Santiago do Cacém: o que visitar, ver e fazer | Roteiro

Santiago do Cacém: o que visitar, ver e fazer | Roteiro

Em busca dum destino para umas miniférias em Portugal? A nossa sugestão: visitar Santiago do Cacém, uma das melhores escapadinhas no Alentejo.

Santiago do Cacém: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Igreja Matriz e Castelo de Santiago do Cacém

O Castelo de Santiago do Cacém, as ruínas romanas de Miróbriga, a Lagoa de Santo André e o Badoca Safari Park são os nomes mais sonantes duma vasta oferta de atrações turísticas e experiências que comprovam a riqueza histórica, paisagística e natural desta “Terra Única”, estendida do mar à serra, das planícies alentejanas às lezírias sadinas. Com a gastronomia e gente afável a darem ainda mais sabor a tudo.

Santiago do Cacém: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Lagoa e Praia de Santo André – Roteiro para visitar Santiago do Cacém

Embarque numa jornada que @ levará a desbravar um dos territórios mais completos e vastos do Alentejo com este roteiro para visitar Santiago do Cacém, onde lhe revelamos o que visitar em Santiago do Cacém, cidade e arredores, quando ir, melhores praias e passeios perto de Santiago do Cacém para umas férias recheadas, as nossas habituais dicas de hotéis e restaurantes, e mapa turístico interativo.

Santiago do Cacém: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Girafa no Badoca Safari Park – Roteiro para visitar Santiago do Cacém

Onde fica Santiago do Cacém?

Santiago do Cacém é uma cidade no distrito de Setúbal, região do Alentejo e sub-região do Alentejo Litoral. É sede do município homónimo, um dos maiores de Portugal. O município é limitado por Grândola, Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Ourique, Odemira, Sines e tem litoral no Oceano Atlântico. É o único município de todo o Alentejo com duas cidades: Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André.

Quando visitar Santiago do Cacém?

Santiago do Cacém: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Arcos do Beco da Misericórdia – Roteiro para visitar Santiago do Cacém

Para fugir da cidade, uma escapadinha a Santiago do Cacém sabe bem em qualquer altura do ano.

Se o seu objetivo é desfrutar das praias, nada melhor do que o verão para visitar Santiago do Cacém. A Reserva Natural das Lagoas de Santo André e Sancha, bem juntinho ao mar, oferecem diversão na água para todos os gostos.

Santiago do Cacém: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Praia de Santo André, uma das mais belas praias de Santiago do Cacém

Mas na nossa opinião a primavera e outono são também de aproveitar já que as temperaturas amenas são mais convidativas para passear pela cidade e pela região.

As feiras que combinam diversão, cultura, música (incluindo, fado a despique), artesanato, gastronomia e produtos regionais acontecem ao longo de todo o ano, com destaque para o certame Santiagro (último fim de semana de maio) e a tradicional Feira do Monte (primeiro fim de semana de setembro) na cidade, o Festival da Enguia em Vila Nova de Santo André e o Festival do Tomate em Alvalade, iniciativas recentes que visam promover a gastronomia da região.

Santiago do Cacém: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Jardim Municipal – Roteiro para visitar Santiago do Cacém

Verdadeiramente imperdíveis são as Festas de São Romão, em agosto, com a recriação do tradicional Banho de São Romão, na Lagoa de Santo André.

Onde ficar a dormir em Santiago do Cacém? Sugestões de alojamento

Ficar uns dias a repor energias em Santiago do Cacém. Parece-lhe bem? Pois se a ideia é boa, a realidade é surpreendentemente melhor. A qualidade do alojamento em Santiago do Cacém é cada vez melhor, com os alojamentos de turismo rural, as casas de férias na praia e os hotéis de Santiago do Cacém a darem cartas na hospitalidade. Há soluções para todas as carteiras e para todos os gostos. Convém é ser previdente e reservar alojamento em Santiago do Cacém com antecedência, especialmente na época alta.

Reserva Alecrim EcoSuite & Glamping, um dos melhores locais onde ficar a dormir quando visitar Santiago do Cacém

Abaixo encontra os nossos lugares favoritos onde ficar a dormir em Santiago do Cacém – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço da região.

Reserva Alecrim EcoSuite & Glamping

É uma experiência de camping com glamour inesquecível. Na Reserva Alecrim EcoSuite & Glamping, vive-se a intimidade com a natureza paciente do Alentejo. Numa zona campestre, este resort boutique disponibiliza domeseco-houses, tendas safari e casas típicas alentejanas (remodeladas) verdadeiramente irresistíveis. Perfeito para noites de absoluto descanso ou para namorar ao luar no seu roteiro para visitar Santiago do Cacém.

