Paredes de Coura: o que visitar, ver e fazer | Roteiro 

Paredes de Coura: o que visitar, ver e fazer | Roteiro 

Há mais o que ver e fazer em Paredes de Coura além do Festival alternativo que faz história e ultrapassa fronteiras há três décadas. Quando visitar Paredes de Coura vai descobrir que muita da sua riqueza está num património natural único. Sem subestimar minimamente o histórico, arqueológico, cultural e religioso. Veja-se que o próprio festival foi escolher, como lar, um anfiteatro natural vestido de verde à beira do rio que dá nome (e vida) à pacata vila que abriu portas ao mundo. Portas e braços. As gentes da terra são, muito provavelmente, o seu maior tesouro. Receber bem é a forma de ser inata, intemporal e genuína dos courenses. Está-lhes no ADN.

Paredes de Coura: o que visitar, ver e fazer | Roteiro 
Espigueiros da Aldeia de Porreiras

Se julga que Paredes de Coura é só um festival, continue a ler pois vamos surpreende-l@. Neste artigo encontra o que ver e fazer quando visitar Paredes de Coura, da montanha ao rio, da praia fluvial badalada à cascata “secreta” do Minho, dos trilhos para toda a família ao grande caminho de peregrinação, dos melhores miradouros a florestas encantadas. E, claro, encontra também as nossas habituais dicas VagaMundos, sugestões de alojamentos e restaurantes, e o mapa orientador para que não perca pitada do muito que Paredes de Coura tem para lhe oferecer.

Paredes de Coura: o que visitar, ver e fazer | Roteiro 
Paisagem Protegida de Corno de Bico

Onde fica Paredes de Coura?

Paredes de Coura: o que visitar, ver e fazer | Roteiro 
Largo Visconde de Mozelos

Paredes de Coura é uma vila localizada na sub-região do Alto Minho, pertencendo à região do Norte de Portugal e ao distrito de Viana do Castelo. A vila minhota tem como concelhos vizinhos Valença do Minho, Monção, Arcos de Valdevez, Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira.

Quando visitar Paredes de Coura?

Paredes de Coura: o que visitar, ver e fazer | Roteiro 
Praia Fluvial do Taboão, o palco de Festival de Paredes de Coura

Quando visitar Paredes de Coura? No festival, é claro. O Festival Paredes de Coura é como aquela reunião anual de família (da última vez, juntaram-se 26 mil tios e primos). Com altos e baixos. Mas juramos estar de volta pr’ó ano. E lá no âmago, queremos mesmo. Permita a vida. Quem lá esteve, sabe.

Quem não esteve, fica a saber que é um festival de música de verão que, desde 1993, ocorre anualmente nos meses de julho e/ou agosto na Praia Fluvial do Taboão, perto do centro da vila de Paredes de Coura, e já foi considerado um dos 5 melhores festivais de música da Europa.

Paredes de Coura: o que visitar, ver e fazer | Roteiro 
Igreja Românica de Rubiães

No resto do ano, Paredes de Coura volta à pacatez habitual dos seus (já menos de) 9 mil habitantes. Pacatez aparente, já que há vontade e visão para criar iniciativas “fora da caixa”. Para “mexer com a terra” (e não falamos de lavoura), há mais duma dezena de espaços culturais para promover eventos como o Mundo ao Contrário, Escola do Rock, Ler Cinema ou os Ciclos de Polinização Musical.

As terras minhotas são sobejamente conhecidas pelas feiras, mercados e romarias, e Paredes de Coura não é exceção. Entre elas destacamos a Festa da Truta, em junho, e as Grandes Festas do Concelho em julho e agosto.

Paredes de Coura: o que visitar, ver e fazer | Roteiro 
Lagoa de Corno de Bico

Festas à parte, a melhor época do ano para visitar Paredes de Coura depende muito dos seus interesses.

No verão, há praias fluviais para se refrescar e muitas festas com comes e bebes e bailarico à boa moda popular.

