Roteiro para visitar Somiedo | Lagos de Saliencia

Roteiro para visitar Somiedo | Lagos de Saliencia

Anda à procura de um destino para estar em comunhão com a natureza, sem ter de viajar para o outro canto do mundo? Então, tem de ir visitar Somiedo, um dos parques naturais mais bonitos (e selvagens) da Espanha, onde brilham os maravilhosos Lagos de Saliencia e vive em liberdade a maior comunidade de ursos pardos da Europa. Para @ ajudar a partir à descoberta deste cantinho mágico das Astúrias, partilhamos consigo este guia e roteiro para visitar o Parque Natural de Somiedo, com os principais pontos de interesse que deve incluir no seu itinerário, os melhores trilhos e muitas dicas práticas, para que desfrute ao máximo da sua viagem a este autêntico paraíso natural.

Roteiro para visitar Somiedo | Lagos de Saliencia
Lago del Valle – Roteiro para visitar Somiedo
Na preparação da sua viagem ao Parque Natural de Somiedo  não deixe de ler também o nosso guia e roteiro para visitar as Astúrias.

Onde fica o Parque Natural de Somiedo?

Roteiro para visitar Somiedo | Lagos de Saliencia
Braña de Mumián – Roteiro para visitar Somiedo

O Parque Natural de Somiedo está situado ao sul do Principado das Astúrias, no norte da Espanha. O Parque Natural de Somiedo dista de aproximadamente 250 km da fronteira norte de Portugal, sendo que Pola de Somiedo, o principal povoado do Parque Natural de Somiedo, dista cerca de 750 km de Lisboa e somente 400 km do Porto.

Somiedo foi declarado Reserva Natural da Biosfera pela UNESCO em 2020. O seu território compreende quatro grandes vales, nomeadamente o Vale do Lago, o Vale de Pigueña, o Vale de Somiedo e o Vale de Saliencia, onde se encontram os famosos Lagos de Saliencia, um conjunto de cinco maravilhosos lagos glaciares.

Quando visitar Somiedo | Lagos de Saliencia?

Roteiro para visitar Somiedo | Lagos de Saliencia
Lago de la Cueva, um dos mais belos Lagos de Saliencia

Pessoalmente achamos que os melhores meses para visitar Somiedo vão de maio a outubro. Os meses de julho e agosto “levam a taça” no que diz respeito ao clima, sendo perfeitos para atividades ao ar livre. O único inconveniente são os preços dos alojamentos, que nestes meses de verão costumam estar nos píncaros! É que, apesar do Parque Natural de Somiedo ser um dos destinos de natureza menos massificados de Espanha, não o vai encontrar propriamente deserto nos meses de julho e agosto. O que, aliado à reduzida oferta de alojamento, inflaciona imenso o preço das estadias.

Roteiro para visitar Somiedo | Lagos de Saliencia
Braña de La Pornacal – Roteiro para visitar Somiedo

Posto isto, os meses de maio, junho, setembro e outubro são os que apresentam a melhor relação qualidade/preço. Por norma, são excelentes para a maior parte das atividades outdoor que pode praticar no Parque Natural de Somiedo, como sejam caminhadas, escalada ou BTT. O tempo costuma ser decente, há menos turistas e os preços dos alojamentos, e demais serviços turísticos, são bem mais em conta que na época alta. Claro que não se livra de umas chuvadas e de “rapar” algum frio. Mas isso, em Somiedo, é o prato do dia, e até nos meses de julho e agosto arrisca-se a apanhar valentes cargas de água.

Roteiro para visitar Somiedo | Lagos de Saliencia
Lago del Valle no inverno

O inverno é por norma muito chuvoso e frio, sendo que neva com bastante frequência acima dos 1000 metros de altitude. Se gosta de neve vai sentir-se no paraíso, até porque o Parque Natural de Somiedo fica lindo de morrer vestido de branco!

Quantos dias são necessários para visitar Somiedo | Lagos de Saliencia?

Roteiro para visitar Somiedo | Lagos de Saliencia
Pola de Somiedo – Roteiro para visitar Somiedo

Para desfrutar ao máximo do roteiro para visitar o Parque Natural de Somiedo que desenhamos para si, o ideal é alocar pelo menos 4 dias à sua viagem, o tempo que consideramos ideal para uma primeira visita a Somiedo, sobretudo se, como nós, é um amante de caminhadas na natureza.

