Roteiro Puebla de Sanabria: o que visitar na Sanabria e dicas de viagem

Roteiro Puebla de Sanabria: o que visitar na Sanabria e dicas de viagem

Anda a pensar numa escapadinha de fim de semana a Espanha? Sugerimos um roteiro para visitar Puebla de Sanabria. Esta pequena mas encantadora povoação medieval zamorana, colada ao norte de Portugal, tem razões de sobra para ter sido eleita uma das Aldeias Mais Bonitas de Espanha. Neste artigo explanamos tudo o que ver e fazer em Puebla de Sanabria e arredores para a sua próxima escapadinha de fim de semana.

Roteiro Puebla de Sanabria: o que visitar na Sanabria e dicas de viagemPuebla de Sanabria é inegavelmente um dos mais pitorescos e antigos pueblos espanhóis. Detentora dum rico património arquitetónico, cultural, natural e rural, é reconhecida mundialmente como um destino turístico a não perder. O seu casco historico muito bem preservado, dominado por um castelo e repleto de casas brasonadas, brilha como uma pedra preciosa no estonteante entorno verdejante do seu Parque Natural Lago de Sanabria.

Aproveite a sua viagem a Puebla de Sanabria e parta à descoberta dos encantos do Lago de Sanabria, do Parque Natural de Montesinho e da histórica cidade de Bragança 

Onde fica e como chegar a Sanabria?

Roteiro Puebla de Sanabria: o que visitar na Sanabria e dicas de viagem

A povoação espanhola de Puebla de Sanabria pode ser considerada a capital da comarca de Sanabria, na província de Zamora da comunidade autónoma de Castela e Leão. Faz fronteira com Portugal, sendo que está no epicentro do triângulo formado pela Galiza (Ourense) a oeste, a província de Leão a norte e o distrito de Bragança a sul.

Apesar de Puebla de Sanabria ser servida por comboios e autocarros, a logística a partir de Portugal é algo complexa. Por isso, a melhor forma de chegar a Puebla de Sanabria é de carro. Os melhores acessos rodoviários a Puebla de Sanabria são a autoestrada espanhola A-52 (Autovía Rías Bajas) via Chaves-Verín, ou pode preferir a ligação direta via Bragança pela EN103-7 e ZA-925.

Distâncias e tempos de viagem (aproximados) de Puebla de Sanabria desde:

  • Bragança 42 km/aprox. 1h;
  • Chaves 105 km/aprox. 1h05min;
  • Zamora 108 km/aprox. 1h20min;
  • Porto 250 km/aprox. 2h25min;
  • Viseu 250 km /aprox. 2h30min.
Dica VagaMundos: Se não tem carro próprio e precisa de alugar um carro para a sua visita a Puebla de Sanabria, recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida. Clique para ver todas as opções de aluguer de carro.

Quando visitar Puebla de Sanabria?

Roteiro Puebla de Sanabria: o que visitar na Sanabria e dicas de viagemA melhor época do ano para visitar Puebla de Sanabria depende muito do seu interesse, mas entre maio e setembro beneficia de tempo mais seco, temperaturas amenas e dias longos.

Quer procure neve no inverno ou sol e praias fluviais no verão, Sanabria tem. Eis um destino completo. Satisfaz plenamente quem queira a combinação de um fim de semana na natureza, um passeio histórico-cultural e um roteiro gastronómico ao longo do ano.

Roteiro Puebla de Sanabria: o que visitar na Sanabria e dicas de viagemA topografia acidentada, dominada pelo vale do rio Tera e a cadeia montanhosa das serras Culebra, Cabrera e Segundera, influencia grandemente o clima caraterizado por invernos frios e chuvosos ou com neve, de dias curtos e encobertos, e verões mornos e secos com dias longos e limpos.

As águas serenas, cristalinas e agradáveis do Lago de Sanabria e das praias fluviais dos rios são um dos grandes atrativos nos meses de verão, logo seguido pela prática de caminhadas e BTT dada a elevada qualidade e variedade dos trilhos e percursos pedestres.

Roteiro Puebla de Sanabria: o que visitar na Sanabria e dicas de viagemNós preferimos as temperaturas mais amenas do fim da primavera e do início do outono para explorar o Parque Natural. Na primavera reveste-se duma paleta de cores vivas florais que no outono sempre nos brinda com as cores cambiantes outonais.

Anualmente, no fim de semana próximo ao 15 de agosto, Puebla de Sanabria regressa ao seu passado glorioso com o Mercado Medieval, um dos melhores mercados medievais da Espanha.

