Anda a sonhar com uma viagem ao verde Minho, mas ainda não sabe bem o que incluir no seu roteiro para visitar esta região do Norte de Portugal? Não se preocupe que nós damos-lhe uma mãozinha. Neste artigo vai encontrar um guia e roteiro, que consideramos perfeito para quem tenha entre 5 a 7 dias para visitar o Minho, com os principais pontos de interesse e muitas dicas práticas que lhe vão facilitar a logística e permitir desfrutar ao máximo da sua viagem pelo Norte de Portugal.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Razões para visitar o Minho | Norte de Portugal
- 2 Onde fica a Região do Minho?
- 3 Quando visitar o Minho (Norte de Portugal)?
- 4 Quantos dias são necessários para visitar o Minho (Norte de Portugal)?
- 5 Onde ficar a dormir no Minho (Norte de Portugal)? Sugestões de alojamento
- 6 O Melhor do Minho num roteiro de 7 dias: o que visitar numa roadtrip pelo Norte de Portugal
- 6.1 Roteiro para visitar o Minho | Norte de Portugal: Dia 1
- 6.2 Roteiro para visitar o Minho | Norte de Portugal: Dia 2
- 6.3 Roteiro para visitar o Minho | Norte de Portugal: Dia 3
- 6.4 Roteiro para visitar o Minho | Norte de Portugal: Dia 4
- 6.5 Roteiro para visitar o Minho | Norte de Portugal: Dia 5
- 6.6 Roteiro para visitar o Minho | Norte de Portugal: Dia 6
- 6.7 Roteiro para visitar o Minho | Norte de Portugal: Dia 7
- 6.8 Mapa do roteiro 7 dias para visitar o Minho – Norte de Portugal
- 7 Roteiro para visitar o Minho em 5 dias | Norte de Portugal
- 8 Outros Roteiros de Carro pelo Norte de Portugal
Razões para visitar o Minho | Norte de Portugal
Assim, em jeito telegráfico, damos-lhe já duas mãos cheias de razões para visitar o Minho, a região onde nasceu Portugal:
- natureza exuberante, onde brilham as imponentes montanhas e as paradisíacas cascatas e lagoas do Parque Nacional da Peneda-Gerês;
- sedutoras cidades pejadas de património histórico;
- santuários e caminhos de peregrinação milenares;
- praias fluviais e costeiras maravilhosas;
- atividades outdoor para todos os gostos, desde os trilhos ao rafting, passando pela escalada e pelo canyoning;
- comida deliciosa, servida em pratos a abarrotar;
- excelente oferta de enoturismo, ou não fosse a região do vinho verde;
- aldeias que parecem recortadas de um livro de fantasia;
- espaços termais perfeitos para cuidar do corpo;
- tradições seculares, ainda hoje bem vincadas no dia-a-dia das suas gentes.
Clique para conhecer as Melhores Road trips de Portugal
Onde fica a Região do Minho?
O Minho é uma província histórica do Norte de Portugal e abrange a totalidade dos municípios dos distritos de Braga e Viana do Castelo. A região do Minho é limitada a norte pela Galiza, a sul pelo Douro Litoral, a leste por Trás-os-Montes e Alto Douro e a leste pelo Oceano Atlântico.
Os municípios que constituem a região do Minho são os seguintes:
- Distrito de Braga: Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras do Bouro, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde e Vizela.
- Distrito de Viana do Castelo: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira.
Quando visitar o Minho (Norte de Portugal)?
A melhor época do ano para visitar o Minho depende muito dos seus interesses e do tipo de atividades que pretende fazer na sua viagem. Se pretende explorar o património histórico-cultural e deliciar-se com a gastronomia regional, qualquer estação do ano é perfeita.
Já se a sua ideia for fazer umas férias de praia na Costa Minhota ou desfrutar das inúmeras praias fluviais, cascatas e lagoas que existem no Minho, nada bate os meses do verão (junho a setembro). Prepare-se é para enfrentar algumas multidões, sobretudo no Parque Nacional da Peneda-Gerês que, por norma, no verão está à pinha, sobretudo aos fins de semana e no mês de agosto.
Se a sua prioridade for praticar atividades outdoor, e quiser fintar as multidões, a primavera e o outono são, de longe, a melhor aposta. Na primavera, a chuva enche rios, ribeiros e riachos que correm selvagens e as cascatas do Minho exibem-se em todo o seu esplendor.
Já no outono a paisagem reveste-se de tons quentes outonais apaixonantes e com a queda da folha, a natureza “tece” fofos tapetes de folhagem multicolorida, onde até apetece rebolar. Para mais, é a estação das vindimas no Minho, o que a torna perfeita para os amantes de enoturismo (ai, o vinho verde!)
No inverno é preciso ter em conta as condições climatéricas mais adversas e ir preparado para a chuva e frio. Lembre-se que o Minho é a região mais chuvosa de Portugal Continental e que a ocorrência de temperaturas negativas não é uma surpresa, sendo que no Gerês, por vezes, até neva.
Quantos dias são necessários para visitar o Minho (Norte de Portugal)?
Se é a sua primeira viagem ao Minho e pretende visitar os locais mais emblemáticos desta região do Norte de Portugal, vai precisar de 5 dias inteiros, no mínimo dos mínimos. Contudo, para desfrutar ao máximo do roteiro para visitar o Minho que desenhamos para si, o ideal é alocar 7 dias à sua viagem. Assim, já ficará com uma excelente ideia da enorme diversidade desta região do Norte de Portugal.
Caso consiga acrescentar mais alguns dias, tanto melhor! Não só lhe permite conhecer de uma forma mais relaxante a maioria dos locais de interesse do Minho, que salientamos neste roteiro para visitar esta região do Norte de Portugal, como ainda lhe possibilita fazer várias atividades outdoor, (como sejam caminhadas ou desportos náuticos), enoturismo ou simplesmente relaxar nas praias e lagoas do Minho.
