Silves e Armação de Pêra: o que visitar, ver e fazer | Roteiro

Silves e Armação de Pêra: o que visitar, ver e fazer

Procura o que visitar em Silves e Armação de Pêra? Então, vamos ajudá-l@ a abrir a caixinha de surpresas que este destino “2 em 1” lhe reserva no coração do Algarve, a sul de Portugal. Um Algarve diferente. Silves abraça a serra. Veste-se de branco e vermelho, de verde e laranja. Estende-se até ao mar, onde é ouro sobre azul.

Silves e Armação de Pêra: o que visitar, ver e fazer
Silves

Silves é conhecida pelo seu “castelo mourisco vermelho”. Armação de Pêra, pela praia de areia dourada banhada pelo intenso azul do Atlântico.

Silves e Armação de Pêra: o que visitar, ver e fazer
Armação de Pêra

Visitar Silves e Armação de Pêra é garantia duma inesquecível viagem no tempo, à antiga capital do Reino do Algarve, uma das cidades que melhor conjuga a beleza natural com a herança histórica, e a uma pacata aldeia piscatória que se transformou num destino balnear popular e que, a esforço, preserva património desconhecido da maioria dos portugueses.

Silves e Armação de Pêra: o que visitar, ver e fazer
Sé Catedral de Silves

Provavelmente vai visitar Armação de Pêra antes de visitar Silves caso tenha escolhido este pedaço de Algarve como destino das suas férias de verão. Para que não perca pitada do muito que Silves tem para lhe oferecer, partilhamos consigo um roteiro com o que ver e fazer em Silves e Armação de Pêra. E, claro, encontra também as nossas habituais dicas VagaMundos, sugestões de alojamentos e restaurantes, e um mapa orientador com os principais pontos de interesse a visitar em Silves e arredores. Prepare-se para abrir uma caixinha de surpresas!

Silves e Armação de Pêra: o que visitar, ver e fazer
Praia dos Salgados
Na preparação da sua viagem para visitar Silves e Armação de Pêra, não deixe de ler também os seguintes artigos:

Onde fica Silves e Armação de Pêra?

Silves e Armação de Pêra: o que visitar, ver e fazer

Silves é uma cidade histórica, sede do município homónimo, no Barlavento Algarvio, a zona ocidental da região de veraneio do Algarve, a sul de Portugal. Estendendo-se das serras na fronteira com o Alentejo, a norte, ao Oceano Atlântico, a sul, Armação de Pêra é a pequena faixa de costa que brinda o concelho com uma praia de mar.

Tem nos seus limites os concelhos algarvios de Loulé, Albufeira, Lagoa, Portimão e Monchique e os concelhos alentejanos de Ourique e Almodôvar. Silves dista cerca de 20 km de Portimão, 60 km de Faro, 250 km de Lisboa, 420 km de Coimbra e 530 km do Porto.

Quando visitar Silves e Armação de Pêra?

Praia de Armação de Pêra

No Algarve o sol costuma brilhar 300 dias por ano e Silves não representa exceção. Por outras palavras, todas as estações são boas para uma escapadinha a Silves, sendo que a escolha da melhor época do ano para visitar Silves depende acima de tudo dos seus interesses e do tipo de atividades que pretende realizar.

Passadiços da Lagoa dos Salgados

Já visitamos Silves em todas as estações. E nunca desilude! Ainda assim as nossas favoritas são a primavera e o outono, altura em que as temperaturas são mais amenas, logo, mais propícias a caminhadas. E quando um destino junta serra, barrocal em São Bartolomeu de Messines e litoral, como é o caso do concelho de Silves, é certo e sabido que não resistimos a dar à perna para descobrir os seus segredos e desfrutar da natureza em todo o seu esplendor.

Silves e Armação de Pêra: o que visitar, ver e fazer
Castelo de Silves

Ao planear quando visitar Silves, um dos eventos que aconselhamos vivamente é a Feira Medieval de Silves, que se realiza habitualmente na primeira quinzena de agosto. A cidade é o cenário perfeito para a recriação histórica do período medieval da antiga capital do Reino do Algarve, numa viagem no tempo que convida a experienciar o quotidiano da Xilb islâmica.

