Visitar Salamanca: o melhor de Salamanca num roteiro de 2 dias

Visitar Salamanca Roteiro

Há poucos lugares no mundo tão encantadores que irradiam de beleza. Mas Salamanca, na Espanha, é certamente um deles. Neste roteiro de Salamanca vamos revelar-lhe o que não pode mesmo deixar de visitar nesta radiante cidade espanhola.

o-que-visitar-em-salamnca-blogUma cidade histórica com uma abundância de arquitetura medieval, apelidada de La Dorada, pelos seus edifícios de arenito dourado que parecem brilhar à luz intensa do sol. À noite, ficam magicamente iluminados, e a cidade fervilha de vida, ao estilo espanhol. Salamanca é um destino mágico com um rico legado histórico, muita cultura, ótima gastronomia e atrações turísticas imperdíveis em cada detalhe e recanto repleto de charme.

Porquê visitar?

visitar-salamanca
Calle Libreros, a rua boémia dos estudantes universitários

Já Cervantes afirmou: “Salamanca faz com que todos aqueles que desfrutaram da agradável experiência de viver nela, anseiem regressar”. Não foi preciso viver nela para sermos contagiados pela mesma sensação. Uma das mais belas cidades espanholas, Património Mundial UNESCO, tem que despertar interesse.

Salamanca ganhou identidade, no início do século XIII, pela fundação da sua grande universidade e foi durante séculos a mais importante da Europa, rivalizando em importância histórica com Oxford, Bolonha e Paris.

guia-turistico-salamanca
Convento de las Ursulas

Vai adorar passear pelas ruas empedradas do Casco Historico, visitar duas catedrais contíguas e a universidade mais antiga da Espanha. Além do mais, verá que muitos dos seus edifícios guardam uma infinidade de segredos que só visitando Salamanca se conseguem descobrir.

Convento de las Agustinas y la iglesia de la Purísima

Deslumbre-se com palácios e monumentos renascentistas, góticos, barrocos e de influência mudéjar – são mais de 20, quase todos do Século de Ouro Espanhol. Surpreenda-se com pátios e claustros, tetos pintados, retábulos de altar, com pórticos de catedral medieval e uma romântica ponte sobre o rio Tormes.

roteiro-salamanca-vagamundosÉ difícil pensar noutra cidade que combine tão bem energia jovem com busca intelectual e beleza estética. Uma mistura de castelhanos e estudantes internacionais enchem, noite e dia, as ruas e praças, a maioria das quais deliciosamente silenciosas.

Convencido a visitar Salamanca? Então, faça a mala e venha daí conhecer A Dourada neste roteiro de 2 dias.


Leia também o nossos Roteiros da Andaluzia, Cáceres, Barcelona, GranadaLalínMérida, Picos da Europa e Sevilha


Quando visitar?

Salamanca possui um clima mediterrânico continental com invernos frios de temperaturas baixas, por vezes negativas; os verões são quentes com temperaturas que ultrapassam os 30 graus centígrados.

A primavera, mais propriamente de abril a junho, é a melhor altura para visitar Salamanca. Os dias já são mais longos e o calor começa a chegar. Salamanca é conhecida pelas grandes festas da Semana Santa e por esta altura vai-se cruzar com muitos peregrinos do Caminho de Santiago.

quando-visitar-salamancaOs meses quentes e secos de verão atraem muitos visitantes a Salamanca, altura em que a vida universitária decresce, restando apenas alguns estudantes estrangeiros que vêm fazer cursos de espanhol.

Para muitos a melhor altura para visitar Salamanca é na segunda semana de setembro, pois é quando Salamanca tem seu principal festival – a Virgen de la Veja – e o regresso dos estudantes, trazendo de volta todo o propósito de Salamanca.

Os meses de inverno, de novembro a fevereiro, são muito frios, inclusivamente pode nevar.

Consulte o Calendário Férias 2019 para agendar a sua visita.

