Torre de Moncorvo, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer

Torre de Moncorvo, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer

Visitar Torre de Moncorvo vai brindá-lo com algumas das paisagens mais arrebatadoras do Douro Superior. A localização ímpar deste concelho de Trás-os-Montes permite desfrutar, quase em simultâneo, de maravilhosas vistas sobre o Vale do Douro, bordado de vinhas e amendoeiras, e sobre os Lagos do Sabor, três gigantescos lagos de águas cintilantes ligados entre si por escarpadas gargantas. Às belezas naturais de Torre de Moncorvo soma-se um riquíssimo património histórico, encantadoras aldeias e uma gastronomia de babar.

Torre de Moncorvo, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer

Neste artigo encontra o que não pode deixar de ver e fazer quando visitar Torre de Moncorvo, miradouros imperdíveis nos Lagos do Sabor e Douro Superior, trilhos e percursos pedestres, praias fluviais e cascatas, os melhores hotéis onde ficar, restaurantes onde comer e um mapa interativo para aproveitar ao máximo a sua escapadinha ou férias em Torre de Moncorvo.

Torre de Moncorvo, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer

Onde fica Torre de Moncorvo?

Torre de Moncorvo, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerTorre de Moncorvo é uma vila portuguesa do distrito de Bragança, na antiga província de Trás-os-Montes e Alto Douro, no Norte de Portugal. Sede de município, a vila de Torre de Moncorvo dista 95 km de Bragança, 180 km do Porto e 400 km de Lisboa.

Quando visitar Torre de Moncorvo?

Torre de Moncorvo, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Fraga do Cão

A melhor época para visitar Torre de Moncorvo é entre abril e outubro, quando o sol consegue finalmente quebrar o rigor do inverno. Contudo, as nossas estações favoritas são a primavera e o outono porque o verão, apesar de curto, é muito quente.

Na primavera, desabrocham as flores silvestres ampliando beleza à paisagem. Particularmente, em fevereiro e março, quando ocorre o espetáculo de matizes brancos e rosados das Amendoeiras em Flor.

Torre de Moncorvo, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Amendoeira em Flor

Já no outono a paisagem reveste-se de apaixonantes tons amarelados, acobreados e avermelhados. A natureza “tece” fofos tapetes de folhagem multicolorida, onde até apetece rebolar.

Claro que se a sua ideia for ir aproveitar as piscinas naturais e praias fluviais do concelho de Torre de Moncorvo, nada supera o verão, altura em que o rio Douro e os Lagos do Sabor se transformam em autênticos parques de diversão para os amantes de desportos náuticos. O reverso da medalha é que os dias tendem a ser mesmo muito quentes, como tal, menos propícios para caminhadas e para desfrutar dos fantásticos miradouros de Torre de Moncorvo.

Torre de Moncorvo, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Praia Fluvial da Foz do Rio Sabor

No inverno, sobretudo entre dezembro e fevereiro, os dias tendem a ser gélidos, logo, menos propícios às atividades de natureza. Mas são igualmente bons para explorar o vastíssimo património histórico-cultural e deliciar-se com a deliciosa gastronomia de Torre de Moncorvo.

Torre de Moncorvo, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Porta da Vila e Capela de Nossa Senhora dos Remédios

As festividades de maior relevo do concelho de Torre de Moncorvo são as seguintes:

  • Amendoeiras em Flor – março
  • Feira Medieval – abril
  • Festival do Solstício – junho (marca o início do verão)
  • Carviçais Rock – julho (um dos festivais de verão mais emblemáticos do Douro Superior)
  • Vinho & Sabor Douro – setembro
  • Festas da Boa Nova – dezembro

Onde ficar a dormir em Torre de Moncorvo? Sugestões de alojamento

Com o tanto que há para ver e fazer, aconselhamos vivamente ficar a dormir em Torre de Moncorvo pelo menos uma noite. Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos onde ficar numa escapadinha a Torre de Moncorvo – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço da região.

