Visitar Ponte de Lima: roteiro com o que ver e fazer

Roteiro Ponte de Lima - o que visitar

Visitar Ponte de Lima é visitar uma vila de encantos, carregada de valor histórico e repleta de pequenos tesouros a explorar.

ponte-de-lima-estátua-de-Dona-teresaPonte de Lima, vila minhota do distrito de Viana do Castelo, banhada pelo rio Lima, caraterizada pela arquitetura medieval, é tida como a vila mais antiga de Portugal: foi D. Teresa de Leão, mãe de D. Afonso Henriques, quem lhe outorgou carta de foral em 1125.

Uma povoação espantosamente fotogénica favorecida pelas plácidas águas do rio Lima e pela ponte romana e medieval que lhe deu o nome. O centro histórico é um dos maiores tesouros patrimoniais de Portugal.

Jardins e espaços verdes conferem-lhe um colorido esfusiante e a animação chega a cada 15 dias ao mercado de segunda-feira que espalha a sua azáfama no terreiro da margem do rio. Na hora do sol se pôr, gaivotas pairam nos céus e Ponte de Lima ganha um brilho dourado de beleza rara.

Desengane-se se julga que Ponte de Lima é uma mera vila portuguesa com uns edifícios antigos. Prepare-se para uma viagem no tempo nesta vila mágica.

Quando visitar Ponte de Lima?

feira quinzenal ponte de limaTapetes de flores decoram as ruas no Corpo de Deus. De maio a outubro decorre o Festival Internacional dos Jardins. Em junho revive-se a tradição da Vaca das Cordas e o São João traz as marchas a Ponte de Lima. As Feiras Novas rematam as grandes festas em setembro com romaria e a maior montra de folclore português. A feira quinzenal de segunda-feira é das mais antigas, recheadas e concorridas de Portugal.


Leia também o nosso Roteiro do Gerês e da cidade do Porto com muitas dicas práticas para o ajudar a preparar as suas viagens.


Mapa dos Principais Pontos de Interesse de Ponte de Lima


Clique no canto superior direito para aumentar

O que ver e fazer em Ponte de Lima?

Vagueie pelas ruas e ruelas do centro histórico sem grandes planos. Cada esquina é uma promessa de surpresa.

visitar-ponte-de-limaSente-se num banco vermelho e veja a vida passar dos limarenses a encetarem amena cavaqueira de estórias da terra e os peregrinos do milenar Caminho Português de Santiago vindos de Barcelos ou Braga em direção a Valença do Minho.

ponte-de-lima-igreja-matrizExplore o vastíssimo património religioso da vila começando pela Igreja Matriz

ponte-de-lima-igreja-da-misericordia… a Igreja da Misericórdia que a encara; o conjunto das Igrejas de Santo António dos Frades e da Ordem Terceira, que formam o Museu dos Terceiros (arte sacra) e no fim da Avenida dos Plátanos a Capela de Nossa Senhora da Guia.

ponte-de-lima-Capela de Nossa Senhora da Misericórdia das PereirasEspreite as belas vistas do rio e da vila no escadório da Capela de Nossa Senhora da Misericórdia das Pereiras.

ponte-de-lima-Igreja de Santo António da Torre Velha

Vá Além da Ponte, a Igreja de Santo António da Torre Velha domina o cenário ofuscando a bela Capela do Anjo da Guarda, única em Portugal.

Paço do Marquês de Ponte de LimaContemple a beleza arquitetónica das casas senhoriais, desde a medievalidade do Paço do Marquês de Ponte de Lima ao neoclássico Palacete Villa Moraes, passando pelos solares barrocos da Casa de Nossa Senhora da Aurora e seus belos jardins, a Casa dos da Garrida e a Casa das Pereiras.

Chafariz Nobre do Largo de Camões-ponte-de-lima

Descubra o respeito dos limarenses pelo bem precioso que era a água na monumentalidade das suas fontes patente no Chafariz Nobre do Largo de Camões, entre outras como as Fontes de Neptuno, da Vila, da Picota, de S. João, do Pinheiro, do Largo Dr. António de Magalhães, dos Terceiros e da Lapa.

