Pontevedra, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer

Pontevedra, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer

Visitar Pontevedra está nos seus planos de viagem? Saiba tudo o que ver e fazer na capital das Rías Baixas da Galiza, com a nossa sugestão de roteiro para visitar Pontevedra, cidade e arredores.

Pontevedra, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Igrexa da Virgen Peregrina – Roteiro para visitar Pontevedra

Visitar Pontevedra é das melhores viagens no tempo que pode fazer na Espanha, calcorreando ruas empedradas repletas de charme, história e cultura. Pontevedra é uma das cidades mais emblemáticas do Caminho Português de Santiago, tem longa tradição marítima e mercantil, e conserva um dos centros históricos mais elegantes e importantes da Galiza.

Pontevedra, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Real Basílica de Santa María a Maior – Roteiro para visitar Pontevedra

A Igrexa da Virxe Peregrina, a Real Basílica de Santa María a Maior, a Ponte do Burgo, as Ruínas de San Domingos e a Igrexa de San Bartolomeu são apenas algumas das estrelas mais brilhantes da cidade monumental. Mas o que ver e fazer em Pontevedra não se esgota nestas atrações turísticas.

Pontevedra, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Plaza da Leña – Roteiro para visitar Pontevedra

Comece a planear a sua escapadinha a uma cidade imperdível da Galiza com a ajuda das nossas sugestões do que ver e fazer em Pontevedra. Saiba o que visitar em Pontevedra, o melhor da cidade e arredores, quando visitar, alojamentos onde dormir e mapa interativo, para não perder pitada dum destino mágico que nunca deixa de surpreender com algo novo.

Na preparação da sua viagem para visitar Pontevedra sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Onde fica e como chegar a Pontevedra?

Pontevedra, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerPontevedra é uma cidade na Galiza, no noroeste de Espanha, capital da província homónima e capital da região turística das Rías Baixas. Pontevedra assenta numa colina rochosa a poucos metros acima do nível do mar, na margem esquerda do rio Lérez antes deste desembocar na Ría de Pontevedra.

Há muitas formas de chegar a Pontevedra (e muito provavelmente, ir a pé para Pontevedra não é opção para si). Se tiver que ir de avião, o aeroporto mais próximo é o de Vigo, a 30 km. Por via terrestre, é possível chegar a Pontevedra de autocarro e comboio pois tem ligações com as principais cidades espanholas e as estações rodoviária e ferroviária ficam no centro da cidade.

Chegar a Pontevedra de carro é a forma mais rápida e prática. A cidade de Pontevedra encontra-se a 50 km da fronteira portuguesa (Valença-Tui), a 170 km do Porto, a 25 km de Vigo, a 60 km de Santiago de Compostela, a 110 km da Corunha, e a 105 km de Ourense.

Quando visitar Pontevedra?

Rias Baixas – Roteiro para visitar Pontevedra

A melhor época para visitar Pontevedra é entre abril e outubro, meses com dias mais longos e temperaturas amenas.

Julho e agosto são os meses perfeitos para desfrutar das praias paradisíacas, quer de mar quer de rio, pois a temperatura da água é mais agradável e há menos probabilidade de chuva. Apesar das águas serem assim a modos que para o frescote, a província de Pontevedra é um destino balnear muito popular na Galiza.

Pontevedra, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Praia de Silgar – Sanxenxo

Para fugir das multidões dessa época alta e encontrar alojamento mais barato, junho e setembro são uma boa opção.

A primavera e o outono são as nossas estações de eleição, pois são as mais convidativas para atividades na natureza, como caminhadas. Escusado será dizer que são as melhores estações para percorrer o Caminho de Santiago.

Pontevedra, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Cascatas de Segade, uma das cascatas mais bonitas de Pontevedra

Na primavera, Pontevedra assiste a uma explosão de cor e os cursos de água estão em todo o seu esplendor. Já no outono, a paisagem reveste-se de tons quentes outonais apaixonantes. Claro que, por serem estações de transição há sempre o risco de apanhar alguma chuva e frio, sobretudo no início da primavera e final do outono. Para comer um belo “pulpo á feira”, todas as estações são boas!

Independentemente da estação que escolha para visitar Pontevedra, é imperativo ter em conta que está na Galiza, famosa pela chuva e clima imprevisível durante todo o ano. Não se espante se apanhar as quatro estações do ano num só dia! Portanto, leve sempre um agasalho e um impermeável para se proteger do vento ou da chuva.