Quinta da Terrincha

Entre o Rio Douro e uma serra de penedos crescem vastos vinhedos que enquadram a casa-mãe, a piscina exterior e as villas da Quinta da Terrincha numa paisagem sublime. Às villas totalmente equipadas não lhes falta nada para uma estada, curta ou longa, a dois ou em família. Nem uma lareira para aquele aconchego do lar em puro luxo.

Olhares do Douro

Situado na Foz do Sabor, a casa de campo Olhares do Douro goza de vistas sublimes para o cenário onde Douro e Sabor se encontram. Há opção de reservar os quartos privados com casa-de-banho privativa ou a casa toda para oito pessoas. O pequeno-almoço é excecional, servido com mimo e simpatia desarmante e produtos típicos da zona.

Bela Vista Silo Housing

O Bela Vista Silo Housing é um espaço, ousamos dizer, terapêutico. Isolado do mundo o suficiente para desligarmos a ficha. Atrai pela experiência de dormir num silo de cereais convertido em moderna acomodação. Além disso, há um pequeno-almoço servido no quarto que só apetece repetir e uma piscina biológica inserida num espaço envolvente delicioso.

Clique para ver mais opções de alojamento em Torre de Moncorvo

O que ver e fazer em Torre de Moncorvo: locais a visitar e experiências a não perder

Torre de Moncorvo, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerA vila medieval de Torre de Moncorvo fica idilicamente encaixada entre a Serra do Reboredo e o Vale da Vilariça. Para desvendar os seus segredos, nada como percorrer a pé o cativante centro histórico e núcleo medieval, pejado de sumptuosos solares. Não deixe de visitar uma das lojas de venda de produtos regionais e de confeção da famosa Amêndoa Coberta de Moncorvo, recentemente galardoada como uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal.

Os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências que não pode perder em Torre de Moncorvo são as seguintes:

  • Igreja Matriz de Torre de Moncorvo: o ex-libris da vila é o maior templo religioso de Trás-os-Montes;
  • Edifício da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo;
  • Ruínas do Castelo de Torre de Moncorvo;
  • Castelo (Porta da Traição);
  • Porta da Vila e Capela de Nossa Senhora dos Remédios assente sobre a única porta sobrevivente da cerca medieval de Torre de Moncorvo;
  • Igreja da Misericórdia, onde no interior, pode visitar o Museu de Arte Sacra de Torre de Moncorvo;
  • Casa da Roda dos Expostos, uma instituição criada no século XVIII para acolhimento de crianças rejeitadas ou órfãs;
  • Capela de Nossa Senhora dos Prazeres;
  • Capela do Espírito Santo e Antigo Hospital;
  • Museu do Ferro onde pode conhecer o enorme património arqueológico e industrial do concelho de Torre de Moncorvo, com destaque para a exploração do ferro;
  • Praça Francisco Meireles com o seu grandioso Chafariz Filipino;
  • Largo General Claudino onde encontra várias esplanadas;
  • Provar as deliciosas Amêndoas Cobertas de Moncorvo.
Torre de Moncorvo, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Igreja Matriz de Torre de Moncorvo

O que visitar no concelho de Torre de Moncorvo? Passeios perto de Torre de Moncorvo

Torre de Moncorvo, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerAgora, pegue no carro e desfie o novelo de estradas que vão conduzi-l@ por alguns dos lugares imperdíveis a visitar perto de Torre de Moncorvo. Avisamos de antemão que temos sugestões para uma semana de férias! Portanto, para escapadinha de fim de semana, prolongado de preferência, terá que fazer escolhas para desenhar o seu roteiro para visitar Torre de Moncorvo conforme os seus gostos e a proximidade dos pontos de interesse. Damos-lhe pano para mangas, ou seja, tem aqui matéria-prima para visitar Torre de Moncorvo em uma, duas ou três escapadinhas.