Paredes de Coura: o que visitar, ver e fazer | Roteiro 
A primavera e o outono são as melhores estações para percorrer os trilhos de Paredes de Coura

No final da primavera e início do outono as temperaturas são, por norma, mais amenas, tornando-as nas estações ideais para quem, como nós, adora fazer caminhadas na natureza. O bónus de escolher a primavera para visitar Paredes de Coura é que a chuva enche rios, ribeiros e riachos que correm selvagens e as cascatas estão em todo o seu esplendor.

No inverno, não se livra do frio, mas, com um bocadinho de sorte até apanha dias limpos para explorar o património histórico-cultural da região e fazer um roteiro gastronómico.

Onde ficar a dormir em Paredes de Coura? Sugestões de alojamento

Num território que é sinónimo de hospitalidade, naturalmente que recomendamos ficar a dormir em Paredes de Coura (pelo menos) uma noite num dos admiráveis alojamentos da região, para complementar a sua escapadinha à terra onde um “bom dia” nunca fica por dizer. Basta isto para perceber que é nos alojamentos locais familiares e turismos rurais em quintas, algumas históricas, que encontra o genuíno acolhimento courense e qualidade a preços acessíveis. Hotéis em Paredes de Coura? Ainda não descobrimos o primeiro.

Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos onde ficar numa escapadinha a Paredes de Coura – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço da região.

Quinta da Gandra

Há história em cada pedra da Quinta da Gandra, uma casa de campo de estilo rústico em Agualonga, a 10 km do centro de Paredes de Coura. Senão, escute as estórias dos anfitriões cuja simpatia é tão desarmante como a beleza do local. Quartos privados espaçosos, simples e confortáveis, com casa de banho privada e aquecimento. Jardim e paisagens é o que encontra neste oásis de sossego, bem como uma piscina, uma mesa de bilhar e um delicioso pequeno almoço.

Casa da Capela

Podia ter sido o espigueiro ou a fonte, mas foi a capela que deu nome a este alojamento de turismo rural em Cossourado, a 10 minutos de carro de Paredes de Coura. A Casa da Capela insere-se numa ampla quinta rural onde não falta uma piscina, um jardim relvado, um terraço e até um churrasco. Apresenta quartos onde rústico e moderno convivem, com mobiliário e decoração individualizada, num toque mais clássico ou mais moderno. Tudo pensado ao pormenor pelos anfitriões que recebem como poucos e servem um pequeno almoço excecional.

Clique para ver mais opções de alojamento em Paredes de Coura

O que ver e fazer em Paredes de Coura: locais a visitar e experiências a não perder

Paços do Concelho

O que visitar em Paredes de Coura? Bem, para a vila em si, não vai precisar de alocar muito tempo. Como tal, não nos vamos alargar muito com a escrita. Mas não nos interprete mal! É que a riqueza patrimonial, natural e cultural de Paredes de Coura não se encontra concentrada na vila mas sim espalhada pelo concelho, como vai perceber ao ler este artigo.

Paredes de Coura: o que visitar, ver e fazer | Roteiro 
Capela do Divino Espírito Santo

Posto isto, os locais que consideramos de visita obrigatória na vila de Paredes de Coura são os seguintes:

  • Igreja Matriz de Santa Maria de Paredes, dedicada à padroeira da vila.
  • Largo Visconde de Mozelos, onde encontra os Paços do Concelho, obra emblemática do Conselheiro Miguel Dantas, a réplica com elementos originais do Pelourinho de Paredes de Coura, a Loja Interativa do Turismo e espaço Courame dedicado aos produtos regionais, e a Casa do Conhecimento na antiga Cadeia oitocentista.
  • Museu Regional de Paredes de Coura com exposições permanentes dos ofícios e vestígios arqueológicos da região e uma réplica de casa rural.
  • Do Jardim Conselheiro Miguel Dantas é um pulinho até à Capela da Santa Casa da Misericórdia e à Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, junto à Quinta da Casa Grande.
  • Capela do Divino Espírito Santo templo religioso barroco, do século XVIII, no qual se destaca a belíssima fachada, enquadrado por adro jardinado, escadório imperial ornado com fontes, e cruzeiro do século XIX,

