Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de Alvarinho

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de Alvarinho

Alvarinho e muralhas. Duas palavras bastam para adivinhar que hoje vamos levá-l@ a visitar Monção. Mas nem só de vinho e fortificações vive esta terra de imortais heroínas e figuras mitológicas lendárias que lhe estão na essência. Debruçada sobre o rio Minho, entre Portugal e Espanha, com vasto património histórico, arqueológico, natural, etnográfico e religioso, visitar Monção é a promessa dum destino de lazer (e prazer) completo, dos melhores do Norte de Portugal.

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de Alvarinho
Cascata do Fojo

Sobram lugares e experiências para preencher um roteiro para visitar Monção. Diz o slogan que Monção é um destino “para ver, sentir e regressar.” Diz-nos a experiência que é verdade, dadas as vezes que já fomos visitar Monção e ainda há “sede” de regresso. E não é o Alvarinho a falar – embora sejamos confessos apreciadores da delicada frescura deste vinho verde singular produzido em Monção e Melgaço.

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de Alvarinho
Centro Histórico de Monção

Motivam-nos o centro histórico cativante, lugares mágicos de montanha, paisagens sublimes, património invejável, rios de prata, águas termais, gastronomia de babar e gentes genuínas que são a alma das freguesias com tradição desta região do Alto Minho.

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de Alvarinho
Penha da Rainha

Comece a planear o seu roteiro de férias ou escapadinha a Monção, uma das vilas mais identitárias do Minho. Saiba o que visitar em Monção, vila e concelho, com a ajuda das nossas sugestões do que ver e fazer, quando visitar, alojamento onde dormir, restaurantes onde comer e mapa interativo, para não perder pitada do muito que Monção tem para lhe oferecer.

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de Alvarinho
Torre de Lapela

Onde fica Monção?

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de AlvarinhoMonção é uma vila raiana portuguesa no distrito de Viana do Castelo, no limite da região Norte de Portugal e sub-região do Alto Minho. Ligada à Galiza por uma ponte sobre o Rio Minho, que aqui estabelece uma fronteira natural com Espanha, Monção tem nos seus limites os concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Paredes de Coura e Valença.

Monção dista 135 km do Porto, 440 km de Lisboa, 80 km de Viana do Castelo, 90 km de Braga e 35 km de Vigo (Espanha).

Quando visitar Monção?

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de Alvarinho
Ponte da Barbeita

Quando visitar Monção? Quando quiser e puder. Desde que o sol brilhe ou, pelo menos, que não chova a cântaros, qualquer altura do ano é boa para visitar Monção. Lembre-se que o tempo em Valença é tipicamente minhoto, e todos sabemos que o Minho é a região mais chuvosa de Portugal Continental. Posto isto um roteiro histórico-cultural e gastronómico em Monção é bom todo o ano, e perfeitamente viável no inverno. O verão é de longe a melhor altura para desfrutar da enorme oferta de praias fluviais de Monção e atividades náuticas no rio Minho. Já para as caminhadas nada bate a primavera e o outono, altura em que a exuberante natureza de Monção se veste com as suas melhores cores.

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de Alvarinho
Coca, a figura mitológica de Monção numa interpretação do artista Bordalo II

Monção, terra de costumes e tradições é célebre pelas suas festividades populares. Eventos anuais, feiras e festivais aumentam de popularidade, cativando cada vez mais visitantes nacionais e internacionais. Entre tantos eventos apelativos, escolher quando visitar Monção começa a tornar-se difícil. Veja abaixo os de maior destaque e perceberá:

