Visitar Split | Croácia: roteiro com o que ver e fazer

Visitar Split Roteiro com o que ver e fazer

Se vai visitar Split pela primeira vez, este artigo reúne o melhor do que ver e fazer em Split. Vai encontrar informação e dicas dos pontos de interesse mais representativos que vão preencher o seu roteiro de Split, onde ficar e recomendações de passeios e atividades perto de Split. No final encontra um mapa turístico de Split para o ajudar na hora de se orientar.

Visitar Split é entrar num mundo único, distinto de todas as cidades costeiras da Croácia. A maior cidade da região da Dalmácia oferece um manancial de experiências de viagem aos seus visitantes.

O que fazer em Split?

Deambule pelo labiríntico centro histórico no interior do Palácio de Diocleciano, um museu vivo que remonta à época romana. Fora das muralhas, mercados vibrantes, praças com esplanadas relaxantes esperam pela sua visita. Passeie pelo Riva, a promenade à beira-mar, enquanto sonha acordado com os iates ancorados.

Visite museus e galerias de arte. Suba à colina Marjan e torne-se explorador por um dia pelos trilhos pedestres do pulmão da cidade. Perca-se nos bairros pitorescos. Ou simplesmente relaxe na praia.

Trogir

E se tudo isto não bastasse como razões para visitar Split, a segunda maior cidade croata é a melhor base para visitar as incríveis Ilhas da Croácia. E lugares que até custam a acreditar que são reais como a maravilhosa ilha-cidade de Trogir ou a Fortaleza de Klis (fans de Guerra dos Tronos vão reconhecer Meereen).

Split é um destino de viagem tão procurado para férias de verão como Dubrovnik. A diferença é que Split é um hub turístico donde a logística para os lugares imperdíveis da Croácia, e até dos Balcãs, é muito mais facilitada. Com a grande vantagem de ser ainda mais barata. O aeroporto internacional tem ligações diretas às principais capitais europeias. Milhares de visitantes chegam diariamente ao mega porto de cruzeiros e as ligações terrestres são boas.

Seja qual for a sua escolha e apetite, uma coisa temos a certeza: a cidade de Split é apaixonante!

Clique para ler o nosso Roteiro da Croácia

Quando visitar?

Split é daqueles destinos de viagem ótimos para visitar durante todo o ano. Split tem um clima mediterrânico típico: verões secos e quentes, e invernos húmidos e amenos.

Para quem queira ver a cidade croata em pleno movimento, a melhor época do ano para visitar Split é entre maio a outubro. Julho e agosto são muito quentes e atraem multidões de visitantes. É raro chover no verão, já que a humidade do ar é baixa. A temperatura média ronda os 25ºC, mas julho e agosto tem máximas que vão além dos 30ºC com facilidade. As temperaturas no inverno raramente vão abaixo de 0ºC.

A cidade atrai muitos visitantes nas festividades e eventos listados abaixo:

  • terça-feira de Carnaval (fev/mar)
  • Exposição de Barcos (abr)
  • feriado de Sudamje (mai), que celebra o santo padroeiro da cidade
  • Festival das Flores (mai), com exibições temáticas de flores nos porões do Palácio de Diocleciano
  • Split Summer (jul-ago), com teatro ao ar livre, além de apresentações de dança e música
    Dias de Diocleciano (ago), com temática romana
  • International Festival of New Film (set).

Onde ficar em Split? Sugestões de alojamento

Da última vez que estivemos em Split, optamos por ficar no Apartments Mrduljaš: fica numa zona habitacional tranquila e tem estacionamento gratuito. Este é um requisito em Split para quem, como nós, esteja a fazer um roteiro pela Croácia em modo roadtrip. Nós queríamos deixar o carro estacionado para podermos ir às ilhas descansados. É certo que não fica mesmo no centro, mas em 15 minutos a pé estávamos lá. O apartamento onde ficámos está super bem equipado, tem um supermercado mesmo à porta e a anfitriã foi duma enorme simpatia. Clique para mais informações, ler reviews de hóspedes e reservar a sua estadia no Apartments Mrduljaš.

