Visitar Tavira | Algarve – Roteiro com o que ver e fazer

Visitar-tavira-roteiro-com-o-que-ver-e-fazer-num-dia

Visitar Tavira é uma lição de história, de cultura popular, dos fortes laços duma população com as águas de rio e mar que lhe dão sustento.

castelo-de-tavira-vista-panoramica

A cidade não lhe vai oferecer o Algarve das estâncias turísticas da costa. Uma visita a Tavira promete seduzi-lo na descoberta dos seus recantos, das margens do rio Gilão às muralhas do seu castelo altaneiro com vistas encantadas sobre o casario, o rio, as salinas e o mar no horizonte.

visitar-tavira-roteiro Tavira é das mais típicas cidades do Algarve, a par de Lagos, Silves e Loulé. Dividida pelo rio Séqua que depois se chama Gilão e que lentamente vai desaguar na Ria Formosa. Unida pelas pontes, a Velha e a Romana, a cidade das 37 igrejas é também conhecida como a “Veneza do Algarve”.

Terra de importância histórica em Portugal, cujos vestígios dizem ser habitada desde os fenícios, firmada pelo império de Roma, ocupada por mouros que dela fizeram um entreposto comercial essencial e tomada por cavaleiros templários no século XIII.

visitar-taviraOs Descobrimentos trouxeram-lhe ainda maior relevo tornando-se na cidade mais importante do Algarve no domínio do norte de África. Terra de lendas, da moura encantada no castelo, do rio dos dois nomes e dos 7 cavaleiros templários.

visitar tavira o que ver e fazer num dia de roteiroCasario branco ofuscante, telhados de quatro-águas e portas de reixa (Rua das Olarias 1) de herança árabe definem a arquitetura típica. Passear por Tavira sem planos, dentro e fora de muralhas, calcorrear ruelas, subir e descer escadinhas, cruzar travessas, descansar nas suas praças e jardins… É o melhor dum roteiro dum dia que, prometemos, será muito bem passado.

Quando ir?

tavira-quando-ir

A localização de Tavira no sotavento algarvio torna-a num destino perfeito para quem busca sol e praia. O clima temperado mediterrânico significa que o verão traz longos dias de calor, em média 300 dias de sol por ano. No inverno beneficia de temperaturas amenas. A primavera e outono são ótimas para explorar as belezas naturais e as tradições das aldeias do concelho. As grandes festas da cidade são em junho quando se celebra o São João.

Mapa dos Principais Pontos de Interesse de Tavira


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa.

Roteiro com o melhor do que ver e fazer em Tavira

roteiro-tavira-inicio-marginal-rio-gilao

Rio Gilão

Dirija-se ao Rio Gilão pela margem norte, o melhor ponto de entrada em Tavira, e caminhe ao longo da marginal para apreciar o espelho do casario típico nas plácidas águas do rio, a Ponte Velha e, na outra margem, o antigo Mercado da Ribeira.

mercado-da-ribeira-de-taviraTem uma bonita estrutura em ferro mas não espere pregões, em 1999 a recuperação converteu-o em espaço para exposições e de restauração.

visitar-tavira-ponte-romana-sobre-rio-gilãoPonte Romana

Mais adiante, terá a imagem postal mais bonita da cidade. De manhã a luz do sol, que brilha sobre Tavira 300 dias por ano, refulge na cidade, dando-lhe uma áurea de cidade quase divina. A Ponte Romana com os seus parapeitos murados aponta para uma entrada triunfal na Praça da República rodeada de palacetes. Casas e telhados enfilam-se monte acima e, lá no alto, o Castelo de Tavira pintado de ouro coroa a cidade.

roteiro-tavira-praça-da-republicaPraça da República

O espaço airoso da Praça da República recebe o visitante de braços abertos, com as suas esplanadas, o edifício da Câmara Municipal e o Posto de Turismo. Aproveite para levantar o seu mapa de Tavira e visitar o Núcleo Museológico Islâmico que documenta a presença e relevância do período islâmico. Entre para descobrir mais sobre uma peça única no mundo, o Vaso de Tavira.

tavira-entrar-vila-a-dentro-pela-porta-D-manuelO nosso destino deste roteiro de Tavira num dia é o castelo, com as suas muralhas e torres, indubitavelmente o melhor miradouro da cidade. Para além do panorama, o esforço da subida é compensado por tudo o que podemos admirar pelo caminho.

Museu Municipal de Tavira no Palácio Galeria
Museu Municipal de Tavira no Palácio Galeria

Largo da Misericórdia

As Ruínas Fenícias, o portal renascentista da Igreja da Misericórdia e o Museu Municipal de Tavira no Palácio Galeria, o mais emblemático da cidade, no Largo da Misericórdia. Ao fundo da Calçada da Galeria fica a Ermida de Nossa Senhora da Piedade.

castelo-de-taviraCastelo de Tavira

Entramos no Castelo de Tavira e somos recebidos por um singelo mas muito colorido jardim. Subimos com cuidado as escadas para caminhar pelos passadiços medievais e espreitar a cidade. Diz a lenda que nas noites de São João, uma moura encantada espreita pelas ameias na esperança de ser vista por cavaleiro que quebre o encantamento.

visitar-tavira-igreja-santa-maria-do-casteloFora do perímetro defensivo já deu pela Igreja de Santa Maria do Castelo, que ocupa o lugar da antiga mesquita maior. Aqui repousa D. Paio Peres Correia, conquistador da cidade aos mouros em 1242, e os sete cavaleiros mártires da Ordem de Santiago, eternos guardiões da cidade que deram origem a lendas.

