Visitar Santa Comba Dão (e arredores): roteiro com o que ver e fazer

Visitar Santa Comba Dão (e arredores): roteiro com o que ver e fazer

Visitar Santa Comba Dão é a promessa de deslumbramento perante autênticos cartões-postais duma cidade plena de romantismo e pequenas maravilhas. Adiar a visita a este cantinho de Portugal só lhe vai trazer amargo arrependimento. O que lhe vale é que depressa será adoçado com os encantos da vila. Não adie mais e saiba o que ver e fazer, onde comer e dormir num roteiro para visitar Santa Comba Dão, no Centro de Portugal.

Quando visitar Santa Comba Dão?

Visitar Santa Comba Dão: roteiro com o que ver e fazerO clima mediterrânico de que Santa Comba Dão beneficia, torna a emblemática cidade beirã num bom destino a visitar ao longo de todo o ano. É caracterizada por ter poucos dias de chuva ao longo do ano e mesmo o frio de inverno não impede de usufruir da cidade já que a temperatura raramente desce a graus negativos. Ainda assim, os melhores meses para visitar (logo, os mais concorridos) vão de abril a outubro.

Visitar Santa Comba Dão: roteiro com o que ver e fazerO verão é quente e seco, com temperaturas a atingir os 30ºC com alguma facilidade. Nada como dar um pulinho à Praia da Senhora da Ribeira para mergulhos e diversão na água, um picnic à sombra e horas de puro e relaxante descanso. Na primavera e no outono aproveite para explorar o património natural e cultural nos trilhos pelas aldeias, campos de cultivo e riqueza paisagística da região, com destaque para a Ecopista do Dão. No inverno… Bem no inverno, como apetece estar dentro de portas, é a melhor época do ano para planear um roteiro gastronómico pelos melhores restaurantes do concelho para descobrir os produtos regionais repletos de sabor.

Onde ficar a dormir em Santa Comba Dão? Sugestões de alojamento

Casas com Estória

Bem-vind@ a casa! Porque vai sentir-se muito bem-vind@ às Casas com Estória. As boutique houses, no coração de Santa Comba Dão, são a concretização do que se deseja num alojamento local: um espaço familiar cheio de contemporaneidade. Abrem-se as portas e ficamos sem palavras. O design é marcante. O charme é arrebatador. Os detalhes são adoráveis. O conforto exemplar das Casas com Estória pautam-se pela simbiose perfeita dum estilo de vida moderno inserido na autenticidade de casas com tradição. Com aconchego. Com estória.

As cinco casas independentes no Largo do Rossio resultaram da revitalização de três casas típicas do Dão, cujas paredes guardam mais de duzentos anos de vida duma família. Cada uma delas é uma homenagem às estórias de vida e labuta dos últimos moradores. A somar às casas independentes há ainda a Loja do Sr. Costa, mercearia emblemática na cidade, que reúne cinco quartos nas águas-furtadas, generosos em espaço e no conforto. Generosas são também as janelas e varandas com vista para o cénico Largo do Município e bairro histórico da vila. Pela manhã será brindado com um pequeno-almoço como só as avós sabem fazer: generoso e saboroso.

Clique para ver mais opções de alojamento em Santa Comba Dão

O que visitar em Santa Comba Dão | Dão-Lafões?

Visitar Santa Comba Dão: roteiro com o que ver e fazerSe a Beira Alta fosse a corte de um rei, Santa Comba Dão seria uma das suas mais belas donzelas. Esta “donzela” da região de Dão Lafões enfeitiça como poucas. É impossível ficar indiferente à graciosidade de Santa Comba Dão. O seu centro histórico é a materialização perfeita das típicas cidades rurais da Beira Alta. Casario branco, usualmente de dois pisos, dominado pelo granito, exibe portadas coloridas, escadarias floridas, varandas decoradas.

