Penacova: o que visitar e fazer | Roteiro Arista e Praias Fluviais

Penacova: o que visitar e fazer | Roteiro Arista e Praias Fluviais

Anda à procura de um destino para uma escapadinha em Portugal, que conjugue na perfeição património histórico, natural e cultural? Então, está na hora de ir visitar Penacova, uma das vilas mais genuínas do centro de Portugal, idilicamente empoleirada no topo de um empinado monte sobranceiro à Serra do Bussaco, com o rio Mondego a correr a seus pés. É uma autêntica vila miradouro que se tornou, sem surpresa, num dos pontos de paragem mais emblemáticos numa roadtrip pela Estrada Nacional 2.

Penacova: o que visitar e fazer | Roteiro Arista e Praias Fluviais

O slogan turístico do município diz que Penacova “tem bom ar”, numa clara alusão aos “aristas”, pessoas das grandes cidades que desde o início do século XX rumavam a Penacova para usufruir da sua excelsa qualidade do ar. E podemos afiançar que tem… E tem também miradouros com vistas de cortar a respiração, fotogénicos moinhos que parecem recortados de um livro de Miguel de Cervantes, maravilhosas praias fluviais, belezas naturais singulares, uma gastronomia de babar e um riquíssimo património histórico onde brilha o secular Mosteiro do Lorvão.

Penacova: o que visitar e fazer | Roteiro Arista e Praias Fluviais
Moinhos da Serra da Atalhada, um dos locais a não perder quando visitar Penacova

Para que não perca pitada do muito que Penacova tem para lhe oferecer, neste artigo partilhamos consigo um roteiro com o que ver e fazer em Penacova, vila e concelho. E, claro, encontra também as nossas habituais dicas VagaMundos, sugestões de alojamentos e restaurantes, e um mapa orientador para @ ajudar a descobrir os muitos encantos de Penacova.

Penacova: o que visitar e fazer | Roteiro Arista e Praias Fluviais

Onde fica Penacova?

Penacova: o que visitar e fazer | Roteiro Arista e Praias FluviaisPenacova é uma vila do distrito de Coimbra situada nas franjas da Serra do Bussaco, na antiga província da Beira Litoral, bem no Centro de Portugal. Sede de município, a vila de Penacova dista 25 km de Coimbra, 130 km do Porto e 220 km de Lisboa. Tem como concelhos vizinhos Arganil, Coimbra, Mealhada, Mortágua, Vila Nova de Poiares e Tábua.

Quando visitar Penacova?

Penacova: o que visitar e fazer | Roteiro Arista e Praias Fluviais
Livraria do Mondego – Roteiro para visitar Penacova

Sendo um destino completo, com pretextos suficientes para ser visitado o ano inteiro, decidir quando visitar Penacova dependerá mais dos seus interesses.

Os dias quentes de verão são a melhor altura do ano para quem deseja desfrutar das suas praias fluviais, muito populares e concorridas nesta época alta.

Penacova: o que visitar e fazer | Roteiro Arista e Praias Fluviais
Praia Fluvial do Reconquinho – Roteiro para visitar Penacova

A primavera e o outono são as épocas mais agradáveis para percorrer os muitos trilhos e percursos pedestres, num contacto próximo com o ambiente tipicamente rural e uma excelsa natureza ainda em estado puro que caracterizam o concelho de Penacova.

No inverno, o património histórico é um bom pretexto de visita e há feiras gastronómicas em Penacova, e arredores, às quais os bons garfos não conseguem resistir.

Penacova: o que visitar e fazer | Roteiro Arista e Praias Fluviais
Mosteiro de Lorvão – Roteiro para visitar Penacova

Festas, romarias e festivais gastronómicos são outras das oportunidades para conhecer a cultura do território e saber quando visitar Penacova. Os grandes destaques vão para os seguintes eventos:

  • Festival da Lampreia, que por norma ocorre no último fim-de-semana de fevereiro. Se for apreciador desta iguaria, é a desculpa perfeita para visitar Penacova que tem inclusivamente o cognome de “Capital da Lampreia”.
  • Celebrações da Semana Santa, com especial destaque para a Procissão do Enterro do Senhor na Sexta-feira Santa.
  • Festas das Santas Rainhas, no penúltimo fim-de-semana de outubro, Lorvão celebra as Santas Rainhas, D. Teresa e D. Sancha, intimamente ligadas à história do Mosteiro de Lorvão.
  • Romaria à Nossa Senhora do Mont’Alto, que se realiza no dia 8 de setembro.