Serra do Reboredo

Miradouro da Fraga do Facho

Quer ir desfrutar das melhores vistas sobre a vila de Torre de Moncorvo e arredores? Então suba à Serra do Reboredo e vá até ao Miradouro da Fraga do Facho, onde até vai encontrar uma instagramável estrutura de ferro para o ajudar a enquadrar a paisagem.

Dica VagaMundos: se gostar de uma boa caminhada na natureza, pode aceder ao Miradouro da Fraga do Facho percorrendo o trilho Rota do Lobo (PR1 de Torre de Moncorvo), um rasgadinho percurso pedestre circular de 13 km, que arranca da Capela de São João Batista e Nossa Senhora de Fátima. Vale bem a pena!

Miradouro da Fraga do Cão

Na Serra do Reboredo poderá ainda visitar o Miradouro da Fraga do Cão, marcado pela curiosa formação rochosa em forma de cão. Do miradouro será brindado com uma esmagadora paisagem sobre o rio Douro e terras de Vila Nova de Foz Côa. Imperdível num roteiro para visitar Torre de Moncorvo!

Dica VagaMundos: tenha em atenção que a estrada de acesso a ambos os miradouros é muito má sendo recomendável ir de 4×4 ou pelo menos com um carro robusto. Clique para mais informações sobre como ir ao Miradouro da Fraga do Facho e Fraga do Cão.

Aldeia de Urros e Miradouro da Senhora do Castelo

Torre de Moncorvo, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Miradouro da Senhora do Castelo

O Miradouro da Senhora do Castelo está longe de ser um dos miradouros mais sonantes de Torre de Moncorvo mas, em nossa opinião, é merecedor de visita. O miradouro fica localizado a um par de quilómetros da aldeia de Urros, bem no cume de um empinado monte onde outrora existiu um povoado fortificado. Para além de poder usufruir de arrebatadoras vistas panorâmicas sobre o rio Douro pode ainda visitar a capelinha da Nossa Senhora do Castelo e o Buraco dos Mouros (uma pequena gruta).

Torre de Moncorvo, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Igreja de Santo Apolinário

Aproveite a viagem e visite também a castiça aldeia de Urros, na qual destacamos a Igreja de Santo Apolinário, o seu lindo Cruzeiro, e a altaneira Igreja Matriz. Esta última não tanto pela beleza do templo mas sim pelas maravilhosas vistas. Se for na altura das amendoeiras em flor, vai ficar embasbacado!

Aldeia de Mós

Apesar de presentemente ser uma aldeia, Mós foi outrora uma importante vila tendo recebido foral das mãos do Rei D. Afonso Henriques em 1162. A sua importância no período medieval encontra-se bem refletida no seu património histórico do qual destacamos a sua Igreja Matriz, o Pelourinho, a Fonte Românica, a Casa da Antiga Câmara Municipal e Cadeia, o Castelo Medieval de Mós (do qual só já restam ruínas) e a Calçada Medieval de Mós, um caminho serpenteante de cerca de 700 metros que em antigamente fazia a ligação de Mós a Freixo de Espada à Cinta.

A dois passos da aldeia de Mós, junto ao Santuário de Santa Bárbara, irá encontrar ainda um miradouro com uma vista maravilhosa sobre o vale da ribeira de Mós e as montanhas em redor.

Miradouro de Santa Bárbara

Centro de Interpretação Ambiental e Reabilitação Animal de Felgar

Sobretudo se viajar com crianças, não deixe de incluir no seu roteiro para visitar Torre de Moncorvo, uma visita ao Centro de Interpretação Ambiental e Reabilitação Animal de Felgar (CIARA), onde pode experimentar um simulador de voo ímpar em Portugal: sobrevoar os Lagos do Sabor na pele de um Grifo ou de uma Águia-de-Bonelli. Pode marcar a sua visita através do e-mail: ambaixosabor@gmail.com

Aproveite e visite também o rico património religioso de Felgar, do qual destacamos a sua Igreja Matriz, a Capela de Santa Bárbara e o Santuário de Nossa Senhora do Amparo.

