San Sebastián: o que visitar e fazer | Roteiro 1, 2 e 3 dias

San Sebastian: o que visitar e fazer | Roteiro 1, 2 e 3 dias

Visitar San Sebastián (Donostia em basco) é ponto de paragem imperdível em qualquer roteiro pelo País Basco. A capital da província basca de Guipúscoa, no norte da Espanha, é uma cidade costeira romântica, elegante e coquette, que impressiona com o seu ímpar enquadramento paisagístico, riquíssimo património histórico, cultura e gastronomia de classe mundial.

San Sebastian: o que visitar e fazer | Roteiro 1, 2 e 3 dias

E San Sebastián tem algo para todos os gostos. Entre os passeios pela marginal da divinal Praia de la Concha, conhecida como a Pérola do Mar Cantábrico, às deambulações pelas estreitas ruelas empedradas do centro histórico, passando pelos mergulhos salgados, miradouros com vistas de outro mundo, igrejas majestosas, praças apaixonantes e um número de bares de pintxos que tende para o infinito, não há miúdo nem graúdo que se aborreça.

San Sebastian: o que visitar e fazer | Roteiro 1, 2 e 3 dias

Neste artigo revelamos o que ver e fazer num roteiro para visitar San Sebastián (e arredores) em 2 e 3 dias, a par de dicas de viagem como chegar, quando ir, hotéis onde ficar e restaurantes onde comer, para aproveitar ao máximo a sua viagem à cidade renascida das cinzas na Belle Époque.

Na preparação da sua viagem para visitar San Sebastián, sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Onde fica San Sebastián?

San Sebastian: o que visitar e fazer | Roteiro 1, 2 e 3 dias
Praça de la Constitución – Roteiro para visitar San Sebastián

San Sebastián (Donostia em basco) é uma cidade do norte da Espanha, situada na costa do Mar Cantábrico, no Golfo da Biscaia, e a 20 km da fronteira EspanhaFrança. A cidade é a capital da província de Guipúscoa, na comunidade autónoma do País Basco. San Sebastián fica a cerca de 100 km da cidade basca de Bilbao e 83 km de Pamplona.

Quando visitar San Sebastián?

San Sebastian: o que visitar e fazer | Roteiro 1, 2 e 3 diasO clima de San Sebastián é geralmente caracterizado como oceânico, o que se traduz em verões quentes e invernos frios. Com este clima, as probabilidades de chuva e céus nublados aumentam. Mas em dias limpos, quando o sol brilha, San Sebastián resplandece.

San Sebastian: o que visitar e fazer | Roteiro 1, 2 e 3 dias
Ilhéu de Santa Clara – Roteiro para visitar San Sebastián

Em nossa opinião a melhor altura para visitar San Sebastián é entre finais de abril e outubro, quando o clima é mais ameno e há menos possibilidade de chuva. É também nessa fase do ano que se concentram os maiores eventos e festivais mundialmente conhecidos da cidade, a saber:

  • Semana Grande de San Sebastián (agosto), as grandes festas da cidade que culminam com um espetacular concurso de fogos de artifício sobre a baía de fama mundial
  • Jazzaldia, festival de jazz de San Sebastián (julho)
  • Quinzena Musical (agosto), festival de música clássica
  • Festival Internacional de Cinema de San Sebastián – Donostia Zinemaldia (setembro)

A quadra natalícia é outra das fases do ano mais populares para visitar San Sebastián, altura em que acontece a célebre Tamborrada (janeiro).

San Sebastian: o que visitar e fazer | Roteiro 1, 2 e 3 dias
Praia La Concha – Roteiro para visitar San Sebastián

Claro que os meses de verão, especialmente julho e agosto, “levam a taça” no que diz respeito ao clima, sendo perfeitos para passear pelas ruas, saborear a vida nas esplanadas e desfrutar das maravilhosas praias da Costa Basca. A grande desvantagem é o elevado número de turistas que, consequentemente, faz aumentar os preços da restauração e hotelaria.

Se puder, e para poupar uns euros, programe o seu roteiro para visitar San Sebastián nos meses de abril/maio ou setembro/outubro quando há menos turistas e os preços são bem mais convidativos.

Quantos dias para visitar San Sebastián?

San Sebastian: o que visitar e fazer | Roteiro 1, 2 e 3 dias
Catedral do Bom Pastor – Roteiro para visitar San Sebastián

Embora um dia seja suficiente para visitar as principais atrações turísticas da capital de Guipúzcoa, recomendamos que aloque no mínimo dois dias ao seu roteiro para visitar San Sebastián. Assim consegue conhecer a cidade de uma forma mais descontraída e desfrutar dos muitos prazeres que a capital da gastronomia basca tem para oferecer.