Roteiro Puebla de Sanabria: o que visitar na Sanabria e dicas de viagem

De 5 a 10 de setembro acontecem as Victorias, a celebração das festas da Virgen de las Victorias. É nesta comemoração que os Gigantes e Cabeçudos saem à rua juntamente com a procissão da Virgem de Azogue.

No primeiro fim de semana de fevereiro têm lugar as Fiestas de las Candelas no Barrio de San Francisco, com direito a desfile de Gigantes e a tradicional fogueira.

Onde ficar a dormir em Sanabria? Sugestões de alojamento

Como destino turístico muito procurado, não é muito difícil encontrar um alojamento onde dormir em Puebla de Sanabria. Aliás, desde a Idade Média que Puebla de Sanabria goza de boa fama como ponto de paragem seguro, pelas suas estalagens e pousadas para viajantes, comerciantes e peregrinos de Santiago. Essa hospitalidade ainda a caracteriza e dormir numa casa histórica é um sonho possível de ser tornado realidade no casco historico.

A oferta é variada, desde hotéis de charme e de luxo aos económicos hostals na vila, passando por típicos alojamentos de Turismo Rural nos arredores. Abaixo encontra o nosso alojamento favorito em Puebla de Sanabria – testado e aprovado por nós – e adicionamos sugestões de alojamentos que apresentam a melhor relação qualidade-preço.

Nunca é demais lembrar: garanta hospedagem fazendo a sua reserva de quarto com o máximo de antecedência possível e opte sempre por reservar um hotel que permita o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.

Hotel Las Treixas

Atraídos pela excelente relação qualidade-preço, escolhemos o Hotel Las Treixas como um mimo para celebrar a nossa passagem por Puebla de Sanabria. Afinal não é todos os dias que podemos viver numa mansão medieval. O edifício restaurado é do século XIV, mas as comodidades são moderníssimas. Espaços agradáveis, quartos e suites lindos, confortáveis e aclimatizados, bem sucedidos na harmonização entre o rústico e o design contemporâneo. O pequeno-almoço continental foi muito bem servido. Dispõe de um spa com sauna e duches sensoriais (por um custo extra).

Hotel Victoria

Localizado a poucos passos do centro histórico de Puebla de Sanabria, favorito dos hóspedes e com uma avaliação de excecional no Booking, o Hotel Victoria disponibiliza quartos modernos, elogiados pelo espaço, limpeza, conforto e harmoniosa decoração e por ter uma ótima relação qualidade-preço.

Hostal Raices

O Hostal Raices é já um clássico em Peubla de Sanabria, com preços económicos imbatíveis dada a qualidade dos alojamentos. Quartos rústicos, simples e aconchegantes mas com todas a comodidades modernas, munidos de casa de banho privada. Não servem pequeno-almoço mas está perto de tudo, mesmo às portas do centro histórico.

Parador de Puebla de Sanabria

O alto padrão de qualidade dos paradores de Espanha é a imagem de marca do Parador de Puebla de Sanabria. Uma opção para quem busca luxo elegante e serviços de topo: restaurante, jardim e terraço, piscina exterior e court de ténis.

Clique para ver mais opções de alojamento em Puebla de Sanabria

O que ver e fazer num roteiro para visitar Puebla de Sanabria

Roteiro Puebla de Sanabria: o que visitar
Plaza Mayor – Visitar Sanabria

Dos povoados mais antigos de Castela e Leão, é preciso remontar aos tempos dos celtas para desvendar a origem de Puebla de Sanabria. E não faltam vestígios desta civilização em toda a região para prová-lo.

Roteiro Puebla de Sanabria: o que visitar na Sanabria e dicas de viagemNa Idade Média, Puebla de Sanabria adquire mais poder dada a sua localização junto à fronteira com Portugal. Num promontório encurralado entre os rios Tera e Castro, Puebla de Sanabria era um ponto estratégico fundamental na defesa do território espanhol.

Roteiro Puebla de Sanabria: o que visitar
Castelo de Puebla de Sanabria

Grande parte dos edifícios datam dessa época e a beleza das suas ruas deve-se ao facto de Puebla de Sanabria se ter tornado no século XII uma vila fortificada e um exemplo de fortaleza defensiva. É este conjunto histórico-artístico excelentemente bem preservado que lhe valeu ser declarada Sítio de Interesse Cultural em 1994, tornando-se uma das suas principais atracões turísticas.

Eis então o que ver e fazer num roteiro para visitar Puebla de Sanabria.

