gostam do ar limpo do rooftop… E o mel é delicioso!

Clique para mais informações, ler reviews de hóspedes e reservar a sua estadia no B&B Hotel Ljubljana Park

Outras duas boas opções de alojamento, das quais gostamos muito, são o Grand Hotel Union e o Best Western Premier Hotel Slon. Estão ambos muito bem localizados e apresentam excelentes níveis de conforto, com tudo o que precisa para uma excelente estadia em Liubliana. Contudo o preço da estadia é um pouco mais elevado, daí acharmos que o B&B Hotel Ljubljana Park apresenta uma melhor relação custo/benefício.

Se procura uma alternativa mais económica, sugerimos o Galeria River, num antigo palácio junto ao rio, perto do centro histórico. Em nossa opinião é uma das melhores opções de alojamento económico de Liubliana.

Para estadias de luxo espreite o InterContinental – Ljubljana, provavelmente o melhor cinco estrelas da capital da Eslovénia.

Clique para ver mais opções de alojamento em Ljubljana

Mapa dos Principais Pontos de Interesse de Liubliana


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa turístico dos principais pontos de interesse a visitar em Liubliana

Roteiro Liubliana: o que ver e fazer em 2 dias?

visitar-liubliana-roteiroHá sempre algo a acontecer em Liubliana. Pode ser pequena, mas está longe de ser aborrecida. Os melhores pontos de interesse a visitar em Liubliana estão à volta da praça Presernov Trg, na Cidade Velha e no chamado Centro. Se lhe dissermos estão num raio de, no máximo, 15 minutos a pé do centro, não estamos a mentir. Por isso, a melhor forma de visitar Liubliana é a pé.

Liubliana não tem um monumento de classe mundial como o Big Ben de Londres. Mas, na nossa opinião tem monumentos com potencial para igualar a Charles’ Bridge de Praga ou o Parlamento de Budapeste. Foi a obra-mestra do famoso arquiteto Jože Plečnik que transformou por completo a face da capital. Há tanto segredo escondido nesta deliciosa capital que um fim de semana não chega para descobrir.

Vamos levá-l@ a conhecer os melhores pontos de interesse de Liubliana, o que ver e fazer, onde comer e dormir neste roteiro de 2 dias pela capital eslovena. Prepare-se para saborear morosamente os passeios neste roteiro de Liubliana.

Roteiro Liubliana: 1º dia

Comece o primeiro dia deste roteiro de Liubliana com um saboroso e energético pequeno almoço. Vai precisar.

Liubliana
Vistas do rio Liublianica, da Old Town e do Castelo de Liubliana a partir da St James Bridge

O rio Liublianica que serpenteia pelo centro de Liubliana será um ponto de referência neste roteiro de 2 dias pela capital eslovena. Para além de lhe conferir romantismo, é ainda o lugar de eleição para longos e relaxantes passeios pelas promenades ou um descontraído passeio de barco.

Esplanadas na EslovéniaAs esplanadas alinhadas ao logo das margens são ponto de encontro das gentes locais apreciando uma bebida ou uma boa refeição. Há sempre animação na zona ribeirinha, quer trazida pelos artistas de rua quer por feiras temáticas.

old-town-Liubliana
Fonte de Hércules em Gonji trg

Este dia do roteiro será dedicado à Old Town, a Cidade Velha. Situada na margem leste do rio Liublianica, entre a Ponte Tripla e a Ponte de Santiago (Šentjakobski most). Vai da Mestni trg (Praça do Município), passando pela Stari trg (Praça Velha), o núcleo do centro histórico medieval de ruas empedradas e lojas de fachadas em madeira, desembocando na Gorniji trg (Praça Alta). Foi no sopé da colina onde se ergue o Castelo que Liubliana nasceu. É o bairro histórico medieval, repleto de tesouros arquitetónicos entre o medieval e o barroco.

dragon-bridge-LiublianaA primeira paragem deste roteiro de Liubliana é a Ponte do Dragão (Dragon Bridge / Zmajski Most). Adornada com quatro dragões, criatura mitológica que se tornou símbolo da capital eslovena, a Ponte do Dragão é o seu ícone mais identificativo. Não fosse o génio de Jurij Zaninović lembrar-se de dragões e hoje o símbolo de Liubliana podia ser o leão. O conjunto das quatro estátuas dos dragões, acompanhados duma série de grifos que decoram os postes de iluminação, constituem um exemplo máximo decorativo de arquitetura Art Nouveau.

