Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro

Anda à procura de inspiração e dicas para planear uma roadtrip pelo País Basco? Então veio parar ao sítio certo. Para @ ajudar a partir à aventura, partilhamos consigo este guia e roteiro para visitar o País Basco com os principais pontos de interesse que deve incluir no seu itinerário, sugestões de alojamentos e muitas dicas práticas, para que não perca pitada e desfrute ao máximo da sua viagem por uma das regiões mais fascinantes da Espanha e França.

Conteúdo deste Artigo

Onde fica o País Basco?

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
San Sebastián – Roteiro para visitar o País Basco

O País Basco (Euskadi) é uma região histórica localizada no nordeste da Espanha e no sudoeste da França, sendo banhada pelo Golfo da Biscaia e integrando no seu território grande parte dos Pirenéus Atlânticos e Navarros.

Apesar de não ser considerado um país soberano, existe um enorme sentimento nacionalista em todo o território, até porque o País Basco tem uma identidade muito vincada com tradições, cultura e até mesmo língua própria (euskera em basco).

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Bayonne – Roteiro para visitar o País Basco

Historicamente o País Basco divide-se em sete províncias, quatro localizadas na Espanha e três na França, ou seja, existe um País Basco Espanhol e um País Basco Francês. São elas:

País Basco Espanhol

  • Álava, Biscaia e Guipúzcoa: Comunidade Autónoma do País Basco cuja capital é Vitoria (Gasteiz em basco)
  • Alta Navarra: integra a Comunidade Foral de Navarra cuja capital é Pamplona (Iruña em basco)

País Basco Francês

  • Baixa Navarra, Labort e Sola (Iparralde): integram a região da Nova Aquitânia cuja capital é Pau. Contudo a histórica capital do País Basco Francês é Bayonne (Baiona em basco), sendo a cidade onde residem mais bascos na França.

Como chegar ao País Basco?

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Bilbao – Roteiro para visitar o País Basco

Bilbao, a maior cidade do País Basco, é a principal porta de entrada na região ficando situada a sensivelmente 700 km do Porto e 850 km de Lisboa.

Partindo de Portugal, obviamente que a melhor forma (e mais cómoda) de chegar é de avião, com destino ao Aeroporto de Bilbao (BIO). Diversas companhias aéreas garantem vários voos diários regulares a partir dos principais aeroportos de Portugal (e da Europa). A companhia aérea low cost Vueling opera voos diretos de Lisboa e do Porto para Bilbao, enquanto a easyJet e a TAP só entre Lisboa e Bilbao. Para conseguir os melhores preços, sugerimos que leia as nossas dicas para comprar voos baratos.

Indo de carro desde Portugal, prepare-se para uma longa e cansativa viagem. Se quiser “cortar” a viagem a meio, a nossa sugestão é visitar Zamora ou Puebla de Sanabria sendo o Porto o seu ponto de partida. Caso parta de Lisboa, junte o útil ao agradável parando para visitar Salamanca ou Valladolid.

Quando visitar o País Basco?

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Hondarribia – Roteiro para visitar o País Basco

Em nossa opinião a melhor altura para visitar o País Basco é entre finais de abril e outubro, quando o clima é mais ameno e há menos possibilidade de chuva.

Claro que os meses de verão (junho a agosto) “levam a taça” no que diz respeito ao clima, sendo perfeitos para passear pelas ruas das aldeias e cidades, fazer caminhadas nas montanhas, saborear a vida nas esplanadas e desfrutar das maravilhosas praias da Costa Basca. A grande desvantagem é o elevado número de turistas que, consequentemente, faz aumentar os preços da restauração e hotelaria.

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Praia La Concha – Roteiro para visitar o País Basco

Se puder, e para poupar uns euros, programe o seu roteiro para visitar o País Basco nos meses de abril/maio ou setembro/outubro quando há menos turistas e os preços são bem mais convidativos.

Quantos dias são necessários para visitar o País Basco?

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Saint-Jean-Pied-de-Port – Roteiro para visitar o País Basco

Para desfrutar ao máximo do roteiro para visitar o País Basco que desenhamos para si, o ideal é alocar pelo menos 7 dias inteiros à sua viagem (sem contar com os dias de viagem de/para o País Basco).

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Pamplona – Roteiro para visitar o País Basco

Caso consiga acrescentar mais alguns dias, tanto melhor. Não só lhe permite conhecer de uma forma mais relaxante a maioria dos pontos de interesse do País Basco referidos no nosso roteiro, como ainda lhe possibilita fazer vários desdobramentos que @ vão levar a locais verdadeiramente mágicos do País Basco. Vá estando atent@ às nossas dicas durante a descrição do roteiro de 7 dias para visitar o País Basco.

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Faial de Otzarreta – Parque Natural de Gorbeia

No sentido inverso, caso tenha menos dias disponíveis para a sua viagem, sugerimos que se foque no País Basco Espanhol e deixe a incursão pelo País Basco Francês para uma outra oportunidade.

Seguro de Viagem para o País Basco

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Ponte Suspensa de Biscaia – Roteiro para visitar o País Basco

Algo que consideramos muito importante numa viagem ao País Basco é um bom seguro de viagem com coberturas que nos façam sentir totalmente protegidos. E no atual contexto epidemiológico, é de crucial importância que um seguro de viagem tenha cobertura COVID-19. Só assim é possível viajar com tranquilidade.

Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem ao País Basco e não se esqueça que, ao utilizar o nosso link, terá um desconto de 5% na compra seu seguro de viagem.

Como se deslocar no País Basco?

Monte Gorbeia

Somos da opinião que a melhor maneira de explorar o País Basco é fazendo uma roadtrip. Não só permite maximizar o seu tempo, como o facto de poder parar em qualquer lugar vai-lhe permitir desfrutar das maravilhosas paisagens costeiras e montanhosas do País Basco e conhecer as praias mais badaladas e visitar os seus pueblos mais encantadores.

Claro que se o principal objetivo da sua viagem ao País Basco for visitar as maiores cidades, como Bilbao, San Sebastián ou Pamplona, pode perfeitamente dispensar o carro, pois estas cidades têm boas ligações por transportes públicos e pode sempre optar por fazer um tour para conhecer alguns locais de interesse nos arredores das mesmas.

Se optou por ir de Portugal para o País Basco de avião e decidir alugar carro para a sua viagem, recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida. É sempre a nossa primeira opção!

