Visitar Ponte de Lima é cair no encantamento duma bela vila histórica do Norte de Portugal. Uma povoação minhota medieval espantosamente fotogénica, favorecida pelas plácidas águas do rio Lima e pela ponte romana e medieval que lhe deu o nome. Conhecer o riquíssimo património histórico-cultural, deliciar-se com a sua gastronomia, aventurar-se nas suas ecovias, rio e serras, descobrir museus e jardins, conhecer tradições ancestrais nas festas e romarias, são apenas alguns dos prazeres que lhe propomos descobrir neste roteiro para visitar Ponte de Lima.
Comece a planear a sua escapadinha a uma das vilas mais antigas de Portugal. Saiba o que visitar em Ponte de Lima, vila e concelho, com a ajuda das nossas sugestões do que ver e fazer, quando visitar, alojamento onde dormir, restaurantes onde comer e mapa interativo, para não perder pitada do muito que a vila-berço dos Solares de Portugal tem para lhe oferecer.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Onde fica Ponte de Lima?
- 2 Quando visitar Ponte de Lima?
- 3 Onde ficar a dormir em Ponte de Lima? Sugestões de alojamento
- 4 O que ver e fazer em Ponte de Lima: locais a visitar e experiências a não perder
- 5 O que visitar no concelho de Ponte de Lima? Passeios perto de Ponte de Lima
- 6 Trilhos e Percursos Pedestres de Ponte de Lima e Ecovia do Lima
- 7 Onde comer em Ponte de Lima? Melhores Restaurantes
- 8 O que visitar perto de Ponte de Lima?
- 9 Mapa com localização dos principais pontos de interesse a visitar em Ponte de Lima
- 10 Outros artigos da região do Minho
Onde fica Ponte de Lima?
Ponte de Lima é uma vila pertencente ao distrito de Viana do Castelo, fazendo parte da região do Norte de Portugal e sub-região do Alto Minho. Sede dum município com 39 freguesias, Ponte de Lima tem limites com os concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Vila Verde, Barcelos, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura.
Quando visitar Ponte de Lima?
- A feira quinzenal de segunda-feira é das mais antigas, recheadas e concorridas de Portugal e espalha azáfama no terreiro da margem do rio.
- Tapetes de flores decoram as ruas nas festas do Corpo de Deus.
- As flores também inspiram arte no Festival Internacional dos Jardins, que decorre de maio a outubro.
- Em junho revive-se a tradição da Vaca das Cordas e o São João traz as marchas a Ponte de Lima.
- As Feiras Novas rematam as grandes festas da vila, em setembro, com romaria em honra de Nossa Senhora das Dores e a maior montra de folclore português.
Onde ficar a dormir em Ponte de Lima? Sugestões de alojamento
Ainda não sabe onde ficar em Ponte de Lima? A oferta de alojamento em Ponte de Lima é atualmente bastante variada, desde hotéis económicos com todas as comodidades para uma noite de estada, ao luxo dum hotel com spa, passando pela modernidade dum alojamento local citadino ou pela tranquilidade e privacidade dum Turismo Rural em casas típicas.
Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos onde ficar numa escapadinha a Ponte de Lima – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço da região.
Campeão de vendas pelos preços económicos que pratica, os 3 quartos da Casa Cardeal Saraiva partilham uma cozinha equipada e 2 WC. Localização central e acomodações simples e práticas.
A Mercearia da Vila é uma casa de hóspedes com uma excelente relação qualidade/preço no centro da vila de Ponte de Lima. Servida de cozinha e salão comuns, oferece um espaço primorosamente decorado e limpo. Tem um café no piso inferior, ótimo para uma refeição rápida ou um snack.
O Hotel Império do Norte é provavelmente o mais conhecido da vila. O hotel pode ser 3 estrelas, mas o serviço, simpatia e qualidade das acomodações merecia 4. Situado na Avenida dos Plátanos, oferece o sossego perfeito para um boa noite de descanso.
Mime os sentidos no INLIMA Hotel & Spa, um hotel design que dispõe de uma pequena área de spa com serviços de massagem e um relaxante banho turco. Descontraia na sua varanda privada com vistas para a vila ou para o exuberante jardim. O pequeno-almoço buffet é ótimo.
