Visitar Toledo: roteiro com o que ver e fazer em 1 e 2 dias

Visitar Toledo Roteiro

A principal razão que motiva muitos viajantes a visitar Toledo é a sua proximidade da capital da Espanha, Madrid. Contudo, Toledo é um destino de viagem imperdível por si só, não merecendo ficar à sombra doutras congéneres. Uma cidade repleta de história com muitos tesouros para descobrir.

visitar-toledo-espanha-roteiro-1-diaToledo é uma das cidades fortificadas mais antigas e únicas da Espanha. Dentro das muralhas espraiam-se ruas estreitas e sinuosas, como é habitual nos centros históricos medievais das melhores cidades europeias. O bem preservado património arquitetónico de Toledo incorpora a complexa teia socio-cultural da Espanha.

roteiro-toledo-o-que-ver-e-fazerConhecida como a Cidade das Três Culturas pela mescla de influências islâmica, judaica e cristã, foi merecidamente listada como Património da Humanidade UNESCO em 1986. Aqui, encontramos mesquitas em frente de igrejas católicas, além de marcantes sinagogas.

visitar-toledo-2-diasA capital da comunidade autónoma de Castilla-la-Mancha é uma cidade moderna e progressiva sem abdicar do seu valioso passado. Os vestígios romanos comprovam a sua importância desde há milénios. Foi capital do reino dos Visigodos e, inclusivamente, capital da Espanha antes de Madrid e o seu contributo para a história da Espanha é de valor inestimável.

Toledo goza ainda de fama mundial pela sua indústria de criação de espadas, o que adiciona ainda mais pontos ao seu charme medieval.

Quando visitar?

quando-visitar-toledoIrresistivelmente fotogénica e instagramável, a localização dramática no topo de uma colina naturalmente cercada pelo rio Tejo (sim, o mesmo que beija os pés de Lisboa) faz dela um destino apetecível o ano todo.

Toledo possui um clima mediterrânico continental com invernos frios de temperaturas baixas, por vezes negativas; os verões são quentes com temperaturas que ultrapassam os 30 graus centígrados. O clima caracteriza-se por ser bastante seco ao longo do ano

roteiro-toledo-1-dia

A primavera, mais propriamente de abril a junho, é a melhor altura para visitar Toledo. Os dias já são mais longos e o calor começa a chegar. Toledo é conhecido pelas grandes festas da Semana Santa, portanto adiciona uma boa razão para visitar Toledo nesta época do ano. Igualmente aprazível é o clima de setembro a outubro, com o aliviar das temperaturas quentes e os dias ainda longos para aproveitar ao máximo as atividades ao ar livre.

Os meses quentes e secos de verão atraem muitos visitantes a Toledo, por isso, os preços tendem a subir. Os meses de inverno, de novembro a fevereiro, são muito frios.

Entre passeios deslumbrantes, festivais raros e doces deliciosos, verá que não faltam razões para visitar Toledo, pelo menos uma vez na vida, em qualquer altura do ano.

Onde estacionar em Toledo?

Se vai visitar Toledo de carro, aconselhamos vivamente que deixe o carro estacionado num dos parque de estacionamento gratuito fora das muralhas: Safont ou Azarquiel. Não se fie em apps e mapas GPS do telemóvel. Arrisca-se a ficar literalmente entalado entre duas paredes das ruelas labirínticas da cidade antiga. Depois pode usar as escadas rolantes que o levam ao centro histórico sem canseira nenhuma.

Se precisa de alugar um carro, recomendamos o Rentalcars. O que mais nos agrada no RentalCars é que permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car (e assim encontrar o melhor preço disponível) sendo ainda possível cancelar o aluguer sem qualquer custo até 48h antes da partida. Clique para ver todas as opções de aluguer de carro.

Dica VagaMundos: Se optar por fazer o seu aluguer na RentalCars, opte também por fazer o seguro contra todos os riscos com eles pois é, significativamente, mais barato do que quando contratado diretamente à empresa de rent-a-car.