Clique para ver as melhores opções de aluguer de carro no País Basco

Tours, excursões e atividades no País Basco

Ilhéu de Santa Clara

Se optou por viajar para o País Basco de avião e não pretende alugar carro, as excursões organizadas são uma excelente opção para explorar os principais pontos de interesse do País Basco localizados fora das grandes cidades pois livram-n@ da dor de cabeça da logística e são completamente stress free. Se for essa a sua opção, recomendamos que monte base em Bilbao ou San Sebastián, pois é destas cidades que arrancam os melhores tours.

San Juan de Gaztelugatxe

Abaixo colocamos os tours com partida de Bilbao e San Sebastián que apresentam a melhor relação qualidade/preço, organizados pelo ponto de partida da excursão. Clique nos respetivos links para consultar os programas, ler avaliações e fazer as suas reservas:

Tours com partida de Bilbao

Tours com partida de San Sebastián

Onde ficar a dormir no País Basco? Sugestões de alojamento

Tendo em conta que o nosso roteiro de carro pelo País Basco abrange uma enorme área geográfica, é imperativo dividir as noites de hospedagem por várias localidades ao invés de ficar sempre alojado no mesmo local. Claro que, se optar por dividir o nosso roteiro em várias viagens, pode montar base numa só localidade e fazer os seus passeios a partir daí. Uma excelente ideia caso queira explorar o País Basco mais a fundo.

Independentemente da sua opção, é importante referir que na maioria das localidades do País Basco que referimos neste artigo encontra excelentes soluções de alojamento: desde o alojamento local às grandes unidades hoteleiras, passando por charmosos boutique hotéis e casas de turismo rural.

Na hora de escolher onde ficar na sua roadtrip pelo País Basco, recomendamos que tenha sempre em atenção se a localidade conta com uma boa oferta de alojamentos e demais serviços dos quais vai seguramente precisar durante a viagem (restaurantes, supermercados, etc). Por norma, quanto maior a oferta, mais fácil é encontrar quartos a bons preços, sobretudo se reservar alojamento com alguma antecedência.

Posto isto, as localidades que sugerimos para passar a noite no nosso roteiro de carro pelo País Basco são (organizadas pela ordem da viagem):

Bilbao | San Sebastián | Biarritz | Saint-Jean-Pied-de-Port | Pamplona

Mas pode fazer pequenas alterações ao roteiro e optar por ficar em outras localidades vizinhas com boa oferta de alojamentos, como sejam:

Hondarribia | Baiona | Vitória-Gasteiz

(Clique nos nomes das respetivas localidades para ver as melhores opções de alojamento e opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto)

Por último, queremos salientar que, ao longo do roteiro, vamos sugerir-lhe os nossos alojamentos favoritos para cada um dos dias – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço.

Roteiro País Basco (7 dias de carro): Roadtrip para visitar o melhor do País Basco Espanhol e Francês

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Bilbao

O nosso roteiro para visitar o País Basco é circular, tendo início e fim na cidade de Bilbao. Pode fazê-lo na ordem que considere mais vantajosa, e até mesmo começar num dos pontos de interesse sugeridos que lhe seja mais conveniente e, a partir daí, desenhar o seu próprio roteiro.

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Saint-Jean-de-Luz

É importante referir que o número de dias que sugerimos neste roteiro para visitar as Astúrias pressupõe que a viagem seja feita com viatura própria e não inclui os dias de viagem do local de origem para o País Basco.

Vitória

Se é nosso leitor assíduo, já sabe que nos nossos roteiros o número de dias é meramente indicativo. Se abdicar de fazer algumas das atividades que sugerimos ou cortar alguns pontos de interesse, pode fazer este roteiro em menos dias.

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Biarritz

No sentido oposto, caso pretenda visitar mais alguns pueblos, explorar os Pirenéus ou simplesmente relaxar nas belas praias da Costa Basca (sobretudo se viajar no verão), pode sempre acrescentar mais uns dias ao seu roteiro para visitar o País Basco. Como já referimos, ao longo do roteiro de 7 dias vamos dar-lhe várias dicas com essa finalidade. Verá que é super fácil transformar a sua viagem ao País Basco num par de semanas de férias.

Roteiro para visitar o País Basco: Dia 1

Bilbao

Bilbao

Guggenheim

O primeiro dia do nosso roteiro para visitar o País Basco será dedicado a explorar Bilbao, a capital da província da Biscaia, onde irá encontrar a simbiose perfeita duma cidade vanguardista com um casco antiguo com mais de 700 anos de história.

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Ría de Bilbao com a Ponte e Igreja de San Antón a marcar o horizonte

Ninguém fica indiferente à personalidade intrincada da capital biscainha, onde convivem uma catedral gótica, um teatro neobarroco, uma estação ferroviária Art Nouveau e um museu futurista de classe mundial, o magnífico Guggenheim. E também ninguém resiste aos deliciosos pintxos (as tapas bascas) e os txakolis (vinhos brancos típicos do País Basco).

Pintxos

Escusado será dizer que não falta o que ver e fazer naquela que é a maior cidade do País Basco. Tendo apenas um dia para dedicar à cidade, recomendamos que foque a sua visita no Casco Viejo e no incontornável Museu Guggenheim.

Plaza Miguel de Unamuno – Roteiro para visitar o País Basco

Os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências a não perder são as seguintes:

  • Deambular pelas Siete Calles, o coração do Casco Viejo de Bilbao: Somera, Artecalle, Tendería, Belosticalle, Carnicería Vieja, Barrencalle e Barrencalle Barrena. Estas ruas estreitas estão repletas de casas coloridas com varandas envidraçadas, lojas e (bons) bares e restaurantes.
  • Visitar a Catedral de Bilbao, com a sua icónica espiral deslumbrante. É mais antiga que a própria cidade e do mais puro estilo gótico.
  • Plaza Miguel de Unamuno, onde desaguam os fotogénicos 316 degraus da Escadaria de la Mallona e onde irá encontar o Euskal Museoa, o museu arqueológico, etnográfico e histórico Basco.
  • Teatro Arriaga, a impressionante fachada barroca faz do Arriaga o teatro mais elegante da cidade, inspirado na Ópera de Paris.
  • Igreja de San Nicolás, templo barroco erigido em homenagem ao padroeiro dos marinheiros e navegantes.
  • Plaza Nueva, centro nevrálgico da vida social de Bilbao, com as suas arcadas neoclássicas de aspeto cuidado e simétrico.
  • Mercado de la Ribera, um dos maiores mercados cobertos de toda a Europa e um templo Art Déco à gastronomia.
  • Fazer (pelo menos) uma refeição de pintxos y txakoli.
  • Passear pelo Parque del Arenal.
  • Percorrer o Passeio Ribeirinho da Ría de Bilbao que se estende do Casco Viejo ao Bilbao Art District e onde irá encontrar a icónica Ponte Zubizuri de autoria de Santiago Calatrava.
  • Visitar o Museu Guggenheim, o ícone da cidade e uma das mais surpreendentes obras da arquitetura do século XX. Entrar no museu, para ver as exposições permanentes e temporárias dedicadas à arte contemporânea, onde brilha a obra “The Matter of Time”, nunca é tempo desperdiçado. “Arrisca-se” é a ter que acrescentar mais um dia ao seu roteiro para visitar o País Basco.
  • Apreciar as obras de arte do bairro Abandoibarra, mais conhecido pelo Bilbao Art Distric. As mais famosas são o Puppy, o cachorrinho gigante florido de Jeff Koons e a Mamán, a aranha de 9 metros de Louise Bourgeois.
  • Feche o primeiro dia do seu roteiro a visitar o País Basco no Mirador e Parque de Artxanda, onde será brindado com a melhor vista panorâmica sobre Bilbao.
Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Vista do Mirador de Artxanda
Quer mais dicas sobre Bilbao? Então, não deixe de ler o nosso guia e roteiro detalhado com o que ver e fazer em Bilbao.

Onde ficar em Bilbao? Sugestões de Alojamento

Vincci Consulado de Bilbao

Recomendamos o Vincci Consulado de Bilbao sem hesitação. Toda a expectativa que tínhamos, foi superada. Localização central, serviços de categoria, simpático atendimento, vistas estupendas do terraço (e dos quartos) e áreas super agradáveis, fazem deste 4 estrelas um excelente hotel onde ficar em Bilbao. O pequeno almoço soberbo foi a cereja no topo do bolo.

Hotel Gran Bilbao

O Hotel Gran Bilbao é um dos design hotels mais concorridos de Bilbao, a 15 minutos a pé do centro histórico, dispondo de centro de fitness, restaurante e estacionamento privado. Se optar pela tarifa sem pequeno almoço, a relação qualidade/preço é imbatível na categoria de 4 estrelas.

Gran Hotel Domine Bilbao

Se procura puro luxo e design, o Gran Hotel Domine Bilbao é a escolha certa para si. Localização premium (em frente ao Museu Guggenheim), serviços de topo, ambiente cosmopolita e elegância contemporânea habitam espaços e quartos soberbos. Pequeno almoço divinal, com todas as dietas à escolha, servido no rooftop com vistas panorâmicas espetaculares.

Clique para ver mais opções de alojamento em Bilbao

Roteiro para visitar o País Basco: Dia 2

Bilbao – Portugalete – Castelo de Butrón – San Juan de Gaztelugatxe – San Sebastián

Portugalete (Ponte Suspensa de Biscaia)

O segundo dia do nosso roteiro para visitar o País Basco arranca em Portugalete que tem como ex-libris a extraordinária Ponte Suspensa de Biscaia. Inaugurada em 1893, foi a primeira do género e é a ponte suspensa com mecanismo de transporte ainda em funcionamento mais antiga do mundo.

A ponte metálica foi declarada Património Mundial da UNESCO e transporta anualmente quase seis milhões de pessoas sobre o rio Nervión entre Portugalete e Getxo. Em Portugalete poderá ainda conhecer a Basílica de Santa María e vizinha Torre Salazar, a Plaza del Solar e o Rialia museu da indústria.

Dica VagaMundos: se, como nós, gosta de passeios de barco, sugerimos-lhe fazer um cruzeiro pelo rio Nervión para ver Bilbao de toda uma nova perspetiva. Este barco turístico com áudio-guia (em espanhol e inglês) de 2 horas sai de Bilbao e oferece uma relaxante panorâmica fluvial até Getxo e a vila piscatória de Santurtzi, passando por Portugalete e a Ponte Biscaia.

Castelo de Butrón

A segunda paragem do segundo dia do nosso roteiro para visitar o País Basco será no Castelo de Butrón, uma joia histórica e arquitetural biscainha. Um dos melhores exemplares da arquitetura militar medieval, esta fortaleza medieval neogótica foi uma das fortificações mais poderosas e avançadas da Europa. O seu aspeto atual foi inspirado nos castelos da Baviera. Apesar de ser propriedade privada, apreciá-lo de fora é de fazer cair o queixo. Quer seja um history buffer ou apenas delire com castelos de contos de fadas no meio de bosques encantados, não hesite em incluir o Castelo de Butrón no seu roteiro para visitar o País Basco.

San Juan de Gaztelugatxe

Tão pequeno como espetacular, San Juan de Gaztelugatxe deixou de ser um “segredo bem guardado” do País Basco ao figurar como Dragonstone na famosa série Guerra dos Tronos. Posto na ribalta, o ilhéu de Gaztelugatxe tornou-se num dos destinos mais turísticos da costa basca e do norte da Espanha, por isso nem pestaneje na hora de o incluir no seu roteiro para visitar o País Basco.

A escadaria com 241 degraus conduzem à ermida San Juan de Gaztelugatxe, dedicada a São João Batista, com as melhores vistas do Mar Cantábrico. Garantimos que vale cada gotinha de suor! Não se esqueça de tocar o sino e pedir um desejo. A visita é gratuita, mas todos os dias no verão, Páscoa, Natal e fins de semana da primavera e do outono, tem que reservar o seu bilhete gratuito com antecedência através do site oficial (clique para saber mais).

Depois de desfrutar do cenário cinematográfico de San Juan de Gaztelugatxe feche dia rumando até San Sebastián, a capital da província basca de Guipúscoa. O mais certo é já chegar bem tarde a San Sebastián, por isso, o melhor é reservar as visitas para o dia seguinte.