Tendo ainda mais tempo disponível, poderá ainda fazer uma série de desdobramentos que lhe permitirão conhecer mais uma miríade de locais verdadeiramente mágicos do Minho e da vizinha província espanhola da Galiza. Vá estando atento às nossas dicas durante a descrição do roteiro de 7 dias para visitar o Minho que desenhamos para si.
Onde ficar a dormir no Minho (Norte de Portugal)? Sugestões de alojamento
Tendo em conta que o nosso roteiro de carro pelo Minho abrange uma enorme área geográfica é imperativo levar na bagagem um enérgico espírito de roadtrip e dividir as noites de hospedagem por várias localidades. Claro que, se dividir o nosso roteiro de 7 dias para visitar o Minho em várias escapadinhas, pode optar por montar base numa só localidade e fazer os seus passeios a partir daí.
Ao longo da roadtrip pelo Norte de Portugal que desenhamos para si, vai encontrar excelentes soluções de alojamento, que vão desde as grandes unidades hoteleiras às quintas e casas de turismo rural, passando por charmosos boutique hotéis.
Na escolha das localidades onde ficar a dormir no seu roteiro pelo Minho recomendamos que avalie se a localidade conta com uma boa oferta de alojamentos e demais serviços dos quais vai seguramente precisar durante a viagem (restaurantes, supermercados, etc). Por norma, quanto maior a oferta, mais fácil é encontrar quartos a bons preços, sobretudo se reservar alojamento com alguma antecedência.
Posto isto, as localidades que sugerimos para passar a noite no nosso roteiro para visitar o Minho são:
Braga | Vila do Gerês | Soajo | Monção | Ponte de Lima | Viana do Castelo | Esposende
Mas pode fazer pequenas alterações ao roteiro e optar por ficar em outras localidades vizinhas com boa oferta de alojamentos, como sejam:
Arcos de Valdevez | Barcelos | Guimarães | Lindoso | Melgaço | Ponte da Barca
(Clique nos nomes das respetivas localidades para ver as melhores opções de alojamento e opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.)
Por último, queremos salientar que ao longo do roteiro vamos sugerir-lhe os nossos alojamentos favoritos para cada um dos dias – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço.
O Melhor do Minho num roteiro de 7 dias: o que visitar numa roadtrip pelo Norte de Portugal
O nosso roteiro para visitar o Minho tem início em Guimarães e termina na praia da Apúlia em Esposende. Claro que pode fazê-lo na ordem inversa sem qualquer problema, ou até mesmo começar em qualquer um dos pontos de interesse sugeridos e a partir daí desenhar o seu próprio roteiro.
Queremos também sublinhar que o número de dias que sugerimos para este roteiro pelo Norte de Portugal pressupõe que a viagem seja feita com viatura própria e não inclui os dias de viagem do local de origem para a região do Minho. Se pretender fazer este roteiro recorrendo a transportes públicos vai precisar de, no mínimo, mais um par de dias.
Se é nosso leitor assíduo já o sabe, mas se é a primeira vez que lê o VagaMundos, tenha em conta que nos nossos roteiros o número de dias é meramente indicativo. Se abdicar de fazer algumas das atividades que sugerimos ou cortar alguns pontos de interesse, pode fazer este roteiro em menos dias.
No sentido oposto, caso pretenda visitar mais algumas vilas ou cidades, fazer mais alguns trilhos ou uns relaxantes dias de praia, ir à “caça” das cascatas do Gerês, fazer umas provas de vinho, ou até mesmo dar um pulinho à vizinha Espanha, pode sempre acrescentar mais uns dias ao seu roteiro para visitar o Minho.
Ao longo do roteiro de 7 dias para visitar esta região do Norte de Portugal vamos dar-lhe várias dicas com essa finalidade e vai ver que é super fácil transformar esta viagem ao Minho num par de semanas de férias. Até porque para se conhecer a fundo esta região do Norte de Portugal são precisos preciso largos meses, para não dizer uma “bida”!
Roteiro para visitar o Minho | Norte de Portugal: Dia 1
Guimarães
O nosso roteiro para visitar o Minho arranca na linda cidade de Guimarães, cujo centro histórico é Património Mundial da UNESCO desde 2001.
Aqui nasceu Portugal. Bastam três palavras para sentirmos o peso do glorioso passado histórico de Guimarães, a cidade-berço que se rebelou contra Espanha, que deu à luz uma nação de descobridores que mostrou “novos mundos ao mundo”.
Há muito que ver e fazer naquela que é a segunda maior cidade do Minho. Visto que o tempo numa roadtrip é sempre limitado, recomendamos que foque a sua visita nos seguintes pontos de interesse de Guimarães:
- Deambular pelo conjunto monumental no Monte Latito onde encontra, entre outros, o Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança e a Capela de São Miguel.
- Percorrer a histórica Rua de Santa Maria onde irá encontrar a Igreja de Nossa do Senhor do Carmo, o Convento de Santa Clara (que presentemente alberga a Câmara Municipal de Guimarães) e o Jardim do Carmo.
- Absorva a animação da Praça de Santiago e do vizinho Largo da Oliveira, a praça mais emblemática de Guimarães, que tem como principais highlights a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, o alpendre gótico Padrão do Salado e os Antigos Paços do Concelho.
- Aprecie o Largo do Toural, a “sala de visitas” de Guimarães, onde poderá ver Igreja de São Pedro e a Torre da Alfândega, com a icónica inscrição “Aqui nasceu Portugal”.
- Visite a Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos.
Braga
O primeiro dia do nosso roteiro para visitar o Minho termina em Braga, a Cidade dos Arcebispos.
Braga é um destino de turismo religioso de excelência, até porque é lá que se encontram o famoso Santuário do Bom Jesus do Monte, com a sua monumental escadaria, o altaneiro Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, situado no ponto mais alto da cidade, e a mais antiga diocese de Portugal, a Sé de Braga. Percebe agora a expressão “velho como a Sé de Braga”?