  • Um dos eventos mais importantes de Monção é a secular festa do Corpo de Deus – Coca de Monção, o mais peculiar ritual de Monção, onde o sagrado e o profano se cruzam, como o pitoresco “combate” entre São Jorge e o dragão (a Coca).
  • A Lampreia do Rio Minho atrai todos os fins de semana entre fevereiro e abril os apreciadores desta iguaria aos restaurantes de Monção e de toda a região do Vale do Minho.
  • O mês de fevereiro fecha com o Rali à Lampreia, num evento 3 em 1: perícia automóvel, carros clássicos e rali gastronómico.
  • O Carnaval na Praça promete vir a ser um dos melhores carnavais do Norte de Portugal.
  • O tão esperado regresso da icónica Feira da Foda está prometido para março de 2023.
  • Os três dias de julho já são curtos para a centena de milhar de visitantes que Feira do Alvarinho recebe. Até já lhe chamam “a maior wine party de Portugal.”
  • Há décadas que o FolkMonção põe O Mundo a Dançar num festival de folclore que se tornou um dos momentos mais altos do verão cultural monçanense.
  • Outubro é o Mês do Cordeiro à Moda de Monção, prato reconhecido como uma das “7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal”.
  • No Natal, Monção enche-se do brilho mágico da quadra.

Onde ficar a dormir em Monção? Sugestões de alojamento

Complemente a sua escapadinha a Monção com genuína hospitalidade minhota escolhendo um dos admiráveis alojamentos da região para ficar a dormir em Monção. Com o tanto que há para ver e fazer em Monção precisará de uma ou duas noites para tornar a sua escapadinha memorável.

Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos onde ficar numa escapadinha a Monção – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço da região.

Hotel Convento dos Capuchos

Debruçado sobre o Rio Minho, a escassos metros da Termas de Monção, o Hotel Convento dos Capuchos incorpora os espaços conventuais dum antigo mosteiro, agora com acomodações de estilo boutique hotel. A memória e caráter místico do Convento dos Capuchos foi mantido na revalorização dos espaços exteriores, especialmente na Fonte dos Frades, na Ribeira da Fonte da Vila, no Recanto do Poço dos Frades e no Bambual. Este hotel rural de 4 estrelas apresenta vários tipos de quartos duplos privados, inseridos nas antigas “celas” dos monges agora restauradas com os mais exigentes níveis de conforto, funcionalidade e modernidade. O Claustro, de ambiente intimista, constitui o ex-libris do Hotel onde há ainda um restaurante, um bar, uma piscina exterior, um campo de ténis e um centro de bem-estar para sua comodidade.

Solar de Serrade

Se procura um alojamento de Turismo Rural nos arredores de Monção, espreite o Solar de Serrade, situado numa propriedade histórica datada do século XVII, com jardim romântico, capela e hectares de vinha da casta Alvarinho com produção própria. Esta casa de campo nobre é elogiada pela renovação fiel à arquitetura tradicional dos solares do Alto Minho, com uma integração notável das comodidades exigidas atualmente. Disponibiliza 6 quartos (duplos e twins) e 2 suites, todos aclimatizados e decorados em estilo clássico, com tapeçarias e móveis antigos, para momentos de sonho num ambiente aristocrático mas que sabe receber como poucos.

Hotel Fonte da Vila

Ocupando uma histórica villa em estilo barroco, no centro de Monção, o Hotel Fonte da Vila dispõe de 2 suites e 18 quartos, habitados pela elegância e conforto que satisfazem o hóspede mais exigente. Apresentam uma decoração moderna com cores quentes e mobiliário em madeira e estão equipados com ar condicionado, Tv de ecrã plano, mini-bar e uma casa de banho privada com secador de cabelo e produtos de higiene pessoal. Relaxar numa poltrona na marquise com janelões de madeira a degustar a delicada frescura dum Alvarinho, é ser protagonista dum filme de época da bourgeoisie fin de siècle.

Guesthouse Muralhas do Miño

Uma solução de alojamento em Monção que é económica e não compromete minimamente o conforto e qualidade do descanso, está na Hospedaria Muralhas do Miño. Esta guesthouse tem nota máxima em todos os requisitos: uma equipa cinco estrelas, um ambiente familiar e acolhedor, e limpeza e higiene irrepreensíveis. Os quartos, todos munidos de casa de banho privado, apresentam conforto, limpeza e comodidades superiores às que normalmente esperamos em alojamentos desta categoria. Atendendo a tudo, a relação qualidade-preço é imbatível. Os quartos com terraço são simplesmente perfeitos, mas reserve rápido porque esgotam num ápice.