Pico Mocoso, um dos picos mais altos do Parque Natural de Somiedo

Claro que, se abdicar de fazer alguns dos trilhos que sugerimos, pode fazer o nosso roteiro de Somiedo em menos dias. No sentido oposto, caso pretenda aventurar-se em mais alguns trilhos de montanha ou dar um saltinho ao vizinho Parque Natural de las Ubiñas-La Mesa, pode sempre acrescentar mais uns dias ao seu roteiro para visitar Somiedo.

Playa de la Ballota, uma das praias mais bonitas das Astúrias

Ao longo do roteiro de 4 dias vamos dar-lhe várias dicas com essa finalidade. Verá que é super fácil transformar esta viagem ao Parque Natural de Somiedo numa semana de férias. Até porque, se visitar Somiedo no verão, pode sempre combinar a viagem com uns relaxantes dias nas maravilhosas praias das Astúrias.

Onde ficar a dormir em Somiedo? Sugestões de alojamento

Tendo em conta que o Parque Natural de Somiedo está longe de ser muito extenso, recomendamos que considere montar base numa só localidade e fazer os seus passeios a partir daí. Exige menos logística e torna a experiência mais relaxante. Afinal, andar a fazer e desfazer malas todos os dias é sempre chato, sobretudo se viajar com crianças.

Em nossa opinião, a melhor localidade para ficar alojado no Parque Natural de Somiedo é Pola de Somiedo (e arredores). É a localidade que fica mais equidistante da maioria dos pontos de interesse do Parque Natural de Somiedo e, por ser o maior povoado da região, é onde irá encontrar mais oferta de alojamentos e serviços de restauração. Mas não vá a contar com uma metrópole. Apesar de ser a capital do município, Pola de Somiedo é um pequeno povoado.

Outra boa opção é a pequena aldeia de Valle de Lago, que fica a somente 8 km de Pola de Somiedo. Perde um pouco na localização e na oferta de serviços de restauração, mas tem um enquadramento natural simplesmente maravilhoso e, reservando com antecedência, consegue bons negócios no alojamento.

Como já referimos atrás, o Parque Natural de Somiedo tem pouca oferta de alojamentos o que, aliado à crescente procura que tem vindo a ter nos últimos anos, se torna um problema na hora de encontrar estadia com qualidade e a bons preços. Logo, recomendamos que reserve o seu alojamento com o máximo de antecedência possível de forma a garantir as melhores opções e os melhores preços.

Clique nos links abaixo para procurar alojamento nas respetivas localidades e opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.

Por último, listamos abaixo os nossos hotéis favoritos no Parque Natural de Somiedo – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço dentro das respetivas categorias e preços.

Casa Felisa (Pola de Somiedo)

Apartamentos muito family-friendly, para 3, 4 ou 5 membros da família mais o patudo. A Casa Felisa fica nas franjas de Pola de Somiedo, num entorno de sossego, com vista montanha. As casinhas T1 e T2 em estilo rural-rústico têm cozinha equipada, aquecimento central, casa de banho privada, TV ecrã plano, acesso Wi-Fi e estacionamento privado gratuito. Algumas com terraço e máquina de lavar roupa.

Pensión Casa Cesáreo (Pola de Somiedo)

A Pensión Casa Cesáreo só dispõe de quartos twin, mas são bem confortáveis e acolhedores, dada a eficiência do aquecimento central. Cada quarto tem casa de banho privada e TV ecrã plano, está decorado de forma simples e funcional e tem acesso Wi-Fi gratuito. A propriedade tem um bar no piso térreo.

La Corona del Auteiro (Valle de Lago)

Os quartos do hotel La Corona del Auteiro, em Valle de Lago, são exemplares! No conforto, harmonia e limpeza. Camas super confortáveis e um ambiente caseiro acolhedor juntam-se à localização perfeita para fazer trekking em Somiedo. O pequeno almoço (com “biscocho” caseiro, diferente todos os dias) está incluído e é servido pela simpática e atenciosa Guillermina, a alma deste hotel. Mesmo ao lado o restaurante-bar Las Duernas serve uma comidinha tradicional asturiana muito reconfortante.