Mapa dos Principais Pontos de Interesse de Salamanca


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa

O Melhor de Salamanca num Roteiro de 2 dias

A cidade é tão agradável que aconselhamos no mínimo 2 dias de roteiro. Há quem viva aqui meses e diz que sabe a pouco – há sempre algo novo para ver e fazer em Salamanca. Salamanca num dia é um plano muito ambicioso, embora viável. Dá para aflorar os principais pontos de interesse mas não dá para sentir a cidade em plenitude. Se não acredita, vá (vi)ver por si.

Roteiro Salamanca: 1º Dia

roteiro-salamanca-plaza-mayor (1)
Plaza Mayor – Um dos pontos mais altos do roteiro de Salamanca

As maravilhas de Salamanca são fáceis de descobrir, mas há apenas um lugar para começar o seu roteiro de 2 dias em Salamanca: a Plaza Mayor com um vasto e harmonioso espaço de arcadas projetado por Alberto Churriguera no século XVIII.

o que-visitar-em-salamanca

Uma das mais belas praças de toda a Europa e considerada a mais bela da Espanha, é o local mais movimentado de toda a cidade, centro nevrálgico da vida política (o edifício barroco do Ayuntamiento está no topo norte) e social de Salamanca. Sob os 88 arcos estão instalados comércios, cafés e restaurantes como o Café Novelty, espaço de tertúlia de pensadores, escritores e artistas há 100 anos.

salamanca-plaza-mayorTempo para um café com leche y napolitana ou churros con chocolate numa das esplanadas. Os medalhões esculpidos são de figuras iminentes de Espanha, como é o caso de Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote, e Franco que, ironicamente, enfrenta os reis da Espanha.

visitar-salamanca-mercado-municipalA norte da Plaza Mayor fica o Museu Taurino e a este o Mercado Central de Salamanca num edifício histórico com produtos frescos e os deliciosos embutidos da região. Bom sítio para adquirir comida para os seus 2 dias de roteiro se estiver em modo “budgetarian”.

Mais adiante a igreja românica de San Julián y Santa Basilisa.

o que visitar em salamanca convento san esteban
Convento San Esteban, Salamanca

Seguindo para sul, pela Calle San Pablo, poderá apreciar o Palacio de la Salina, o Palacio de Orellana e a Torre del Clavero na Plaza de Colón, e dois conventos dominicanos: o Convento de las Dueñas, com lindos pátios e fachada plateresca, e a medieval Igreja e Convento de San Esteban.

salamanca-calle-mayorContinuamos a nossa visita pela Plaza del Corrillo, passamos pela igreja românica de San Martín de Tours, e depois descemos a Rúa Mayor até chegarmos ao próximo highlight deste roteiro de Salamanca.

roteiro salamanca 2 diasSerá cativado pela Casa de las Conchas, um edifício gótico plateresco com elementos renascentistas e mudéjares. A decoração incomum da fachada com mais de 300 conchas fez nascer muitas lendas, inclusive que há um tesouro escondido debaixo duma delas: um desafio estilo caça ao tesouro. Prenda de casamento entre descendentes de famílias nobres, os Maldonado e os Benavente, o palácio já foi prisão universitária e agora é a Biblioteca Pública de Salamanca, de portas abertas à sua visita.

visitar-salamanca-la-clereciaAtrás da Casa de las Conchas podemos ver as torres da Igreja Clerecía e da Universidad Pontificia de Salamanca, instituição de ensino superior privada.

visitar-salamanca-calle de la Compañía
Calle de la Compañia

Continuamos o nosso roteiro por Salamanca caminhando por uma das ruas mais históricas da cidade, a Calle de la Compañía, e parece que viajamos no tempo para um período de palácios esplêndidos.