Clique para ver mais opções de alojamento em Monção

O que ver e fazer em Monção? Locais a visitar e experiências a não perder

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de AlvarinhoQuando o plano é visitar Monção, escusado será dizer que a joia da coroa é a icónica Fortaleza de Monção. As muralhas de Monção são mais uma “estrela” que brilha no firmamento das fortalezas portuguesas às margens do rio Minho onde este faz fronteira com Espanha (de Melgaço a Caminha, na foz, passando por Valença e Cerveira).

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de AlvarinhoE não há melhor maneira de as conhecer do que percorrendo os Passadiços de Monção que se estendem ao longo do lado norte das muralhas e das margens do rio Minho até ao admirável Parque das Caldas, sempre com os olhos postos na vizinha Galiza, que da outra margem acena sedutoramente.

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de Alvarinho
Porta do Rosal

Independentemente donde venha, as sólidas muralhas com 11 baluartes, que cingem a vila fortificada de Monção, são a primeira imagem que terá antes de entrar no centro histórico. Antigamente, o acesso ao burgo medieval fazia-se por uma de cinco portas das quais só restam a Porta de Salvaterra, encimada por escudo de armas, e a impressionante estrutura militar de casamatas da Porta do Rosal. Da Porta do Sol, Porta de São Bento e Porta das Caldas restam toponímia e memória.

Porta de Salvaterra

Sem mais delongas, eis as experiências imperdíveis e os lugares a visitar em Monção:

  • Na Porta do Rosal, comece a sua viagem no tempo retrocedendo ao tempo castrejo no novo espaço Viagem no Tempo – Alto Minho 4D Rota dos Castros. Para entender as origens de Monção e do Minho, assista ao vídeo.
  • Descubra o Paiol no largo do mesmo nome, símbolo da resiliência e coragem monçanenses.
  • Percorra a Rua da Independência, com início na Porta de Salvaterra, onde encontra o interessante Museu Monção & Memórias. À entrada está a figura mitológica da Coca, numa interpretação do artista Bordalo II.
  • Explore a Praça Deu-la-Deu, centrada por esbelto jardim, na qual se destaca o chafariz da Estátua da Danaide com o Brasão Deu-la-Deu Martins e onde encontra a Casa do Curro, que alberga o Museu do Alvarinho e a Loja Interativa de Turismo de Monção, a Igreja da Misericórdia, agora como nova, e o edifício da Câmara Municipal de Monção.
  • Abeire-se ao Miradouro dos Néris, uma belíssima varanda para o rio Minho e terras galegas, com a estátua da lendária Deu-la-Deu Martins, mulher sagaz que, diz-se, pôs fim ao Cerco de Monção enganando os castelhanos com (o último) pão.
  • Percorra o topo das muralhas numa caminhada serena até à Santa Casa da Misericórdia, passando pelo painel de azulejos com poema de João Verde. O painel marca o ponto de acesso aos fabulosos Passadiços de Monção.
  • Calcorreie o emaranhado labiríntico de vielas estreitas do pitoresco burgo medieval, o bairro mais antigo de Monção, onde encontra a Igreja Matriz, um templo românico do século XIII, no interior da qual estão as capelas tumulares de Deu-la-Deu Martins, heroína local, e de Dom Vasco Marinho, confessor do Papa Leão X. Descubra os antigos Paços do Concelho (Largo Camões) e a Casa do Arco da Rua Direita (atual Rua Conselheiro Adriano Machado) onde viveu o poeta monçanense João Verde.
  • Percorra a Escadaria dos Néris que liga as muralhas ao Convento dos Capuchos. Visite a seiscentista Igreja do Capuchos, em estilo barroco, rococó e neoclássico, com teto abobadado em caixotões pintados.
  • Passe pela Fonte da Vila, um fontanário público manuelino.
  • Tendo interesse, espreite a Casa Museu de Monção (unidade cultural da Universidade do Minho) que salvaguarda o riquíssimo espólio que reflete o modo de viver duma família da alta burguesia.
  • Desfrute da frescura e romantismo dum relaxante passeio pelo Parque das Caldas (situado mesmo ao lado das Termas de Monção), um espaço verde onde a sensação de tranquilidade é omnipresente e a envolvente paisagística, simplesmente apaixonante.
Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de Alvarinho
Igreja Matriz