Lagos do Sabor: Melhores Miradouros e Baloiços de Torre de Moncorvo

Torre de Moncorvo, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Baloiço e Miradouro de São Lourenço

Um roteiro para visitar Torre de Moncorvo tem forçosamente de incluir uma visita aos Lagos do Sabor. A construção da Barragem do Baixo Sabor domou o rio Sabor, o último rio selvagem de Portugal. Esta obra da engenharia humana criou três gigantescos lagos de águas cintilantes ligados entre si por escarpadas gargantas: o Lago de Cilhades, o Lago do Medal e o Lago dos Santuários.

Torre de Moncorvo, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Miradouro da Póvoa

Imagine um mar de ondulantes montes e agrestes serras, recortado por um imenso espelho de água, que se funde com o azul do céu e fica com uma ideia do que @ espera. Para que possa desfrutar deste deslumbrante quadro paisagístico, foram criados mais de duas mãos cheias de fantásticos miradouros em Torre de Moncorvo. A estes somam-se alguns cénicos baloiços para que logre regressar à infância com as maravilhosas paisagens naturais de Torre de Moncorvo como pano de fundo.

Torre de Moncorvo, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Baloiço do Sobreiro

Abaixo encontra uma lista com os nossos Miradouros e Baloiços de Torre de Moncorvo favoritos. Prometemos que, em todos eles, será brindado com paisagens de tirar o fôlego e que as fotografias da sua exploração vão fazer um enorme furor no seu Instagram!

  • Baloiço e Miradouro de São Lourenço
  • Miradouro da Póvoa
  • Miradouro de São Gregório
  • Miradouro do Vale do Sabor
  • Miradouro do Talegre e Baloiço do Sobreiro
para informações detalhadas sobre cada um dos miradouros consulte o nosso guia para visitar os melhores miradouros de Torre de Moncorvo (clique para ler). Para além de uma breve descrição e dicas para visitar todos os baloiços e miradouros de Torre de Moncorvo vai também encontrar um mapa interativo com a sua localização exata.

Praias Fluviais, Lagoas e Cascatas de Torre de Moncorvo

Praia Fluvial da Foz do Rio Sabor – Torre de Moncorvo

Torre de Moncorvo, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerFoz do Sabor, a última aldeia piscatória de Trás-os-Montes, é outro local de visita obrigatória numa escapadinha a Torre de Moncorvo. O grande atrativo desta pequena aldeia é, sem surpresas, a fantástica Praia Fluvial da Foz do Sabor, que fica situada no lugar em que o rio Sabor abraça o Douro. À sua espera terá um enorme lençol de água, um extenso relvado com zona arborizada, cais de embarque e um simpático bar para tomar uma refrescante bebida com vista para o rio. Se for no verão, não se esqueça do fato de banho!

Cascatas e Piscina Natural do Caldeirão

Bem pertinho da aldeia de Castedo esconde-se uma das maiores maravilhas naturais do concelho de Torre de Moncorvo: as Cascatas e Piscina Natural do Caldeirão. Neste local, a força das águas do Ribeiro Grande cavou o granito formando uma idílica piscina natural, embelezada por belas quedas de água.

Simplesmente perfeita para umas refrescantes banhocas nas escaldantes tardes de verão de Torre de Moncorvo. Contudo vai ter de suar um bocadinho, pois não existe acesso de carro. Terá mesmo de calçar as suas botas de caminhada e percorrer o trilho pedestre circular Rota do Caldeirão, que arranca junto à Capela de São Sebastião, em Castedo. O trilho tem somente 5 km de extensão e pelo caminho irá poder ver também a Eira do Concelho e as ruínas de um antigo Moinho de Água.

