Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 dias

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 dias

Visitar a ilha grega de Mykonos está na sua lista de desejos de viagem? Então veio parar ao sítio certo. Neste artigo partilhamos um guia e roteiro para visitar Mykonos em 2 e 3 dias, com o que ver e fazer em Mykonos e muitas dicas práticas de como chegar, quando ir, onde ficar, onde comer  e um mapa interativo para @ ajudar a planear uma viagem épica à “ilha feita por deuses para as pessoas”.

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 dias
Moinhos de Vento de Mykonos

Mykonos é um excelente destino para todos os que sonham com uma viagem às ilhas gregas para férias de praia com muita animação. Nem as celebridades resistem a esta ilha da Grécia. Localizada em pleno Mediterrâneo, no coração do arquipélago das Cíclades, a ilha de Mykonos goza há décadas de fama mundial como um destino de férias cosmopolita e luxuoso. Só mesmo a mais romântica e serena Santorini consegue competir em notoriedade.

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 dias
Super Paradise, uma das melhores praias de Mykonos
Na preparação da sua viagem para visitar Mykonos não deixe de ler também o nosso roteiro para visitar Atenas (clique para ler). Até porque o mais certo é acabar por fazer escala na capital da Grécia!

Guia e dicas de viagem para visitar Mykonos

Onde fica Mykonos?

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 dias
Little Venice – Roteiro para visitar Mykonos

Mykonos é uma ilha grega em pleno Mediterrâneo, no centro do arquipélago das Ilhas Cíclades, do qual também faz parte a ilha de Santorini. O arquipélago das Ilhas Cíclades, banhado pelo Mar Egeu, está localizado na região sul da Grécia, entre Atenas e a grande ilha de Creta. Mykonos dista apenas 150 km de Atenas e 115 km da ilha de Santorini, no extremo sul do arquipélago.

Como chegar à Ilha de Mykonos? Dicas de voos e ferries

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 diasNesta secção explicamos como chegar à ilha de Mykonos de avião e de ferry. A escolha de como chegar a Mykonos vai depender em grande parte do seu roteiro, orçamento e datas de viagem, bem como do tempo que tem disponível para visitar Mykonos.

De avião: a melhor forma de chegar a Mykonos é de avião, com destino ao Aeroporto Internacional de Mykonos-Manto Mavrogenous (JMK), localizado a 4 km da cidade de Mykonos. Não há voos diretos de Portugal (nem do Brasil), mas várias companhias aéreas convencionais e low cost têm ligações aéreas a Mykonos. Por norma, a melhor opção de voo será com 1 escala em Atenas porque os tempos de viagem e escala são habitualmente mais curtos. Contudo, os preços são muito variáveis. Poderá ter que olhar para outras combinações de voos com escala em outras cidades europeias com as quais Mykonos tem voos diretos (por exemplo, Paris, Londres, Madrid, Roma, Barcelona, Amesterdão, Veneza, Viena, Budapeste). A frequência e número de voos para Mykonos depende do calendário estabelecido de acordo com cada destino e companhia aérea. Usualmente, durante a época alta de junho a setembro há mais voos em oferta.

Dica VagaMundos: ao planear o seu roteiro para visitar Mykonos, considere pesquisar voos multidestinos combinando a ida e volta por cidades diferentes da Europa na mesma passagem. Assim, terá o 2 em 1 combinando as suas férias em Mykonos com um layover ou stopover noutro destino europeu.

De ferry: Mykonos tem ligação por ferry a Atenas, várias cidades e ilhas gregas (Santorini, por exemplo) e alguns países da Europa, também sob um regime sazonal e calendário de horários e frequência publicado anualmente. A melhor opção de chegar a Mykonos por via marítima é reservando um ferry direto a partir de Atenas (dos portos de Pireu ou Rafina). Se estiver a fazer um roteiro pelas ilhas gregas, vale a pena pesquisar as ligações de ferry de Mykonos com outras ilhas, analisando os horários, tempos de viagem e preços.

Clique para consultar horários, preços e fazer as suas reservas através do Direct Ferries

Dica VagaMundos: Durante a época alta, os valores dos voos e ferries para Mykonos é bem mais alto, e os ferries chegam a esgotar para datas específicas. O nosso conselho é que garanta a sua passagem com antecedência para ter a hipótese de conseguir preços mais baixos. Não deixe a compra para a última hora.