O que visitar no concelho de Monção? Passeios perto de Monção

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de Alvarinho
Ponte de Mouro

Já lhe mostramos o que ver e fazer em Monção, o que facilmente lhe preenche um dia a visitar Monção. Agora, vamos alargar os horizontes e descobrir as outras facetas do território, ao encontro de tradições e costumes únicos, natureza de beleza paisagística singular e gastronomia de babar, das veigas do rio Minho ao alto das montanhas.

Abaixo estão as nossas sugestões do que ver e fazer no concelho de Monção para planear o seu roteiro de 2 ou 3 dias, dependendo dos lugares que inclua e das atividades que escolha fazer.

Passadiços de Monção e Ecopista do Rio Minho

Apesar dos Passadiços de Monção só terem sido inaugurados no início da primavera de 2021, são hoje um dos locais obrigatórios a visitar em Monção. O único defeito que têm estes oitocentos metros de passadiço, entre as muralhas de Monção e o rio Minho, é que sabem a pouco. Mas até para isso há solução. Os Passadiços de Monção estão conectados com o novo troço da Ecopista do Rio Minho que liga o Parque das Caldas até ao posto agrícola de Troviscoso. E não faltam locais para descansar as pernas e contemplar a paisagem que se estende até terras galegas de Salvaterra de Miño.

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de AlvarinhoSe adora atividades ao ar livre, nada como explorar a Ecopista do Minho quando visitar Monção. A primeira via ecológica, a aproveitar linhas férreas desativadas em Portugal, oferece inúmeros pontos de interesse ao longo do percurso, do centro histórico de Monção ao de Valença. Entre pesqueiras, miradouros, praias e ínsuas, o destaque vai para a Torre de Lapela (descubra mais já a seguir) e o postal ilustrado onde o rio Gadanha abraça o rio Minho.

Clique para saber mais sobre os Passadiços de Monção e a Ecopista do Minho.

Torre de Lapela, a Torre de Belém do Minho

A Torre de Lapela foi considerada no século XIX como a Torre de Belém do Minho. Imponente sobre um afloramento granítico à margem do Minho, a “sentinela do Minho” proporciona vistas panorâmicas fabulosas sobre o rio, a margem galega e o casario de Lapela do alto dos seus 35 metros.

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de Alvarinho
Rio Minho visto do topo da Torre de Lapela

Pode visitar gratuitamente a torre de menagem, único elemento sobrevivente do castelo que aí existiu, para explorar o interessante núcleo museológico enquanto sobe a um dos melhores miradouros de Monção (longe de ser filho único, como verá abaixo na seção dos miradouros de Monção).

Palácio da Brejoeira

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de AlvarinhoEx-libris da região e absolutamente imperdível num roteiro para visitar Monção, uma paragem no grandioso Palácio da Brejoeira junta o melhor de dois mundos (ou três). Localizado na freguesia de Pinheiros, a somente 5 km do centro da vila de Monção, uma visita ao interior é a soma de momentos de deslumbramento entre o nobre palácio neoclássico do século XIX, capela, teatro, jardins e adega antiga onde se produz o excelso Alvarinho e uma genuína aguardente bagaceira.

Cascata do Fojo, a cascata mais bonita de Monção

Na pequena povoação de Lara, esconde-se a mais bela cascata de Monção, a Cascata do Fojo, um conjunto de quedas de água entre duas paredes rochosas fascinante. Para lá chegar, deixe o carro no lavadoiro da Azenha, e percorra os passadiços estreados em janeiro de 2022 que em muito facilitam o acesso a este pedacinho de paraíso. Pelo caminho pode ainda apreciar um conjunto de moinhos seculares, movidos pelas águas do ribeiro de Lara, cujo trigo vinha da Eira da Cotorinha ali próxima.