Casco Historico (centro histórico)

Roteiro Puebla de Sanabria: o que visitar
Calle Costanilla – Roteiro para visitar Puebla de Sanabria

Estacione o carro (calle Riverica) e percorra a Calle Arrabal para entrar no centro histórico. Não queremos estragar a surpresa mas é inevitável: prepare-se para uma viagem no tempo deambulando por ruas empedradas, entre casas brasonadas de granito, telhados de ardósia e varandas de madeira envidraçadas com flores por todo o lado.

Plaza de Armas – Puebla de Sanabria

O roteiro para visitar Puebla de Sanabria começa na fonte conhecida por El Pilón. Suba a castiça e pitoresca calle Costanilla, tratada localmente por La Rua e principal artéria da cidade velha, que termina na Plaza Mayor. Atente à Plaza de Armas onde verá os primeiros brasões nas fachadas de mansões com belas varandas de madeira.

Vista do Baluarte de los Portugueses – Roteiro para visitar Puebla de Sanabria
Dica VagaMundos: para além da Calle Costanilla, há três ruas que consideramos imperdíveis em Puebla de Sanabria: a Calle San Bernardo, a Calle Florida e, a leste da Plaza de Armas, por uma estreita ruela, a Calle Muralla La Garita. Aprecie as vistas panorâmicas sobre o rio Tera deste “miradouro militar”, aproveite as esplanadas para tomar uma sidra sanabresa e vá até ao Baluarte de los Portugueses que dizem ter sido contruído pelos portugueses. Depois, deixe-se levar pela vila, sem pressas nem mapas, e descubra recantos de encanto, porque toda a zona velha é simplesmente maravilhosa.

Plaza Mayor

Roteiro Puebla de Sanabria: o que visitar
Plaza Mayor de Puebla de Sanabria

A Plaza Mayor é o coração medieval de Puebla de Sanabria. O seu valor histórico e arquitetónico é notável. Desde a imponente igreja românica de Santa María de Azogue, à sobriedade da Casa Consistorial construída nos tempo dos Reis Católicos (séc. XV), identificável pelos dois pisos com arcadas ladeados por dois torreões que alberga atualmente o Ayuntamiento, passando por algumas das mais belas casas brasonadas da vila, testemunhos do passado glorioso de famílias de grande poder.

Iglesia de Santa María de Azogue

É uma igreja românica, construída no século XII e com posteriores adições góticas, barrocas e renascentistas. É a igreja matriz de Puebla de Sanabria dedicada à Virgen del Azogue (padroeira da vila) e de visita obrigatória. Do templo original preservam-se os pórticos, a pia batismal no interior e a base da Torre del Campanario, cujo topo foi reconstruído em estilo barroco. Especial destaque para o pórtico principal com quatro figuras vestidas de trajes típicos do século XI e uma enigmática cabeça dum cavaleiro barbudo no vértice superior do pórtico. No interior gótico, atente ao órgão do século XVIII.

La Ermita de San Cayetano

Roteiro Puebla de Sanabria: o que visitarJunto à igreja matriz, encontra-se esta ermida do século XVIII que difere de todo o conjunto arquitetónico à volta, a começar pela estranha posição diagonal. Contrariando a sobriedade dos edifícios históricos da Palaza Mayor, a Ermita de San Cayetano tem uma fachada barroca ricamente decorada com escudos de armas, rosácea e uma torre sineira. O templo religioso foi dedicado à Ressurreição e nos ornamentos de pedra lavrada nota-se a referência a esse motivo.

Castelo de Puebla de Sanabria – Castillo de los Condes de Benavente

A imagem-postal por excelência de Puebla de Sanabria é o seu Castelo. É impossível não se maravilhar perante a sua imponência dominante bem no topo da vila. Construído pela poderosa família Pimentel, Condes de Benavente, no século XV como sua residência, a localização e a construção sólida tornaram-na numa fortaleza inexpugnável. Hoje é um espaço cultural com exposições sobre a cultura e história sanabresa e também o Posto de Turismo. Existe uma zona do castelo que pode visitar gratuitamente (a praça de armas), mas vale a pena pagar a entrada de 3 € para o visitar na íntegra. O que mais chama a atenção é a Torre de Menagem, popularmente conhecida como “El Macho”, com as melhores vistas panorâmicas 360º de Puebla de Sanabria.

Museo de Gigantes y Cabezudos

As figuras gigantes de “La Negra” e “El Chino” são os mais antigos, respeitados e famosos dos mais de 40 gigantes e cabeçudos reunidos neste museu temático. À semelhança dos gigantones e cabeçudos tradicionais portugueses, também estes saem à rua em procissões e festas populares, especialmente nas Victorias. Portanto, já sabe que uma boa data para visitar Puebla de Sanabria é nos dias 7 e 8 de setembro, na festa das Victorias, quando os “bonecos” acompanham Nuestra Señora del Azogue pelas ruas de Puebla.

