Ourense, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer

Ourense, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer

Fomos visitar Ourense sem grandes expetativas e a verdade é que a cidade espanhola nos cativou. Ourense, tanto cidade como província, estão entre as menos conhecidas de Espanha. Na Galiza da costa escarpada, falésias sublimes e praias maravilhosas, Ourense é a única das 4 províncias galegas que não tem mar. Porém, tem umas águas muito valiosas: as águas termais.

Ourense, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Ponte Romana de Ourense sobre o rio Minho

Ourense é a capital termal da Galiza por excelência. E tem créditos que mais que compensam estar desprovida de litoral: detentora de um enorme legado romano tem uma história milenar, pontes a unir as margens do rio Minho, uma das mais belas catedrais românicas da Galiza (e de toda a Espanha) e um centro histórico que é uma pequena joia. Sem multidões, visitar Ourense é uma ótima alternativa para quem procura destinos diferenciadores e longe dos holofotes do turismo massificado.

Ourense, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Catedral de Ourense

Quer saber o que ver e fazer em Ourense? Neste artigo, encontra os principais pontos de interesse a visitar em Ourense, as águas termais onde relaxar, restaurantes onde comer e sugestões de alojamento onde ficar a dormir numa escapadinha de fim de semana em Ourense.

Na preparação da sua viagem a Ourense não deixe de ler também o nosso guia e roteiro para visitar a Galiza.

Onde fica e como chegar à cidade de Ourense?

Ourense, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Plazuela de la Madalena – Roteiro para visitar Ourense

Ourense é uma cidade espanhola, capital da província homónima, na comunidade autónoma da Galiza a noroeste de Espanha. Faz fronteira com Portugal, mais concretamente com os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança.

Se vai visitar Ourense a partir de Portugal, a forma mais prática e rápida de chegar é de carro, próprio ou alugado. Ourense é um dos destinos favoritos dos portugueses pela proximidade às principais cidades do Norte de Portugal. A travessia de fronteira mais usual faz-se via Valença-Tui ou via Chaves-Verín.

Quando visitar Ourense?

Ourense, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Piscinas Termais de Muiño da Veiga – Roteiro para visitar Ourense

A melhor época para visitar Ourense depende muito dos seus interesses. O clima em Ourense é caracterizado por verões curtos, mas quentes (por causa da humidade que potencia a sensação de calor), e invernos frios com frequente ocorrência de nevoeiro e geadas. Ourense é a província onde chove menos na Galiza. Mas Galiza e chuva andam de mãos dadas. Portanto, não se esqueça do chapéu-de-chuva e impermeável, principalmente se visitar entre outubro e maio.

Ourense, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
A primavera e o outono são as estações perfeitas para explorar o maravilhoso Canhão do Sil – Roteiro para visitar Ourense

Um dos melhores momentos para visitar Ourense é no Entroido. O Carnaval de Ourense é um dos mais pitorescos da Galiza, e até mesmo da Espanha. Com raízes nas tradições antigas da província, caracteriza-se pelo colorido esfusiante dos peliqueiros, uns personagens típicos da cultura popular da região. Os festejos acabam na quarta-feira de cinzas com o Entie.

Eis outros dos eventos e festividades mais importantes de Ourense:

  • Festa d’Os Maios: (3 de maio) festa ancestral de raízes pré-romanas que celebra a chegada da primavera com cantares populares (as coplas) que satirizam tanto os costumes como os acontecimentos ocorridos durante o ano.
  • Festas de Ourense: (junho) começam no dia de Corpo de Deus, e desenrolam-se mês de junho adentro. Descidas do Minho de canoa, a batalha de flores, concertos, cortejos, marcam as festividades.
  • Festival Internacional de Cinema: (novembro) Ourense recebe o mais importante dos festivais de cinema independente da Galiza.
  • Festa d’Os Magostos: (11 de novembro) sendo São Martinho o patrono da cidade de Ourense, não podia deixar de celebrar a data com o tradicional Magusto.

Onde ficar a dormir em Ourense? Sugestões de alojamento

Carris Cardenal Quevedo

Com a melhor relação qualidade-preço, este hotel de 4 estrelas, de design moderno e comodidades de excelência, é um dos mais populares em Ourense. Mas o Carris Cardenal Quevedo até merece 5 estrelas na localização central, no conforto e espaço dos quartos, na limpeza e na atenção personalizada que a equipa dedica aos hóspedes. O pequeno almoço, com opção sem glúten, é uma surpresa de delícias. Estacionamento privado com custo adicional.