tavira-convento-senhora-da-graça-pousadaPassamos frente ao Convento de Nossa Senhora da Graça que no século XVI tornou a cidade no principal centro de cultura e educação do sotavento algarvio, hoje transformado em Pousada.

o-que ver-em-tavira-igreja-de-santiagoA Igreja de Santiago fica mesmo ao lado, na zona onde se crê ter estado a mesquita menor. É aqui que se vêm as primeiras vieiras e setas amarelas que apontam a Santiago de Compostela.

o-que-fazer-em-tavira-igreja-de-santiagoTavira tem uma forte ligação à tradição peregrina jacobeia, e por aqui passa o troço algarvio do Caminho Português de Santiago, não só por causa da sua conquista estar ligada aos templários da Ordem de Santiago mas acima de tudo pela tradição religiosa que se enraizou nesta região.

o-que-ver-em-tavira-coreto-de-taviraJardim do Coreto

Depois de se embrenhar pelo labirinto das ruas encantadoras desta cidade medieval, faça como os tavirenses e passeie pelo Jardim do Coreto sem pressas. A animação reside neste espaço verde centrado pelo coreto de ferro onde todos procuram a frescura das sombras e que à noite vibra com os espetáculos ou eventos da terra.

tavira-jardim-da-alagoa-igreja-nossa-senhora-da-ajuda-ou-de-são-paulo
Igreja de São Paulo

Jardim da Alagoa

Mas os encantos desta cidade algarvia continuam. Atravesse o Gilão para descobrir a simplicidade da Igreja de São Paulo, a medievalidade da Ermida de São Brás de origem medieval, e um dos mais faustosos templos religiosos do Algarve, a Igreja da Ordem Terceira do Carmo com exuberante decoração barroca.

tavira-arquivo-municipalOu pura e simplesmente deambule pelas castiças e antigas ruas comerciais, pelas suas praças airosas ou relaxe numa esplanada soalheira deste sotavento algarvio carregado de história e personalidade.

flor-de-sal-tavira-salinasPara além de todo este património histórico-cultural, Tavira possui um riquíssimo património natural, no litoral, no barrocal e na serra.

tavira-observação-de-avesSalinas e Ilha de Tavira

Vá mais além neste Algarve natural. Aviste aves como pernilongos ou flamingos nas salinas brancas que vão da cidade à foz do Gilão em Quatro Águas, e onde se produz da melhor flor de sal do país. Impõe-se uma travessia de barco para visitar a Ilha de Tavira, uma das que constituem a língua de areia de dunas naturais que separam o mar da Ria Formosa.

ilha-de-taviraTavira tem das melhores praias do Algarve e elas estão na Ilha de Tavira: a Praia da Terra Estreita, a praia naturista do Homem Nu e a Praia do Barril, onde será surpreendido por um cemitério de âncoras.

castelo-de-tavira-vista-panoramica

Roteiro de Tavira em dois dias 

Já que por aqui anda, não deixe de visitar a Cascata do Pego do Inferno, uma das cascatas mais bonitas do Algarve com um lindo lago de cor verde-azeitona, que convida a mergulhos no verão. É a maior de um conjunto de três cascatas da ribeira da Asseca, as outras duas sendo a Cascata do Pomarinho e a Cascata da Torre.

Se planear um roteiro de 2 dias em Tavira, propomos uma ida à serra para se embrenhar nas paisagens naturais e rurais da região. O ponto mais alto do concelho de Tavira é acedido através do Percurso Serra de Alcaria do Cume na cordilheira da Serra do Caldeirão. Para os amantes das caminhadas, este é um dos trilhos mais desafiantes de Tavira (TVR PR15).

Onde comer em Tavira?

restaurantes-em-tavira-onde-comerNada como experimentar as especialidades gastronómicas duma cidade para lhe conhecer todas as facetas. Como cidade portuária e piscatória que é, o prato forte de Tavira está no peixe fresco e no marisco. Tem mesmo de experimentar o polvo. O atum também merece destaque, já que se prende com pesca tradicional da região, a par do arroz de lingueirão. Nas carnes dominam a perna de cabrito no forno, a açorda de galinha e pratos de caça. Para adoçar a boca, experimente o Folhado de Tavira.

Restaurantes onde comer em Tavira é coisa que não vai faltar. Muitas casas antigas refrescaram a imagem e a ementa. No antigo Mercado da Ribeira, na Rua da Liberdade, na Praça Dr. António Padinha e nas ruas das duas margens do rio encontra oferta variada. Nós fomos ao D’Gusta (Rua Joao Vaz Corte Real 80) em busca dos sabores e produtos regionais em formato tapas.

Onde dormir em Tavira?

tavira-hoteisA oferta de alojamento em Tavira é variada e contempla todos os gostos, necessidades e carteiras. Se não sabe onde dormir em Tavira, sugerimos alguns dos melhores alojamentos entre económico, mid-range e de luxo.

Alojamento económico é na HI Tavira – Pousada de Juventude. Os alojamentos mais baratos costumam ser a Residencial Mares, na Formosa Guest House e a Taah Billa Guest House todas com excelente localização.

O hotel Vila Gale Tavira é a opção perfeita para quem procura conforto.

Para uma estada de luxo nada como a Pousada Convento de Tavira.

Clique para ver mais opções de Alojamento em Tavira

Veja também estes artigos do Algarve

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars.com. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e por norma é onde encontramos sempre os melhores preços.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.