É tão fácil apontar razões para visitar Ponte da Barca. Uma das belas e remotas vilas minhotas de Portugal, no distrito de Viana do Castelo, com o Parque Nacional da Peneda-Gerês a minutos de distância e que fica a pouco mais de 1 hora do Porto. Ponte da Barca convida a uma visita demorada, pelas paisagens verdejantes, pelo rio Lima, pelo rico património histórico-cultural, pela gastronomia regional e pelas gentes acolhedoras.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Onde fica Ponte da Barca?
- 2 O que visitar em Ponte da Barca?
- 3 Onde dormir em Ponte da Barca? Sugestões de Alojamento
- 4 Lugares imperdíveis para visitar perto de Ponte da Barca
- 5 Restaurantes onde comer em Ponte da Barca
- 6 Ponte da Barca: mapa dos principais pontos de interesse
- 7 Outros artigos da região do Gerês
Onde fica Ponte da Barca?
Ponte da Barca é uma vila do Norte de Portugal que fica situada no coração verdejante do Alto Minho pertencente ao distrito de Viana do Castelo. À beira do sereno rio Lima. Às portas do Parque Nacional Peneda-Gerês. Abençoada pela natureza.
O que visitar em Ponte da Barca?
Conheçamos o riquíssimo património. Visitar Ponte da Barca é como entrar num corredor temporal. A povoação tem origens muito remotas. Visitar o concelho de Ponte da Barca é uma lição de milénios às camadas. Gravuras rupestres, necrópoles megalíticas, antas e menires atestam a ocupação humana desde a pré-história.
Conhecida por Terra da Nóbrega, tanto o topónimo como os castros provam a influência celta. A ocupação romana trouxe uma ordem administrativa que mais tarde permitiu receber dos primeiros forais de Portugal.
Define-se a si mesma. Na fundação era Barca. Foi buscar o nome à barca que atravessava pessoas e bens duma margem à outra do rio Lima, maioritariamente os peregrinos de Santiago de Compostela. Aliás, o povoado era o cruzamento de dois caminhos de ligação a Santiago de Compostela, um no sentido norte-sul (atravessando o rio), outro no sentido poente-nascente (ao longo do rio Lima). No século XIV acrescentou-lhe a Ponte. Primeiro, a de pedra, depois, no nome. A ponte foi determinante para o desenvolvimento comercial e Ponte da Barca tornou-se num ponto fulcral de ligação ao interior. E ainda o é.
Atravesse a mítica Ponte Medieval sobre o rio Lima. Localize o Pelourinho, manuelino. Brinque com a ilusão do “esconde-esconde” nas arcadas do antigo Mercado Pombalino de 1752. Evoque a sua musa inspiradora no Jardim dos Poetas. Aprecie agora a Ponte Medieval com os arcos espelhados no rio Lima, uma das imagens-postais mais belas e identificativas do Norte de Portugal.
Conheça a devoção das gentes da terra nas Alminhas, na singela Capela de Nossa Senhora da Lapa, na Igreja maneirista da Misericórdia e suba os degraus até à surpreendente Igreja Matriz, templo barroco e maneirista, acabando na Capela de Santo António.
Havendo tempo, descubra o Cruzeiro do Curro e a Fonte Barroca de São João.
Desça aos antigos Paços do Concelho, aprecie casario antigo permeado pelas casas brasonadas, e termine no coração civil, comercial e popular de Ponte da Barca.
Aproveite para regalar corpo e alma numa das casas típicas de comes e bebes ou num bar/restaurante com sugestões refrescantes do bom que Ponte da Barca produz. Não falta oferta.
Onde dormir em Ponte da Barca? Sugestões de Alojamento
Considere reservar alojamento em Ponte da Barca, um excelente refúgio no meio da natureza para passar as suas férias a explorar as maravilhas do Gerês ou para uma escapadinha revitalizante. Os serões nesta quietude, a ouvir os sons da noite e a apreciar um céu de mil estrelas, é nada menos do que mágico! Palavra de VagaMundos.
No sossego da vila, encontra outro nível de bem-estar, conforto e refinamento no Hotel Fonte Velha. A mansão secular foi remodelada para receber hóspedes com todas as comodidades exigidas presentemente, com categoria e qualidade. O conforto e limpeza dos quartos insonorizados e aclimatizados é cinco estrelas. Usufrua do terraço do jardim para banhos de sol, ou da mesa de bilhar no bar para fugir da chuva. Um staff simpático pode tratar do seu passeio a cavalo, aluguer de bicicleta de moto4 ou até dum carro.
Com preços mais simpáticos e um acolhimento familiar, o clássico Hotel Os Poetas é um velho conhecido dos visitantes de Ponte da Barca. As instalações são super práticas, com um ambiente acolhedor, de aconchego intimista regido por uma decoração moderna de bom gosto. Mais do que cumpre para um hotel de 2 estrelas.