Onde ficar em Toledo? Sugestões de alojamento

A nossa escolha de alojamento em Toledo incidiu no Hostal Palacios. A localização aliada ao preço económico foram decisivos para a nossa escolha. Deixámos o carro num dos estacionamentos gratuitos fora das muralhas e demos com o hotel logo à primeira. Fica perto da Iglesia de los Jesuitas, das Termas Romanas e das Cuevas de Hercules. Íamos a pé para todo o lado e estávamos mesmo no coração histórico de Toledo. Sem frescuras mas com conforto e limpeza irrepreensíveis.

toledo-espanha-onde-comerPertence a um dos restaurantes mais conhecidos de Toledo, o Restaurante Palacios. É bastante conveniente e recomendável: jantámos lá e podemos afiançar que a comida é boa e saborosa, feita na hora, tem um ambiente familiar e os preços são muito razoáveis.

Os hotéis mais procurados em Toledo são:

  • Hotel Santa Isabel, pela localização central e o terraço com vistas para a Catedral,
  • Abacería, apesar de estar fora do centro, tem estacionamento gratuito, quartos espaçosos e vistas privilegiadas de Toledo,
  • Eurostars Toledo, a 7 minutos de carro do centro histórico é um hotel a estar atento quando tem campanhas de desconto, os preços ficam mesmo atrativos para um 4 estrelas.

Apresentamos ainda outras sugestões de hotéis em Toledo. Dentre os mais bem cotados, escolhemos os que nos parecem ter a melhor relação qualidade-preço.

O Hotel Sercotel Alfonso VI é um hotel tradicional situado no centro histórico de Toledo, em frente ao palácio do Alcázar. A Catedral de Toledo fica a cerca de 300 metros. Os quartos climatizados apresentam vistas sobre a cidade. Um hotel com ótima relação qualidade-preço atendendo à localização central, ao conforto e ao serviço.

Também com muito boa relação qualidade-preco, o Entre Dos Aguas Hotel Boutique, outrora casa do guitarrista espanhol Paco de Lucia, está situado na zona do centro da cidade de Toledo, em frente ao Convento de Santo Domingo. Instalações fantásticas e excelente terraço.

Os preços económicos do Hotel Domus Plaza Zocodover, a localização na praça Zocodover e os modernos quartos, climatizados, com Wi-Fi gratuito e televisões de ecrã plano, são as grandes vantagens deste alojamento. Quartos muito confortáveis e funcionários muito prestáveis.

Situado no centro histórico de Toledo, no velho bairro judeu da cidade, o Hotel San Juan de los Reyes é um boutique hotel que ocupa um encantador moinho antigo com uma fachada neomudéjar datada do século XIX.

Com um bom nível de luxo, situado num edifício histórico na Plaza de Zocodover (praça), o Hotel Boutique Adolfo disponibiliza acesso Wi-Fi gratuito, serviços de concierge e um balcão de turismo. Localização, atendimento e conforto excelentes.

Clique para ver mais opções de alojamento em Toledo

O melhor de Toledo num roteiro de 1 dia 

roteiro-toledo-1-diaEm termos de tamanho, o centro histórico de Toledo é pequeno. É possível caminhar de um lado ao outro numa questão de minutos. Apesar disso, o número de atrações turísticas dentro de muralhas é tão grande que mesmo um dia inteiro bem aproveitadinho vai saber a pouco.

Por isso, traçamos um roteiro de 1 dia em Toledo com os melhores pontos de interesse turístico, que facilmente pode transformar num roteiro de 2 dias,  para que não perca pitada do melhor que a cidade espanhola tem para oferecer.

Puente de Alcántara

À chegada será logo brindado com alguns dos mais emblemáticos pontos de interesse da cidade. Para começar o seu dia em beleza, a medieva Puente de Alcántara permite atravessar o fosso natural que o rio Tejo criou ao rodear o monte onde Toledo se ergue.

As “puertas” de Toledo

Puerta del Cambrón

Chegar ao centro histórico implica atravessar as sólidas muralhas medievais e isso só é possível através duma das suas “puertas” medievais que resistem magnificamente intactas. A mais bela será certamente a Puerta de Bisagra. Mas entre esta e a Puerta de Alcántara, fará certamente a sua entrada triunfal.

Dica VagaMundos: Se optar pela Porta de Alcántara, terá a subida de acesso mais rápido ao Alcazar.
Puerta del Sol. O medalhão acima do arco do portão retrata a ordenação de Santo Ildefonso, o santo padroeiro de Toledo.

