Pretende visitar uma das vilas históricas mais bonitas de Portugal? Então está na hora de visitar Marvão, uma das pérolas do Alentejo. No distrito de Portalegre, bem no coração do Parque Natural da Serra de São Mamede, Marvão coroa a crista de rocha inexpugnável no cume da Serra do Sapoio.
São mais de 800 metros de elevação. São mais de 800 anos de história. São mais de 800 encantos. A majestosa vila amuralhada de Marvão tem tal fascínio que jamais é esquecida por quem a visita.
Saramago um dia disse que de Marvão via-se a terra toda. Quem sobe ao Castelo de Marvão vai perceber o porquê quase de imediato. Esta podia ser a terra toda. Lá do alto do seu castelo, somos tomados de espanto com a extensão da maravilhosa paisagem da Serra de São Mamede. A perder de vista. De tirar o fôlego. De cair de amores.
São Mamede e as suas serras contrariam a planura do Alentejo. Desculpe a nossa franqueza, mas quem não conhece estas paragens, não conhece o Alentejo. Deixe-se abraçar pela pacatez, paz e silêncio deste refúgio de vastos horizontes ao visitar Marvão, onde homem e natureza construíram um património único.
- Roteiro para visitar o Alto Alentejo
- Cascatas da Serra de São Mamede
- Roteiro para visitar Castelo de Vide
- Roteiro para visitar Portalegre
- Roteiro para visitar a Serra de São Mamede
- Experiências a não perder numa escapadinha ao Alto Alentejo
- Melhores Hotéis e Alojamentos Turismo Rural no Alto Alentejo
Conteúdo deste Artigo
Quando visitar?
Marvão é um destino perfeito para uma escapadinha de fim de semana. Portanto, programe visitar Marvão já no próximo. Basta-lhe fazer a mala de viagem adequada para o clima de cada estação e leve sempre um agasalho, já que o vento gosta de passear por aqui.
Marvão tem um clima mais fresco do que o resto do Alentejo, por isso, muitos procuram a vila muralhada no verão para fugir do calor abrasador, ou aquele aconchego da lareira no inverno.
Se lhe dissermos que pode visitar Marvão o ano inteiro, não estamos a exagerar. Marvão basta-se a si mesma para merecer a sua visita, mas ainda oferece eventos e festividades que são experiências únicas de lazer e prazer.
- Janeiro: Janeiras
- Fevereiro: Quinzena Gastronómica “Comidas d’Azeite”; Carnaval “Marvão Folião
- Março: Matança do porco
- Abril: Quinzena Gastronómica do “Cabrito e do Borrego”; Mercado da Terra – Feira das Atividades Económicas
- Maio: Percurso do Contrabando do Café; Quinzena Gastronómica do Bacalhau
- Junho: Ammaia Festum
- Julho: FIMM – Festival Internacional de Música de Marvão
- Agosto: Periferias – Festival Internacional de Cine(ma); Boda Regia
- Setembro: Festa em Honra de Nossa Senhora da Estrela (feriado municipal, 8 de setembro); Festival Internacional de Carros Exclusivos de Marvão
- Outubro: Festival Al Mossassa; Feira do Livro – Marvão
- Novembro: Festa do Castanheiro – Feira da Castanha; Quinzena Gastronómica da Castanha
- Dezembro: “Natal em Marvão”; Quinzena Gastronómica da Caça
Isto sem falar ainda das festas populares no verão, das provas desportivas de várias modalidades que usam Marvão como palco ao longo do ano e das comemorações de feriados nacionais.
Como vê, não lhe faltam pretextos para visitar Marvão. Uma e outra vez.
Onde ficar em Marvão? Sugestões de alojamento
Sem rodeios, o aconchego dos espaços e a simpatia do pessoal do hotel Dom Dinis Marvão ganharam logo as nossas 5 estrelas. Como se não bastasse, a localização é de sonho, no topo da vila alta, dentro das muralhas de Marvão com vistas para o infinito. A casa de piso em terracota e a decoração de inspiração medieval estão imbuídos do espírito da vila. O terraço com jacuzzi são irresistíveis para momentos de lazer. E o pequeno-almoço é a melhor tradução de um “bom dia” em sabores.