Como sair do aeroporto de Mykonos?

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 dias
Chora – Roteiro para visitar Mykonos

O Aeroporto de Mykonos dista apenas 4 km da Chora, o nome pelo qual os locais designam a cidade de Mykonos.

De carro alugado: é só ir levantar o carro que reservou na rent-a-car e começar logo a sua aventura; há várias empresas com pick-up point no aeroporto. Clique para ver as melhores opções de aluguer de carro em Mykonos.

De bus: a forma mais económica de sair do aeroporto de Mykonos. Existem serviços de autocarros públicos (ônibus) que ligam o aeroporto à cidade de Mykonos (Chora) e outros destinos na ilha. A paragem de autocarro está situada em frente ao terminal na zona das chegadas. Os bilhetes podem ser adquiridos ao motorista do autocarro.

De taxi: conte com valores a começar nos 15€, acrescidos de suplementos conforme a bagagem, a distância ao seu destino, a época do ano e o trânsito. Os táxis estão na saída do terminal de chegadas e as filas costumam ser muito grandes.

Quando visitar a Ilha de Mykonos?

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 dias
Praia Kalafati – Roteiro para visitar Mykonos

A época mais popular para visitar Mykonos é de junho a setembro, com clima quente e soalheiro para desfrutar das praias paradisíacas. Quando a party life na ilha de Mykonos atinge o auge nos meses de julho e agosto, assiste-se a autênticas invasões de turistas, e celebridades que têm as suas casas de férias na ilha. Mykonos fica lotada! Obviamente que os preços de hotéis e restaurantes (até voos e ferries) disparam, tornando-se incomportáveis para algumas carteiras.

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 dias
Igreja Panagia Paraportiani – Roteiro para visitar Mykonos

Se quiser menos movimentação, a melhor época para visitar Mykonos é nas shoulder seasons: de maio a inícios de junho ou de finais de setembro a outubro. O clima ainda está quente com dias de céu limpo, há muito menos multidões, os serviços turísticos estão abertos e têm melhores preços, e os voos e ferries estão em operação. Se quiser água do mar a boa temperatura para banhos, setembro e outubro são a melhor aposta.

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 dias
Mosteiro de Panagia Tourliani – Roteiro para visitar Mykonos

Nos restantes meses do ano, de novembro a abril, somos da opinião que não compensa visitar Mykonos. A ilha assiste a uma queda drástica do turismo, deixam de haver ferries, os voos reduzem para menos de metade, muitos comércios, restaurantes e hotéis fecham as portas e o clima é o completo oposto do que idealiza numa viagem às paradisíacas ilhas gregas.

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 dias

Esteja bem ciente que Mykonos é conhecida como a ilha dos ventos, que sopram forte durante todo o ano. Isto vai condicionar os seus dias de praia, os tours ou excursões que tenha planeado fazer e até os transportes de ferry podem ser cancelados. Esteja sempre muito atent@ à previsão de tempo em Mykonos.

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 dias
Praia Kalo Livadi – Roteiro para visitar Mykonos

A ilha de Mykonos é rochosa e árida, com pouquíssimas manchas verdes de floresta ou árvores altas que proporcionem sombra. Dito isto, protetor solar e água, muita água, salvam vidas nos dias quentes. É claro que chapéu e óculos de sol nem precisamos de relembrar que são peças essenciais a levar consigo na mala, até porque, por esta altura, já escolheu os mais estilosos e trendy para fazer boa figura.

Quantos dias para visitar Mykonos?

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 dias
Igreja de Agios Nikolaos – Roteiro para visitar Mykonos

Na nossa opinião, precisa no mínimo de 2 dias inteiros (3 noites) para visitar Mykonos. Para desfrutar ao máximo do roteiro para visitar Mykonos que desenhamos para si, o ideal é alocar 3 dias inteiros para explorar a ilha.

Três dias permitem-lhe conhecer de uma forma mais relaxante a maioria dos locais de interesse de Mykonos que referimos no nosso roteiro, com a possibilidade fazer várias atividades, como sejam praticar snorkelling, andar de caiaque, fazer passeios de barco ou simplesmente desfrutar de uns relaxantes dias de praia. E olhe que Mykonos tem algumas das melhores praias da Grécia!