Pontevedra, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Convento de San Francisco – Roteiro para visitar Pontevedra

Outras oportunidades para se sentir parte desta cidade viva e saber quando visitar Pontevedra são:

  • Entroido Pontevedra: e Enterro do Loro Ravachol, um carnaval tradicional e diferente, dura uma semana.
  • Semana Santa de Pontevedra: entre as procissões de Cofradías destaca-se a singular Procissão da Santa Ceia.
  • Festa d’Os Maios: celebração tradicional da Galiza de origem celta (mais representativa nas cidades de Pontevedra e Ourense) que dá as boas vindas à primavera, com cortejo de maios, figuras feitas de ramos e flores.
  • Festa de San Benitiño de Lérez: 11 de julho, Festa de Interesse Turístico Nacional, uma autêntica romaria de devoção ao santo “mais milagroso” na cura dos males… Principalmente, verrugas!
  • Festas da Peregrina: 2ª semana de agosto, a “semana grande” de Pontevedra em honra da padroeira da cidade.
  • Feira Franca: 1º fim de semana de setembro, Pontevedra enche-se de ambiente medieval relembrando as Feiras Francas do século XV.

Onde ficar a dormir em Pontevedra? Sugestões de alojamento

Parador de Pontevedra

No deslumbrante palácio dos Condes de Maceda, do século XVI, no coração histórico de Pontevedra, o Parador de Pontevedra foi habilmente renovado preservando a glória do passado. A pedra robusta é suavizada com uma decoração clássica, super elegante e requintada. Os quartos, sumptuosos, são espaçosos, muito confortáveis, com mobiliário e têxteis nobres. Salões elegantes e jardins paisagísticos convidam a relaxar. O pequeno almoço é muito elogiado. Dispõe de restaurante e bar.

Rias Bajas

O Rias Bajas está localizado no centro comercial e financeiro, apenas a 100 metros da cidade velha. Os quartos (individuais, duplos, twins e triplos) são confortáveis e espaçosos. Alguns estão munidos de varanda (os deluxe, com vista mar). Este hotel de 3 estrelas dispõe de restaurante e bar, e estacionamento privado mas pago.

Hotel Restaurante Rúas

Com preços económicos, o Hotel Restaurante Rúas junta o útil ao agradável: localização central (Plaza de la Leña), quartos básicos e funcionais mas com conforto e limpeza irrepreensíveis, e o restaurante serve pratos tradicionais galegos e tapas. E são pet-friendly!

Clique para ver mais opções de alojamento em Pontevedra

O que ver e fazer em Pontevedra? Locais a visitar e experiências a não perder

Pontevedra, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Centro Histórico de Pontevedra

As ruas exclusivamente pedonais são perfeitas para visitar Pontevedra, sem pressas nem mapa. Pontevedra foi a primeira cidade espanhola que teve a coragem de banir os carros do seu centro histórico para proteger o legado valiosíssimo. Tem agora como banda sonora o chilreio dos pássaros e a amena cavaqueira entre as pessoas. Algumas oriundas dos quatro cantos do mundo e de mochila às costas.

Plaza da Leña, uma das praças mais bonitas de Pontevedra

Hospitaleira por essência, Pontevedra é a cidade que “dá de beber a quen passa”. E sacia todas as sedes. Em passeio por vielas e praças medievais, alamedas e parques ou à beira rio, conheça igrejas e casas brasonadas singulares, percorra um centro histórico de fantasia, sinta a atmosfera das suas ruas e praças a transbordar de vida e esplanadas com bom ambiente até de madrugada. Beba das suas fontes e descubra o carácter da cidade banhada pelo rio Lérez, conhecida como “Boa Vila”.

Convento de San Francisco – Roteiro para visitar Pontevedra

Os locais que consideramos de visita obrigatória no Centro Histórico de Pontevedra são os seguintes:

  • Real Basílica de Santa María a Maior (séc. XVI), um dos melhores exemplares do gótico na Galiza, sobretudo a sublime fachada oeste em estilo plateresco, e com influências do estilo manuelino português. No interior o destaque vai para o precioso altar-mor, as capelas tumulares e a imagem da Virxen do Ó, padroeira da cidade. No exterior, salientamos também o singelo nicho do Cristo da Boa Viaxe, ao qual rezavam os marinheiros antes da faina.
  • Praza d’O Teucro, nome do mítico fundador grego da cidade, na qual encontra vários paços barrocos do século XVIII (Gago e Montenegro, Marqués de Aranda, Condes de San Román e Família Pita).
  • Praza da Ferraría, uma das praças mais emblemáticas de Pontevedra e, sem dúvida, uma das mais concorridas já que se une a outras três praças: Praza da Estrela, Praza de Ourense e Praza da Peregrina. Destaque para o imponente Convento de San Francisco (fundado pelo próprio São Francisco de Assis, após a sua peregrinação a Santiago de Compostela), os Jardins de Castro San Pedro centrados pela Fonte da Ferraría, o letreiro de Pontevedra e as arcadas medievais sob as quais ficavam as lojas e oficinas dos ferreiros, daí o nome da praça. Não perca o passeio pela Rúa dos Soportais até à fonte das quatro caras que “dá de beber a quen passa”.
  • Igrexa da Virgen Peregrina, um pequeno santuário surpreendente, com planta em forma de vieira, símbolo da peregrinação jacobeia. Declarado monumento histórico-artístico, este templo destaca-se por combinar os estilos barroco e neoclássico, tem no seu interior a imagem da Virgem Peregrina, padroeira da província e do Caminho Português.
  • Plaza da Leña, antiga praça de venda de lenha, é famosa pelo seu cruzeiro, pelas suas agradáveis esplanadas, pelo ambiente e pelas vielas encantadoras. Mesmo ao lado pode visitar a Igrexa de San Bartolomé, construída nos séculos XVII e XVIII pelos Jesuítas.
  • Nas proximidades fica também o Museu Provincial de Pontevedra no Edifício Castelao. O Museu de Pontevedra é composto por núcleos museológicos nas casas brasonadas de Castro Monteagudo, García Flórez, Fernández López, Sarmiento e o Sexto Edificio, com coleções de arte e uma coleção de ourivesaria única na Europa pelas suas esplêndidas joias, algumas com mais de 4000 anos.
  • Ponte do Burgo, ponte sobre o rio Lérez, de origem romana como comprovado pelo miliário ali encontrado, e substituída no século XII, à qual Pontevedra deve a sua fundação e nome. É a mais famosa da cidade e uma das mais emblemáticas do Caminho Português de Santiago.
  • Ruínas da Igreja de Santo Domingo, convento gótico de 1282 do qual restam a cabeceira porticada e cinco capelas tumulares da igreja, na Praza de España, junto à Alameda e aos aprazíveis Xardins de Vicenti.
  • Casa das Campás, considerada uma das construções mais antigas e melhor preservadas de toda a cidade, conserva a fachada do século XV e encerra lendas e mistérios.
  • Pazo Mugartegui, casa senhorial barroca do séc. XVIII, na Praza da Pedreira. Saindo da praça pela casa do arco, chega ao Mercado Municipal de Pontevedra onde se come excelente marisco nos restaurantes do piso superior.
  • Convento de Santa Clara, convento de clausura da ordem das Clarissas, fundado em 1260 com doações populares e o dote de Dona Violante de Castilla, esposa do rei Alfonso X.
  • Ilha das Esculturas, uma ilha fluvial no rio Lérez, com várias esculturas de reputados artistas galegos.
  • Café Moderno, um café histórico ideal para uma pausa do passeio.
Pontevedra, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Ponte do Burgo – Roteiro para visitar Pontevedra
Igrexa da Virgen Peregrina – Roteiro para visitar Pontevedra

O que visitar perto de Pontevedra? 

Depois de explorar o centro histórico da capital, parta à descoberta dos tesouros da província. Pode (e deve) planear um roteiro para visitar Pontevedra que inclua os lugares mais bonitos que ficam nos arredores da cidade. A saber:

Combarro, um dos pueblos más bonitos de España

Pontevedra, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerA escassos 20 minutos da cidade e às margens da Ría de Pontevedra, Combarro é um dos pueblos mais bonitos da Espanha, logo, absolutamente imperdível num roteiro para visitar Pontevedra. A imagem de marca de Combarro são os históricos cruzeiros e o seu conjunto de tradicionais hórreos, a versão galega dos espigueiros do Minho. Dizem que existem mais de 60 hórreos espalhados pela aldeia (honestamente, não os contamos), mas os mais conhecidos e fotogénicos são os trinta hórreos que se encontram junto à costa. Para obter a melhor vista dos hórreos, vá até à Praia de Pinela. Ao pôr do sol, a visão é mágica.

Castelo de Soutomaior, lugar de lendas

Pontevedra, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerO imponente Castelo de Soutomaior é uma das fortalezas mais impressionantes de toda a Galiza. A origem da fortaleza remonta ao século XII, tendo sido centro de poder de uma das linhagens mais significativas da Galiza medieval, os Soutomaior. Nele residiram várias figuras históricas, sendo a mais carismática o nobre Pedro Álvarez de Soutomaior, mais conhecido pelo cognome de Pedro Madruga, por gostar de combater de madrugada e assim surpreender os seus inimigos. Para além de ser um dos cavaleiros históricos da Galiza existem teorias que Pedro Madruga e Cristóvão Colombo eram a mesma pessoa. Ou seja, especula-se que Pedro Madruga terá mudado de identidade para fugir aos seus perseguidores.

