Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias

Está a pensar em visitar Tenerife e não quer perder pitada das maravilhas da maior ilha das Canárias? Então veio parar ao sítio certo. Neste artigo vamos partilhar um guia e roteiro para visitar Tenerife, com os nossos lugares favoritos e muitas dicas práticas que lhe vão facilitar a logística e permitir desfrutar ao máximo da sua viagem à apaixonante Ilha da Eterna Primavera.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Parque de Anaga – Roteiro para visitar o Tenerife | Canárias

Bafejada por um clima subtropical, que lhe garante temperaturas amenas durante todo o ano, na ilha de Tenerife encontra águas do mar temperadas ao longo do ano e uma oferta de atividades e atrações extremamente diversificada.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Praia Las Teresitas – Roteiro para visitar o Tenerife | Canárias

Sim, Tenerife está longe de se resumir às suas deliciosas praias e piscinas naturais vulcânicas. A ilha é guardiã de um património histórico e natural simplesmente invejável, com uma oferta de trilhos que tende para o infinito.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Parque Nacional do Teide – Roteiro para visitar o Tenerife | Canárias

Desde o imponente Vulcão Teide (o ponto mais elevado de toda a Espanha) à colorida e graciosa cidade de La Laguna (Património Mundial UNESCO), passando pelas florestas encantadas de laurissilva do Parque Rural de Anaga e uma miríade de deliciosas praias e piscinas naturais vulcânicas, há um mundo imenso, repleto de maravilhas para descobrir. Daquelas que @ vão obrigar a beliscar-se para ter a certeza que ainda está no Planeta Terra.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Caminho Velho para o Pico do Inglês – Roteiro para visitar o Tenerife | Canárias

Conteúdo deste Artigo

Onde fica a Ilha de Tenerife?

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
La Laguna – Roteiro para visitar o Tenerife | Canárias

A ilha espanhola de Tenerife fica localizada no Oceano Atlântico, a pouco mais de 300 km do continente africano (mais concretamente do Saara Ocidental) e a sensivelmente 1000 km da Península Ibérica.

Tenerife é a maior e mais populosa ilha do Arquipélago das Canárias e até mesmo de toda a Macaronésia, o nome dado a um grupo de ilhas do Atlântico Norte, do qual também fazem parte os arquipélagos da Madeira, dos Açores e de Cabo Verde.

Fuso Horário de Tenerife | Ilhas Canárias

Numa viagem a Tenerife não precisa de acertar o relógio. Apesar de Tenerife fazer parte da Espanha, o fuso horário é o GMT, ou seja tem exatamente a mesma hora que Portugal Continental.

Quando visitar Tenerife?

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Charco de Isla Cangrejo – Roteiro para visitar o Tenerife | Canárias

À semelhança das outras ilhas do Arquipélago das Canárias, Tenerife tem um clima subtropical, o que faz com que as temperaturas sejam amenas durante todo o ano. Não é à toa que Tenerife tem o cognome de “Ilha da Eterna Primavera”. Mas convém pensar na primavera como estação e não com aquela imagem romântica dos dias primaveris. E já se sabe que a estação da primavera tem muitas faces distintas.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Mar de nuvens do Tenerife

Visto que o clima varia pouco de estação para estação, pode visitar Tenerife durante todo o ano. Até mesmo a água do mar apresenta pouca variação, com mínimas a rondar os 20ºC no final do inverno e máximas nos 24ºC no início do outono. Se anda à procura de um destino para fugir dos dias escuros e frios do inverno europeu, aponte a mira para Tenerife. É aposta ganha, e fica a pouco mais de 2 horas de voo de Portugal.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Puerto de la Cruz – Roteiro para visitar o Tenerife | Canárias

Contudo, é importante salientar que Tenerife tem inúmeros microclimas, ou seja, o clima está muito longe de ser igual em toda a ilha. Por exemplo, o norte de Tenerife é muito mais fresco e chuvoso e o sul, sobretudo o sudoeste, bem mais quente e soalheiro. Para que fique com uma ideia mais concreta do que @ espera, no mesmo dia pode estar um dia de sol extraordinário na Costa Sul (com temperaturas quase a tocar nos 30ºC) enquanto há frio e chuva a rodos na Costa Norte (com temperaturas abaixo dos 20ºC). Convém não se esquecer desse “pormaior” na hora de fazer as malas!

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Sendero de los Sentidos – Roteiro para visitar o Tenerife | Canárias

Por último, importa referir que, devido à sua localização geográfica, Tenerife é frequentemente atingida pelas poeiras do Deserto do Saara, as tais que volta meia volta também chegam a Portugal. Nesses dias deve evitar fazer caminhadas, sobretudo se sofre de problemas respiratórios.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Santa Cruz do Tenerife
Dica VagaMundos: se para si a expressão “a vida são dois dias e o Carnaval são três” é um mantra, tem de visitar Tenerife durante o Carnaval. É que o Carnaval de Santa Cruz de Tenerife é considerado o segundo maior do mundo, superado apenas pelo do Rio de Janeiro. Vá contar com festa de arromba!

Quantos dias são necessários para visitar Tenerife?

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Garachico – Roteiro para visitar o Tenerife | Canárias

Para desfrutar ao máximo do roteiro para visitar Tenerife que desenhamos para si, o ideal é alocar pelo menos 7 dias à sua viagem. Caso consiga acrescentar mais alguns dias, tanto melhor.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Trilho no Parque Nacional do Teide

Assim, terá tempo para conhecer sem pressas a maioria dos pontos de interesse de Tenerife referidos no nosso roteiro, percorrer mais alguns dos fantásticos trilhos de Tenerife, fazer passeios de barco, visitar parques de diversões, ou simplesmente desfrutar de uns relaxantes dias de praia. Nós estivemos 12 dias inteiros em Tenerife e estivemos longe de esgotar o destino, até porque como amantes de caminhadas que somos, é difícil resistir aos trilhos de Tenerife.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Praia de Los Cristianos – Roteiro para visitar o Tenerife | Canárias

Só tem 3 ou 5 dias disponíveis para visitar Tenerife? Não deixe de ir! Obviamente que a viagem será num passo bem mais apressado e terá de deixar para outra viagem alguns dos locais que destacamos no roteiro de 7 dias para visitar Tenerife… E claro, cortar nos trilhos e nos dias de praia. Ainda assim, acreditamos que vai regressar a casa igualmente maravilhad@. Se for esse o seu caso, espreite as nossas sugestões de roteiros para visitar Tenerife em 3 e 5 dias.

Como chegar a Tenerife? Dicas de voos

A melhor forma de chegar a Tenerife a partir de Portugal é de avião. A maior ilha das Canárias é servida por dois aeroportos internacionais, nomeadamente o Aeroporto Tenerife Sul, (localizado perto da Playa de las Américas e Los Cristianos) e o Aeroporto Tenerife Norte (situado nas cercanias de San Cristóbal de La Laguna).

Há ligações aéreas diretas com Portugal Continental e Madeira operadas pelas companhias aéreas easyJet, Vueling e TAP (desde Lisboa), Ryanair (desde o Porto) e Binter Canarias (desde o Funchal).

Para obter os melhores preços sugerimos que faça várias simulações e que reserve o voo com (pelo menos) três meses de antecedência. Clique para ler as nossas dicas para comprar voos baratos.

Alugar carro para visitar Tenerife

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas CanáriasA grande maioria dos locais de interesse de Tenerife são belezas naturais que não são servidas por transportes públicos. Por isso, a não ser que pretenda recorrer sempre a tours para fazer as suas visitas, diríamos que é crucial alugar um carro. Só assim conseguirá desfrutar em pleno da sua viagem a Tenerife.

Com um carro alugado, chega a todo o lado e terá toda a flexibilidade para alterar os seus planos. Um plano de viagem flexível em Tenerife é extremamente importante, visto que as condições climatéricas variam muito dum lado ao outro da ilha, como já referimos na secção “quando visitar Tenerife”.

Para mais, como os impostos em Tenerife são bem mais baixos que na Espanha Continental, o preço do combustível é cerca de 25-30% mais barato que em Portugal. Ah! E não se pagam portagens nas autoestradas!

No cômputo geral, as estradas em Tenerife estão em excelentes condições. Contudo as estradas que cruzam as zonas montanhosas são muito sinuosas e, por norma, muito estreitas (com exceção da estrada que atravessa o Parque Nacional do Teide, que está num estado impecável). Por isso, convêm redobrar a atenção e não abusar na velocidade.

