Visitar Melgaço | Portugal – Roteiro com o que ver e fazer

Visitar Melgaço - o que ver e fazer

Melgaço é provavelmente a vila raiana mais desconhecida dos portugueses. É também a que fica mais a norte de Portugal e, por isso, dizemos “fica longe” e vamos adiando a visita. Mas, acreditem, desculpar-se com os quilómetros e não visitar Melgaço é perder um destino precioso de bem-estar e lazer.

Razões para visitar Melgaço

termas-de-melgaco

A vila de Melgaço pertence ao distrito de Viana do Castelo e tem a Espanha mesmo ao lado. Tem um património histórico valioso com vestígios desde a pré-história e a beleza da paisagem natural é sublime, não estivesse Melgaço integrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Os rios (Minho, Laboreiro, Varziela), as pesqueiras, o desporto de aventura, as serras, as aldeias históricas, são apenas alguns dos pontos de interesse de Melgaço que fazem desta terra uma descoberta à parte.

turismo-de-natureza

Melgaço é um dos melhores destinos de natureza deste nosso Portugal. Há claramente um esforço partilhado pelo município e seus moradores para dar a Melgaço a visibilidade que merece. E podemos afirmar que esse esforço está a dar frutos. Melgaço é o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal. Na nossa opinião, confere.

roteiro-melgaço

Todavia, são as gentes o coração e alma que fazem de Melgaço um destino imperdível. Gente simples e sincera com uma entrega e paixão pela sua terra e tradições que nos deixam desarmados. Preservam arreigadamente usos e costumes regionais, recuperam tradições quase esquecidas da memória e dão-lhes vida acrescentando a Melgaço esta riqueza de valores etnográficos. “Uma espécie de raro eco-museu.”

na preparação da sua viagem a Melgaço sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Quando visitar?

Melgaço terá os braços abertos para o receber em qualquer altura do ano. Os verões são quentes, propícios para desfrutar do seu lazer na frescura das águas de rio. Os invernos são rigorosos e chuvosos, mas pode ter a sorte de ver os montes vestidos dum manto branco de neve.

quando-visitar-melgaco

Na primavera, as flores da urze e da carqueja acabadas de desabrochar vestem os montes de cor e no outono são as folhas caídas a encher os olhos. As temperaturas nestas duas estações são convidativas apesar de haver alguma chuva. Mas a região não perde nenhum encanto em dias nublados. É nesses dias que o misticismo desta terra de lendas sente-se até na pele.

visitar-melgaco

Sugerimos visitar Melgaço em época de festividades e eventos. Terá muito mais que ver e fazer, atividades para todos os gostos e um contacto mais direto com as gentes em festa.

Eventos e Festividades

Pegada Zero: durante as Jornadas de Turismo de Natureza – Pegada Zero, Melgaço abre as portas a miúdos e graúdos para dias de aventura e natureza. Foi a terceira edição deste evento que nos revelou mais sobre a região, as suas gentes e costumes.

Abril: Festa do Alvarinho e do Fumeiro uma das grandes feiras gastronómicas nacionais com mostras de produtos de fumeiro da região e promoção da sublime casta de vinho verde Alvarinho.

Corpo de Deus: 60 dias após a Páscoa uma procissão percorre as ruas do centro da vila enfeitadas com tapetes de flores

Junho: as Marchas de São João na noite de São João enchem as ruas de cor, folclore e alegria

Agosto: a grande festa da vila é Melgaço em Festa com um programa bem preenchido. Festival internacional de Folclore, mercado medieval, concertos e festas espalhadas pelas freguesias, nomeadamente Castro Laboreiro.

Novembro: a Festa do Espumante reúne produtores de espumante da região numa feira com mostras e degustações e ganhou já fama internacional com apenas 3 edições.


Clique para ler o nosso artigo sobre as Aldeias Históricas do Gerês


Melgaço: o que visitar?

Se pensa que Melgaço nada mais é que uma vila perdida no meio de montes onde nada acontece, está tão enganado!

