São João da Pesqueira: o que visitar, ver e fazer | Roteiro

São João da Pesqueira, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer

O que visitar, ver e fazer em São João da Pesqueira é um leque tão vasto e variado de experiências que são precisas várias escapadinhas para escutar o bater do Coração do Douro. A vila mais antiga de Portugal arrebata pelo património cultural e, sobretudo, pela beleza paisagística, atraindo amantes da história e da natureza em igual medida.

São João da Pesqueira, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Capela da Misericórdia e Arco da Praça da República – Roteiro para visitar São João da Pesqueira

A região duriense é igualmente de visita obrigatória para os amantes do enoturismo e, sendo São João da Pesqueira o maior produtor de vinhos DOC Douro, inverte-se a máxima: muita uva, pouca parra. Verá que consegue preencher uma semana de férias a visitar São João da Pesqueira juntando estes dois fortes argumentos aos muitos segredos do território, favorecido por um dos mais belos e prodigiosos cenários do mundo.

São João da Pesqueira, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Miradouro de São Salvador do Mundo – Roteiro para visitar São João da Pesqueira

Comece a planear a sua viagem a uma das vilas mais emblemáticas do Norte de Portugal. Saiba o que visitar em São João da Pesqueira, vila e concelho, com a ajuda das nossas sugestões do que ver e fazer, quando visitar, alojamento onde dormir, restaurantes onde comer e mapa interativo, para não perder pitada do muito que São João da Pesqueira tem para lhe oferecer.

Onde fica São João da Pesqueira?

São João da Pesqueira, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer

A vila portuguesa de São João da Pesqueira pertence ao distrito de Viseu, Região Norte e sub-região do Douro, e está situada a 850 metros de altitude. Tendo recebido foral do rei de Leão em 1055, São João da Pesqueira é a vila mais antiga de Portugal, com origens anteriores mesmo à formação da nacionalidade Portuguesa.

Sede de município, a vila de São João da Pesqueira dista 160 km do Porto, 100 km de Viseu e 70 km de Vila Real. Faz fronteira com os concelhos durienses de Tabuaço (oeste), Sernancelhe e Penedono (sul), Vila Nova de Foz Coa (leste), e Alijó, Sabrosa e Carrazeda de Ansiães a norte, já na outra margem do rio Douro.

Quando visitar São João da Pesqueira?

São João da Pesqueira, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Miradouro de Vargelas – Roteiro para visitar São João da Pesqueira

Tratando-se do Coração do Douro, qualquer altura do ano é propícia para visitar São João da Pesqueira. É claro que época das vindimas nas quintas do Douro, entre agosto e setembro, é a mais popular atraindo milhares de visitantes a São João da Pesqueira. Mas ao longo das estações o Douro veste-se de novas cores, qual delas a mais bela.

Amendoeiras em Flor – Roteiro para visitar São João da Pesqueira

Em fevereiro e março dá-se a espetáculo das Amendoeiras em Flor. Ao longo da primavera e verão, com o desabrolhar dos vinhedos e da folhagem viçosa, a paisagem ganha uma paleta de verdes intensos.

São João da Pesqueira, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerAs vindimas introduzem a época das colheitas: apanha da uva e lagaradas em agosto e setembro, a apanha da amêndoa pode levar dois meses até fins de outubro, e a azeitona está pronta para a apanha logo a seguir.

São João da Pesqueira, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Rua dos Gatos, a ruela mais castiça da antiga judiaria de São João da Pesqueira

Independentemente das estações do ano, os eventos em São João da Pesqueira são uma constante e preenchem um apelativo calendário anual de festivais, festas, romarias, feiras e concertos. O grande destaque vai para as Festas Populares de São João, padroeiro que lhe emprestou o nome celebrado a 24 de junho, e para a Vindouro, a grande Festa da Vinha e do Vinho do Douro e do Mercado Pombalino que decorre na primeira semana de setembro.