Nós alugamos o nosso carro através da AutoEurope e correu tudo cinco estrelas, como de costume. O que gostamos da AutoEurope é que permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car (e assim encontrar o melhor preço disponível) sendo ainda possível cancelar o aluguer sem qualquer custo até 48h antes da partida.

Clique para ver todas as opções de aluguer de carro em Tenerife

Seguro de Viagem para Tenerife

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas CanáriasAlgo que consideramos muito importante numa viagem a Tenerife é um bom seguro de viagem com coberturas que nos façam sentir totalmente protegidos. E no atual contexto epidemiológico, é de crucial importância que um seguro de viagem tenha cobertura COVID-19. Só assim é possível viajar com tranquilidade.

Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem a Tenerife e não se esqueça que, ao utilizar o nosso link, terá um desconto de 5% na compra seu seguro de viagem.

Tours, excursões e atividades em Tenerife

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Passeio de barco para observação de cetáceos

Existem inúmeras excursões e atividades que pode fazer em Tenerife. Entre elas destacamos os passeios de barco pela costa, para observação de baleias e golfinhos, a subida de teleférico ao topo do Monte Teide e as excursões de um dia à vizinha ilha La Gomera.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Trilho no Parque Nacional do Teide

Se gosta de caminhadas, mas não se sente confortável em percorrer os trilhos de Tenerife sozinh@, pode também juntar-se a um pequeno grupo acompanhado por um guia experiente durante todo o percurso.

Se não pretende alugar carro em Tenerife, recomendamos vivamente que recorra a um tour local para explorar belezas naturais e pontos de interesse mais recônditos da ilha de Tenerife.

Ilha La Gomera

Abaixo colocamos os nossos tours e atividades favoritas em Tenerife de acordo com a sua tipologia. Clique nos respetivos links para consultar os programas:

Passeios de Barco em Tenerife

Excursões em Tenerife

Caminhadas pelos Trilhos de Tenerife e Canyoning com Guia

Experiências e Entradas em Parques de Diversões em Tenerife

Dica VagaMundos: na escolha dos tours, e porque os imprevistos acontecem, evite sempre reservar tours que não permitam cancelamento gratuito. Dê prioridade às excursões e atividades que têm boas avaliações e permitam cancelar sem custos com (pelo menos) 48h de antecedência.

Onde ficar em Tenerife? Sugestões de alojamento

A primeira grande decisão a tomar quando se começa a planear uma viagem a Tenerife é escolher os locais onde ficar alojado.

Tendo em conta que a ilha de Tenerife não é muito extensa, recomendamos que considere montar base numa só localidade e fazer os seus passeios a partir daí, visto que exige menos logística e torna a experiência mais relaxante. Afinal, andar a fazer e desfazer malas todos os dias é sempre chato, sobretudo se viajar com crianças.

Em nossa opinião, as melhores localidades para ficar alojado em Tenerife são Puerto de la Cruz (situada no Norte de Tenerife) e a Playa de Las Américas (situada no Sul de Tenerife). Escolhemos estas localidades em detrimento de outras pois têm excelentes acessos, todo o tipo de serviços que possa precisar e imensa oferta de alojamento. Como tal, é relativamente fácil encontrar quartos a bons preços, sobretudo se reservar alojamento com alguma antecedência.

A escolha entre elas depende muito dos seus interesses e dos objetivos da sua viagem a Tenerife.

Se pretende fazer uma viagem mais ativa, Puerto de la Cruz (e arredores) é claramente a melhor aposta. Fica numa posição central no norte da ilha, a meio caminho entre o Parque Nacional do Teide e o Parque Rural de Anaga, sendo a base perfeita no caso de querer percorrer os melhores trilhos de Tenerife. Além disso, fica perto das cidades mais bonitas da ilha (como sejam La Laguna, Oratava e Garachico), dos melhores guachinches (os restaurantes típicos de Tenerife) e das mais belas piscinas naturais vulcânicas da ilha.

Caso o principal objetivo da sua viagem a Tenerife seja fazer uns dias de praia e desfrutar de uma animada vida noturna, a Playa de Las Américas (e arredores), entre a Costa Adeje e Los Cristianos, é sem dúvida a melhor opção. Na Costa Adeje é quase garantido que apanha dias de sol sendo aí que vai encontrar a maioria das praias de areia da ilha e uma enorme oferta de diversões aquáticas e atividades náuticas, como passeios de barco e caiaque. Para além disso fica muito perto dos impressionantes Acantilados de Los Gigantes e do Barranco de Masca, duas das joias naturais de Tenerife, e do incontornável Parque Nacional do Teide.

Se for com mais tempo, dividir a estadia entre o sul e o norte da ilha também é uma boa opção. Nós como ficamos doze dias na ilha optamos por dividir a estadia entre Puerto de la Cruz e a Playa de Las Américas, para podermos testar diferentes alojamentos e ficar com uma boa ideia das vantagens e desvantagens de cada uma das localidades. Honestamente, no cômputo geral, Puerto de la Cruz tem mais a nossa cara e acaba por ser a localidade que fica mais equidistante da maioria dos pontos de interesse de Tenerife.

Como deve saber, Tenerife, é um dos destinos mais concorridos da Espanha. Logo, recomendamos que reserve o seu alojamento com o máximo de antecedência possível de forma a garantir os melhores preços. Clique nos links abaixo para procurar alojamento nas respetivas localidades e opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.

Por último, listamos abaixo os nossos alojamentos favoritos para montar base na ilha de Tenerife – testados por nós – e adicionamos ainda algumas sugestões dos hotéis que apresentam a melhor relação qualidade-preço.

Playa de las Américas

Apartamentos Vista Sur: aldeamento turístico com oferta de apartamentos de 1, 2 ou 3 quartos, todos com sala, cozinha equipada, 1 ou 2 casas de banho e varanda ou terraço. Com uma localização privilegiada na orla da Praia Las Vistas e na conhecida “Milla de Oro”, a melhor área comercial da Playa de Las Américas. Tem tudo à mão de semear e ainda piscina com solário, bar da piscina e parque de estacionamento.

Hotel Cleopatra Palace: hotel de luxo acessível situado em frente à Praia de El Camisón, no sul de Tenerife, conhecido pelo amplo terraço, pela estética piscina rodeada de colunas e estátuas de deuses romanos e pelo Spa com tratamentos de excelência.

Iberostar Selection Sábila: inserido numa propriedade deslumbrante, frente à Praia de Fañabe, na Costa Adeje, este hotel Adults Only tem oferta de regime pequeno almoço, meia pensão ou tudo incluído. Aos quartos modernos e sofisticados, somam-se comodidades como piscinas, Spa, ginásio, restaurante buffet e bares com ambientes distintos.

Hotel Riu Palace Tenerife: Resort de puro luxo, com serviços de topo e padrões de excelência, localizado em Adeje, a 500 metros da Praia de El Duque, exclusivamente em regime de meia-pensão. Aos quartos luxuosos juntam-se comodidades como 4 piscinas, Spa e centro de fitness, bar com música ao vivo, jardim e terraço, entre outros.

Clique para ver mais opções de alojamento em Playa de las Américas

Puerto de la Cruz

Hotel Puerto Palace: encontra-se numa zona residencial tranquila de Puerto de La Cruz, a cerca de 1 km da Playa Jardin e a 1,5 km do Jardim Botânico e do Loro Parque. Apresenta quartos confortáveis com varandas privadas vista mar ou montanha, ótimo pequeno almoço incluído e comodidades como piscinas, restaurante e bar, Wi-Fi e estacionamento privado gratuitos.

Hotel AF Valle Orotava: fica perto da ação, no centro de Puerto de la Cruz, a 10 minutos a pé da Playa Jardín. Disponibiliza quartos e suites modernos, sofisticados e muito bem equipados, munidos de varanda ou terraço com vista, e comodidades como restaurante buffet e à la carte, bar e duas irresistíveis piscinas aquecidas de água salgada no rooftop.

Hotel Atlantic Mirage Suites & SPA: este hotel Adults Only de 4 estrelas dispõe de piscina e jacuzzi no rooftop, áreas contemporâneas e décor minimalista, quartos espaçosos todos com varanda vista mar e área de estar, Spa e centro de bem-estar. O pequeno almoço é fabuloso.

Hotel Alhambra: inserido numa mansão, no centro histórico de La Orotava, este boutique hotel de estilo clássico dispõe de apenas 5 quartos com um serviço muito personalizado, num edifício fascinante que nos faz viajar ao mundo das 1001 noites. Tem uma piscina exterior, uma sauna e um jardim relaxante.