Barceló Ourense

Também com ótima relação qualidade-preço, o hotel Barceló Ourense apresenta uma qualidade superior. Com destaque para a elegância e requinte dos quartos super confortáveis, alguns com varanda, banheira de hidromassagem e área de estar. De fazer inveja a alguns hotéis da categoria acima. Fica numa zona comercial de Ourense, mesmo ao lado da rua pedonal que dá acesso ao centro histórico.

Hotel Altiana

O Hotel Altiana apresenta-se como uma alternativa económica. Excelentes instalações para um hotel 2 dois estrelas, pequeno e agradável, fica situado a escassos metros do centro histórico de Ourense. Apresenta quartos modernos e funcionais, uma casa de banho privativa com produtos de higiene pessoal gratuitos, vista para a rua e alguns quartos apresentam uma pequena varanda de frente para o rio.

Clique para ver mais opções de alojamento em Ourense

Ourense, o que visitar?

Pode perfeitamente estacionar o carro e visitar Ourense a pé. O atraente centro histórico, o “labirinto de pedra” como os próprios aurienses o chamam, é cativante e as atrações imperdíveis de Ourense estão todas muito próximas umas das outras. Às vezes, é só virar a esquina. Esta pequena dimensão contribui muito para o ambiente descontraído e afável que emana da cidade. De dia e de noite, as ruas empedradas do centro histórico respiram vida.

Visitar Ourense: os imperdíveis

  • Cruzar a ponte romana sobre o rio Minho
  • Perder-se no labirinto de pedra do casco antiguo, em redor da Praza Maior onde fica a Câmara Municipal de Ourense e o Museu Arqueológico
  • Visitar a Catedral de Ourense
  • Relaxar nas águas termais de Ourense
  • “Ir de tapas y de pinchos” na rota Os Viños

A nossa visita a Ourense começou na sombreada Praza das Mercedes, para despertar com uma dose de cafeína num dos muitos cafés de bairro, daqueles onde os vizinhos se encontram para pôr a conversa (e a coscuvilhice) em dia. É que se há coisa que os aurienses gostam, é de sair à rua.

Centro histórico de Ourense

O nosso roteiro para visitar Ourense teve início no centro histórico. Das Mercedes, seguimos para a Praza do Ferro para deitar-lhe uma vista de olhos e calcorrear a rota “Os Viños”, a zona de tapeo por excelência da cidade que engloba uma série de tabernas, bares e restaurantes. Como manda a tradição, un pincho, un bar. Apesar da noite ainda estar distante, já havia quem ocupasse os lugares nas esplanadas.

Praza do Trigo

Ourense, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerAdiante pelas ruelas boémias do centro histórico de Ourense, passagem pela Praza dos Suaves (uma homenagem à banda de rock Los Suaves que pôs Ourense nas bocas do mundo) até à Praza do Trigo rodeada por pórticos e casas nobres e com a Fonte Nova ao centro. Sim, historicamente era o mercado de cereais, abençoado pela fachada e pórtico sul da catedral, agora entrada do Museu Catredalício. Primeiro vislumbre da Catedral, surpreendente, e pela amostra esperava-nos um magnífico monumento.

Praza Maior

Depressa chegamos à Praza Maior. Se a tivéssemos visitado à noite, ficávamos desconfiados que tínhamos tomado um copo a mais. É que a Praza Maior de Ourense é a única plaza mayor de Espanha que é inclinada!

Ourense, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Casa do Concello (Ayuntamento) – Roteiro para visitar Ourense

Centro nevrálgico da cidade antiga é dominada pelo Ayuntamento (Casa Consistorial). Olhando em redor, a arquitetura revela a traça de herança medieval nas arcadas e a época áurea da cidade dos seculos XVI e XVII, destacando-se o Museu Arqueológico (antigo Palacio Episcopal), a ermida dos Santos Cosme e Damián (e seu famoso presépio), e a casa de Fermín García (com toques modernistas).

Igrexa de Santa María Madre

Ourense, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerSubindo a escadaria a sudeste da praça, deparamo-nos com a esbelta Igrexa de Santa María Madre, a mais antiga de Ourense, cujo pórtico conserva colunas do séc. VI e vestígios da primitiva catedral sueva dos tempos em que Ourense foi capital do reino germânico. Um pequeno desvio até à Praza da Madalena, outrora claustro e cemitério, para apreciar o seu belo cruzeiro.

