Visitar Melgaço | Portugal – Roteiro com o que ver e fazer

Visitar Melgaço - o que ver e fazer

Melgaço é provavelmente a vila raiana mais desconhecida dos portugueses. É também a que fica mais a norte e, por isso, dizemos “fica longe” e vamos adiando a visita. Mas, acreditem, desculpar-se com os quilómetros e não visitar Melgaço é perder um destino precioso de bem-estar e lazer.

Razões para visitar Melgaço

termas-de-melgaco

A vila de Melgaço pertence ao distrito de Viana do Castelo e tem a Espanha mesmo ao lado. Tem um património histórico valioso com vestígios desde a pré-história e a beleza da paisagem natural é sublime, não estivesse Melgaço integrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Os rios (Minho, Laboreiro, Varziela), as pesqueiras, o desporto de aventura, as serras, as aldeias históricas, são apenas alguns dos pontos de interesse de Melgaço que fazem desta terra uma descoberta à parte.

turismo-de-natureza

Melgaço é um dos melhores destinos de natureza deste nosso Portugal. Há claramente um esforço partilhado pelo município e seus moradores para dar a Melgaço a visibilidade que merece. E podemos afirmar que esse esforço está a dar frutos. Melgaço é o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal. Na nossa opinião, confere.

roteiro-melgaço

Todavia, são as gentes o coração e alma que fazem de Melgaço um destino imperdível. Gente simples e sincera com uma entrega e paixão pela sua terra e tradições que nos deixam desarmados. Preservam arreigadamente usos e costumes regionais, recuperam tradições quase esquecidas da memória e dão-lhes vida acrescentando a Melgaço esta riqueza de valores etnográficos. “Uma espécie de raro eco-museu.”


Poderá também gostar de ler o nosso Roteiro com o melhor do Gerês 


Quando visitar?

Melgaço terá os braços abertos para o receber em qualquer altura do ano. Os verões são quentes, propícios para desfrutar do seu lazer na frescura das águas de rio. Os invernos são rigorosos e chuvosos, mas pode ter a sorte de ver os montes vestidos dum manto branco de neve.

quando-visitar-melgaco

Na primavera, as flores da urze e da carqueja acabadas de desabrochar vestem os montes de cor e no outono são as folhas caídas a encher os olhos. As temperaturas nestas duas estações são convidativas apesar de haver alguma chuva. Mas a região não perde nenhum encanto em dias nublados. É nesses dias que o misticismo desta terra de lendas sente-se até na pele.

visitar-melgaco

Sugerimos visitar Melgaço em época de festividades e eventos. Terá muito mais que ver e fazer, atividades para todos os gostos e um contacto mais direto com as gentes em festa.

Eventos e Festividades

Pegada Zero: durante as Jornadas de Turismo de Natureza – Pegada Zero, Melgaço abre as portas a miúdos e graúdos para dias de aventura e natureza. Foi a terceira edição deste evento que nos revelou mais sobre a região, as suas gentes e costumes.

Abril: Festa do Alvarinho e do Fumeiro uma das grandes feiras gastronómicas nacionais com mostras de produtos de fumeiro da região e promoção da sublime casta de vinho verde Alvarinho.

Corpo de Deus: 60 dias após a Páscoa uma procissão percorre as ruas do centro da vila enfeitadas com tapetes de flores

Junho: as Marchas de São João na noite de São João enchem as ruas de cor, folclore e alegria

Agosto: a grande festa da vila é Melgaço em Festa com um programa bem preenchido. Festival internacional de Folclore, mercado medieval, concertos e festas espalhadas pelas freguesias, nomeadamente Castro Laboreiro.

Novembro: a Festa do Espumante reúne produtores de espumante da região numa feira com mostras e degustações e ganhou já fama internacional com apenas 3 edições.

Melgaço: o que visitar?

Se pensa que Melgaço nada mais é que uma vila perdida no meio de montes onde nada acontece, está tão enganado!