É importante referir que o número de dias que sugerimos neste roteiro para visitar Mykonos é meramente indicativo e pressupõe que o roteiro seja realizado de carro, não incluindo os dias de viagem do local de origem para a ilha de Mykonos e vice-versa. A ordem dos dias do roteiro é também ela puramente indicativa, sendo que deve adaptá-lo às condições climatéricas de Mykonos.

Alugar carro para visitar Mykonos e conduzir na ilha

Começamos já por dizer que alugar carro em Mykonos é, na nossa opinião, indispensável. Só alguns pontos turísticos e praias mais populares é que são servidos de transportes públicos. Os horários são incertos e as viagens lentas, roubando-lhe tempo precioso para desfrutar da ilha como você deseja e merece. Para realizar o nosso roteiro de 2 e 3 dias em Mykonos, que vai além dos principais pontos turísticos, precisa da liberdade e facilidade de mobilidade que só um carro alugado dá para explorar toda a ilha ao seu próprio ritmo e parar onde quiser.

Basta alugar um carro pequeno, para ter o conforto do ar condicionado e ser mais fácil de estacionar. Alugar scooter ou Moto 4 também é uma opção muito popular em Mykonos, mas lembre-se que a exposição ao sol é uma constante e que o risco de acidente é elevado (infelizmente, vimos muitos).

Na Grécia conduz-se pela direita e, como país membro da UE, a carta de condução portuguesa é válida não sendo necessária licença internacional de condução. Os gregos são criticados pela condução imprudente, comparativamente aos padrões de condução dos europeus. Ultrapassagens em zonas proibidas é o prato do dia. Mas vá com calma (e respire fundo) que, por norma, tudo corre bem.

As estradas estão, na sua generalidade, em boas condições de circulação. Não vamos negar que são estreitas e sinuosas, têm bastantes ladeiras inclinadas e encontrar lugar para estacionar nas cidades e lugares turísticos é como encontrar uma agulha num palheiro na época alta. Como escolhemos fins de setembro para visitar Mykonos, esta foi uma dor de cabeça que não tivemos.

Nós alugamos o nosso carro em Mykonos através da AutoEurope e correu tudo cinco estrelas, como de costume. O que gostamos da AutoEurope é que permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car (e assim encontrar o melhor preço disponível) sendo ainda possível cancelar o aluguer sem qualquer custo até 48h antes da partida.

Clique para ver as melhores opções de aluguer de carro em Mykonos

Tours, excursões e atividades na Ilha de Mykonos

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 dias
Ilha de Delos, uma das excursões imperdíveis a partir de Mykonos

Existem inúmeras excursões e atividades que pode fazer em Mykonos. Entre elas destacamos as excursões de barco à mítica ilha de Delos, um grande e impressionante sítio arqueológico Património Mundial UNESCO. Se optar por não alugar carro, considere um passeio de barco de dia inteiro que, além da antiga ilha de Delos, lhe permitirá visitar as praias desertas na ilha de Rinia.

Abaixo encontra as melhores opções de tours de meio dia e dia inteiro, bem como experiências de fazer nascer água na boca. Clique nos respetivos links para consultar os programas.

Dica VagaMundos: na escolha dos tours, e porque os imprevistos acontecem, evite sempre reservar tours que não permitam cancelamento gratuito. Dê prioridade às excursões e atividades que têm boas avaliações e permitam cancelar sem custos com (pelo menos) 48h de antecedência.

Seguro de Viagem para Mykonos

Algo que consideramos muito importante numa viagem a Mykonos é um bom seguro de viagem com coberturas que nos façam sentir totalmente protegidos.

Um bom seguro de viagem evita muitos dissabores no caso de precisar de cuidados de saúde e assistência médica durante a sua viagem, bem como para se precaver contra outros contratempos (como roubos, perda de malas, cancelamento da viagem, etc). Só assim é possível viajar com tranquilidade.

Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem a Mykonos e não se esqueça que, ao utilizar o nosso link, terá um desconto de 5% na compra seu seguro de viagem.

