Se há percurso pedestre que dispensa apresentacões em Portugal, são os Passadiços do Paiva. Localizados na margem esquerda do Rio Paiva, no Arouca Geopark, estes quase nove quilómetros de passadiços tornaram-se rapidamente num dos percursos pedestres mais emblemáticos do mundo, tendo inclusivamente ganho quatro galardões consecutivos nos World Travel Awards, os Óscares do turismo. E o que já era bom ficou ainda melhor com a abertura da vertiginosa Ponte Suspensa 516 Arouca, uma das maiores pontes pedonais suspensas do mundo.
Os Passadiços do Paiva estão inseridos num autêntico santuário natural. A simbiose entre a construção do homem e a natureza está simplesmente perfeita. O enquadramento paisagístico está tão bem conseguido que quando os vemos ao longe ficamos com a ilusão de que fazem parte da paisagem envolvente.
Esta é inclusivamente uma das zonas mais selvagens do vale do rio Paiva, outrora só acessível aos grandes amantes de adrenalina, que corajosamente desafiavam as águas bravas e os rápidos do rio Paiva de rafting, caiaque ou, nas épocas mais secas, praticando canyoning.
Mas, graças aos Passadiços do Paiva, este magnífico vale está hoje acessível a todos. Por isso, se ainda não conhece este soberbo destino natural está na hora de pegar na sua mochila e partir à descoberta dos (muitos) encantos da joia da coroa do Arouca Geopark.
Na secção seguinte deste artigo encontrará um guia completo para o ajudar a preparar a sua visita aos Passadiços do Paiva, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para desfrutar de uma escapadinha a este destino paradisíaco.
Clique para conhecer os melhores Passadiços de Portugal
Conteúdo deste Artigo
- 1 Guia completo para visitar os Passadiços do Paiva e a Ponte Suspensa de Arouca com muitas dicas práticas para o ajudar a preparar a sua visita ao ex-libris do Arouca Geopark
- 1.1 Preparativos para visitar os Passadiços do Paiva
- 1.2 Ponte Suspensa 516 Arouca: conheça a maior ponte pedonal suspensa do mundo
- 1.3 Onde começar os Passadiços do Paiva? Dicas para escolher o melhor itinerário
- 1.4 Quando ir
- 1.5 O que levar
- 1.6 Informação Prática do Percurso
- 1.7 Outras dicas práticas e recomendações
- 1.8 Principais Pontos de Interesse dos Passadiços do Paiva – Foto Reportagem do Percurso
- 1.9 Mapa dos Passadiços do Paiva e rota GPS em formato GPX / KML para download
- 1.10 Altimetria dos Passadiços do Paiva
- 1.11 Onde ficar perto dos Passadiços do Paiva? Sugestões de alojamentos
- 1.12 Onde Comer
- 2 Outros Trilhos e Percursos Pedestres no Arouca Geopark
- 3 Sugestão de roteiro para uma escapadinha aos Passadiços do Paiva – o que ver e fazer num fim-de-semana
Guia completo para visitar os Passadiços do Paiva e a Ponte Suspensa de Arouca com muitas dicas práticas para o ajudar a preparar a sua visita ao ex-libris do Arouca Geopark
Preparativos para visitar os Passadiços do Paiva
Existe um limite de entradas diárias nos Passadiços do Paiva, uma medida necessária para evitar multidões nos passadiços. Assim, não se coloca em causa a segurança da estrutura e ao mesmo tempo garante-se uma boa experiência a todos os visitantes. Afinal de contas, não seria nada aprazível percorrer os passadiços como se estivesse no metro à hora de ponta. Por isso, tiramos o nosso chapéu a esta medida de turismo sustentável!
Nas épocas de maior afluência, como sejam o verão e os fins-de-semana, os bilhetes esgotam muito rapidamente. Por isso, recomendamos que reserve os seus bilhetes com a maior antecedência possível através do site oficial dos Passadiços do Paiva.
Caso tenha algum imprevisto, ou as condições atmosféricas forem muito adversas, pode sempre remarcar a sua visita para outro dia, mediante um pagamento simbólico.