Clique para ver mais opções de alojamento em Puerto de la Cruz

O Melhor de Tenerife num roteiro de 7 dias (1 semana): lugares a visitar na maior ilha das Canárias

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Montanhas de Masca – Parque do Teno

É importante referir que o número de dias que sugerimos neste roteiro para visitar Tenerife é meramente indicativo e pressupõe que o roteiro seja realizado de carro, não incluindo os dias de viagem do local de origem para a ilha de Tenerife e vice-versa. Logo, a não ser que o seu voo de ida seja matutino e o de regresso mais tardio (existem várias opções nesse sentido), terá sempre de acrescentar mais dois dias para a ida e volta desde o seu ponto de partida até Tenerife.

Puerto de la Cruz

Importa também salientar que o roteiro para visitar Tenerife que aqui vamos partilhar consigo foi desenhado partindo do pressuposto de que irá ficar sediado em Puerto de la Cruz, a localidade que fica mais equidistante da maioria dos pontos de interesse de Tenerife. Caso pretenda ficar alojado noutra localidade, como seja a Playa de las Américas, ou ir mudando de alojamento durante a sua viagem, terá obviamente de fazer alguns pequenos ajustes.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Praia Las Teresitas

A ordem dos dias do roteiro é também ela puramente indicativa, sendo que deve adaptá-lo às condições climatéricas e evitar visitar os locais mais populares de Tenerife, como sejam o Parque Nacional do Teide e Anaga, durante o fim-de-semana.

Roteiro para visitar Tenerife | Ilhas Canárias: Dia 1

Puerto de la Cruz – La Orotava – Costa de Acentejo – Tacoronte – Piscina natural de Jover – Piscina Natural de Bajamar – Punta del Hidalgo

Puerto de la Cruz

Playa Jardín

O nosso roteiro para visitar Tenerife arranca em Puerto de la Cruz, a maior cidade da costa norte de Tenerife, onde irá encontrar algumas das melhores praias e piscinas da ilha.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Barrio de La Ranilla

Puerto de la Cruz fica situada no Vale de Orotava e originalmente era uma pequena vila de pescadores conhecida pelo nome de Puerto de la Oratava. Aos poucos tornou-se um dos maiores portos comerciais de Tenerife e o berço do turismo na ilha, quando em 1886 inaugurou o primeiro sanatório das Ilhas Canárias para receber turistas estrangeiros.

Presentemente, Puerto de la Cruz continua a ser um dos maiores polos do turismo da ilha de Tenerife, como tal, há muito que ver e fazer. Os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências a não perder em Puerto de la Cruz são as seguintes:

  • Plaza de Europa, a praça mais bonita da cidade, onde irá encontrar o Ayuntamiento (Câmara Municipal) e as muralhas da Bateria de Santa Barbara, uma autêntica varanda com vista para o mar.
  • Deambular pelo colorido Barrio de La Ranilla, o antigo bairro de pescadores onde nasceu Puerto de la Cruz. Não deixe de percorrer a rua La Ranilla, a principal artéria do bairro, onde irá encontrar muita street art.
  • Passear pela marginal de Puerto de la Cruz, ao longo da qual irá encontrar uma miríade de café e restaurantes, a Praia Martiánez, a Praia de San Telmo e a histórica Ermida de San Telmo.
  • Lago Martiánez, um enorme parque aquático composto por 7 piscinas de água salgada construídas na rocha vulcânica, entre elas um gigantesco lago. Entrada paga.
  • Playa Martíanez, uma linda praia de areia negra localizada na foz do Barranco de Martíanez, muito procurada pelos surfistas.
  • Igresia de Nuestra Señora de la Peña de Francia.
  • Castillo de San Felipe, uma pequena fortaleza construída no século XVII para defender a ilha dos ataques de piratas.
  • Playa Jardín, um complexo balnear composto por 3 praias: Praia del Castillo, Praia del Charcón e Praia de Punta Brava. São 700 metros de praias de areia negra, orladas por um maravilhoso jardim tropical e munidas de excelentes infraestruturas de apoio.
  • Mirador de la Paz, onde será brindado com as melhores vistas sobre Puerto de la Cruz
Dica VagaMundos: se estiver a viajar com crianças e puder acrescentar mais um dia ao seu roteiro para visitar Tenerife, não deixe de ir ao Loro Parque, considerado um dos melhores Jardins Zoológicos do Mundo. Clique para mais informações e para reservar a sua entrada.

La Orotava

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas CanáriasA próxima paragem do nosso roteiro para visitar Tenerife será em La Orotava, uma das cidades mais bonitas e históricas da ilha. La Orotava fica localizada no topo do vale homónimo, oferecendo vistas privilegiadas sobre a costa norte de Tenerife e sobre o Vulcão Teide.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Igreja Nuestra Señora de la Concepción – Roteiro para visitar o Tenerife | Canárias

Deambular pelas estreitas e empinadas ruas do seu centro histórico, pejadas de coloridas casas senhoriais, com as típicas varandas de madeira de Tenerife, está entre as melhores memórias que temos de Tenerife. Durante o seu passeio não deixe de visitar os seguintes locais:

  • Casa de los Balcones, o melhor exemplo da arquitetura senhorial da ilha de Tenerife.
  • Plaza de la Constitución, onde irá encontrar a Igreja de San Agustín, que atualmente alberga a Casa da Cultura de Orotava.
  • Liceo Taoro, um imponente palácio com um jardim pejado de dragoeiros e plantas tropicais.
  • Jardins Victoria, compostos por um conjunto de terraços cheios de flores, e onde será brindado com uma vista maravilhosa do mar e do centro histórico de La Orotava.
  • Igreja Nuestra Señora de la Concepción, o melhor exemplo de arquitetura barroca das Canárias, com uma cúpula inspirada no Duomo de Florença.
  • Museo de las Alfombras (nome oficial, Centro de Arte Efímero de Las Alfombras de La Orotava) onde poderá apreciar os típicos tapetes de flores e areias coloridas vindas do Teide, autênticas obras de arte que todos os anos decoram as ruas de La Orotava durante a Páscoa.
  • Edifício do Ayuntamiento de La Oratava

Tacoronte e Costa de Acentejo

Continue o seu roteiro para visitar Tenerife rumando em direção a Tacoronte, outro dos pueblos históricos deo Tenerife.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Caletón – Roteiro para visitar o Tenerife | Canárias

Caso queira conhecer uma das aldeias piscatórias mais autênticas de Tenerife, sugerimos que pelo caminho faça um pequeno desvio e rume até Caletón, um aldeia costeira literalmente cravada na rocha vulcânica com vistas de babar sobre a maravilhosa Costa de Acentejo.

O único senão é que, para lá chegar, terá de percorrer uma sinuosa e estreita estrada com mais de uma dezena de apertadas curvas e um piso longe de estar bom. Se não se sentir confortável com a empinada descida (e posterior subida), siga diretamente para Tacoronte.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Santuario del Santísimo Cristo de los Dolores

Uma vez em Tacoronte, sugerimos que comece o seu passeio pelo centro histórico na Plaza del Cristo onde irá encontrar o Ayuntamiento de Tacoronte, o Santuario del Santísimo Cristo de los Dolores (que alberga o Cristo de Tacoronte) e o Exconvento de San Agustín, que atualmente é usado como Casa da Cultura.

Igreja de Santa Catalina

No centro histórico de Tacoronte destacamos ainda a Igreja de Santa Catalina, matriz de Tacoronte, e a La Casona, uma das casas mais antigas e bem preservadas da vila.

Punta del Hidalgo e Piscinas Naturais de Bajamar e Jóver

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Piscina Natural da Punta del Hidalgo – Roteiro para visitar o Tenerife | Canárias

Termine o primeiro dia do seu roteiro para visitar Tenerife rumando em direção à Punta del Hidalgo, onde @ esperam algumas das piscinas naturais vulcânicas mais bonitas de Tenerife.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Piscina Natural de Jóver

São elas (pela ordem que as vai encontrar) a Piscina Natural de Jóver, as Piscinas Naturais de Bajamar e a Piscina Natural da Punta del Hidalgo.

Piscinas Naturais de Bajamar

Todas elas são maravilhosas, mas se tiver que escolher apenas uma para ir a banhos recomendamos as Piscinas Naturais de Bajamar, um autêntico complexo balnear com excelentes infraestruturas de apoio, composto por três piscinas e uma pequena praia de areia. Imperdível!

Farol Punta del Hidalgo

Não deixe de fazer também um aprazível passeio pela marginal da Punta del Hidalgo, onde, para além das piscinas naturais, irá encontrar um altaneiro farol, e de subir ao Mirador Punta Del Hidalgo, onde será brindado com estupendas vistas sobre a costa norte de Tenerife e as imponentes montanhas do Parque Natural de Anaga.

