Visitar Pinhão e Quintas do Douro Vinhateiro: o que ver e fazer

Visitar Pinhão e Quintas do Douro Vinhateiro: o que ver e fazer

Há um entusiasmo inerente à simples ideia de visitar Pinhão. A mente viaja de imediato para uma terra de prazeres e sensações. É que Pinhão fica no coração do Douro Vinhateiro, a mais antiga Região Vinícola Demarcada, de Portugal e do mundo, e todos sabemos que isso equivale a delícias e deleites dos sentidos.

Visitar Pinhão e Quintas do Douro Vinhateiro: o que ver e fazerUma visita a Pinhão nunca será aborrecida. Aqui não se dão tréguas aos cinco sentidos. Vista, olfato, audição, paladar e tato são espicaçados incessantemente. Pinhão é sinónimo de boa comida e melhor bebida… De lânguidos passeios de barco num cruzeiro fluvial do Douro e sublimes paisagens perfilando o horizonte… De socalcos subindo montes acima e terraços de vinhedo formando sublimes paisagens ondulantes… Das cores vivas que cobrem a paisagem a cada estação e dos carmins intensos de que se vestem os néctares… Do doce odor da uva nas vindimas e do aroma intenso do mosto nas lagaradas… Da subtileza dos vinhos do Douro e da voluptuosidade dos vinhos do Porto…

Visitar Pinhão e Quintas do Douro Vinhateiro: o que ver e fazerDiminua o ritmo e aprecie os pequenos detalhes da vida, do abraço quente do sol à brisa ribeirinha no verão, ao canto dos pássaros pela manhã. Aqui encontrará um refúgio perfeito. Venha descobrir o que ver e fazer em Pinhão quando visitar na sua próxima escapadinha, navegando em pacífica procissão nas águas plácidas do rio Douro ou ao ritmo “desenfreado” duma velha locomotiva, palmilhando ou tateando estas terras de xisto, comendo das iguarias ou bebendo dos néctares.

Visitar Pinhão e Quintas do Douro Vinhateiro: o que ver e fazer

Quer saber mais sobre as maravilhas da região? Clique nos links para ler o nosso Roteiro do Douro Vinhateiro e aproveite para conhecer Peso da Régua e Lamego.

Quando visitar?

Visitar Pinhão e Quintas do Douro Vinhateiro: o que ver e fazerProvavelmente vai visitar o Pinhão num roteiro pelo Douro Vinhateiro e todas as épocas têm o seu charme e o seu interesse. Há algumas datas especiais, festividades e eventos a que deve estar atento para maximizar a sua visita. É o caso da Festa de Nossa senhora da Conceição que tem lugar no segundo domingo de julho, as grandes festas populares de Pinhão.

Visitar Pinhão e Quintas do Douro Vinhateiro: o que ver e fazer
Os meses das vindimas são excelentes para visitar Pinhão e o Douro Vinhateiro

A região é muito visitada durantes os meses quentes, entre maio e outubro, particularmente nos meses de setembro e outubro. São meses que atraem muitos turistas por causa das vindimas e das lagaradas (a pisa da uva nos lagares). Esta região do Alto Douro Vinhateiro já entra por terras transmontanas, onde os invernos são mais rigorosos. Contudo, a localização de Pinhão no cruzamento de dois rios, o Douro e o Pinhão, atenua em boa parte esse clima frio.

Como chegar?

Visitar Pinhão e Quintas do Douro Vinhateiro: o que ver e fazer
Cruzeiro pelo Douro – Visitar Pinhão

Há três maneiras de chegar a Pinhão, sempre com o Douro como companhia. De carro, de comboio e de barco. Todas elas são lentas e assim mesmo é que tem de ser. Afinal está rodeado da paisagem mais cénica de Portugal Continental que até é Património da Humanidade UNESCO. Dedique-lhe tempo!

De barco ou comboio, terá que vir do Porto. Quer pela linha férrea, quer pela “autoestrada” fluvial, a viagem é memorável por si só .

Visitar Pinhão e Quintas do Douro Vinhateiro: o que ver e fazerProvavelmente vai chegar a Pinhão de carro, o que vai dar muito jeito para visitar os pontos de interesse que enumeramos neste artigo. Assim sendo, dê por onde der, tem que percorrer a estrada “mais bonita do mundo”: a Estrada Nacional 222 entre Peso da Régua e Pinhão. São noventa e três curvas de espanto em apenas vinte e sete quilómetros de estrada a bordejar o rio Douro que deixam qualquer um de queixo caído.