Apartamentos Rurales La Laguna Somiedo (Valle de Lago)

Se busca apartamentos, pondere seriamente ficar alojado nos Apartamentos Rurales La Laguna Somiedo, em Valle de Lago. Qualquer par de noites sabe a pouco. Localização fabulosos, casinhas em estilo rústico acolhedoras e confortáveis, com tudo o que é preciso para estadias independentes e despreocupadas, inclusive para o patudo: cozinha equipada, terraço, TV, acesso Wi-Fi e estacionamento privado gratuitos.

O Melhor de Somiedo num Roteiro de 4 dias: o que visitar e melhores trilhos

Roteiro para visitar Somiedo | Lagos de Saliencia
Valle del Lago – Roteiro para visitar Somiedo

É importante referir que o número de dias que sugerimos para este roteiro para visitar Somiedo pressupõe que a viagem seja feita com viatura própria e não inclui os dias de viagem do local de origem para a região do Parque Natural de Somiedo.

Roteiro para visitar Somiedo | Lagos de Saliencia
Lagunas del Paramo – Roteiro para visitar Somiedo

Na verdade, visitar os locais de interesse referidos neste artigo sem carro ou sem recorrer a um tour é uma tarefa impossível de realizar, visto que não existem transportes públicos para a maioria dos locais de interesse do parque natural. Se estiver sem viatura própria, o melhor mesmo é alugar um carro.

Roteiro para visitar Somiedo | Lagos de Saliencia

Dica VagaMundos: se não tem carro próprio e precisa de alugar um carro para a sua viagem a Somiedo, recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida. Clique para ver todas as opções de aluguer de carro.
Roteiro para visitar Somiedo | Lagos de Saliencia
Iglesia San Pedro – Pola de Somiedo

Importa também salientar que o roteiro para visitar Somiedo que aqui vamos partilhar consigo foi desenhado partindo do pressuposto de que irá ficar sediado em Pola de Somiedo ou Valle de Lago (e respetivos arredores), as localidades que ficam mais equidistantes da maioria dos pontos de interesse de Somiedo. Caso opte por ficar alojado noutra localidade, ou ir mudando de alojamento durante a sua viagem, terá obviamente de fazer alguns pequenos ajustes.

Fabada Asturiana, um dos pratos que tem mesmo de provar quando visitar Somiedo

A ordem dos dias do roteiro é também ela puramente indicativa, sendo que deve adaptá-lo às condições climatéricas e evitar visitar os locais mais populares de Somiedo, como seja os Lagos de Saliencia, durante o fim-de-semana (sobretudo se visitar Somiedo durante os meses de verão).

Roteiro para visitar Somiedo: Dia 1

Braña La Peral – Mirador do Príncipe – Trilho da Braña de Mumián – Pola de Somiedo

Braña La Peral e Miradouro do Príncipe

Roteiro para visitar Somiedo | Lagos de Saliencia
Braña La Peral – Roteiro para visitar Somiedo

O nosso roteiro para visitar Somiedo arranca na Braña La Peral, uma pequena aldeia localizada a cerca de 1300 metros de altitude. Outrora, La Peral só era habitada nos meses mais quentes do ano, quando os vaqueiros subiam com o gado ao alto das montanhas em busca de boas pastagens, mas presentemente já é habitada durante o ano inteiro, sendo uma das poucas brañas de Somiedo com acesso rodoviário.

O que são as Brañas?

As branãs (brandas em Português) fazem parte do sistema de transumância típico das regiões montanhosas da Península Ibérica. Em Portugal, estão muito presentes no Alto Minho e na Serra da Estrela. As brandas são os aldeamentos habitados durante a primavera e o verão e, regra geral, encontram-se em locais de altitude superior a 500 metros. A inverneira, por seu lado, é a aldeia onde a família passa o outono e o inverno, e regra geral, localiza-se em vales de baixa altitude.

Miradouro do Príncipe – Roteiro para visitar Somiedo

O principal ponto de interesse de La Peral é o extraordinário Miradouro do Príncipe (também conhecido pelo nome de Miradouro do Rei) que fica situado nas imediações da aldeia e cujo acesso é exclusivamente pedestre. Mas não se assuste que, do parque de estacionamento que fica na entrada da aldeia, pouco mais de 500 metros terá de caminhar até ao altaneiro miradouro (1 km ida e volta). E a pequena caminhada vai ser altamente recompensada com uma vista de 360º de cortar a respiração sobre os vales e montanhas de Somiedo. É um dos miradouros de Somiedo verdadeiramente imperdíveis!