São João da Pesqueira, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Miradouro das Carvalhas – Roteiro para visitar São João da Pesqueira

Outras oportunidades para se sentir o pulsar da vila e saber quando visitar São João da Pesqueira são:

  • Festa dos Saberes e Sabores do Douro: fevereiro/março (três fins de semana para conhecer o melhor da gastronomia)
  • Dia do Corpo de Deus: romaria ao Santuário de São Salvador do Mundo
  • Feira da Senhora do Monte: 1 de setembro (dia de feira anual, corrida de cavalos, concurso pecuário e corrida de toiros)

Onde ficar a dormir em São João da Pesqueira? Sugestões de alojamento

Com o tanto que há para ver e fazer, aconselhamos vivamente ficar a dormir em São João da Pesqueira pelo menos uma noite. A oferta não é vasta e foca-se no alojamento local e turismo rural, portanto apresse-se a reservar o seu alojamento em São João da Pesqueira. Podemos afiançar que encontra qualidade, genuíno acolhimento duriense e a promessa duma experiência memorável.

Infinity Pool do Ventozelo Hotel & Quinta, um dos melhores alojamentos onde ficar em São João da Pesqueira

Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos onde ficar numa escapadinha a São João da Pesqueira – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço da região.

Ventozelo Hotel & Quinta

No “teatro dos sentidos” do Douro, o silêncio é um dos bens intangíveis mais preciosos do Ventozelo Hotel & Quinta, em Ervedosa do Douro. Longe de ser o único (infinity pool sazonal, terraço, jardim, salão, bar, restaurante, e soberbo pequeno almoço com opção vegetariano e sem glúten). É um hotel de 4 estrelas, com quartos duplos, twins e suites espalhados pelas dependências da quinta vinícola e duas casas de campo.

Quinta da Gricha

Na Quinta da Gricha tudo é feito da mesma matéria que criou o Douro: tempo, xisto, homem e alma. Se o conforto máximo e intimista é premissa nos quartos onde a decoração em estilo rústico sofisticado foi pensada ao detalhe, o exterior é uma terapia anti-stress a contemplar o Douro, seja da infinity pool, do terraço, da varanda…

Casas do Prior

A excelente relação qualidade-preço das Casas do Prior, na simpática e histórica Aldeia Vinhateira de Trevões, fazem destas casas de campo um dos melhores alojamentos onde ficar numa escapadinha a São João da Pesqueira. Cinco quartos e duas casas de campo (T2), todos equipados com kitchenette, com todos os confortos e comodidades para uma estadia privada e autossuficiente.

Douro Yachts & Chalets

Entre dormir num barco a flutuar nas águas ou num bungalow em terra firme, a escolha é sua. Sempre embalad@ pelo rio Douro a seus pés. Depois pode sempre sentir o Douro num dos caiaques que o Douro Yachts & Chalets disponibiliza gratuitamente a todos os hóspedes.

Clique para ver mais opções de alojamento em São João da Pesqueira

O que ver e fazer em São João da Pesqueira: locais a visitar e experiências a não perder

O Coração do Douro bate em São João da Pesqueira!

São João da Pesqueira, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerNão somente por ser o concelho que integra a maior porção da Região Demarcada de Vinhos do Douro classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Mas pelas suas gentes que, ao longo dos séculos, verteram sangue, suor e lágrimas a rasgar socalcos nas íngremes encostas do vale do “rio de mau navegar”, como o chamavam outrora, porque aqui o percurso era acidentado e traiçoeiro.

Fachada barroca da Capela da Misericórdia

O Douro sempre foi origem, sustento, identidade e essência nas suas vidas. E delas herdamos o riquíssimo património histórico-religioso e cultural que não pode deixar de visitar em São João da Pesqueira.

São João da Pesqueira, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Rua Direita – Roteiro para visitar São João da Pesqueira

Para desvendar os segredos da vila milenar de São João da Pesqueira, nada como percorrer a pé o cativante centro histórico entre palácios brasonados e igrejas seculares, as ruas castiças da judiaria e as praças airosas do seu núcleo medieval.

São João da Pesqueira, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Torre do Relógio e Arcada do Antigo Mercado – Roteiro para visitar São João da Pesqueira

Eis os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências que não pode perder em São João da Pesqueira.