Onde ficar a dormir em Penacova? Sugestões de alojamento

Charrua do Mondego

Em plena Estrada Nacional 2, no lugar de Vila Nova a dois quilómetros de Penacova, a hospitalidade dos anfitriões, a relação qualidade-preço e o conforto são os trunfos da Charrua do Mondego. Este alojamento local dispõe de quartos privados climatizados simples, funcionais e irrepreensivelmente limpos. Com mais espaço, vistas de encanto e kitchenette totalmente equipada, a suite é uma excelente aposta.

Hotel Rural Quinta da Conchada

Se o conforto da cama ao deitar à noite é sedutor, as manhãs no Hotel Rural Quinta da Conchada são uma tentação. A começar pelas vistas incríveis sobre o espelho de água da Barragem da Aguieira e os mimos dum pequeno almoço variado e saboroso, servidos de bandeja e com simpatia desarmante. Para saborear a tranquilidade da sua varanda de dimensões generosas, dos serviços do Spa, do restaurante e do bar, uma noite vai saber a pouco.

Grande Hotel de Luso

Some à sua escapadinha a Penacova as virtudes terapêuticas das Termas de Luso e tem a escapadinha anti-stress perfeita. E que melhor lugar que o Grande Hotel de Luso? Integrando as Termas do Luso, o emblemático hotel de 4 estrelas marca tendências desde 1940 no termalismo nacional. Recentemente renovado, os quartos são refúgios de conforto absoluto, agora com um toque moderno admirável. Os elogios estendem-se a uma equipa de funcionários que merece mais uma estrela.

Clique para ver mais opções de alojamento em Penacova

O que ver e fazer em Penacova? Locais a visitar e experiências a não perder

Penacova: o que visitar e fazer | Roteiro Arista e Praias Fluviais
Pérgola Raúl Lino – Roteiro para visitar Penacova

O que visitar em Penacova? Bem, para a vila em si, não vai precisar de alocar muito tempo. Como tal, não nos vamos alargar muito com a escrita. Mas não nos interprete mal! É que a riqueza patrimonial, natural e cultural de Penacova não se encontra concentrada na vila mas sim espalhada pelo concelho, como vai perceber ao ler este artigo.

Posto isto, os locais que consideramos de visita obrigatória na vila de Penacova são os seguintes:

  • Apreciar as vistas da varanda da romântica Pérgola Raúl Lino, situada no extremo do Jardim do Largo Alberto Leitão. Enquanto aprecia a paisagem, aproveite para tomar uma bebida na sua esplanada e para tirar uma fotografia junto à instalação alusiva à Estrada Nacional 2. No largo irá encontrar também o antigo edifício dos Paços do Concelho de Penacova.
  • Visitar a Igreja Matriz de Penacova, dedicada a Nossa Senhora da Assunção.
  • Deambular pelas estreitas rua e ruelas calcetadas do centro histórico de Penacova apreciando o seu típico casario. Durante o seu passeio não deixe de passar pelo antigo pelourinho da vila, hoje transformado num cruzeiro.
  • Mirante Emygdio da Silva, o ex-libris de Penacova, onde poderá usufruir de vistas arrebatadoras sobre o rio Mondego, a vila e os serrados que a emolduram.
Vista do Mirante Emygdio da Silva

O que visitar no concelho de Penacova? Roteiro do Arista

Agora que já visitou a vila de Penacova, pegue no carro e desfie o novelo de estradas que vão conduzi-l@ por alguns dos lugares imperdíveis a visitar no concelho de Penacova.