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Praia Atxabiribil – Roteiro para visitar o País Basco
Dica VagaMundos: entre Bilbao e San Sebastián encontra maravilhosas praias banhadas pelo Mar Cantábrico. Em Getxo, ficam as praias urbanas que mais gostamos: a de Las Arenas e a de Arrigunada, com serviços de apoio. Em Sopelana, as praias de Atxabiribil e Arrietara partilham um mesmo extenso areal de tons avermelhados. A Baía de Plentzia tem várias praias (Plentziako, Gorlizeko, Astondoko) de encher o olho. Nos bancos de areia da Reserva de Urdaibai, ficam Mundaka – a meca dos surfistas-, Laida – a favorita das famílias – e Laga – uma galeria a céu aberto de formações rochosas. Sobretudo se estiver a pensar visitar o País Basco no verão, não hesite em acrescentar mais um dia ou dois ao seu roteiro para as conhecer.

Onde ficar em San Sebastián? Sugestões de Alojamento

Como o terceiro dia do nosso roteiro para visitar o País Basco será todo ele dedicado a explorar San Sebastián, recomendamos que opte por dormir as próximas duas noites no mesmo alojamento. Assim dá uma folga na rotina de fazer e desfazer malas. Abaixo encontra a nossa sugestão de alojamentos em San Sebastián, todos eles com uma estupenda relação qualidade-preço.

Zenit Convento San Martin

O charmoso Zenit Convento San Martin ocupa um antigo convento de 1887, mas o interior é uma ode à arquitetura e design modernos. Está super bem localizado, no centro de San Sebastián, a meio caminho entre a Catedral del Buen Pastor e da Playa de la Concha. Dispõe de quartos privados modernos, amplos e confortáveis, decorados em tons quentes. Serve um pequeno almoço soberbo e tem estacionamento privado. Para um cocktail ou pelas vistas, não deixe de ir ao rooftop com piscina e lounge-bar.

Hotel de Londres y de Inglaterra

Aliando luxo e história há mais de 150 anos, o Hotel de Londres y de Inglaterra é habitado por requinte, arte, cultura e bom gosto. Marca presença no Passeio Marítimo de San Sebastián, com vistas privilegiadas para a Playa de la Concha. Os quartos de luxo ainda refletem o brilho da Belle Époque, sem nunca descurar a atualização com instalações modernas e confortáveis satisfazendo as novas necessidades. Dispõe de bar, restaurante e terraço na primeira linha da praia.

Hotel Arima & Spa

Com uma piscina exterior sazonal, um Spa de categoria e dois restaurantes, o Hotel Arima & Spa é um Small Luxury Hotel de estilo escandinavo localizado a 10 minutos de carro de San Sebastián rodeado de verde. De design moderno, todos os quartos insonorizados deste hotel apresentam uma decoração elegante e harmoniosa, conforto e sossego absolutos e casa de banho privada. Tendo em conta o estacionamento privado gratuito e uma relação qualidade-preço muito boa, é uma excelente opção para quem viaje de carro.

Clique para ver mais opções de alojamento em San Sebastián

Roteiro para visitar o País Basco: Dia 3

San Sebastián

San Sebastián

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carroComo já referimos atrás, San Sebastián (Donostia em basco) será o palco do terceiro dia do nosso roteiro para visitar o País Basco. Espera por si uma cidade costeira romântica, elegante e coquette, que impressiona com o seu ímpar enquadramento paisagístico, riquíssimo património histórico, cultura e gastronomia de classe mundial.

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Calle Mayor e Basílica de Santa María del Coro

E San Sebastián tem algo para todos os gostos. Entre os passeios pela marginal da divinal Praia de la Concha às deambulações pelas estreitas ruelas empedradas do centro histórico, passando pelos mergulhos salgados, miradouros com vistas de outro mundo, igrejas majestosas, praças apaixonantes e um número de bares de pintxos que tende para o infinito, não há miúdo nem graúdo que se aborreça.

Praia la Concha – Roteiro para visitar o País Basco

Os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências a não perder em San Sebastián são os seguintes:

  • Deambular pelas animadas e labirínticas ruas e ruelas do Casco Viejo. Durante o seu passeio não deixe de passar pela Calle Mayor e de visitar a magistral Basílica de Santa María del Coro (o templo religioso mais impressionante de Donostia), a Praça de la Constitución, a Igreja de San Vicente e o Museu de San Telmo. Aproveite para degustar umas pratadas de pintxos num dos muitos bares do centro histórico… até porque, quando lhes botar o olho em cima, dificilmente lhes vai resistir.
  • Visitar o Porto de San Sebástian, situado no extremo oriental da Baía de la Concha, aos pés do Monte Urgull. As coloridas fachadas das antigas casas de pescadores são apaixonantes!
  • Fazer um passeio ao longo da marginal “Paseo Nuevo”, que rodeia todo o Monte Urgull, desde o Porto até à Ponte Zurriola, junto à qual se encontra o Palácio de Congressos e Auditório Kursaal e a Praia Zurriola, cujas boas ondas fazem a delícia dos amantes do surf.
  • Subir ao topo do Monte Urgull, que se encontra coroado pelas ruínas do Castelo de la Mota e por uma impressionante estátua do Sagrado Coração de Jesus com mais de 12 metros de altura. A subida é algo extenuante, mas as vistas valem cada gotinha de suor!
  • Visitar a neogótica Catedral do Bom Pastor, cuja arquitetura foi inspirada na Catedral de Colónia. Aproveite para dar um saltinho à vizinha Plaza Gipuzkoa, onde irá encontrar um lindo jardim com uma curiosa estação meteorológica.
  • Fazer um relaxante passeio ao longo do extenso passeio marítimo da Praia la Concha, uma das praias urbanas mais bonitas da Europa. Pelo caminho irá poder ver vários edifícios históricos, como seja o Balneario de la Perla, o antigo Casino (que presentemente alberga o Ayuntamiento – Câmara Municipal) e o Palácio Miramar, rodeado de lindos jardins. Se lhe souber a pouco, pode sempre continuar a caminhada ao longo da marginal da vizinha Praia de Ondarreta. Caso visite San Sebastián no verão, pode também aproveitar para dar uns refrescantes mergulhos.
  • Apreciar a interessante obra de arte Peine del Viento (Pente do Vento), um conjunto de três esculturas de aço colocadas sobre rochas constantemente fustigadas pelas ondas do mar.
  • Fazer um passeio de barco ao Ilhéu de Santa Clara, idilicamente plantado no meio da Baía de La Concha.
  • Feche o terceiro dia do seu roteiro a visitar o País Basco subindo (de carro ou funicular) ao topo do Monte Igueldo, onde poderá desfrutar das melhores vistas sobre San Sebastián e a Baía La Concha. Parece um postal!
Praça de la Constitución
Quer mais dicas sobre San Sebastián? Então, não deixe de ler o nosso guia e roteiro detalhado com o que ver e fazer em San Sebastián.