  • Tome a Rua Direita até ao coração do centro histórico de São João da Pesqueira, a Praça da República, uma autêntica sala de visitas da vila.
  • Contemple o conjunto monumental harmonioso constituído pela Capela da Misericórdia com uma belíssima fachada barroca, o Arco sobre a rua que acede ao núcleo medieval da vila, a Torre do Relógio e a Arcada do século XVIII que foi outrora o mercado da vila.
  • Visite o Museu Eduardo Tavares, na mesma praça, instalado num edifício histórico de fachada barroca, com mostras do espólio arqueológico do concelho e duma coleção de escultura e pintura doada por Eduardo Tavares.
  • Deambule pelas ruas e vielas nas traseiras da Praça da República, um dos bairros mais antigos da vila e importante testemunho das labirínticas urbes medievais.
  • Espreite os quelhos da judiaria e descubra a acanhada Rua dos Gatos, a rua mais estreita e castiça de São João da Pesqueira. Não há lente fotográfica que resista às casas de xisto e à explosão de cor dos vasos floridos.
  • Visite a Igreja Matriz dedicada a São João. De sóbrio exterior em traça românica e interior revestido a azulejo e capela-mor com altar em talha dourada e abóbada revestida em caixotões ornados e pintados.
  • Atravesse a estrada e vá espreitar o interessante conjunto de painéis de azulejos alusivos à etnografia da vinha e do vinho no átrio dos Paços do Concelho (Câmara Municipal de São João da Pesqueira).
  • Reserve tempo para uma visita e prova de vinho no Museu do Vinho de S. João da Pesqueira.
  • Rume a leste e descubra a Antiga Casa do Cabo, a casa brasonada duma ilustre família pesqueirense desenhado pela mão de Nicolau Nasoni, icónico cartão-postal de São João da Pesqueira e um dos mais belos palacetes da região. Junto encontra o Jardim do Cabo e, mais a leste, o Convento de São Francisco, onde se crê que o Marquês de Pombal estudou.
  • Percorra a Estrada Nacional 222 que passa mesmo no centro da vila e é uma das experiências verdadeiramente imperdíveis numa visita ao concelho São João da Pesqueira. No jardim público encontra o antigo Marco do Km 171 e a nova placa que assinala o ponto onde “a mais bela estrada” casa com “o mais belo dos destinos e Coração do Douro” (sim, os pesqueirenses têm um orgulho férreo pela sua terra, e com razão).
São João da Pesqueira, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Praça da República, o coração do centro histórico de São João da Pesqueira

O que visitar no concelho de São João da Pesqueira?

São João da Pesqueira, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Rio Douro visto da Aldeia de São Xisto – Roteiro para visitar São João da Pesqueira

É certo que experienciar e visitar São João da Pesqueira, como a vila merece, lhe tomará pouco tempo, um dia no máximo. Já do território não se pode dizer o mesmo dado o manancial de pontos de interesse dignos de visita.

São João da Pesqueira, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Miradouro de Nossa Senhora de Lurdes – Roteiro para visitar São João da Pesqueira

São João da Pesqueira pode orgulhar-se de ter um dos mais fascinantes patrimónios naturais serranos, entrecortados por profundos vales ribeirinhos e encostas bordadas de socalcos pintados de vinhedos, olivais e amendoais. Tudo ao alcance da vista dum dos seus muitos miradouros.

São João da Pesqueira, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Dólmen de Areita – Roteiro para visitar São João da Pesqueira

Há ainda aldeias típicas, património arqueológico e trilhos a descobrir.

São João da Pesqueira, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerPor ser ponto de passagem duma das estradas mais cénicas de Portugal, a Estrada Nacional 222, uma visita a São João da Pesqueira acaba sempre por nos conduzir pela sinuosa estrada, uma das melhores road trips de Portugal ao longo do sublime Rio Douro, numa sucessão de surpresas que a deslumbrante paisagem desvenda, curva após curva.

Aldeia Vinhateira de Trevões

São João da Pesqueira, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerTrevões pertence à rede de Aldeias Vinhateiras do Douro. Sede de conselho até meados do século XIX, o seu pelourinho desapareceu, mas não a sua nobreza. A aldeia é pontilhada por solares e casas nobres abrasonadas, tem um centro histórico muito bem preservado e a comunidade preserva hábitos, saberes e rituais ancestrais.