Os bilhetes também podem ser adquiridos no próprio dia na loja interativa de turismo de Arouca ou na Praia Fluvial do Areínho. Contudo, não só terá de pagar o dobro do preço como ainda se arrisca a bater com o nariz na porta devido ao limite de bilhetes diários. O melhor mesmo é jogar pelo seguro e fazer a sua reserva logo que tenha as suas datas de visita definidas.
Clique para conhecer os melhores Alojamentos de Turismo Rural perto dos Passadiços do Paiva
Preço dos Bilhetes
O preço dos bilhetes varia de acordo com a época baixa e a época alta. Entre 1 de novembro e 31 de março o valor é de apenas 1 € sendo que entre 1 de abril a 31 de outubro é de 2 €. Ainda assim um valor super baixo para tudo o que nos oferecem os extraordinários Passadiços do Paiva. As crianças com menos de 10 anos não pagam entrada. Clique aqui para fazer a sua reserva no site oficial dos Passadiços do Paiva. Não se esqueça que caso adquira o bilhete no próprio dia terá de pagar o dobro do preço.
Horários
Os horários de abertura dos Passadiços do Paiva diferem de acordo com a época do ano. Recomendamos que consulte o site oficial para ter sempre os horários atualizados e certificar-se de que os passadiços não se encontram encerrados por questões de manutenção ou condições adversas.
- Abril a outubro (dias úteis): das 9:00h às 18:00h
- Abril a outubro (fins de semana e feriados): das 9:00h às 19:00h
- Maio a setembro: das 8:00h às 20:00h
- Novembro a março: das 9:00h às 17:00h
- Passadiços do Alamal
- Passadiços do Alvor
- Passadiços de Aveiro
- Passadiços de Fafe
- Passadiço das Fragas de São Simão
- Passadiços do Gameiro
- Passadiços das Lagoas do Vez
- Passadiços de Melgaço
- Passadiços do Mondego
- Passadiços de Monção
- Passadiços de Nisa
- Passadiços de Ortiga
- Passadiços do Orvalho
- Passadiços do Penedo Furado
- Passadiços da Ribeira das Quelhas
- Passadiços do Rio Uíma
- Passadiços do Sistelo
- Passadiços de Terras de Bouro
Ponte Suspensa 516 Arouca: conheça a maior ponte pedonal suspensa do mundo
A 3 de maio de 2021 foi inaugurada a vertiginosa Ponte Suspensa 516 Arouca, uma das maiores pontes pedonais suspensas do mundo. A nova ponte dos Passadiços do Paiva liga as margens do Rio Paiva, e foi inspirada nas míticas pontes incas, que atravessam os profundos vales andinos.
A Ponte Suspensa de Arouca conta com uns impressionantes 516 metros de comprimento e uma elevação de 175 metros, oferecendo vistas de cortar a respiração sobre a Garganta do Paiva e a surpreendente Cascata das Aguieiras, dois dos geossítios mais emblemáticos do Arouca Geopark, e sobre a icónica escadaria dos Passadiços do Paiva.
Se não sofre de vertigens nem de problemas cardíacos, tem aqui mais uma excelente razão para (re)visitar os Passadiços do Paiva. Nas duas secções seguintes irá encontrar toda a informação que precisa para ir conhecer a Ponte Suspensa 516 Arouca.
Preço dos Bilhetes da Ponte Suspensa 516 Arouca
Atravessar a Ponte Suspensa de Arouca é uma experiência ímpar. Mas está longe de ser económica. O preço dos bilhetes da Ponte Suspensa de Arouca para a população em geral é de 12 euros, mas para além de lhe conceder o acesso à ponte permite-lhe ainda percorrer a totalidade do percurso dos Passadiços do Paiva sem qualquer custo adicional.
Contudo existem descontos para determinadas faixas etárias e habitantes do concelho de Arouca e ainda a hipótese de adquirir várias modalidades de Pack Família (veja a tabela de preços que partilhamos abaixo). Tenha ainda em atenção que o acesso à Ponte Suspensa 516 dos Passadiços do Paiva está interdito a menores de seis anos por razões de segurança.