“El Mejor Banco Del Mundo de Redondela”, vistas incríveis

Pontevedra, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerA caminho do Castelo de Soutomaior, não deixe de fazer um pequeno desvio até ao miradouro “El Mejor Banco Del Mundo de Redondela”, onde poderá avistar as Ilhas Cíes, a cidade de Vigo, a enseada de San Símon, a icónica ponte Rande e as famosas jangadas da Ría de Vigo, usadas para o cultivo dos bivalves. Acredite que não vai dar por mal empregue o tempo!

Sanxenxo, destino de praia em Pontevedra

Praia de Silgar

O título honorífico de capital do turismo das Rías Baixas que Sanxenxo ostenta, é inquestionável. Quase unida a Portonovo, as duas são cidades vibrantes de juventude, de “movida”, praia e petiscos. Moderna e turística, Sanxenxo é um destino de verão concorrido, e a Praia de Silgar é a joia da coroa. Esta é daquelas cidades da província de Pontevedra perfeitas para dolce far niente. É desfrutar de momentos de doçura nas gelatarias da marginal marítima, a tapear nas esplanadas junto à marina até que o corpo aguente, alugar uma espreguiçadeira e assistir ao pôr do sol sobre o mar com um gin tónico na mão.

O Grove – Praia da Lanzada

Pontevedra, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Praia da Lanzada

Além de conhecer típicos bairros marinheiros, quer comer muito bem? O Grove, a Capital do Marisco. Não incluir uma mariscada d’O Grove num roteiro para visitar Pontevedra é um crime. E as suas praias também não desiludem. A Península d’O Grove é enseada atrás de enseada de praias selvagens e mágicas. A rainha é a Praia da Lanzada, uma das melhores praias da Galiza, junto à qual fica a Ermida da Lanzada e o Castro da Lanzada. Os pores do sol e as maravilhosas noites longas de verão que se vivem

À entrada da Ría de Arousa, gozando do microclima mais ameno da Galiza e rodeada de praias de águas cristalinas e paisagens impressionantes, não é à toa que há quem chame O Grove de Caribe Galego ou Galifornia. Mais memorável ainda pelos pores do sol e maravilhosas noites longas de verão.

Os pontos de interesse a destacar na península d’O Grove são o passeio marítimo e a lota (Lonxa do Grove) na vila piscatória, a Ilha da Toxa (famosa pela Ermita da Toxa revestida de conchas, os banhos termais e a Aldeia dos Grobits), o miradouro do Monte Siradella, e o Passadiço das Pedras Negras. Junte um passeio de barco pela ria de Arousa com degustação de mexilhões para compor o ramalhete de experiências.

Cambados

Pontevedra, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Paço de Fefiñáns

A beleza da costa da Ría de Arousa justifica qualquer gota de gasolina gasta. E no seu roteiro para visitar Pontevedra, a vila pesqueira de Cambados é de paragem obrigatória. Cambados é a Capital do Albariño, o primo galego do nosso Alvarinho de Monção e Melgaço, e convida a uma rota pelas suas adegas. Vale a pena percorrer o passeio marítimo logo pela manhã até à torre de San Sadorniño para ver a saída dos barcos marisqueiros, e depois perder-se nas ruas estreitas do centro histórico para descobrir joias como a Igrexa de San Benito, as Ruínas de Santa Mariña Dozo, a Plaza de Fefiñáns e os seus paços históricos.

Caldas de Reis

Desde a época romana que as águas termais de Caldas de Reis são conhecidas pelas suas propriedades curativas, e para comprová-lo, nada como dirigir-se à Fonte das Burgas, de acesso livre. Os peregrinos do Caminho Português de Santiago conhecem-na bem, cumprindo a tradição de pôr os pés de molho no Lavadero Termal – o alívio das dores é indescritível. Para o tratamento completo, terá que recorrer aos históricos Balneario Acuña e Balneario Hotel Dávila.

Mas a bonita vila de Caldas de Reis, às margens do Río Umia, tem mais para oferecer ao visitante. A começar pela icónica igreja românica de Santa María de Caldas de Reis, passando pela única igreja da Galiza dedicada a São Tomás Becket, até à surpreendente Igrexa de Santa María de Bemil, também românica, situada já nos arrabaldes.