San Sebastian: o que visitar e fazer | Roteiro 1, 2 e 3 dias
Hondarribia, um dos pueblos que pode visitar perto de San Sebastián

Caso tenha 3 dias para visitar San Sebastián, tanto melhor. Já terá tempo para partir à descoberta de lugares surpreendentes perto da cidade donostiarra. No final do artigo apresentamos algumas sugestões nesse sentido e damos dicas extras do que ver e fazer perto de San Sebastián.

Onde ficar em San Sebastián? Sugestões de alojamento

Para aproveitar a sua escapadinha ao máximo, recomendamos vivamente ficar alojado em San Sebastián uma noite (pelo menos) num hotel localizado no Centro. Assim, fica perto das melhores atrações, restaurantes e experiências da cidade.

No Centro encontra centenas de hotéis de diversas categorias e padrões de qualidade: da quintessência luxuosa dos grand hotels Belle Époque, ricos em pormenores de época, até aos modernos boutique hotels, passando por acolhedoras pénsions e o típico hostal barato.

A concorrência mantém os padrões elevados e os preços relativamente competitivos. “Relativamente” porque San Sebastián não é conhecida por ser das cidades mais baratas da Espanha no que a alojamento diz respeito.

Os hotéis de San Sebastián têm elevadíssima procura e as melhores ofertas esgotam num ápice. Portanto, comece a procurar alojamento com bastante antecedência para garantir os melhores preços e não se esqueça: opte sempre por reservar alojamentos que permitam o cancelamento gratuito, não vá ter algum imprevisto antes da sua viagem a San Sebastián.

Abaixo encontra os nossos hotéis favoritos em San Sebastián – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço na sua categoria.

Zenit Convento San Martin

O charmoso Zenit Convento San Martin ocupa um antigo convento de 1887, mas o interior é uma ode à arquitetura e design modernos. Está super bem localizado, no centro de San Sebastián, a meio caminho entre a Catedral del Buen Pastor e da Playa de la Concha. Dispõe de quartos privados modernos, amplos e confortáveis, decorados em tons quentes. Serve um pequeno almoço soberbo e tem estacionamento privado. Para um cocktail ou pelas vistas, não deixe de ir ao rooftop com piscina e lounge-bar.

Hotel de Londres y de Inglaterra

Aliando luxo e história há mais de 150 anos, o Hotel de Londres y de Inglaterra é habitado por requinte, arte, cultura e bom gosto. Marca presença no Passeio Marítimo de San Sebastián, com vistas privilegiadas para a Playa de la Concha. Os quartos de luxo ainda refletem o brilho da Belle Époque, sem nunca descurar a atualização com instalações modernas e confortáveis satisfazendo as exigências dos dias de hoje. Dispõe de bar, restaurante e terraço na primeira linha da praia.

Pensión Garibai

Uma opção mais económica é a Pensión Garibai Com uma localização privilegiada no centro de San Sebastián e equitativamente distante da Parte Vieja e da Playa de la Concha, esta pensión dispõe de quartos privados renovados em linhas modernas, munidos de casa de banho e ar condicionado, confortáveis e impecavelmente limpos.

Hotel Arima & Spa

Com uma piscina exterior sazonal, um Spa de categoria e dois restaurantes, o Hotel Arima & Spa é um Small Luxury Hotel de estilo escandinavo localizado a 10 minutos de carro de San Sebastián rodeado de verde. De design moderno, todos os quartos insonorizados deste hotel apresentam uma decoração elegante e harmoniosa, conforto e sossego absolutos e casa de banho privada. Tendo em conta o estacionamento privado gratuito e uma relação qualidade-preço muito boa, é uma excelente opção para quem viaje de carro.

Hotel Tres Reyes San Sebastián

Se dispensar o Spa, mas não abdica dos padrões de qualidade dum bom hotel de 4 estrelas, espreite as acomodações do Hotel Tres Reyes San Sebastián. Também fica a 10 minutos de carro do centro histórico de San Sebastián e dispõe de estacionamento privado (mas a custo adicional). Quartos e suites apresentam uma decoração notável, de linhas contemporâneas elegantes, elogiáveis no conforto e limpeza, com opção de pequeno almoço incluído.

Clique para ver mais opções de alojamento em San Sebastián

O que ver e fazer em San Sebastián? Locais a visitar e experiências a não perder num roteiro de 1 dia

San Sebastian: o que visitar e fazer | Roteiro 1, 2 e 3 dias

A beleza de San Sebastián é inegável. A atmosfera, magnetizante. A cidade donostiarra estende-se pela plácida baía de La Concha, uma meia lua perfeita de areia branca fechada nos seus extremos pelos montes Urgull e Igueldo, com o ilhéu de Santa Clara bem no meio.