Dicas VagaMundos:

  • A região de La Peral é um dos melhores locais de Somiedo para observação dos ursos pardos. Contudo é preciso binóculos e uma grande dose de sorte para ver estas magníficas criaturas no seu habitat natural. Para maximizar as suas hipóteses de ver um urso pardo, ao vivo e a cores, nada como fazer uma excursão de observação de ursos-pardos (por norma partem de Pola de Somiedo). Nós já conseguimos avistar um ao longe, durante uma caminhada, e foi uma experiência inesquecível!
  • Se gosta de uma caminhada desafiante, e puder acrescentar mais um dia ao seu roteiro para visitar Somiedo, sugerimos que vá percorrer o extraordinário Trilho das Lagunas del Paramo e Pico Mocoso, um dos picos mais altos de Somiedo, com quase 2000 metros de altura. O trilho arranca de La Peral e tem aproximadamente 17 km de extensão. Apesar de ser um trilho classificado como tendo dificuldade técnica moderada tem um desnível acumulado a rondar os 1700 metros, não sendo de todo aconselhado a quem esteja a dar os primeiros passos no mundo das caminhadas.

Trilho da Braña de Mumián

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar Somiedo será para ir conhecer a Braña de Mumián, uma das brañas mais bonitas (e bem conservadas) do Parque Natural de Somiedo.

Roteiro para visitar Somiedo | Lagos de SalienciaNa Braña de Mumián irá encontrar mais de uma dezena de Cabanas de Teito, as casas tradicionais de Somiedo, feitas de pedra com telhado de colmo, que fazem lembrar os ancestrais castros neolíticos devido à sua forma circular. Mas como a Braña de Mumián não tem acesso rodoviário, para a ir conhecer, terá de fazer uma caminhada seguindo pelo trilho PR.AS-11, que liga a aldeia de Llamardal a Coto de Buenamadre.

O trilho PR.AS-11 arranca do parque de estacionamento que fica à entrada da aldeia de Llamardal e tem uma extensão total de 12 km (ida e volta). Contudo, para ir até à Braña de Mumián só terá de percorrer 7km (ida e volta) e superar 500 metros de desnível. O percurso não apresenta dificuldades de maior, sendo apto para se fazer com crianças (desde que estejam minimamente habituadas a caminhadas).

Informação prática do Trilho da Braña de Mumián (PR AS-11)

  • Distância: 3,5 km (7 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Desnível Acumulado: 600 metros
  • Dificuldade: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Estacionamento da aldeia de Llamardal

Pola de Somiedo

Iglesia San Pedro

O primeiro dia do nosso roteiro para visitar Somiedo termina em Pola de Somiedo, a principal povoação do parque natural, onde irá encontrar a maior oferta de alojamentos e serviços de restauração de toda a região e o Centro de Interpretação do Parque Natural de Somiedo, onde poderá obter mais informações sobre os trilhos de Somiedo e sobre os seus mais queridos habitantes, os ursos pardos.

Roteiro para visitar Somiedo | Lagos de Saliencia
Trilho Acessível do Parque Natural de Somiedo

Se ainda lhe apetecer fazer mais uma caminhada sugerimos que vá percorrer o Trilho Acessível do Parque Natural de Somiedo, um pequeno percurso pedestre com apenas 2 km de extensão que arranca junto à igreja de Pola de Somiedo e lhe permitirá usufruir das lindas paisagens montanhosas ao redor do povoado. Como o próprio nome indica, é um trilho que pode ser percorrido, literalmente, por todos, desde os mais novos aos mais idosos.

 Roteiro para visitar Somiedo: Dia 2

Valle de Lago – Trilho do Lago del Valle – Trilho Braña de Sousas – Miradouro de Aguinu

Trilho do Valle de Lago ao Lago del Valle

Roteiro para visitar Somiedo | Lagos de SalienciaComece o segundo dia do seu roteiro para visitar Somiedo rumando até à pequena aldeia de Valle de Lago, o ponto de partida de um dos nossos trilhos favoritos do Parque Natural de Somiedo: o Trilho do Lago del Valle.