Roteiro para visitar Tenerife | Ilhas Canárias: Dia 2

Paisagem Protegida da Rambla de Castro – Charco De La Laja – Charco del Viento – Icod de los Vinos – Garachico – Buenavista del Norte – Punta de Teno – Masca

Paisagem Protegida da Rambla de Castro

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas CanáriasO segundo dia do roteiro para visitar Tenerife arranca no Mirador San Pedro, o melhor local para apreciar a Rambla de Castro, uma paisagem protegida à beira mar repleta de bananeiras, palmeiras e alguns dragoeiros, uma espécie autóctone das ilhas da Macaronésia que pode atingir centenas de anos de idade.

Ermita de San Pedro

Se quiser, pode fazer uma pequena caminhada pela Rambla de Castro seguindo pelo trilho que arranca junto à Ermita de San Pedro e termina na Playa de los Roques. O trilho tem uma extensão total de 9 km (ida e volta), mas basta fazer um par de quilómetros para ficar com uma boa ideia do que é a Rambla de Castro.

Charco de la Laja e Charco del Viento

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar Tenerife será no Charco de la Laja e no vizinho Charco del Viento, mais duas maravilhosas piscinas naturais vulcânicas da costa norte de Tenerife.

Charco de la Laja – Roteiro para visitar o Tenerife | Canárias

O Charco de la Laja é a mais pequena das duas piscinas naturais, mas tem a vantagem de ficar situada praticamente ao lado do centro de San Juan de la Rambla, sendo por isso de super fácil acesso. Mesmo que não queira ir a banhos, não deixe de ir ao miradouro apreciar esta maravilha da natureza.

Charco del Viento – Roteiro para visitar o Tenerife | Canárias

Já o Charco del Viento, fica num local muito mais isolado, sendo preciso atravessar extensos bananais por uma estrada que, apesar de estar asfaltada, é muito estreita. Mas, em jeito de compensação, tem à sua espera quatro piscinas naturais com um entorno natural simplesmente estupendo.

Icod de los Vinos

Igreja de San Marcos

Depois de desfrutar dos charcos continue o seu roteiro para visitar Tenerife rumando até Icod de los Vinos, outro dos pueblos históricos de Tenerife ao qual recomendamos visita.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Dragoeiro Milenário

Apesar de presentemente Icod de los Vinos já ser uma cidade, o seu centro histórico é relativamente compacto, sendo perfeitamente possível de visitar num par de horas.

Plaza de la Constitución

Os locais a não perder em Icod de los Vinos são os seguintes:

  • Plaza de Andrés de Lorenzo-Cáceres, onde se encontra a Igreja de San Marcos, o patrono de Icod de los Vinos.
  • Dragoeiro Milenário, que tem mais de 800 anos de vida. O dragoeiro está localizado no recinto botânico do Parque del Drago (entrada paga), mas se quiser poupar uns euros pode vê-lo do miradouro que se encontra na extremidade da Plaza de Andrés de Lorenzo-Cáceres. Fica a dica!
  • Plaza de la Constitución, rodeada de coloridas mansões com arquitetura típica das Canárias, como seja a bela Casa de los Cáceres, que abriga um pequeno museu e exposições temporárias.
  • Plaza Luis de León Huerta, onde irá encontrar o Ayuntamiento de Icod de los Vinos e a Iglesia de San Agustín
  • Convento de San Francisco y Capilla de los Dolores

Garachico

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas CanáriasDe Icod de los Vinos é um saltinho até Garachico, um pueblo que tem mesmo de incluir no seu roteiro para visitar Tenerife.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Castillo de San Miguel

Garachico é uma cidade que literalmente renasceu das cinzas, depois de ter sido praticamente toda destruída pela erupção do vulcão Trevejo em 1706, para se tornar num dos mais belos pueblos de Tenerife, fazendo inclusivamente parte da rede dos Pueblos Más Bonitos de España.

Convento San Francisco de Asís

À sua espera tem igrejas, antigos conventos, lindos parques, piscinas naturais e ruas coloridas repletas de casas tradicionais das Canárias.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Piscinas Naturais Vulcânicas El Caletón

Os locais que consideramos de visita obrigatória em Garachico são os seguintes:

  • Plaza de la Libertad, ao redor da qual irá encontrar os edifícios mais emblemáticos de Garachico, como seja o Convento San Francisco de Asís (que atualmente alberga a Casa da Cultura), o Ayuntamiento, a Igreja Nuestra Señora de los Ángeles, a Casa Palacio de los Condes de La Gomera e a Igreja de Santa Ana.
  • Parque de la Puerta de Tierra, cujo nome se deve ao facto de ter sido a antiga porta de entrada no porto de Garachico
  • Castillo de San Miguel, construído no século XVI, para defender a cidade dos ataques de piratas.
  • Piscinas Naturais Vulcânicas El Caletón

Punta de Teno

Garachico visitada, está na hora de ir conhecer a Punta de Teno, um dos lugares mais remotos de Tenerife, que integra o Parque Rural Teno.

O acesso faz-se a partir do pequeno povoado de Buenavista del Norte mas, por ser uma área protegida, não é possível aceder com veículos motorizados privados. As únicas formas de lá chegar são de autocarro, táxi, de bicicleta ou a pé (o percurso é de sensivelmente 15 km ida e volta). A melhor solução, e mais económica (~1€/viagem), é mesmo apanhar o autocarro que sai da estação de autocarros de Buenavista del Norte (por norma, das 10 h às 18 h de hora a hora).

Uma vez em Punta de Teno, vai ser brindado com uma panorâmica costeira de cortar a respiração, com destaque para as vistas sobre o Acantilado de los Gigantes, um conjunto de admiráveis falésias com mais de 600 metros de altura, que era conhecida pelos Guanches, os aborígenes das Ilhas Canárias, como a Muralha do Inferno. Para desfrutar das melhores vistas nada como subir até junto do icónico Farol da Punta de Teno.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias

Dica VagaMundos: se quiser ver a Muralha do Inferno de perto, não deixe de fazer um passeio de barco a partir da Punta de Teno ao Acantilado de los Gigantes. Pode reservar o seu passeio de barco com antecedência através da Civitatis (sem custos adicionais e cancelamento gratuito).

Masca

Feche o segundo dia do seu roteiro para visitar Tenerife rumando até Masca, uma das mais belas aldeias de Tenerife, idilicamente encaixada no topo das vertiginosas falésias das Montanhas do Teno, a cerca de 750 acima do nível do mar.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Aldeia de Masca – Roteiro para visitar o Tenerife | Canárias

Para chegar a Masca terá de percorrer a sinuosa estrada TF-436, que ziguezagueia pela encosta das escarpadas montanhas entre Buenavista del Norte e Santiago del Teide. É uma das estradas mais cénicas de Tenerife, mas vá a contar com uma estrada ingreme, super estreita e cheia de curvas e contracurvas. O que vale é que pelo caminho vai encontrar um sem número de miradouros bons para recuperar o fôlego… Isto se as vistas não lhe cortarem a respiração!

Uma vez em Masca vai encontrar um cenário digno de um cartão postal. Imagine uma pequena aldeia empoleirada nas cristas de um barranco que, de tão fundo, parece perder-se no centro da terra, com o mar a espreitar timidamente por detrás das imponentes montanhas e fica com uma ideia do que @ espera quando visitar Masca.

Barranco de Masca
Dica VagaMundos: se gosta de caminhadas desafiantes, reserve um dia no seu roteiro para visitar Tenerife para percorrer o extraordinário Trilho do Barranco de Masca, que percorre todo o vertiginoso barranco que liga a aldeia de Masca à praia de Masca (10 km ida e volta). É uma autêntica viagem ao centro da terra!

Roteiro para visitar Tenerife | Ilhas Canárias: Dia 3

Parque Nacional do Teide

Parque Nacional do Teide

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Roque Cinchado e Vulcão Teide

O terceiro dia do nosso roteiro para visitar Tenerife será todo ele dedicado a explorar o maravilhoso Parque Nacional do Teide, a casa do Vulcão Teide, que com os seus 3718 metros de altura faz dele o Teto da Espanha.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas CanáriasPrepare-se para paisagens vulcânicas, com campos de lava e formações rochosas de mil cores e feitios, que parecem recortadas de outro planeta. Por vezes vai ter de se beliscar para ter a certeza que não está na Lua ou em Marte, mas sim numa ilha do Atlântico. Não é à toa que é o Parque Nacional mais visitado da Espanha!