Na vertente cultural vai descobrir testemunhos históricos da ocupação da região desde a pré-história, entre dolmens, castros, igrejas românicas e pontes medievais. Solares fidalgos onde se pratica a secular arte de bem receber abrem portas para lhe darem a conhecer produtos locais de excelência e uma gastronomia distinta e deliciosa. Uma rede de museus, de acervo modesto mas riqueza incalculável.

melgaco-o-que-visitar
Ruínas Arqueológicas da Praça da República junto às muralhas do castelo

E uma paisagem natural propícia a caminhadas onde pode ver a fauna e flora variada e intocadas, atividades radicais para uma boa dose de adrenalina, e no fim, relaxar numa bela sauna nas termas… Parece-lhe bem? Então, venha conhecer os melhores pontos de interesse de Melgaço.

roteiro-melgaço
Fonte de São João na Praça da República em Melgaço

Estacione na Praça da República, onde se situa a Loja Interativa de Turismo, e aproveite para ver a Fonte de São João com detalhes de decoração elaborada. Aqui terá uma primeira perspetiva do centro histórico da vila. Siga para oeste onde encontrará as Ruínas Arqueológicas da Praça da República.

castelo-de-melgaco

A grande atração turística de Melgaço é para nós o seu castelo. Visite o Castelo de Melgaço e o Núcleo Museológico da Torre de Menagem donde poderá usufruir das mais belas vistas da vila.

melgaço-igreja-matriz

Na Rua Direita encontrará a Igreja Matriz com a torre sineira. Do estilo românico original restam os portais incorporados no edifício que sofreu consecutivas alterações. Rodeie a igreja e descubra o lobo – ou leão, segundo alguns – um intrigante detalhe decorativo.

visitar-melgaco

Continue para oeste e aprecie o velho casario em granito, por entre vielas que certamente o farão retroceder no tempo.

visit-melgaco

Numa dessas vielas dará de caras com a Igreja da Misericórdia, fácil de identificar pelos sarcófagos medievais antropomórficos no adro.

visitar-melgaço

Uns metros adiante encontrará o Solar do Alvarinho, a não perder quando visitar Melgaço. O solar já foi cadeia e câmara municipal. Hoje o solar seiscentista dos Três Arcos, como também é conhecido, é a Casa Mãe da Rota do Vinho Alvarinho. O local ideal para conhecer esse famoso néctar, o Alvarinho, e o espumante e aguardente regionais. Aproveite para degustar variados e ricos produtos de fumeiro tradicionais da região num naco de broa de milho.

roteiro-melgaco
Praça da República no centro histórico de Melgaço

Como o centro histórico da vila de Melgaço é pequeno, pode calcorrear as ruas e ruelas calcetadas tranquilamente. E pode ir já deitando um olho aos restaurantes e cafés para acalentar o estômago ou deliciar-se com uma iguaria da região.

Neste passeio sem pressas, certamente vai dar de caras com o singular Museu do Cinema Jean Loup Passek, diretor do departamento cinematográfico do Centro Georges Pompidou e benemérito doador do acervo.

visitar-melgaço

Como vila raiana que é, Melgaço foi afetada por dois fenómenos sociais retratados no espólio museológico do Espaço Memória e Fronteira: a emigração e o contrabando.

Vila e Natureza casam-se na perfeição no Parque Urbano do Rio do Porto, um espaço privilegiado para a atividade física inserida numa agradável zona verde cruzada por um ribeiro. Piscinas, polidesportivo e parque radical farão certamente as delícias de uns. Trilhos, pontes e passadiços ideais para caminhar ou pedalar, farão sem dúvida as delícias de outros.

Principais Pontos de Interesse do Concelho de Melgaço

Mas o concelho de Melgaço tem muito mais para oferecer. Para descobrir estes belos recantos, pegue no carro e rode calmamente pois será constantemente presenteado com uma beleza paisagística singular destes montes e vales.