O Lago del Valle é não só o maior dos Lagos de Saliencia, um conjunto de cinco extraordinários lagos glaciares do Parque Natural de Somiedo, mas também o maior lago de todo o Principado da Astúrias. Os restantes quatro lagos de Saliencia terá a oportunidade de conhecer no último dia do seu roteiro para visitar Somiedo.

Roteiro para visitar Somiedo | Lagos de SalienciaO trilho que liga o Valle de Lago ao Lago del Valle é linear e tem sensivelmente 12 km de extensão (ida e volta), ou 13,5 km, no caso de querer dar a volta ao lago (algo que recomendamos vivamente). O percurso desenvolve-se ao longo do deslumbrante vale do lago, por um caminho rural bordejado de verdejantes pastos e majestosas montanhas, não apresentando qualquer tipo de dificuldade técnica, o que o torna apto para ser percorrido com crianças.

Dica VagaMundos: após os iniciais 2,5 km do Trilho do Lago del Valle, irá encontrar uma bifurcação. Se optar por seguir pelo caminho da direita, também irá dar ao Lago del Valle, mas ao invés de ir pelo caminho rural que referimos atrás, irá atravessar um lindo bosque de faias. O percurso é ligeiramente mais longo, mas tem muito mais sombras, sendo ideal para os dias de calor. Uma boa opção é ir por um e regressar pelo outro, até porque assim transforma o Trilho do Lago del Valle num percurso semi-circular. Foi o que fizemos!

Informação prática do Trilho do Lago del Valle (PR AS-15.1)

  • Distância: 6 km (12 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Desnível Acumulado: 650 metros
  • Dificuldade: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Valle de Lago

Trilho Braña de Sousas

A próxima proposta que temos para o segundo dia do seu roteiro para visitar Somiedo é percorrer o Trilho Braña de Sousas, outro brilhante percurso pedestre que arranca do povoado de Valle de Lago.

Roteiro para visitar Somiedo | Lagos de Saliencia
Braña de Sousas – Roteiro para visitar Somiedo

O trilho tem somente 6 km de extensão (ida e volta) e vai conduzi-lo por entre bosques de faias, carvalhos, avelaneiras e verdejantes prados até ao circo glacial onde se encontra a Braña de Sousas, outra das mais belas aldeias sazonais de pastores do Parque Natural de Somiedo. Para além das habituais Cabanas de Teito, na Branã de Sousas irá encontrar também construções mais primitivas, chamadas de Corros, com telhados de pedra tosca ou cobertura vegetal. Autênticas casinhas de hobbits!

Peña Furada – Roteiro para visitar Somiedo

Pelo caminho ira passar ainda pela Braña del Fuexu e terá a oportunidade de observar a Peña Furada, uma impressionante falésia rochosa que possui uma janela natural. Apesar de, na ida para a Branã de Sousas, o trilho ser sempre a subir, não apresenta grandes dificuldades técnicas, sendo por isso outra excelente opção de caminhada para se fazer em família.

Informação prática do Trilho Braña de Sousas (PR.AS – 16.1)

  • Distância: 3 km (6 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Desnível Acumulado: 500 metros
  • Dificuldade: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Valle de Lago

Miradouro de Aguinu

Para fechar o segundo dia do seu roteiro para visitar Somiedo com chave de ouro, sugerimos que volte a pegar no carro e rume até ao Miradouro de Aguinu, que fica localizado a somente 3 km do centro de Pola de Somiedo, na estrada AS-227 que segue em direção à aldeia de Perlunes. As vistas sobre a aldeia de Aguinu e Pola de Somiedo são de babar!

Dica VagaMundos: se gosta de estradas cénicas não deixe de percorrer a totalidade da vertiginosa estrada AS-227, que liga Pola de Somiedo à recôndita aldeia de Perlunes. São 8 km de uma beleza desarmante (16 km ida e volta, pois Perlunes é um “beco sem saída”). Caso esteja a pensar em visitar o Parque Natural de Somiedo de mota, diríamos que é uma estrada quase obrigatória!

 Roteiro para visitar Somiedo: Dia 3

Central Hidroeléctrica de La Malva – Desfiladeiro Rio Somiedo – Vale de Pigüeña – Villar de Vildas – Trilho Braña de Pornacal

Villar de Vildas

Comece o terceiro dia do seu roteiro para visitar Somiedo rumando até ao bucólico Vale de Pigueña, mais concretamente até Villar de Vildas, uma das aldeias mais autênticas do Principado das Astúrias.