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas CanáriasPara desfrutar destas paisagens extraterrestres, existe um sem número de miradouros (situados mesmo à beirinha da estrada), a maioria dos quais serve de ponto de partida para fantásticos trilhos, e um teleférico que o levará a mais de 3500 metros de altura, para que possa desfrutar de vistas de cortar a respiração… Literalmente, pois a essa altitude custa mesmo respirar.

Escusado será dizer que, num só dia, é virtualmente impossível explorar todo o Parque Nacional do Teide, sobretudo se é amante de caminhadas. Posto isto, os locais e experiências que recomendamos que inclua no seu roteiro para visitar o Parque Nacional do Teide num só dia são os seguintes (organizados pela ordem de visita):

Miradouro de Samara (estrada TF-38)

Oferece vistas sobre o vulcão Pico Viejo e o vulcão Samara. Do miradouro parte o Trilho do Vulcão de Samara (S13), um curto percurso pedestre circular com 5 km de extensão.

Miradouro Narizes do Teide (estrada TF-38)

Oferece as melhores vistas sobre os Narizes do Teide, por onde foi expelida lava e gazes do Vulcão Teide. É daqui que arranca o Trilho de Ascensão ao Pico Viejo via Narizes do Teide (S9), um dos trilhos mais emblemáticos (e exigentes) do Parque Nacional do Teide.

Miradouro Boca Tauce (estrada TF-21)

Tem excelentes vistas sobre o Pico Viejo, o Vulcão Teide e colossais campos de lava com uma enorme variedade de cores.

Miradouro Zapato de la Reina (estrada TF-21)

Percorrendo um curtíssimo caminho desde o estacionamento poderá ver de perto uma enorme rocha vulcânica, esculpida pelos elementos, que faz lembrar um sapato de salto alto de mulher. Terá sido aqui que a Cinderela perdeu o sapatinho?

Miradouro Llano de Ucanca (estrada TF-21)

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas CanáriasExcelentes vistas para a planície conhecida como Valle Ucanca, com o Vulcão Teide, Los Azulejos e Pico Viejo a adornarem a paisagem.

Miradouros Los Azulejos (estrada TF-21)

Destes dois extraordinários miradouros é possível ver o Alto de Guajara, os Cumbres de Ucanca, o Llano de las Mesas, a Pared de la Caldera de Las Cañadas, o Llano Ucanca, a Boca Tauce, o Pico Viejo e o Vulcão Teide.

Roques de García (estrada TF-21)

Este magnífico conjunto de formações rochosas vulcânicas são um dos ex-libris do Parque Nacional do Teide, sendo verdadeiramente imperdíveis num roteiro para visitar Tenerife. A rocha mais famosa (e fotografada) é o Roque Cinchado que, com o Vulcão Teide como pano de fundo, decorava as antigas notas de mil pesetas.

Para conhecer este cantinho mágico do Parque Nacional do Teide nada como percorrer o estupendo Trilho Roques de Garcia (S3), um curto percurso pedestre circular com cerca de 3,5 km. É um dos melhores trilhos de Tenerife!

Teleférico do Teide

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas CanáriasOutra das atividades imperdíveis num roteiro para visitar Tenerife é subir (quase) ao topo do Monte Teide, de teleférico. O Teleférico do Teide parte dos 2300 metros de altitude e em apenas 10 minutos chega à estação superior, La Rambleta, situada a 3555 metros acima do nível do mar.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Trilho do Miradouro do Pico Viejo
Dica VagaMundos: por ser a atividade mais procurada de Tenerife, recomendamos vivamente que compre o bilhete para o teleférico com antecedência, sobretudo se estiver a planear visitar Tenerife na época alta.
Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Caldeira do Vulcão Pico Viejo – Roteiro para visitar o Tenerife | Canárias

Ao chegar à estação superior será brindado com uma vista magnífica sobre todo o Parque Nacional do Teide, daquelas de fazer cair o queixo. Da estação La Rambleta arrancam três trilhos pedestres, o Trilho do Miradouro do Pico Viejo (1,5 km ida e volta), o Trilho do Miradouro da Fortaleza (1,2 km ida e volta) e o Trilho do Pico do Teide, o único que permite subir mesmo ao topo do vulcão (1,2 km ida e volta). Contudo, para percorrer o Trilho do Pico do Teide tem de ter uma autorização do Governo de Tenerife, o que está longe de ser uma tarefa fácil devido à elevada procura. Pode tentar a sua sorte clicando aqui.

NOTAS IMPORTANTES:

  • Crianças com menos de 3 anos e pessoas com problemas cardíacos ou de hipertensão não podem subir no Teleférico do Teide, devido aos riscos gerados pela mudança brusca de pressão e elevada altitude. Mesmo pessoas saudáveis sentem os efeitos da altitude (Altitude Sickness), com menor ou maior intensidade, devido à baixa percentagem de oxigénio no ar. Recomenda-se que caminhe muito devagar e beba muita água de forma a diminuir os efeitos negativos.
  • No último dia deste roteiro para visitar Tenerife vamos apresentar-lhe cinco opções de atividades. Uma delas será percorrer o trilho da descida do Monte Teide via Narizes do Teide. Se for esta a sua escolha, sugerimos que deixe a subida de teleférico para o dia do trilho. Apesar das vistas do topo do Monte Teide nunca cansarem, do ponto de vista logístico e monetário não faz muito sentido visitar o mesmo local duas vezes.

Miradouro El Tabonal Negro (estrada TF-21)

Deste miradouro poderá observar um gigantesco mar de lava de tons avermelhados e negros. É um dos melhores locais para observar a Tajinaste Vermelha, uma planta endémica do Parque Nacional do Teide, chamado pelos locais de “sangue do Teide”.

Miradouro das Minas de San Jose (estrada TF-21)

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas CanáriasAqui a paisagem é completamente distinta do que já viu no Parque Nacional do Teide. As tonalidades avermelhadas e negras da rocha vulcânica dão lugar ao branco e amarelo da pedra-pomes expelida pelo vulcão Montaña Blanca, que durante muitos anos foram exploradas em minas a céu aberto. Faça uma pequena caminhada nas imediações do estacionamento e vai sentir que está a andar na lua.

Miradouro El Corral del Niño (estrada TF-24)

Não nos referimos ao miradouro oficial mas ao que está localizado a algumas dezenas de metros de distância, no estacionamento de onde parte o Trilho El Corral del Niño. É um dos melhores locais para ver o famoso Mar de Nuvens de Tenerife.

Miradouro La Tarta (estrada TF-24)

Deste miradouro poderá observar diferentes camadas de sedimentos, resultantes de diversas erupções vulcânicas, que se sobrepuseram ao longo de milhares de anos. Como cada uma das camadas apresenta uma cor diferente, faz lembrar uma tarte de vários sabores.

Miradouro de Chipeque (estrada TF-24)

Para fechar com chave de ouro o terceiro dia do seu roteiro a visitar Tenerife, nada como assistir ao pôr-do-sol no Miradouro de Chipeque, onde será brindad@ com uma vista apaixonante do Monte Teide, grande parte das vezes com o divinal Mar de Nuvens de Tenerife a seus pés. Foi o melhor pôr-do-sol da nossa viagem a Tenerife!

Roteiro para visitar Tenerife | Ilhas Canárias: Dia 4

San Cristóbal de la Laguna – Santa Cruz de Tenerife – Praia Las Teresitas

San Cristóbal de la Laguna

Iglesia de Nuestra Señora de la Concepción

O quarto dia do nosso roteiro para visitar Tenerife arranca em San Cristóbal de la Laguna (mais conhecida por La Laguna), a primeira capital de Tenerife e única cidade das Ilhas Canárias que está classificada como Património Mundial UNESCO.

Passear pelas ruas e ruelas empedradas do centro histórico de La Laguna, pejado de coloridas casas de estilo colonial, sublimes palacetes, imponentes igrejas e apaixonantes pracetas é uma autêntica viagem no tempo.