A Pousada de Marvão, uma adaptação de duas casas tradicionais da vila, destaca-se por ter um dos melhores miradouros de Marvão no seu restaurante, com a possibilidade acrescida de saborear a gastronomia regional. Esta pousada encantadora oferece quartos privados com mobiliário elegante e decoração em tons quentes.
Train Spot Guesthouse não fica em Marvão, mas na histórica estação ferroviária de Marvão-Beirã, do séc. XIX e classificada como Património Arquitetónico da era industrial. Mantendo arquitetura, estética e memorabilia, a guesthouse apresenta acomodações simples mas com caráter. Com opções de quartos com casa de banho partilhada ou privada e apartamentos para 4. Serve um bom pequeno-almoço e tem uma cozinha partilhada ao dispor dos hóspedes.
O que visitar em Marvão?
Visitar Marvão é uma viagem no tempo garantida. Anteriormente habitada por romanos e muçulmanos, a região tem segredos escondidos no seu património arqueológico, histórico e arquitetónico que apetece desvendar.
A atmosfera mística e a tranquilidade infindável deste recanto fascinante de Portugal é inegável. A poucos quilómetros de Espanha, esta vila raiana tem larga história de contendas bélicas. A sua localização estratégica provou ser o lugar perfeito de defesa militar.
Marvão deve o seu nome a Ibn Marwan, figura do Islão peninsular que, nos finais do século IX, aqui se fortificou em discórdia face ao califa de Córdova. A relevância militar deste povoado fortificado confirma-se com as menções, em documentos da época, ao Monte conhecido como Amaia de Ibn Maruán (distinta da outra Ammaia, a das ruínas romanas no sopé da serra).
Após a Reconquista Cristã, Marvão recebe um dos primeiros forais alentejanos em 1226 por D. Sancho II e edifica-se o castelo medieval, provavelmente por ordem de D. Dinis. O Castelo de Marvão, como que fundido na rocha, era tido como inexpugnável. Até ao século XIX desempenhou um papel central na defesa das linhas de fronteira da raia alentejana. Do alto da sua Torre de Menagem, que abriga ainda um museu de armaria, esperam-nos vistas arrebatadoras para uma paisagem imensa de natureza soberana.
A entrada na cerca urbana medieval da “Mui Nobre e Sempre Leal Vila de Marvão” fazia-se por uma das três portas: as Portas da Vila, o Postigo do Torrejão ou as Portas de Rodão. Atualmente, as Portas de Rodão são a entrada principal na vila medieval. E que entrada triunfal!
Calcorrear as ruelas sinuosas por entre o casario branco da vila, cingida por muralhas e torres, é simplesmente um deleite. A arquitetura tradicional alentejana das casas caiadas é singular em Marvão pois conjuga-se em harmonia com o granito e o xisto. É nos recantos pitorescos, nas portas e arcadas góticas, nos detalhes de estilo manuelino e nas varandas de ferro forjado que a vila se dá a conhecer. Uma preciosidade!
Somos conduzidos à Praça do Pelourinho. Aí encontramos, para além do Pelourinho manuelino (símbolo da justiça e poder local que dá nome à praça), a Casa da Cultura. Antigos Paços do Concelho, também designada de Câmara Velha, é o maior edifício civil antigo da vila de Marvão. Funcionou como tribunal, cadeia, centro cívico, político e administrativo e tem a Torre do Relógio adossada. A estilística manuelina é visível nos elementos decorativos das fachadas.
Continuando a subida ao castelo, deparamo-nos com um belo espaço ajardinado e a Igreja de Santa Maria. Esta é a mais antiga edificação religiosa de Marvão, provavelmente construída sobre um antiga mesquita (como era usual na Reconquista Cristã) embora não haja provas cabais. Foi convertida no Museu Municipal de Marvão onde podem ser admiradas vagas interessantes coleções de arte sacra, arqueologia e etnografia.