Penacova: o que visitar e fazer | Roteiro Arista e Praias Fluviais
Moinhos de Gavinhos – Roteiro para visitar Penacova

Para ajudar o visitante a descobrir os 8 principais pontos turísticos de Penacova, o município criou o Roteiro do Arista, uma clara homenagem aos visitantes que procuram o bom ar de Penacova. Em cada um dos locais do Roteiro do Arista irá encontrar uma fotogénica instalação com uma das letras que formam a palavra Penacova. Inclusivamente, por esta altura do campeonato, já encontrou a primeira letra A na vila de Penacova, mais concretamente no Mirante Emydgio da Silva.

Penacova: o que visitar e fazer | Roteiro Arista e Praias Fluviais
Mirante Emydgio da Silva – Roteiro do Arista em Penacova

Contudo, como Penacova não tem letras suficientes para abarcar todos os seus encantos, acrescentamos ao Roteiro do Arista mais três locais de interesse que, acreditamos, vão enriquecer o seu roteiro a visitar Penacova.

Penacova: o que visitar e fazer | Roteiro Arista e Praias Fluviais
Miradouro de Penedo do Castro – Roteiro do Arista em Penacova

Abaixo encontra a lista dos locais de interesse do Roteiro do Arista, com a indicação da respetiva letra que irá encontrar em cada um deles, e os nossos locais “bónus” a visitar em Penacova.

Fornos de Cal – Roteiro do Arista em Penacova

Logo a seguir, encontra uma breve descrição de cada um dos destinos, listados pela ordem que consideramos mais eficiente para efetuar as visitas. Assim irá conseguir otimizar o tempo do seu roteiro para visitar Penacova. É que se seguir religiosamente a ordem das letras, vai passar o dia a andar para trás e para a frente.

Lista de locais a visitar no Roteiro do Arista de Penacova

  • Miradouro de Penedo do Castro (letra P)
  • Mosteiro do Lorvão (letra E)
  • Fornos de Cal (letra N)
  • Mirante Emydgio da Silva (letra A)
  • Praia Fluvial do Reconquinho (letra C)
  • Moinhos de Gavinhos (letra O)
  • Praia Fluvial do Vimieiro (letra V)
  • Livraria do Mondego (letra A)

Bónus VagaMundos

  • Moinhos da Serra da Atalhada
  • Local da travessia do Mondego pelas tropas Anglo-Lusas na Batalha do Bussaco
  • Barragem da Aguieira
Dica VagaMundos: se estiver a visitar Penacova com crianças, sugerimos que instale e aplicação para smartphone (está disponível para Android e iOS) para que eles possam ir colecionando as fotografias do local e assim completando o puzzle. Torna a viagem bem mais divertida para eles!

Miradouro do Penedo do Castro

Para mais uma dose de arrebatadoras vistas panorâmicas sobre o Vale do Mondego, rume ao Miradouro do Penedo do Castro, idilicamente localizado no topo de uma escarpa quartzítica, nas imediações da vila de Penacova. Vai ficar vidrad@ com a paisagem escolhida como pano de fundo da letra P do Roteiro dos Aristas!

Mosteiro de Lorvão

Um dos locais imperdíveis num roteiro a visitar Penacova é o Mosteiro de Lorvão, um dos mosteiros mais antigos da Europa, com data de fundação no longínquo século VI. Começou por ser um mosteiro masculino, mas no início do século XIII passou para a Ordem de Cister tornando-se num mosteiro feminino dedicado a Santa Maria, passando assim a designar-se por Mosteiro de Santa Maria de Lorvão.

Esta profunda transformação deveu-se à infanta Dona Teresa, mulher de Afonso IX de Leão, que, depois de ver o seu matrimónio ser declarado inválido por consanguinidade, regressou a Portugal e introduziu a congregação feminina no mosteiro. Dona Teresa residiu no Mosteiro de Lorvão até à data da sua morte, em 1250, encontra-se hoje sepultada na igreja do mosteiro juntamente com sua irmã, Dona Sancha. Os seus túmulos são inclusivamente uma das principais atracões do mosteiro. Para saber mais sobre a secular história do mosteiro, recomendamos uma visita ao Centro Interpretativo do Mosteiro do Lorvão, inaugurado em julho de 2023.

