Visitar Tavira é uma lição de história, de cultura popular, dos fortes laços duma população com as águas de rio e mar que lhe dão sustento. A cidade não lhe vai oferecer o Algarve das estâncias turísticas da costa. Uma visita a Tavira promete seduzi-lo na descoberta dos seus recantos, das margens do rio Gilão às muralhas do seu castelo altaneiro com vistas encantadas sobre o casario, o rio, as salinas e o mar no horizonte.
Terra de importância histórica em Portugal, cujos vestígios dizem ser habitada desde os fenícios, firmada pelo império de Roma, ocupada por mouros que dela fizeram um entreposto comercial essencial e tomada por cavaleiros templários no século XIII.
Os Descobrimentos trouxeram-lhe ainda maior relevo tornando-se na cidade mais importante do Algarve no domínio do norte de África. Terra de lendas, da moura encantada no castelo, do rio dos dois nomes e dos 7 cavaleiros templários.
Casario branco ofuscante, telhados de quatro-águas e portas de reixa (Rua das Olarias 1) de herança árabe definem a arquitetura típica. Passear por Tavira sem planos, dentro e fora de muralhas, calcorrear ruelas, subir e descer escadinhas, cruzar travessas, descansar nas suas praças e jardins… É o melhor dum roteiro dum dia para visitar Tavira que, prometemos, será muito bem passado.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Quando ir?
- 2 Onde dormir em Tavira? Sugestões de Alojamentos
- 3 O que ver e fazer em Tavira? Locais a visitar e experiências a não perder
- 4 Roteiro para visitar Tavira em dois dias
- 5 Onde comer em Tavira?
- 6 Mapa dos Principais Pontos de Interesse a visitar em Tavira
- 7 Veja também estes artigos do Algarve
Quando ir?
A localização de Tavira no sotavento algarvio torna-a num destino perfeito para quem busca sol e praia. O clima temperado mediterrânico significa que o verão traz longos dias de calor, em média 300 dias de sol por ano. No inverno beneficia de temperaturas amenas. A primavera e outono são ótimas para explorar as belezas naturais e as tradições das aldeias do concelho. As grandes festas da cidade são em junho quando se celebra o São João.
Onde dormir em Tavira? Sugestões de Alojamentos
A oferta de alojamento em Tavira é variada e contempla todos os gostos, necessidades e carteiras. Se não sabe onde dormir em Tavira, sugerimos alguns dos melhores alojamentos entre económico, mid-range e de luxo.
Alojamento económico é na HI Tavira – Pousada de Juventude. Os alojamentos mais baratos costumam ser a Residencial Mares, na Formosa Guest House e a Taah Billa Guest House todas com excelente localização.
O hotel Vila Gale Tavira é a opção perfeita para quem procura conforto.
Para uma estada de luxo nada como a Pousada Convento de Tavira.
Clique para ver mais opções de Alojamento em Tavira
O que ver e fazer em Tavira? Locais a visitar e experiências a não perder
Rio Gilão
Dirija-se ao Rio Gilão pela margem norte, o melhor ponto para iniciar o seu roteiro para visitar Tavira, e caminhe ao longo da marginal para apreciar o espelho do casario típico nas plácidas águas do rio, a Ponte Velha e, na outra margem, o antigo Mercado da Ribeira.
Ponte Romana
Mais adiante, terá a imagem postal mais bonita da cidade. De manhã a luz do sol, que brilha sobre Tavira 300 dias por ano, refulge na cidade, dando-lhe uma áurea de cidade quase divina. A Ponte Romana com os seus parapeitos murados aponta para uma entrada triunfal na Praça da República rodeada de palacetes. Casas e telhados enfilam-se monte acima e, lá no alto, o Castelo de Tavira pintado de ouro coroa a cidade. Imperdível num roteiro para visitar Tavira!
Praça da República
O espaço airoso da Praça da República recebe o visitante de braços abertos, com as suas esplanadas, o edifício da Câmara Municipal e o Posto de Turismo. Aproveite para levantar o seu mapa de Tavira e visitar o Núcleo Museológico Islâmico que documenta a presença e relevância do período islâmico. Entre para descobrir mais sobre uma peça única no mundo, o Vaso de Tavira.
O grande destino deste roteiro a pé a visitar Tavira é o castelo, com as suas muralhas e torres, indubitavelmente o melhor miradouro da cidade. Para além do panorama, o esforço da subida é compensado por tudo o que podemos admirar pelo caminho.
Largo da Misericórdia
As Ruínas Fenícias, o portal renascentista da Igreja da Misericórdia e o Museu Municipal de Tavira no Palácio Galeria, o mais emblemático da cidade, no Largo da Misericórdia. Ao fundo da Calçada da Galeria fica a Ermida de Nossa Senhora da Piedade.
Castelo de Tavira
Entramos no Castelo de Tavira e somos recebidos por um singelo mas muito colorido jardim. Subimos com cuidado as escadas para caminhar pelos passadiços medievais e espreitar a cidade. Diz a lenda que nas noites de São João, uma moura encantada espreita pelas ameias na esperança de ser vista por cavaleiro que quebre o encantamento.