Não perca a visita à Cisterna, principalmente se visitar Marvão aquando do Festival Internacional de Música. A Cisterna recebe concertos que, devido à acústica do espaço, são memoráveis.
Outros dois templos religiosos que merecem destaque na vila são a Igreja de São Tiago, em estilo gótico, um sacrário renascentista e o altar barroco de talha, e Igreja do Espírito Santo em estilo renascentista. Não nos esqueçamos da singela (mas muito prezada pelos habitantes) Capela do Calvário.
Já fora de muralhas, o pequeno convento gótico de Nossa Senhora da Estrela também merece o seu tempo. Não deixe de apreciar o Cruzeiro Manuelino localizado defronte do convento.
Marvão é detentor dum artesanato único que usa o castanheiro como matéria prima. Falamos dos bordados tradicionais com casca de castanha. A madeira de castanheiro é ainda a matéria prima de que se faz a cestaria. Na base doutras peças de artesanato vai encontrar a cortiça, o barro e o ferro
Mas os muitos encantos de Marvão estendem-se para além das suas muralhas.
Não nos cansamos de valorizar o património natural da Serra de São Mamede, repleta de flora e fauna únicas e que conferem um ambiente natural de excelência. Entre escarpas de granito, xisto e calcário, afloramentos rochosos e suaves vales, pontilha a paisagem rural dos campos de cultivo, bosques e matagais. Como uma ilha biológica, a mais rica e diversificada a Sul do Tejo e também a mais elevada, escondem-se aqui cascatas que julgamos inacreditáveis no Alentejo.
Vestígios arqueológicos encontrados no concelho provam que a ocupação humana da região antecede os 5000 anos. As antas e menires de Marvão, datados do Neolítico, provam ocupação humana socialmente organizada. Ammaia, a cidade romana (melhor dizendo, as suas ruínas), acrescenta valor ao património nacional do período romano. A arquitetura popular revela-se nas enigmáticas edificações circulares das Choças e Chafurdões da raia. As Caleiras de Escusa testemunham o ofício do fabrico da cal, matéria-prima essencial na arquitetura popular alentejana.
Desça ao Rio Sever, delicie-se nas refrescantes águas da Praia Fluvial da Portagem, atravesse a ponte romana de Portagem, um dos ex-libris do concelho de Marvão e a Torre de Portagem, secular guardiã fronteiriça e icónica alfândega destas terras a Sul do Tejo.
Na freguesia das Beirãs, a estação ferroviária de Marvão (desativada) ainda preserva muito do seu encanto com os painéis de azulejo da autoria de Jorge Colaço, célebre ceramista responsável pelo embelezamento da Estação de São Bento no Porto. Foi transformada em alojamento e rapidamente se tornou numa das experiências mais cobiçadas pela singularidade de dormir numa estação de comboios com todo o conforto.
Marvão: mapa dos Principais Pontos de Interesse Turístico
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do que visitar em Marvão.
Outros artigos do Alentejo
- Alcácer do Sal
- Aldeias do Alentejo
- Alqueva
- Alto Alentejo
- Beja
- Cascatas da Serra de São Mamede
- Castelo de Vide
- Costa Vicentina
- Cromeleque dos Almendres
- Elvas
- Estremoz
- Évora
- Mértola
- Monsaraz
- Mora
- Melhores Hotéis do Alentejo
- Melhores Hotéis da Costa Vicentina
- Parque Natural Vale do Guadiana
- Passadiço do Alamal
- Passadiço do Gameiro
- Passadiços de Nisa
- Passadiços da Serra da Ossa
- Portalegre
- Praias do Alentejo
- Praias Fluviais do Alentejo
- Rota Vicentina
- Serra de São Mamede
- Sines e Porto Covo
- Trilhos do Conhal – Nisa
- Trilhos Pedestres de Mértola
- Tróia e Comporta
- Turismo Rural no Alqueva
- Vila Nova de Milfontes
- Vila Viçosa
- Zambujeira do Mar
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!