Onde ficar em Mykonos? Sugestões de alojamento

Avisamos desde já que o alojamento em Mykonos é caro (mais caro até que em Santorini e outras ilhas gregas) e vai-lhe “comer” uma boa fatia do orçamento de viagem. Como a ilha assistiu a um boom turístico desde que as celebridades a descobriram na segunda metade do século passado, a oferta de hotéis em Mykonos especializou-se no alojamento de luxo. Mas ainda encontra hotéis baratos, B&Bs acessíveis e guesthouses económicas se fizer uma pesquisa bem direcionada e reservar com antecedência.

Há mais de mil e quinhentos alojamentos e hotéis em Mykonos, espalhados um pouco por toda a ilha, mas mais concentrados na cidade de Mykonos (Chora) e nas praias mais famosas, sobretudo na costa oeste e sul da ilha.

A melhor zona onde ficar em Mykonos é:

  • Mykonos Town (Chora): se busca uma localização central, fáceis acesso, muitos serviços turísticos, nightlife e alojamentos mais baratos.
  • Platis Gialos: se procura hotéis com as melhores infraestruturas, estilo e glamour, perto da dupla de praias Platis Gialos e Psarou Beach, a praia mais sofisticada e cara da ilha.
  • Super Paradise Beach: se gosta de diversão non-stop e quer curtir música e dança de dia e de noite na praia, aqui encontra hotéis excecionais.
  • Elia Beach: para quem busca hotéis ao estilo boutique, num ambiente mais relaxante sem abdicar de vibração com uma pitada de lifestyle, à beira da praia mais longa da ilha de Mykonos.

Em Mykonos, unidades hoteleiras fully booked nos 6 a 12 meses antes da época alta não é coisa rara. Os que têm a melhor relação qualidade-preço esgotam ainda antes disso. Assim, se as datas da sua viagem estão definidas e encontrar um alojamento em Mykonos que goste e esteja dentro do seu orçamento, reserve logo! Nunca é demais lembrar: opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento gratuito, não vá ter algum imprevisto.

Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos em Mykonos – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço.

Aeolos Resort

Se há hotel que merece o nosso elogio em todas as frentes, é o Aeolos Resort. A começar na receção e equipa de funcionários. Quartos fantásticos, bar e restaurante convidativos, três piscinas e jacuzzi irresistíveis. Pequeno almoço para todos os gostos e dietas – simplesmente divinal. Um hotel de exceção a meros 800 metros do centro da Chora.

Matina Hotel

Uma opção de hotel barato em Mykonos é o Matina Hotel. Mesmo no coração da cidade de Mykonos tem uma localização privilegiada, a curtas caminhadas de tudo. Tem um ambiente sossegado e familiar, e um belo jardim.

Palladium Hotel

As férias perfeitas num hotel excecional? No Palladium Hotel, em Platis Gialos. Do design ao conforto, da decoração às comodidades, dos serviços de topo à incrível equipa de funcionários, tudo contribuiu para nos fazer sentir como deuses do Olimpo!

Clique para ver outras opções de alojamento em Mykonos

Mykonos, o que fazer em 2 e 3 dias? Roteiro dos lugares a visitar e experiências imperdíveis na Ilha de Mykonos

Se praias paradisíacas, lifestyle, passeios de barco, história, nightlife e boa comida são a sua praia, visitar Mykonos tem que estar no topo da sua lista de viagens de sonho.

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 dias
Baía de Chora – Roteiro para visitar Mykonos

Desinibida, extrovertida, espontânea, a ilha de Mykonos é perfeita para apreciar a luminosidade deslumbrante do Mar Egeu, deliciar-se com o sol grego e águas cristalinas azul-turquesa a banhar praias de areia branca, passear por locais pitorescos à beira-mar, admirar a arquitetura única da ilha caiada de branco e fazer algumas excursões espetaculares durante o dia – mas não se esqueça de guardar energia para a noite!

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 dias
Praia Gialos – Roteiro para visitar Mykonos

A faceta de vida intensa e cosmopolita aliada às praias paradisíacas da ilha de Mykonos é bem conhecida no mundo inteiro e a razão (quase exclusiva) que leva muitos a visitar Mykonos. Acontece que a ilha das beach-parties para dançar como se não houvesse amanhã tem uma faceta desconhecida por muitos: a faceta calma e particularmente pitoresca da brilhante Mykonos, com ruelas empedradas, casas caiadas de branco, paisagens abençoadas e típicos moinhos de vento. Essa foi a Mykonos que buscávamos, e encontramos!