Mas Braga está longe de se resumir à sua faceta religiosa. Em Braga há também um enorme legado romano (Bracara Augusta foi uma das cidades principais da província lusitana do Império Romano), um sem número de sedutoras (e labirínticas) ruas pedonais, praças acolhedoras e ornadas, fachadas de solares grandiosamente decorados e acima de tudo um charme a que dificilmente se consegue escapar.
Os locais de visita obrigatória e as experiências a não perder em Braga são as seguintes:
- Sé de Braga, onde se encontram os túmulos de D. Henrique de Borgonha e de D. Teresa de Leão, pais de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.
- Subir a maravilhosa escadaria do Santuário do Bom Jesus do Monte. São “só” 581 degraus! Como alternativa pode sempre optar por subir ao santuário recorrendo ao funicular mais antigo do mundo, o Elevador do Bom Jesus.
- Visitar o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, um dos maiores santuários marianos de Portugal.
- Atravessar o Arco da Porta Nova, a porta da muralha de Braga… que curiosamente nunca teve porta.
- Percorrer a Rua do Souto, uma das ruas pedonais mais emblemáticas e animadas da Cidade dos Arcebispos, que liga o Largo Barão de São Martinho ao Largo do Paço.
- Visitar o Largo do Paço, rodeado por parte do complexo de edifícios que constituem o Paço Episcopal Bracarense. Destaque para o Chafariz dos Castelos, no centro do largo: a figura feminina que encima a coluna pretende representar a cidade de Braga.
- Visitar o Antigo Paço Arquiepiscopal, também conhecido como o Paço Medieval de Braga. As ruínas dos arcos ogivais é um dos postais de Braga. Encha os olhos com o colorido do Jardim de Santa Bárbara, um dos favoritos para namorar.
- Passear pela Praça da República, que reúne o jardim da Avenida Central, respetivos coreto e “chafariz” e a Arcada, outro dos grandes símbolos de Braga e casa de dois ilustres “cafés” de Braga: o café Vianna (não, não nos enganámos, escreve-se assim desde 1871) e o café Astoria.
- Visitar a Fonte do Ídolo, um dos vestígios mais preciosos da época romana em que Bracara Augusta viveu tempos áureos, e o Palácio do Raio.
- Ir à caça dos famosos 3 galos da fachada da Igreja de Santa Cruz.
Onde ficar a dormir no 1º dia
Recentemente experimentamos o novíssimo, estiloso, moderno e cosmopolita Hotel Moon & Sun Braga no coração da cidade. Passou por uma renovação total que lhe deu um ambiente de boutique hotel com interiores personalizados arquitetonicamente impressionantes. Até os corredores mereciam o estatuto de galeria de arte. Os quartos espaçosos luminosos, aclimatizados, com um look super fresh, estão um mimo. A cama atrai como um imane só de olhar para ela. E que bem que se dorme! O pequeno almoço é muito bom e tem oferta variada.
Mesmo na rua da Sé de Braga, a Sé Guesthouse surge como uma excelente opção para quem procura um alojamento económico, jovial e a praticidade de estar perto de tudo numa estadia curta. Oferece quartos com casa de banho partilhada numa guesthouse que surpreende pela modernidade (até tem check-in e check-out automático), decoração de bom gosto e limpeza. Cozinha totalmente equipada, sala de refeições e salas de estar também partilhadas. Cumpre a regra dos três “B”s: bom, bonito e barato.
O Braga Heritage Lofts, localizado no centro histórico, mesmo ao lado do Paço Medieval de Braga, é um aparthotel de charme que disponibiliza estúdios e apartamentos autossuficientes com muito estilo. Esta unidade contemporânea é uma das favoritos dos viajantes: fica a poucos passos dos melhores highlights no coração da cidade e oferece ótimas condições para quem procura um alojamento para escapadinha de fim de semana ou para viagens de negócios. A grande mais-valia: o terraço com vistas para o jardim de Santa Bárbara.
Na categoria de luxo, o Vila Galé Collection Braga é um hotel de 4 estrelas com conforto e serviços que justificam o preço. Spa, sala de massagens, piscina e salas de reuniões provam como está atento a todas as necessidades dos seus hóspedes. A localização é excelente para quem quer explorar o centro histórico da Cidade dos Arcebispos. O pequeno almoço é fantástico.
Clique para ver mais opções de alojamento em Braga
Roteiro para visitar o Minho | Norte de Portugal: Dia 2
Albufeira da Caniçada e São Bento de Porta Aberta
A primeira paragem do segundo dia do nosso roteiro para visitar o Minho será na Albufeira da Caniçada para ir conhecer a Praia Fluvial do Alqueirão. Se não conseguiu visitar tudo o que queria em Braga no dia anterior (é o mais certo), aproveite parte da manhã para o fazer. Para além de poder dar refrescantes mergulhos nas águas do rio Cávado, é ainda possível praticar um sem número de desportos náuticos e fazer várias caminhadas ao redor da albufeira.
Praticamente ao lado irá encontrar o Santuário de São Bento da Porta Aberta, o segundo maior santuário de Portugal (apenas superado pelo Santuário de Fátima), que recebe cerca de 2,5 milhões de peregrinos por ano. Para além de ser um local com uma enorme espiritualidade, a sua localização é simplesmente idílica. As vistas sobre a Albufeira da Caniçada são de cortar a respiração!
Cascatas de Fecha de Barjas (Cascatas do Tahiti)
A próxima paragem do nosso roteiro para visitar o Minho será nas famosas Cascatas do Tahiti, o nome pelo qual são conhecidas as Cascatas de Fecha de Barjas. Estas quedas de água do rio Arado dispensam grandes apresentações. Apesar de estarem situadas num local recôndito, tornaram-se, nos últimos anos, numa verdadeira estrela do Instagram.