Roteiro para visitar o País Basco: Dia 4

San Sebastian – Hondarribia – Saint-Jean-de-Luz – Biarritz

Hondarribia

Puerta de Santa María – Roteiro para visitar o País Basco

O quarto dia do nosso roteiro para visitar o País Basco arranca em Hondarribia, uma apaixonante cidade medieval piscatória situada na foz do rio Bidasoa, fronteira natural entre Espanha e França.

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Plaza de Armas

Deambular pelas ruelas empedradas do seu aprimorado centro histórico, ladeadas de coloridas casas medievais, à descoberta dos seus mágicos recantos está entre as melhores memórias que temos do País Basco. Não é à toa que é considerada, quase por unanimidade, um dos mais belos pueblos de Espanha.

Durante o seu passeio por Hondarribia não deixe de visitar os seguintes locais:

  • Puerta de Santa María, a principal porta de entrada no recinto amuralhado de Hondarribia.
  • Kale Nagusia (Calle Mayor), onde irá encontrar várias mãos cheias de solares e palácios medievais. Entre eles destacamos o edifício do Ayuntamiento, o Palácio Casadevante e o Palácio Zuloaga.
  • Igreja de Santa María de la Asunción y del Manzano, o templo religioso mais imponente de Hondarribia.
  • Plaza de Armas, o epicentro do centro histórico de Hondarribia, onde irá encontrar o Castillo de Carlos V, que presentemente alberga um luxuoso Parador de Turismo.
  • Plaza Gipuzkoa, uma linda praça medieval rodeada de fotogénicas arcadas, na qual irá encontrar vários bares com aprazíveis esplanadas.
  • Puerta de San Nicolás e o vizinho Baluarte de la Reina.
  • Bairro de La Marina, o antigo bairro de pescadores, onde poderá observar tradicionais casas bascas, com fachadas coloridas e varandas pejadas de flores.
  • Paseo de Butrón, a animada marginal de Hondarribia, de onde poderá avistar a cidade francesa de Hendaye, conhecida pela sua extensa praia de areia.

Saint-Jean-de-Luz

Hondarribia visitada está na hora de dizer um “até já” ao País Basco Espanhol e um “olá” ao País Basco Francês. A primeira paragem por terras francesas do nosso roteiro para visitar o País Basco será em Saint-Jean-de-Luz (Donibane Lohitzun em basco), uma cidade costeira que é um autêntico cartão postal do País Basco.

Saint-Jean-de-Luz é conhecida por ter sido um dos principais covis dos piratas do Mar Cantábrico e por ter sido o palco do casamento do rei Luís XIV (o Rei Sol) com a infanta espanhola Maria Teresa de Áustria.

Os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências a não perder em Saint-Jean-de-Luz são as seguintes:

  • Praça Luís XIV, onde irá encontrar a Casa Luís XIV, o elegante palácio onde se hospedou o Rei Sol e a sua corte, a Câmara Municipal de Saint-Jean-de-Luz e a Maison Adam, uma pastelaria com mais de 350 anos de história e cujos macarons foram servidos na boda real.
  • Église Saint-Jean-Baptiste, a igreja onde se casou Luís XIV.
  • Visitar a Maison de l’Infante Joanoenia, uma casa apalaçada onde se alojou a Infanta Maria Teresa de Áustria antes do seu casamento.
  • Percorrer a Rua Gambetta, antiga Route Royale, a principal rua pedonal da cidade que atravessa o centro histórico e desemboca no porto piscatório.
  • Passear pelo pitoresco Porto de Pesca de Saint-Jean-de-Luz.
  • Admirar os imponentes solares e vilas da fotogénica rue Mazarin. Chamamos a atenção para os seguintes edifícios: Alexandrenia, Aux Trois Canons, Saint Martin Baïta, Ornoaga e Grange Baïta.
  • Provar as iguarias gastronómicas locais no Les Halles, o icónico mercado coberto de Saint-Jean-de-Luz.
  • Caminhar ao longo da Promenade Jacques Thibaud, que liga a Grande Plage (Praia Grande) ao Pointe Sainte-Barbe. Pelo caminho poderá ver alguns dos locais mais emblemáticos de Saint-Jean-de-Luz, como seja o Farol desenhado pelo arquiteto Pavlovsky, a Galeria Comerical La Pergola, o Casino e o luxuoso Grand Hôtel Thalasso & Spa, considerado um dos melhores hotéis com Spa do mundo.

Biarritz

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Rocher du Basta – Roteiro para visitar o País Basco

O quarto dia do nosso roteiro para visitar o País Basco termina em Biarritz, uma das estâncias balneares mais glamorosas da França, destino de veraneio da nobreza e burguesia europeia desde o século XIX, e meca dos surfistas deste os anos 50 do século XX.

Grande Plage

Há imenso que ver e fazer na joia da costa basca francesa, mas, como tempo numa roadtrip é sempre limitado, recomendamos que foque a sua visita nos seguintes pontos de interesse de Biarritz:

  • Percorrer a elegante marginal que liga a Grande Plage, a maior praia de Biarritz, à Plage Miramar, no final da qual se encontra o icónico Farol de Biarritz, com mais de 70 metros de altura. Se for no verão, aproveite para dar um mergulho.
  • Casino Municipal, um dos maiores exemplos de Art Déco em Biarritz.
  • Hôtel du Palais, um sumptuoso palácio mandado construir pelo Imperador Napoleão III, com o objetivo de funcionar como residência de verão para a sua esposa Imperatriz Eugenia de Montijo.
  • Igreja Sainte-Eugénie, Igreja Ortodoxa de Biarritz e Capela Imperial.
  • Rocher du Basta, um pequeno ilhéu unido ao continente por uma fotogénica ponte de pedra. As vistas sobre a costa de Biarritz são simplesmente estupendas!
  • Aquário de Biarritz, destino obrigatório para os amantes da vida marinha (e para quem viaje com crianças pequenas).
  • Rocher de la Vierge, outro pequeno ilhéu unido a terra firme por uma ponte de metal conhecida pelo nome de Passerelle Eiffel. Como o próprio nome deixa antever, no ilhéu irá encontrar uma imagem da Virgem Maria.
  • Praia do Porto Velho, uma pequena praia localizada numa linda enseada a dois passos do centro da cidade. Nos dias de maior agitação marítima é a melhor aposta para ir a banhos em Biarritz.
Praia do Porto Velho