Ponte de Lima Torre da Cadeia VelhaConceba a grandeza da muralha medieval através das suas duas torres sobreviventes: a Torre da Cadeia Velha (Posto de Turismo) e a Torre de São Paulo.

Esqueça o tempo num passeio pelas margens do “rio do esquecimento”, o rio Lima, com as suas serenas águas espelhando o charme da vila.

legião-romana-ponte-de-limaDesafie a legião de soldados romanos e descubra a lenda do rio Lethes.

ponte-romana-sobre-o-rio-limaAdmire e atravesse sem pressas a ponte de pedra romano-gótica que deu o nome à vila.
Descubra os 4 arcos romanos dos 31 desta ponte milenar na via romana que ligava Braga a Astorga.

Deixe-se envolver pelo romantismo do Parque do Arnado num passeio demorado por quatro épocas da arte de jardinar desde os tempos romanos.

Volte a ser criança no Museu do Brinquedo Português.

rio-lima-margensRefresque-se nas águas calmas do Lima na praia fluvial.

ecovia-ponte-de-limaAventure-se por dezenas de trilhos e percursos pedestres orlados de majestosa vegetação, como a ecovia do Lima.

gastronomia-ponte-de-limaSaboreie as iguarias típicas da gastronomia da região, os enchidos, queijos, a gastronomia e doçaria minhotas, num dos restaurantes tradicionais da vila.

Aprecie um vinho verde único: em Ponte de Lima a especialidade é o vinho verde tinto.

ponte-de-lima-caminho-central-portugues-de-santiagoDeseje “Bom Caminho” aos peregrinos do Caminho Português de Santiago, que há séculos escolhem Ponte de Lima como ponto de paragem na sua peregrinação a Santiago de Compostela.

visitar-ponte-de-lima-o-que-ver-e-fazerDeixe-se ficar para o feitiço do pôr do sol que pinta de dourado esta mágica vila, a mais antiga de Portugal.

Como vê há imensas razões para visitar Ponte de Lima. Impossível não gostar!

Onde comer em Ponte de Lima?

Não se inquiete, restaurantes onde comer em Ponte de Lima é coisa que não falta. Na generalidade, os restaurantes em Ponte de Lima são elogiados pelas doses generosas e pela comida bem confecionada.

A Tasca das Fodinhas, não aconselhável a menores de 18 anos, é para petiscar e rir à gargalhada com o cardápio. A Taverna Vaca das Cordas é a campeã dos restaurantes de gastronomia regional em Ponte de Lima. A Encanada é daquelas casas que quem já visitou Ponte de Lima reconhece de imediato o nome.

O Brasão prima pela gastronomia tradicional. O Manuel Padeiro serve um arroz de sarrabulho de trás da orelha.

Onde dormir em Ponte de Lima?

onde-dormir-ponte-de-limaSe não sabe onde dormir em Ponte de Lima, sugerimos alguns dos melhores alojamentos entre económico, mid-range e de luxo.

Casa Cardeal Saraiva

Campeão de vendas pelos preços económicos que pratica, os 3 quartos da Casa Cardeal Saraiva partilham uma cozinha equipada e 2 WC. Localização central e acomodações simples e práticas.

Mercearia da Vila

A Mercearia da Vila é uma casa de hóspedes com uma excelente relação qualidade/preço no centro da vila de Ponte de Lima. Servida de cozinha e salão comuns, oferece um espaço primorosamente decorado e limpo. Tem um café no piso inferior, ótimo para uma refeição rápida ou um snack.

Hotel Império do Norte

O Hotel Império do Norte é provavelmente o mais conhecido da vila. O hotel pode ser 3 estrelas, mas o serviço, simpatia e qualidade das acomodações merecia 4. Situado na Avenida dos plátanos, oferece o sossego perfeito para um boa noite de descanso.

INLIMA Hotel & Spa

Mime os sentidos no INLIMA Hotel & Spa, um hotel design que dispõe de uma pequena área de spa com serviços de massagem e um relaxante banho turco. Descontraia na sua varanda privada com vistas para a vila ou para o exuberante jardim. O pequeno-almoço buffet é ótimo.

Clique para ver mais opções de Alojamento em Ponte de Lima


Outros Roteiros do norte de Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.