Na vertente cultural vai descobrir testemunhos históricos da ocupação da região desde a pré-história, entre dolmens, castros, igrejas românicas e pontes medievais. Solares fidalgos onde se pratica a secular arte de bem receber abrem portas para lhe darem a conhecer produtos locais de excelência e uma gastronomia distinta e deliciosa. Uma rede de museus, de acervo modesto mas riqueza incalculável.

melgaco-o-que-visitar
Ruínas Arqueológicas da Praça da República junto às muralhas do castelo

E uma paisagem natural propícia a caminhadas onde pode ver a fauna e flora variada e intocadas, atividades radicais para uma boa dose de adrenalina, e no fim, relaxar numa bela sauna nas termas… Parece-lhe bem? Então, venha conhecer os melhores pontos de interesse de Melgaço.

roteiro-melgaço
Fonte de São João na Praça da República em Melgaço

Estacione na Praça da República, onde se situa a Loja Interativa de Turismo, e aproveite para ver a Fonte de São João com detalhes de decoração elaborada. Aqui terá uma primeira perspetiva do centro histórico da vila. Siga para oeste onde encontrará as Ruínas Arqueológicas da Praça da República.

castelo-de-melgaco

A grande atração turística de Melgaço é para nós o seu castelo. Visite o Castelo de Melgaço e o Núcleo Museológico da Torre de Menagem donde poderá usufruir das mais belas vistas da vila.

melgaço-igreja-matriz

Na Rua Direita encontrará a Igreja Matriz com a torre sineira. Do estilo românico original restam os portais incorporados no edifício que sofreu consecutivas alterações. Rodeie a igreja e descubra o lobo – ou leão, segundo alguns – um intrigante detalhe decorativo.

visitar-melgaco

Continue para oeste e aprecie o velho casario em granito, por entre vielas que certamente o farão retroceder no tempo.

visit-melgaco

Numa dessas vielas dará de caras com a Igreja da Misericórdia, fácil de identificar pelos sarcófagos medievais antropomórficos no adro.

visitar-melgaço

Uns metros adiante encontrará o Solar do Alvarinho, a não perder quando visitar Melgaço. O solar já foi cadeia e câmara municipal. Hoje o solar seiscentista dos Três Arcos, como também é conhecido, é a Casa Mãe da Rota do Vinho Alvarinho. O local ideal para conhecer esse famoso néctar, o Alvarinho, e o espumante e aguardente regionais. Aproveite para degustar variados e ricos produtos de fumeiro tradicionais da região num naco de broa de milho.

roteiro-melgaco
Praça da República no centro histórico de Melgaço

Como o centro histórico da vila de Melgaço é pequeno, pode calcorrear as ruas e ruelas calcetadas tranquilamente. E pode ir já deitando um olho aos restaurantes e cafés para acalentar o estômago ou deliciar-se com uma iguaria da região.

Neste passeio sem pressas, certamente vai dar de caras com o singular Museu do Cinema Jean Loup Passek, diretor do departamento cinematográfico do Centro Georges Pompidou e benemérito doador do acervo.

visitar-melgaço

Como vila raiana que é, Melgaço foi afetada por dois fenómenos sociais retratados no espólio museológico do Espaço Memória e Fronteira: a emigração e o contrabando.

Vila e Natureza casam-se na perfeição no Parque Urbano do Rio do Porto, um espaço privilegiado para a atividade física inserida numa agradável zona verde cruzada por um ribeiro. Piscinas, polidesportivo e parque radical farão certamente as delícias de uns. Trilhos, pontes e passadiços ideais para caminhar ou pedalar, farão sem dúvida as delícias de outros.

Principais Pontos de Interesse do Concelho de Melgaço

Mas o concelho de Melgaço tem muito mais para oferecer. Para descobrir estes belos recantos, pegue no carro e rode calmamente pois será constantemente presenteado com uma beleza paisagística singular destes montes e vales.

