Visitar Praga: o melhor de Praga num roteiro de 2 dias

0
1062
Visitar Praga - roteiro e guia de viagem

Praga, capital da República Checa e cidade natal do escritor Franz Kafka, é para muitos uma das mais encantadoras cidades da Europa Central. E nós estamos de acordo.

Frequentemente chamada de Paris da Europa Oriental por causa da valiosa cena artística e cultural, ótimos restaurantes, jardins encantadores e história, muita história.

Como capital tão preenchida de coisas para ver e fazer, Praga merece que lhe dedique mais tempo, mas num roteiro de Praga de 2 dias já dá para visitar os melhores pontos de interesse de Praga e experimentar esta excitante e bela cidade dos Cem Pináculos.

Porquê visitar Praga?

praga

Cruzada pelo Rio Moldava, o maior da República Checa, esta capital mágica das pontes e catedrais conserva um centro medieval fascinante. A arquitetura gótica e barroca dos edifícios e monumentos impressiona qualquer visitante.

O centro histórico é absorvente: casas típicas com pátios muralhados, ruas e ruelas empedradas, inúmeras torres de igreja, castiças praças repletas de atraentes esplanadas e claro, muita animação. No horizonte está quase sempre presente, o seu majestoso e altaneiro castelo, que nos faz recordar Lisboa.

Praga tem o centro judaico mais antigo da Europa no antigo bairro Judeu onde encontrará a Sinagoga Velha Nova (um paradoxo, mas é mesmo esse o seu nome). O cemitério judaico tem a curiosidade de ter sepulturas empilhadas verticalmente.

Na cidade nova, a principal avenida é um museu aberto de edifícios de estilo art noveau com inúmeras lojas e estabelecimentos de restauração. As melhores vistas panorâmicas de Praga? Encontra-as no Parque Letná onde pode desfrutar duma cerveja local no seu biergarten.

Quando visitar Praga?

A época alta em Praga é longa, vai de abril a outubro. As temperaturas são agradáveis mas leve sempre um casaquinho para se precaver das noites frias. A quadra natalícia e o Ano Novo também são muito populares em Praga, apesar do seu inverno ser frio e rigoroso. Na Páscoa espere também encontrar um grande número de turistas. A Primavera de Praga, um festival de música clássica e dança tradicional, vai de maio a junho e é cada vez mais conhecido mundialmente.

Mapa dos Principais Pontos de Interesse de Praga


Clique no canto superior direito para aumentar

O Melhor de Praga num Roteiro de 2 dias – o que ver e fazer

Roteiro Praga: 1º Dia

Comece a seu roteiro de Praga com uma visita ao Castelo de Praga, o maior complexo castelar do mundo listado pela UNESCO, composto pelas muralhas e respetivas portas, o Palácio Real, a Catedral de São Vito e a Basílica de São Jorge e, claro o Castelo.

Basílica de São Jorge

Os jardins e a área em frente à Catedral Gótica de São Vito são gratuitas. Pode entrar só para dar uma vista de olhos ao interior, mas mais do que isso exige o pagamento de bilhete. O mesmo aplica-se alguns dos edifícios e museus icónicos do complexo, como o Velho Palácio Real.

Catedral Gótica de São Vito
Catedral Gótica de São Vito

Ao meio dia dá-se o Render da Guarda. Um dos nossos lugares favoritos aqui é a Golden Lane, um beco castiço da cidade, onde o escritor Franz Kafka residiu entre 1916 e 1917 no número 22. Veja Praga de cima, como os reis checos o fizeram durante séculos.

Golden Lane

O Bairro Inferior, Malá Strana, é um dos bairros históricos de Praga mais castiços. Aqui encontra boas soluções para satisfazer a curiosidade gastronómica com um bom goulash checo. Aproveite para ver a fachada gótica da Igreja de São Nicolau.

Muro de Lennon
Muro de Lennon

Aqui perto, e bem mais atual, vai poder ver o Muro de Lennon, street art com mensagens políticas desde a época comunista. Numa toada completamente oposta, o Palácio Wallenstein donde emana a ordem do país na autoridade do Senado da República Checa.