Clique para ver mais opções de alojamento em Ponte de Lima
O que ver e fazer em Ponte de Lima: locais a visitar e experiências a não perder
Ponte Lima é dita Capital do Loureiro (entenda-se vinhos da casta Loureiro), do Sarrabulho, da Canoagem Mundial, dos Jardins, da Cultura Equestre, dos Solares de Portugal, do Folclore. São títulos que nos revelam alguns dos seus maiores atributos.
Ponte de Lima é um quadro medieval vivo. Jardins e espaços verdes concedem-lhe um colorido esfusiante. É detentora do maior conjunto de Solares barrocos existentes em Portugal. As suas festas folclóricas são um hino à alegria. Ao pôr do sol, Ponte de Lima ganha um brilho dourado de beleza rara.
Não é a vila mais antiga de Portugal (como se lê por aí), sendo São João da Pesqueira a detentora do foral mais antigo em território português de que há conhecimento até à data. Mas é uma das mais antigas. Segundo os historiadores, foi D. Teresa de Leão, mãe de D. Afonso Henriques, quem lhe outorgou carta de foral em 1125. Uma estátua erguida em sua homenagem dá-lhe as boas vindas logo à entrada da bela vila.
O centro histórico de Ponte de Lima é um dos maiores tesouros patrimoniais de Portugal, logo, os locais a visitar e experiências a não perder em Ponte de Lima são os seguintes:
- Vagueie pelas ruas e ruelas do centro histórico, sem mapa. Cada esquina é uma promessa de surpresa.
- Explore o vastíssimo património religioso da vila começando pela Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia que a encara, contemple rio e vila no escadório da Capela de Nossa Senhora da Misericórdia das Pereiras, visite o conjunto das Igrejas de Santo António dos Frades e da Ordem Terceira, que formam o Museu dos Terceiros (arte sacra).
- Percorra a “rua da fantasia” que é a Avenida dos Plátanos, espreite a Capela de Nossa Senhora da Guia no Parque da Guia.
- Contemple a beleza arquitetónica das casas senhoriais, desde a medievalidade do Paço do Marquês de Ponte de Lima, que alberga o Centro Interpretativo da História Militar de Ponte de Lima, ao neoclássico Palacete Villa Moraes, passando pelos solares barrocos da Casa de Nossa Senhora d’Aurora e seus belos jardins, a Casa da Garrida e a Casa das Pereiras.
- Descubra o respeito dos limarenses pelo bem precioso que era a água na monumentalidade das suas fontes, exemplar no Chafariz Nobre do Largo de Camões, mas patente em tantas outras como as fontes de Neptuno, da Vila, da Picota, de S. João, do Pinheiro, do Largo Doutor António de Magalhães, dos Terceiros e da Lapa, com jardim e igreja.
- Detenha-se no Pelourinho de Ponte de Lima e conceba a grandeza da muralha medieval através das suas duas torres sobreviventes: a Torre da Cadeia Velha (que alberga a Loja Interativa de Turismo e confronta a Capela da Senhora da Penha de França) e a Torre de São Paulo. Percorra o troço de muralha que liga ambas as torres, acessível através do Largo da Picota, atravessando o Arco da Porta Nova.
- Esqueça o tempo num passeio pelas margens do Lima, o “rio do esquecimento”, com as suas serenas águas espelhando o charme da vila. Desafie a legião de soldados romanos e descubra a lenda do rio Lethes.
- Vá Além da Ponte, atravessando sem pressas a ponte de pedra romano-gótica que deu o nome à vila, ao encontro da Igreja de Santo António da Torre Velha que domina o cenário, ofuscando a bela Capela do Anjo da Guarda, única em Portugal.
- Deixe-se envolver pelo romantismo do Parque do Arnado num passeio demorado por quatro épocas da arte de jardinar desde os tempos romanos, que acolhe também o Centro de Interpretação do Território de Ponte de Lima, com mostras do mundo rural e etnográfico da região ponte-limense.
- Volte a ser criança no Museu do Brinquedo Português.
- Refresque-se nas águas calmas do Lima na praia fluvial ou ponha os seus dotes de canoagem em prática.
- Percorra a Alameda de São João até à oitocentista Capela de São João e aventure-se pela Ecovia do Lima, apenas um dos trilhos e percursos pedestres de Ponte de Lima orlados de majestosa vegetação.
- Saboreie as iguarias típicas da gastronomia da região, os enchidos, queijos, a gastronomia e doçaria minhotas, num dos restaurantes tradicionais da vila.