Castro Laboreiro

visitar-melgaço

Devido à localização geográfica isolada, Castro Laboreiro conseguiu manter intactas muitas das suas tradições, como a transumância, a cultura castreja e as “viúvas dos vivos”. Entre serras, a vila fixou-se no planalto do Laboreiro e não lhe faltam pontos de interesse para justificar uma visita a esta aldeia. A estrela é sem dúvida o castelo de Castro Laboreiro e a beleza das vistas panorâmicas das suas montanhas que fazem esquecer todas as preocupações. Mas há mais: a Igreja Matriz românica, o Pelourinho, um Núcleo Museológico digno de visita, as várias pontes medievais, uma espantosa Necrópole Megalítica e as Gravuras Rupestres do Fieiral. Por tudo isto, e muito mais, Castro Laboreiro é uma das aldeias mais bonitas de Portugal.

Clique para ler o nosso roteiro para visitar Castro Laboreiro

Melgaço Destino Mais Radical de Portugal

Rafting no Rio Minho com Melgaço Radical, ©FotoMelgaço

Grande promotor do Turismo Ativo, o concelho de Melgaço é o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal. A lista de atividades é enorme: arborismo, slide, canyoning, rafting, hidrospeed, rappel, salto pendular são apenas algumas das mais radicais.

canyoning-melgaço
Canyoning no rio Varziela com Montes de Laboreiro

E passeios? Pedestres, a cavalo, em BTT ou TT, e caminhadas com pastores, é só escolher. Melgaço Radical, Melgaço WhiteWater e Montes de Laboreiro foram as empresas que nos deram a conhecer as emoções fortes do canyoning e rafting no rio Minho.

Parque Nacional Peneda-Gerês

Porta Lamas de Mouro do Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Porta de Lamas de Mouro é uma das cinco portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês e ponto de referência para os amantes das atividades ao ar livre, da natureza e das caminhadas. A excelente infraestrutura do centro pedagógico e espaço de recreio com parque de campismo e de merendas, convida a banhos e com percursos pedestres numa envolvência natural única.

Turismo Desportivo

O Complexo Desportivo e de Lazer do Monte de Prado é um moderno centro de estágios desportivo com todas as infraestruturas para o turismo desportivo. Se a UEFA o oficializou e o Celta de Vigo o escolhe como centro de estágios, é porque não lhe falta nada.

Turismo de Saúde e Bem-Estar

termas de melgaço

As Termas de Melgaço são uma forte aposta do concelho no turismo de saúde e bem-estar.

termas-de-melgacoAs propriedades termais e curativas da Água do Peso são, há largos anos, reconhecidas como um recurso terapêutico ímpar para doenças respiratórias, digestivas, reumáticas e diabéticas. Tudo aliado ao parque de frondosa vegetação para uma descontraída ligação à Natureza.

Mapa com os principais pontos de interesse turístico do Concelho de Melgaço


Clique no canto superior direito do mapa para aumentar

Onde dormir?

Decidir onde ficar a dormir em Melgaço é tarefa fácil. A cidade tem bons hotéis e alojamentos de turismo rural preparados para receber com todo o conforto. Em Melgaço a personalidade do alojamento local é diferenciadora. Aliás, um dos pontos fortes do concelho é o turismo rural com ampla oferta de alojamentos e uma das opções favoritas para quem visita a região na busca do contacto mais próximo com a natureza.

Nunca é demais relembrar: reserve o seu alojamento com o máximo de antecedência possível de forma a garantir os melhores preços e opte sempre por reservar alojamentos que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.

Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos para uma escapadinha a Melgaço – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço.

Monte Prado Hotel & Spa

Acordar ao som das águas correntes do rio Minho e despertar para vistas panorâmicas da paisagem inebriante do Gerês, espraiando-se até Espanha, da sua varanda privada, é um privilégio raro. No Monte Prado Hotel & Spa esse privilégio é seu ao reservar um dos quartos deste hotel de 4 estrelas que é um retiro de bem-estar: Spa com piscina interior aquecida, jacuzzi e tratamentos de massagens. Os quartos privados, espaçosos e climatizados, apresentam mobiliário de design contemporâneo com todas as comodidades modernas. O pequeno almoço buffet é variado e delicioso, servido no elegante restaurante com oferta de cozinha tradicional portuguesa e internacional.