Se o estacionamento não for uma condicionante para si, e quiser ficar mesmo ao lado do Palácio de Diocleciano recomendamos o Contarini Luxury Rooms. Os quartos são muito confortáveis e pode ir a todo o lado a pé. Na classe de preços em que se insere, é a nossa opção favorita.

Se pretender ficar num hotel, espreite o Plaza Marchi Old Town, cuja localização é simplesmente espetacular. Costuma ter promoções muito agressivas e já lá conseguimos ficar por preços muito em conta face à qualidade superior que apresenta.

Se não tiver restrições orçamentais e quiser dormir em grande estilo em Split, aposte no Villa Split Heritage Hotel. Em nossa opinião é o hotel mais charmoso da cidade.

Clique para ver mais opções de alojamento em Split

O que ver e fazer em Split?

visitar-split-croacia-roteiro-com-o-que-ver-e-fazerVibrante, encantadora e alegre, Split está idilicamente situada entre as montanhas escarpadas da Dalmácia e o deslumbrante Mar Adriático. Cada vez mais popular como destino de viagem, Split tem tudo para umas fantásticas férias de verão: mar, praia, património e espaços verdes. Venha descobrir o que ver e fazer neste roteiro de Split com o melhor que a cidade tem para oferecer.

Praça da República

Os principais pontos de interesse deste roteiro de Split podem ser visitados num dia, mas a cidade merece mais tempo do que isso. As atrações turísticas que indicamos estão perto umas das outras, portanto, pode visitar tudo a pé.

Centro histórico

Desde a Roma Antiga que Split demonstrou ser um cenário irresistível para imperadores, reis e mestres artistas construírem grandes edifícios. O resultado é uma cidade cheia de tesouros arquitetónicos que nos sublima assim que admiramos a riqueza deste património histórico.

o-que-fazer-em-split-croaciaParece uma cidade que o tempo esqueceu. O centro histórico é incomparável a qualquer outro que tenha visto antes: uma citadela fortificada dentro de muralhas que resistem há 1700 anos que na realidade é um palácio imperial.

Por ser a segunda cidade arqueológica romana mais bem preservada do mundo, superada apenas por Roma, não admira que seja Património da Humanidade UNESCO.

Palácio de Diocleciano

visitar-split-croaciaO maior highlight da cidade é o colossal Palácio de Diocleciano, mandado construir no longínquo século IV para o imperador romano Diocleciano. É dentro das suas muralhas que se concentra o centro histórico de Split, um emaranhado labiríntico de ruas e vielas que vão despertar o explorador que há em si.

Os lugares imperdíveis são o Peristilo, o coração do Palácio de Diocleciano, a imponente Catedral de São Domnio e respetiva Torre Sineira, o Templo de Júpiter, os quatro portões de acesso ao palácio (com nome de metais: ouro, prata, ferro e bronze) e as Catacumbas do palácio, onde também foram gravadas cenas da série da Netflix, Guerra dos Tronos.

Portão de Ouro

Entre no Palácio como um imperador e visite antiquíssimas praças e ruas. Como a maioria das cidades romanas, a cidade velha tem duas ruas principais: a Decumanus (leste – oeste), hoje rua Kresimir, e o Cardo (norte – sul), hoje rua Diocleciana.

Peristilo

Depressa dará com o Peristilo, uma larga e monumental praça que o vai espantar com a sua monumentalidade. O Peristilo e espaços adjacentes, como o Vestíbulo, constituem o centro da cena cultural de Split.

Devido à excelente acústica, este é o palco dos principais eventos musicais do Split Summer Festival. Mas em qualquer altura do ano poderá ser surpreendido por um grupo coral a interpretar música tradicional da Dalmácia.

Vista a toga, escolha uma almofadinha do clássico Luxor, beberrique a sua bebida de eleição e veja a vida passar.