- Aprecie um vinho verde único: em Ponte de Lima a especialidade é o vinho da casta Loureiro e pode saber mais no Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde.
- Deseje “Bom Caminho” aos peregrinos do Caminho Português de Santiago, que há séculos escolhem Ponte de Lima como ponto de paragem na sua peregrinação a Santiago de Compostela.
- Deixe-se ficar para o feitiço do pôr do sol que pinta de ouro esta mágica vila.
Como vê há imensas razões para visitar Ponte de Lima. Impossível não gostar!
O que visitar no concelho de Ponte de Lima? Passeios perto de Ponte de Lima
Sendo Ponte de Lima terra tão antiga, quantos mais encantos não se escondem no seu território? A experiência já nos ensinou que são muitos. Uma mão não chega para contar as vezes que fomos visitar Ponte de Lima e ainda nos sobeja o que ver e fazer em Ponte de Lima.
Entre rios e serras, cascatas e lagoas, praias fluviais e miradouros, pegue no carro e inclua estes lugares e experiências singulares no seu roteiro para visitar Ponte de Lima. Será, no mínimo, memorável.
Miradouro de Santo Ovídio
Dominando sobre Ponte de Lima, o Vale do Lima até à foz, e os vales dos rios Labruja e Estorãos, o Miradouro de Santo Ovídio oferece vistas privilegiadas dum horizonte digno de contemplação. É provavelmente o melhor miradouro de Ponte de Lima. Monte, capela e miradouro recebem o nome de Santo Ovídio.
Foi ocupado por um povoado castrejo da Idade do Ferro, mas um enigmático cavalo inscrito em pedra levanta a dúvida se não terá tido ocupação mais remota. Há ainda uma sepultura medieval antropomórfica no local. O acesso de carro mais rápido e seguro faz-se via a Rotunda de Santo Ovídio Canelas.
Lagoas de Bertiandos
A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos – ou Lagoas de Bertiandos para simplificar – é a única Zona Húmida classificada no Norte de Portugal tendo inclusivamente sido declarada de Importância Internacional. Desenvolve-se em torno de duas lagoas e margens do Rio Estorãos, numa área total de cerca de 350 hectares.
A melhor forma de conhecer esta área natural singular é a pé. Existem trilhos de dificuldade baixa, devidamente marcados, que permitem um contacto próximo com a elevada biodiversidade de flora e fauna que estes bosques higrófilos, pastagens húmidas, lagoas, rios e pinhais sustentam, com troços de passadiços elevados e postos de observação de aves e vida selvagem.
Entre um trilho mais curto ou mais longo, indicado para si e para toda a família, a escolha dependerá do tempo disponível. Dos vários trilhos que já conhecemos, o nosso favorito foi o Percurso da Água PR5 (12,5 km circular). Mas para desfrutar do melhor das Lagoas de Bertiandos, a nossa recomendação é combinar o Percurso da Lagoa PR1 (1,6 km circular) e o Percurso do Rio PR3 (2,9 km circular). Dirija-se ao Centro de Interpretação Ambiental das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, onde começam os trilhos, para informação mais detalhada ou consulte o site oficial.
Capela do Espírito Santo
Embora não seja filha única, a Capela do Espírito Santo, no lugar de Couto em Moreira de Lima, é o melhor exemplar da arquitetura religiosa na transição do românico para gótico existente no concelho. Não sendo de visita obrigatória, pode ter interesse em incluí-la no seu roteiro para visitar Ponte de Lima.
Praia Fluvial e Ponte de Estorãos
Pequena em dimensão mas rica em património, a freguesia de Estorãos merece lugar no seu roteiro para visitar Ponte de Lima. Absolutamente imperdível é espantar-se com a solidez e longevidade da Ponte Românica de Estorãos que cruza o rio homónimo. Rodeada de verde e inserida em contexto rural, é ideal para uns mergulhos na praia fluvial e/ou desfrutar da Área de Lazer da Azenha de Estorãos, um moinho rústico transformado em alojamento local. Sem desprezar as Alminhas e o cruzeiro da ponte, aproveite ainda para dar um pulinho à Igreja de Estorãos, do século XVII, edificada sobre um templo romano.