Catedral de La Laguna

Os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências a não perder em La Laguna são as seguintes:

  • Plaza del Adelantado, uma das principais praças de La Laguna, onde irá encontrar a Ermita de San Miguel, o Convento de Santa Catalina e o lindo edifício do Ayuntamiento.
  • Percorrer a Calle San Agustín, a Calle la Carrera e a Calle Herradores, as três ruas pedonais mais bonitas do centro histórico de La Laguna. Durante o seu passeio preste especial atenção à Casa Lercaro, à Casa Alvarado Bracamonte, à Casa del Corregidor, à Casa De La Alhóndiga, ao Teatro Leal e às ruinas da Igreja e Convento de São Agostinho.
  • Catedral de San Cristóbal de La Laguna também designada de Catedral de Nossa Senhora dos Remédios
  • Iglesia de Nuestra Señora de la Concepción com torre sineira
  • Real Santuario del Santísimo Cristo de La Laguna
  • Palácio de Nava e Palácio Salazar

Santa Cruz de Tenerife

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Auditorio Adán Martín e Parque Marítimo César Manrique

De La Laguna é um saltinho até Santa Cruz de Tenerife, a próxima paragem do nosso roteiro para visitar Tenerife.

Calle La Noria

Santa Cruz de Tenerife foi outrora uma vila portuária que servia La Laguna, mas a sua importância foi crescendo e tornou-se inclusivamente a capital de Tenerife, em 1833. Hoje é uma cidade vibrante, onde a arquitetura colonial contrasta com edifícios modernos como o icónico Auditorio Adán Martín, obra de autoria do famoso arquiteto Santiago Calatrava.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Os principais locais de interesse a visitar em Santa Cruz de Tenerife são os seguintes:

  • Percorrer a Calle La Noria, uma das mais bonitas de Santa Cruz, pejada de aprazíveis esplanadas e multicoloridas casas.
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o templo religioso mais bonito da capital de Tenerife.
  • Casa do Carnaval, para conhecer ao detalhe a festa mais importante das Ilhas Canárias.
  • Teatro Guimera, o teatro mais antigo das Ilhas Canárias.
  • Mercado Municipal da Nossa Senhora de África, onde irá encontrar imensos produtos típicos das Canárias, entre vegetais, frutas, queijos, enchidos e vinhos.
  • Praça de Espanha, a maior praça de Santa Cruz, famosa pelo seu enorme lago artificial de água do mar e onde outrora se localizava o Castillo de San Cristóbal, do qual só já restam umas diminutas ruínas que podem ser visitadas na galeria subterrânea localizada sob a praça.
  • Plaza de la Candelaria, onde se destaca o Obelisco da Candelária, dedicado à padroeira das Ilhas Canárias.
  • Plaza San Francisco, onde irá encontrar a Igreja de São Francisco, um pequeno templo de estilo barroco e o antigo Convento dos Franciscanos que presentemente alberga o Palácio da Justiça.
  • Plaza del Príncipe de Asturias, onde se encontra o Museu das Belas Artes, onde estão expostas obras doadas pelo Museu do Prado de Madrid.
  • Parque Garcia Sanabria, um imenso jardim urbano repleto de árvores, flores e plantas tropicais.
  • Parque Marítimo César Manrique, um parque urbano com cerca de 22.000 m², onde se pode passear por zonas verdes ou mergulhar numa das três piscinas com água do mar (entrada paga)
  • Castelo de San Juan e Porto Marítimo
  • Auditório Adán Martín

Praia Las Teresitas

Termine o quarto dia do seu roteiro para visitar Tenerife rumando até à Praia Las Teresitas, uma das praias mais bonitas de Tenerife, para não dizer de todas as Ilhas Canárias.

Esta maravilhosa praia em formato de meia-lua fica idilicamente situada no sopé das Montanhas de Anaga e vai ter de se beliscar para ter a certeza que não está nas Caraíbas. Imagine um extenso areal de areia dourada pejado de palmeiras, com um mar de águas calmas e cristalinas e fica com uma ideia do que @ espera na Praia Las Teresitas. Se o tempo estiver de feição, não vai resistir a um mergulho!

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas CanáriasDepois dos mergulhos, sugerimos que volte a pegar no carro e siga em direção à vizinha Praia das Gaivotas. Não tanto pela praia em si, mas porque no caminho irá encontrar uma espécie de miradouro de onde terá uma vista extraordinária sobre a Praia Las Teresitas. É o cair do pano perfeito para o quarto dia do seu roteiro a visitar Tenerife!

Curiosidade: pode não parecer, mas a Praia Las Teresitas é uma praia artificial. Foram trazidas mais de 200.000 toneladas de areia do Deserto do Sahara e construídos quebra-mares de forma a tornar as águas super calmas. Diga-se em abono da verdade que a obra ficou muito bem feita!

Roteiro para visitar Tenerife | Ilhas Canárias: Dia 5

Miradouro de Jardina – Cruz del Carmen – Sendero de los Sentidos – Bosque de los Enigmas – Camino Viejo al Pico del Inglés – Miradouro Pico del Inglés – Afur – Taganana – Playa de Benijo

O quinto dia do nosso roteiro para visitar Tenerife será todo ele dedicado a explorar o esplendoroso Parque Rural de Anaga, um dos maiores tesouros naturais de Tenerife.

Os ventos alísios que sopram nesta zona montanhosa da ilha de Tenerife criam um microclima ideal para a sobrevivência de uma das florestas mais antigas do planeta: a laurissilva, uma floresta subtropical que há cerca de 30 milhões de anos cobria uma parte significativa do Norte de Africa e do Sul da Europa. Presentemente as florestas de Laurissilva só já subsistem nas ilhas da Macaronésia e o Parque Rural de Anaga é um dos locais onde irá encontrar uma das manchas melhor preservadas.

Nestas verdejantes florestas ancestrais encontra miradouros com vistas esmagadoras, estradas panorâmicas, imponentes montes de mil formas, vertiginosos barrancos que desaguam no mar e largas dezenas de opções de caminhadas, que @ vão levar a recantos mágicos, daqueles que só mesmo a natureza é capaz de criar.

Dicas VagaMundos:

  • Nas montanhas de Anaga o tempo é completamente distinto do resto da ilha de Tenerife. Aqui frio, nevoeiro e chuva são o prato do dia. Logo, é imperativo, ir bem agasalhado, levar um impermeável e bom calçado para caminhadas.
  • As estradas no Parque Rural de Anaga são muito sinuosas, estreitas e com visibilidade reduzida em dias de nevoeiro, algo que em Anaga é mesmo muito frequente. Conduza com muito cuidado e sem pressas!

Miradouro De Jardina

Antes de se adentrar nas profundezas das florestas de laurissilva de Anaga, sugerimos que faça uma breve paragem no Miradouro de Jardina, para desfrutar de uma impressionante vista panorâmica da ilha. É o começo perfeito para o quinto dia do seu roteiro a visitar Tenerife!

Sendero de los Sentidos

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas CanáriasEste é o trilho mais popular do Parque Rural de Anaga, até porque pode ser percorrido por praticamente todos, desde os mais novos aos mais idosos (vimos vários casais com carrinhos de bebé). Por isso, mesmo que não esteja habituad@ a caminhadas, não deixe de o incluir no seu roteiro para visitar Tenerife.

O Sendero de los Sentidos arranca no Centro de Visitantes Cruz del Carmen e encontra-se dividido em três percursos com diferentes níveis de dificuldade. Todos eles vão permitir-lhe caminhar por uma linda floresta de laurissilva sendo que o primeiro é linear (com pouco mais de 400 metros ida e volta), praticamente sem desníveis e adaptado para pessoas de mobilidade reduzida (grande parte do percurso é feita em passadiços).

Os outros dois são percursos circulares e, apesar de terem alguns desníveis, não apresentam dificuldades de maior. Se não tiver problemas de mobilidade, recomendamos vivamente que faça o percurso mais longo, até porque só tem 1,6 km de extensão.

Bosque de los Enigmas (Ruta de la Hija Cambada)

Se gosta de caminhadas o Sendero de los Sentidos vai certamente saber-lhe a pouco. Mas não se preocupe que temos a solução para si: percorrer o trilho Bosque de los Enigmas (Ruta de la Hija Cambada).

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas CanáriasEste trilho também arranca no Centro de Visitantes Cruz del Carmen e já lhe vai permitir adentrar-se muito mais na floresta de laurissilva. Vai sentir-se a caminhar num bosque mágico, daqueles que parecem recortados de um livro de fantasia. O percurso é circular e tem cerca de 5,5 km de extensão e um desnível acumulado de 400 metros. Já não é propriamente um passeio no parque, mas é relativamente fácil para quem esteja habituado a caminhadas.

Caminho Velho para o Pico do Inglês e Miradouro do Pico do Inglês

Depois das caminhadas, continue o seu roteiro para visitar Tenerife, rumando até à antiga estrada que conduzia ao Pico do Inglês, um dos locais mais instagramáveis de Tenerife. Esta estrada está literalmente esculpida na rocha, completamente cercada por altas paredes de pedra musgada coberta por uma abóbada de laurissilva. O acesso de carro é proibido mas pode caminhar por ela sem qualquer problema. Até porque são apenas algumas centenas de metros.