Octant Santiago

“Ter tempo é algo para saborear devagar” e o Octant Santiago é o lugar para o fazer. Combinando design tradicional e moderno, este pet-, bike-, surf-, eco-, kids-, family-friendly hotel coroa uma colina, como o Castelo de Santiago do Cacém para o qual tem vistas privilegiadas. E saborear está-lhe no ADN: a gastronomia e as experiências culinárias são as principais atrações deste 4 estrelas com uma ótima piscina, rodeado de campo alentejano.

Casas de Miróbriga

Com uma piscina de beiral infinito, Casas de Miróbriga é um aconchegante alojamento de turismo rural rodeado de sossego, na Herdade de Chãos Salgados, a escassos minutos de carro de Santiago do Cacém. Disponibiliza quartos privados e apartamentos autossuficientes em casinhas tipicamente alentejanas, onde não faltam cadeiras de verga e mantas alentejanas, em redor dum pátio com oliveira.

Clique para ver mais opções de alojamento em Santiago do Cacém

O que ver e fazer em Santiago do Cacém? Locais a visitar e experiências a não perder

Bastam as belas paisagens alentejanas, entre litoral e interior, entre campo e serra, a caminho do seu roteiro para visitar Santiago do Cacém para começar a perceber o porquê do slogan “Terra Única”. Uma terra ancestral que assistiu à passagem de povos pré-celtas, romanos e visigodos, foi fortificada pelos muçulmanos e entregue à Ordem Templária dos Cavaleiros de Santiago após a reconquista definitiva aos mouros em 1217.

Santiago do Cacém: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Igreja Matriz – Roteiro para visitar Santiago do Cacém

Injustamente subestimada, a pacata cidade surpreende com um altaneiro castelo medieval e imponente igreja matriz a coroar o monte. É a encosta do cerro do castelo, a encosta que vê nascer o sol, que viu nascer a cidade de casario branco pontilhado de casas senhoriais.

Santiago do Cacém: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Casa das Heras – Roteiro para visitar Santiago do Cacém

E que tem lugar a interessante viagem pelo centro histórico, pela história e pelas estórias da cidade-natal do escritor neorrealista Manuel da Fonseca, do virtuoso da guitarra portuguesa António Chainho, ou o 4º Conde de Avillez, proprietário do primeiro automóvel que entrou em Portugal, em 1895.

Na vila que recebeu o primeiro foral em 1186 e confirmado em 1512, os bons-dias ainda são dados com aquela amabilidade cortês, pura e autêntica, por gentes que se orgulham da sua cultura e tradições.

Santiago do Cacém: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Pelourinho e o conjunto da Igreja do Espírito Santo

Aponte o GPS para o castelo, onde damos início a este roteiro para visitar Santiago do Cacém com todos os locais a visitar e experiências a não perder:

  • O Castelo de Santiago do Cacém, de origem muçulmana, tem a particularidade de ser atualmente o cemitério da cidade (última morada eleita do escritor Manuel da Fonseca). Que isto não @ demova de visitar. Conquistado e reconquistado, entregue à Ordem de Santiago, restam as muralhas do século XIII com 9 torres para imaginar as batalhas de cavaleiros e vistas panorâmicas para desfrutar, percorrendo a barbacã com ameias que rodeia todo o perímetro exterior do castelo.
  • Integrada no castelo, fica a Igreja Matriz. Imponente templo religioso de linhas barrocas, com o famoso alto-relevo gótico Santiago Combatendo os Mouros, datado da segunda metade do século XIV. Não deixe de espreitar a Porta do Sol, um portal gótico em pedra lavrada dos séculos XIII/XVI.
  • Castelo e igreja, ambos Monumentos Nacionais, constituem o conjunto patrimonial mais importante do centro histórico. Para abarcar tudo num só olhar, atreva-se a percorrer o Passeio das Romeirinhas, onde se vai deparar com a Capela de São Pedro, um modesto templo do século XVI com galilé onde eram acolhidos os peregrinos e romeiros nas festas de São Pedro, e deixe o olhar vaguear pela paisagem, como um quadro impressionista.
  • Para continuar a escutar as histórias e lendas do passado glorioso de Santiago do Cacém, palmilhe o seu centro histórico. Comece pela Tapada dos Condes de Avillez, nas traseiras do palácio da família, para desfrutar da serenidade e romantismo intimista deste secular jardim botânico com um parque poético, um pequeno challet chamado de Casa de Chá, uma admirável pequena capela, uma peculiar estufa e a sepultura do Bem-Mirado, o cavalo preferido dos últimos Condes de Avillez.
  • Descendo a encosta, deixe-se envolver pelo charme das casas senhoriais: a Casa do Prior, a fotogénica Casa das Heras, e os grandiosos Palácio dos Condes de Avillez e Palácio da Carreira, na rua Conde de Avilez.
  • Os outros locais imperdíveis no centro histórico de Santiago do Cacém são a antiga Judiaria onde encontra a Casa da Colegiada e a Capela das Almas; os antigos Paços do Concelho, Pelourinho e o conjunto da Igreja do Espírito Santo, Hospital Velho e Torre do Relógio na Praça Conde do Bracial; e a Igreja da Misericórdia com pórtico manuelino no Beco da Misericórdia.
  • Não abandone o centro histórico sem passar pela Sociedade Harmonia fundada em 1847, uma das associações recreativas, culturais e educativas mais antigas de Portugal.
Santiago do Cacém: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Capela de São Pedro – Passeio das Romeirinhas
  • Reserve tempo no seu roteiro a visitar Santiago do Cacém para apreciar o Chafariz de Nossa Senhora do Monte, antiga fonte da vila e lavadoiro com painel azulejar azul e branco.
  • Se as pernas estiverem pelos ajustes, suba a empinada escadaria da rua da Senhora do Monte até ao miradouro do Rossio da Senhora do Monte para desfrutar de uma linda vista panorâmica sobre o centro histórico de Santiago do Cacém, com o seu altaneiro castelo a marcar o horizonte.
  • Para uma pausa no seu roteiro para visitar Santiago do Cacém, desfrute das esplanadas dos cafés ou pastelarias da cidade (o pretexto ideal para provar uma fatia de Bolo de Santiago, uma alcomonia, ou uma pupia), ou da frescura dos espaços verdes como o Parque Verde da Quinta do Chafariz, o cuidado Jardim Municipal entre o edifício da Câmara Municipal e o interessante Museu Municipal de Santiago do Cacém na antiga cadeia, ou o Parque Urbano do Rio da Figueira, um espaço de lazer na antiga Quinta do Conde de Avillez, com jardim, parque de merendas e piscinas.
  • Rume ao Moinho Municipal da Quintinha, um espaço museológico onde o Senhor Jorge terá todo o gosto de lhe mostrar o processo tradicional da moagem dos cereais.
  • O maior achado arqueológico do território são as Ruínas Romanas de Miróbriga, um tesouro imperdível num roteiro para visitar Santiago do Cacém. Dirija-se ao centro de acolhimento e interpretação para levantar a ponta do véu sobre este povoado da Idade do Bronze que atinge o apogeu na era romana. Os vestígios integram domus com frescos, fórum, templos, calçada romana, banhos termais e ponte romana, entre outros elementos arquitetónicos. Acolhe também o único hipódromo romano visitável em Portugal. Não deixe de espreitar a Capela de São Brás, parte integrante do complexo.
Santiago do Cacém: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Miradouro do Rossio da Senhora do Monte
Santiago do Cacém: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Ruínas Romanas de Miróbriga
Dica VagaMundos: se quiser uma das melhores vistas panorâmicas sobre a cidade, pegue no carro e suba a estrada até à Torre de Água.

O que visitar perto de Santiago do Cacém?

Quando ficar saciad@ da cidade de encantos que respira história, pegue no carro e parta à descoberta dum território repleto de surpresas arqueológicas e naturais. Lembra-se que no início deste artigo lhe sugeríamos um roteiro para visitar Santiago do Cacém como destino para umas mini-férias no Alentejo? Pois, aqui estão as experiências e lugares que vão proporcionar dias bem preenchidos. Para toda a família.

Badoca Safari Park

No meio do pachorrento Alentejo, há um lugar para viver um dia cheio de aventura. E esse lugar é o Badoca Safari Park.

Este parque temático com mais de 90 hectares criou um habitat natural que permite a cerca de 600 animais selvagens viverem o mais livremente possível. Entre eles encontra zebras, girafas, búfalos, e várias espécies de antílopes, aves exóticas e de rapina, primatas, lémures, suricatas, cangurus, etc. Além disso, há atividades e diversão a rodos para todos.

Uma visita ao Badoca Safari Park é um bom aperitivo para quem sonha com as emoções fortes dum safari africano, sem ter que ir muito longe.