Região da Mesa dos 4 Abades
Provavelmente nunca ouviu falar da Região da Mesa dos Quatro Abades, mas acredite que merece lugar cativo no seu roteiro para visitar Ponte de Lima. Dada a riqueza do património cultural, rural e paisagístico das antigas 4 freguesias que constituem a região (Bárrio, Cepões, Calheiros, e Vilar do Monte), até justificou dedicarmos-lhe exclusivamente uma escapadinha de 2 dias a Ponte de Lima. A diversidade de paisagens, as cores, o património cultural, religioso, etnográfico, gastronómico e humano, são de tirar o chapéu. Abaixo destacamos os pontos de interesse de maior relevo.
Mesa dos 4 Abades
Nada como começar a sua viagem de descoberta no Centro de Interpretação das Aldeias da Mesa dos 4 Abades, em Vilar do Monte, onde encontra a informação detalhada da região, história, pontos de interesse e trilhos.
Depois, é dar corda aos sapatos e rumar à Mesa dos 4 Abades. Não lhe sugerimos fazer os 12 km circulares do Trilho da Mesa dos 4 Abades (embora nos tenha enchido as medidas). Das setas de direção na estrada à Mesa dos 4 Abades é menos de 1 km num caminho rural que não aconselhamos de todo fazer com viaturas.
Afinal, o que tem a Mesa dos 4 Abades de tão interessante?
A localização: a mesa de granito fica no exato ponto onde as 4 freguesias se encontram, tem à cabeça o marco divisório e é ladeada por quatro bancos de granito, cada um assente no território da respetiva freguesia confinante. Porém, o mais cativante é o entorno: no coração dum bosque de vegetação luxuriante, com vista para os socalcos da Pombeira do miradouro sobranceiro de suster a respiração.
A história: reza que, ao longo de séculos, as populações subiam em procissão ao “marco de quartas” na confluência das quatro freguesias para pedir proteção divina aos santos. Os respetivos abades aproveitavam a ocasião para debater e resolver os mais diversos assuntos, consultando os paroquianos que se encontravam ao seu redor. O surgimento da Mesa dos 4 Abades tem data desconhecida, mas há registos desde o século XVIII das reuniões dos quatro abades para tomadas de decisões, já que antigamente, cabia ao pároco (abade) a gestão de todo o território integrante das suas paróquias.
A tradição: esta curiosa tradição quase se perdeu da memória, mas foi recuperada em 1988, com novos protagonistas: os quatro presidentes das Juntas de Freguesia que atualmente reivindicam pretensões ao Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima – todos à volta da Mesa dos 4 Abades. E nova configuração: é mais uma celebração com partilha de farnel do que discussão das “quezílias”, que acontece anualmente no terceiro domingo de junho.
Igreja de Vilar do Monte
Aproveite que o seu roteiro para visitar Ponte de Lima @ trouxe a estas bandas para uma imersão na ruralidade da aldeia serrana de Vilar do Monte, em plena Serra da Labruja. A começar pela Igreja de Vilar de Monte, abeirando-se do seu miradouro, acabando a saciar a sede na Fonte do Castanheiro – ou no café da aldeia. Conta a lenda, que era hábito de doze pastores de Cabreiro (em Arcos de Valdevez) passarem a maior parte do ano a pastarem os seus rebanhos neste monte, vasto e fértil. Um deles, o Vilas, foi ficando mais tempo que a conta e quando, em Arcos, perguntavam por ele, a resposta era sempre: “O Vilas está no monte”, da qual deriva provavelmente o nome da aldeia.
Labrujó
Labrujó é marcada por magníficas paisagens naturais ou não estivesse situada num dos pontos mais elevados do concelho de Ponte de Lima. Aqui os socalcos verdejantes são o elemento diferenciador da paisagem. Basta esta informação para poder adivinhar que o grande trunfo de Labrujó são as vistas desta aldeia-miradouro com muitas tradições do mundo rural. Outro ponto de interesse é a Igreja Paroquial.
Miradouro dos Socalcos de Labrujó e Rendufe
Um ponto ainda mais favorecido para admirar as imagens de marca do concelho limiano é no Miradouro dos Socalcos de Labrujó e Rendufe. Como o estradão de terra batida tinha trechos algo complicados para o carro ligeiro, fomos a pé ao miradouro e à Capela de Nossa Senhora de Fátima. Daqui, o horizonte brinda o olhar com pequenas povoações rústicas a pontilhar os vales encaixados, com os socalcos a fazerem escadarias até ao cimo dos montes. Entre o mosaico de manchas agrícolas e vegetação autóctone, com sorte ainda por lá vê uma manada de garranos selvagens a pastar livremente pela montanha.