Onde ficar em Biarritz? Sugestões de Alojamento

Hôtel PALMITO

No centro de Biarritz, na rua pedonal de Port Vieux e a um passo da praia, o ecológico Hôtel PALMITO inspirou-se na natureza e nas viagens para a decoração alegre e jovial. O envolvente ambiente amigável e acolhedor, bem ao jeito Aloha!, é todo mérito da fantástica equipa. Quer opte por um quarto privado, partilhado ou familiar, ou por uma suite com o seu próprio terraço no rooftop, este hotel ao estilo boho chic tem as chaves do conforto e bem estar. Ah! E servem um pequeno almoço fantástico.

Hôtel Au Bon Coin

Com uma boa relação qualidade-preço, o Hôtel Au Bon Coin é uma casa encantadora com tradição familiar que aposta num acolhimento que faça os hóspedes sentirem-se em casa. Idealmente situado no centro de Biarritz, numa zona residencial muito calma e a 5 minutos a pé da Grande Plage, o hotel dispõe de quartos duplos e familiares privados que proporcionam um conforto caloroso e aconchegante.

Clique para ver mais opções de alojamento em Biarritz

Roteiro para visitar o País Basco: Dia 5

Biarritz – Bayonne – Espelette – Ainhoa – Saint-Jean-Pied-de-Port

Bayonne

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Cais do rio Nive – Roteiro para visitar o País Basco

O quinto dia do nosso roteiro para visitar o País Basco começa com uma visita a Bayonne, a histórica capital do País Basco Francês, ponto de passagem milenar do Caminho de Santiago, berço da chocolaterie francesa e guardiã de um riquíssimo património histórico e cultural.

Catedral de Bayonne

Os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências a não perder em Bayonne, uma cidade onde o espírito basco está omnipresente, são as seguintes:

  • Deambular pelas ruelas empedradas do centro histórico ladeadas de coloridas casas típicas do País Basco. Durante o seu passeio não deixe de passar pela Rue d’Espagne (construída sobre o antigo Cardo Maximus Romano), pela Rue Port Neuf, pela Rue des Augustins, pela Rue des Basques, as artérias pedonais mais emblemáticas de Bayonne.
  • Catedral de Sainte-Marie de Bayonne, uma das catedrais góticas mais grandiosas da França, Património da Humanidade da UNESCO desde 1998.
  • Place Cinq Cantons, Place Jacques Portes e Place Louis Pasteur, as três praças mais bonitas (e animadas) do centro histórico de Bayonne
  • Fazer um passeio ao longo da fotogénica marginal do Cais do rio Nive (Quais de la Nive), o antigo porto medieval de Bayonne, até à sua foz no rio Adur. Pelo caminho pode aproveitar para visitar o Museu Basco e dar um saltinho ao Les Halles (mercado coberto), para provar algumas iguarias locais.
  • Apreciar as vistas da foz do rio Nive na confluência com o rio Adur. No quadro panorâmico destaca-se a imponente Ponte Saint-Esprit, a Marina de Bayonne e o Château-Neuf (Castelo Novo).
  • Place de la Liberté, onde se encontra o Teatro e Câmara Municipal de Bayonne
  • Château Vieux, o antigo castelo de Bayonne, construído sobre um ancestral castro romano.
  • Atravessar as muralhas de Bayonne pela Porta de Espanha.
  • Visitar uma chocolataria para degustar o distinto chocolate de Bayonne, introduzido na cidade pelos judeus sefarditas no século XVII. Nós apostamos na histórica pastelaria Cazenave e não saímos desiludidos.

Espelette e Ainhoa

Continue o seu roteiro para visitar o País Basco rumando até aos Pirenéus Atlânticos para conhecer algumas das mais belas aldeias de montanha do País Basco Francês.

A primeira paragem será em Espelette (Ezpeleta em basco), uma pitoresca aldeia rodeada de montanhas conhecida pelas suas malaguetas, que tradicionalmente são secas nas fachadas das suas coloridas casas para posteriormente serem moídas criando a notável Pimenta de Espelette, um condimento imprescindível para a culinária basca.

Igreja Saint-Étienne

No que a património histórico diz respeito, os destaques vão para a Igreja Saint-Étienne e para o Castelo dos Barões de Espelette.

Castelo dos Barões de Espelette – Roteiro para visitar o País Basco

De Espelette é um saltinho até Ainhoa, considerada por muitos a aldeia mais bonita do País Basco, muito por culpa da bem preservada arquitetura típica do seu casario. Durante o incontornável passeio pelo seu castiço centro histórico não deixe de visitar a Igreja Notre-Dame de l’Assomption.

Igreja Notre-Dame de l’Assomption
Dica VagaMundos: se tiver um dia extra para alocar ao seu roteiro para visitar o País Basco sugerimos que visite também as vizinhas aldeias de Ascain e Sare. Nesta última pode apanhar o Train de La Rhune, um histórico comboio de cremalheira que irá levar ao topo do Pico Larrún, uma das montanhas mais emblemáticas do País Basco. Tendo mais dias disponíveis aproveite para dar um saltinho aos Altos Pirenéus Franceses. É um autêntico paraíso para os amantes de natureza!

Saint-Jean-Pied-de-Port

O quinto dia do nosso roteiro para visitar o País Basco termina em Saint-Jean-Pied-de-Port (Donibane Garazi), uma encantadora vila medieval rodeada pelas imponentes montanhas dos Pirenéus Atlânticos, que parece recortada de um conto de fadas.

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Porta e Igreja Notre-Dame – Roteiro para visitar o País Basco

Saint-Jean-Pied-de-Port é mundialmente conhecida por ser o ponto de partida mais popular do Caminho Francês de Santiago e por nela convergir a grande maioria dos peregrinos que partem de destinos mais longínquos da Europa.