Catedral de Ourense

Uma das melhores perspetivas da Catedral de Ourense é na Praza San Martiño, com as monumentais escadarias do Pórtico Oeste da Catedral, construídas já no século XX. A sua aparência fortificada prende-se com o estilo românico em que foi iniciada a edificação no século XII, mas o templo revela elementos claros da transição do românico para o gótico.

Ourense, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerNo interior, dedique tempo a apreciar a Capela Maior, a Capela do Santo Cristo, o Zimbório e o escultural e policromático Pórtico do Paraíso (claramente inspirado no Pórtico da Glória da Catedral de Santiago de Compostela).

Igrexa de Santa Eufemia

Ourense, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerA segunda maior igreja de Ourense é a Igreja de Santa Eufemia. A fachada côncava é impressionante e considerada um exemplar do barroco galego. Como está tão asfixiada pelos edifícios em redor, quase falhávamos este templo de visita obrigatória em Ourense.

Dica VagaMundos: se há rua que encarna a fascinante arquitetura de Ourense, é a Rúa do Paseo. Ligando a cidade moderna com o centro histórico, esta rua pedonal comercial tem os mais belos edifícios da cidade e merecem um olhar atento.

As Burgas

Mesmo no centro da cidade, As Burgas estão na origem do termalismo em Ourense (e até da própria cidade) e são as mais acessíveis. Águas a sair a cerca de 60º C que enchem os 200 m2 das duas piscinas: a burga de arriba e a burga de abaixo. Por causa da situação pandémica atual, estavam fechadas da última vez que as visitamos. Mas abrem de terça a domingo, são gratuitas e têm até uma sauna. Há ainda um centro de interpretação do termalismo de Ourense no local.

Ponte Vella – Ponte Romana de Ourense

Ourense, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerLast but not least, fomos ao encontro dum dos maiores símbolos da cidade termal, a milenar Ponte Vella. Nenhum roteiro para visitar Ourense fica completo sem uma travessia da ponte romana que une as duas margens do rio Minho.

Ourense, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Símbolo do Caminho de Santiago na Ponte Romana – Roteiro para visitar Ourense

Ainda assenta sobre as mesmas pedras da primitiva ponte construída pelos romanos, sendo a mais antiga da cidade. E desde tempos imemoráveis é atravessada pelos peregrinos que percorrem o Caminho Sanabrés e a Vía de la Plata dos Caminhos de Santiago.

Ponte do Milénio

Logo, em frente, como que num desafio de épocas, está a Ponte do Milénio, cujo passadiço pedonal ondulado permite ver a ponte de todos os ângulos com a cidade em pano de fundo.

Termas de Ourense, a cidade das águas quentes e do turismo termal

Ourense, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Burga do Muíño das Veigas – Roteiro para visitar Ourense

Se há algo de que Ourense se pode orgulhar, é das suas águas termais. E o leque de escolha de fontes termais que alimentam as pozas é vasto, muitos deles cuidados com zelo desde a Era Romana. Por isso, uma das coisas essenciais a fazer em Ourense é visitar uma das suas fontes termais. Para sentir a essência da cidade, há que mergulhar literalmente nesta experiência de puro relax, saúde e bem-estar.

Termas de Outariz – Roteiro para visitar Ourense

A maior parte das fontes termais estão localizadas nos arredores da capital, nas margens do rio Minho, são ao ar livre e de usufruto gratuito. Os espaços termais privados (cuja entrada é paga) têm piscinas abertas e fechadas, áreas de sauna e opções de tratamentos de beleza. Não deixe de ir desfrutar destas pérolas naturais. Simplesmente perfeitas para relaxar depois de um roteiro a visitar Ourense. Prepare-se é para o cheiro sulfuroso! Algumas das melhores termas de Ourense são:

  • Termas de A Chavasqueira: à saída da cidade, tem piscinas gratuitas de uso público e um complexo privado de inspiração japonesa.
  • Termas de O Tinteiro: apenas a 500 metros, a fonte termal de O Tinteiro faz bem à pele, mas espere que baixe dos 43ºC.
  • Burga do Muíño das Veigas: dois quilómetros adiante, nas piscinas públicas do Muíño das Veigas as águas saem a temperaturas entre 65ºC e 72ºC
  • Termas de Outariz: o itinerário termal termina em Outariz na estância termal privada.