Doces Conventuais de Lorvão, um doce pecado ao qual dificilmente vai resistir quando visitar Penacova
Dica VagaMundos: mesmo ao lado do complexo do Mosteiro de Lorvão encontra uma pastelaria onde pode comprar uma enorme variedade de doces conventuais, cujas receitas são originárias do Mosteiro de Lorvão. O nosso favorito é a Nevada, mas também não dizemos que não aos Pastéis de Lorvão, aos Beijinhos do Lorvão, ao Bolo das Infantas e às Lampreias Doces. Se estiver de dieta, o mais certo é pecar!

Moinhos de Gavinhos

Os Moinhos de Gavinhos são outro dos locais imperdíveis num roteiro a visitar Penacova. Há sua espera tem 14 fotogénicos moinhos de vento plantados no topo de um monte onde será brindado com soberbas vistas para a Serra do Buçaco e para a vizinha Serra da Aveleira. É um cenário que parece recortado de uma história do Dom Quixote. Junto aos moinhos irá encontrar também uma colossal imagem do Imaculado Coração de Maria.

Fornos de Cal

Penacova: o que visitar e fazer | Roteiro Arista e Praias FluviaisPenacova foi outrora um importante produtor de cal sendo ainda hoje possível encontrar largas dezenas de ruínas de Fornos de Cal um pouco por todo o concelho. Contudo, é no pequeno povoado Casal de Santo Amaro que se encontra o maior e melhor preservado conjunto de fornos de cal de Penacova, estando um deles completamente restaurado.

Praia Fluvial do Reconquinho

Praia Fluvial do Reconquinho vista de Penacova

Do Casal de Santo Amaro saltamos para o rio Mondego. É nas suas margens que se encontra a estupenda Praia Fluvial do Reconquinho, uma das nossas praias fluviais favoritas do centro de Portugal, e ponto de paragem obrigatório num roteiro a visitar Penacova.

Fica situada mesmo às portas da vila, na rota da mítica Estrada Nacional 2. Conte com uma bela paisagem natural e um enorme areal com chapéus de palha. É detentora de Bandeira Azul, possui vigilância e nadador salvador e tem todo o tipo de infraestruturas de apoio de que precisa para um dia bem passado.

Penacova: o que visitar e fazer | Roteiro Arista e Praias Fluviais
Barca Serrana – Roteiro para visitar Penacova

A cereja no topo do bolo é a sua cénica ponte de madeira sobre o Mondego que não só a conecta com um agradável percurso pedestre que segue pelas margens do rio, como ainda serve de prancha para ousados mergulhos.

Dica VagaMundos: se visitar a Praia Fluvial do Reconquinho num fim de semana de verão, pode fazer um passeio de barco pelo Mondego numa tradicional barca serrana, uma das embarcações típicas desta região.

Travessia do Mondego | Batalha do Bussaco

No extremo da Pista de Pesca de Penacova irá encontrar o histórico local onde, no ano de 1810, as tropas Anglo-Lusas atravessaram o rio Mondego com o objetivo de colocar um ponto final à Terceira Invasão Francesa naquela que ficou conhecida pela Batalha do Bussaco.

Livraria do Mondego

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar Penacova será na Livraria do Mondego, um monumento natural eximiamente plantado nas margens do rio Mondego que o tempo esculpiu ao longo de milhões de anos e que faz lembrar livros dispostos verticalmente numa estante. Uma obra prima da natureza!

Moinhos da Serra da Atalhada

Depois de “ler as pedras” está na hora de ir conhecer os antigos Moinhos da Serra da Atalhada plantados na cumeada da serra, o maior núcleo molinológico de Penacova. Os mais de 20 moinhos, alguns deles recuperados e adaptados para alojamento de turismo rural, são simplesmente encantadores mas, o mais certo, é as vistas panorâmicas roubarem-lhe toda a atenção. Não fazem parte do Roteiro do Arista mas, em nossa opinião, são um dos locais a não perder quando visitar Penacova.

Praia Fluvial do Vimieiro

Penacova: o que visitar e fazer | Roteiro Arista e Praias Fluviais

É nas margens do rio Alva que se encontra outra irresistível praia fluvial de Penacova: a Praia Fluvial do Vimieiro.