Onde ficar a dormir em Pinhão? Sugestões de alojamento

Em Pinhão encontra uma variedade de retiros rurais e casas de campo luxuosas para uma escapadinha relaxante de paz e sossego. Popular entre os muitos visitantes do Douro Vinhateiro e cruzeiros do Douro, Pinhão facilmente atinge taxas de ocupação altas. Portanto, planeie a sua reserva com antecedência.

De seguida, sugerimos-lhe os nossos alojamentos favoritos (testados e aprovados por nós) que apresentam a melhor relação qualidade-preço. Clique nos links para ler comentários de outros hóspedes, verificar a disponibilidade e reservar o seu alojamento.

Em Pinhão um dos nossos alojamentos favoritos é LBV House Hotel. Boa localização, quartos espaçosos com varanda, piscina e estacionamento coberto grátis são os grandes trunfos deste alojamento. A relação qualidade-preço é muito positiva.

Se preferir um alojamento mais luxuoso, recomendamos o irrepreensível The Vintage House, o nosso preferido para quando queremos ser (muito) mimados numa escapadinha romântica ao Douro Vinhateiro.

Se não se importar de ficar um pouco mais distante de Pinhão, a Quinta Manhãs Douro é aposta ganha. Fica localizada na aldeia de Provesende e dificilmente encontra um alojamento com melhor relação qualidade-preço por estas bandas. A quinta é sossegada, tem uma piscina deliciosa para desfrutar nos dias quentes de verão e um pequeno-almoço fabuloso incluído no preço da estadia.

Clique para ver mais opções de alojamento no Pinhão

O que visitar em Pinhão?

Lemos, no comentário dum dos milhares dos nossos seguidores, que o Pinhão “É a terra mai’ linda do Douro!” Embora muitos possam contestar, Pinhão é a terra do coração desse apaixonado e nada afrouxará o sentimento. Sentimento que vai crescendo também em nós, cada vez que vamos visitar Pinhão.

É que Pinhão não é propriamente linda. É uma povoação “jovem” para a realidade nacional, portanto não tem o fascínio das terras históricas de Portugal. Há uma Igreja Matriz e um cruzeiro recentes, portanto não espere castelos ou monumentos colossais. Todavia…

Visitar Pinhão e Quintas do Douro Vinhateiro: o que ver e fazerApesar de pequena em tamanho, é um dos gigantes nacionais na beleza da paisagem envolvente, na série de pequenos prazeres a que nos podemos entregar e na qualidade do vinho do Porto que produz. Pinhão é compacta. Contudo, qualquer roteiro para visitar Pinhão será muito rico em experiências.

Visitar Pinhão e Quintas do Douro Vinhateiro: o que ver e fazerPinhão tem uma localização muito difícil de igualar: aninhada entre o rio Douro e o rio Pinhão, tem como pano de fundo as íngremes encostas durienses, cravadas de socalcos e pinceladas por quintas. Sim, parece uma pintura. Bucólica e madrigal.

Visitar Pinhão e Quintas do Douro Vinhateiro: o que ver e fazerJá deve ter cruzado a emblemática Ponte Rodoviária sobre o Douro para entrar em Pinhão – se veio pela EN222, como aconselhámos logo no início desta sugestão de passeio para visitar Pinhão. Saiba que esta ponte metálica é da autoria de Gustave Eiffel (sim, o mesmo da Torre Eiffel em Paris, da ponte de Viana do Castelo, e da Ponte D. Maria Pia no Porto). Estacione e ande a seu bel-prazer.

Há ainda outra ponte que merece a sua atenção, até porque o passeio por lá é agradável. Falamos da Ponte Metálica Ferroviária sobre o rio Pinhão. Atravesse o rio Pinhão pela ponte pedonal e aprecie a altiva Ponte Ferroviária ao seu lado.

Visitar Pinhão e Quintas do Douro Vinhateiro: o que ver e fazerOfuscado pela frente ribeirinha do Douro, muitos perdem o passeio ribeirinho do rio Pinhão: sem multidões, mais tranquilo e mais bucólico, terminando na ponte “velha” que demarca a fronteira dos concelhos de Alijó e Sabrosa.

Visitar Pinhão e Quintas do Douro Vinhateiro: o que ver e fazerAgora que já vimos a Ponte Ferroviária, vamos visitar o grande ex-libris de Pinhão. A Estação Ferroviária de Pinhão é mundialmente conhecida pelos belíssimos painéis de azulejos com cenas de todo o ciclo de produção do vinho do Porto. Os painéis de azulejo português datam de 1937 e foram encomendados à Fábrica Aleluia. São a razão pela qual muita gente vem visitar Pinhão e bem merecem o destaque, na nossa opinião.