A Ponte do Dragão goza ainda de fama como obra de engenharia, já que na altura da sua construção era uma das maiores estruturas de cimento reforçado na Europa. Hora da selfie com estas ameaçadoras criaturas de dentes e garras afiados. Não é de espantar que a Ponte do Dragão dê azo a muitas lendas a mais brincalhona delas é que quando uma virgem atravessa a ponte, os dragões abanam a cauda.

Seguimos para a Ponte dos Talhantes, uma das mais curiosas de Liubliana e uma das mais controversas. Liga a margem Petkovškovo nabrežje às belas colunas do Mercado Central onde antes se alinhavam as bancas dos talhantes, daí o nome. Durante mais de 80 anos, havia um espaço vazio nesta área do Mercado Central. É que Jože Plečnik, o venerado arquiteto da cidade, havia idealizado uma ponte muito mais majestosa que nunca foi construída. A atual ponte é muito mais simples e minimalista mas nem por isso deixa de ser um ponto de referência.

adam-and-eve-butchers-bridge-liubliana-Jakov-BrdarRessaltam à vista as obras do escultor Jakov Brdar, autor de muitas das esculturas que decoram a capital eslovena. A norte, Prometeus eviscerado corre desenfreado após castigo por ter dado o conhecimento do fogo ao Homem. A sul, Adão e Eva, envergonhados e banidos do Paraíso, caminham em direção à catedral. A meio da ponte, Sátiro mostra-se atemorizado.

Ponte dos Talhantes - Liubliana
Ponte dos Talhantes

Quase impercetíveis, umas criaturas grotescas assistem a todo este caos no parapeito da ponte. Por baixo deles, cabos de aço enchem-se dos polémicos “cadeados do amor”. Apesar do mote grotesco das esculturas, nada demoveu os namorados de “cerrar” juras de eterno amor sobre as águas do rio Liublianica, à imagem da Pont des Arts em Paris.

ljubljana-central-marketExplore sem presas o buliçoso Mercado Central (Glavna trznica), um mercado ao ar livre onde pode experimentar comida local, comprar frutas e legumes frescos ou até artesanato. O Mercado Central é um centro nevrálgico da cidade.

Na área ao ar livre os locais compram os frescos do dia, flores ou hortaliças que replantam e cuidam nos seus jardins ou qualquer outro utensílio que faz falta lá por casa.

Na arcada coberta ao longo do rio centram-se os cafetarias, pastelarias e snack-bares para o pequeno almoço ou refeições, no interior ou na esplanada sob as colunas.

No mercado coberto vende-se carne, pão, enchidos e produtos regionais, com destaque para o mel e o queijo, pelos quais os eslovenos são doidos.

Se visitar numa sexta feira, o Open Kitchen Food Market, nas traseiras do mercado coberto, é imperdível. Prove uma iguaria acabada de fazer por um dos chefs da cidade. Todas as semanas, há novos sabores e odores de fazer nascer água na boca. A tentação é grande, fica avisado.

Avançamos para a Catedral de Liubliana? Com as suas torres gémeas e uma típica cúpula de cobre esverdeada pelo tempo, a catedral da cidade, mais propriamente a Igreja de São Nicolau, resume tudo o que é Liubliana. Pequena e interessante mas não demasiado excitante à primeira vista. Um olhar mais atento à sua história e detalhes mais finos revelam o seu charme e beleza escondidos.

Construída no lugar duma igreja muito antiga anterior a estrutura principal da catedral e aparência datam da primeira metade do seculo XVIII. No interior a obra-prima  barroca é um desfile de dourados e cremes clássicos pejado de frescos detalhados e extraordinários possuindo aquele sentimento calmo que so uma grande igreja consegue transmitir.

Continuamos o nosso roteiro de Liubliana até à Mestni Trg, a praça municipal de Liubliana que reúne um conjunto de monumentos de importância histórica. Edifícios barrocos dão um colorido alegre às ruas medievais que nos fazem desacelerar o passo. É agradável visitar Liubliana, principalmente a passo lento.

Salta à vista a Fonte de Robba (Robbov vodnjak) ou Fonte dos Três Rios Carniolanos. Esta é a réplica, já que a original de 1751 se encontra na National Gallery. A obra foi encomendada ao italiano Francesco Robba. Inspirou-se na Fontana dei Quattro Fiumi na Piazza Navona e na Fontana del Pantheon em Roma para desenhar este que é agora um monumento nacional esloveno. Três deuses seguram jarros donde nascem os rios eslovenos Ljubljanica, Sava e Krka. Representam ainda a união das três tribos e províncias Carniolanas, que deram origem ao povo esloveno.

LiublianaMesmo em frente encontramos a “Casa da Cidade”, Mestna Híša. O atual edifício da Câmara Municipal em estilo barroco data do século XVIII. No interior, destacamos a escadaria e um grande salão com arcadas nas varandas.