Caminho Velho percorrido, volte a pegar no carro e rume até ao Miradouro do Pico do Inglês, que dizem ser um dos melhores do Parque Rural de Anaga. O problema é que está frequentemente tapado por nevoeiro e foi precisamente assim que o encontramos. Não vimos um palmo à frente do nariz, mas ficamos a torcer para que tenha melhor sorte.

Afur

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas CanáriasA próxima paragem do nosso roteiro para visitar Tenerife será na remota aldeia de Afur, situada praticamente no final do vale homónimo na encosta norte do maciço de Anaga. O grande highlight não é o povoado em si, mas sim o fantástico Barranco de Afur, por onde corre um dos poucos cursos de água permanentes da ilha de Tenerife.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas CanáriasPara o conhecer nada como percorrer o trilho pedestre que liga Afur à linda praia selvagem de Tamadite, situada mesmo no extremo do barranco. O trilho percorre praticamente todo o Barranco de Afur, por surreais caminhos escavados na rocha, sendo que ao longo do percurso irá encontrar pequenas cascatas e lagoas e ser brindado com brutalíssimas paisagens.

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas CanáriasO trilho do Barranco de Afur tem cerca de 3 km de extensão (6 km ida e volta) e apesar de curto é muito exigente fisicamente, sobretudo no regresso, visto que terá de superar uma subida quase contínua com mais de 250 metros de desnível. Mas, acredite, vale cada gotinha de suor!

Dica VagaMundos: o trilho do Barranco de Afur está integrado no PR8 de Tenerife, um exigente percurso circular que liga Afur a Taganana, via a Praia de Tamadite. Percorrê-lo é mais uma das sugestões que lhe vamos fazer para ocupar o último dia do seu roteiro para visitar Tenerife. Se escolher fazê-lo, sugerimos que reserve a visita a Afur e a Taganana para esse dia. Assim fica com mais tempo para explorar os outros locais do Parque Natural de Anaga, como seja a aldeia de Roque de las Bodegas ou o Bosque Encantado del Pijaral.

Taganana

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas CanáriasContinue o seu roteiro para visitar Tenerife rumando em direcção à histórica aldeia de Taganana, um dos primeiros povoados fundados pelos conquistadores castelhanos e onde se instalaram vários colonos vindos da nossa ilha da Madeira.

Pelo caminho, não deixe de parar no Miradouro para Taganana, onde será brindado com um autêntico cartão-postal do Parque Natural de Anaga. Vai ter de subir uma pequena escadaria, mas, se o tempo estiver de feição, nem pestaneje.

Iglesia de Nuestra Señora de las Nieves

Uma vez em Taganana deambule sem pressas pelas suas ruelas empedradas, não deixando de visitar a Iglesia de Nuestra Señora de las Nieves, uma das igrejas mais antigas de Tenerife e a Ermita de Santa Catalina.

Playa de Benijo

Sugerimos que termine o quinto dia do seu roteiro para visitar Tenerife a assistir ao pôr-do-sol na Praia de Benijo, a praia selvagem mais bonita do Parque Natural de Anaga. Fique-se é pelas vistas que o mar aqui é do mais bravo que existe.

Roteiro para visitar Tenerife | Ilhas Canárias: Dia 6

Los Gigantes – Playa del Duque – Playa Fañabé – Playa de las Américas – Los Cristianos – Playa de la Tejita – Arco de Tajao – Basílica da Candelária
Praia El Camisón – Roteiro para visitar o Tenerife | Canárias

O sexto dia do nosso roteio para visitar Tenerife será praticamente todo ele dedicado a conhecer as praias da costa oeste de Tenerife. Até porque depois de um dia em cheio a explorar o Parque Natural de Anaga vai seguramente saber bem uma prainha.

Los Gigantes

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas CanáriasSugerimos que comece o sexto dia do roteiro para visitar Los Gigantes, o povoado mais perto dos imponentes desfiladeiros Acantilados de los Gigantes. É certo que já viu os Acantilados dos Gigantes da Punta de Teno, mas agora terá a oportunidade de os ver do ângulo precisamente oposto.

As melhores vistas são da Playa de los Guios, uma linda praia de areia negra perfeita para o primeiro mergulho do dia. O outro local imperdível em Los Gigantes é o Charco de Isla Cangrejo, uma piscina natural vulcânica simplesmente irresistível.

Praia del Duque e Praia Fañabé

Praia del Duque

Mais de 400 metros de areia fina e dourada, águas calmas azul-turquesa, bandeira azul e excelentes infraestruturas de apoio fazem da Praia del Duque uma das melhores da Costa Adeje. Logo ao lado irá encontrar a Praia Fañabé, que apesar de ser de areia mais escura, em beleza e qualidade não fica nada atrás da sua vizinha. E tem a vantagem de ser consideravelmente mais extensa, algo a ter em conta se estiver a planear visitar Tenerife nos meses de verão.

Playa de las Américas e Los Cristianos

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas Canárias
Praia El Camisón

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar Tenerife será na Playa de las Américas e Los Cristianos, a meca das férias de praia na ilha de Tenerife. É nestas duas localidades que vai encontrar mais praias de areia (negra e dourada), resorts, restaurantes e bares por metro quadrado em toda a ilha de Tenerife, para não dizer das ilhas Canárias. Beach life em todo o seu esplendor!

Praia de los Cristianos

Para conhecer as melhores praias nada como percorrer a colossal marginal (quase 4 km de extensão) que liga as praias de Troya à praia de los Cristianos, passando pela praia El Camisón e a praia de las Vistas, a nossa favorita de todas elas. Pelo caminho não faltam aprazíveis esplanadas para repor forças da caminhada e/ou relaxar entre mergulhos salgados.

Praia de la Tejita

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas CanáriasSe achou as praias da Costa Adeje demasiado turísticas para o seu gosto, vai adorar conhecer a Praia de la Tejita, uma das praias selvagens mais bonitas de Tenerife, muito procurada por naturistas.

Fica situada na encosta do vulcão Montaña Roja, na reserva natural homónima, e tem um enorme areal com quase 1,5 km de extensão. Aqui não há resorts a desfear a paisagem, sendo que a única construção que vai encontrar é um pequeno bar de praia que aluga espreguiçadeiras. O único senão é que é uma praia muito ventosa.

Arco de Tajao

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar Tenerife será no Arco de Tajao, uma formação natural de origem vulcânica que, como o próprio nome indica, faz lembrar um arco. Fica localizada no Barranco de Vijagua, mesmo à beirinha da autoestrada, e estima-se que tenha aproximadamente 200 mil anos.

Infelizmente, por estar localizado numa zona industrial, o enquadramento paisagístico está (muito) longe de ser bonito. Ainda assim vale a pena fazer uma pequena paragem para ver este fenómeno geológico ímpar em Tenerife.

Basílica da Candelária

Roteiro Tenerife: o que visitar em 3, 5 e 7 dias nas CanáriasFeche o sexto dia do seu roteiro para visitar Tenerife com uma visita à Basílica da Candelária, o principal santuário mariano das Ilhas Canárias, onde se encontra guardada a imagem da Virgem da Candelária, a padroeira do arquipélago das Canárias.

A basílica foi construída junto a uma gruta onde, diz a lenda, dois pastores guanches (o povo autóctone das ilhas Canárias) encontraram uma estátua da Virgem Maria, a qual já veneravam antes da chegada dos colonos espanhóis a Tenerife. Para além da beleza da Basílica da Candelária destacamos ainda as nove esculturas de bronze, que se encontram na praça da basílica, que representam os nove Reis Guanches que governaram os reinos pré-hispânicos de Tenerife.

Roteiro para visitar Tenerife | Ilhas Canárias: Dia 7

Para o último dia do roteiro para visitar Tenerife temos não uma, mas quatro propostas para si, para escolher de acordo com os seus interesses. Se não se conseguir decidir por apenas uma (o que compreendemos perfeitamente), pode sempre acrescentar mais alguns dias ao seu roteiro para visitar Tenerife e fazê-las todas.

Opção 1: Trilho no Parque Nacional do Teide

A primeira sugestão que temos para si para é percorrer o Trilho Pico Viejo – Narizes do Teide (S9), o nosso trilho favorito no Parque Nacional do Teide. Se gosta de uma caminhada desafiante, não temos grandes reservas em afirmar que será a cereja no topo do bolo do seu roteiro para visitar Tenerife.