Igreja Matriz de Santa Marinha de Trevões

Os pontos de interesse a visitar em Trevões são:

  • Igreja Matriz de Santa Marinha de Trevões de origem românica,
  • Paço Episcopal Solar do Prado do século XVIII,
  • Mansão brasonada da Casa do Adro,
  • Museu de Arte Sacra de Trevões, que guarda moedas e peças fúnebres de ocupação romana (comprovada ainda pela calçada romana e a Fonte do Concelho),
  • Museu Etnográfico de Trevões que preserva a memória e tradições da aldeia,
  • As casas brasonadas do Solar dos Caiados e do Solar dos Melos (este integrando a Capela de Nossa Senhora da Conceição, uma das muitas da freguesia).

Aldeia de São Xisto

Rume até à aldeia histórica de São Xisto, uma das maiores pérolas durienses. São Xisto esconde-se numa falésia sobranceira ao rio Douro e ao percorrer as suas castiças ruelas, ladeadas pelas tradicionais casa de xisto, vai sentir-se a viajar atrás no tempo.

São João da Pesqueira, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerPasseie sem pressas, respire o ar puro e preste especial atenção aos seus lagares de vinho e azeite, ao forno comunitário, à fonte centenária, ao miradouro do Anjo Arrependido e à sua bela capela primorosamente restaurada.

Nagoselo do Douro

São João da Pesqueira, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerNagoselo do Douro fica mesmo no meio de dois dos melhores miradouros de São João da Pesqueira com vista para o Douro (veja a seção seguinte para saber mais): o de Nossa Senhora de Lurdes e o de Nossa Senhora das Neves. Terra antiga, Nagoselo do Douro herdou o nome dos campos de nogueiras outrora aqui existentes.

Igreja Matriz de Nagozelo do Douro

Não deixe de visitar a Igreja Matriz de invocação a Santa Maria Madalena e apreciar as distintas Casa da Quinta do Banco e a Casa dos Soverais que se destacam no casario humilde. No verão, refresque-se nas águas da aprazível Praia Fluvial de São Martinho (nome emprestado da capela nas imediações), com bar, relva sintética, chuveiros e cais flutuante.

Paredes da Beira

Igreja Matriz de Paredes da Beira

Rezam as lendas e afirmam os locais que esta é a “cidade do sol e dos 7 castelos”. E de facto, Paredes da Beira cresce na encosta dum afloramento granítico virada a sul e, aparentemente modesta, teve no seu território 7 Castelos, dos quais só nos restam as ruínas, entre castelos e fortalezas árabes e medievais e até um castro lusitano.

Pelourinho

Chamamos a sua atenção para o singular Pelourinho, a Igreja Matriz dedicada a São Bartolomeu e construída provavelmente sobre a mesquita árabe, a Residência Senhorial dos Lemos e Azevedos – Quinta da Corredoura, (o frontão da capela privativa, conhecida como Capela dos Santos Mártires, opulentamente decorado em estilo barroco é de rara beleza) e os dois testemunhos de ocupação humana pré-histórica das Pinturas Rupestres da Fraga D’Aia e o Dólmen de Areita.

Dólmen de Areita

O Dólmen de Areita é o monumento megalítico mais importante de São João da Pesqueira e um dos maiores monumentos fúnebres da pré-história existentes na região. A sua datação remonta a finais do IV milénio a.C. como comprovado pelos artefactos e materiais ali encontrados.

Cais da Ferradosa

São João da Pesqueira, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerA freguesia de Vale de Figueira pode-se vangloriar de ter um dos troços mais cénicos das zonas ribeirinhas do Douro, e agora que o Cais da Estação da Ferradosa foi renovado, um dos mais agradáveis também. A paisagem é marcada pelas duas pontes ferroviárias da Linha do Douro que na Ponte Ferroviária da Ferradosa passa da margem direita para a esquerda até culminar no Pocinho. Há um restaurante com uma estupenda esplanada e na marina encontra barcos que fazem passeios no Douro.

Palácio de Cidrô

São João da Pesqueira, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerA graciosidade do vale coberto de vinhedos confunde-se com a graciosidade do Palácio de Cidrô, construído em finais do século XIX pelo primeiro Marquês de Soveral que aqui nasceu em 1851. Diz-se que o rei D. Manuel II era convidado de honra do prestigiado Marquês, na época das vindimas. Hoje propriedade da Real Companhia Velha, a impressionante fachada barroca ainda cativa atenções.