Daqui é só perder-se pela cidade medieval. Descubra a estreita ruela Ključavničarska ulica, famosa pelas suas centenas de pequenas faces de bronze e pela sua fonte misteriosa. Quem quiser beber da fonte, tem que primeiro desvendar o enigma, um verdadeiro quebra-cabeças!

LiublianaPara terminar o seu primeiro dia do roteiro de Liubliana com chave de ouro, sugerimos que suba até ao Castelo de Liubliana, Ljubljanski Grad. Como uma coroa sobre a colina, o castelo oferece o quadro perfeito de qualquer foto da capital eslovena.

Para subir, o funicular do castelo na zona do Mercado Central poupa esforço e oferece diversão. Em alternativa, a subida a pé pela Reber ulica ou pela Ulica na Grad permite tomar o gosto a espaços verdejantes que fazem desta uma cidade-pulmão, onde respirar ar puro é um privilégio.

O acesso ao pátio interior do Castelo de Liubliana é gratuito. Explore o passado do castelo, aventure-se em jogos ou desfrute as iguarias gastronómicas requintadas do restaurante Gostilna na Gradu.

A imponente fortaleza permite-lhe ter uma vista panorâmica sem igual sobre a cidade, principalmente dos trilhos que rodeiam o exteior das grandes muralhas. Garantimos que o pôr do sol tem um brilho diferente por estas latitudes e oferece um momento mágico.

liubliana-a-noiteLiubliana é das melhores capitais para se sair à noite. Portanto, deixe-se levar pelo espírito da nightlife, saia para jantar numa das magníficas esplanadas do rio Ljubljanica e aproveite um agradável passeio ribeirinho noturno sob as luzes da cidade e as pontes iluminadas para escolher os spots onde vai dar a sua oportunidade à cerveja eslovena com tradição ou à cerveja artesanal num dos pub locais mais divertidos.

Tempo de “fechar a loja”. Esperamos que não tenha abusado muito pois o dia de amanhã promete mais surpresas.

Roteiro Liubliana: 2º dia

A nossa sugestão para o segundo dia do roteiro de Liubliana é preenchida com arquitetura, cultura e natureza. Vamos explorar a margem esquerda do rio Liublianica.

Ponte Tripla - ex-libris de Liubliana
Ponte Tripla – ex-libris de Liubliana

Primeira paragem? O coração de Liubliana. A Praça Prešernov trg é de visita obrigatória em qualquer roteiro de Liubliana. A praça barroca é por isso um magneto de turistas e locais pois reúne um grande número de pontos de interesse turístico. Há que admitir que o conjunto arquitetónico palaciano é duma beleza que justifica uma apreciação demorada.

roteiro-liubliana-ponte-triplaPassamos pela Ponte Tripla (Tromostovje) que liga a Praça Prešeren à Mestni Trg, ou seja a cidade nova à cidade velha. Mais uma obra do arquiteto superestrela, Jože Plečnik que concebeu duas pontes pedonais anexas à central por onde passaram a circular apenas veículos. Escadarias baixam aos terraços das marginais ribeirinhas que acolhem hoje as esplanadas dalguns dos mais reputados e caros restaurantes da cidade. A célebre ponte é aclamada pela beleza arquitetural e um dos melhores cartões-postais de Liubliana.

Aproximamo-nos da estátua que homenageia o maior poeta esloveno, France Prešeren, mirando eternamente o seu amor não-correspondido, Jilija Primic que indiferente se senta à janela do outro lado da praça. Consegue descobrir o relevo em terracota?

LiublianaA inequívoca igreja cor-de-rosa, ou seja a Igreja Franciscana da Anunciação, ergue-se a norte e enche de cor o conjunto monumental.

Seguimos o nosso roteiro de Liubliana até ao Centro onde encontramos a Liubliana moderna com lojas, edifícios governamentais e embaixadas, museus e salas de teatro. Suba ao Skyscraper para vistas panorâmicas de 360º sobre a cidade. Só por curiosidade, tente encontrar o Cyanometer, um misto entre arte e instrumento de medição do azul do céu.

No Centro, a célebre Biblioteca Nacional e Universitária da Eslovénia (Narodna in Univerzitetna Knijiznica) é o grande highlight.

Castelo de Liubliana visto do centro histórico - visitar EslovéniaA ajardinada Praça do Congresso é um agradável ponto de passagem e paragem. Rodeada de edifícios governamentais e salas de espetáculo.

A oeste ergue-se a igreja barroca mais bonita de Liubliana, a Igreja da Santíssima Trindade.