Praia Fluvial de Puebla de Sanabria

Na parte baixa da cidade fora do centro histórico, nas margens do rio Tera, pode desfrutar de um belo passeio na promenade ribeirinha, com vistas inigualáveis ​​da cidade. Desde La Chopera até aos merendeiros são cerca de 5 km. É uma zona popular, sobretudo no verão, já que pode até fazer um picnic no relvado à beira do rio ou tapear no bar. Não se esqueça de levar a toalha e o fato de banho: a praia fluvial tem ótimas condições para ir a banhos.

Barrio San Francisco

Atravessando a ponte sobre o rio Tera, entra no Barrio San Francisco, a parte baixa de vila de Puebla de Sanabria. Apesar do aspeto modesto, chamamos a atenção para o Convento de San Francisco de origem antiga mas muito bem conservado. O convento acolhe a escola de artes e ofícios de Puebla de Sanabria mas a igreja permanece aberta ao culto.

O que visitar perto de Puebla de Sanabria?

Lago de Sanabria – um autêntico “Oceano Continental”

Uma das razões principais porque visitar Puebla de Sanabria se tornou tão popular é estar localizada num enclave natural privilegiado, tendo como vizinhos excecionais o Lago Sanabria, um dos maiores lagos glaciares da Europa (oferecendo praias, atividades náuticas e passeios no catamaran eólico-solar Helio Cousteau) e a Sierra de la Culebra (lar da maior população de Lobo Ibérico e do seu centro de interpretação).

Laguna de Los Peces – Parque Natural Lago de Sanabria

Ao visitar Puebla de Sanabria pode incluir uma série de outros atrativos e atividades para preencher o seu roteiro de fim de semana. A vila é a base ideal para explorar atrações imperdíveis nos arredores de Puebla de Sanabria como por exemplo:

Parque Natural Lago de Sanabria y Sierra Culebra

  • Lago de Sanabria: o maior lago glaciar da Península Ibérica
  • Laguna de Los Peces: lagoa glaciar a 1700 metros de altitude
  • Monasterio de San Martín de Castañeda: mosteiro cistercense românico
  • Centro de Interpretación y Conocimiento del Parque Natural Lago de Sanabria
  • Ribadelago (Viejo): a aldeia protagonista da catástrofe da rutura da barragem Vega de Tera em 1959 que ceifou a vida de 144 habitantes
  • Cruzeiro Helio Cousteau: passeio de barco no Lago de Sanabria em catamaran movido a energia eólica e solar, o primeiro do mundo
Cruzeiro Helio Cousteau – Lago de Sanabria
Dica VagaMundos: dado que o seu passeio a bordo do Helios Costeau está sujeito a disponibilidade de datas, para não correr o risco de ficar em terra, recomendamos vivamente que reserve o seu passeio no cruzeiro ambiental com antecedência (e sem qualquer custo adicional) através da Civitatis.

Trilhos e Percursos Pedestres na Sanabria

Cascatas de Sotillo – Visitar Sanabria

Para conhecer maravilhas naturais como o Canhão do Rio Tera, as Cascatas de Sotillo, o Bosque Tejedelo, ou património histórico como o Castro de As Muradellas, um castro da Idade do Ferro nas cercanias da aldeia de Lubián, ou, para os mais intrépidos, o cume de Peña Trevinca.

Centro do Lobo Ibérico

Na aldeia de Robledo, este espaço de educação ambiental é a oportunidade de ver de perto o senhor da vida selvagem destas paragens, o Lobo Ibérico.

La Escuela Micológica de Ungilde

Museu, centro de investigação e interpretação dos cogumelos e fungos da região

Mapa dos principais pontos de interesse a visitar em Puebla de Sanabria e arredores


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos principias pontos de interesse a visitar em Puebla de Sanabria e arredores.

Outros artigos de Espanha 

Melhores praias Sul de EspanhaRoteiro da Andaluzia | Roteiro da Galiza | Roteiro dos Picos da Europa | Parque Natural Arribes del Duero | Barcelona | Badajoz | Benidorm | Cáceres | Granada | Lago de Sanabria | Lalín | Madrid | Mérida | Salamanca | Santiago de Compostela | Sevilha | Toledo | Vigo

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

1 COMENTÁRIO

  1. Amigos,

    Que belo recuerdo! Parece-me que Puebla de Sanabria é um belo “rincón” que merece um visita mais atenta e prolongada. E, agora, com a Alta Velocidade pode ser um bom bate-volta nos arredores de Zamora!

    Boas dicas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.