As reservas e pagamento de bilhetes para visitar a Ponte Suspensa de Arouca são feitos exclusivamente online através do site oficial www.516arouca.pt
Tabela de Preços Ponte Suspensa 516 Arouca:
Bilhetes Singulares
- Adulto (18 a 65 anos) – 12 euros
- Jovem ou Estudante (10 a 17 anos) – 10 euros
- Criança (6 a 9 anos) – 10 euros
- Sénior (+65 anos) – 10 euros
Pack Família
- 2 Adultos + 1 Criança – 30 euros
- 2 Adultos + 2 Crianças – 40 euros
- 2 Adultos + 3 ou mais crianças/jovens – 40 euros (+5 euros por cada criança/jovem adicional)
Cidadãos com residência comprovada em Arouca
Cartão morador – 5 euros (válido por 3 anos)
Horários da Ponte Suspensa 516 Arouca
Os horários da Ponte Suspensa de Arouca são exatamente os mesmos dos Passadiços do Paiva (espreite a secção dos horários que partilhamos um pouco acima). Mais uma vez relembramos que os horários diferem de acordo com a época do ano, logo, recomendamos vivamente que consulte o site oficial para ter sempre os horários atualizados e certificar-se de que a Ponte Suspensa de Arouca não se encontra encerrada por questões de manutenção ou condições adversas.
Onde começar os Passadiços do Paiva? Dicas para escolher o melhor itinerário
O percurso pedestre dos Passadiços do Paiva é linear e tem o seu início/fim na praia fluvial do Areínho ou na praia de Espiunca. Ambos os pontos de partida têm parque de estacionamento e infraestruturas de apoio, como sejam bar, casas de banho e “praça de táxis”, logo neste campo estão empatados.
De forma a escolher o melhor ponto de partida a primeira questão a que deve responder é se pretende fazer o percurso só num sentido ou se prefere fazer ida e volta. Na primeira vez que fomos, fizemos ida e volta (são quase 18 km) mas nesta última optamos por fazer apenas um percurso linear.
A segunda variável que deve ter (muito) em conta é a sua condição física, pois os passadiços têm uma subida algo exigente, sobretudo para quem não está muito habituado a fazer caminhadas. Abaixo deixamos várias sugestões tendo em conta os dois pontos que enumeramos.
Melhor ponto para começar caso pretenda fazer os Passadiços só num sentido
Caso opte por fazer o percurso apenas uma vez (que é a opção mais comum), recomendamos que inicie a caminhada na Praia Fluvial do Areínho pois assim enfrenta a subida das icónicas escadarias logo no início do percurso, quando ainda está mais fresquinho. A subida não chega a ter 500 metros e o bom é que, a partir daí, é quase sempre a descer, o que lhe permite desfrutar dos Passadiços sem andar com a língua de fora.
Independentemente da escolha em ambos os pontos de início/fim existem táxis disponíveis para o levar de volta ao seu meio de transporte. Por norma, a viagem custa 15 € em táxi de 4 lugares. Caso vá sozinho, pode sempre tentar rachar esse valor com outros caminhantes, algo que é relativamente fácil.
Se for com um grupo de amigos, e levarem dois carros, sugerimos que deixem um carro em cada uma das praias fluviais. Dá um bocado mais de trabalho mas com a poupança já dá para pagar uma refrescante bebida para o grupo no final do percurso.
Melhor ponto para começar caso pretenda fazer ida e volta
Caso opte por fazer ida e volta, sugerimos que comece a caminhada na Praia Fluvial da Espiunca. Caso comece no Areínho terá de enfrentar, pela segunda vez, a subida da escadaria mesmo no final do percurso, o que depois de 17 km nas pernas é, no mínimo, extenuante.