As “puertas” não se ficam por aqui. A Puerta de Bisagra Vieja (hoje, Puerta de Alfonso VI) do século X, tem uma “gémea” na Puerta del Vado, curiosamente descoberta recentemente no subsolo de Toledo. Ameias e merlões decoram a bela Puerta del Sol do século XIV, logo seguida pela singela e despojada Puerta de Alarcones. Estas são as da linha da frente, muitas mais o esperam neste seu roteiro de Toledo.

Escadas rolantes de Toledo

Uma das melhores coisas construídas em Toledo foram as suas escadas rolantes. As escadas rolantes do Paseo de Racaredo ou as mais recentes escadas rolantes de Safont permitem um acesso confortável ao centro histórico de Toledo no cimo da colina. Sem canseiras e com muito menos carros.

Puerta de Bisagra

visitar-toledo-1-dia
Puerta de Bisagra

Mas a nossa sugestão neste roteiro de Toledo, começa na Puerta de Bisagra, facilmente identificável pelos seus torreões circulares. Deambulando pelas ruas vai poder apreciar a fachada de belíssimos edifícios em pedra, um traço característico da arquitetura de Toledo com visível influência mudéjar, renascentista, neo-clássica, entre outras.

Iglesia de Santiago del Arrabal

Passamos pela Iglesia de Santiago del Arrabal, um dos melhores exemplares de arquitetura mudéjar toledano, com as suas três absides circulares. Uma pequena curiosidade sobre esta igreja construída num antigo bairro islâmico nos arrabaldes (daí o nome) de Toledo: a sua existência deve-se ao mecenato dum monarca português, o nosso Rei D. Sancho II.

Mezquita del Cristo de la Luz

Continuamos a subir, passamos debaixo da Puerta de Valmardón (nome original islâmico Bab al-Mardum, é uma das mais antigas da cidade) e seguimos até à magnífica Mezquita del Cristo de la Luz. Data do ano 999 e permanece intacta desde a sua edificação. A sua consagração à adoração cristã no século XII prende-se com lendas bem interessantes.

Plaza Zocodover

Continuando pela Calle Cristo de la Luz e fletindo à esquerda pela Calle Sillería, chegamos à histórica praça Zocodover. O seu nome de origem islâmica refletia o maior mercado de “bestas de carga” aqui realizado. Continuou a cumprir a sua função comercial durante séculos tornando-se no centro nevrálgico sócio-económico de Toledo. Por ordem real, Zocodover recebia uma feira franca semanal, por isso “el Martes” para os toledanos significa muito mais do que um dia da semana. Desde que saiu de Zocodover, “el Martes” teve muitos poisos estando agora no Paseo de Merchán o la Vega. Ponto de encontro dos toledanos desde sempre, foi arena de touros e palco de cucañas (jogo do pau de sebo), mas também tem memórias negras como os autos-de-fé da Inquisição e praça de execuções.

Alcazar de Toledo

Seguimos neste roteiro de Toledo para um monumento imperdível. Daqui ao monumental Alcazar são uns passitos. O Alcazar de Toledo é a imensa e imponente fortificação que marca o horizonte de Toledo assim que nos aproximamos da cidade. Bem no ponto mais alto da cidade, ergue-se incrivelmente belo e altivo.

visitar-toledo-roteiro1-diaO Alcazar foi reaberto ao público e acolhe atualmente um grande museu que conta a história militar da Espanha. Não são apenas as exposições e artefactos do museu que valem a pena ver. O Alcazar em si é absolutamente deslumbrante. Situado num antigo palácio romano, passou por inúmeras reconstruções, a mais recente das quais em estilo renascentista com o propósito de servir de residência do Imperador Carlos V. É um marco simbólico da guerra civil espanhola.

Reserve tempo se quiser visitar o interior pois o complexo é enorme e inclui museu, jardins e a Biblioteca de Castilla-la-Mancha. Não perca o miradouro para ter uma verdadeira ideia da localização privilegiada de Toledo, circundada pelo rio Tejo. Mesmo em frente, do outro lado do rio, verá a Academia De Infantería com o Castelo de San Servando num cume à esquerda.