Trilhos e percursos pedestres de Torre de Moncorvo e Ecopista do Sabor

Torre de Moncorvo, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerSe gosta de caminhar, terá muito com que se entreter ao visitar Torre de Moncorvo. Como adeptos de trilhos e percursos pedestres que somos, já por lá somamos uma boa centena de quilómetros às pernas.

Torre de Moncorvo, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Rota do Lobo, um dos melhores trilhos de Torre de Moncorvo em plena Serra do Reboredo

Se prefere as duas rodas às botas de caminhada, também não vai de mãos a abanar pois em Torre de Moncorvo tem a excelente Ecopista do Sabor que aproveita o traçado da antiga linha ferroviária do Sabor. O percurso tem sensivelmente 34 km (quase 70 km ida e volta) e liga o Pocinho a Carviçais. Claro que a Ecopista do Sabor também pode ser percorrida a pé mas, face à sua extensão, terá de optar por fazer apenas um pequeno troço.

Ecopista do Sabor

Abaixo encontra os trilhos e percursos pedestres de Torre de Moncorvo que nos encheram as medidas:

  • PR1 TMC Rota do Lobo – 13 km Circular
  • PR8 TMC Rota do Caldeirão – 5 km Circular
  • PR14 TMC Rota das Amendoeiras – 11 km Circular
  • PR16 TMC Rota das Fragas – 10 km Circular
  • Ecopista do Sabor – 34 km Linear

Onde comer em Torre de Moncorvo? Melhores Restaurantes

Posta Mirandesa

Abaixo encontra os nossos restaurantes favoritos para degustar a deliciosa gastronomia de Torre de Moncorvo. Se regressar a casa com uns quilinhos a mais a culpa não é nossa… é da balança.

Restaurante O Lagar (Torre de Moncorvo)

O Lagar dá cartas na hora de degustar a excelsa gastronomia de Torre de Moncorvo. O espaço, que ocupa um antigo lagar de azeite, tem tanto de castiço como de acolhedor e a comida está à altura. Experimentamos o Ensopado de Javali e as Favas Guizadas com Entrecosto e estava cada uma melhor que a outra. Se passar por lá num fim-de-semana de inverno, não perca a oportunidade de experimentar o Pernil Cozido com Casulas e o Cabrito Assado no Forno. Nas sobremesas o doce de amêndoa ou a tarte de amêndoa são apostas ganhas.

Restaurante O Artur (Carviçais)

Carviçais tem o cognome de capital da Posta Mirandesa e o Artur trata-a como ninguém. Comece com uma alheira grelhada e feche com um doce de requeijão e vai para casa com um sorriso no rosto. Se quiser experimentar outra iguaria aposte no cordeiro grelhado, que também vai muito bem servido.

Restaurante Beira Rio (Foz do Sabor)

Quem diz que em Torre de Moncorvo só se come carne, é porque ainda não conhece o Beira Rio. O espaço é do mais simples que há, mas o peixe de rio grelhado ou frito sabe que nem ginjas. Aposte nas enguias ou nas migas de peixe que não se vai arrepender!

Mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar num roteiro por Torre de Moncorvo


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos principais pontos de interesse a visitar em Torre de Moncorvo.

Outros artigos de Trás-os-Montes e Alto Douro

Aldeias de Bragança | Bragança | Chaves | Douro Vinhateiro | Foz Côa | Freixo de Espada à Cinta | Lagos do Sabor | Lamego | Macedo de Cavaleiros | Miradouros de Torre de Moncorvo | Miranda do Douro | Mogadouro Montalegre | Nordeste Transmontano | Parque Natural do Douro Internacional | Parque Natural de Montesinho | Peso da Régua | Pinhão | Serra do Alvão | Turismo Rural Nordeste Transmontano | Vale do Tua | Vila Real | Vilarinho de Negrões 

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.