Visitar Santa Comba Dão: roteiro com o que ver e fazerOs vários solares senhoriais atestam a prosperidade duma cidade de solos férteis onde predominava a atividade agrícola. No bairro histórico, o traçado das ruas é notoriamente medieval: vielas estreitas e sinuosas, com escadinhas e travessas simpáticas, sempre desembocando em largos ou praças airosas. Apetece encontrar um banco ou sentar numa esplanada só para ver a vida passar.

Visitar Santa Comba Dão: roteiro com o que ver e fazerAdicione magníficas igrejas e consegue ter um quadro do belo património que espera o seu olhar atento quando visitar Santa Comba Dão, cidade de tradição e história. Como a cidade é bastante compacta, a melhor maneira de a conhecer (e sentir) é a pé. Dum ponto ao outro, é um instante que pode prolongar a seu bel-prazer.

Igreja Matriz de Santa Comba Dão

Visitar Santa Comba Dão: roteiro com o que ver e fazerPode-se dizer que a cidade tem dois centros. Quem entre na cidade pela Avenida da República, assim que atravessa o viaduto, chega ao Largo Alves Mateus e é logo presenteado com alguns dos monumentos mais emblemáticos de Santa Comba Dão. Rodeiam o largo monumentos como a barroca Igreja Matriz, com duas torres sineiras, a Casa dos Arcos, e a Casa de Joaquim Alves Mateus, datada de 1555 e de estilo renascentista.

Casa dos Arcos

Visitar Santa Comba Dão: roteiro com o que ver e fazerHá solares antigos, mas a Casa dos Arcos é ancestral. Identificável pela arcada no piso térreo, a varanda colunada e uma enorme chaminé, esta casa solarenga maneirista do século XVII, pertença dos Barões de Santa Comba Dão, já recebeu reis, rainhas e infantes. Se dúvidas tem, aproxime-se das placas de pedra onde se assinala, orgulhosamente, tais visitas reais. a Casa dos Arcos alberga a Biblioteca Municipal, mas é talvez mais conhecida pelo restaurante homónimo.

Visitar Santa Comba Dão: roteiro com o que ver e fazer

Dica VagaMundos: colecione os cartões-postais de Santa Comba Dão que o Miradouro do Outeirinho oferece. A caminho, aprecie a Ribeira das Hortas, as antigas azenhas, os campos verdejantes. Do miradouro, com coloridos painéis de azulejo, as vistas obre um rio Dão espraiado são soberbas, adivinhando-se as linhas da medieval Antiga Ponte Sobre o Dão, agora submersa pela Albufeira da Barragem da Aguieira.

Igreja da Misericórdia

Descubra a arquitetura notável da Rua Mouzinho de Albuquerque, uma antiga zona de comércio. Para além das casas de traça antiga é aqui que se encontra a bela Igreja da Misericórdia em estilo renascentista. A rua pedonal é ladeada por casas e mansões doutros tempos que, ainda que carecendo de cuidados, têm detalhes que não deixam de impressionar.

 

Dica VagaMundos: Passe pelo Largo do Rossio onde o casario típico enche os olhos. Algumas das casas foram renovadas respeitando todas as características originais deste tipo de habitação da Beira Alta: paredes sólidas de pedra de granito, juntas caiadas e escadas sem guarda. O mérito é das Casas com Estória, que lhes trouxe nova vida sem sacrificar a alma. O melhor é que até pode “viver” numa delas.

Largo do Município

Quando visitar Santa Comba Dão, guarde o melhor para o fim. Vá até ao Largo do Município. É o que todos os santacombadenses fazem para descontrair, conviver e apreciar a vida enquanto degustam algo na larga esplanada. Aqui vai encontrar a Câmara Municipal, o singular Pelourinho, e o Chafariz. Contudo, a solidez do granito e adorno destes monumentos é completamente ofuscada pela fluidez e harmonia das águas da Ribeira das Hortas. Entrecortando o largo, a encantadora ribeira nivelada por açudes corre sob pontes de pedra, ao lado de passadiços românticos e sob uma ponte de madeira encantada. Ao fim do dia, sob a luz dourada do sol poente, o espelho de água duplica a beleza duma cidade que sucessivamente nos surpreende e cativa.