Branda de Santo António (Vale de Poldros), a Aldeia dos Hobbits

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de AlvarinhoNo ponto mais alto do concelho de Monção (1114 metros), na freguesia de Riba de Mouro, encontra-se a Branda de Santo António de Vale de Poldros. É uma das brandas mais autênticas que conhecemos da região, preservando inúmeras cardenhas, as construções rudimentares de granito e xisto usadas como abrigo pelos pastores que, no verão, subiam aos pastos de montanha com o gado.

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de AlvarinhoPelas ruas e quelhas, mire vistas soberbas e o casario típico, descubra fontanários, cruzeiros, e não deixe de passar pela Capela de Santo António de Vale de Poldros. Inclusivamente, pode viver dias de descanso total nesta “Aldeia de Hobbits.”

As Brandas e as Inverneiras fazem parte do sistema de transumância típico das regiões montanhosas do Alto Minho e do Parque Nacional da Peneda-Gerês. As brandas são os aldeamentos habitados durante a primavera e o verão e, regra geral, encontram-se em locais de altitude superior a 500 metros. A inverneira, por seu lado, é a aldeia onde a família passa o outono e o inverno, e regra geral, localiza-se em vales de baixa altitude.

Branda da Aveleira

Já pertence ao concelho de Melgaço, mas como fica mesmo ao lado de Vale de Poldros não resistimos em incluí-la neste roteiro para visitar Monção. A Branda da Aveleira é atualmente um refúgio para os que desejam (e precisam) de fugir do ruído da cidade para um turismo rural autêntico.

Com direito a praia fluvial para banhos de sol ou mergulhos refrescantes ou relaxante passeata nos passadiços. Escusado será dizer que as paisagens são inspiradoras, o silêncio é de ouro, e a paz, um bálsamo para a alma!

Mosteiro de Merufe

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de AlvarinhoO Mosteiro de Merufe foi originalmente um convento das Irmãs Bentas que abrigavam e assistiam os peregrinos de Santiago de Compostela, junto ao qual surgiu a povoação de Merufe. Apenas resta a igreja, cujas pedras sigladas denunciam as origens românicas. Vale a pena apreciar os altares da capela-mor e capelas laterais se tiver a sorte de estar aberta.

Igreja de Longos Vales

A Igreja de São João Baptista de Longos Vales, cuja capela-mor está classificada como Monumento Nacional por ser um exemplo precioso de arquitetura românica, merece lugar num roteiro para visitar Monção. Pertenceu ao antigo Mosteiro dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, aos quais D. Afonso Henriques doou terras e rendas. No século XVII, já sob a alçada dos Jesuítas, tudo foi totalmente reformado, restando-nos apenas a capela-mor da primitiva construção medieval.

Santuário de Nossa Senhora dos Milagres

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de AlvarinhoOutra pérola do património religioso a visitar em Monção é o Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, na pequena localidade de Ermida, frente à qual se ergue o Cruzeiro de Nosso Senhor dos Aflitos. Fruto duma promessa, o que mais chama a atenção é a fachada desta capela maneirista dominada pelas três esculturas de feição clássica que encimam o pórtico.

Melhores Praias Fluviais de Monção

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de Alvarinho
Rio Mouro

Se visitar Monção no verão, há verdadeiros oásis de frescura à sua espera. Falamos das praias fluviais de Monção, localizadas relativamente perto da vila e onde não pode deixar de ir dar um mergulho. As nossas favoritas são as seguintes:

Praia Fluvial de Tangil

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de AlvarinhoNo núcleo rural de Tangil e munida de uma simpática zona de lazer, a Praia Fluvial de Tangil é um recanto nas margens do rio Mouro, perto da Igreja de Nossa Senhora do Juízo, e enquadrada por uma ponte. Caminhe até à represa de água para um mergulho na “piscina natural” de águas transparentes e calmas.

Praia Fluvial Segude

Na pequena povoação de Segude esconde-se este espelho de água soberbo, de águas plácidas e atraentes, e munido de ótimas condições na sua zona de lazer, inclusive um bar estupendo.