Rendufe
Igualmente bafejada por uma envolvente dos socalcos típicos da região, Rendufe vale pela beleza contemplativa da paisagem marcadamente rural que a rodeia. Os pontos de interesse de Rendufe são as capelas e igrejas dos casais encaixados na encosta íngreme, com destaque para a Capela de Santa Luzia, com fachada revestida em azulejo.
Santuário do Senhor do Socorro (Labruja)
Um roteiro para visitar Ponte de Lima não pode omitir um dos melhores exemplares do estilo barroco em Portugal: o Santuário do Senhor do Socorro, na Labruja. O conjunto monumental foi edificado em 1713, salientando-se pelo recinto do templo, com escadaria embelezada com figuras bíblicas e anjos, e uma visita ao interior do templo convida a contemplar a talha dourada ao gosto rococó e as pinturas de ex-votos. Se quiser participar na romaria, agende para julho.
Cascatas e Passadiços de Labruja
Labruja esconde esplêndidas belezas ribeirinhas. Cruzada pelas águas irrequietas do Rio Labruja e das ribeiras afluentes, uma delas encontra-se logo abaixo do Santuário do Senhor do Socorro. É um conjunto de cascatas, presentemente acessíveis por passadiços que, à data da nossa visita, ainda estavam em fase de construção. Por entre densa vegetação, “jardins” de hortênsias e os antigos moinhos nas margens, vale a pena seguir o leito do rio num prazenteiro passeio.
Poço Pé do Negro
Apertando o calor e surgindo a vontade de dar uns mergulhos para o combater, todos em Labruja sabem onde: no Poço Pé do Negro. Esta piscina natural de baixa profundidade é alimentada pelas águas do Rio Mestre, domesticado por açudes. A descida é de fácil acesso e lá em baixo é-se abraçado pela sombra de frondosa vegetação para aplacar os raios de sol.
Paço e Igreja de Calheiros
O Paço de Calheiros é um ponto de paragem incontornável num roteiro para visitar Ponte de Lima. Quer seja hóspede ou não da unidade de turismo de habitação. O ar nobre deste palacete do século XVII, com vinhas, bosque e pomares, e jardins encantadores com fontes, sobressai na paisagem. Pode visitar algumas salas repletas de tapeçarias, mobiliário de época, a capela da família (que ainda detém e reside no paço), conhecer a adega e fazer provas de vinhos. Inclusivamente, o Paço de Calheiros fica na Rota dos Vinhos Verdes, orgulhando-se de ter uma “filha” da videira mais antiga do mundo vinda da Eslovénia. A caminho, não se esqueça de visitar a Igreja de Calheiros e desfrutar das vistas.
Miradouro do Castelo
Ainda nos domínios da freguesia de Calheiros, o Miradouro do Castelo oferece uma vista desafogada para o rio e Vale do Lima. No topo dum dos penedos do afloramento granítico, encontra uma plataforma metálica para apreciar a paisagem. É preciso subir às rochas “palpando terreno” já que o trilho está algo apagado e abandonado. O local é isolado mas encantador.
Mosteiro de Santa Maria de Refóios do Lima
Na lista dos lugares obrigatórios a incluir no seu roteiro para visitar Ponte de Lima figura o Mosteiro de Refoios do Lima. A Igreja Paroquial de Refoios era parte integrante deste antigo Convento dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho que incluía o edifício contíguo agora transformado em Escola Superior Agrária. A igreja adossada levou quase 10 anos a construir (1143-1152). Submetida a restauros, reconstruções e acrescentos posteriores, apresenta elementos barrocos, renascentistas e maneiristas, com destaque para o retábulo da capela-mor, uma sublime obra de arte do século XVII.
Cascatas do Rio Cabrão
É verdade que as Cascatas do Rio Cabrão já pertencem a Arcos de Valdevez, mas como ficam mesmo ao lago de Refoios do Lima, não resistimos a incluí-las neste roteiro para visitar Ponte de Lima.
As Cascatas do Rio Cabrão têm lugar cativo na nossa lista das melhores cascatas de Arcos de Valdevez. Estas impressionantes quedas de água ficam localizadas no escarpado vale escavado pelo rio Cabrão. Em 2021 foram construídos passadiços que ajudam, e muito, a ultrapassar os maiores obstáculos do empinado percurso até à maior das cascatas do rio Cabrão que se precipita ao longo de largas dezenas de metros por uma colossal parede granítica. É uma visão de fazer cair o queixo! Para as ir conhecer, terá de fazer uma curta caminhada e para que não se perca, tem tudo explicadinho neste nosso artigo.