Onde ficar a dormir em Silves e Armação de Pêra? Sugestões de alojamento

Mosaiko 5 Suites

Já imaginou um riad ao estilo marroquino no meio do Algarve? Não imagine mais. Reserve a sua noite no Mosaiko 5 Suites e viva essa experiência sem atravessar fronteiras. No coração do centro histórico de Silves, conte com quartos confortáveis, espaçosos e climatizados com uma decoração manifestamente inspirada nas cores vibrantes, padrões geométricos, materiais e têxteis do norte de África. E um soberbo pequeno almoço. Disponibiliza check-in e check-out expresso, terraço, acesso Wi-Fi gratuito, bar e restaurante, cozinha partilhada e depósito de bagagens.

Hotel Colina dos Mouros

Para lá do rio Arade, com uma piscina exterior e jardins exuberantes, o Hotel Colina dos Mouros goza de vistas deslumbrantes sobre o rio, o casario e o Castelo de Silves. Apresentando uma ótima relação qualidade-preço, disponibiliza quartos climatizados com casa de banho privada, simples e com mobiliário funcional. O pequeno almoço buffet está incluído na tarifa. As comodidades incluem bar, restaurante e estacionamento privado gratuito.

Vilalara Thalassa Resort

O resort de 5 estrelas Vilalara Thalassa Resort é para o hóspede exigente que não dispensa luxo moderno num entorno de natureza exuberante à beira mar. Alcandorado na falésia, com acesso direto à praia da Cova Redonda, na localidade de Alporchinhos a 4 km do centro histórico de Armação de Pêra. Além de serviços de excelência, dispõe de um spa de luxo, 6 piscinas exteriores, 2 restaurantes, bar, extensos jardins, campos de ténis e campo de padel. As espaçosas suites batem a escala no conforto.

Vila Vita Parc

Entre exuberantes jardins tropicais e vistas de verdadeiro deslumbre para o mar, o resort Vila Vita Parc é uma aldeia (de luxo, sublinhe-se) dentro da aldeia de Alporchinhos. Edifícios e decoração de interiores foram buscar inspiração à arquitetura mourisca. Dos elegantes quartos aos apartamentos domina a harmonia de espaços e cores que, com todos os detalhes do conforto moderno, prometem uma estadia inesquecível.

O que ver e fazer em Silves: locais a visitar e experiências a não perder

Silves e Armação de Pêra: o que visitar, ver e fazer
Castelo de Silves

Silves é uma cidade onde se respira história. Durante a ocupação islâmica do Algarve, Silves foi um importante centro governativo e após a reconquista cristã tornou-se a capital do Reino do Algarve, um título que só veio a perder no século XVI.

Silves e Armação de Pêra: o que visitar, ver e fazer
Ponte Velha sobre o rio Arade – Roteiro para visitar Silves

Posto isto, não é de admirar que Silves seja detentora de um enorme património histórico e que percorrer as suas ruas e ruelas seja uma verdadeira viagem no tempo. Silves é um dos lugares do mundo que nos deixou perdidos de amores na primeira visita, ao qual regressamos sempre com prazer (e vontade).

Silves e Armação de Pêra: o que visitar, ver e fazer
Portas da Cidade – Roteiro para visitar Silves

Os principais pontos de interesse turístico de Silves são os seguintes:

  • Castelo de Silves, o sui generis “castelo vermelho” é o ícone da cidade e uma visão memorável. Construído pelos árabes no seculo XI em Grés de Silves, a pedra vermelha, é considerado o mais belo exemplo da arquitetura militar islâmica de Portugal e é incontestavelmente um dos mais importantes monumentos do Algarve. Cumprimente o rei Dom Sancho I, visite a alcáçova na fortaleza que acolhe a torre de menagem, a Cisterna da Moura e a Cisterna dos Cães e a alcaidaria. Passeie pelos jardins mouriscos e suba às muralhas e torreões para vistas deslumbrantes.
  • Sé Catedral de Silves é a mais importante construção gótica no Algarve, influenciada pela estética do Mosteiro da Batalha. Construída a partir de 1268 sobre a antiga mesquita maior de Xilb, adições e restauros posteriores adicionaram-lhe elementos de estilo barroco, como a talha das capela laterais, e rococó, como o portal sul designado Porta do Sol.
  • Igreja da Misericórdia, de meados do século XVI com retábulo maneirista ostenta um admirável pórtico manuelino.
  • Portas da Cidade de Silves, a enorme torre albarrã em grés vermelho que dava acesso à principal rua da cidade, antiga Rua Direita e atual Rua da Sé. No topo funcionou a antiga Casa da Câmara e a entrada em cotovelo, característica da tradição almóada, tinha o propósito defensivo de dificultar a entrada a soldados a cavalo.
  • Museu Municipal de Arqueologia de Silves, em torno dum poço-cisterna almoáda (séculos XII-XIII) expõe um acervo de achados arqueológicos da pré-história, período romano e período muçulmano.
  • Praça do Município, agradável praça arborizada e ornamentada com fonte, onde encontra o Pelourinho de Silves, a Câmara Municipal e o Centro de Interpretação do Património Islâmico de Silves no posto de turismo. Tem uma agradável esplanada para desfrutar duma pausa para café.
  • Ermida de Nossa Senhora dos Mártires e Jardim do Largo Mártires da Pátria.
  • Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica, no antigo matadouro de Silves construído em estilo neoárabe em 1914.
  • Mercado Municipal, para umas compras de produtos frescos e regionais, para sentir a autenticidade das gentes silvenses, petiscar ou almoçar.
  • Ponte Velha de Silves sobre o rio Arade, data do século XV e é agora exclusivamente pedonal.
  • Praça Al-Mutamid, a nossa praça “verde” favorita, à beira-rio, com árvores de frondosa sombra, fontes e esculturas em homenagem a personagens marcantes da história da cidade.
  • Cruz de Portugal, um belíssimo cruzeiro de origem e data incertas, à saída da cidade em direção a São Bartolomeu de Messines.
Sé Catedral de Silves
Silves e Armação de Pêra: o que visitar, ver e fazer
Pelourinho de Silves na Praça do Município

O que ver e fazer em Armação de Pêra e melhores praias

Silves e Armação de Pêra: o que visitar, ver e fazerA pequena faixa de costa litoral de Silves tem uma das praias mais extensas de todo o Algarve, a praia de Armação de Pêra. Viveu o mesmo fenómeno de muitas outras terras piscatórias do Algarve que se converteram em estâncias balneares mega populares para férias de praia.

Silves e Armação de Pêra: o que visitar, ver e fazerAtraídos pelo extenso areal e águas cálidas, o sol radiante algarvio e as esplanadas a “servir o mar” de bandeja, milhares de turistas dão uma vida cosmopolita, animada e colorida a Armação de Pêra todos os verões. Às vezes até nas temporadas altas da primavera, outono e inverno.

Eis o que ver e fazer em Armação de Pêra:

  • Fortaleza de Armação de Pêra, também conhecida como Forte de Santo António da Pedra da Galé, foi construída em finais do século XVII para proteger as armações de atum que eram lançadas na baía, bem como as povoações de Alcantarilha e Pêra, dos ataques de corsários e piratas.
  • Capela de Santo António, ou de Nossa Senhora dos Aflitos, é uma singela mas bela capela erguida na mesma época no interior da fortaleza.
  • Miradouro da Fortaleza, do terraço da Pedra da Galé, frente à capelinha, tem uma das vistas de mar mais cintilantes de Armação de Pêra com os barcos de pesca a dar um colorido tradicional à Praia dos Pescadores.
  • Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, matriz de Armação de Pêra.
  • Percorrer a Avenida Beira Mar duma ponta à outra, a promenade à beira mar forrada a calçada portuguesa com desenhos de inspiração cubista, passando frente ao antigo Casino de Armação de Pêra.
  • Estender a tolha, tomar banhos de mar e tostar a pele na Praia de Armação de Pêra, ou na Praia dos Pescadores ou na Praia do Vale do Olival.
  • Fazer um passeio de barco pela costa para explorar grutas, como a celebérrima Gruta de Benagil. Clique para saber mais e reservar o seu passeio.
Praia dos Pescadores – Roteiro para visitar Armação de Pêra
Dica VagaMundos: sabemos que já pertence ao concelho de Lagoa, mas não resistimos a sugerir uma visita à Ermida de Nossa Senhora da Rocha no seu roteiro para visitar Silves e Armação de Pena. As vistas e a pequena praia de enseada são do mais fotogénico que há na costa algarvia!
Silves e Armação de Pêra: o que visitar, ver e fazer
Ermida de Nossa Senhora da Rocha