Visitar Salamanca | Espanha: o melhor de Salamanca num roteiro de 2 diasSe continuarmos para norte, passamos pela Igreja de San Benito, pelo Palacio Monterrey, conventos como o Convento de la Anunciación, mais conhecido como Convento de las Úrsulas, e pela Biserica, a antiga igreja ortodoxa romana atual Iglesia de Santa María de los Caballeros.

salamanca-casa-de-las-muertesNa Calle Bordadores encontra a Casa de las Muertes, cujo nome advém dum misto de lendas populares e história – e esta regista que desde o século XVI a casa tem um ominoso historial de assassinatos familiares e mortes bizarras. Descubra as quatro caveiras na fachada plateresca, provavelmente alusivas a esse passado funesto.

Aproximamo-nos do fim deste primeiro dia de roteiro em Salamanca e quando a noite cai, Salamanca ilumina-se e fica ainda mais encantadora.

quedamos-debajo-del-reloj“¿Quedamos debajo del reloj?” Em Salamanca, sê salmantino. Qualquer encontro tem que ser combinado debaixo do relógio da Plaza Mayor, é a tradição. Até porque é pelas ruas empedradas em redor da Plaza Mayor que se encontram os melhores spots para jantar. Mas escusa de ir antes das 9h da noite.

roteiro-salamanca-o-que-visitar-em-2-dias
Una tapa y una caña!

E o jantar é apenas o começo porque, como cidade universitária, a vida noturna de Salamanca é famosa pela ótima atmosfera que dura até altas horas da madrugada. Portanto, se quiser dançar ou tomar uma bebida depois do jantar, encontrará bares e clubes (como antigas capelas remodeladas) para todos os gostos, perto da Plaza Mayor e da Plaza San Justo, e na área da Gran Vía e Calle Bordadores. É o final perfeito para o primeiro dia do seu roteiro de Salamanca.

Roteiro Salamanca: 2º Dia

Visitar Salamanca | Espanha: o melhor de Salamanca num roteiro de 2 diasReiniciamos o roteiro de 2 dias em Salamanca bem cedo, pois o dia vai ser preenchido.
Os nossos passos levam-nos até à bela Plaza de Anaya e seus jardins, um dos pontos mais charmosos de Salamanca. Este é um bom lugar para se sentar e contemplar todos os belos edifícios em redor. Há uma atmosfera realmente especial nesta área que atrai turistas, estudantes e locais.

Não há muitas cidades que tenham duas catedrais: Salamanca tem. Estão interligadas e a Catedral Vieja (século XII ao XIV) acede-se de dentro da Catedral Nueva (século XVI).

visitar-catedral-de-salamanca-catedral-vieja

Embora a primeira, dedicada a Santa Maria da Sede, não seja tão imponente, a atmosfera medieval e a tranquilidade deste templo românico cativa qualquer visitante. Estas paredes testemunharam banquetes, exames, estudantes a receberem o diploma nos claustros, conselhos religiosos, tribunais da Inquisição… São dois monumentos religiosos de arquitetura monumental e grande relevância histórica.

roteiro-2-dias-salamancaChegou o momento para ver a Catedral Nueva de perto. Há anos que a fachada confunde os turistas. Certamente haverá um grupo de pessoas pasmadas a olhar para o pórtico. Não, não estão a apreciar os diferentes detalhes dessa construção gótica, embora mais do que mereça essa atenção.

A parte inferior do pórtico esconde figuras esculpidas, como um astronauta, um macaco/fauno/leão (cada um vê a alegoria que entende) e o seu gelado de cone. Incrível, mas é verdade!

roteiro-guia-salamanca-2-diasPara mais uma visão imperdível, abrangendo cinco séculos de arquitetura, circule em redor das paredes da catedral até encontrar o pequeno Patio Chico, o único ponto em que pode ver as duas grandes catedrais contíguas de Salamanca, Vieja e Nueva. E isto é só o exterior. Prepare-se para ficar de olhos esbugalhados e queixo caído com a ornamentação interior dos altares, capelas e coros das duas catedrais.