Melhores Miradouros de São João da Pesqueira com vista para o Douro

Encostas durienses tatuadas de socalcos – Roteiro para visitar São João da Pesqueira

Contemplar as encostas do Vale do Douro, rasgadas e desenhadas em socalcos, é uma visão que jamais esquecerá. E São João da Pesqueira tem dos melhores miradouros com vista para o Douro com as suas paisagens grandiosas de cortar a respiração. Todos têm em comum as paisagens deslumbrantes sobre os extensos vinhedos do Vale do Douro. Em particular, uns são mais acessíveis, outros exigem dar um pouco à perna.

Venha daí conhecer aqueles que, para nós, são os melhores miradouros de São João da Pesqueira com vista para o Douro.

Miradouro de São Salvador do Mundo

Absolutamente imperdível se vai visitar São João da Pesqueira! O Miradouro de São Salvador do Mundo é um dos nossos miradouros do Douro Vinhateiro favoritos. E desconfiamos que vai ser um dos seus também. Para começar, o miradouro fica situado no Santuário de São Salvador do Mundo, o maior santuário do Alto Douro Vinhateiro no cume do Monte do Ermo. Escusado será dizer que a cereja no topo do bolo é o homónimo miradouro, de onde poderá desfrutar de sumptuosas vistas panorâmicas sobre a Barragem da Valeira e as escarpadas encostas do Douro, uma das quais se esconde no sopé, o lendário e temível Cachão da Valeira.

Coordenadas GPS do Miradouro de São Salvador do Mundo
41º09’05.89’’N 7º22’01.23’’W (acessível de carro, mais caminhada de 500 metros)

Miradouro de Vargelas (Vale de Figueira)

O Miradouro de Vargelas é outro que tem lugar cativo na nossa lista dos melhores miradouros de São João da Pesqueira. Francisco Moita Flores imortalizou-o na sua obra “Fúria das Vinhas”, descrevendo-o como um autêntico paraíso na terra. Por razões óbvias, não podemos garantir as parecenças com o paraíso bíblico, mas podemos afiançar, sem reservas, que as vistas deste afamado miradouro no Alto das Vargelas são mesmo de cortar a respiração. Prepare-se para divinas paisagens perfilando o horizonte…

Coordenadas GPS do Miradouro de Vargelas
41°08’08.4″N 7°19’22.0″W (berma da Estrada Municipal M541)

Miradouro de Santa Bárbara (Vale de Figueira)

Do alto dos seus 384 metros de altitude, a Capela de Santa Bárbara coroa o cume do monte. Mas é o que se estende a nossos pés que realmente nos torna devotos crentes da divina natureza. Deste miradouro desfruta-se  de uma paisagem magnífica em diferentes ângulos, abarcando as aldeias de Vale de Figueira e São Xisto com o seu casario típico de xisto, o Douro atravessado pela Ponte Ferroviária e o Cais da Ferradosa aos pés e o Miradouro de São Salvador do Mundo no horizonte. Agora com o parque de merendas reabilitado, um picnic é uma excelente ideia para prolongar o prazer da visão e do paladar.

Coordenadas GPS do Miradouro de Santa Bárbara
41°08’17.0″N 7°20’34.8″W (acessível de carro, estrada muito estreita e empinada)

Miradouro de Nossa Senhora de Lurdes (Nagoselo do Douro)

Outro dos miradouros de São João da Pesqueira donde se vislumbra um imponente cenário paisagístico, é o Miradouro de Nossa Senhora de Lurdes. Repetem-se os montes desenhados em socalcos de vinhedo e o espelho de água do Douro, aos quais se somam a estação de Foz –Tua, o vale do ribeiro de Alcariz e um vislumbre de terras de Linhares. Também este com capela que embora simples, é motivo de orgulho para os nagoselenses: pela beleza arquitetónica e pela grande romaria que se realiza na segunda-feira de Páscoa. Se visitar São João da Pesqueira nessa altura, não deixe de participar.