San Sebastian: o que visitar e fazer | Roteiro 1, 2 e 3 dias
Casino, um dos mais belos edifícios Belle Époque de San Sebastián

Foi a Rainha Isabel II de Espanha, em meados do século XIX, quem originalmente colocou San Sebastián no mapa. Por questões de saúde começou a passar os seus verões em Donostia, pelos benefícios das águas da Playa de la Concha. Vários aristocratas seguiram-na e a cidade começou a tornar-se famosa como o destino preferido das classes altas europeias. Vivia-se a Belle Époque e San Sebastián reconstruía-se ao gosto da época e seguindo o modelo parisiense. Quando a rainha Maria Cristina manda construir, no início do século XX, o Palácio Miramar para sua luxuosa residência de verão, a cidade atinge o auge da fama como cidade de veraneio para a elite abastada.

Anos volvidos, San Sebastián ainda é um destino turístico de referência a nível mundial. Graças ao lugar de topo que conquistou no panorama gastronómico internacional com o ressuscitar de iguarias bascas através duma cozinha criativa e de vanguarda. A meca dos foodies é a cidade da Europa com mais estrelas Michelin por metro quadrado: um total de 19 ganhas por 11 restaurantes espalhados em apenas 25 km2.

San Sebastian: o que visitar e fazer | Roteiro 1, 2 e 3 dias
Pintxos
Dica VagaMundos: para conhecer melhor a história e não perder pitada dos encantos da cidade, um free walking tour pode ser a atividade certa para si, com estórias e curiosidades reveladas por um guia, apaixonado conhecedor da cidade. Se a língua espanhola não for entrave para si, espreite este super bem cotado Free Walking Tour da Civitatis. Não tem preço fixo, mas os guias vivem das gratificações dadas consoante a satisfação do cliente.
Palácio de Congressos e Auditório Kursaal

Não falta o que ver e fazer em San Sebastián, da Parte Vieja à “cidade nova” da Belle Époque. Venha descobrir tudo nesta sugestão de roteiro para visitar San Sebastián traçado para maximizar o seu tempo ao explorar a cidade a pé.

Parte Vieja

San Sebastian: o que visitar e fazer | Roteiro 1, 2 e 3 diasSugerimos que comece o seu roteiro a visitar San Sebastián deambulando pelas animadas e labirínticas ruas e ruelas da Parte Vieja, entre o porto e a foz do rio Urumea, no sopé do monte Urgull.

Praça de la Constitución

Durante o seu passeio não deixe de passar pela Calle Mayor e de visitar a magistral Basílica de Santa María del Coro (o templo religioso renascentista e barroco mais impressionante de Donostia), a Praça de la Constitución (outrora praça de touros e dominada pelo antigo Ayuntamiento neoclássico), a Igreja de San Vicente (gótica e a igreja mais antiga de Donostia) e o Museu de San Telmo o mais completo sobre a história e cultura bascas, desde a Pré-história à atualidade.

Aproveite para degustar umas travessas de pintxos num dos muitos bares do centro histórico… até porque, quando lhes botar o olho em cima, dificilmente lhes vai resistir. O ponto de referência é a Calle Fermín Calbetón – “La Fermín”, como lhe chamam os locais – mas por toda a Parte Vieja vai encontrar tentadoras mesas.

À boa maneira donostiarra, comece com uma sidra ou um marianito (vermute), eleja a sua travessa a transbordar de pintxos e “empurre” com um txakoli (vinho) ou zurito (cerveja).

Porto de San Sebastián

San Sebastian: o que visitar e fazer | Roteiro 1, 2 e 3 diasContinue o seu roteiro a visitar San Sebastián rumando até ao Porto de San Sebastián, situado no extremo oriental da Baía de la Concha, aos pés do Monte Urgull. As coloridas fachadas das antigas casas de pescadores são apaixonantes! As vistas sobre a baía dos varandins sobranceiros ao porto também não são nada de desprezar. Ao percorrê-los vai encontrar o museu marítimo e o Aquarium, uma atividade interessante se viajar com miúdos.

Dica VagaMundos: do Porto de San Sebastián partem os passeios de barco ou catamaran pela Baía La Concha, a Costa Basca e o muito apreciado Ilhéu de Santa Clara,  idilicamente plantado no meio da Baía de La Concha. Pode reservar o popular passeio de barco ao ilhéu através da Civitatis (clique para ver).