Reserva Natural das Lagoas de Santo André e Sancha

Quer descobrir donde parte a brisa do mar que acaricia a serra? Rume à Costa de Santo André no seu roteiro para visitar Santiago do Cacém.

Aqui encontra a área protegida da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, um ecossistema aquático e ribeirinho de águas doces e salobras, com fauna e flora singulares.

Entre sapais, salgueirais e juncais nidificam milhares de aves, um paraíso para os amantes de birdwatching, principalmente no inverno. No verão, as aves dão-lhe licença e “paletes” de espaço, para secar ao sol depois de mergulhos com e sem sal, no extenso areal da Praia da Costa, uma das melhores praias da Costa alentejana, simultaneamente banhada pelo Oceano Atlântico e pelas plácidas águas da Lagoa de Santo André.

As águas com sal estão certificadas pela elevada qualidade. As águas sem sal são mais quentinhas. E boas para windsurf e canoagem. Não perca um passeio nos passadiços, no areal ou nas margens da lagoa ao pôr do sol, pelo amor de Deus!

Praia de Melides

Outra praia de lagoa e mar é a Praia de Melides. Já não pertence ao concelho, mas fica tão perto que não resistimos a sugerir como adição ao seu roteiro para visitar Santiago do Cacém.

Além disso, é um excelente ponto de partida para desfrutar de algumas das melhores praias do gigantesco areal que se estende até Troia. Esta praia permite ir a banhos na calma Lagoa de Melides (ideal para famílias), como a mergulhar diretamente no Atlântico. Não há multidões de que fugir, mas se isso for determinante, saiba que há espaço de sobra na Praia de Melides. Também não faltam serviços de apoio completos e com opção.

Clique para ler o nosso artigo dedicado a este areal gigantesco e descubra praias incríveis a 1 hora de Lisboa, de Troia até Melides, sem falhar a badalada Comporta.

Sines e Porto Covo

Sines

Um roteiro para visitar Santiago do Cacém pode ser um bom ponto de partida para partir à descoberta do Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano. A começar pelo concelho vizinho de Sines.

Este pequeno pedaço do Alentejo Litoral é um dos destinos de férias de verão mais populares por causa das suas praias de enseada, especialmente as enseadas de Porto Covo que são das mais belas praias de Portugal.

Costa de Porto Côvo

Mas é também história, natureza e fonte de prazeres: berço do navegador Vasco da Gama, uma das portas de entrada do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, e detentora duma gastronomia que alia o melhor do mar e do Alentejo. Descubra tudo lendo o nosso roteiro completo para visitar Sines e Porto Covo.

Se é amante das caminhadas, tire mais uma semana de férias. Santiago do Cacém é o ponto de partida do Caminho Histórico que acaba no Cabo de São Vicente, o mais longo trilho da fantástica Rota Vicentina, a nossa favorita das Grandes Rotas de Portugal.

Onde comer em Santiago do Cacém? Melhores Restaurantes

Mercado à Mesa
Rua Moçambique 19, 7540-135 Santiago do Cacém

Ti Lena Restaurante e Casa do Gin
Estrada Nacional 261, Deixa-o-Resto, 7500-018 Santiago do Cacém

Chez Daniel
Estrada Municipal 544, 7500-016 Santiago do Cacém

Solar dos Leitões
Rua da Fábrica 18, 7540-515 Santiago do Cacém

Mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar em Santiago do Cacém


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar num roteiro em Santiago do Cacém.

Outros artigos do Alentejo

Roteiros para uma roadtrip no Alentejo | Roteiro Alto AlentejoRoteiro Costa Vicentina | Roteiro Lago do Alqueva | Roteiro Serra de São Mamede | Aldeias mais bonitas do AlentejoCascatas do AlentejoPraias da Costa Alentejana | Praias da Costa VicentinaPraias Fluviais do Alentejo | Praias de Troia, Comporta e Melides | Alcácer do Sal | Arraiolos | BejaCastelo de Vide | Cromeleque dos Almendres | ElvasÉvoraMarvãoMértolaMonsarazMora | Ponte de SorPortalegre | SerpaSines e Porto CovoVila Nova de Mil FontesVila ViçosaZambujeira do MarPassadiço do AlamalPassadiço do GameiroPassadiços de NisaPassadiços da Serra de OssaRota VicentinaTrilhos do Conhal – NisaTrilhos Parque Natural do GuadianaMelhores Hotéis do AlentejoMelhores Hotéis do Alentejo com Piscina InfinitaMelhores Hotéis da Costa VicentinaTurismo Rural no Alqueva

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.