O trilho liga o Miradouro do Pico Viejo, situado a 3500 metros de altitude, ao Miradouro dos Narizes do Teide, situado a 2100 metros de altitude ao longo de 9 quilómetros sempre a descer (ou vice-versa visto que o percurso é linear).

O percurso tem tanto de belo como de exigente, mesmo que o faça no sentido descendente, estando inclusivamente classificado pelo Parque Nacional do Teide como sendo de dificuldade extrema, sobretudo devido à elevada altitude a que se desenvolve e ao terreno vulcânico super irregular (vai caminhar sobre campos de lava com imensa pedra solta, logo, o risco de queda é elevadíssimo).

Caldeira do Vulcão Pico Viejo

Para chegar ao início do trilho propriamente dito terá de apanhar o Teleférico do Teide até à estação superior La Rambleta e posteriormente percorrer o curtíssimo Trilho do Miradouro do Pico Viejo (800 metros). Ou seja na prática terá de percorrer sensivelmente 10 km, que @ vão brindar com algumas das paisagens mais arrebatadoras do Parque Nacional do Teide.

Opção 2: Trilho no Parque Rural de Anaga

Outra excelente opção para o último dia do seu roteiro para visitar Tenerife é ir percorrer o Trilho PR8 Afur – Taganana, o trilho-rei do Parque Rural de Anaga.

Este fantástico trilho circular de Tenerife arranca e termina na remota aldeia de Afur e tem cerca de 14 km de extensão. O único senão é que o trilho é mesmo muito exigente fisicamente, não tanto pela distância, mas por ter um desnível acumulado de aproximadamente 2000 metros, não sendo de todo aconselhado a quem esteja a dar os primeiros passos no mundo das caminhadas.

Pelo caminho irá atravessar o vertiginoso Barranco de Afur, ver pequenas lagoas e quedas de água, conhecer a praia selvagem de Tamadite e a histórica aldeia de Taganana, atravessar uma luxuriante floresta de laurissilva e ser brindado com fabulosas paisagens costeiras e de montanha. É de uma beleza esmagadora!

Opção 3: Visitar a Ilha La Gomera

Parque Nacional Garajonay

Já está farto de caminhadas? Então, reserve o último dia do seu roteiro de Tenerife para conhecer a vizinha Ilha La Gomera. É certo que num dia só dá para lhe tomar o gosto, mas sempre é melhor que nada.

San Sebastián

Poderá fazer a viagem de forma 100% independente apanhando um dos barcos que diariamente saem do porto de Los Cristianos. A viagem demora menos de uma hora e pode levar também o seu carro, dando-lhe total liberdade para explorar a Ilha La Gomera.

Praia de La Caleta

Os locais de visita obrigatória e as experiências a não perder na Ilha La Gomera são as seguintes:

  • Visitar San Sebastián, a capital da ilha La Gomera.
  • Desfrutar das vistas do Miradouro Morro de Agando, do Miradouro Alto de Garajonay, e do Miradouro de Los Roques, os nossos favoritos na Ilha de La Gomera.
  • Parque Nacional Garajonay, onde se encontra a maior e mais bem conservada floresta laurissilva das Ilhas Canárias (sim, é ainda maior que a do Parque Rural de Anaga).
  • Dar um mergulho numa das praias de La Gomera. As que mais nos encheram as medidas foram a Praia de La Caleta, a Praia de Vueltas, a Praia de Argaga e a Praia de la Guancha, uma cala virgem só acessível a pé desde San Sebastián (3,5 km).
  • Passear de carro pelo Valle Gran Rey e Vallehermoso.
Dica VagaMundos: para não se preocupar com questões logísticas, pode sempre recorrer a um tour de um dia para visitar a Ilha La Gomera. Espreite esta sugestão de tour pela Ilha La Gomera do GetYourGuide (clique para ver) com saída do sul de Tenerife que inclui as visitas guiadas pela Ilha La Gomera, a viagem de barco de ida e volta e almoço.

Opção 4: Dia de praia combinado com Passeio de Barco para observação de Golfinhos e Baleias

A última sugestão que temos para si é reservar o último dia do seu roteiro para visitar Tenerife, para desfrutar de um relaxante dia de praia. Face à enorme oferta de praias de Tenerife, o difícil mesmo vai ser escolher onde estender a toalha.

Se nunca teve a experiência maravilhosa de observar baleias e golfinhos no seu habitat natural, pode aproveitar para fazer um passeio de barco no intervalo dos mergulhos salgados. No GetYourGuide encontra dois excelentes passeios de barco para observação de cetáceos, um com saída da Costa Adeje e o outro de Los Cristianos:

Mapa do Roteiro de 7 dias para visitar Tenerife | Ilhas Canárias


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar Tenerife em 7 dias.

Roteiro de 5 dias para visitar Tenerife | Ilhas Canárias

Só tem 5 dias para visitar Tenerife? Naturalmente que vai ter de abdicar de visitar alguns dos pontos de interesse que referimos no roteiro de 7 dias para visitar Tenerife, cortar nas caminhadas e/ou nos mergulhos salgados. Ainda assim terá tempo para conhecer a maioria dos locais mais emblemáticos da Ilha de Tenerife.

Claro que pode sempre optar por condensar o roteiro de 7 dias em 5 dias, mas vai passar demasiado tempo na estrada e pouco tempo nos locais de interesse.

Abaixo encontra a nossa sugestão de roteiro para visitar Tenerife em 5 dias, podendo ler a respetiva descrição dos locais de interesse nas secções acima.

Dia 1

Puerto de la Cruz – La Orotava – Miradouro de Jardina – Sendero de los Sentidos – Camino Viejo al Pico del Inglés – Afur

Dia 2

Parque Nacional do Teide

Dia 3

La Laguna – Santa Cruz de Tenerife – Praia Las Teresitas

Dia 4

Paisagem Protegida da Rambla de Castro – Charco De La Laja – Charco del Viento – Icod de los Vinos – Garachico – Buenavista del Norte – Punta de Teno – Masca

Dia 5

Los Gigantes – Praia del Duque – Praia Fañabé – Playa de las Américas – Los Cristianos – Praia de la Tejita – Arco de Tajao – Basílica da Candelária

Clique para ver as melhores opções de alojamento em Tenerife

Mapa do Roteiro de 5 dias para visitar Tenerife | Ilhas Canárias


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar Tenerife em 5 dias.

Roteiro de 3 dias para visitar Tenerife | Ilhas Canárias

Visitar Tenerife em 3 dias? Não se preocupe que nós damos-lhe uma ajuda para conhecer o essencial da ilha. Naturalmente que é impossível ver todos os locais de interesse de Tenerife. Ainda assim, vai conseguir ver os cartões-postais mais emblemáticos da ilha.

Claro que os dias serão super preenchidos e terá de abdicar de praticamente todas as caminhadas, dos passeios de barco e da maioria dos momentos de relax na praia e nas piscinas naturais de Tenerife. Ainda assim, acreditamos que vai ter uma experiência muito completa e vai regressar a casa completamente rendid@ aos encantos de Tenerife. O efeito colateral é que vai ficar com uma enorme vontade de regressar à maior ilha das Canárias o mais rapidamente possível.

Abaixo encontra a nossa sugestão de roteiro para 3 dias, podendo ler a respetiva descrição dos locais de interesse no roteiro de 7 dias para visitar Tenerife.

Dia 1

Puerto de la Cruz – Garachico – Masca – Los Gigantes – Playa de las Américas

Dia 2

Parque Nacional do Teide

Dia 3

Miradouro de Jardina – Sendero de los Sentidos – Camino Viejo al Pico del Inglés – Las Teresitas – La Laguna

Clique para ver as melhores opções de alojamento em Tenerife

Mapa do Roteiro de 3 dias para visitar Tenerife | Ilhas Canárias


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar Tenerife em 3 dias.

Outros artigos de Espanha

Melhores praias Sul de Espanha | Melhores praias da Galiza | Roteiro da Andaluzia | Roteiro da Extremadura | Roteiro da Galiza | Roteiro dos Picos da Europa | Roteiro dos Pueblos Blancos | Roteiro Sierra Nevada | Parque Natural Arribes del Duero | Parque Natural Baixa Limia e Serra do Xurés | Ávila | Barcelona | Badajoz | Benidorm | Cáceres | GranadaIlhas Cíes | Lago de Sanabria | Lalín | Madrid | Mérida | Puebla de Sanabria | Salamanca | Santiago de Compostela | Segóvia | Sevilha | Toledo | Vigo | Zamora

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.