visitar-salamanca-blogAs catedrais são bastante impressionantes mas o melhor ainda está por vir. Se visitar a exposição permanente do museu Ieronimus, tem incluído um passeio singular com acesso à parte mais alta de ambas as catedrais. Suba às torres mais típicas, o Gallo (assim chamada por causa do catavento em forma de galo) e as Campanas. Em seguida, passamos para um terraço com parapeitos medievais, que oferece vistas deslumbrantes da cidade. Simplesmente fantástico!

visitar-universidade-salamancaPronto para ver outro tesouro da cidade? A Universidad de Salamanca é mais do que uma instituição de ensino. É um monumento ao saber e à ciência desde a sua construção.

visitar-salamanca-roteiro-2-diasA grande atração é a sua porta plateresca: esconde figuras esculpidas curiosas, como o famoso sapo, que se tornou o símbolo de Salamanca, e algo que todos os visitantes têm de tentar descobrir.

sapo-de-salamanca-lendaMais uma fonte de lendas populares em variadas versões: o estudante que o descubra sem qualquer pista, passará todos os exames do ano; quem ande à procura de casamento e desvende o enigma, arranja noiv@. Como não preenchíamos os requisitos de nenhuma das versões, tivemos que pedir ajuda a um salmantino.

No interior da Universidade há uma das bibliotecas mais antigas do mundo e um teto astronómico conhecido como El Cielo de Salamanca no antigo complexo universitário. Aproveite um passeio pelo claustro com uma sequóia de 200 anos e pelas salas de aula seculares, enquanto aprecia a torre sineira e os inúmeros detalhes da pedra esculpida.

visitar-salamanca-em-2-diasAtravés do Pátio das Escolas, prossiga o seu roteiro de Salamanca com uma visita às Escuelas Menores de la Universidad de Salamanca. Ao lado e para os aficionados dos museus, o Museo de Salamanca tem um excelente acervo do património arqueológico, etnográfico e de belas artes da província de Salamanca.

o-que-visitar-em-salamanca-blogDesça a rua boémia de Los Libreros (fica mais uma referência para tomar um copo à noite) em busca da Casa Lis, uma mansão modernista que alberga o Museo de Art Déco e Nouveau.

o-que-visitar-em-salamanca-blogContinuando ao longo desta rua e passando pela antiga muralha da cidade chegaremos a um dos pontos mais românticos deste roteiro de Salamanca. Falamos do Huerto de Calixto y Melibea, considerado o ponto de encontro dos amantes à imagem de Calixto e Melibea, os principais personagens do livro La Celestina, uma das obras mais conhecidas da literatura espanhola.

o-que-visitar-em-salamanca-blogÉ o lugar perfeito para namorar, mas pode apenas descansar, apreciar a vista deslumbrante com a Catedral no horizonte e deixar-se embalar pelo perfume das flores.

roteiro-visitar-salamanca-2-diasUm pouco mais adiante, na praça Carvajal, encontramos outro lugar mágico deste roteiro de Salamanca: a Cueva de Salamanca. Conta a lenda que nesta cripta havia uma escola de ciências ocultas onde o diabo roubou a sombra dum nobre. Outra crença popular é que esta é a porta de entrada para outra cidade escondida. Se visitar numa sexta ou sábado, não perca o espetáculo noturno de som e luz.

visitar-salamanca-blogEstamos a chegar ao fim do nosso roteiro de 2 dias em Salamanca. Uma das melhores maneiras de apreciar um pôr do sol sobre Salamanca de tirar o fôlego, é visitando a Ponte Romana, depois passear ao longo da margem do rio Torme, o melhor sítio para aquela fotografia digna de capa de revista.

visitar-salamanca-blogMas, pensando melhor, se ficarmos no centro da cidade, podemos ver o espetáculo de cor e brilho do pôr-do-sol sobre a cidade, transformando a pedra nas fachadas de todos os edifícios numa cor dourada mágica.