O que visitar no concelho de Paredes de Coura? Passeios perto de Paredes de Coura

Paredes de Coura: o que visitar, ver e fazer | Roteiro Agora, pegue no carro e desfie o novelo de estradas que vão conduzi-l@ por alguns dos lugares imperdíveis a visitar no concelho de Paredes de Coura. Para escapadinha de fim de semana, prolongado de preferência, terá que fazer escolhas para desenhar o seu roteiro para visitar Paredes de Coura conforme os seus gostos e a proximidade dos pontos de interesse. Damos-lhe pano para mangas, ou seja, tem aqui sugestões para visitar Paredes de Coura em uma ou duas escapadinhas, até mesmo para uma relaxante semana de férias!

Praia Fluvial do Taboão, o palco do Festival Paredes de Coura

Apenas a 1 km do centro da vila, a Praia Fluvial do Taboão é das melhores praias fluviais do norte de Portugal que rima com festival de verão, ou não fosse ela o palco do icónico Festival de Paredes de Coura, que anualmente atrai milhares de festivaleiros a este concelho minhoto.

Mas, para nós, são as puras águas do rio Coura e o estupendo enquadramento natural que mais brilham na Praia Fluvial do Taboão. Extensos relvados, luxuriante vegetação, imensos spots para dar um mergulho, boas infraestruturas de apoio, pequenos percursos pedestres e quedas de água fazem desta praia um autêntico jardim de Éden, ao qual nos sabe sempre tão bem regressar num roteiro para visitar Paredes de Coura.

Paredes de Coura: o que visitar, ver e fazer | Roteiro Atrevemo-nos mesmo a dizer que a maior figura de cartaz do Festival de Paredes de Coura é a Praia Fluvial do Taboão. E olhe que o cartaz é, por norma, muito bom!

Cascata das Lages Altas, a cascata mais bonita de Paredes de Coura

Esta é a mais bonita cascata do concelho e das menos badaladas do Norte de Portugal, mas pouco fica a dever às de maior fama. Logo, recomendamos incluir a Cascata das Lajes Altas no seu roteiro para visitar Paredes de Coura.

A Cascata das Lajes Altas (também conhecida como Lajes d’Água d’Alto) é um lugar idílico que, na época das chuvas, quando o Ribeiro das Poldras vai cheio precipita-se num profundo poço formando sucessivas quedas de água pelos penedos abruptos. Reforçamos que este espetáculo da natureza só acontece na época das chuvas, por isso, não conte com ele nos meses de tempo seco.

Para chegar à Cascata das Lajes Altas tem de fazer uma curta caminhada. Se não pretende fazer o (algo exigente) Trilho das Lajes Altas, de 5,5 km circular com início e fim na Capela Nª Senhora da Purificação em Formariz, siga as nossas indicações na caixa de informações abaixo que @ levará à base da cascata para a contemplar em todo o seu esplendor. E para poupar tempo e pernas.

O trilho não tem marcações mas basta seguir o estradão de terra batida bem trilhado que chega lá sem problemas de maior. Começa à beira da estrada EM514 e, assim que passar uma casa à sua esquerda e os campos agrícolas à direita, adentra-se por uma densa, e encantadora, mancha florestal de carvalhos e amieiros.

Informação do trilho à Cascata das Lajes Altas

  • Distância: 1 km (2 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Balsa, Infesta (coordenadas: 41.905033, -8.585083)

Paisagem Protegida do Corno de Bico

Paredes de Coura: o que visitar, ver e fazer | Roteiro Os amantes da natureza não podem prescindir da Paisagem Protegida do Corno de Bico no seu roteiro para visitar Paredes de Coura.