Dica VagaMundos: para a melhor vista do skyline da cidade de Toledo, nada se compara ao Mirador del Valle, na outra margem do rio Tejo. Está apenas a 3 km de distância, mas exige esforço e calçado confortável para a caminhada. Considere a curta viagem de carro, ou até mesmo um táxi para desfrutar desta vista magnífica, melhor ao fim do dia. Se não estiver para caminhadas, a Puente de Arzaquiel é uma boa opção.

Catedral de Toledo

Continuamos até à Plaza del Ayuntamiento rodeada de monumentalidade. Para além do palácio do Ayuntamiento (Câmara Municipal) e do Palacio Arzobispal, prepare-se para ver aquela que é a mais monumental e grandiosa igreja. Falamos obviamente da Catedral de Santa María de Toledo.

Uma das melhores catedrais da Europa, “La Primada” é obrigatória em qualquer roteiro de Toledo. Em estilo gótico, é um dos melhores exemplares arquitetónicos do género construídos em Espanha no século XIII, inspirada na Catedral de Burges na França. A fachada principal tem um pórtico ricamente ornamentado com três portas: Puerta del Perdón, Puerta del Juicio Final, Puerta del Infierno.

O interior tão grandioso, rico e vasto é de deixar qualquer um de queixo caído. Tem um dos altares góticos mais belos e famosos do mundo, El Transparente. Pedra, madeira e ferro forjado luxuosamente trabalhados, como obras-mestras da escultura, dividem a nossa atenção com os mais de setecentos vitrais que filtram a luz para o interior. A sacristia guarda um “pequeno” tesouro de obras de grandes mestres: Rubens, Ticiano, Goya, Velázquez, Caravaggio, Bellini e nada menos do que 18 obras de El Greco. Os magníficos claustros revelam a influência islâmica com detalhes de estilo mudéjar. Sabia que o rei português D. Sancho II está sepultado na Catedral de Toledo?

Iglesia de los Jesuitas

O próximo marco deste roteiro de Toledo leva-nos ao maior templo barroco da cidade. A Iglesia de los Jesuitas como é conhecida, está dedicada a Santo Ildefonso, santo padroeiro da cidade que se crê ter aqui nascido. O exterior geométrico contrasta com a alvura interior. Paredes brancas, uma mão cheia de belíssimas capelas e uma cúpula elevada acolhem obras mestras de arte sacra. Devido à sua localização, as suas torres são das mais altas de Toledo. O que as torna num dos melhores miradouros com vistas panorâmicas inesquecíveis do centro medieval de Toledo e até onde a vista alcance ao redor.

Iglesia de Santo Tomé

É verdade, Toledo está pejada de igrejas e capelas. Muitas delas foram construídas no lugar de antigas mesquitas. É o caso da desaparecida mesquita do século IX que deu lugar à Iglesia de Santo Tomé, do século XIV, cujo minarete foi transformado em torre sineira em estilo mudéjar com incrustações de cerâmica vidrada. Mas o verdadeiro atrativo é um valioso tesouro artístico, a famosíssima pintura de El Greco, O Enterro do Conde de Orgaz.

Sinagoga Santa María La Blanca

Adentramo-nos agora na La Judería, o antigo bairro da comunidade judaica que moldou também a face de Toledo. Aqui encontramos o Museu del Greco, com o maior acervo de obras do pintor grego que se tornou toledano de coração.

Dentre as sinagogas dignas de destaque, temos a Sinagoga del Tránsito que acolhe atualmente o Museu Sefardita, e a Sinagoga de Santa María la Blanca.

O exterior despido e austero não faz adivinhar a beleza interior. Reflete todo um estilo mourisco e é o exemplar máximo de como Toledo, enquanto cidade multicultural, conseguia harmonizar a convivência entre as três culturas que mais marcas deixaram de herança.

Monasterio de San Juan de los Reyes

Prometemos que este é o último templo religioso a que o levamos neste roteiro de Toledo. Considerado um dos pontos de interesse imperdíveis a visitar em Toledo, o Monasterio de San Juan de los Reyes é um modelo de arquitetura do gótico isabelino. O templo destaca-se dos demais, e até da própria cidade pela tonalidade. É que os tons ocres que nos têm acompanhado até aqui, desaparecem nas paredes de granito deste mosteiro. Sob o mecenato dos Reis Católicos de Espanha, principalmente da Rainha Isabel, a Católica, o mosteiro conta com uma magnífica igreja e claustros de riquíssimo valor arquitetónico.