A escolha vai ser difícil. Pode sempre alargar o seu roteiro de 2 dias em Salamanca e não abdicar de pitada das experiências fantásticas que esta cidade vibrante, histórica e colorida tem para lhe oferecer.

visitar-salamanca-em-2-diasJá vimos todos os monumentos mais bonitos de Salamanca. Se a cidade foi marcante não deixe de levar uma lembrança para se lembrar da visita. A melhor opção para comprar souvenirs é nas ruas Calle Toro e Calle Zamora. Boutiques, joalharias e lojas típicas de artesanato vendem trabalho de filigrana ou o típico botão de Salamanca, ou pode sempre comprar o sapinho de Salamanca.

Passeios de um dia saindo de Salamanca

Há tanta coisa para ver, fazer e provar em Salamanca que, provavelmente não vai querer sair da cidade. No entanto, se sentir um desejo de se aventurar fora da cidade, vai descobrir que Salamanca está cercada por lugares fascinantes para explorar. A cidade  insere-se num cenário campestre idílico: lagos, rios, montanhas, desfiladeiro e aldeias pitorescas e tranquilas que abundam na região.

Em apenas duas horas, pode estar em Madrid a beber uma sangria. Ou a explorar cidades populares como Ávila, Toledo e Segovia. E Zamora fica apenas a uma hora.

De regresso a Portugal por Vilar Formoso, Ciudad Rodrigo, a cidade fortaleza fronteiriça, é uma cidade muitas vezes negligenciada mas com muito para ver. Se vier por Badajoz, Cáceres vai ser uma surpresa. Sim, o melhor é alargar o seu roteiro de 2 dias em Salamanca porque não faltam tesouros para descobrir.

Onde comer?

Salamanca tem uma cultura gastronómica única, moldada em grande parte pelos ingredientes vindos dos campos agrícolas e do pastoreio circundante. Os invernos frios determinaram a excelente qualidade dos enchidos e das carnes. Queijos e linguiças de sangue também têm uma qualidade reconhecida em grande parte devido ao ar fresco da montanha. E Salamanca destaca-se da gastronomia espanhola pelas influências culturais de povos que ocuparam a região no passado.

salamanca-onde-comer-corrillo
Onde comer em Salamanca? A Plaza Corrillo é uma boa opção com variada oferta

Uma variedade de pratos com ingredientes simples, mas frescos. Algumas das experiências gastronómicas obrigatórias incluem:

  • Hornazo: uma empada saborosa recheada com presunto, bacon, salsicha e ovos cozidos. A tradição vem dos pastores mas depressa se tornou numa receita tradicinal de Lunes de Aguas, uma festividade salmantina celebrada na segunda-feira a seguir à Páscoa.
  • Chanfaina: a base é o cordeiro cordeiro, mas temperado com cominhos.
  • Cochinillo al fuego: a versão salmantina do leitão assado em forno de lenha.
  • Farinato: uma salsicha espanhola tipicamente comida frita e com ovos, semelhante à nossa farinheira.
  • Carne de Morucha: da vitela Morucha criada no campo vem o suculento naco de bife.

onde-comer-em-salamanca-plaza-mayorNas tapas, não saia de Salamanca sem provar limón serrano (da serra para a cidade, tornou-se tradicional à Segunda-Feira Santa), as patatas meneás, o picadillo de Tejares, ou as lentejas de Armuña, todas provenientes de terras da província de Salamanca. A paloma é uma tapa de criação muito recente tipicamente salmantina já que não se encontra na Espanha: um crocante de trigo em forma de tigela recheado de saladas diversas.

O presunto mais famoso da região é o Jamón de Guijuelo, que pode encontrar nas delicatessens da cidade.

As rosquillas de Ledesma, um biscoito seco em forma de rosca, e o bollo maimón, uma espécie de pão de ló acitronado, fazem as honras da casa na doçaria regional. Mas para doçaria conventual, atreva-se a entrar no Convento de las Dueñas com tentações divinais.