Os mais de 2 mil hectares deste santuário natural de Paredes de Coura, de penedos e afloramentos graníticos chamados de caos de blocos, e florestas virgens de carvalho, com marcas de ocupação humana ancestrais, têm como ponto alto o Corno de Bico, a 883 metros de altitude. Não é só uma área protegida. É um lugar mágico onde a singularidade da paisagem nos remete para o imaginário e misticismo de uma floresta encantada, principalmente em dias de neblina.

Paredes de Coura: o que visitar, ver e fazer | Roteiro 

Há duas possibilidades de acesso à Paisagem Protegida do Corno de Bico:

  • Indo por Vascões e seguindo as placas do CEIA Centro de Educação e Interpretação Ambiental, inserido na Colónia Agrícola de Chã de Lamas. Acontece que para chegar ao Miradouro do Corno de Bico a estrada de terra batida está impraticável para carros ligeiros, por isso, desaconselhamos totalmente seguir essa via a não ser que tenha um veículo todo-o-terreno.
  • O melhor acesso faz-se via a EN306, pela Rua do Alto da Travanca estando indicada com a placa de “paisagem protegida”. Deste lado da zona protegida, a estrada de terra batida permite a circulação dum carro ligeiro usando de algum cuidado.

Além disso, esta é a entrada mais próxima do Trilho do Corno de Bico e dos principais pontos de interesse que indicamos abaixo e pela ordem de visita (encontra os lugares e os pontos de partida dos mini-trilhos bem assinalados no mapa que disponibilizamos no fim do artigo):

  • Miradouro do Penedo do Rebolinho, acessível através dum curto trilho linear de cerca de 700 metros (1,4 km ida e volta) fácil de seguir a quem esteja minimamente habituado a caminhadas
  • Miradouro da Chã do Vento, a menos de 100 metros da beira do estradão
  • Lagoa de Corno de Bico, lagoa artificial à beira do estradão
  • Cruz Vermelha (Anta), acessível de carro e à beira do estradão
  • Miradouro do Corno de Bico, acessível através dum trilho linear de cerca de 600 metros, bem sinalizado com marcações, com torre de vigia no ponto mais alto.
Lagoa de Corno de Bico

Igreja Românica de Rubiães e Ponte Romano-Medieval de Rubiães

Rubiães é um velha conhecida nossa, desde que percorremos o Caminho Português de Santiago.

A singela povoação fica na rota dos Caminhos de Santiago e guarda dois tesouros arquitetónicos: uma primitiva igreja românica admiravelmente preservada e a Ponte Romano-Medieval.

A Igreja de São Pedro, Monumento Nacional, é um dos melhores exemplares da arquitetura românica do século XIII mas sofreu alterações nos séculos XVI (alargamento da nave) e XVII (pinturas murais e torre sineira). Contudo, os bem preservados pórtico, coluna antropomórficas, capitéis e cachorrada da cornija atestam a sua origem. No adro murado e forrado a lajes encontra um marco miliário da antiga via romana.

Quanto à ponte romano-medieval que cruza o rio Coura, sabe-se que existia na época romana mas a sua estrutura indica reconstrução medieval. Aqui passava a via romana que ligava Bracara Augusta (Braga) a Asturica Augusta (Astorga). Na Idade Média, os peregrinos a caminho de Santiago de Compostela escolheram Rubiães como ponto de passagem e paragem, e ainda hoje o fazem.

Povoado Fortificado de Cossourado

A cultura castreja do Minho tem no Povoado Fortificado do Cossourado um excelente exemplar, datado da Idade do Ferro pelo espólio encontrado em escavações.

No coração deste povoado fortificado, com dois níveis de cerca muralhada defensiva em redor da zona habitacional e estrutura agro-pastoril organizada, foram reconstruídas duas das típicas habitações, uma retangular e outra circular.

Paredes de Coura: o que visitar, ver e fazer | Roteiro Se visitar Paredes de Coura em junho, não deixe de subir ao castro Forte da Cidade e Monte da Cividade (nome no Google Maps) para a festa do Solstício de Verão Cividade Cossourado, que acontece todos os anos no sábado mais próximo do dia do solstício. Junte-se à celebração da união do Pai Sol e da Mãe Terra no dia mais longo do ano. Animação não falta até de madrugada, garantimos.