Melhor itinerário para conhecer os Passadiços do Paiva caso não esteja em boa condição física
Caso não esteja em boa condição física, não se apoquente que temos uma solução para si. Comece os Passadiços do Paiva na Espiunca e vá apenas até à Praia do Vau, que fica sensivelmente a meio do percurso. Entre a Praia da Espiunca e a Praia do Vau não há desníveis de relevo e dessa forma evita subir/descer a grande escadaria. Claro que não irá ver metade dos passadiços, mas é (bem) melhor que nada. E pode sempre voltar mais tarde para fazer a totalidade do percurso.
Uma vez no Vau, pode optar por voltar para trás a pé ou apanhar um táxi. Caso escolha a última opção, recomendamos que leve consigo um número de táxi (pode pedir no seu alojamento), pois aqui nem sempre há táxis disponíveis.
Quando ir
Os Passadiços do Paiva estão abertos todo o ano e cada uma das estações nos revela uma face diferente deste santuário natural que é o vale do rio Paiva. As nossas estações favoritas são a primavera e o outono, altura em que o clima está mais ameno (e como tal mais propício a caminhadas) e a serra se veste de mil cores. No inverno é preciso ter em conta as condições climatéricas mais adversas e ir preparado para a chuva e frio. Se for no verão, opte por caminhar logo de manhã cedo ou ao final da tarde de forma a fintar o (muitas vezes abrasador) calor.
O que levar
- Mochila leve e confortável
- Calçado adequado a caminhadas
- No mínimo um litro e meio de água (só existem bares nas extremidades e sensivelmente a meio do percurso, na Praia do Vau)
- Snacks (barras energéticas, fruta, etc) e uma boa merenda caso pretenda fazer um picnic (altamente recomendável)
- Protetor solar, óculos de sol e chapéu
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada
- Um saco para trazerem convosco o vosso lixo.
Informação Prática do Percurso
Distância: 8,7 km (17,4 km ida e volta)
Circular: não
Dificuldade Técnica: Fácil/Moderada para quem esteja habituado a caminhadas. No entanto, o site oficial dos Passadiços do Paiva classifica a dificuldade como sendo Alta, algo com que concordamos caso a pessoa não esteja minimamente familiarizada com este tipo de caminhadas, que estão longe de ser um passeio no parque.
Local de Partida/Chegada: Areínho/Espiunca
Coordenadas GPS do local partida/chegada:
- Espiunca: 40°59’34.67″N 8°12’41.19″W
- Areínho: 40°57’9.68″N 8°10’33.05″W
Outras dicas práticas e recomendações
- A Praia Fluvial do Vau fica sensivelmente a meio do percurso e é um excelente local para fazer um picnic e, se for no Verão, dar um refrescante mergulho no Paiva.
- Atravessar a ponte suspensa sobre o rio Paiva é 100% opcional. Caso tenha vertigens, ou não esteja para aí virado, pode percorrer a totalidade dos Passadiços do Paiva sem atravessar a bamboleante ponte. Mas acredite que vale muito a pena!
- Ao longo do percurso, existem telefones SOS. Por isso, se vir que está em dificuldades, pode (e deve) recorrer a eles. Caso sinta que está muito cansado, lembre-se que pode sair dos Passadiços do Paiva a sensivelmente meio do percurso, na Praia do Vau.
- Existem casas de banho e bares de apoio nas extremidades dos passadiços e na Praia do Vau
- Não é permitido correr nos Passadiços do Paiva, nem circular de bicicleta ou qualquer tipo de veículo motorizado
- “Tire apenas fotos, deixe apenas pegadas, mate apenas tempo”
Principais Pontos de Interesse dos Passadiços do Paiva – Foto Reportagem do Percurso
Ao percorrer os Passadiços do Paiva será brindado com paisagens assombrosas e poderá desfrutar da natureza em estado puro. O percurso segue praticamente sempre pelas cénicas e harmoniosas estruturas de madeira tendo apenas alguns pequenos troços de terra batida.
Acredite que cada passo dado o vai recompensar com verdadeiras obras-primas da natureza às quais é impossível ficar indiferente. Não temos dúvidas que, tal como nós, vai regressar a casa de coração cheio. Abaixo poderá ver várias fotografias de alguns dos locais mais emblemáticos dos passadiços mais bonitos do mundo. E podemos afiançar que ao vivo é muito melhor!