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 diasO que torna esta ilha especial é que tem algo para cada tipo de viajante. Há sempre o que ver e fazer em Mykonos consoante o seu gosto, desejo e até capricho. Pode visitar Mykonos pelo seu legado arqueológico, conhecer tradições locais em aldeias castiças e explorar praias incríveis, consideradas por muitos como as melhores do Mar Egeu.

A cidade de Mykonos alia na perfeição vida vibrante e cosmopolita com a magia duma povoação grega num cenário pitoresco. Ao passear nas ruas empedradas, sem carros, tanto dá por si a passar por resorts de topo e lojas de luxo, como frente à típica taverna grega ou loja de artesanato. À noite, a ilha veste-se de charme e mistério convidando os seus visitantes para diversão non-stop nos beach bars, beach clubs e night clubs.

Roteiro para visitar Mykonos: Dia 1

Chora – Ornos – Psarou Beach – Platis Gialos – Paradise Beach – Super Paradise Beach

Chora

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 diasA nossa sugestão para começar o seu roteiro para visitar Mykonos é a capital da ilha, a Chora. Aventurando-se pelas labirínticas e estreitas ruas secundárias, das escadinhas e pedras do chão debruadas de branco, descobre uma cidade típica das Cíclades que impressiona com a sua beleza e estilo.

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 dias
Igreja Agia Kyriaki – Roteiro para visitar Mykonos

As casas caiadas de branco, portas e janelas emolduradas de azul, pequenas varandas de madeira e vasos de flores perfumadas e coloridas, dão o quadro perfeito para as suas selfies e Instagram. Se quiser captar esta magia sem multidões, terá que madrugar.

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 dias

Eis o que ver e fazer na cidade de Mykonos (Chora).

  • Sob a luz brilhante do sol e do Mar Egeu, as ruas pedonais da cidade de Mykonos, transbordam de magia, charme e vida. A sempre animada rua Matogianni é a rua principal, muito movimentada e famosa pelas suas lojas, joalharias, galerias de arte, restaurantes e bares, para satisfazer todas as necessidades a qualquer hora do dia e da noite.
  • Matogianni cruza com as ruas, também comerciais, rua Kalogera e rua Enoplon Dinameon. Nesta encontra o museu marítimo Aegean Maritime Museum e a escadaria I love Mykonos passando pela praça dos Três Poços.
  • Daqui aos famosos Moinhos de Vento de Mykonos são dois passos. Omnipresentes na paisagem da cidade, os Moinhos de Chora (Chora Windmills) são imperdíveis num roteiro para visitar Mykonos. O conjunto mais famoso, e fotografado, são os seis moinhos de vento que se agrupam à beira-mar. Muito devido ao facto de serem um dos spots mais belos para assistir aos irresistíveis pores do sol de Mykonos. Mas existem outros, mais solitários, a pontilhar a cidade.
  • Entre os bairros mais populares e bonitos da cidade encontra-se Alefkandra, mundialmente conhecida como Little Venice. Não que tenha canais, mas as pitorescas e coloridas casas senhoriais século XVIII que os capitães e mercadores dessa época construíram rente ao mar, viraram restaurantes e bares com vistas privilegiadas para a fotogénica baía do Old Port com os coloridos barcos de pesca e veleiros ancorados e com a Igreja de Agios Nikolaos, construída no século XIV à beira-mar a marcar o horizonte. Qualquer hora é boa para passear na orla marítima de Little Venice, mas a verdadeira magia acontece ao pôr do sol, com a luz do sol a esconder-se no mar a pintar tudo de dourado.
  • Visite a Igreja Panagia Paraportiani do século XV, a mais famosa das dezenas de capelas e igrejas que pontilham a cidade por acolher 5 capelas e pela arquitetura assimétrica.
  • Perto da icónica igreja estão o Mykonos Folklore Museum, a Mykonos Town Hall (Câmara Municipal), e as ruínas do antigo Castelo de Mykonos, na colina com vistas magníficas para o mar e a baía portuária que acolhe o Old Port.
  • Se for do seu interesse, visite também o Museu Arqueológico, criado em 1905 para albergar descobertas da vizinha Ilha de Rinia.
Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 dias
Little Venice
Moinhos de Mykonos