Dica VagaMundos: do miradouro da Pedra Talhada, acessível através do bairro antigo, tem vistas sobre o centro histórico de Santa Comba Dão. Em dias muito limpos de inverno até dá para ver o cume nevado da Serra da Estrela.

O que visitar perto de Santa Comba Dão?

Estrada Nacional 2

Casa onde nasceu António de Oliveira Salazar, o “Pai” da N2

A Estrada Nacional 2 “cruza” Santa Comba Dão. A EN2 foi a materialização de um dos sonhos de António de Oliveira Salazar, curiosamente natural do concelho de Santa Comba Dão, de criar uma estrada que ligasse Portugal de norte a sul pelo centro do país, tornando-se num dos projetos-bandeira do Estado Novo. Santa Comba Dão é de paragem obrigatória e, já fora do centro, na outra margem do Dão, a estrada “mítica” passa mesmo à porta da casa onde nasceu o pai da EN2, Salazar. (veja o mapa que disponibilizamos abaixo para saber a localização exata.) Quer ter uma roadtrip épica em Portugal? Clique para ler o nosso roteiro e guia completo da Estrada Nacional 2.

Ecopista do Dão

Antiga Estação dos Caminhos de Ferro de Tonda – Ecopista do Dão

Entre Santa Comba Dão e Viseu estendem-se os 49 km de carris da linha ferroviária que, outrora, via os comboios passar. Hoje vê caminhantes, corredores, ciclistas… Depois de dar com o início do percurso (coisa complicadinha em Santa Comba Dão) surpreenda-se com as paisagens e as pequenas povoações, os carvalhais e castanhais, os campos de cultivo e as vistas revigorantes a cada curva do rio Dão. Não faltam pontos de interesse naquela que é a mais comprida e, provavelmente, a mais bonita ecopista de Portugal.

Praia Fluvial da Senhora da Ribeira – Barragem da Aguieira

Praia Fluvial da Senhora da Ribeira – Visitar Santa Comba Dão

O concelho de Santa Comba Dão é bafejado pelas maravilhas dos rios Dão e do Mondego (e do menos conhecido rio Criz). O Dão entrega-se ao Mondego na Barragem da Aguieira cuja albufeira é responsável pelos momentos de lazer, convívio e adrenalina dos desportos náuticos na maravilhosa Praia Fluvial da Senhora da Ribeira.

Penacova

Vista do Mirante Emydgio da Silva

Dê um pulinho a Penacova. Pelo caminho, o monumento geológico da Livraria do Mondego quase parece uma estante de livros… De pedra. Depois de “ler as pedras”, usufrua de vistas soberbas do Mirante Emydgio da Silva sobre o Mondego e desfrute das refrescantes praias fluviais do Vimieiro e do Reconquinho.

Moinhos da Serra da Atalhada

Moinhos da Serra da Atalhada

Para vistas soberbas ainda temos duas sugestões. O primeiro é um segredo bem guardado: os antigos Moinhos da Serra da Atalhada plantam-se na cumeada da serra e as vistas são de babar. Os moinhos recuperados, mais duma dezena deles, até têm a sua graça, mas as vistas vão-lhe roubar toda a atenção.