Rume ao cais de embarque de Pinhão, um dos principais locais de interesse da vila de Pinhão a par da sua agradável marginal ribeirinha, para fazer um passeio de barco pelo rio Douro. É daqui que saem os emblemáticos cruzeiros do Douro. São passeios que satisfazem todos os gostos, necessidades e interesse. Desde passeios de uma hora a cruzeiros de dias de suave navegação, há seguramente um para si.

Dica VagaMundos: Existe vasta oferta de cruzeiros em Pinhão, mas o nosso favorito é o cruzeiro de duas horas de Barco Rabelo que faz a ligação Pinhão-Tua-Pinhão. Pode reservar o seu cruzeiro com antecedência (sem custos adicionais e cancelamento gratuito) através do GetYourGuide.

A ligação entre Pinhão e o vinho do Porto não podia ser mais próxima. A localidade foi inclusivamente fundada para servir de apoio às inúmeras quintas da região, que se dedicam à produção do famoso néctar, tornando-a num dos pontos centrais da logística de transporte das pipas de vinho até às caves de Vila Nova de Gaia

Tradicionalmente, as pipas eram carregadas em barcos rabelos que desciam o rio Douro até às caves. Com a vinda do comboio, os barcos foram relegados para segundo lugar. Mas a chegada inexorável do progresso acabou por ser inclemente até com o “cavalo de ferro” – a estrada trouxe uma logística de transporte mais rápido e económico.

Um passeio pelo rio Douro de barco rabelo é uma das actividades mais populares numa visita a Pinhão

Hoje, tanto os tradicionais barcos rabelos como o Comboio Histórico do Douro fazem parte da história e identidade da vila de Pinhão (e da região no seu todo) e foram “ressuscitados” para passeios turísticos. Portanto, se “andar” sobre a água está fora de questão, viaje no tempo e embarque numa das 5 carruagens históricas puxadas pela velhinha locomotiva a vapor do Comboio Histórico do Douro.

Com partida da Régua, paragem no Pinhão, e término no Tua, este percurso à beira do Rio Douro é marcada pela beleza da paisagem classificada pela UNESCO como Património Mundial. Animação a bordo com grupo de música e cantares tradicionais da região e um brinde com um Porto.

Lugares imperdíveis a visitar em redor do Pinhão

Depois do seu passeio de barco ou comboio pelo Douro, pegue no carro novamente e rume ao Miradouro de Casal de Loivos, para disfrutar de uma das mais belas paisagens do Douro. Para além da vista panorâmica sobre Pinhão e o Vale do Douro, é aqui que poderá observar a famosa curva em “L” que o Douro descreve junto à vila de Pinhão.

Percorra a estrada panorâmica EN 323, que liga Pinhão a Sabrosa, rumo à Aldeia Vinhateira de Provesende que, por estar localizada no topo de um planalto, oferece vistas ímpares sobre o Douro Vinhateiro. A caminho da aldeia vai encontrar vários miradouros onde é possível encostar o carro e desfrutar de excelentes vistas sobre o vale do rio Pinhão.

Se quiser esticar um bocadinho as pernas, e vir que tem tempo, aproveite a sua passagem por Provesende para percorrer o Trilho São Cristóvão do Douro que liga a Provesende a Pinhão através de caminhos rurais e propriedades vinícolas. O trilho tem apenas 5 km de extensão e é literalmente sempre a descer. Depois é só apanhar um táxi em Pinhão para o trazer de volta a Provesende.

Some mais um dia ao seu roteiro para visitar o Pinhão e vá explorar a aldeia histórica de São Mamede de Ribatua, também pertencente ao concelho de Alijó. Mais antiga que a nacionalidade, preserva uma riqueza cultural com uma identidade bem vincada. E é uma excelente “porta de entrada” para outra das joias do nosso Portugal, um País de Maravilhas: o Parque Natural Regional do Vale do Tua – clique para ler o nosso roteiro completo.

Miradouro do Ujo – Vale do Tua

À fama dos vinhos do Douro e do Porto da região, soma-se a fama dos Moscatéis. Há duas regiões de moscatéis nacionais com fama mundial, Setúbal e Favaios. Estando aqui tão perto, visite Favaios e adicione mais este néctar ao rol de prazeres que a região oferece. Para além do moscatel, garantimos que Favaios lhe reserva muitas outras surpresas, entre património singular e gastronomia de babar.