Cascatas de Segade

A ponte romano-medieval do Río Bermaña é outro ponto de interesse singular em Caldas de Reis. E não podemos deixar de salientar a Carvalheira Centenária de Caldas de Reis, ponto de partida para o trilho (2 km linear) com troços de passadiços até às idílicas Cascatas de Segade, alimentadas pelas águas do rio Umia.

Cascatas do Rio Barosa (Fervenzas do Barosa)

Pontevedra, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerO Parque da Natureza do Río Barosa é um complexo etnográfico e natural localizado em Barro, a meio caminho entre Pontevedra e Caldas de Reis. Água, vegetação e pedra unem-se de forma excecional, criando um quadro de rara beleza pintado a duas mãos: a paciente natureza e o engenhoso homem. A grande estrela são as Cascatas do Río Barosa que, num curto troço, cai 60 metros em quedas de água consecutivas. O cenário idílico é completado por vegetação luxuriante, moinhos de arquitetura popular e impressionantes formações rochosas. Um refúgio para desfrutar da união perfeita entre o homem e o meio ambiente, na área de lazer ou na praia fluvial, quando visitar Pontevedra.

Visitar as Ilhas Cíes (saindo de Vigo, Baiona ou Cangas de Morrazo)

Se visitar Pontevedra durante os meses do verão, recomendamos vivamente que acrescente mais um dia ao seu roteiro para conhecer as maravilhosas Ilhas Cíes, que os romanas chamaram de “ilhas dos deuses”. As imaculadas paisagens naturais e praias virgens de águas cristalinas das Ilhas Cíes estão no topo das nossas favoritas.

As Ilhas Cíes estão limitadas a apenas 1800 visitantes por dia, portanto, exige planeamento prévio e alguma logística. O nosso artigo sobre as Ilhas Cíes tem a informação detalhada de como chegar às ilhas.

Sente-se desconfortável com a logística laboriosa? Opte por fazer este tour de barco às Ilhas Cíes com saída de Vigo, reservando o seu bilhete com antecedência através da Civitatis. Escolha as suas datas e reserve o tour de barco que eles tratam da autorização por si. Totalmente stress free!

Dica VagaMundos: se já sabe ao que vai, abaixo deixamos-lhe uma espécie de fast track para as Ilhas Cíes, com os links úteis para planear e tratar de toda a logística, reservar estadia e a viagem de barco.

Visitar a Ilha de Ons (saindo de Pontevedra, Portonovo, Bueu ou Sanxenxo)

A única ilha habitada do Parque Nacional das Ilhas Atlânticas é a Ilha de Ons. Embora mais desconhecida do que as Ilhas Cíes, começa a ganhar fama como imperdível num roteiro para visitar Pontevedra e a ser mais procurada a cada ano que passa. É uma excelente alternativa às muito concorridas Cíes.

Este pequeno arquipélago também tem praias super paradisíacas, falésias selvagens, paisagens maravilhosas e miradouros infinitos. As únicas soluções de alojamento na Ilha de Ons são o parque de campismo e alojamento local a preços picantes. Por isso, a melhor maneira de visitar o arquipélago das Ilhas de Ons é fazer um tour de barco reservando a viagem de ida e volta no mesmo dia. Indo no primeiro barco de manhã e voltando no último à tarde, terá tempo de desfrutar do espaço natural, comer num dos seus restaurantes e divertir-se na bela praia de Melide.

Dica VagaMundos: como para as Ihas Cíes, abaixo deixamos-lhe o fast track com os links úteis para organizar o seu dia de visita à Ilha de Ons.

Mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar em Pontevedra


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos principais pontos de interesse a visitar em Pontevedra.

Outros artigos da Espanha

Melhores praias Sul de Espanha | Melhores praias da Galiza | Melhores Praias de CádizMelhores Trilhos de EspanhaRoteiro da Andaluzia | Roteiro das Astúrias | Roteiro da Extremadura | Roteiro da Galiza | Roteiro de Maiorca | Roteiro do País BascoRoteiro dos Picos da Europa | Roteiro dos Pueblos Blancos | Roteiro Sierra Nevada | Roteiro Somiedo | Roteiro Tenerife | Parque Natural Arribes del Duero | Parque Natural Baixa Limia e Serra do Xurés | Ávila | Barcelona | Badajoz | BenidormBilbau | Cáceres | Cádiz | Camino de HierroCórdoba | GibraltarGranadaIlhas Cíes | Ilha de Ons | Lago de Sanabria | Lalín | Madrid | Málaga | Mérida | OurensePalma de Maiorca | PlasenciaPuebla de Sanabria | Ronda | Salamanca | San Sebastián | Santiago de Compostela | Segóvia | Sevilha | Toledo | ValênciaVigo | Zamora | Zaragoza

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.