Onde comer em Silves e Armação de Pêra – Melhores Restaurantes

Marisqueira Rui
Rua Comendador Vilarinho 27, Silves

Churrasqueira Valdemar
Mercado Municipal de Silves

Olivalmar
Sítio Panasqueira, Avenida Beira Mar, Armação de Pêra

Restaurante Rocha da Palha
Rua Mascarenhas Gregório 2, Armação de Pêra

O que visitar perto de Silves e Armação de Pêra (para uma escapadinha perfeita)?

Silves e Armação de Pêra: o que visitar, ver e fazerVisitar Silves e Armação de Pêra soube-lhe a pouco? Pegue no carro e descubra o que o território tem para lhe oferecer. Aos amantes da cultura, da natureza, das atividades outdoor, do mar salgado e da diversão não falta o que ver e fazer perto de Silves e Armação de Pêra.

São Bartolomeu de Messines

De Silves, em 20 minutos chega ao coração da vila de São Bartolomeu de Messines, cujo centro histórico é típico duma aldeia de barrocal algarvio.

Os lugares imperdíveis são a Igreja de São Bartolomeu de Messines, com elementos arquitetónicos manuelinos e barrocos, e a vizinha Casa Museu João de Deus, o filho mais ilustre da terra e autor do inovador método pedagógico de ensino da língua conhecido como Cartilha Maternal, a Ermida de São Sebastião e a Ermida de Nossa Senhora da Saúde, situada no alto duma colina com vistas privilegiadas para a vila.

Capela dos Ossos de Alcantarilha

Há várias Capelas dos Ossos em Portugal (Évora, Faro, Lagos) e uma delas está na povoação silvense de Alcantarilha. Não é fácil dar com a porta da (muito) pequena Capela dos Ossos de Alcantarilha, datada do século XVI. É preciso ir até ao fim da fachada sul da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição.

Silves e Armação de Pêra: o que visitar, ver e fazerTambém do século XVI, esta é uma visita que merece o seu tempo e bem menos sombria. E se somar a Igreja da Misericórdia, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo à sua visita a Alcantarilha já poderá deambular pelo castiço e pitoresco povoado de humor mais leve.

Passadiços da Lagoa dos Salgados

Silves e Armação de Pêra: o que visitar, ver e fazerA Lagoa dos Salgados é um recanto sublime que a natureza criou nos sapais de Pêra. Uma das zonas húmidas mais bonitas do Algarve e lar de centenas de aves sedentárias e migratórias, é um paraíso para os amantes de birdwatching. Os amantes da natureza e das caminhadas vigorosas podem tirar partido dos mais de 1700 metros de passadiço que contornam a lagoa a sul, numa caminhada revigorante entre dunas e lagoa protegidas.

Aponte o GPS para o estacionamento da Praia Grande de Pêra e dê um pulinho a este areal que se estende da foz da Ribeira de Alcantarilha ao estacionamento nascente da Praia dos Salgados. Ao entardecer terá o 2 em 1 perfeito, momento de excelência para apreciar um pôr do sol mágico sobre o mar.