Espigueiro Asturiano em Villar de Vildas

Villar de Vildas preserva a arquitetura tradicional das aldeias asturianas de montanha e os seus habitantes continuam a viver em harmonia com a natureza mantendo estoicamente vivas as tradições ancestrais. Essa autenticidade foi inclusivamente reconhecida com a atribuição do Prémio Princesa de Astúrias de Aldeia Exemplar das Astúrias.

Central Hidroelétrica de La Malva

E se Villar de Vildas apaixona, o caminho até lá deslumbra. É que, entre Pola de Somiedo e a recôndita aldeia, irá atravessar o deslumbrante e escarpado desfiladeiro por onde corre o rio Somiedo. É de uma beleza esmagadora!

Dica VagaMundos: no Desfiladeiro de Somiedo irá encontrar a histórica Central Hidroelétrica de La Malva, que pertence à EDP Espanha. Se tiver interesse em visitar a mesma, é imperativo fazer a sua reserva com pelo menos três dias de antecedência através do site oficial (clique para ver).  

Trilho do Vale de Pigueña – Braña de La Pornacal e Braña de los Cuartos

Braña de La Pornacal – Roteiro para visitar Somiedo

Villar de Vildas justifica per se uma visita, mas não há qualquer dúvida que a povoação que atrai a maioria dos visitantes a esta aldeia do Vale de Pigueña é a Braña de La Pornacal, a maior e mais bem conservada braña do Parque Natural de Somiedo, com 33 Cabanas de Teito outrora utilizadas como abrigo pelos pastores transumantes.

Trilho do Vale de Pigueña – Roteiro para visitar Somiedo

Como já deve ter desconfiado, só é possível aceder à Braña de La Pornacal a pé, seguindo pelo Trilho do Vale de Pigueña (PR.AS – 14.1), outro dos trilhos que consideramos obrigatório num roteiro para visitar Somiedo.

Roteiro para visitar Somiedo | Lagos de Saliencia

O Trilho do Vale de Pigueña liga a aldeia de Villar de Vildas à Braña de los Cuartos (também conhecida pelo nome de Braña Vieja), passando pela Braña de La Pornacal. O percurso acompanha o rio Pigueña e tem um total de 13 km de extensão (ida e volta) e apresenta um nível de dificuldade moderada, sobretudo devido à extensão e ao desnível acumulado (cerca de 600 metros sempre a subir na ida e outros tantos a descer no regresso).

Braña Vieja – Roteiro para visitar Somiedo

Contudo, caso só queira visitar a Braña de La Pornacal, consegue cortar 4 km à caminhada, ou seja só terá de fazer 9 km (ida e volta) e superar um desnível acumulado de 800 metros. Uma boa opção caso pretenda percorrer o trilho com crianças. Perde é a oportunidade de ver a Cascata de Corralón e visitar a Branã Vieja.

Roteiro para visitar Somiedo | Lagos de Saliencia
Cascata de Corralón – Roteiro para visitar Somiedo

Informação prática do Trilho do Vale de Pigueña (PR.AS – 14.1)

  • Distância: 6,5 km (13 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Desnível Acumulado: 1200 metros
  • Dificuldade: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Villar de Vildas

 Roteiro para visitar Somiedo: Dia 4

Trilho Lagos de Saliencia – Cascata Xiblu

Trilho Lagos de Saliencia

Lago de la Cueva – Trilho dos Lagos de Saliencia

O último dia do nosso roteiro para visitar Somiedo arranca com uma caminhada para ir conhecer os extraordinários Lagos de Saliencia, a joia da coroa do parque natural. Sim, seguimos a velha máxima de “guardar o melhor para o fim”.