Uma pequena curiosidade para enriquecer este roteiro de 2 dias em Praga. Muito perto da Charles Bridge existe uma ruela tão estreita que foi preciso colocar um sinal de trânsito luminoso. Na Vinarna Certovka vale a pena esperar pela sua vez de passagem, nem que seja para testar a elegância.

E para quem visita a capital da República Checa, é quase obrigatório cruzar a sua ponte mais emblemática, ou seja a Charles Bridge, sempre pejada artistas que vão dos pintores a escultores, passando por músicos e saltimbancos. E claro, muitos, muitos turistas. Esta velha ponte, decorada com várias estátuas da Paixão de Cristo, é divinal seja a que hora do dia for. Mais do que uma ponte, a Charles Bridge é um símbolo de Praga. Atravesse a Old Town Bridge Tower para entrar em grande na Cidade Velha. Um dos pontos altos deste roteiro de Praga.

A Cidade Velha vai-lhe tomar o resto do primeiro dia do seu roteiro de Praga. Começamos pela Praça da Cidade Velha, a mais antiga do centro histórico. Foi criada no século X e ainda é o centro nevrálgico da cidade de Praga e tem alguns dos monumentos mais icónicos da cidade. Os locais chamam-na já de Babel, dado o número de visitantes estrangeiros que se concentram aqui a qualquer altura do dia ou do ano.

E aqui que está o Relógio Astronómico, famoso mundialmente pela dança dos apóstolos ao bater das horas. Nós não conseguimos resistir a ficar especados, de pescoço torcido a ver este espetáculo da engenhoca, sem ofensa.

A Catedral de Nossa Senhora antes de Týn tem sido a principal igreja da Cidade Velha desde o século XIV e é inconfundível, com as suas torres de 80 metros a lembrar um castelo de princesa. O templo gótico é soberbo, por fora e por dentro.

A Câmara Municipal Velha é outro dos pontos de interesse de relevo desta enorme praça. Pode subir à torre para ter vistas panorâmicas de Praga, e sem se cansar porque esta torre tem um elevador. O Palácio Kinsky não lhe vai escapar ao olhar porque a sua elaborada decoração em estuque usa cores raras em Palácios: rosa e vermelho. Aqui está parte do acervo da Galeria Nacional de Praga.

A praça tem ainda memoriais e estátuas que merecem destaque. É o caso do Memorial Jan Hus, um reformista religioso, cuja condenação à fogueira gerou as Guerras Hussitas. É simplesmente delicioso ver o cair da noite numa das esplanadas da Praça da Cidade Velha, não sem antes circular um pouco pelas ruelas envolventes da Cidade Velha enquanto mira as banquinhas coloridas dos mercados ao redor.

E quando a noite toma lugar ao dia, é hora de se aventurar por um dos muitos bares de Praga e beber um Absinto, a famosa bebida verde outrora proibida na Europa. Encontrámos a Absintherie numa ruela da Cidade Velha e adorámos. Têm dezenas de absintos. Se não souber o que escolher, peça conselho. Não pode é sair de lá sem começar por um absinto tradicional, o autêntico. Imperativo em qualquer roteiro de Praga.

Roteiro Praga: 2º Dia

Começamos este segundo dia do nosso roteiro de praga num dos bairros mais antigos de Praga e onde a história não esconde o seu peso. Falamos do Josefov, o bairro judeu. Este era o antigo bairro judaico onde encontramos a sinagoga mais antiga ainda em serviço na Europa, a Sinagoga Velha Nova, e a Sinagoga Espanhola em estilo mourisco e onde se supõe que existiu a Velha Escola, a primeira sinagoga de Praga, parte do Museu Judeu de Praga. Atente ao Monumento a Kafka que se encontra nos jardins.