E ao vivo e a cores é ainda mais fácil perceber o porquê. É que as Cascatas de Fecha de Barjas são uma autêntica obra-prima da natureza. Descer até lá abaixo requer alguma ciência (e acima de tudo muito cuidado mesmo) mas o esforço compensa. É, sem margem para grandes argumentações, um dos locais mais assombrosos do Gerês. Clique para ler o nosso guia completo para visitar as Cascatas do Tahiti.
Cascata do Arado
A próxima cascata do nosso roteiro para visitar o Minho é a Cascata do Arado. Para lá chegar, o melhor é deixar o carro junto ao sopé do Miradouro das Rocas (não deixe de subir pois as vistas são de cortar a respiração) e daí seguir a pé pelo estradão. O passeio é muito agradável e evita dar cabo do carro.
Miradouro da Pedra Bela
O Miradouro da Pedra Bela é um dos mais afamados do Gerês e não deixa os créditos por mãos alheias. A vista do miradouro é simplesmente deslumbrante e garantimos que vai sentir-se mesmo muito pequenino perante a imensidão da paisagem que se estende a seus pés. Para apreciar com calma enquanto estuda o ângulo para a selfie perfeita. Nem hesite na hora de o incluir no seu roteiro para visitar o Minho.
Vila do Gerês
A Vila termal do Gerês marca o ponto final do segundo dia do nosso roteiro para visitar o Minho. A oferta de alojamento e serviços de restauração é vasta, logo, não vai ter qualquer tipo de dificuldades em encontrar o local perfeito para repor energias. Bom descanso!
Onde ficar a dormir no 2º dia
Na Vila do Gerês um dos nossos alojamentos favoritos é o Hotel Central Jardim, pois é muito económico, super central, muito confortável e ainda oferece um excelente pequeno-almoço já incluído no preço do quarto.
Outra boa opção na Vila do Gerês é o Adelaide Hotel. Perde um pouco na localização face ao Central Jardim, mas os quartos são igualmente confortáveis, tem um bom pequeno-almoço, e a mais-valia de ter uma agradável piscina exterior.
Hotel São Bento da Porta Aberta
Se preferir um alojamento mais luxuoso recomendamos o Hotel São Bento da Porta Aberta, o nosso preferido do Gerês para quando queremos ser mimados numa escapadinha romântica. É uma unidade hoteleira super acolhedora e que oferece todo o tipo de serviços de que necessitamos, tendo inclusivamente um (excelente) restaurante com iguarias regionais. A localização é simplesmente idílica, tem excelentes acessos e fica super perto da Marina do Rio Caldo e da Barragem da Caniçada. A relação preço/qualidade é imbatível!
Clique para ver mais opções de alojamento na Vila do Gerês
Roteiro para visitar o Minho | Norte de Portugal: Dia 3
Mata da Albergaria
O terceiro dia do nosso roteiro para visitar o Minho começa na Mata da Albergaria, um dos bosques mais belos de Portugal. Recomendamos vivamente que não se fique apenas pelo passeio de carro e que faça uma pequena caminhada ao longo da Geira Romana (calçada romana) para apreciar com calma toda a beleza dos carvalhos seculares e sentir a serenidade deste bosque encantado, onde se escondem maravilhosas lagoas e cascatas.
Cascata da Portela do Homem (Cascata de São Miguel)
A Cascata de São Miguel, popularmente conhecida por Cascata da Portela do Homem, é a grande estrela da Mata da Albergaria, sendo uma das cascatas mais visitadas e fotografadas do Gerês.
A razão é simples: é que para além da sua beleza, o acesso é mesmo muito fácil. A cascata fica mesmo ao lado da estrada que dá acesso à fronteira com a Espanha. Se estiver calor, não deixe de dar um mergulho nas águas do rio Homem.
Piscina natural de água quente Os Baños – Torneiros (Termas de Lobios)
Adora as lagoas e piscinas naturais do Gerês, mas custa-lhe mergulhar nas suas demasiado refrescantes águas? Então vai adorar as piscinas naturais de água quente Os Banõs, na vila de Torneiros. É certo que já não pertence ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, mas sim ao seu congénere galego Parque Natural da Baixa Límia e Serra do Xurés. Como ficam a somente 8 km da Portela do Homem, não resistimos a incluí-las no nosso roteiro para visitar o Minho. Assim, aproveita e atesta o depósito, que na Espanha o combustível (ainda) continua a ser bem mais barato!
O melhor de tudo? Estas piscinas naturais de água quente do Gerês Galego são completamente grátis e estão abertas 24/7 durante o ano inteiro.
Lindoso
A próxima paragem do nosso roteiro para visitar o Minho será no Lindoso, uma das mais lindas aldeias de Portugal. Lindoso é célebre pelo seu castelo e pelo maior conjunto de espigueiros da Península Ibérica. A eira que se espraia junto ao altaneiro castelo guarda uns impressionantes 60 espigueiros. Conselho de amigo: prepare bem as suas câmaras fotográficas pois este é um dos locais mais instagramáveis do Norte de Portugal!
Soajo
O terceiro dia do nosso roteiro para visitar o Minho termina na histórica vila do Soajo, idilicamente localizada na Serra do Soajo que lhe deu nome. O principal ponto de interesse do Soajo é a sua cénica Eira Comunitária onde irá encontrar 24 espigueiros e poder desfrutar de uma linda vista panorâmica sobre os vales e montanhas que rodeiam a vila.
Mas o Soajo não se esgota nos seus espigueiros. Deambule pelas ruas e ruelas empedradas do centro histórico não deixando de visitar a Igreja Matriz de São Martinho e o Pelourinho. E vá conhecer o idílico Poço Negro, que fica mesmo à entrada da aldeia, ao lado da estrada que liga o Lindoso ao Soajo.