Praia Fluvial e Passadiços da Ponte Do Mouro

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de AlvarinhoNo lendário lugar de Ponte de Mouro, a Praia Fluvial de Ponte de Mouro e a zona de lazer convidam a relaxar em dias soalheiros. Agora que já exploramos os passadiços e desfrutamos das infraestruturas melhoradas, ainda gostámos mais de a rever. Até porque pudemos passear junto a uma zona do rio Mouro que antes era impossível.

Praia Fluvial de Breia

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de AlvarinhoNo lugar da Breia e às margens do rio Gadanha, encontra a Praia Fluvial de Breia. Designada de Zona de Lazer de Mazedo e com um café, este amplo espaço verde rodeado de vinhas é um espaço muito simples, com águas tranquilas e ambiente relaxante, ideal para um dia de descanso à beira rio.

Praia Fluvial de Pinheiros

Das várias zonas de lazer existentes em Monção, a de Pinheiros é absolutamente imperdível, graças às suas excelentes condições. A praia fluvial classificada, o aprazível espaço verde, onde passa um pequeno ribeiro, as várias infraestruturas de apoio, como campo de futebol, balneários, parque infantil e parque de merendas para picnic, fazem dela a melhor praia fluvial de Monção.

Melhores Miradouros de Monção

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de Alvarinho
Miradouro da Torre de Lapela

Um roteiro para visitar Monção tem forçosamente de incluir uma visita aos seus fantásticos miradouros. Para além do soberbo Miradouro da Torre de Lapela, que já referimos atrás, não faltam miradouros em Monção para lavar as vistas com cenários de cortar a respiração.

A natureza foi generosa dando a Monção fisionomias tão diversas como as veigas do Vale do Minho, o profundo Vale do rio Mouro e o intenso Vale do Rio Gadanha. A escolha não é fácil. Para lhe dar uma ajuda na seleção, vamos partilhar consigo os nossos Miradouros de Monção favoritos. Prometemos que, em todos eles, será brindado com paisagens de fazer cair o queixo!

Miradouro do Castelo de São Martinho da Penha da Rainha

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de AlvarinhoEm Abedim, a vertigem da Penha da Rainha, com muito para subir e mais ainda para apreciar, é o miradouro de Monção que faz bater o coração mais forte.

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de AlvarinhoSubir por entre os gigantes de pedra deste afloramento granítico, assomar a singela Capela de São Martinho, perder o olhar no horizonte e desvendar os vestígios do desaparecido Castelo de São Martinho, é simplesmente irresistível para os espíritos exploradores. Na descida, pode descansar no parque de merendas.

Miradouro da Senhora da Graça

A localidade de Badim (freguesia de Ceivães) é vigiada por um monte cónico. Miradouro, monte e capela recebem o nome de Senhora da Graça.

E lá do alto dão-se graças à natureza pelas vistas assombrosas até ao Vale de Mouro dignas de contemplação. Muito provavelmente já o povo primitivo que habitou o castro ali descoberto o faria.

Miradouro da Capela e Castro Nossa Senhora da Assunção

Na freguesia da Barbeita, num cabeço florestado designado de Castro, a 268 metros de altitude com afloramentos graníticos, as belas vistas que o Miradouro da Capela de Nossa Senhora da Assunção proporciona sobre a paisagem do Vale do Minho e sobre o rio Mouro são surpreendentes.

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de AlvarinhoNão menos surpreendente é o estado de conservação de mais um testemunho da cultura castreja destas paragens, um castro habitado do século V a.C. ao século I d.C., um achado arqueológico com algumas gravuras rupestres.

Miradouro do Coto da Giesteira e Baloiço Panorâmico de Tangil

Mais um miradouro de Monção capaz de gerar emoções à flor da pele é o Miradouro do Coto da Giesteira. Não só goza de vistas privilegiadas sobre a beleza paisagística característica do território monçanense, como pode ainda apreciá-la ao sabor do vai e vem do Baloiço Panorâmico de Tangil. Mas para lá chegar terá de caminhar. É só fazer o curto troço do Trilho da Chã da Carreira que vai desde as Alminhas de Trabaçô ao miradouro.