Mapa dos Passadiços do Paiva e rota GPS em formato GPX / KML para download
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos Passadiços do Paiva
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Altimetria dos Passadiços do Paiva
Onde ficar perto dos Passadiços do Paiva? Sugestões de alojamentos
Como deve saber, os Passadiços do Paiva são hoje um dos destinos mais procurados de Portugal. Logo, recomendamos vivamente que reserve o seu alojamento com o máximo de antecedência possível de forma a garantir os melhores preços. Para lhe dar uma mãozinha, apresentamos os nossos alojamentos favoritos – testados e aprovados por nós.
A nossa primeira sugestão de alojamento onde ficar hospedado para percorrer os Passadiços do Paiva é um turismo rural que fica bem perto de Arouca, mas rodeada de sossego. Restaurada, a Quinta de Anterronde alia a história duma quinta do século XV ao conforto elegante. São 9 quartos e suites privados confortáveis, luminosos e espaçosos. A decoração conjuga comodidades modernas a peças de mobiliário clássico e gracioso. Depois duma noite bem repousante, há um excelente pequeno-almoço à sua espera onde surgem os mirtilos e kiwis produzidos na quinta. Relaxar na piscina exterior, apreciar camélias centenárias no jardim romântico ou abraçar a paisagem circundante de riachos, vales e montanhas são afazeres a que vai querer entregar-se de bom grado.
A chave do sucesso do Quintãs Farm Houses está nas pessoas que são a alma deste projeto. Se procura uma das melhores experiências para miniférias na zona dos Passadiços do Paiva, os apartamentos desta quinta são o alojamento ideal para si e para a família. Com parque infantil, piscina e jardim – e amistosos animais de quinta que são adoráveis. Modernos, espaçosos, harmoniosos, decorados com excelente bom gosto e com uma vista panorâmica incrível. E de manhã, quem resiste àquele cheirinho de pão acabado de cozer? Só abre ainda mais o apetite para um pequeno almoço com muita variedade e abundância.
Pode ser um hotel de 3 estrelas, mas o Hotel Rural da Freita na Mizarela (Arouca) é cinco estrelas para quem procura a combinação perfeita entre ruralidade, natureza em estado puro e descanso em total comodidade. Ter o conforto integral duma unidade hoteleira moderna em plena Serra da Freita é um achado. Quartos super espaçosos, luminosos e aclimatizados, com decoração moderna e harmoniosa, casa de banho privativa e, alguns, com uma enorme varanda. Em dias limpos, a vista no horizonte chega até à Ria de Aveiro e ao mar. Só vai querer sair da comodidade do quarto porque o pequeno almoço continental é mesmo delicioso e muito variado.
Clique para ver mais opções de alojamento perto dos Passadiços do Paiva
Onde Comer
Arouca marca pontos na hora de nos sentarmos à mesa. A gastronomia local, onde brilha a famosa Posta Arouquense, é uma das melhores de Portugal. E ainda bem porque, depois de percorrer os Passadiços do Paiva, se há algo que não falta, é apetite.
Parlamento
O nosso prato de eleição em Arouca é a majestosa Posta à Arouquesa. E a nossa favorita é a do restaurante Parlamento. A carne é tão tenra que se corta como manteiga e quase derrete na boca. O arroz de fumeiro que acompanha, é de comer e chorar por mais. E se a comida aconchega, o espaço cuidado e atendimento personalizado encantam. Só de escrevermos estas linhas já estamos de água na boca…
Casa dos Doces Conventuais de Arouca
Esta pastelaria arouquense é a grande responsável pela maioria dos pecados da gula de toda a região. Entre as Castanhas Doces, os Charutos de Amêndoa, as Barrigas de Freira e as Pedras Parideiras venha o diabo e escolha. Não é à toa que está localizada mesmo em frente ao Mosteiro de Arouca. É que, depois disto, uma pessoa tem de se penitenciar.