Onde ficar a dormir no 3º dia
Um quarto, uma cozinha bem equipada, um terraço, uma televisão, ar condicionado e acesso Wi-Fi em toda a casa. É o que basta para uma estadia de qualidade no coração do Soajo, sem preocupações e com muita simpatia. A Casa de Bairros é simplesmente perfeita para casais que pretendam um espaço com total privacidade e autonomia.
Se o seu grupo for de até 6 pessoas, então as Casas do Cavaleiro Eira no Soajo têm mesmo a sua cara. As casas têm vistas para a montanha, um terraço e acesso Wi-Fi gratuito. Cada um dos 3 quartos tem varanda e uma casa de banho privada. Disponibilizam um micro-ondas, uma torradeira e uma máquina de café. Já mencionamos que também tem bicicletas gratuitas? Os hóspedes desta casa de campo podem desfrutar ainda dum pequeno-almoço continental excecional.
Clique para ver mais opções de alojamento no Soajo
Roteiro para visitar o Minho | Norte de Portugal: Dia 4
Nossa Senhora da Peneda
A primeira paragem do quarto dia do nosso roteiro para visitar o Minho será no Santuário da Nossa Senhora da Peneda. Situado num vale recôndito e de imensa beleza, este santuário mariano é nada menos do que extraordinário. Não deixe de percorrer a extensa escadaria que dá acesso ao santuário e apreciar as cerca de 20 capelas com as cenas da vida de Cristo. Mesmo ao lado do santuário irá poder ver ainda a imponente Cascata da Peneda.
Castro Laboreiro
Continue o seu roteiro para visitar o Minho rumando até Castro Laboreiro, que devido à sua localização geográfica isolada, conseguiu manter intactas muitas das suas tradições. Entre a Serra da Peneda e a Serra de Castro Laboreiro, a pequena vila do concelho de Melgaço fixou-se no planalto do mesmo nome e não lhe faltam pontos de interesse para visitar.
Entre eles destacamos o altaneiro Castelo de Castro Laboreiro (as vista panorâmicas figuram entre as melhores do Minho), a sua Igreja Matriz, a magnifica Cascata do Laboreiro e as pontes românicas e medievais, como seja a Ponte da Cava da Velha e a Ponte Velha de Castro Laboreiro.
Melgaço
A próxima paragem do nosso roteiro para visitar o Minho será em Melgaço, a vila que fica mais a norte de Portugal.
Sugerimos que comece a sua visita na Praça da República e aproveite para ver a Fonte de São João. Aqui terá uma primeira perspetiva do centro histórico da vila. Siga para oeste onde encontrará as Ruínas Arqueológicas da Praça da República.
Depois rume até ao Castelo de Melgaço e Núcleo Museológico da Torre de Menagem donde poderá usufruir das mais belas vistas da vila. Não deixe de visitar também a Igreja Matriz de Melgaço, a Igreja da Misericórdia e o Solar do Alvarinho, o local ideal para conhecer esse famoso néctar, o Alvarinho, e o espumante e aguardente regionais.
Aproveite para degustar variados e ricos produtos de fumeiro tradicionais da região num naco de broa de milho. Se vir que tem tempo, dê um saltinho às icónicas Termas de Melgaço inseridas num parque de frondosa vegetação para uma descontraída ligação à Natureza.
Se for radical demais para si, pode sempre ir percorrer o trilho Percursos Marginais do Rio Minho onde brilham os maravilhosos Passadiços de Melgaço.
Monção
O quarto dia do nosso roteiro para visitar o Minho termina na vila fortificada de Monção, idilicamente plantada nas margens do rio Minho.
Escusado será dizer que a joia da coroa de Monção é a sua icónica fortaleza. E não há melhor maneira de a conhecer do que percorrendo os Passadiços de Monção que se estendem ao longo das muralhas e das margens do rio Minho até ao admirável Parque das Caldas, sempre com os olhos postos na vizinha Galiza, que da outra margem acena sedutoramente. A sensação de tranquilidade está omnipresente em todo o percurso e a envolvente paisagística é simplesmente apaixonante.
Os outros pontos de interesse de Monção aos quais recomendamos visita são as ruínas do Castelo de Monção, a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia, a Igreja dos Capuchos, o Museu do Alvarinho e o surpreendente Palácio da Brejoeira, que fica localizado na freguesia de Pinheiros, a somente 5 km do centro da vila. Clique para ler o nosso roteiro detalhado com o que ver e fazer em Monção.
Onde ficar a dormir no 4º dia
O Hotel Convento dos Capuchos incorpora os espaços conventuais dum antigo mosteiro, agora com acomodações de estilo boutique hotel, apresentando vários tipos de quartos duplos privados, inseridos nas antigas “celas” dos monges agora restauradas com os mais exigentes níveis de conforto, funcionalidade e modernidade. O Claustro, de ambiente intimista, constitui o ex-libris do Hotel onde há ainda um restaurante, um bar, uma piscina exterior, um campo de ténis e um centro de bem-estar.
Uma solução de alojamento económica que não compromete minimamente o conforto e qualidade do descanso. A Guesthouse Muralhas do Miño tem nota máxima em todos os requisitos: equipa cinco estrelas, ambiente familiar e acolhedor, limpeza irrepreensível. Quartos com conforto e comodidades superiores às expectáveis em alojamentos desta categoria. Atendendo a tudo, a relação qualidade-preço é imbatível. Os quartos com terraço são simplesmente perfeitos, mas reserve rápido porque esgotam num ápice.
Se procura um alojamento de Turismo Rural espreite o Solar de Serrade. Fica situado numa propriedade histórica datada do século XVII, com jardim romântico, capela e hectares de vinha da casta Alvarinho com produção própria. Disponibiliza 6 quartos (duplos e twins) e 2 suites, todos aclimatizados e decorados em estilo clássico, com tapeçarias e móveis antigos, para momentos de sonho num ambiente aristocrático mas que sabe receber como poucos.