Time to hit the beach! Não haja dúvidas que uma das melhores coisas que pode fazer em Mykonos é desfrutar das paradísicas praias. O que podemos dizer sobre as praias de Mykonos que não tenha sido dito antes? Pequenas e grandes, enseadas recônditas e areais extensos, secretas e badaladas, têm uma coisa em comum que é absolutamente deslumbrante: águas cristalinas de incríveis tons azul-turquesa e verde-esmeralda. E todas são paraísos para os adoradores do sol e para os entusiastas da areia.

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 dias
Psarou Beach – Roteiro para visitar Mykonos

É impossível desfrutar de todas as que aqui referimos em 2 dias de roteiro para visitar Mykonos, a não ser que tenha escolhido Mykonos para a sua semana de férias de verão numa viagem às ilhas gregas. Mas merecem que faça beach hopping só pelas vistas e eleja a(s) que está(ão) mais perto do seu espírito veraneante para estender a toalha.

E a nossa proposta para o seu primeiro dia de roteiro para visitar Mykonos é explorar as praias da costa sul de Mykonos, as melhores para banhos de sol e sal. E muito mais!

Ornos

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 diasComeçando na praia de Ornos, apenas a 3 km de Chora. Ornos Beach é a melhor (e mais frequentada) praia perto da “capital”, uma enseada de areia branca virada a sul, protegida do vento e muito popular entre famílias pelas águas calmas e cristalinas, com vasta oferta de resorts, bares e restaurantes na orla da praia. O estacionamento pode ser um problema, especialmente durante a época alta, pois o espaço para estacionar na praça que fica junto à praia é limitado, sendo apenas possível na estrada principal ou em parques de estacionamento privados.

Dica VagaMundos: a poucas centenas de metros fica a praia de Korfos mais elogiada pelo praticantes de windsurf do que pelos banhistas. É que praia suja não é definitivamente um bom cartão de visita.

Psarou Beach

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 diasPassamos à sofisticada praia de Psarou, considerada por muitos a praia mais bonita de Mykonos. Resta saber se é por causa da areia fina e águas de cor esmeralda, se por ser frequentada por gente gira e famosa. Popular, trendy, moderna e organizada, a sua fama começou no início dos anos 80 e dura até aos dias de hoje por causa das celebridades e elite grega se “misturarem” com quem não está na ribalta. Obviamente que oferece todas as comodidades necessárias: espreguiçadeiras, chuveiros, bares de praia e hotéis de luxo. Mas os preços são de nos deixar tão ofuscados como os holofotes da fama.

Platis Gialos

Se Platis Gialos for a localidade onde decidiu ficar alojado em Mykonos, saiba que escolheu o melhor spot para beach hopping da ilha. Perto e longe (leia-se, meia dúzia de quilómetros) encontra as praias de Mykonos mais badaladas do mundo. E da “balada”. A praia de Platis Gialos é uma das praias mais frequentadas de Mykonos. O areal relativamente grande tem restaurantes e resorts para satisfazer visitantes de todas as idades e gostos.

E se Mykonos se tornou um destino de sonho numa viagem pelas ilhas gregas, muito se deve aos altos padrões de qualidade que alguns desses hotéis imprimiram na hospitalidade da ilha. É sem dúvida um destino popular para famílias com crianças, sem se esquecer de quem viaja em casal ou sozinho. Platis Gialos é o porto mais concorrido dos water taxis que navegam pelas praias do sul: Ornos, Paraga, Paradise, Super Paradise, Agrari, Elia.

Paradise (Kalamopodi)

Bonita, animada e famosa. Desde que os hippies a descobriram. Areal longo, de areia grossa, mar azul turquesa e águas translúcidas, ganhou fama mundial por ter sido palco de eventos e festas (e histórias de fazer corar) que correram as bocas do mundo e fizeram capas de revistas. A animação dos beach bars e beach clubs começa ao meio dia e estende-se até às primeiras horas da manhã.