Castro Laboreiro

visitar-castro-laboreiro

Temos que destacar a vila de Castro Laboreiro. Devido à localização geográfica isolada, Castro Laboreiro conseguiu manter intactas muitas das suas tradições. Entre a Serra da Peneda e a Serra de Castro Laboreiro, a vila fixou-se no planalto do mesmo nome e não lhe faltam pontos de interesse para um dia de visita.

castelo-castro-laboreiro

A estrela é sem dúvida o castelo de Castro Laboreiro, na verdade, o que resta do castelo já que a explosão dum paiol de munições destruiu grande parte do castro. Contudo, a beleza da vista panorâmica vai fazê-lo esquecer esse detalhe.

visitar-melgaço

A Igreja Matriz de Castro Laboreiro é um belo exemplo de construção pré-românica e tem, como curiosidade, um impercetível relógio de sol no pináculo sul. Tem ainda um pelourinho do século XVI que testemunha a construção castreja.

castro-laboreiro-museu

Como mais antiga freguesia de Melgaço, Castro Laboreiro fez duma antiga fábrica de chocolates o seu Núcleo Museológico onde a etnografia castreja, trajes, usos e costumes e têm a sua melhor mostra para além de informação detalhada sobre as Brandas e Inverneiras, o sistema de transumância da região.

viúva-dos-vivos-castro-laboreiro

Fornos comunitários, espigueiros e moinhos são preservados mas são sombreados por uma tradição única no nosso país. É aqui que vivem as “viúvas dos vivos” – quando os homens emigram, as mulheres usam o traje castrejo negro até ao regresso.

raça-de-cão-castro-laboreiro

E quem não conhece o Cão de Castro Laboreiro? Guardião de gado e propriedades, o puro cão de Castro Laboreiro é um cão de carácter afável, principalmente com as mulheres e crianças, e está tão presente no quotidiano das gentes que faz parte da família.

 

visitar-melgaço

Sulcada por inúmeros cursos de água, não podiam faltar nesta zona minhota as pontes românicas e medievais. Entre outras o destaque vai para a Ponte da Cava Velha, a Ponte da Cainheiras, a Ponte da Dorna e a Ponte da Capela.

A Necrópole Megalítica e as Gravuras Rupestres do Fieiral são testemunhos sobreviventes da pré-história.

Tudo isto, e muito mais, pode-lhe ser revelado se se deixar guiar pelas mão da Sónia e do António. São profundos conhecedores da vila, da sua história e das suas estórias e não conseguem disfarçar o amor que têm por estas terras. Nem precisam.

Melgaço Destino Mais Radical de Portugal

Rafting no Rio Minho com Melgaço Radical, ©FotoMelgaço

Grande promotor do Turismo Ativo, o concelho de Melgaço é o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal. A lista de atividades é enorme: arborismo, slide, canyoning, rafting, hidrospeed, rappel, salto pendular são apenas algumas das mais radicais.

canyoning-melgaço
Canyoning no rio Varziela com Montes de Laboreiro

E passeios? Pedestres, a cavalo, em BTT ou TT, e caminhadas com pastores, é só escolher. Melgaço Radical, Melgaço WhiteWater e Montes de Laboreiro foram as empresas que nos deram a conhecer as emoções fortes do canyoning e rafting no rio Minho.

Parque Nacional Peneda-Gerês

Porta Lamas de Mouro do Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Porta de Lamas de Mouro é uma das cinco portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês e ponto de referência para os amantes das atividades ao ar livre, da natureza e das caminhadas. A excelente infraestrutura do centro pedagógico e espaço de recreio com parque de campismo e de merendas, convida a banhos e com percursos pedestres numa envolvência natural única.

Turismo Desportivo

O Complexo Desportivo e de Lazer do Monte de Prado é um moderno centro de estágios desportivo com todas as infraestruturas para o turismo desportivo. Se a UEFA o oficializou e o Celta de Vigo o escolhe como centro de estágios, é porque não lhe falta nada.