Clique para ver mais opções de alojamento em Monção
Roteiro para visitar o Minho | Norte de Portugal: Dia 5
Sistelo
O quinto dia do nosso roteiro para visitar o Minho arranca no Sistelo, uma das aldeias vencedoras das 7 Maravilhas de Portugal. Apreciar os seus arrebatadores socalcos, que lhe deram o epíteto de Pequeno Tibete Português e percorrer a pé os seus passadiços é de cair de amores. Acredite que se vai fazer rodear dum cenário digno dum filme!
Arcos de Valdevez
A próxima paragem do nosso roteiro para visitar o Minho é Arcos de Valdevez, “onde Portugal se fez”. Plantada num vale rodeado de paisagens verdejantes e atravessada pelo rio Vez, visitar Arcos de Valdevez é entrar numa vila repleta de encantos característicos do Alto Minho, onde irá encontrar um riquíssimo património arquitetónico.
Os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências a não perder em Arcos de Valdevez são as seguintes:
- Relógio de Água, um dos ex-libris de Arcos de Valdevez, que se encontra no centro do Largo da Lapa, onde ainda pode visitar a linda Igreja de Nossa Senhora da Lapa.
- Praça Municipal, onde vai encontrar um conjunto de monumentos de património civil como sejam o Pelourinho, o Tribunal e a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. Mais adiante, destaca-se a arquitetura barroca da Igreja Matriz dedicada a São Salvador e a Capela do Calvário.
- Jardim dos Centenários, espaço verde ladeado pela Biblioteca e Casa das Artes e Igreja do Espírito Santo.
- Igreja da Misericórdia, em estilo barroco, em frente da qual se ergue um Cruzeiro
- Passear pelos Jardins do Campo do Trasladário e atravessar a Ponte Velha, a imagem postal de Arcos de Valdevez. Do outro lado do rio irá poder ver o Cruzeiro do Senhor dos Milagres, a Casa da Ponte e a Igreja de São Paio.
- Estátua dedicada ao Recontro de Valdevez, em memória dum dos mais importantes episódios da fundação da nação portuguesa.
- Praia Fluvial da Valeta, onde irá encontrar duas pontes, a Ponte Pedonal e a das Poldras Sobre o Rio Vez.
- Paço de Giela, um maravilhoso exemplar de arquitetura civil privada medieval.
- Provar um Charutos dos Arcos, eleitos uma das “7 Maravilhas Doces de Portugal”.
Ponte da Barca
De Arcos de Valdevez é um saltinho até Ponte da Barca, a próxima paragem do nosso roteiro para visitar o Minho. Esta histórica vila minhota foi buscar o nome à barca que atravessava pessoas e bens duma margem à outra do rio Lima, maioritariamente os peregrinos de Santiago de Compostela.
Os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências a não perder em Ponte da Barca são as seguintes:
- Atravessar a mítica Ponte Medieval sobre o rio Lima e localizar o Pelourinho Manuelino.
- Brinque ao “esconde-esconde” nas arcadas do antigo Mercado Pombalino de 1752.
- Evocar a sua musa inspiradora no Jardim dos Poetas, de onde poderá apreciar a Ponte Medieval com os arcos espelhados no rio Lima, uma das imagens-postais mais belas do Norte de Portugal.
- Conheça a devoção das gentes da terra nas Alminhas, na singela Capela de Nossa Senhora da Lapa, na Igreja maneirista da Misericórdia e suba os degraus até à surpreendente Igreja Matriz, templo barroco e maneirista, acabando a visita na Capela de Santo António.
Ponte de Lima
O quinto dia do nosso roteiro para visitar o Minho termina em Ponte de Lima, tida como a vila mais antiga de Portugal: foi D. Teresa de Leão, mãe de D. Afonso Henriques, quem lhe outorgou carta de foral em 1125.
Ponte de Lima é espantosamente fotogénica, favorecida pelas plácidas águas do rio Lima e pela ponte romana e medieval que lhe deu o nome. O centro histórico de Ponte de Lima é um dos maiores tesouros patrimoniais de Portugal, sendo que os pontos de interesse que não pode deixar de visitar são os seguintes:
- Ponte Romana sobre o rio Lima (icónico ponto de passagem do Caminho Português de Santiago) com a Igreja de Santo António da Torre Velha e Capela do Anjo da Guarda no extremo oeste
- Chafariz Nobre do Largo de Camões
- Torre da Cadeia Velha (Posto de Turismo) e a Torre de São Paulo, as sobreviventes da muralha medieval de Ponte de Lima
- Igreja Matriz e Igreja da Misericórdia
- Capela de Nossa Senhora da Misericórdia das Pereiras
- Paço do Marquês de Ponte de Lima, Palacete Villa Moraes e os solares barrocos Casa de Nossa Senhora da Aurora e Casa dos da Garrida
- Passear pelas margens do rio Lima
- Parque do Arnado
- Museu do Brinquedo Português
Onde ficar a dormir no 5º dia
A Mercearia da Vila é uma casa de hóspedes com uma excelente relação qualidade-preço no centro da vila de Ponte de Lima. Servida de cozinha e salão comuns, oferece um espaço primorosamente decorado e limpo. Tem um café no piso inferior, ótimo para uma refeição rápida ou um snack.
O Hotel Império do Norte é provavelmente o mais conhecido da vila. O hotel pode ser 3 estrelas, mas o serviço, simpatia e qualidade das acomodações merecia 4. Situado na Avenida dos Plátanos, oferece o sossego perfeito para um boa noite de descanso.
Mime os sentidos no INLIMA Hotel & Spa, um design hotel que dispõe de uma pequena área de Spa com serviços de massagem e um relaxante banho turco. Descontraia na sua varanda privada com vistas para a vila ou para o exuberante jardim. O pequeno-almoço buffet é ótimo.