Super Paradise (Plintri)

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 diasConhecida praticamente em todo o mundo, Super Paradise é das praias mais famosas de Mykonos. É a meca das festas pé na areia, loucas e extravagantes, para os jovens de idade e coração, gente sem complexos e liberdade como mote de vida. Está sempre à pinha e não há um único dia na época balnear que não ofereça os ritmos intensos e extasiantes de célebres DJs que se destacam nas pistas de dança nacionais e internacionais. Esta praia é obrigatória se quiser experimentar algo único, com diversão sem limites, excentricidade e exotismo.

Roteiro para visitar Mykonos: Dia 2

Ano Mera – Ftelia Beach – Kalafatis Beach – Kalo Livadi Beach – Elia Beach – Agrari Beach – Chora (sunset)

No segundo dia do seu roteiro para visitar Mykonos propomos começar com uma visita cultural enquanto espera que o sol vá aquecendo as águas do mar para mergulhos à tarde.

Ano Mera

Mosteiro de Panagia Tourliani – Roteiro para visitar Mykonos

Ano Mera é uma tranquila povoação de interior que merece lugar cativo num roteiro para visitar Mykonos. Por causa do mosteiro histórico de Panagia Tourliani, mas não só. O mosteiro do século XVI está muito bem preservado e tem painéis de madeira esculpida, ícones e pinturas sagrados que são autênticas obras-primas na arte sacra da igreja ortodoxa. Também o campanário e a fonte de mármore merecem um olhar atento e apreciativo.

Praça principal de Ano Mera – Roteiro para visitar Mykonos

Ano Mera ocupa o segundo lugar das cidades mais tradicionais da ilha de Mykonos. Esta bela cidadezinha pitoresca, construída no estilo local da ilha, está localizada no centro da ilha, ao longo da estrada que cruza a ilha de oeste a leste. As pastelarias, as tavernas tradicionais e os cafés com esplanada ao ar livre, espalhados pelas encantadoras ruas empedradas, conferem-lhe um ambiente rústico e cativante. Elegância também não lhe falta. Aproveite para a sua pausa para café e almoço com vista para a praça principal.

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 dias
Castelo de Gyzi – Roteiro para visitar Mykonos

Visite o Castelo de Gyzi, um castelo medieval do século XIII empoleirado numa colina, acima de Ano Mera. Foi construído durante o domínio da família Gyzi para vigiar as incursões de piratas e inimigos. Para além do seu valor histórico, as colinas proporcionam vistas espantosas da ilha.

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 dias
Mosteiro Paleokastro, um dos mais belos templos ortodoxos nos arredores de Ano Mera

Ano Mera tem também dos melhores trilhos para caminhadas com paisagens cativantes, que cruzam as colinas rochosas e descem até às praias de enseada rodeadas por falésias. Não faltam capelas e igrejas na ilha de Mykonos, crê-se que são cerca de 600. E a região de Ano Mera deve ter uma boa percentagem delas pela quantidade de cúpulas pintadas de azul, ao estilo das de Santorini, cruzes e símbolos ortodoxos que vimos da estrada e a explorar as suas colinas.

Kalafatis Beach

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 diasChega a tarde do seu segundo dia de roteiro para visitar Mykonos e está na hora de continuar a explorar o que a ilha tem de melhor: as suas praias. Primeira paragem, Kalafatis Beach. Esta localidade mais discreta acolhe uma praia particularmente popular entre os praticantes de vela, windsurf e mergulho em barcos naufragados. Diversão, relaxamento, atividades na água e boa comida também estão no cardápio. Ou pura e simplesmente relaxe debaixo da sombra natural das árvores que bordam a orla da praia, a apreciar o cenário e as “manobras” na água. Se quiser mais sossego, aventure-se pelo trilho costeiro que conduz à pequena praia de areia fina de Agia Anna.

Kalo Livadi Beach

A linda e bem ampla praia de Kalo Livadi é outra praia de Mykonos bastante popular que combina tudo e agrada os gostos de todos os banhistas. Está localizada entre Elia e Kalafati e é uma das praias mais longas da ilha, tanto em comprimento como em largura. Tem um ambiente animado, com oferta de diversões na água e a música dos bares de praia a criarem uma atmosfera convidativa. Há serviços para satisfazer todas as necessidades, tanto na pequena localidade como na praia. Em Kalo Livadi “moram” alguns dos hotéis mais excecionais de Mykonos.