Onde dormir?

Há uma grande variedade de alojamento em Salamanca, desde as pequenas pensões familiares a hotéis de luxo cinco estrelas. Em quase todos os bairros, há algo para todos os níveis de conforto e orçamento. Se visita pela primeira vez, recomendamos reservar alojamento na Cidade Velha (Casco Historico).

Exe Salamanca

O Exe Salamanca está localizado em Salamanca, junto ao Parque dos Jesuítas e a 8 minutos a pé da Plaza Mayor.

Microtel Placentinos

O Microtel Placentino é um boutique hotel situado num edifício do século XVI, no centro histórico de Salamanca.

Hotel Gabriel y Galán

O Hotel Gabriel y Galán beneficia de uma localização central, a 10 minutos a pé da Plaza Mayor (praça), da Catedral de Salamanca e da Universidade Sénior.

OYO 112 Emperatriz I

Localizado no centro de Salamanca, em frente ao Palácio Monterrey, este pequeno hotel dispõe de quartos com aquecimento e uma casa de banho privada.

Eurostars Las Claras

O Eurostars Las Claras está situado no centro de Salamanca, a 7 minutos a pé da Catedral e da Plaza Mayor. Disponibiliza quartos luminosos com acesso Wi-Fi gratuito e uma televisão de ecrã plano. Quartos confortaveis e pequeno almoço variado.

NH Collection Salamanca Palacio de Castellanos

Este elegante hotel está situado no centro histórico de Salamanca. Dispõe de acesso Wi-Fi gratuito por toda a parte. Além do edifício histórico que acolhe o hotel, o Palacio de Castellanos tem excelente localização. O atendimento e o serviço são excecionais.

Hotel Alameda Palace

O moderno e luxuoso, o Alameda Palace está localizado apenas a 300 metros do centro de Salamanca. Propõe elegantes quartos climatizados com acesso Wi-Fi gratuito e televisão por satélite. Bem localizado e quartos espaçosos.

Catalonia Plaza Mayor Salamanca

O Catalonia Plaza Mayor Salamanca está idealmente situado junto à Plaza Mayor e dispõe de acesso Wi-Fi gratuito. Os hóspedes elogiam a simpatia dos funcionários.

Hotel Rector

Este é um hotel encantador e tranquilo, onde vai encontrar quartos espaçosos, bem equipados. O Hotel Rector é muito confortável, serve pequeno almoço, e tem a mais valia da qualidade da música ambiente

Grand Hotel Don Gregorio

Apresentando um spa, este palácio do século XV foi magnificamente restaurado e transformado num hotel de luxo. Simpatia, limpeza e eficiência.

Clique para ver mais opções de Alojamento em Salamanca

Dicas & Informação Prática

  • Confira horários de visita das atrações turísticas de Salamanca. Ao domingo, algumas podem encerrar.
  • Peça um mapa de Salamanca no Posto de Turismo da Plaza Mayor. O Salamanca card já não existe.
  • Horários em Espanha são mais tardios do que a prática em Portugal. Geralmente, pequeno almoço às 10h, almoço entre as 14h e as 16h, jantar desde as 21h mas os locais só vão para os restaurantes às 22h. Tapas? A qualquer hora, mas a prática é mais de tarde acompanhadas duma cerveja ou dum vermute.
  • Para arte urbana, vá ao Barrio del Oeste.

Se gostou deste artigo e souber de alguém que também possa gostar, partilhe clicando no botão das redes sociais abaixo. Estará a ajudar-nos a divulgar e a continuar a nossa existência. O nosso muito obrigado desde já!

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

2 COMENTÁRIOS

  1. Miriam lessa dias

    Adorei as sugestões. Obrigada.
    Pretendo ir em setembro com o meu Nero que têm 13 anos. Abç

    • Muito obrigado pelo feedback. Boa viagem para vocês

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.