Clique para ver mais opções de alojamento em Ponte de Lima
Roteiro para visitar o Minho | Norte de Portugal: Dia 6
Cascata do Pincho (Serra d´Arga)
Comece o sexto dia do seu roteiro para visitar o Minho rumando até à Serra d´Arga para ir conhecer a Cascata do Pinho, a mais famosa e exuberante de todas as quedas de água do rio Âncora. Se não conseguiu visitar tudo o que queria em Ponte de Lima no dia anterior (é o mais certo), aproveite parte da manhã para o fazer.
A cascata fica localizada na freguesia de Montaria e forma uma linda lagoa de tons esverdeados, simplesmente perfeita para uns refrescantes mergulhos naquelas tardes quentes de verão. Para saber como dar com ela, clique e espreite este nosso artigo dedicado à Cascata do Pincho, onde irá encontrar um mapa interativo com o percurso pedestre até à cascata.
Lagoa da Esturranha
A segunda paragem do dia do nosso roteiro para visitar o Minho será na Lagoa da Esturranha. Apesar de também ser alimentada pelo rio Âncora, as águas da Lagoa da Esturranha não são verde-esmeralda, como nas restantes lagoas da Serra d’Arga, mas sim de um azul-turquesa que combina na perfeição com os tons de verde da vegetação do bosque em que está inserida. A fazer lembrar os idílicos Lagos Plitvice, o nosso parque nacional favorito da Croácia.
Caminha
Da serra, o nosso roteiro para visitar o Minho salta para a costa, mais concretamente para a vila raiana de Caminha. Deambule pelas ruas do bonito centro histórico, passeie pelas muralhas e visite a Casa dos Pitas, a Igreja Matriz de Caminha, a Torre do Relógio, o Chafariz, a Igreja da Misericórdia e o Forte da Lagarteira.
Depois suba aos Miradouro de Santo Antão e Miradouro do Cruzeiro para desfrutar de vistas soberbas sobre a foz do rio Minho, com o Forte da Ínsua e a vizinha Galiza a marcar o horizonte. Se estiver a fazer a sua viagem pelo Minho no verão, vá a banhos na Foz do Minho, Moledo do Minho, Gelfa e Vila Praia de Âncora. Isto se a nortada não decidir dar o ar da sua graça!
Feche o sexto dia do seu roteiro pelo Minho rumando até à cidade de Viana do Castelo, idealmente seguindo pela costa ao longo da N13. O mais certo é já chegar bem tarde, por isso, o melhor é reservar a visita à cidade para o dia seguinte.
Onde ficar a dormir no 6º dia
A localização no coração de Viana do Castelo é perfeita. Os quartos em estilo minimalista são impecáveis, os preços são económicos e a simpatia dos funcionários é com certeza uma das 2 estrelas deste hotel. No Hotel Laranjeira acorde numa cama confortável depois duma noite repousante, delicie-se com um pequeno almoço continental farto e variado, dirija-se à receção para pedir dicas de visita enquanto aluga a sua bicicleta para um aprazível passeio pela cidade.
Axis Viana Business & SPA Hotel
Um hotel 4 estrelas que adicionou a Viana do Castelo uma mais-valia da arquitetura contemporânea. O Axis Viana Business & SPA Hotel é um design hotel com todos os luxos e confortos dum hotel com Spa, piscinas interior e exterior. Tem restaurante para refeições à la carte e um sofisticado bar com boas opções exclusivas de cocktails. As vistas sobre a montanha e o rio Lima são inspiradoras.
Se a sua perdição é o chocolate, não vai conseguir escapar às tentações do Hotel Fábrica do Chocolate. O chocolate é dominante, na decoração dos quartos, nas refeições, até no aroma que perfuma o ambiente. Com uma visita ao Museu do Chocolate incluída, é uma espécie de 2 em 1. E que tal reservar uma sessão de chocoterapia ou um workshop de culinária em que o chocolate é que manda?
Clique para ver mais opções de alojamento em Viana do Castelo
Roteiro para visitar o Minho | Norte de Portugal: Dia 7
Viana do Castelo
Reserve pelo menos toda a manhã do último dia do seu roteiro pelo Minho para visitar a apaixonante cidade de Viana do Castelo, sobejamente conhecida pelo seu icónico Santuário de Santa Luzia.
Viana tem uma relação íntima com o Oceano Atlântico, com o rio Lima e com a montanha. Da comunhão com estas três forças da Natureza, Viana construiu-se e construiu a sua história. A riqueza e diversidade da sua cultura, gastronomia e monumentos são um convite aberto para uma visita que não convida a pressas.
Na nossa opinião, é impossível conhecer Viana do Castelo em quatro ou cinco horas. Assim, o ideal é que aproveite o dia de véspera para começar a descobrir Viana do Castelo. Como dificilmente terá tempo para ver toda a cidade, recomendamos que foque a sua visita nos seguintes locais de interesse:
- Monte de Santa Luzia, para visitar o incontornável Templo do Sagrado Coração de Jesus (mais conhecido por Santuário de Santa Luzia) abrilhantado por uma deslumbrante vista sobre a cidade de Viana, o rio Lima e o Oceano Atlântico.
- Praça da República, o coração da cidade de Viana do Castelo, onde irá encontrar três edifícios de enorme valor arquitetónico e histórico, nomeadamente os Antigos Paços do Concelho, o edifício da Misericórdia e o elegante chafariz quinhentista.
- Ir comer uma Bola de Berlim à Confeitaria Manuel Natário (há quem diga que são as melhores de Portugal. O que podemos afiançar é que são deliciosas e que se vendem que nem pãezinhos quentes!)
- Não deixe de visitar a Sé Catedral de Santa Maria Maior, o Forte de Santiago da Barra e o Museu do Traje e passear pela Praça da Liberdade até ao Navio-Hospital Gil Eannes, ancorado no porto e convertido num museu.