Restaurante Mira Freita
Se seguir a nossa sugestão de escapadinha e adicionar um passeio pela Serra da Freita à sua visita aos Passadiços do Paiva, não deixe de dar um saltinho ao restaurante Mira Freita. Fica um pouco fora de mão mas garantimos que vale a pena o desvio. O espaço é super acolhedor e a comida caseira com sabores serranos é do melhor que encontra por estas paragens. Se optar pelo cabrito ou pelo famoso Cozido da Velha, é aposta ganha. Infelizmente, a matemática é que (nem sempre) está à altura da excelência da cozinha, por isso, dê uma ajuda na hora de somar a conta.
Outros Trilhos e Percursos Pedestres no Arouca Geopark
Se gosta de caminhar, vai adorar o Arouca Geopark. Existem nada mais nada menos do que 17 percursos pedestres devidamente marcados e com vários níveis de dificuldade, dos quais 16 são pequenas rotas. Os nossos favoritos são as Escarpas da Mizarela, o trilho da Aldeia do Drave, o Caminho do Carteiro, a rota do Ouro Negro e o exigente trilho dos Caminhos do Montemuro.
- PR1 Caminhos do Montemuro – 19 km
- PR2 Caminhos do Vale do Urtigosa – 11 km
- PR3 Caminhos do Sol Nascente – 13 km
- PR4 Cercanias da Freita – 13 km
- PR5 Livraria do Paiva – 3 km
- PR6 Caminho do Carteiro – 6 km
- PR7 Nas Escarpas da Mizarela 8 km
- PR8 Rota do Ouro Negro 6 km
- PR10 Rota dos Aromas 11 km
- PR11 Trilho das Levadas 11 km
- PR13 Na Senda do Paivô 4,5 km
- PR14 Drave, a Aldeia Mágica 4 km
- PR16 São Pedro Velho 12 km
- GR28 Por Montes e Vales – 26 km
Clique para conhecer os Melhores Trilhos da Serra da Freita e Arouca Geopark
Sugestão de roteiro para uma escapadinha aos Passadiços do Paiva – o que ver e fazer num fim-de-semana
Aproveite a sua visita aos Passadiços do Paiva para conhecer a vila de Arouca e alguns dos locais mais emblemáticos do Arouca Geopark e da Serra da Freita. Abaixo encontra a nossa sugestão para um fim-de-semana inesquecível.
Dia 1
Dia 2
Clique para ler o nosso roteiro detalhado da Serra da Freita e Arouca Geopark
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Boa noite. Para quem não tem carro, qual é a melhor forma de visitar os passadiços?
Olá Carolina!
A melhor opção para quem não tem carro é apanhar um taxi em Arouca para o início dos Passadiços do Paiva e posteriormente de regresso a Arouca.
Parabéns! Grande artigo! Obrigado,
Muito Obrigado!
Boa noite, obrigado por toda esta informação que nos ajuda a preparar a viagem.
Só uma questa, para quem quer fazer os passadiços nos dois sentidos e a ponte suspensa também, qual o melhor ponto para iniciar o percurso?
A ponte suspensa 516 Arouca, tambem se faz em dois sentidos?
Obrigado
Olá Teresa,
A Ponte Suspensa será sempre ida e volta (a não ser que vá colocar um carro em cada margem do rio, o que não se justifica visto ter pouco mais de 500 metros). No que diz respeito aos passadiços em si a nossa recomendação mantem-se igual: “caso opte por fazer ida e volta, sugerimos que comece a caminhada na Praia Fluvial da Espiunca. Caso comece no Areínho terá de enfrentar, pela segunda vez, a subida da escadaria mesmo no final do percurso, o que depois de 17 km nas pernas é, no mínimo, extenuante”.
Boa caminhada!
Ainda não consegui perceber se consigo fazer a ponte 516 dentro do percurso dos passadiços se a mesma se encontra fora.
Como aconselham fazer a interação das duas atrações (Passadiços e Ponte)?