Aldeia de Porreiras | Eira Comunitária de Porreiras e Mamoa

No seu roteiro para visitar Paredes de Coura, reserve tempo para visitar a Aldeia de Porreiras. O concelho de Paredes de Coura foi outrora apelidado de Celeiro do Minho.

A Aldeia de Porreiras, situada na encosta da Serra da Boalhosa a cerca de oito quilómetros da vila, é o testemunho vivo da importância do milho na vida dos courenses e dos minhotos. A estrela da aldeia serrana é indubitavelmente a ampla eira comunitária assente em patamares declivosos revestido a lajes, com nove espigueiros e quatro alpendres.

Aproveite para visitar a Capela da Senhora do Pilar no coração da aldeia e os Moinhos de Porreiras, reabilitados e em funcionamento.

Paredes de Coura: o que visitar, ver e fazer | Roteiro O espaço em redor do monumentos megalítico da Mamoa de Porreiras foi reabilitado e transformado no Parque de Lazer dos Agueiros, bom só para picnics e relax. Esqueça os banhos nas “piscinas”, são proibidos. Os agueiros foram aproveitados para fazer os reservatórios de água de abastecimento dos helicópteros no combate aos incêndios.

Igreja do Senhor Ecce Homo

Paredes de Coura: o que visitar, ver e fazer | Roteiro A impressionante fachada da Igreja do Ecce Homo justifica por si só um desvio a Padornelo no seu roteiro para visitar Paredes de Coura, pela exuberância das formas de inspiração rococó da frontaria lavrada em cantaria de granito.

Mas se tiver a oportunidade de visitar o interior, melhor ainda. A talha dourada e elementos decorativos do altar-mor e altares laterais é sublime.

Melhores Miradouros de Paredes de Coura (para além do Corno de Bico)

Paredes de Coura: o que visitar, ver e fazer | Roteiro Para além dos soberbos miradouros da Paisagem Protegida de Corno de Bico, que já referimos atrás, não faltam miradouros em Paredes de Coura para lavar as vistas com maravilhosas panorâmicas sobre os campos rurais, aldeias, montes e florestas do Vale do Coura.

A escolha não é fácil, por isso, vamos partilhar consigo os miradouros que mais nos prenderam o olhar e que, na nossa opinião, deve incluir no seu roteiro para visitar Paredes de Coura. Prometemos que, em todos eles, será brindado com paisagens de fazer cair o queixo!

Miradouro do Penedo do Milho

O Miradouro do Penedo do Milho fica no núcleo urbano da vila e oferece a melhor vista panorâmica sobre a povoação aninhada no Vale do Coura.

Miradouro da Senhora da Pena

Do Miradouro da Senhora da Pena tem uma visão privilegiada sobre o mosaico rural que perfaz o vale e as encostas dos montes que acompanham a linha do rio Coura. Não verá tudo até Caminha, onde ele se junta ao rio Minho, mas garantimos que a recompensa é de valor.

Fica a 5 km de Paredes de Coura, no monte da Pena a 556 metros de altitude. É só apontar para o Santuário da Senhora da Pena, na direção de Mozelos, estacionar o carro e seguir as setas do miradouro, uma estrutura de ferro instalada no topo do penedo.

Miradouro de São Silvestre

O Miradouro de São Silvestre fica numa cumeada que divide os concelhos de Paredes de Coura e de Valença. A 735 metros de altitude, consegue-se uma vista desafogada sobre todo o concelho de Paredes de Coura. Recebe o nome da capela aí situada, dedicada a este santo.

Miradouro de Vascões

O Miradouro de Vascões situa-se num afloramento de penedos graníticos, situado a 612 metros de altitude, no lugar de Chão Longo, na freguesia de Vascões.