Apesar de parecer um pouco lúgubre, aconselhamos uma espreitadela ao cemitério judeu. É único no mundo por ser o mais antigo, havendo teorias que possa existir há mais de 1500 anos. A particularidade está na disposição das lápides, tão próximas umas das outras. É que houve tempos em que os judeus não podiam comprar terras para alargar o cemitério. Como para os judeus uma sepultura é para sempre, só lhes restava colocar mais uma camada de terra para as novas sepulturas. Estima-se que as lápides de 12 destas camadas tenham que conviver num espaço tão exíguo como o de uma sepultura.

Praça da República
Praça da República

Continue o seu roteiro de Praga na Praça da República (Náměstí Republiky) onde vai encontrar a Torre da Pólvora, a única sobrevivente das 13 torres das muralhas do Castelo de Praga construídas no século XIII. A Casa Municipal é um belíssimo edifício em estilo art noveau de acolhe concertos de música clássica, ópera e ballet – e desfiles de moda. Para os apreciadores de museus, nesta praça encontrará o Museu do Comunismo com exposições multimédia que mostram era a vida em Praga durante o regime comunista.

Prossiga o seu roteiro de Praga pela Na Příkopě, outrora o fosso entre a Cidade Velha e a Cidade Nova é hoje a ruas mais cara e exclusiva de Praga. Damos de caras com um dos postais de Praga na Cidade Nova: a Praça Wenceslas.

Praça Wenceslas

A Praça Wenceslas é uma praça histórica. A praça tem 800 m e data do século XIV. É nesta praça de 800m e mais de 600 anos de história que a maioria das demonstrações, celebrações e manifestações públicas têm lugar na capital checa.

Museu Nacional

No topo domina o Museu Nacional, o edifício neorrenascentista é um dos mais emblemáticos museus da República Checa e o vestíbulo principal é o panteão dos checos mais proeminentes da história do país. A praça merece a atenção dos visitantes pela arquitetura dos edifício sem redor, entre eles casinos, lojas e hotéis e o Museu da Guerra Fria. A praça recebeu o nome de São Venceslau, santo padroeiro da Boémia, e no centro encontramos a sua estátua.

Se tiver tempo, poderá ainda caminhar em direção ao rio Moldava e descobrir a sublime biblioteca do Clementinum.

E para fechar com a chave de ouro o seu roteiro de Praga, nada como um passeio pelo parque Letna para apreciar as vistas sobre Praga e o rio Moldava.

Onde dormir?

Se não sabe onde dormir em Praga, sugerimos alguns dos melhores alojamentos entre económico, mid-range e de luxo.

Little Quarter Hostel

O Little Quarter Hostel é uma escolha de eleição para quem procura alojamento económico na cidade de Praga. Num edifício histórico da Estrada Real, a localização é excelente, um verdadeiro campeão de vendas, por causa dos preços baratos e do terraço com vistas sobre a cidade. O hostel disponibiliza aluguer de bicicletas, uma excelente forma de explorar Praga. E para se distrair, uma horita no bar, no terraço ou a jogar PlayStation na sala comum, são mais-valias que o tornam num dos mais procurados da capital Checa.

U Zeleného jalovce

Na nossa última visita a Praga encontramos o U Zeleného jalovce, um apartamento que adoramos em todos os aspetos: localização central (a 5 minutos da Old Square), limpeza, conforto e simpatia do pessoal e… o terraço! O pequeno-almoço tem que ser encomendado. Se quiser poupar mais uns euros, há um supermercado pertíssimo. Falta-lhe um elevador, mas num edifício classificado como património histórico, as escadas fazem parte da experiência. Adoramos o facto de no restauro se esforçarem por preservar alguns dos detalhes arquitetónicos típicos destes prédios antigos.

Alchymist Grand Hotel and Spa

As 5 estrelas do hotel Alchymist Grand Hotel and Spa foram bem atribuídas a este hotel. Um favorito dos hóspedes pela excelente localização, refeições do restaurante – pequeno-almoço divinal, e pelo conforto das camas. Parque de estacionamento privativo, spa, fitness, e degustação gratuita de vinhos e queijos. A decoração e serviço fazem-nos sentir como verdadeira realeza, vivendo num palácio.

Clique para ver mais opções de Alojamento em Praga

Outros Roteiros de Cidades Europeias

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

No GetYourGuide encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.