Monte Urgull e Paseo Nuevo

Baía La Concha vista do Monte Urgull

De seguida suba ao topo do Monte Urgull, que se encontra coroado pelas ruínas do Castelo de la Mota e por uma impressionante estátua do Sagrado Coração de Jesus com mais de 12 metros de altura. A subida é algo extenuante, mas as vistas valem cada gotinha de suor! O melhor ponto de acesso a partir do Porto é via o Paseo de los Curas.

San Sebastian: o que visitar e fazer | Roteiro 1, 2 e 3 dias
Paseo Nuevo

Se faltar coragem, nada como fazer um passeio ao longo da marginal “Paseo Nuevo”, que rodeia todo o Monte Urgull, parando nos vários miradouros para apreciar mar e esculturas artísticas.

Praia Zurriola

São menos de dois quilómetros com os olhos postos no Mar Cantábrico e a foz do rio Urumea, desde o Porto até à Ponte Zurriola sobre o rio Urumea, na outra margem do qual se encontra o Palácio de Congressos e Auditório Kursaal e a Praia Zurriola, cujas boas ondas fazem a delícia dos amantes do surf. Regresse ao Centro, via o luxuriante jardim à margem do rio Urumea e atravessando a magnífica e elegante ponte Maria Cristina.

Catedral do Bom Pastor

Catedral do Bom Pastor

Continue o seu roteiro a visitar San Sebastián explorando o elegante e romântico bairro do Centro com os seus edifícios Belle Époque bem ao estilo parisiense, com destaque para o Teatro Victoria Eugenia e o Hotel María Cristina. A joia mais brilhante é a Catedral do Bom Pastor, cuja arquitetura neogótica foi inspirada na Catedral de Colónia.

San Sebastian: o que visitar e fazer | Roteiro 1, 2 e 3 dias
Plaza Gipuzkoa

Aproveite para dar um saltinho à vizinha Plaza Gipuzkoa, onde irá encontrar um lindo jardim com uma curiosa estação meteorológica.

Playa de la Concha

Praia la Concha

Fazer um relaxante passeio ao longo do extenso passeio marítimo da Praia la Concha, uma das praias urbanas mais bonitas da Europa, é das melhores coisas que pode fazer em San Sebastián.

Casino

Pelo caminho irá poder ver vários edifícios históricos, começando pelo antigo Casino (que presentemente alberga o Ayuntamiento – Câmara Municipal), passando pelo Balneario de la Perla, até ao Palácio Miramar rodeado de lindos jardins que pode visitar.

Peine del Viento

Se lhe souber a pouco, pode sempre continuar a caminhada ao longo da marginal da vizinha Praia de Ondarreta até à emblemática obra de arte Peine del Viento (Pente do Vento), um conjunto de três esculturas de aço colocadas sobre rochas constantemente fustigadas pelas ondas do mar. Caso esteja a visitar San Sebastián no verão, estas são as melhores praias urbanas para dar uns refrescantes mergulhos.

Monte Igueldo

Para terminar o seu roteiro para visitar San Sebastián, suba ao Monte Igueldo onde poderá desfrutar das melhores vistas sobre San Sebastián e a Baía La Concha. Ao pôr do sol parece um postal! Além das vistas, o Monte Igueldo oferece um atrativo parque de diversões. Pode subir de carro, mas a forma mais divertida é apanhando o icónico funicular do Monte Igueldo que há mais de cem anos leva aristocracia, turistas e locais a este miradouro mágico.

Dica VagaMundos: na capital da gastronomia basca é obrigatório fazer uma refeição num dos restaurantes tradicionais com um pintxo numa mão e um copo na outra. Nunca se perdoará se o não fizer. Aceite o nosso desafio para o jantar do primeiro dia do seu roteiro para visitar San Sebastián: este tour de pintxos e vinho é a melhor maneira de saborear San Sebastián. Oito pintxos e cinco bebidas depois, comeu e bebeu do mais autêntico, passou por alguns dos melhores restaurantes locais e terá uma lista para os dias seguintes.

O que visitar perto de San Sebastián? Roteiro 2 ou 3 dias

Praia de Ondarreta

O que ver e fazer em San Sebastián em 2 e 3 dias? Se deixou “pontas soltas” dalgumas das nossas sugestões do roteiro para visitar San Sebastián, aproveite o segundo dia para as “atar”. Indo no verão, nem precisamos de sugerir os banhos de sol e mar nas badaladas praias urbanas da cidade. Se viajar com crianças, brinde os miúdos com um dia lúdico (e pedagógico) no parque de diversões do Monte Igueldo e/ou no Aquarium. Sem crianças e fora do verão, mergulhe na essência da cultura e gastronomia bascas.