Campanile ou Torre Sineira

visitar-split-roteiroNão precisa de ir ao Egito para ver esfinges verdadeiras: Split tem duas esfinges originais com mais de 3500 anos. Uma encontra-se no Peristilo por entre colunas coríntias e tem como pano de fundo a Torre Sineira medieval erguendo-se até aos 57 metros de altura. Suba ao alto do campanário para as melhores vistas 360º sobre a cidade de Split e a catedral, de que faz parte.

Catedral de São Domnio

roteiro-split-catedralAs influências grega e romana fizeram de Split um centro cultural na sua época áurea. Essa riqueza cultural foi transposta para a sua arquitetura ancestral. Ao longo dos séculos, esta arquitetura foi preservada e depois incorporada em edifícios mais recentes, como a Catedral de São Domnio.

A catedral detém o recorde de catedral católica mais antiga do mundo que mantêm a sua estrutura original, falamos do mausoléu octogonal do século IV do próprio imperador Diocleciano. Dedicada ao santo padroeiro da cidade de Split, Sveti Duje, o primeiro bispo da Dalmácia, ironicamente perseguido, martirizado e morto por Diocleciano. Um bilhete combinado dá-lhe acesso à Torre Sineira, ao Tesouro da Catedral, à Cripta e ao Batistério de São João Batista, este no Templo de Júpiter, assento da segunda esfinge egípcia.

split-em-2-diasQuando chegar ao Templo de Júpiter, passe pela rua mais estreita da cidade, e provavelmente do mundo. A rua tem literalmente o nome de “Deixe-me passar, por favor”.

Mercados de Split

Portão de Prata

Os melhores locais para sentir a pulsação da cidade de Split são os seus mercados. O principal mercado da cidade, também chamado Pazar ou Mercado Verde, passando pelo Portão de Prata (leste), é o mais castiço. Ainda hoje é o mercado de eleição dos locais em busca de produtos hortícolas frescos, carne e queijo, flores, etc. Como visitante, as bancas de artesanato e souvenirs são capazes de lhe tomar mais algum tempo.

Praça onde tem lugar o Mercado da Fruta, com a Torre Veneziana à esquerda.

Não confunda com o Mercado da Fruta, do outro lado do Palácio de Diocleciano, pequeno e com pouca oferta. O outro mercado é o Ribarnica-Peskarija, o Mercado do Peixe. O bulício começa de madrugada com a chegada do peixe fresco apanhado nessa noite.

Portão de Ouro

roteiro-split

A norte, à saída do Portão de Ouro, destaca-se a estátua de Grgur Ninski, Gregório de Nin, assinada pelo famoso escultor Ivan Mestrovic, o Miguel Ângelo croata. Apele à sorte esfregando o dedão do pé do gigante de bronze, considerado um dos símbolos de Split.

Pjaca

A Pjaca, oficialmante Praça do Povo, a oeste do Palácio de Diocleciano, é a mais antiga zona habitada fora das muralhas. O edifício gótico da Câmara Municipal Velha dita o propósito da praça como centro cívico de Split. Os cafés e restaurantes marcam o ritmo da vida social há décadas, desde a elite intelectual ao comum habitante. Ponto fulcral para ver e ser visto, ainda hoje essa atmosfera se sente no ar.

visitar-splitAtente à Velha Torre do Relógio, com 24 horas ao invés de 12 e cujo engenho mecânico marca o tempo há séculos. Palácios góticos, renascentistas e classicistas em redor pertenciam às famílias mais proeminentes de Split. A livraria mais antiga do mundo está em Split, chama-se Morpurgo e a porta dá para a praça.

Promenade Riva

visitar-split-roteiro-com-o-que-ver-e-fazerQuando se fartar da cidade velha de Split (se é que isso é possível!), rume até à elegante e animada Promenade de Riva para um prazenteiro passeio à beira do Adriático. Pode simplesmente sentar-se numa das esplanadas dos charmosos cafés. Eleja a sua bebida ou snack e observe a animação e descontração que caracterizam Split.