Fora do perímetro defensivo já deu pela Igreja de Santa Maria do Castelo, que ocupa o lugar da antiga mesquita maior. Aqui repousa D. Paio Peres Correia, conquistador da cidade aos mouros em 1242, e os sete cavaleiros mártires da Ordem de Santiago, eternos guardiões da cidade que deram origem a lendas.
Passamos frente ao Convento de Nossa Senhora da Graça que no século XVI tornou a cidade no principal centro de cultura e educação do sotavento algarvio, hoje transformado em Pousada.
A Igreja de Santiago fica mesmo ao lado, na zona onde se crê ter estado a mesquita menor. É aqui que se vêm as primeiras vieiras e setas amarelas que apontam a Santiago de Compostela.
Tavira tem uma forte ligação à tradição peregrina jacobeia, e por aqui passa o troço algarvio do Caminho Português de Santiago, não só por causa da sua conquista estar ligada aos templários da Ordem de Santiago mas acima de tudo pela tradição religiosa que se enraizou nesta região.
Jardim do Coreto
Depois de se embrenhar pelo labirinto das ruas encantadoras desta cidade medieval, faça como os tavirenses e passeie pelo Jardim do Coreto sem pressas. A animação reside neste espaço verde centrado pelo coreto de ferro onde todos procuram a frescura das sombras e que à noite vibra com os espetáculos ou eventos da terra.
Jardim da Alagoa
Mas os encantos desta cidade algarvia continuam. Atravesse o Gilão para descobrir a simplicidade da Igreja de São Paulo, a medievalidade da Ermida de São Brás de origem medieval, e um dos mais faustosos templos religiosos do Algarve, a Igreja da Ordem Terceira do Carmo com exuberante decoração barroca.
Ou pura e simplesmente deambule pelas castiças e antigas ruas comerciais, pelas suas praças airosas ou relaxe numa esplanada soalheira deste sotavento algarvio carregado de história e personalidade.
Para além de todo este património histórico-cultural, Tavira possui um riquíssimo património natural, no litoral, no barrocal e na serra.
Salinas e Ilha de Tavira
Vá mais além neste Algarve natural. Aviste aves como pernilongos ou flamingos nas salinas brancas que vão da cidade à foz do Gilão em Quatro Águas, e onde se produz da melhor flor de sal do país. Impõe-se uma travessia de barco para visitar a Ilha de Tavira, uma das que constituem a língua de areia de dunas naturais que separam o mar da Ria Formosa.
Tavira tem das melhores praias do Algarve e elas estão na Ilha de Tavira: a Praia da Terra Estreita, a praia naturista do Homem Nu e a Praia do Barril, onde será surpreendido por um cemitério de âncoras.
Roteiro para visitar Tavira em dois dias
Já que por aqui anda, não deixe de visitar a Cascata do Pego do Inferno, uma das cascatas mais bonitas do Algarve com um lindo lago de cor verde-azeitona, que convida a mergulhos no verão. É a maior de um conjunto de três cascatas da ribeira da Asseca, as outras duas sendo a Cascata do Pomarinho e a Cascata da Torre.
Se planear um roteiro de 2 dias para visitar Tavira, propomos uma ida à serra para se embrenhar nas paisagens naturais e rurais da região. O ponto mais alto do concelho de Tavira é acedido através do Percurso Serra de Alcaria do Cume na cordilheira da Serra do Caldeirão. Para os amantes das caminhadas, este é um dos trilhos mais desafiantes de Tavira (TVR PR15).
Onde comer em Tavira?
Nada como experimentar as especialidades gastronómicas duma cidade para lhe conhecer todas as facetas. Como cidade portuária e piscatória que é, o prato forte de Tavira está no peixe fresco e no marisco. Tem mesmo de experimentar o polvo. O atum também merece destaque, já que se prende com pesca tradicional da região, a par do arroz de lingueirão. Nas carnes dominam a perna de cabrito no forno, a açorda de galinha e pratos de caça. Para adoçar a boca, experimente o Folhado de Tavira.
Restaurantes onde comer em Tavira é coisa que não vai faltar. Muitas casas antigas refrescaram a imagem e a ementa. No antigo Mercado da Ribeira, na Rua da Liberdade, na Praça Dr. António Padinha e nas ruas das duas margens do rio encontra oferta variada. Nós fomos ao D’Gusta em busca dos sabores e produtos regionais em formato tapas.
Mapa dos Principais Pontos de Interesse a visitar em Tavira
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos locais a visitar em Tavira
Veja também estes artigos do Algarve
- Roteiro para visitar o Algarve
- Melhores Hotéis e Casas de Férias do Algarve
- Albufeira
- Alcoutim
- Aljezur e Odeceixe
- Cascata do Pego do Inferno
- Faro
- Lagos
- Loulé
- Melhores Praias do Algarve
- Melhores Praias de Aljezur
- Melhores Praias de Portimão
- Melhores Trilhos do Algarve
- Passadiços do Alvor
- Passadiços da Ponta da Piedade
- Portimão
- Rota Vicentina
- Trilho da Fonte Benémola
- Trilho dos 7 Vales Suspensos
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!