Turismo de Saúde e Bem-Estar

termas de melgaço

As Termas de Melgaço são uma forte aposta do concelho no turismo de saúde e bem-estar.

termas-de-melgacoAs propriedades termais e curativas da Água do Peso são, há largos anos, reconhecidas como um recurso terapêutico ímpar para doenças respiratórias, digestivas, reumáticas e diabéticas. Tudo aliado ao parque de frondosa vegetação para uma descontraída ligação à Natureza.

Mapa com os principais pontos de interesse turístico do Concelho de Melgaço


Clique no canto superior direito do mapa para aumentar

Onde dormir?

Em Melgaço a personalidade do alojamento local, é diferenciadora. Aliás, um dos pontos fortes do concelho é o turismo rural com ampla oferta de alojamentos locais e uma das opções favoritas para quem visita a região.

Na vila em si encontra o Solar do Castelo, a Quinta da Calçada e a River House Melgaço.

Para usufruir dos Trilhos Marginais do Rio Minho tem a Pousada da Juventude, ou a comodidade do hotel Monte Prado Hotel & Spa.

Ao redor das Termas de Melgaço, não lhe faltam opções: os Bungalows Termas de Melgaço, o Hotel Boavista, o Hotel Rural Reguengo de Melgaço servem bem a zona.

Se prefere o alojamento local, a escolha reparte-se entre a excecionalidade da Quinta de Remoães, ou a excelência da Casa da Lage ou a da Casa da Cevidade.

Na pacata vila de Castro Laboreiro o alojamento local permite um contacto mais verdadeiro com a terra e as suas gentes. Surpreenda-se com a arte de bem receber da Just Natur Guesthouse: a Sónia e o António são profundos conhecedores da região e a sua simpatia vai arrebatá-lo. Pode sempre preferir o churrasco no terraço da Casa dos Côtos.

O Hotel Castrum Villae tem quartos com WC e varanda privados. Pode relaxar na sala de lazer a jogar bilhar ou tomar um copo no bar ou terraço do hotel.

Gastronomia de Melgaço

visitar-melgaco
Só para abrir o apetite: queijo amanteigado com marmelada, chouriça de carne de Castro Laboreiro e queijo de urtigas, cortesia de JustNatur.

É na hora da refeição, quando a mesa se oferece farta e apetitosa, que a região comprova a sua generosidade. A gastronomia de Melgaço está classificada como património nacional e tem na sua base usos e costumes que exaltam os produtos locais.

presunto-castro-laboreiro

Não deixe de provar o fumeiro artesanal de Castro Laboreiro.

visitar-melgaçoVeja como as cabras são mimadas e como se faz um dos melhores queijos de cabra do país numa visita à produção da queijaria Prados de Melgaço.

gastronomia-melgaço

Nas carnes vai salivar com o cabrito assado em forno de pão, uma posta de cachena, a chanfana, um sarrabulho ou uns grelos com rojões. A riqueza do rio Minho traz o peixe convertido em manjar de reis. A lampreia à bordalesa, frita ou assada e truta abafada são especialidades regionais.

vinho-alvarinho

E se tudo isto for regado com um leve e fresco Alvarinho (QM ou Soalheiro, ambos deliciosos), é garantido que terá uma refeição animada.

gastronomia-melgaco

Na doçaria, a simplicidade domina. O pão de centeio é a base do doce típico da região, o bucho doce mas o segredo está no bucho: o doce tradicional era cozido dentro de bucho do porco. Uma fatia deste modesto mas acarinhado doce servida com mel da região é uma tentação para o palato.

Onde comer em Melgaço?

Na nossa visita a Melgaço, jantamos no Cantinho do Adro, mesmo em frente à Igreja Matriz. A confeção da comida é simples e sem superficialidade, as doses razoáveis e imbatível no preço: diárias desde €5.

visitar-melgaço-bacalhau-com-broa-de-milho

Já em Castro Laboreiro, o nosso aplauso vai para o cabrito assado em forno de lenha do restaurante Miradouro do Castelo, ou o bacalhau com broa do restaurante Miracastro onde recuperaram o doce regional do Bucho Doce.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

No GetYourGuide encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.