Marjan

vistas-panoramicas-split-colina-marjanQuer as melhores vistas de Split? Então suba à torre da Catedral de São Domnio ou vá até ao Miradouro do Monte Marjan. Deste último tem uma vista soberba de Split e da baía com as montanhas como pano de fundo. É o nosso local favorito para assistir ao pôr-do-sol e quase que apostamos que vai ser o seu também.

O enorme parque arborizado é considerado o pulmão de Split e é fabuloso para caminhadas. Atreva-se a explorar os seus trilhos pedestres e descubra as Igrejas de Marjan.

Dica VagaMundos: Se subir colinas não faz as suas delícias mas quer ter uma vista panorâmica da cidade de Split, percorra a Riva para oeste e siga o passeio sempre à beira-mar até ao pontão de Matejuska. O pequeno porto é do mais autêntico que há. Um recanto piscatório onde pescadores, locais e a juventude se junta para patuscadas e botellon, sentados na calçada totalmente despreocupados. Não há melhor para confraternizar com os locais de forma genuína.

o-que-ver-em-split

Os melhores gelados e bolos de Split

Para os gulosos, Split pode ser um paraíso ou um inferno. A tentação espreita a cada esquina: uma gelataria aqui, um snack bar acolá ou uma pastelaria mais além. Favorito de locais e visitantes o Luka Ice Cream & Cakes é imbatível. Quando visitar Split não pode deixar de visitar. Os preços são mais puxados mas tem oferta de bolos sem glúten e sem lactose.

bobis-splitA Bobis é uma instituição em Split. Desde os anos 40 que serve deliciosos bolos e gelados, para comer nas mesas – sempre cheias – ou leve para o caminho. Encontra várias espalhadas pela cidade: na Riva e na Porta de Ferro, por exemplo.

A melhor Savijaca (apfelstrudel à moda croata) e o melhor Burek de queijo que comemos na Croácia!

Melhores praias perto de Split

Um roteiro de Split não fica completo sem uma ida à praia, o melhor lugar para se refrescar nos meses quentes de julho e agosto.

melhores-praias-de-splitA mais próxima da cidade velha, e por isso mais concorrida, é a praia de Bacvice. Animação garantida, de dia e de noite. Dependendo da época do ano que visite, o areal de Bacvice vai sempre seduzi-lo para um mergulho nas agradáveis águas do Adriático, ou a um passeio relaxante. Pode sempre divertir-se a ver (e quiçá participar) num jogo de Picigin, uma espécie de water-polo de águas pouco profundas. Mais do que uma competição, é a diversão proporcionada pelas acrobacias dos jogadores que não podem deixar a bola cair na água.

Veja mais algumas das melhores praias perto de Split, todas munidas de instalações sanitárias e serviços de restauração, acessíveis de carro, transportes públicos ou a pé:

melhores-praias-split

  • Trstenik: mantida pelo Radisson Blu Resort & Spa, é a mais limpa das praias de Split. Larga e extensa praia de seixos, considerada uma das melhores pela vasta oferta de cafés e restaurantes, leve chapéu de sol e protetor solar pois não tem sombras.
  • Ovčice: praia de seixos, águas límpidas e mais tranquila que Bacvice
  • Firule: praia de areia numa baia protegida do vento, favorita das famílias que querem evitar multidões e picigin, acessível por uma promenade que vem de Bacvice.
  • Žnjan: praia de seixos, favorita dos windsurfers e kitesurfers pelas boas condições de vento
  • Kašjuni: praia de seixos numa baía sossegada no sopé da Colina de Marjan, renovada em 2016, com espreguiçadeiras e um bar de praia
  • Kaštelet: Obojena para os locais, praia de seixos também no sopé de Marjan, tem campo de water-polo flutuante.

Ilhas perto de Split

Hvar

De Split partem ferries para algumas das ilhas mais bonitas do Adriático, das quais destacamos Hvar, Brač, Vis e Korčula. Se tem possibilidade de acrescentar mais uns dias ao seu roteiro de Split, dedique-os às ilhas, principalmente se pretende fazer uns dias de praia.