Trilho dos 7 Vales Suspensos

Dada a proximidade, temos mais uma sugestão que alia caminhada e beleza paisagística para incluir no seu roteiro para visitar Silves e Armação de Pêra. O Trilho dos Sete Vales Suspensos já fica no concelho de Lagoa, mas não só é um dos trilhos mais bonitos do Algarve como da Europa. Foi inclusivamente eleito “Melhor Destino para Caminhadas da Europa” no ranking promovido pelo European Best Destinations em 2019, que contou com a votação de mais de 28 mil viajantes de 153 países.

O percurso de sensivelmente 6 km (12 km ida e volta) é feito ao longo da arriba costeira, entre a Praia da Marinha e a Praia Vale de Centeanes, e brinda o caminhante com fantásticas paisagens do litoral algarvio.

Clique para ler o nosso guia completo do Trilho dos 7 Vales Suspensos, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para preparar a sua caminhada.

Albufeira

Albufeira é uma das cidades mais badaladas (e da balada) do Algarve. Apesar das unidades hoteleiras modernas e das multidões de turistas que visitam todos os anos, Albufeira mantém a sua atmosfera mourisca e, no âmago, ainda é a vila de pescadores que sempre foi. Para descobrir os seus encantos, nada como calcorrear a pé a cidade velha, antes de desfrutar das suas praias e vida sempre animada.

Quer mais dicas sobre a cidade e arredores? Então, não deixe de ler o nosso roteiro para visitar Albufeira.

Portimão

Portimão é considerada a capital do Barlavento algarvio. A maioria das pessoas visita unicamente as suas fantásticas praias, como a Praia da Rocha, mas antes de aderir ao mood “pé na areia”, lançamos-lhe o desafio de dedicar um par de horas a conhecer a cidade de Portimão.

Quer mais dicas sobre Portimão? Então, não deixe de ler o nosso roteiro para visitar Portimão e Alvor.

Serra de Monchique

Como vizinha, não podíamos deixar de sugerir uma visita à Serra de Monchique, para completar o seu roteiro para visitar Silves e Armação de Pêra. Da vila de Monchique ao Miradouro da Foia, o ponto mais elevado de todo o Algarve, a serra é ainda guardiã das aguas termais das Caldas de Monchique, um paraíso escondido numa pequena encosta rodeada de bosques e onde o som da água a correr é omnipresente. Este é inclusivamente o único complexo termal do Algarve, e já o é desde o tempo da ocupação romana. E agora, com os novíssimos e fotogénicos Passadiços do Barranco do Demo e sua ponte suspensa, mais uma razão para se aventurar nesta zona serrana.

Parques Temáticos perto de Silves e Armação de Pêra

Os miúdos serão os seus melhores colaboradores para decidir qual dos parques temáticos perto de Silves e Armação de Pêra deve incluir no seu roteiro. Apresente-lhe estas ideias:

  • Krazy World (Algoz, Silves): um zoo interativo com animais exóticos ao qual se somam atividades como arborismo, paintball, kart a pedais e minigolfe. Clique para comprar o seu bilhete online (com cancelamento gratuito).
  • Aqualand Algarve (Alcantarilha, Silves): parque aquático para toda a família. Clique para comprar o seu bilhete online (com cancelamento gratuito).
  • Zoomarine Algarve (Guia, Albufeira): considerado o melhor parque oceanográfico do país e o mais conhecido parque temático do Algarve. Clique para comprar o seu bilhete online (com cancelamento gratuito).
  • Sand City (Lagoa): o maior parque de esculturas de areia do mundo.

Mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar em Silves e Armação de Pêra


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar num roteiro de Silves e Armação de Pêra.

Outros artigos do Algarve

Roteiro para visitar o Algarve | Melhores Hotéis e Casas de Férias no Algarve | Melhores Praias do Algarve | Melhores Trilhos do Algarve | Albufeira | Alcoutim | Aljezur e Odeceixe | Faro | Lagos | Loulé | MonchiquePortimão | Tavira | Cascata do Pego do Inferno | Melhores Praias de Aljezur | Melhores Praias de Portimão | Passadiços do Alvor | Passadiços do Barranco do Demo | Passadiços da Ponta da Piedade | Rota Vicentina | Trilho da Fonte Benémola | Trilho dos 7 Vales Suspensos

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.