Elia Beach

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 diasElia não é apenas uma das mais belas praias, é também uma das praias de Mykonos onde tudo é permitido, e as festas de praia são memoráveis. Assim, não importa como se expressa ou o que planeia vestir, sentir-se-á mais do que confortável aqui. Há uma parte que é reservada especialmente aos nudistas, bem como à comunidade LGBTQ+. O que não impede minimamente as famílias com crianças pequenas de vir à praia que adoram, optando por ficar na zona de aluguer de espreguiçadeiras e guarda-sóis. Quem fica alojado num dos hotéis de Elia à beira-mar, tem acesso direto à “sua” praia privada.

Agrari Beach

Agrari Beach é mais isolada, e por isso adequada para aqueles que preferem um ambiente mais calmo e relaxante. As suas águas azuis cristalinas compensam o acesso difícil, um facto que tem ajudado a manter a sua tranquilidade. O areal dourado está dividido em duas secções: um lado tem espreguiçadeiras e guarda-sóis, enquanto o outro é imaculado, apenas com areia, bem conhecido dos nudistas. Tem apenas um soberbo hotel à beira-mar, um bar-restaurante e um centro de atividades aquáticas.

Pôr do sol em Mykonos Town: Moinhos de Chora ou Little Venice

Assistir ao pôr do sol em Mykonos é imperdível! Pode ser da varanda ou da piscina do seu hotel, mas se busca os spots mais populares para incluir no seu rotiro para visitar Mykonos, aponte a bússola para os Moinhos de Vento de Chora ou Little Venice. A escolha vai depender se prefere um ponto alto, pitoresco com uma pitada de romantismo – Moinhos de Chora… Ou à mesa dum restaurante gourmet, com vista direta da primeira linha do mar com uma pitada de glamour sofisticado – Little Venice.

Roteiro para visitar Mykonos: Dia 3

Se tiver 3 dias para visitar Mykonos, pode relaxar numa praia sossegada ou dançar como se não houvesse amanhã nas praias badaladas, fazer um dos passeios acima sugeridos se ainda não os tiver conseguido encaixar no seu roteiro para visitar Mykonos, ou conhecer outras povoações encantadoras menos apinhadas de turistas.

Delos

Se há atividade que consideramos absolutamente imperdível num roteiro para visitar Mykonos, é visitar a ilha de Delos. Nós reservamos a excursão guiada a Delos de meio dia através do GetYourGuide e ficamos absolutamente maravilhados com esta joia arqueológica.

Basta uma curta viagem de barco para ir da cosmopolita cidade de Mykonos à lendária e mística ilha de Delos, berço dos imortais. Crê-se que o deus Apolo e a deusa Artemis nasceram na ilha e a crença de que nenhum mortal nasce ou morre na ilha ainda está bem viva.

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 diasA ilha sagrada de Delos tem um dos sítios arqueológicos mais importantes da Grécia, por isso, toda a ilha está listada como Património Mundial UNESCO. É uma viagem no tempo à Grécia Antiga, no maior e mais importante sítio arqueológico insular natural do mundo. Delos não é só um museu que conta a historia. Delos é a própria história.

Agios Stefanos

Mais conhecida pela sua bela praia abrigada do vento, de areia branca e águas cristalinas, Agios Stefanos é uma aldeia à beira-mar feita de pitorescas casas caiadas de branco de portas e janelas pintadas de azul ao estilo das Cíclades, tendo como principal highlight a igreja de Agios Stefanos.

Mykonos, o que fazer | Roteiro com o que visitar em 2 e 3 dias
Igreja de Agios Stefanos – Roteiro para visitar Mykonos

A meros 3 km da Chora, fica pertíssimo do Mykonos New Port (Tourlos) que recebe os luxuosos cruzeiros e iates, logo, ótimos hotéis e restaurantes estão prontos para receber qualquer tipo de viajante. É uma porta de entrada no norte da ilha onde pontos de interesse como o farol de Armenisitis, com vistas brutais da costa na zona de Fanari e a impressionante enseada de Choulakia atrai os mais aventureiros e curiosos.

Mapa do Roteiro para visitar a Ilha de Mykonos


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com os lugares a visitar em Mykonos e as melhores praias da ilha.

Outros artigos da Grécia

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.