Barcelos
Viana do Castelo visitada, continue o seu roteiro para visitar o Minho rumando até Barcelos, cidade de referência do tecido cultural nacional, cuja identidade regional vincada nos deu a lenda do Galo de Barcelos, símbolo de Portugal mundialmente difundido.
Barcelos é uma cidade de grande importância histórica e religiosa, com laços a Santiago de Compostela por ser, há séculos, ponto de referência dos peregrinos do Caminho Português de Santiago vindos do Porto.
Pode facilmente conhecer Barcelos a pé pois o seu centro histórico é compacto. E não há melhor forma de visitar a cidade do que calcorreando as suas ruas a passo.
Os locais de visita obrigatória e as experiências a não perder em Barcelos são as seguintes:
- tirar a selfie de praxe com o icónico Galo de Barcelos no Largo da Porta Nova, onde também encontra um bonito chafariz e o Templo do Bom Jesus da Cruz;
- subir à Torre da Porta Nova (também conhecida como Torre de Barcelos) para desfrutar de uma deslumbrante vista panorâmica sobre o centro histórico de Barcelos, o rio Cávado e o Monte da Franqueira;
- passear pelo romântico e sempre florido Jardim das Barrocas;
- percorrer a pedonal Rua Direita, aliás Rua D. António Barroso, uma das mais antigas e animadas do centro histórico de Barcelos;
- deitar uma vista de olhos à Casa do Condestável D. Nuno Álvares Pereira no Largo do Apoio;
- apreciar a maravilhosa fachada da Igreja Matriz de Santa Maria Maior;
- cirandar na zona do Paço dos Condes de Barcelos, onde se encontra o Cruzeiro do Senhor do Galo (ex-líbris da cidade e ligado à Lenda do Galo de Barcelos), o Museu Arqueológico de Barcelos e o Pelourinho de Barcelos;
- atravessar a pé a Ponte Medieval de Barcelos sobre o rio Cávado, ponto de passagem incontornável para os peregrinos do Caminho Português de Santiago.
Esposende
O nosso roteiro para visitar o Minho termina com uma visita a Esposende, situada em plena Foz do Cávado.
Descubra os tesouros arquitetónicos de Esposende, como sejam o Forte de São João Baptista, o Pelourinho e a Igreja da Misericórdia; prove as deliciosas Clarinhas de Fão; faça um passeio pela Praia de Suave Mar, uma das mais belas praias do Minho e, se vir que ainda tem tempo, dê um saltinho ao Castro de São Lourenço, um povoado fortificado construído durante a Idade do Bronze.
Depois siga até ao Parque Natural do Litoral Norte onde poderá disfrutar de uma biodiversidade ímpar e conhecer a apaixonante Praia de Apúlia, com os seus fotogénicos moinhos de vento. Assistir ao pôr-do-sol desta praia mágica é o cair do pano perfeito de um roteiro pela linda província do Minho, no Norte de Portugal.
Onde ficar a dormir no 7º dia
Com a praia à porta, o Hotel Suave Mar tem uma ótima relação qualidade-preço. Quartos privados, alguns familiares, com varanda privativa e vista mar ou piscina. Faça check-in online e nem desperdiça tempo à chegada. Para que nada lhe falte, o hotel disponibiliza ainda bar, restaurante, piscina exterior, campo de ténis, centro fitness, estacionamento e acesso Wi-Fi gratuito.
A EsposendeGuesthouse, a escassos minutos da Praia de Ofir, reveste-se de familiaridade, acolhimento e sustentabilidade por todos os cantos (e limpeza primorosa). Com uma excelente relação qualidade-preço, oferece quartos duplos privados ou quádruplos partilhados com 4 beliches, com salão e cozinha partilhados, e um terraço para relaxar. Se a família ou grupo de amigos for grande, pode alugar a casa toda: cabem lá 16.
Clique para ver mais opções de alojamento em Esposende
Mapa do roteiro 7 dias para visitar o Minho – Norte de Portugal
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro de 7 dias para visitar o Minho, no Norte de Portugal.
Roteiro para visitar o Minho em 5 dias | Norte de Portugal
Só tem 5 dias para visitar o Minho? Naturalmente, vai ter de abdicar de visitar alguns dos pontos de interesse que descrevemos no roteiro de 7 dias para visitar esta região do Norte de Portugal e fazer algumas escolhas no que diz respeito a caminhadas e visitas a lagoas e cascatas.
Ainda assim, o itinerário que desenhamos, vai permitir-lhe conhecer as diferentes faces e os locais mais emblemáticos do Minho. Claro que pode sempre optar por condensar o roteiro de 7 dias em 5 dias, mas vai passar demasiado tempo na estrada e pouco tempo nos locais de interesse.
Abaixo encontra a nossa sugestão de roteiro para 5 dias, podendo ler a respetiva descrição dos locais de interesse no roteiro de 7 dias para visitar o Minho.
Dia 1
Clique para ver as melhores opções de alojamento em Braga
Dia 2
Clique para ver as melhores opções de alojamento nas Vila do Gerês
Dia 3
Clique para ver as melhores opções de alojamento em Arcos de Valdevez
Dia 4
Clique para ver as melhores opções de alojamento em Ponte de Lima
Dia 5
Clique para ver as melhores opções de alojamento em Esposende
Mapa do roteiro 5 dias para visitar o Minho | Norte de Portugal
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro de 5 dias para visitar o Minho, no Norte de Portugal.
Outros Roteiros de Carro pelo Norte de Portugal
- Roteiro Estrada Nacional 103
- Roteiro Estrada Nacional 222
- Roteiro do Douro Vinhateiro
- Roteiro do Douro Internacional
- Roteiro do Gerês
- Roteiro Lagos do Sabor
- Roteiro do Nordeste Transmontano
- Roteiro da Serra do Alvão
- Roteiro da Serra da Freita
- Roteiro do Vale do Tua
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!