LiublianaO surpreendente pátio do antigo Mosteiro da Santa Cruz deu lugar ao Križanke Outdoor Theatre usado nos festivais de verão. Muitas das faculdades da Universidade de Liubliana estão neste lado oeste da cidade. Dai o espírito mais jovem e os spots mais baratos para comer.

Daqui siga até ao grande Parque Tivoli, para desfrutar da natureza em pleno coração da cidade. Se viajar com crianças, garantimos que eles vão adorar: o Tivoli é o lar do Zoo de Liubliana. Se vir que tem tempo, aproveite a sua passagem pelo Parque Tivoli para visitar também o Museu Nacional da Eslovénia.

No regresso à Cidade Velha, descubra a Casa Vurnik, provavelmente o edifício mais colorido de Liubliana. Percorra lentamente a rua Miklošičeva ulica, uma autêntica passadeira vermelha da melhor inspiração Art Nouveau em toda a Eslovénia.

E não dispense esta dica! Se gosta de arte urbana e cultura alternativa, não deixe de visitar o Metelkova Mesto, um centro de cultura alternativa que se desenvolveu a partir de um antigo quartel do exército, um pouco à semelhança da Christiania de Copenhaga. Atente ao colorido esfusiante do Hostel Celica Art. Um dos hostels mais afamados de Liubliana que converteu uma antiga prisão numa experiência de alojamento ímpar.

liubliana-romanticFeche o seu segundo dia do roteiro de Liubliana com um passeio de barco pelo Rio Ljubljianica ou desfrute de um delicioso gelado ou de uma bebida numa das muitas esplanadas plantadas nas margens do rio.

Onde comer?

Liubliana é um pequeno paraíso para quem busca os prazeres do paladar. A toda a hora, passamos defronte de gostilnas, restaurantes de comida tradicional eslovena. Adicione as pekarnas, padarias onde nem só de pão vive o homem mas também de tentadores bolos, panificados doces e salgados. Snack-bares, tavernas eslovenas, bares e esplanadas são mais que muitos. Não falta nada na capital eslovena, nem sequer bom vinho esloveno e cerveja com longa tradição a provar numa pivovarna.

Em Liubliana é muito difícil manter a linha. Todos os meses surgem casas com conceitos inovadores e criativos irresistíveis. Casas com identidade, decoradas a rigor para chamar a nossa atenção. Comida tradicional, internacional, de fusão, gourmet, mediterrânica, orgânica, vegetariana e vegan… Como se não bastasse, há sempre alguém com um gelado na mão… Ai, os gelados! Não há vivalma que não caia na tentação!

O melhor é não resistir e sentar-se numa das esplanadas ribeirinhas de Liubliana na Petkovškovo nabrežje (mais popular) ou na Cankarjevo nabrežje (mais sofisticada). Se procura opções mais económicas, siga os universitários. Em redor da Borštnikov trg há oferta vasta e variada.

Passeios a partir de Liubliana

Lago Jasna
Lago Jasna

Se tiver mais um dia em Liubliana, há muitos lugares perto da capital eslovena que são imprescindíveis. Aventure-se off the beaten path e experimente a verdadeira Eslovénia rodeado do melhor que a natureza tem para oferecer. Maravilhe-se com o verde alpino no planalto Velika Planina entre casas de típicas de pastores e vacas felizes.

Visite o Lago Bled, uma das atrações famosas da Eslovénia com o seu castelo empolierado e a unica ilha da Eslovénia. Sinta-se um explorador nas Grutas de Postonja, uma maravilha que a natureza esculpiu nas entranhas das montanhas calcárias, e quiçá não deteta um dragão bebé.

  Tours de um dia a partir de Liubliana

Existem várias excursões de um dia que pode fazer a partir da capital da Eslovénia. Clique nos links abaixo para ver as nossas favoritas, ler reviews e fazer as suas reservas:

Dica VagaMundos: na escolha dos tours, e porque os imprevistos acontecem, evite sempre reservar tours que não permitam cancelamento gratuito. Dê prioridade às excursões e actividades que tem boas reviews e permitam cancelar sem custos com (pelo menos) 48h de antecedência.

Ponte sobre o rio Soča
Ponte sobre o rio Soča

Tem mais tempo? Então veja o nosso roteiro da Eslovénia para conhecer maravilhosas cascatas, lagos e rios de cor verde surreais, maravilhas da natureza como a Garganta de Vintgar, a beleza estonteante o Parque Nacional de Triglav ou o fascinante Castelo de Predjama cravado na rocha.

Outros artigos da Eslovénia

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.