Trilhos e percursos pedestres de Monção

Já acima afirmamos que o património natural de Monção é um dos seus maiores tesouros. E não há melhor maneira de apreciar toda esta riqueza natural do que percorrendo a pé os fabulosos trilhos e percursos pedestres de Monção, com níveis de dificuldade de fácil a moderado.

Monção: o que visitar, ver e fazer em Terras de Alvarinho
Passadiços da Cascata do Fojo

Os nossos favoritos são os Passadiços de Monção (Ecopista do Rio Minho), o Trilho de Santo António de Val de Poldros, que se desenvolve no planalto da Branda de Santo António, o Trilho da Chã da Carreira e os Passadiços da Cascata do Fojo (aproximadamente 1 km ida e volta).

Ecopista do Rio Minho

Abaixo encontra os trilhos e percursos pedestres de Monção devidamente homologados:

  • PR1 MNC Trilho Caminho dos Mortos (circular – 12,7 km)
  • PR2 MNC Trilho da Carvalheira de Abedim (circular – 7,1 km)
  • PR3 MNC Trilho da Cova da Moura (circular – 5,5 km)
  • PR4 MNC Trilho de Santo António de Val de Poldros (circular – 10,5 km)
  • PR5 MNC Trilho da Chã da Carreira (circular – 8 km)
  • PR6 MNC Trilho da Cascata do Fojo (circular – 7,9 km)
  • Passadiços de Monção (linear – 800 m)

Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Onde comer em Monção? Melhores Restaurantes

Cordeiro à moda de Monção

Tudo em Monção é um convite singular para o despertar dos sentidos. E no que toca ao sentido do paladar, Monção tem trunfos imbatíveis. Comer bem, em Monção, não é novidade. Portanto, é o destino ideal para si que mede a hospitalidade dum povo pela forma como recebe à mesa.

De tudo o que rio, serra e campo gentilmente dão, nascem sabores tradicionais tratados com saber e carinho. Se o vinho Alvarinho brilha na mesa de Monção, não faltam iguarias para lhe fazer companhia.

No cardápio de manjares de Monção destacam-se o “Cordeiro à moda de Monção”, conhecido como a “Foda à Monção” e galardoado no concurso “7 Maravilhas à Mesa de Portugal”, o Arroz de Lampreia do rio Minho, o Sável e o Salmão, geralmente grelhados ou em caldeirada.

Na doçaria, surgem as populares “Roscas de Monção”, também eleito no concurso nacional “7 Maravilhas Doces à Mesa”, e as delícias conventuais das “Barriguinhas de Freira”.

Restaurante 7 à 7
Rua Conselheiro João Cunha 55, Monção

Guardião
Rua D Pedro V, Lugar do Rosal 1, Monção

Bistro Don Genaro
Rua Dr. José Luís Dias 69, Monção

O que visitar perto de Monção?

Cascata do Pincho – Serra de Arga

Quando for visitar Monção, aproveite para conhecer outros encantos da região do Minho. Até porque bem pertinho de Monção encontra várias mãos cheias de locais de interesse para visitar. Abaixo encontra os nossos favoritos, com informação da distância face a Monção:

Mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar em Monção


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização de todos os pontos de interesse a atrações turísticas a incluir no seu roteiro para visitar Monção.

Outros artigos do Norte de Portugal

Arcos de Valdevez | Alijó | Barcelos | Braga | Bragança | CaminhaCascatas do Norte de Portugal | Castelo de Paiva | Chaves | Cinfães | Douro Internacional | Douro Vinhateiro | Freixo de Espada à Cinta | Roteiro do Gerês | Guimarães | Lagos do Sabor | Lamego | Macedo de CavaleirosMelgaço | Minho | Mirandela | Miranda do Douro | Mogadouro | Montalegre | Montesinho | Nordeste Transmontano | Peso da Régua | Pinhão | Ponte da BarcaPonte de LimaPortoPasseios Perto do Porto | São João da Pesqueira | Serra de Arga | Serra do Alvão | Serra da Freita | Tabuaço | Tarouca | Terras de Bouro | Torre de Moncorvo | Valença do Minho | Vila Nova de CerveiraVila Real | Vilarinho de NegrõesViana do Castelo | Tua

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.