Só tem um par de dias livres? Terá mesmo de escolher uma das ilhas ou então optar por um tour que englobe as várias ilhas do Adriático. Entre elas as nossas favoritas são a Ilha de Hvar e a Ilha de Brač.

A língua de areia de Zlatni Rat na ilha de Brač.

Escolher entre uma e a outra depende muito do que está à procura: se procura a combinação perfeita entre praia, vida noturna e património histórico, opte pela Ilha de Hvar. Se preferir um local mais calmo para relaxar em família, opte pela Ilha de Brač, onde fica a famosa praia de Zlatni Rat, uma das melhores de toda a Croácia.

Independentemente da opção que tome e quiser passar pelo menos uma noite nas ilhas, recomendamos que deixe o carro estacionado em Split. Poupa o dinheiro de levar o carro no ferry e as dores de cabeça para encontrar parqueamento.

Dica VagaMundos: Se optar por ir a Hvar, não se fique apenas pela cidade de Hvar. Rume até ao norte da ilha e visite a Stari Grad, a cidade velha (não que Hvar seja nova) e faça um passeio de barco à famosa Gruta Azul.

Onde ficar na Ilha de Hvar?

O nosso alojamento favorito na Ilha de Hvar é o Amfora Hvar Grand Beach Resort. Não se assuste com o nome que ele até é amigo da carteira. Quando reservado com antecedência, os preços são (surpreendentemente) em conta para o que oferece. Da última vez, em finais de maio, pagamos apenas 80€ por um quarto super luxuoso com vista mar e já com um pequeno-almoço top incluído no preço. A localização é das melhores, seja para ir ao centro da cidade seja para ir à praia, e tem uma piscina deliciosa. Se apanhar um bom preço, não hesite. Clique para mais informações, ler reviews de hóspedes e reservar a sua estadia no Amfora Hvar Grand Beach Resort.

Outra boa aposta em Hvar é o Pharos Hvar Hotel. Está uns furos abaixo do Amfora mas não deixa de ser luxuoso e de ter todas as comodidades de que precisa. A relação preço-qualidade é excelente. Por isso, se não conseguir apanhar uma boa promoção no Amfora e quiser poupar uns trocos, aposte no Pharos Hvar Hotel que vai igualmente bem servido.

Onde ficar na Ilha de Brač?

Em Brač ficamos no Bluesun Hotel Elaphusa e não nos arrependemos nem por um só segundo. A localização é excelente, a poucos minutos a pé da famosa praia de Zlatni Rat e como tem uma piscina exterior e interior, o que não faltam são soluções para dar um mergulho. Clique para mais informações, ler reviews de hóspedes e reservar a sua estadia no Bluesun Hotel Elaphusa.

Se pretende uma solução mais económica, espreite o Guest House Marija. Pode optar por ficar num quarto ou num apartamento, sendo que a segunda opção é excelente para estadias mais prolongadas pois permite-lhe cozinhar. Apesar dos quartos e dos apartamentos serem simples são muito limpos e apresentem bons níveis de conforto. Tendo em conta o preço, acredite que vai bem servido.

Tours de um dia a partir de Split 

Como já deve ter percebido, Split é a base perfeita para partir à descoberta das Ilhas do Adriático e das (muitas) pérolas da costa da Dalmácia. Como tal existe um sem número de excursões de um dia, a preços bastante acessíveis, que pode fazer a partir de Split.

Clique nos links abaixo para ver as nossas favoritas, ler reviews e fazer as suas reservas:

Dica VagaMundos: na escolha dos tours, e porque os imprevistos acontecem, evite sempre reservar tours que não permitam cancelamento gratuito. Dê prioridade às excursões e actividades que tem boas reviews e permitam cancelar sem custos com (pelo menos) 48h de antecedência.

Mapa dos Principais Pontos de Interesse de Split


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa turístico de Split.

Outros artigos da Croácia

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.