Roteiro para visitar Somiedo | Lagos de Saliencia
Lago Calabazosa – Trilho dos Lagos de Saliencia

Como já referimos anteriormente neste artigo, os Lagos de Saliencia são um conjunto de cinco lagos glaciares, sendo que já conheceu o maior deles, o Lago del Valle, no segundo dia do seu roteiro para visitar Somiedo. Agora, está na altura de ir conhecer os restantes quatro, nomeadamente (organizados pela ordem pela qual os irá encontrar ao percorrer o Trilho dos Lagos de Saliencia):

  • Lago de la Cueva, localizado a 1590 metros de altitude e completamente rodeado por ingremes encostas.
  • Lago Almagrera, o mais pequeno de todos os Lagos de Saliencia, também conhecido pelo nome de Lago da Mina por outrora ter existido ao seu lado uma mina de ferro.
  • Lago Cerveriz, que se encontra rodeado por extensos prados. É um excelente spot para se fazer um pic-nic
  • Lago Calabazosa, o mais profundo dos Lagos de Saliencia, também conhecido pelo nome de Lago Negro (não se assuste que o nome deve-se apenas à sua profundidade, pois no que a cores diz respeito é de um apaixonante azul esverdeado)

O trilho que permite conhecer os quatro Lagos de Saliencia é circular e tem sensivelmente 8 km de extensão, não apresentando dificuldades técnicas de maior. O percurso arranca do altaneiro parque de estacionamento Alto de La Farrapona, localizado a 1700 metros de altura, na fronteira entre a província das Astúrias e a província de Léon. Se costuma ver a Volta à Espanha, vai com certeza reconhecer este local mítico da principal prova de ciclismo da Espanha.

Atenção: certifique-se de que acede ao Alto de La Farrapona pelo lado asturiano (via a localidade de Saliencia), pois a estrada de acesso pelo lado leonês (via a localidade de Torrestío) ainda não se encontra asfaltada e como tal só deve ser percorrida por 4×4. Contudo já decorrem obras nesse sentido pelo que, em meados de 2023, já não deverá existir essa restrição.

Informação prática do Trilho dos Lagos de Saliencia

  • Distância: 8 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil/Moderada
  • Desnível Acumulado: 700 metros
  • Local de Partida/Chegada: Estacionamento do Alto de La Farrapona

 Cascata Xiblu

Depois de percorrer o Trilho dos Lagos de Saliencia, sugerimos que termine o seu roteiro para visitar Somiedo dando um saltinho ao vizinho Parque Natural de las Ubiñas-La Mesa, para ir conhecer uma das mais belas cascatas das Astúrias: a Cascada del Xiblu.

A Cascada del Xiblu é, na verdade, uma sucessão de três cascatas com um desnível de 100 metros. Como já deve suspeitar, para a conhecer tem pela frente mais uma caminhada. Desta feita, terá de percorrer um trilho linear, com aproximadamente 4 km (8 km ida e volta). Mas não se assuste que o nível de dificuldade do percurso pedestre é baixo, o que o torna perfeito para se fazer em família.

O trilho começa perto da localidade de Páramo, junto a um parque de estacionamento criado para o efeito (pode consultar a localização exata no mapa que disponibilizamos no final do artigo). O trilho encontra-se muito bem sinalizado e pelo caminho irá cruzar um enorme bosque de faias, particularmente apaixonante nos meses de outono.

Informação prática do Trilho da Cascada del Xiblu

  • Distância: 4 km (8 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Desnível Acumulado: 500 metros
  • Local de Partida/Chegada: Arredores de Páramo junto à estrada AS-228
 
Dica VagaMundos: se quiser esticar em mais um dia a sua viagem a Somiedo, sugerimos que vá percorrer o Trilho Senda del Oso (Trilho do Urso em português), uma fantástica ecovia construída sobre duas antigas linhas ferroviárias mineiras em pleno Parque Natural de las Ubiñas-La Mesa, território do urso pardo asturiano. Clique para mais informações sobre a Senda del Oso.

Mapa do roteiro para visitar Somiedo


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com o roteiro para visitar Somiedo.

Outros artigos da Espanha

Melhores praias Sul de Espanha | Melhores praias da Galiza | Roteiro da Andaluzia | Roteiro das Astúrias | Roteiro da Extremadura | Roteiro da Galiza | Roteiro dos Picos da Europa | Roteiro dos Pueblos Blancos | Roteiro Sierra Nevada | Roteiro Tenerife | Parque Natural Arribes del Duero | Parque Natural Baixa Limia e Serra do Xurés | Ávila | Barcelona | Badajoz | Benidorm | Cáceres | CórdobaGranadaIlhas Cíes | Lago de Sanabria | Lalín | Madrid | Málaga | Mérida | Ourense | Pontevedra | Puebla de Sanabria | Ronda | Salamanca | Santiago de Compostela | Segóvia | Sevilha | Toledo | Vigo | Zamora

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.