Águas cristalinas, Bandeira Azul, vegetação luxuriante, ambiente bucólico, muitas sombras, um açude que forma umas quedas de água apaixonantes, excelente restaurante, um pitoresco moinho de água, acessos e infraestruturas excelentes são os ingredientes que fazem da praia fluvial do Vimieiro uma das praias fluviais mais paradisíacas do centro de Portugal. A roçar a perfeição!

Barragem da Aguieira

Praia Fluvial da Senhora da Ribeira – Albufeira da Barragem da Aguieira

Se conseguir arredar pé da Praia Fluvial do Vimieiro, sugerimos que feche o seu roteiro a visitar Penacova na Barragem da Aguieira, uma das barragens mais majestosas de Portugal com quase 90 metros de altura.

A Barragem situa-se junto ao local onde o rio Dão se entrega ao Mondego, nos limites dos municípios de Penacova e de Mortágua. Contudo o imenso espelho de água da albufeira da Aguieira espraia-se também pelo município de Santa Comba Dão. Se visitar nos meses de verão e quiser dar um mergulho ou praticar desportos náuticos, a Praia Fluvial da Senhora da Ribeira, no concelho de Santa Comba Dão, é de longe a melhor aposta.

Onde comer em Penacova? Melhores Restaurantes

Lampreia, o prato mais emblemático de Penacova

A gastronomia é um dos grandes trunfos do concelho que leva tantos a visitar Penacova, uma e outra vez. A elevada qualidade dos produtos da região e a sabedoria popular conceberam pratos tradicionais de comer e chorar por mais.

Para além da incontornável Lampreia, os destaques gastronómicos de Penacova vão para a Chanfana, o Cabrito Assado no Forno, o Arroz de Míscaros, o Sarrabulho e o Leitão Assado, Peixo do Rio Frito e as Migas à Moda de Penacova. Nos doces já sabe, brilham as iguarias conventuais de Lorvão.

Leitão Assado, outra das iguarias a não perder quando visitar Penacova

Abaixo encontra os nossos restaurantes favoritos para degustar os pratos tradicionais da região. Aconselhamos que reserve com antecedência e garanta que estas iguarias estão disponíveis no dia que for visitar Penacova. Bom apetite!

Restaurante Panorâmico
Largo Alberto Leitão 7, Penacova

O Cantinho
Rua da Eirinha 18, Penacova

Restaurante Cota D’Azenha
Rua Principal 5, Azenha do Rio

Leitão do Aires
Zona Industrial (Junto ao Itinerário Principal Três), Espinheira

O que visitar perto de Penacova (para umas férias perfeitas)?

Trilho dos Gaios, um dos melhores percursos pedestres perto de Penacova

Quando for visitar Penacova, aproveite para conhecer outros encantos da região do Vale do Mondego e arredores. Até porque bem pertinho de Penacova encontra várias mãos cheias de locais de interesse para visitar. Abaixo encontra os nossos favoritos, com informação da distância face a Penacova:

Mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar em Penacova


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização os principais pontos de interesse a incluir num roteiro para visitar Penacova.

Outros artigos do Centro de Portugal

Abrantes | Águeda | Alcobaça | Aveiro | Aldeias Históricas de Portugal | ArganilBatalha | Belmonte | Cascata da Cabreia | Cascata da Pedra da Ferida | Castelo de BodeCastelo Branco | Castelo RodrigoCastro Daire | Celorico e Linhares da Beira | Estações Náuticas Centro de Portugal | Ferreira do ZêzereFigueira da Foz | Foz do CobrãoFragas de São Simão | Góis | Gouveia | Guarda | LeiriaPassadiços do Orvalho | DornesMédio Tejo | Mata do Bussaco | Monsanto | Montemor-o-Velho | Nazaré | Óbidos | Oeste de Portugal | Ourém | Penamacor | Penedo Furado | Peniche | Piodão | Praias Fluviais Centro de Portugal | Seia | Serras de Aire e CandeeirosSanta Comba Dão | Santarém | SeiaSerra do Açor | Serra da Estrela | Serra da LousãTomar | TrancosoVila de Rei | Viseu

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.