Coordenadas GPS do Miradouro de Nossa Senhora de Lurdes
41°11’37.6″N 7°23’59.3″W (acessível de carro, estrada calcetada empinada)

Miradouro de Nossa Senhora das Neves (Soutelo do Douro)

Inclua a aldeia de Soutelo do Douro no seu roteiro para visitar São João da Pesqueira e suba ao topo do Alto da Fraga da Bandeira. Aos 685 metros de altitude este é um dos mais elevados miradouros de São João da Pesqueira. A capela virada à aldeia de Soutelo do Douro é como se assegurasse eterna proteção à população que tem como santa padroeira Nossa Senhora das Neves. Aqui vislumbra-se o Douro, a foz e a Albufeira do Tua. Mas o elemento dominante são os montes delineados pelos socalcos, pintalgados de aldeias, como uma pintura impressionista.

Coordenadas GPS do Miradouro de Nossa Senhora das Neves
41°10’58.4″N 7°25’42.1″W (acessível de carro)

Miradouro das Carvalhas (Ervedosa do Douro)

O Miradouro das Carvalhas é um dos miradouros de São Jãao da Pesqueira menos conhecidos. Porém, é para nós um dos miradouros mais belos do Douro. Talvez por lá termos “lavado a vista” ao fim do dia, e todos sabem que, ao pôr do sol, tudo ali é D’ouro. Em terra, mantém-se o cenário que fez o Douro ser elevado a Património Mundial Unesco. Mas é nos detalhes que as vistas desafogadas ganham encanto. O miradouro é uma varanda para uma das curvas mais vistosas do Douro, com barcos rabelos a sulcar as águas, o Pinhão a marcar presença a jusante e as quintas vinícolas a ocupar todo o restante cenário.

Coordenadas GPS do Miradouro das Carvalhas
41°10’23.6″N 7°31’41.5″W (junto ao portão da Quinta das Carvalhas)

Miradouro de Ventozelo (Ervedosa do Douro)

O Miradouro de Ventozelo não é um miradouro “oficial” mas fica na berma da Estrada Nacional N222 e merece uma paragem. O Douro, os vinhedos da Quinta de Ventozelo e o Parque Natural do Alvão lá ao longe a traçar o horizonte. Não haja dúvidas que as vistas são de pasmar.

Coordenadas GPS do Miradouro de Ventozelo
41°10’22.3″N 7°30’29.5″W

Miradouro da Abelheira / Frei Estêvão (Ervedosa do Douro)

Last but not least… O Miradouro de Frei Estevão (ou Miradouro da Abelheira) fica mesmo à beirinha da Estrada Nacional N222. Proporciona umas das imagens mais tranquilas e famosas do Douro Património Mundial, com as vistas para o vale de Ervedosa e as grandes quintas vinhateiras de Frei Estevão e da Abelheira. Socalcos formando sublimes paisagens ondulantes, este é um miradouro para estar e contemplar. Aproveitando o parque de merendas para fazer até o seu picnic.

Coordenadas GPS do Miradouro da Abelheira/Frei-Estêvão
41°10’24.2″N 7°29’25.8″W

Melhores Quintas do Douro e Vinho do Porto em São João da Pesqueira | Enoturismo

O Douro é um destino de enoturismo de excelência e ao visitar São João da Pesqueira encontra das melhores quintas produtoras de vinhos DOC Douro e dos generosos Vinhos do Porto. Para consagradas experiências vinícolas, enológicas e gastronómicas, ou para se estrear na arte da degustação de vinhos, abaixo listamos algumas das melhores quintas do Douro em São João da Pesqueira.

Quinta das Carvalhas

Propriedade da histórica Real Companhia Velha, a Quinta das Carvalhas é uma das mais antigas e emblemáticas quintas do Alto Douro. Goza duma localização privilegiada com vista para o Pinhão, terra duriense icónica. Para além das excelentes provas de vinhos destacamos a sua emblemática Casa Redonda, situada mesmo no cume da montanha, de onde se tem uma vista a 360º sobre o Vale do Douro. Com paisagens assim, o Porto (ainda) escorrega melhor!

Quinta da Gricha

As grandes experiências merecem tempo. Especialmente quando se trata de abraçar a vida tranquila da vinha e do vinho. E uma das melhores maneiras de viver o Douro é mergulhar nos 50 hectares de paraíso da Quinta da Gricha. Desde desfrutar dos vinhos premiados da Churchill’s à beira da piscina, almoços tradicionais no Pátio das Laranjeiras com vista para o vale do Douro, até sujar as mãos durante a vindima, há algo para todos.