Abaixo encontra os locais e experiências que consideramos imperdíveis numa visita a Saint-Jean-Pied-de-Port:

  • Percorrer a Rue de la Citadelle, a rua principal do centro histórico, rodeada de lindas casas medievais, das quais destacamos a Casa Larrabure, a Casa Arcanzola e a Prison des Évêques (Cadeia dos Bispos). Por ser a rua mais transitada pelos peregrinos do Caminho de Santiago irá encontrar também imensos albergues, bares e restaurantes com preços económicos. E claro, um enorme espírito jacobeu.
  • Visitar a Igreja Notre-Dame du Bout du Pont, um dos templos góticos mais imponentes do País Basco, que só encontra rival na Catedral de Bayonne.
  • Atravessar e admirar as portas de entrada da Cidadela de Saint-Jean-Pied-de-Port. As mais importantes são a Porta de Notre-Dame (a mais bela de todas), a Porta de Santiago (por onde entram os peregrinos em Saint-Jean-Pied-de-Port), a Porta de Espanha (por onde saem os peregrinos para a icónica travessia dos Pirenéus rumo à localidade espanhola de Roncesvales) a Porta de Navarra e a Porta de França.
  • Subir à Fortaleza de Saint-Jean-Pied-de-Port, onde poderá desfrutar de lindas vistas sobre a vila e o seu entorno. Aproveite para percorrer um pequeno troço do Caminho da Ronda ao longo das muralhas da cidadela.
  • Passear ao longo das margens do rio Nive, onde poderá apreciar o típico casario ribeirinho e ver duas lindas pontes, a Ponte Nova e a Ponte Medieval Eyheraberry. É um dos maiores cartões postais de Saint-Jean-Pied-de-Port.
  • Passear pela Rua de Espanha, a rua principal do bairro homónimo, onde na idade média viviam os artesões. Preste especial atenção à Maison des États de Navarre (Casa dos Estados de Navarra).

Onde ficar em Saint-Jean-Pied-de-Port? Sugestões de Alojamento

Maison Simonenia

Mesmo no coração da citadela de Saint-Jean-Pied-de-Port, a Maison Simonenia proporciona descanso absoluto com uma pitada de autenticidade duma casa de montanha típica basca. Mantendo elementos do estilo rústico original, este bed&breakfast foi completamente renovado com comodidades modernas e mobiliário contemporâneo. Dispõe de aconchegantes quartos duplos com aquecimento e quarto familiar com ar condicionado.

Les Chemins d’Elika

Com uma decoração em estilo rústico sofisticado de muito bom gosto, Les Chemins d’Elika oferece conforto e relaxamento em áreas desafogadas, como o terraço, o salão e o jardim. Os quartos deluxe e as suites são bem mais espaçosos e luminosos, decorados com detalhes de design contemporâneo. Todos os espaços são muito bem cuidados, limpos e organizados. Disponibiliza uma cozinha partilhada onde encontra tudo para um pequeno almoço revigorante.

Clique para ver mais opções de alojamento em Saint-Jean-Pied-de-Port

Roteiro para visitar o País Basco: Dia 6

Saint-Jean-Pied-de-Port – Pamplona

Pamplona

Plaza del Castillo

O sexto dia do nosso roteiro para visitar o País Basco vai levá-lo de volta à Espanha, mais concretamente até Pamplona (Iruña), a capital de Navarra, mundialmente conhecida pelas largadas de touros das Festas de São Firmino, em julho. Se não conseguiu visitar tudo o que queria em Saint-Jean-Pied-de-Port no dia anterior (é o mais certo), aproveite parte da manhã para o fazer.

Mosteiro de Roncesvales

Pelo caminho pode aproveitar para visitar alguns locais icónicos do Caminho de Santiago, como sejam o Mosteiro de Roncesvales e a Ponte Medieval de Trinidad de Arre.

Ayuntamiento de Pamplona – Roteiro para visitar o País Basco

Uma vez em Pamplona, a cidade pela qual Ernest Hemingway caiu de amores, tem à sua espera um riquíssimo património histórico para explorar que seguramente lhe vai tomar o resto do dia.

Monumento dedicado às Festas de San Fermín

Os locais e experiências que sugerimos que inclua no seu itinerário são os seguintes:

  • Plaza del Castillo, o centro nevrálgico de Pamplona, no qual irá encontrar lindos edifícios do século XVIII, um fotogénico coreto e uma miríade de aprazíveis cafés e restaurantes. Preste especial atenção ao Palácio de Navarra, ao Palácio Goyeneche e ao antigo Casino. No que a cafés diz respeito, o destaque vai para o elegante Café Iruña, um dos locais de eleição de Hemingway, em cujo interior poderá ver uma estátua do escritor norte americano em tamanho real.
  • Catedral de Santa María la Real, a Catedral de Pamplona, que esconde no seu interior autênticos tesouros de estilo gótico, como a sacristia, os túmulos reais de Carlos III de Navarra e Leonor de Castela e o magnífico claustro.
  • Plaza Consistorial, onde irá encontrar o Ayuntamiento de Pamplona com a sua colorida fachada barroca.
  • Igreja de San Saturnino e Igreja de San Lorenzo, na qual se encontra a Capela de San Fermín, guardiã da venerada imagem do santo padroeiro de Pamplona.
  • Deambular pelas ruelas empedradas do Casco Viejo, não deixando de passar na Calle Redín, considerada por unanimidade a rua mais bonita de Pamplona, e pela emblemática Fonte de Navarrería, rodeada de coloridas casas históricas.
  • Percorrer as impressionantes Muralhas de Pamplona, que contam com 5 km de extensão. Ao longo do passeio irá passar por várias mãos cheias de baluartes e bastiões e será brindado com vistas estupendas sobre a cidade.
  • Visitar a Cidadela de Pamplona, uma fortificação pentagonal renascentista construída entre os séculos XVI e XVII.
  • Palácio dos Reis de Navarra, que serviu como palácio real e episcopal entre os séculos XII e o século XVI. Presentemente alberga o Arquivo Geral de Navarra.
  • Monumento al Encierro, a icónica escultura de bronze dedicada às Festas de San Fermín.
  • Passear pelo Jardín de la Taconera, o mais antigo (e romântico) da cidade.
Cidadela de Pamplona

Onde ficar em Pamplona? Sugestões de Alojamento

Pamplona Catedral Hotel

Instalado num antigo convento, o Pamplona Catedral Hotel tem uma localização privilegiada no centro histórico, entre as muralhas e a Catedral de Pamplona. A recente renovação abraçou as novas tendências do design contemporâneo onde a luz e os materiais definem as áreas comuns mais ostensivas. Apresenta quartos mais espaçosos do que o padrão da cidade e com uma das mais modernas e atuais decorações potenciando a harmonia e bem estar. E o ambiente do terraço é descontraído e relaxante, de noite ou de dia. Estacionamento privado disponível por um custo adicional.