Olá Duarte,
A Ponte Suspensa encontra-se junto à entrada do Areinho dos Passadiços do Paiva, logo pode atravessar a Ponte Suspensa e fazer os passadiços (o bilhete da Ponte Suspensa dá direito a percorrer os Passadiços do Paiva sem custos adicionais como mencionado no artigo). A localização da Ponte Suspensa 516 está no mapa que disponibilizamos no artigo e como poderá ver no mesmo o percurso dos Passadiços do Paiva passam no acesso à Ponte Suspensa.
Boa caminhada!
Não sei se comprando os bilhetes para a ponte suspensa num dia, se posso fazer a travessia dos passadiços noutro dia.Como o bilhete inclui estes dois percursos.
Se conseguirem ajudar, agradecia.
Obrigada
Olá Ana,
Nessa questão não conseguimos ajudar. É melhor contactar diretamente a bilheteira da Ponte Suspensa.
Boa caminhada!
Olá,
Excelente artigo. SFF, é possível retornar a qualquer momento do percurso? Vou com crianças que podem cansar-se e querer retornar. A pergunta vale para a Ponte suspensa. Podemos ir e retornar?
Agradeço imenso,
Obrigada
Olá Claudia,
Não lhe sabemos responder a essas questões. É melhor contactar as autoridades responsáveis pelos Passadiços do Paiva.
Olá. No nosso grupo há pessoas que não querem fazer a ponte suspensa. Se nos separamos em dois grupo, iremo-nos reencontrar nos passadiços, certo?
Mais uma dúvida. Quem fizer a ponte tem que fazer ida e volta dos passadiços? Nós queríamos ir só do Areinho a Espiunca. Obrigada.
Sim, podem reencontrar-se sem problemas até porque quem atravessar a ponte terá sempre de regressar ao ponto de partida (têm de fazer a travessia 2 vezes). Mas os Passadiços do Paiva não precisam de fazer ida e volta. Podem fazer como têm planeado.
Boa caminhada!
Já fizemos os passadiços e o interesse maior agora era a Ponte. Se começarmos na Espiunca, a ponte é no final antes da grande escadaria junto do Areinho? Ou seja, saímos pela ponte e já não percorremos apenas a escadaria final, é isso?
Olá Ricardo,
Sim, se percorrer os Passadiços do Paiva no sentido Espiunca-Areinho, a Ponte Suspensa fica antes da escadaria que desce ao Areinho. O facto de irem atravessar a Ponte Suspensa não impede de irem até à Praia Fluvial do Areinho, pois a travessia é sempre ida e volta.
Boa caminhada!
Ah ok, pensei que a ponte só se fazia num sentido e já não se regressava, obrigado!
Antes de mais gostaria de felicitar o vosso trabalho de divulgação e promoção das diferentes regiões e Portugal e também do resto do Mundo. Efetivamente os Passadiços do Paiva e a Ponte 516 Arouca são as principais atrações do momento, em Arouca. Mas Arouca tem muito mais para ser explorado. Tem 41 locais de interesse classificados pela UNESCO.
Aproveito, mais uma vez para agradecer o vosso trabalho e para voltarem a Arouca e partilharem mais experiências nesta região extraordinária. Obrigado e bom trabalho!
Olá Tiago,
Agradecemos o feedback relativamente ao nosso trabalho. Estamos bem conscientes que a riqueza do Arouca Geopark e respetiva oferta de percursos pedestres está longe de se esgotar nos Passadiços do Paiva. Se reler o artigo com atenção poderá verificar que já visitamos muitos mais locais no Arouca Geopark e que até apresentamos uma sugestão de roteiro para o visitar. Pode ler os nossos outros artigos sobre Arouca (e arredores) aqui:
https://www.vagamundos.pt/visitar-serra-da-freita-roteiro/
https://www.vagamundos.pt/trilhos-serra-da-freita-arouca/
E claro teremos todo o gosto em regressar a Arouca, pois ainda temos muito que explorar. Basta surgir a oportunidade!
Cumprimentos
Bom dia! Excelente artigo!