Paredes de Coura: o que visitar, ver e fazer | Roteiro É lugar de emoções fortes. E não nos referimos apenas às belas panorâmicas sobre os socalcos onde ainda se cultiva o que a terra dá, com destaque para as vastas pastagens da Colónia Agrícola de Chã de Lamas, constituída durante o período do Estado Novo, .

Mesmo ao lado fica a Pista Internacional de XCO do Centro Cyclin’ Paredes de Coura bem conhecido dos amantes da BTT. O que o Centro Cyclin’ Portugal de Paredes de Coura tem para oferecer é raro no contexto nacional, em quantidade e qualidade: um complexo de pistas XCO/XCC, 300 km de BTT, 200 km de gravel e 800 km de estrada!

Miradouro de Santo Amaro

Os dois miradouros que se seguem já ficam no concelho de Arcos de Valdevez. Contudo, por uma questão de proximidade e acessibilidade, é mais fácil conhecê-los quando inseridos num roteiro para visitar Paredes de Coura.

O Miradouro de Santo Amaro de Cabanas fica nos Penedos da Moura, associados a uma lenda local. Aqui encontra um monumento de homenagem aos emigrantes, uma gruta e o Parque de Merendas de Cabanas.

As vistas abarcam um vasto horizonte do verdejante vale cortado pelo rio Vez. Fica a menos de 2 km do CEIA – Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida do Corno de Bico.

Miradouro e Baloiço de Senharei

A vista desafogada do Miradouro de Senharei (mais conhecido localmente por Miradouro de São Mamede) é duma beleza paisagística inegável. Com o Vale do Vez ali espraiado a nossos pés, pontilhado pelas aldeias, pastagens, zonas florestais e enquadrado pelos cumes dos montes até à Serra Amarela no Parque Nacional da Peneda-Gerês. De muito fácil acesso, pode ir de carro até ao estacionamento do parque de merendas.

A cerca de 1 km do miradouro, fica o Baloiço de Senharei, acessível a partir de um entroncamento com a Estrada de Travassos da qual só tem que fazer um curto trilho de cerca de 300 metros. À beira duma pequena lagoa, este sofá-baloiço, para dois, é uma pequena pérola num oásis de sossego que convida ao romantismo.

Onde comer em Paredes de Coura? Melhores Restaurantes

Restaurante Pizzaria Romântica
Rua Doutor Afonso Viana 34, Paredes de Coura

Restaurante Barbaças
Rua Doutor Narciso Alves da Cunha 8, Paredes de Coura

Restaurante Miquelina
Rua Conselheiro Miguel Dantas 66, Paredes de Coura

O que visitar perto de Paredes de Coura?

Quando for visitar Paredes de Coura, aproveite para conhecer outros encantos da região do Minho. Até porque bem pertinho de Paredes de Coura encontra várias mãos cheias de locais de interesse para visitar. Abaixo encontra os nossos favoritos, com informação da distância face a Paredes de Coura:

Mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar em Paredes de Coura


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos pontos de interesse a incluir num roteiro para visitar Paredes de Coura

Outros artigos do Norte de Portugal

Arcos de Valdevez | AroucaAlijó | Barcelos | Braga | Bragança | CaminhaCascatas do Norte de Portugal | Castelo de Paiva | Chaves | Cinfães | Douro Internacional | Douro Vinhateiro | Freixo de Espada à Cinta | Roteiro do Gerês | Guimarães | Lagos do Sabor | Lamego | Macedo de CavaleirosMelgaço | Minho | Mirandela | Miranda do Douro | Monção | Mogadouro | Montalegre | Montesinho | Nordeste Transmontano | Peso da Régua | Pinhão | Ponte da BarcaPonte de LimaPortoPasseios Perto do Porto | Praias Fluviais Norte PortugalSão João da Pesqueira | Serra de Arga | Serra do Alvão | Serra da Freita | Tabuaço | Tarouca | Terras de Bouro | Torre de Moncorvo | Valença do MinhoVila RealVila Nova de Cerveira | Vilarinho de NegrõesViana do Castelo | Tua

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.