Admire a arquitetura gótica ornamentada da nave alongada com trinta metros de altura e das duas câmaras laterais. A entrada na igreja é gratuita e permite admirar uma autêntica obra-prima. Os belíssimos claustros de dois pisos, com tetos em madeira de estilo mudéjar e janelões góticos, são também visitáveis mas mediante pagamento. As correntes presas no exterior suscitaram-lhe curiosidade? Simbolizam os castelhanos libertados dos grilhões aquando da reconquista de Málaga e Baeza.

Puente de San Martín

Termine o seu roteiro de Toledo com uma vista privilegiada sobre o Rio Tejo. A Puente de San Martín é uma ponte medieval fortificada construída para responder à necessidade de acesso a Toledo pelo lado oeste.

À data da sua construção, era um autêntica proeza de engenharia pois, dos seus cinco arcos, um tinha um vão de 40 metros, único na Europa.

Dica VagaMundos: as formações rochosas das margens do rio Tejo apresentam um manancial de desafios para os escaladores. Prepare o zoom da máquina fotográfica para captar fotos radicais, onde os escaladores são como formiguinhas nas paredes verticais de granito.

Museo de Santa Cruz

roteiro-toledo-1-dia
Puerta de la Sangre

No regresso, passe pelo Museo de Santa Cruz, a leste da praça Zocodover passando pela Puerta de la Sangre. Já agora, aproveite para prestar homenagem a Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote. Voltando ao museu… Antigo hospital de acolhimento de órfãos, merece uma “mirada” por causa do rico portal plateresco. O espaço alberga um riquíssimo acervo arqueológico das culturas romana, visigótica, árabe e mudéjar, uma secção de belas-artes toledanas e outra dedicada ao artesanato e costumes da região.

Toledo em 2 dias

Acredite que este roteiro está longe de contemplar tudo o que Toledo tem para oferecer. Ainda assim, bastam os que mereceram destaque neste artigo para conseguir 2 dias de roteiro em Toledo bem preenchidos. Aprecie as fachadas, atreva-se a contemplar os interiores e verá como o tempo foge.

Numa cidade tão antiga e importante, cada recanto, edifício e rua tem estórias para contar. É uma terra de muitas lendas. Tem segredos escondidos em cada esquina e apetece correr cada ruela para o desvendar.

visitar-toledo-roteiroNão mencionamos que tem um mundo labiríntico subterrâneo que guarda segredos seculares como cisternas, La Cueva de Hércules ou o Pozo de los Deseos, e outros por explorar que nem passam pela imaginação de ninguém.

À noite, Toledo torna-se ainda mais mágica. Tem uma aura de mistério e enigma que nos atrai como um magneto. Luz como ouro. Enfeitiça como uma paixão. Não passar uma noite em Toledo, é perder uma parte substancial do seu encanto

Onde comer?

A saborosa gastronomia aliada aos bons vinhos da região, são um prazer que não pode deixar de ter ao visitar Toledo. Experimente o cocido, um guisado de grão, carcamusas, o prato típico de Toledo de porco guisado em molho de tomate, ou os famosos pratos de caça, perdiz ou veado são favoritos.

Temos que destacar o “pan” de Toledo. Dificilmente vai resistir ao mazapan de Toledo, uma delícia de acuçar e amêndoa (muito parecido com o nosso doce fino algarvio) que evitou a fome em tempos difíceis, diz a lenda. É um delicioso souvenir, ideal como companhia das doces memórias desta nobre e majestosa cidade.

A Calle Alfileritos é um dos spots com mais oferta de bares e restaurantes onde acorrem tanto turistas como locais. Na zona da Catedral também encontra muitas soluções, no entanto, alguns restaurantes poderão mais caros. . Perto da Igreja de Santo Tomé também encontra menus interessantes em alguns estabelecimentos de restauração.

A nossa sugestão: Taberna El Botero, perto da Catedral.

Mapa de Toledo: principais pontos de interesse


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro de Toledo em 1 dia.

Outros artigos de Espanha 

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.