Vamos com uma idosa que efetivamente não tem capacidade física para percorrer os passadiços totalmente, mas quer muito pelo menos ver a ponte. A ponte fica longe da entrada do Areinho?
Olá Vitoria,
A Ponte Suspensa fica relativamente perto da entrada do Areinho. No mapa que disponibilizamos neste artigo encontra a localização exata da Ponte Suspensa dos Passadiços do Paiva.
Boa caminhada!
Olá Bom dia
Antes mais os meus parabens pelo excelente artigo que partilham connosco, já estou pela segunda vez a pesquisar dicas e roteiros de viagens no vosso site!
Vou fazer os Passadiços com um grupo de amigas, surgiu uma dúvida em relação à Ponte suspensa!
Nós estamos a pensar em iniciar o percurso do lado de Espiunca, tal como vocês aconselharam, logo vamos encontrar a ponte suspensa mais perto do fim do percurso, a questão é se teremos de fazer algum desvio para aceder à ponte? existem placas a indicar o inicio da Ponte? e depois de apassarmos encontramos o caminho até ao fim do percurso? Ou teremos de voltar para trás?
Obrigada
Olá Ana,
O início da Ponte Suspensa está bem assinalada, sendo que a entrada é mesmo ao lado do percurso dos Passadiços do Paiva. No mapa que disponibilizamos neste artigo tem a sua localização exata. Terão sempre de fazer ida e volta na ponte para regressarem aos passadiços.
Boa caminhada!
Boa noite, gostaria de saber se posso entrar pela ponte suspensa e iniciar o percurso dos passadiços pela ponte? Gosto muito do vosso site. Obrigada pela ajuda
Olá Cristina,
Não é possível entrar diretamente na ponte suspensa, terá que entrar primeiro nos passadiços. A ponte fica junto à entrada do do Areinho. No mapa que disponibilizamos neste artigo tem a localização exata.
Boa caminhada
Queridos! Boa noite!! Passo por aqui para agradecer pelas dicas e inspirações que nos presenteiam através de vosso site! Neste final de semana estive nos Passadiços do Paiva e foi realmente incrível! E a postagem é extremamente fidedigna e bem feita! Seguirei acompanhando e descobrindo esses lugares incríveis com vocês!!! Obrigada!
Olá Glaucia,
Muito obrigado pelo feedback! Ficamos de coração cheio.
Boas viagens
Já não é a primeira vez que recorro à Vagamundos. Obrigada por toda a partilha e preciosas dicas.Gratidao 💚
Muito obrigado!
Olá. estou a pensar ir fazer os passadiços e a ponte mas como somos uma família de 5 vamos optar por fazer ida e volta. Uma vez que os táxis são de 4 passageiros ia obrigar a dois táxis ou encontrar alguém para “dividir”
Como recomenda iniciar na Praia Fluvial da Espiunca nesta situação quais os bilhetes da ponte se devem comprar?
Ponte – Pórtico do areinho OU Ponte suspensa – Alvarenga
Desde já os parabéns pelo vosso trabalho e disponibilidade
Olá Graciete,
Visto que vão percorrer também os Passadiços do Paiva a entrada da Ponte Suspensa de Arouca mais apropriada é o Pórtico do Areinho pois é o que fica no percurso dos passadiços. A entrada de Alvarenga é mais apropriada para quem só pretende atravessar a ponte suspensa.
Boa caminhada
Boa noite 😊 suponho que pra ver isto ( Panorâmica do Detrelo da Malhada – Pedras Boroas do Junqueiro – Miradouro São Pedro Velho – Parque Fluvial de Albergaria da Serra – Miradouro da Frecha da Mizarela (a cascata mais alta de Portugal Continental) – Pedras Parideiras – Radar Meteorológico de Arouca ) tudo se encontra no caminho do mesmo trilho? Ou? Obrigada
Olá Beatriz,
Para ver todos esses locais a melhor opção é de carro e depois fazer pequenas caminhadas. A ordem apresentada é a mais eficiente para fazer as visitas.
Boa viagem!