Quinta da Calçada

Num antigo solar de finais do século XVII rodeado de hectares de vinha da casta Alvarinho, o alojamento de turismo rural a Quinta da Calçada abre as portas para um mundo de genuína ruralidade. As raízes agrícolas estão em cada detalhe da casa, das áreas comuns, dos jardins e dos 4 quartos acolhedores (com casa de banho privativa e acesso individual direto ao exterior). O mobiliário é um tesouro de antiguidades e as paredes de pedra preservam o ambiente duma casa rústica com vida. Usufrua do sossego do lugar ao pequeno-almoço outdoor, na mesa de pedra junto à eira, ou numa espreguiçadeira à beira da piscina exterior.

Bungalows Termas de Melgaço

Num contacto mais direto com a natureza, os Bungalows Termas de Melgaço são como uma experiência de camping onde nada falta para o seu conforto e repouso. Os bungalows estão totalmente equipados para receber até 4 hóspedes, munidos de casa de banho privativa, kitchenette e sala de estar com mesa para refeições. No exterior há grelhadores e um amplo espaço verde, com o rio a correr, para gastar o tempo a seu bel-prazer. E com as Termas de Melgaço mesmo ao lado, pode aproveitar para desfrutar dos benefícios de tratamentos termais para a sua saúde e bem-estar.

Hotel Castrum Villae

Na emblemática aldeia histórica de Castro Laboreiro, o Hotel Castrum Villae disponibiliza quartos de decoração simples, funcionais e confortáveis a preços bastante competitivos. E não faltam espaços onde relaxar: na varanda do seu quarto, na sala de lazer (até pode dar umas tacadas de bilhar) ou a tomar um copo no bar ou no terraço do hotel.

Clique para ver mais opções de alojamento em Melgaço

Gastronomia de Melgaço

visitar-melgaco
Só para abrir o apetite: queijo amanteigado com marmelada, chouriça de carne de Castro Laboreiro e queijo de urtigas, cortesia de JustNatur.

É na hora da refeição, quando a mesa se oferece farta e apetitosa, que a região comprova a sua generosidade. A gastronomia de Melgaço está classificada como património nacional e tem na sua base usos e costumes que exaltam os produtos locais.

presunto-castro-laboreiro

Não deixe de provar o fumeiro artesanal de Castro Laboreiro.

visitar-melgaçoVeja como as cabras são mimadas e como se faz um dos melhores queijos de cabra do país numa visita à produção da queijaria Prados de Melgaço.

gastronomia-melgaço

Nas carnes vai salivar com o cabrito assado em forno de pão, uma posta de cachena, a chanfana, um sarrabulho ou uns grelos com rojões. A riqueza do rio Minho traz o peixe convertido em manjar de reis. A lampreia à bordalesa, frita ou assada e truta abafada são especialidades regionais.

vinho-alvarinho

E se tudo isto for regado com um leve e fresco Alvarinho (QM ou Soalheiro, ambos deliciosos), é garantido que terá uma refeição animada.

gastronomia-melgaco

Na doçaria, a simplicidade domina. O pão de centeio é a base do doce típico da região, o bucho doce mas o segredo está no bucho: o doce tradicional era cozido dentro de bucho do porco. Uma fatia deste modesto mas acarinhado doce servida com mel da região é uma tentação para o palato.

Onde comer em Melgaço?

Na nossa visita a Melgaço, jantamos no Cantinho do Adro, mesmo em frente à Igreja Matriz. A confeção da comida é simples e sem superficialidade, as doses razoáveis e imbatível no preço: diárias desde €5.

visitar-melgaço-bacalhau-com-broa-de-milho

Já em Castro Laboreiro, o nosso aplauso vai para o cabrito assado em forno de lenha do restaurante Miradouro do Castelo, ou o bacalhau com broa do restaurante Miracastro onde recuperaram o doce regional do Bucho Doce.

Outros artigos da região do Gerês

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

3 COMENTÁRIOS

  1. Aconselho a visitar Cevide… a aldeia mais a norte de Portugal e onde está localizado o Marco de fronteira Nº 1 Portugal/Espanha. Cevide, implantado entre o Rio Minho e o Rio Trancoso que servem de fronteira, dista cerca de 10 Km de Melgaço. Cevide é um poema.. 🙂

  2. Parabéns!
    Bom artigo!
    Assim é que percebemos que Melgaço está cheio de arganões!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.