Ourense, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer

Dica VagaMundos: para chegar a todas as piscinas termais atrás mencionadas, pode fazer o Passeio Termal, do Campo da Feira a Outariz, ao longo da margem norte do rio Minho. Agradável, refrescante, super bem cuidado e com zonas de descanso, é um dos percursos favoritos dos aurienses para jogging e caminhadas diárias.

O que visitar nos arredores de Ourense?

Mirador de Vilouxe

Ourense, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerO Miradouro de Vilouxe é um dos miradouros mais belos e selvagens da província de Ourense, nomeadamente da região da Ribeira Sacra. Dele avista-se a imagem mais icónica do Canhão do Sil: o Meandro do Sil. Um impressionante maciço granítico com mais de 700 metros de altitude forçou o rio Sil a contorná-lo, formando uma curva que faz lembrar uma ferradura, um pouco à semelhança do que acontece com o rio Colorado no Horseshoe Bend (Estados Unidos) e com o rio Douro, no Miradouro do Castrilhouço, um dos nossos miradouros favoritos do Douro Internacional. Não existe acesso de carro. Logo, terá de estacionar na pequena aldeia de Vilouxe e seguir a pé. Mas não se assuste que o percurso é pouco superior a 1,5 km e encontra-se bem sinalizado. E as vistas compensam todas as gotinhas de suor!

Atenção: o miradouro é mesmo 100% natural, ou seja não espere qualquer tipo de infraestruturas. Se for com crianças, tenha mesmo muito cuidado, pois não existe qualquer barreira de segurança que o separe do precipício!

Miradouro Balcóns de Madrid

O miradouro Balcóns de Madrid é uma verdadeira varanda sobre o Canhão do Sil, com vistas avassaladoras sobre o desfiladeiro. Não foi à toa que se tornou num dos mais populares da Ribeira Sacra e, ousamos dizer, de toda a Galiza. O nome do miradouro deriva de ter sido um dos locais escolhidos pelas mulheres galegas para se despediram de seus maridos quando imigravam para Madrid. Na maioria eram barquilleros (vendedores de uma espécie de waffle) e daí encontrar-se, junto ao miradouro, um monumento ao barquillero.

O Miradouro Balcón de Madrid conta com bons acessos, um parque de estacionamento e até mesmo uma área de picnics. Do estacionamento ao miradouro propriamente dito terá apenas de caminhar um par de centenas de metros.

Cascata do Cachón (Fervenzas do Cachón)

Ourense, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerA maravilhosa Cascata do Cachón é alimentada pelas cristalinas águas do rio Vaos, um dos afluentes do Sil. Para a visitar, terá de percorrer um curto trilho que atravessa um frondoso bosque (pouco mais de 500 metros, ida e volta). Sem dificuldade de maior, o trilho brinda o visitante com inúmeras pequenas cascatas até chegar à Cascata do Cachón, e à sua idílica piscina natural. Se for no verão, será difícil resistir a um refrescante mergulho!

Miradouro da Pena de Matacás

É um dos nossos miradouros favoritos da Ribeira Sacra. O miradouro encontra-se idilicamente situado a mais de 500 metros de altitude, sobre as Fragas de Matacás, tendo sido construída uma fantástica plataforma suspensa para desfrutar em pleno das arrebatadoras vistas sobre o Canhão do Sil e os vinhedos da Ribeira Sacra. Imperdível e de fácil acesso!

Restaurantes onde comer em Ourense

  • Tapa Negra (Praza da Madalena, 7)
  • A Casa do Pulpo (Rúa Juan de Austria, 15)
  • Taberna Pulpería Atarazana (Rúa dos Fornos, 11)

Ourense: mapa dos principais pontos de interesse da cidade


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com os principais pontos de interesse do roteiro para visitar a cidade de Ourense.

Outros artigos de Espanha

Melhores praias Sul de EspanhaRoteiro da Andaluzia | Roteiro da Extremadura | Roteiro da Galiza | Roteiro dos Picos da Europa | Parque Natural Arribes del Duero | Ávila | Barcelona | Badajoz | Benidorm | Cáceres | GranadaIlhas Cíes | Lago de Sanabria | Lalín | Madrid | Mérida | Puebla de Sanabria | Salamanca | Santiago de Compostela | Segóvia | Sevilha | Toledo | Vigo | Zamora

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.