Melhores quintas para provas de vinhos do Porto perto de Pinhão

A grande maioria dos visitantes de Pinhão são, obviamente, atraídos pelas experiências (magníficas!) de Enoturismo em que se especializam algumas quintas produtoras de vinhos do Porto e do Douro. Quem resiste a pisar estas quintas familiares com tradição, os velhos solares, o terroir abençoado? Quem resiste a mirar as paisagens durienses, quiçá através do carmim dum Porto servido a preceito? Quem resiste a petiscar o melhor dos queijos e fumeiro saído das mãos desta gente acolhedora e hospitaleira? Nós, não.

Para nós, Pinhão é a região de eleição com as melhores quintas para as provas de vinhos do Douro e do Porto. Quando vamos visitar o Pinhão, algures pelo meio há sempre uma prova de vinhos com tábua de queijos e enchidos à mistura, e foi sempre aqui que tivemos as melhores experiências. De seguida, tem a nossa seleção de quintas para provas de vinho do Porto perto de Pinhão.

Quinta de La Rosa

Uma das nossas quintas favoritas perto de Pinhão é a Quinta de La Rosa. Esta propriedade de gestão familiar fica localizada nas margens do rio Douro, a somente um quilómetro do centro da vila, e, se quiser, até pode ficar lá a dormir.

Para além das provas de vinho do Porto (a sala de provas é fantástica), também é possível visitar as vinhas, andar a cavalo e degustar a deliciosa gastronomia duriense no seu restaurante “Cozinha da Clara”. Se visitar na época das vindimas, até pode pôr a “mão e o pé na massa”, que é como quem diz, passar umas boas horas a apanhar e a pisar uva.

Quinta da Roêda

A Quinta da Roêda, propriedade da Croft, é uma das quintas mais emblemáticas do Douro Vinhateiro. O poeta Veiga Cabral era um grande aficionado desta quinta duriense e tendo-a imortalizado com o seguinte registo: “Se a Região Demarcada do Douro fosse um anel de ouro, a Roêda seria o seu diamante.” Diamante ou não, o certo é que os seus vintages estão entre os melhores que já provamos!

Quinta do Seixo

Quer fazer uma prova de vinhos do Porto enquanto disfruta de uma vista de cortar a respiração? Então a charmosa Quinta do Seixo é precisamente aquilo que procura. A quinta, hoje propriedade da Sogrape (com a marca Sandeman), fica localizada na margem sul do Douro e oferece um vasto número de experiências, que vão desde as clássicas visitas às vinhas centenárias, lagares e adega (com prova de vinho do Porto) aos deliciosos picnics rodeados de natureza.

Quinta das Carvalhas

É também na margem sul do rio Douro, mesmo em frente a Pinhão, que fica a Quinta das Carvalhas, propriedade da histórica Real Companhia Velha. Para além das habituais provas de vinhos destacamos a sua emblemática Casa Redonda, situada mesmo no cume da montanha, de onde se tem uma vista de 360 graus sobre o Vale do Douro. Com paisagens assim, o Porto (ainda) escorrega melhor!

Quinta do Bonfim

Mais perto do centro da Vila de Pinhão é impossível. A Quinta do Bomfim fica a uns meros 500 metros do cais fluvial e da estação de Pinhão, o que faz dela uma excelente opção para quem já não quer pegar no carro depois das provas de vinho. O cesto de picnic, que tanto pode ser degustado no terraço do principal centro de visitas (com vista para o Douro), ou no terraço da Echo House no meio das vinhas, é irrepreensível!

Quinta do Portal

A Quinta do Portal é outra das nossas quintas favoritas no Douro Vinhateiro. Fica um pouco mais afastada de Pinhão que as outras que referimos (cerca de 10 km), mas o ambiente familiar da quinta mais do que justifica a viagem. Aqui, para além dos vinhos do Porto, brilham também os vinhos Moscatéis e, se a provas se arrastarem um pouco mais que a conta, pode deixar o regresso a Pinhão para o dia seguinte e ficar a dormir num dos apaixonantes quartos da Casa das Pipas.

Pinhão: Mapa dos Principais Pontos de Interesse


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos principais pontos de interesse a visitar num roteiro por Pinhão.

Outros Roteiros do Norte de Portugal

Arcos de Valdevez | BarcelosBragaChaves | Douro Vinhateiro | Gerês | GuimarãesLamegoMelgaçoMontalegrePeso da Régua | Ponte da BarcaPonte de LimaPortoPasseios Perto do PortoSerra da FreitaViana do Castelo

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.