Trilhos e Percursos Pedestres de Ponte de Lima e Ecovia do Lima
Se gosta de caminhar, terá muito com que se entreter ao visitar Ponte de Lima. Como adeptos de trilhos e percursos pedestres que somos, já por lá somamos umas valentes dezenas de quilómetros às pernas. Até porque já atravessamos o concelho de Ponte de Lima a pé seguindo pelo Caminho de Santiago, naquela que é para nós a etapa rainha do Caminho Português.
Se prefere as duas rodas às botas de caminhada, também não vai de mãos a abanar pois em Ponte de Lima tem a excelente Ecovia do Lima, que segue pelas margens do rio Lima ao longo de sensivelmente 70 quilómetros. Nós já percorrermos o troço que liga Ponte de Lima a Ponte da Barca e recomendamos vivamente.
Abaixo encontra os trilhos e percursos pedestres de Ponte de Lima que nos encheram as medidas:
- Trilho da Mesa dos Quatro Abades (12 km circular)
- Trilho da Água (12,5 km circular)
- Trilho do Rio (3 km circular)
- Trilho da Lagoa (1,5 km circular)
- Trilho do Lobo Atlântico (8,5 km circular)
- Caminho Português de Santiago – Etapa Ponte de Lima – Rubiães (18 km linear)
- Ecovia do Lima – Etapa Ponte de Lima – Ponte da Barca (15 km linear)
Onde comer em Ponte de Lima? Melhores Restaurantes
O vinho verde da casta Loureiro é o ouro líquido da gastronomia ponte-limense. O ouro negro é o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima (o autêntico é acompanhado por rojões de porco e tripas enfarinhadas). Mas há outros pratos com forte tradição como lampreia do rio Lima, o bacalhau de cebolada ou o cabrito assado.
Não se inquiete, restaurantes onde comer em Ponte de Lima é coisa que não falta. Na generalidade, os restaurantes em Ponte de Lima são elogiados pelas doses generosas e pela comida bem confecionada.
A Tasca das Fodinhas, é para petiscar e rir à gargalhada com o cardápio – devia ter uma bolinha vermelha.R. do Rosário 24, Ponte de Lima
A Taverna Vaca das Cordas é a campeã dos restaurantes de gastronomia regional em Ponte de Lima.Rua Beato Francisco Pacheco 38, Ponte de Lima
A Encanada é daquelas casas que quem já visitou Ponte de Lima reconhece de imediato o nome.Passeio 25 de Abril, Ponte de Lima
O Brasão prima pela gastronomia tradicional.Rua Formosa 1, Ponte de Lima
O Manuel Padeiro serve um arroz de sarrabulho de trás da orelha.Rua Senhor do Bonfim 27, Ponte de Lima
O que visitar perto de Ponte de Lima?
Quando for visitar Ponte de Lima, aproveite para conhecer outros encantos da região do Minho. Até porque bem pertinho de Ponte de Lima encontra várias mãos cheias de locais de interesse para visitar. Abaixo encontra os nossos favoritos, com informação da distância face a Ponte de Lima:
- Arcos de Valdevez (21 km)
- Barcelos (30 km)
- Caminha (54 km)
- Parque Nacional da Peneda-Gerês (35 km via Porta do Mezio)
- Ponte da Barca (18 km)
- Paredes de Coura (26 km)
- Serra de Arga (21 km)
- Viana do Castelo (30 km)
- Vila Nova de Cerveira (42 km)
Mapa com localização dos principais pontos de interesse a visitar em Ponte de Lima
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos principais pontos de interesse a incluir num roteiro para visitar Ponte de Lima.
Outros artigos da região do Minho
Roteiro para visitar o Minho | Roteiro do Gerês | Roteiro Estrada Nacional 103| Arcos de Valdevez | Barcelos | Braga | Caminha e Vila Praia de Âncora | Ermida | Fafião | Guimarães | Lindoso | Melgaço | Monção | Paredes de Coura | Ponte da Barca | Sistelo | Soajo | Terras de Bouro | Valença do Minho | Viana do Castelo | Vila Nova de Cerveira
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!