Quinta de Ventozelo

Diz quem sabe que uma boa prova sensorial de vinho deve estimular os cinco sentidos. E na Quinta de Ventozelo visão, olfato, paladar, tato e audição são premiados com sensações enaltecidas pelo silêncio de hectares e hectares de vinhas pacientes. Aqui o convite é “parar… e reparar”. Reparar nas surpreendentes paisagens, nos vinhos repletos de aromas e, atrevemo-nos a dizer, reparar a alma.

Adega da Quinta do Ventozelo

Quinta de São José

A Quinta de S. José é resultado do sonho de um pai cuja paixão pelo vinho passou ao filho que lhe deu continuidade. E não só. Firmou a qualidade dos vinhos muito distintos, frescos e profundos produzidos na quinta bafejada por um terroir de características minerais particulares. Daqui aos prémios foi um percurso natural. Agora a quinta abre portas a todos para visitas às vinhas e adega, provas de vinhos, almoço típico e noites de absoluto descanso.

Onde comer em São João da Pesqueira? Melhores Restaurantes

Posta Especial – Restaurante Cantiflas em São João da Pesqueira

Sabemos que são os vinhos de prestígio incomparável o motivo que leva muitos a visitar São João da Pesqueira. Casados com a gastronomia regional, são melhores ainda. Primordialmente agrícola, o território de São João da Pesqueira produz boas carnes, fruta, azeite e amêndoa.

Arroz de Cabrito na Telha, uma das especialidades do restaurante Toca da Raposa

O prato mais típico de S. João da Pesqueira, o cabrito assado no forno, concorre com as suas alheiras e bôlas de carne, de azeite ou de joelho. Na doçaria tradicional destacam-se o bolo de Páscoa, a bôla de amêndoa, as cavacas, os biscoitos económicos de Ervedosa, o bolo negro de Soutelo do Douro e o puro mel de Vilarouco.

Cantiflas

A Posta Especial é a rainha da ementa: tão tenra que corta-se com as costas da faca. Pesqueirense, simples e económico. Espaço pequeno, sabor imenso.

Rua Nova 13, São João da Pesqueira | Especialidades: Bacalhau à Cantiflas, Cabidela, Posta Especial, Cabrito Assado, Tarte de Amêndoa

Toca da Raposa

As coisas boas levam tempo principalmente quando se fala dum restaurante que é considerado um embaixador da gastronomia regional ao respeitar e aprimorar as receitas tradicionais.

Rua da Praça 72, Ervedosa do Douro | Especialidades: Salada de Azedas, Milhos de Moira com Labrestos; Polvo Assado; Arroz de Cabrito na Telha, Javali Estufado; Pudim de Vinho do Porto

O que visitar perto de São João da Pesqueira?

Vila Nova de Foz Côa, um dos melhores passeios perto de São João da Pesqueira

Quando for visitar São João da Pesqueira, aproveite para conhecer outros encantos da região do Alto Douro Vinhateiro. Até porque bem pertinho de São João da Pesqueira encontra várias mãos cheias de locais de interesse para visitar, muitos deles na rota da Estrada Nacional 222. Abaixo encontra os nossos favoritos, com informação da distância face a São João da Pesqueira:

  • Pinhão (22 km)
  • Alijó (37 km)
  • Tabuaço (31 km)
  • Castelo de Numão (27 km)
  • Estação Arqueológica do Prazo (29 km)
  • Castelo Velho de Freixo de Numão (35 km)
  • Vila Nova de Foz Côa (41 km)
  • Castelo Melhor (52 km)

Mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar em São João da Pesqueira


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos pontos de interesse a visitar num roteiro por São João da Pesqueira

Outros artigos de Trás-os-Montes e Alto Douro

Aldeias de Bragança | Alijó | BragançaChavesDouro Vinhateiro | Foz Côa | Freixo de Espada à Cinta | Lagos do SaborLamego | Macedo de Cavaleiros | Miranda do Douro | MirandelaMiradouros de Torre de MoncorvoMogadouro Montalegre | Nordeste Transmontano | Parque Natural do Douro InternacionalParque Natural de MontesinhoPeso da Régua | Pinhão | Serra do Alvão | Tabuaço | TaroucaTorre de Moncorvo | Turismo Rural Nordeste TransmontanoVale do Tua | Vila Real | Vilarinho de Negrões 

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.