Bayonne

Se procura um roteiro de 3 dias para visitar San Sebastián, vai gostar de saber que perto da capital donostiarra tem muito que visitar. Se, como nós, é daqueles viajantes que gosta de lugares off the beaten path, sugerimos que aproveite a viagem a San Sebastián para conhecer pueblos históricos deliciosos e até aventurar-se numa visita à vizinha França.

Hondarribia, San Juan e San Pedro

A menos de meia hora de San Sebastián encontra-se a pitoresca e apaixonante cidade medieval piscatória de Hondarribia, situada na foz do rio Bidasoa, fronteira natural entre Espanha e França.

Deambular pelas ruelas empedradas do seu aprimorado centro histórico muralhado, ladeadas de casas medievais com as suas varandas e portadas coloridas, à descoberta dos seus mágicos recantos está entre as melhores memórias que temos do País Basco.

Pelo caminho aproveite para visitar também as castiças aldeias piscatórias de San Juan, aos pés do Monte Jaizkibel, e San Pedro, mesmo defronte, singelas e autênticas guardiãs da tradição pesqueira do País Basco. Imperdível nestes povoados piscatórios da Costa Basca? Degustar os seus pintxos com sabor a mar!

Dica VagaMundos: se estiver sem carro, pode reservar esta excursão de meio dia da Civitatis, a partir de San Sebastián, aos três povoados marinheiros.

Biarritz e Bayonne

Biarritz

Já percebeu que, seguindo para leste a partir de San Sebastián, depressa chega à fronteira francesa. Logo, é a oportunidade perfeita para conhecer as cidades de Biarritz e Bayonne, ambas a menos duma hora de viagem de San Sebastián. Sem sair do mesmo país, o País Basco, entra em todo um mundo novo já que estas cidades bascas emanam um carácter nitidamente francês.

Bayonne

Biarritz é uma das estâncias balneares mais glamorosas da França, destino de veraneio da nobreza e burguesia europeia desde o século XIX, e meca dos surfistas desde os anos 50 do século XX.

Bayonne é a histórica capital do País Basco Francês, ponto de passagem milenar do Caminho de Santiago, berço da chocolaterie francesa e guardiã de um riquíssimo património histórico e cultural.

Dica VagaMundos: Biarritz e Bayonne podem ser facilmente exploradas num daytrip a partir de San Sebastián. E nesta excursão guiada de dia inteiro pode conhecer ambas evitando dores de cabeça com a logística.

Saint-Jean-de-Luz

As delícias da costa francesa podem ser encontradas bem perto de San Sebastián, em pequenas e encantadoras aldeias piscatórias como Saint-Jean-de-Luz, onde o tempo parece ter parado há séculos.

Este pequeno povoado costeiro é conhecido por ter sido um dos principais covis dos piratas do Mar Cantábrico e por ter sido o palco do casamento do rei Luís XIV (o Rei Sol) com a infanta espanhola Maria Teresa de Áustria, celebrado na Igreja Saint-Jean-Baptiste. Hoje, é a mistura perfeita de legado histórico, estância balnear, promenades à beira-mar, compras e eventos culturais.

Depois de deambular pelo centro histórico, o porto e a promenade costeira, não deixe de espreitar a Maison Adam na Place Louis XIV, uma pastelaria com mais de 350 anos de história e cujos macarons foram servidos na boda real.

Mapa do roteiro para visitar San Sebastián: principais pontos de interesse turístico


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar San Sebastián.

Outros artigos de Espanha

Melhores praias Sul de Espanha | Melhores praias da Galiza | Melhores Praias de CádizMelhores trilhos de EspanhaRoteiro da Andaluzia | Roteiro das Astúrias | Roteiro da Extremadura | Roteiro da Galiza | Roteiro de Maiorca | Roteiro do País Basco| Roteiro dos Picos da Europa | Roteiro dos Pueblos Blancos | Roteiro Sierra Nevada | Roteiro SomiedoRoteiro Tenerife | Parque Natural Arribes del Duero | Parque Natural Baixa Limia e Serra do Xurés | Ávila | Barcelona | Badajoz | Benidorm | Bilbao | Cáceres | Cádiz | Camino de HierroCórdoba | GibraltarGranadaIlhas Cíes | Ilha de OnsLago de Sanabria | Lalín | Madrid | Málaga | Mérida | OurensePalma de Maiorca | PlasenciaPontevedra | Puebla de Sanabria | Ronda | Salamanca | Santiago de Compostela | Segóvia | Sevilha | Toledo | ValênciaVigo | Zamora | Zaragoza

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.