Hotel Tres Reyes Pamplona

O Hotel Tres Reyes Pamplona é um dos hotéis mais luxuosos de Pamplona. Situado mesmo na orla do movimentado centro histórico, e ao lado dos Jardins de La Taconera, é um oásis de calma com uma piscina exterior sob palmeiras. O exterior convencional de grande hotel esconde um interior elegantemente moderno cuja decoração é tudo, menos monótona. Os quartos têm um aspeto clean fresh, perfeitamente idealizados para o conforto. Tem um estacionamento privado gratuito muito conveniente para quem viaja de carro.

Clique para ver mais opções de alojamento em Pamplona

Roteiro para visitar o País Basco: Dia 7

Pamplona – Vitória – Faial de Otzarreta (Parque Natural de Gorbeia) – Bilbao

Vitória

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Plaza de la Virgen Blanca – Roteiro para visitar o País Basco

A primeira paragem do último dia do nosso roteiro para visitar o País Basco será em Vitória-Gasteiz, a capital da Comunidade Autónoma do País Basco, considerada uma das cidades mais verdes da Europa, com o seu Anillo Verde.

Roteiro País Basco: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Catedral de María Inmaculada

Capital Verde Europeia em 2012 e Cidade Verde Global em 2019, é a cidade com mais metros quadrados de espaços verdes por habitante: melhor qualidade de vida, é impossível! O centro histórico de Vitória é interessante, bonito e repleto de testemunhos medievais, agradável e fácil de fazer a pé.

Plaza del Machete

Durante o seu passeio não deixe de visitar os seguintes locais:

  • Catedral de Santa Maria, uma espécie de “obras de Santa Engrácia” do País Basco, que inspirou Ken Follet para o livro “Mundo sem fim”.
  • Plaza de la Burullería, onde irá encontrar vários edifícios históricos, como seja a Torre de los Hurtado de Anda, a Casa Armera de los Gobeo-Guevara e o Portalón. O outro grande ponto de interesse da praça vai para o mural “Al hilo del tiempo”, uma das principais obras de street art da cidade
  • Plaza de la Virgen Blanca, a praça mais fotografada de Vitória, onde irá encontrar as famosas letras gigantes de “Vitoria Gasteiz”, que celebram o estatuto de Vitória como capital verde da Europa.
  • Plaza del Machete, cujo nome deriva da faca guardada num nicho da Igreja de San Miguel, utilizada pelos governantes da cidade para fazer o juramento de tomada de posse (ameaçavam cortar os pulsos no caso de não cumprirem com as suas obrigações). Os outros destaques da praça vão para a Igreja de San Vicente e para o Palácio Villa Suso.
  • Deambular pelas ruelas medievais do centro histórico de Vitória, que ainda conservam o nome dos antigos ofícios da Idade Média pelas quais eram conhecidas. As mais conhecidas são a Correría, Herrería, Zapatería, Pintorería, Carnicerías e Cuchillería, sendo que nesta última irá encontrar a histórica Casa del Cordón, onde se alojava o Rei Filipe I quando visitava a cidade.
  • Catedral de María Inmaculada, conhecida como Catedral Nova.
  • Plaza Nueva de Vitoria, também conhecida por Praça de Espanha, onde se encontra o vistoso edifício do Ayuntamiento de Vitória.
  • Passear pelo Parque de la Florida, o parque mais bonito próximo do centro histórico.
Mural “Al hilo del tiempo”
Dica VagaMundos: se gostar de street art não deixe de percorrer a Rota dos Murais de Vitória. Para além do “Al hilo del tiempo”, as obras mais emblemáticas são o “Eskuz-Esku”, “El triunfo de Vitoria”, “Cubiertos de Cielo y Estrellas”, “La noche más corta”, “Qué haremos con lo que sabemos?” e “La luz de la Esperanza”.

Faial de Otzarreta (Parque Natural de Gorbeia)

A última paragem do nosso roteiro para visitar o País Basco, antes de regressar a Bilbao, será no Parque Natural de Gorbeia, mais concretamente no Faial de Otzarreta, o melhor local para ver as emblemáticas faias do País Basco que fazem lembrar gigantescos candelabros. Passear por este bosque digno de figurar num conto de fadas é o final perfeito para a sua roadtrip pelo País Basco.

Dica VagaMundos: é amante de natureza e está sem vontade de ir para casa? Então, acrescente mais um dia ao seu roteiro para visitar o País Basco e parta à descoberta dos outros encantos do Parque Natural de Gorbeia. Para além do Faial de Otzarreta, os locais imperdíveis no parque são o Monte Gorbeia, o Humedal de Saldropo, a Cascata de Goiuri e o Faial de Altube.

Mapa do roteiro para visitar o País Basco


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com o roteiro para visitar o País Basco.

Outros artigos de Espanha

Melhores Escapadinhas de Espanha | Melhores praias Sul de Espanha | Melhores praias da Galiza | Melhores Praias de CádizMelhores trilhos de EspanhaRoteiro da Andaluzia | Roteiro das Astúrias | Roteiro da Extremadura | Roteiro da Galiza | Roteiro de MaiorcaRoteiro dos Picos da Europa | Roteiro dos Pueblos Blancos | Roteiro Sierra Nevada | Roteiro SomiedoRoteiro Tenerife | Parque Natural Arribes del Duero | Parque Natural Baixa Limia e Serra do Xurés | Ávila | Barcelona | Badajoz | Benidorm | Bilbao | Cáceres | Cádiz | Camino de HierroCórdoba | GibraltarGranadaIlhas Cíes | Ilha de OnsLago de Sanabria | Lalín | Madrid | Málaga | Mérida | OurensePalma de Maiorca | PlasenciaPontevedra | Puebla de Sanabria | Ronda | Salamanca | San Sebastián | Santiago de Compostela | Segóvia | Sevilha | Toledo | ValênciaVigo | Zamora | Zaragoza

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.