Serra do Caramulo

Caramulinho – o ponto mais alto da Serra do Caramulo

Mas, no que a vistas panorâmicas diz respeito, nada (mesmo nada) bate a subida ao Caramulinho, com panorâmicas 360 sobre as serranias em redor, entre elas a Serra da Lousã, a Serra do Açor e a Serra da Estrela. Com um pouco de imaginação, os enormes barrocos de granito transfiguram-se naquilo que a sua mente conceber. Uma Cabeça de Cão já existe, portanto, tem que puxar mais pela imaginação. A Serra do Caramulo tem uma paisagem marcante, aldeias castiças (Jueus, Almofala e Malhapão foram as que mais gostamos) e um cume que incorpora a expressão “the best view comes after the hardest climb!” Daqui, vê Portugal inteiro! (Ou quase)

Restaurantes onde comer em Santa Comba Dão?

Cova Funda: típico e familiar, cozinha tradicional, espaço castiço no coração de Sta. Comba Dão, onde todos vão.
Rua Nossa Senhora da Assunção 2, Santa Comba Dão (+351 232 881 621)
Especialidades: Bôlas, petinga, peixes e carnes grelhados no carvão, Chanfana, Naco, Polvo.

Cota Máxima: para mariscar ou para uma bebida, aproveite a ementa semanal com preços mais convidativos.
Estrada do Granjal, Santa Comba Dão (+351 232 888 347)
Especialidades: Entradas: Sopa à Chefe Coelhinho, Ovos Tontos com Salsichas. Peixe: Robalo ou dourada Escalados na grelha, Bacalhau à Cota Máxima, Polvo à Lagareiro. Carnes: Chanfana à Serrana, Bife à Cota Máxima, Grelhada à Sabores do “Rio Dão”
Costeletão de Novilho com Molho de Piri-piri, Espeto Terra e Mar.

Restaurante 3 Pipos (Tonda): referência na gastronomia regional da Beira Alta, rústico e intimista.
Rua de Santo Amaro 966, Tonda (+351 232 816 851)
Especialidades: entradas: especial da casa, queijos e enchidos da Beira. Peixes: Tiborna de Bacalhau, Lagarada de Bacalhau, Polvo à Lagareiro com Migas. Carnes: Vitela à Lafões, Torresmada, Entrecosto com arroz de carqueja, Bife à 3 Pipos, Cabrito à casa, Sobremesas: Leite creme queimado, Tigelada da Beira, Toucinho do Céu, Requeijão com doce de abóbora

Restaurante Cabriz: na Quinta de Cabriz, produtora dos afamados vinhos do Dão; vá pelas provas de vinho e visita à adega, fique para a mesa de sabores regionais.
Quinta da Sarzedas, Carregal do Sal (+351 232 960 140)
Especialidades: Entrada: Chouriça cozida em vinho tinto. Peixe: Salada de Polvo, Polvo à lagareiro com Migas, Línguas de Bacalhau, Bacalhau com Broa, Petinga com molho de escabeche. Carne: Cabrito assado no forno, Entrecosto grelhado.

Zé Pataco (Canas de Senhorim): para celebrar a vida com família e amigos.
Rua do Comércio 124, Canas de Senhorim (+351 232 671 121)
Especialidades: Peixes: Bacalhau à Pataco, Camarão na brasa com batata a murro, Chora do Mar, Arroz de tamboril com gambas, Polvo grelhado com batata a murro. Carnes: Sola à Zé Pataco, Cabrito à Padeiro, Vitela na Caçoila, Cozido à Portuguesa, Arroz de Pato no forno.

Santa Comba Dão: mapa dos principais pontos de interesse turístico


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos principais pontos de interesse do roteiro para visitar Santa Comba Dão.

Outros artigos do Centro de Portugal

Aveiro | Aldeias Históricas de Portugal | Cascata da Cabreia | Castelo de Bode | Coimbra | DornesEstações Náuticas Centro de PortugalPenamacor | Passadiços do Orvalho | Passadiços das Fragas de São Simão | Passadiços da Ribeira das Quelhas | Monsanto | ÓbidosOurém | Penedo Furado | Peniche | Piodão | Serras de Aire e CandeeirosSerra do Açor | Serra da Estrela | Serra da Lousã | Tomar | Viseu

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.