Tempus Hotel & Spa (Oleiros, Ponte da Barca)
Você merece uma pausa neste hotel! Imagine que charme e tranquilidade se apaixonaram perdidamente e deles nasceu o Tempus Hotel & Spa. Este é o espaço onde natureza e conforto inspiraram um ambiente pensado, única e exclusivamente, para o bem-estar e o prazer dos sentidos. Para um hotel 4 estrelas com estas comodidades, os preços podem ser muito simpáticos para uma escapadinha no Gerês, de romantismo ou bem-estar.
Lugares imperdíveis para visitar perto de Ponte da Barca
Respiremos natureza. Ponte da Barca tem paixão pela natureza. Respire o ar puro no Choupal e adentre-se na natureza percorrendo o Troço dos Açudes da Ecovia do Lima entre Ponte da Barca e Ponte de Lima e localize as Pesqueiras do Lima. Não esqueça que quase metade deste concelho está inserido no Parque Nacional da Peneda Gerês, esse gigante verde perfeito para atividades de outdoor no meio da natureza. Mas já lá vamos.
Exploremos o concelho. Ponte da Barca é espaço de história como o testemunham o Castelo de Lindoso e o maciço rochoso do Castelo da Nóbrega (em Sampriz) que preserva os vestígios do mais antigo castro defensivo, entretanto desaparecido.
Ponte da Barca é tradição. Os famosos Espigueiros do Lindoso cobertos com lajes de granito, as eiras e os fornos do povo atestam a sobrevivência das gentes através do seu espírito e regras comunitários. Há mais aldeias verdadeiramente mágicas, como o Germil ou a Ermida, onde ainda hoje se preservam os verdadeiros valores de viver em comunidade e onde tradições vivas resistem a pulso.
Ponte da Barca tem devoção. O Concelho de Ponte da Barca pode-se orgulhar do seu (quase intocado) património religioso românico, o Mosteiro de São Martinho de Crasto, o Mosteiro de Vila Nova de Muía e, o mais significativo e belo de todos, o Mosteiro de Bravães.
Ponte da Barca é berço de ilustres portugueses. Dentre os filhos da terra ilustres, o nome mais sonante é o de Fernão de Magalhães, cujas raízes familiares centenárias se encontram no concelho.
Vive-se e respira-se natureza. Com metade do território a integrar o PNPG – Parque Nacional da Peneda Gerês, obviamente, não faltam tesouros naturais no concelho de Ponte da Barca. No Lindoso encontra uma das cinco Portas do PNPG onde pode pedir informação que precise sobre o parque.
Vista a pele de explorador e parta à aventura por serras e vales onde se escondem lagoas secretas, cascatas idílicas e soberbos trilhos que nos fazem sentir únicos no mundo. Descubra os monumentos megalíticos da Serra Amarela, os moinhos e azenhas de água, os fojos do lobo, as silhas dos ursos. Aventure-se nos desportos e atividades aquáticas na Albufeira da Barragem do Alto Lindoso, o centro produtor mais potente instalado do país, que “abranda” o Rio Lima resultando numa das paisagens mais impressionantes do PNPG.
Restaurantes onde comer em Ponte da Barca
Falemos das suas iguarias. Saiba desde já que a gastronomia minhota é de boa sustância.
O mais básico e clássico é o presunto com broa de milho. As especialidades de Ponte da Barca são de lamber os beiços: as Papas de Sarrabulho, a Chanfana de Cabra à Moda de Germil, a Lampreia (das pesqueiras) do Lima, o Cabrito à Serra Amarela ou Cabrito dos montados de Boivães, o Naco de Barrosã à Terras da Nóbrega – só para nomear alguns.
No fim, adoce com os tradicionais Pão de Ló, Bolo Branco, Leite Queimado ou Rabanadas de Mel, ou os mais recentes e inovadores Queijadas de Laranja ou Magalhães (receita familiar da Pastelaria Liz), Capuchinhos (criação da pastelaria Caracas que concorreu às 7 Maravilhas Doces), ou, visitando em janeiro, uma fatiazinha do maior Bolo de Mel do mundo.
Regue com o imprescindível Vinho Verde, do Vinhão, afinal está na Região Demarcada e Ponte da Barca tem uma adega produtora.
Restaurantes onde comer? O Moinho para comida com sabor a tradição (lampreia, polvo e peixes grelhados louváveis), a Adega do Artur pelo vinho verde que rega as suculentas carnes grelhadas, e Vai à Fava porque inova nos pratos com gostinho a Minho.
Ponte da Barca: mapa dos principais pontos de interesse
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos lugares imperdíveis a visitar em Ponte da Barca
Outros artigos da região do Gerês
- Aldeias Históricas do Gerês
- Arcos de Valdevez
- Cascatas do Gerês
- Lagoas do Gerês
- Cascatas e Lagoas do Soajo
- Roteiro para visitar o Gerês
- Turismo Rural: melhores alojamentos
- Trilhos do Gerês
- 7 Lagoas do Gerês
- Castro Laboreiro
- Cascata da Rajada
- Ermida | Serra do Gerês
- Fafião
- Lagoa dos Druidas
- Lindoso
- Melgaço
- Montalegre
- Pitões das Júnias
- Poças do Malho
- Poço Azul do Gerês
- Poço Verde de Fafião
- Sistelo
- Soajo
- Terras de Bouro
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!