Visitar Viana do Castelo: roteiro com o que ver e fazer

Visitar Viana do Castelo - roteiro com o que ver e fazer

História, paisagem e cultura agraciam Viana do Castelo tornando-a numa das mais importantes cidades de Portugal.

No litoral atlântico, esta cidade portuária está a escassos 30 minutos da fronteira com a Espanha, e a menos de uma hora de viagem de duas das mais importantes e belas cidades do Norte de Portugal, o Porto e Braga. É também ponto de passagem obrigatório para todos os peregrinos que seguem rumo a Santiago de Compostela pelo Caminho da Costa.

visitar-viana-do-casteloA riqueza e diversidade da sua cultura, gastronomia e monumentos são um convite aberto para uma visita. Viana tem uma relação íntima com o Oceano Atlântico, com o rio Lima e com a montanha e na comunhão com estas três forças da Natureza construiu-se e construiu a sua história.

visitar-viana-do-casteloMuseus e núcleos museológicos arqueológicos comprovam a sua ocupação desde a Idade do Ferro, época de fundação da citânia no Monte de Santa Luzia. Monumentos religiosos, com destaque ao Templo do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecido por Santuário de Santa Luzia, são grandes mais-valias para conhecer a alma destas gentes de veia minhota.

Junte-lhes concertos, festivais, a romaria de Nossa Senhora da Agonia, atividades culturais e recreativas que ao longo do ano trazem muita animação à cidade e tem mais do que motivos para visitar.

vaiana-do-castelo-praiasE não nos esqueçamos do valor patrimonial, natural e paisagístico das suas praias do Cabedelo, da Amorosa, da Arda e de Afife, lugares privilegiado para a prática de surf, windsurf e kitesuf.

Viana do Castelo tem diversão para uma viagem de família, lugares para namorar numa escapada romântica, pérolas do património português para uma viagem cultural e grandes outdoors para quem busca aventura.

Viana do Castelo promete conquistar o coração dos visitantes. Venha conhecer o que a caracteriza, e o que de mais perene Viana tem para oferecer: uma faceta humana de afetos e simpatia, de serenidade e tradição, de satisfação e bem-estar.

Conteúdo deste Artigo

Mapa dos Principais Pontos de Interesse de Viana do Castelo

O que visitar em Viana do Castelo?

Sugerimos que planeie um roteiro turístico de 2 dias em Viana do Castelo conhecendo com calma os pontos de interesse, degustando a gastronomia local morosamente e incluindo uns passeios pelas belas praias. Se o tempo for escasso, um roteiro dum dia em Viana do Castelo é possível mas terá que fazer opções entre as atrações turísticas sugeridas.

Santa Luzia

Santa Luzia dá nome ao monte, ao santuário que todos os anos acolhe milhares de peregrinos e ao único funicular português que se orgulha de proporcionar a mais longa viagem em funicular – 650 metros em sete minutos.

O Monte de Santa Luzia gracioso e altaneiro, domina como pano de fundo de Viana do Castelo. E, se possível fosse, embeleza ainda mais a cidade. Tem uma das vistas mais deslumbrantes de Portugal, sobre a montanha, a cidade, o rio Lima, o Oceano Atlântico e o icónico Santuário de Santa Luzia.

Santuário de Santa Luzia

viana-do-castelo-santuarioAo estilo revivalista, o afamado arquiteto Miguel Ventura Terra projetou o Templo do Sagrado Coração de Jesus. O magnífico templo define-se na encosta do monte emoldurando a paisagem e enchendo a vista. O monumento mais emblemático de Viana do Castelo atrai milhares de visitantes e peregrinos que rogam pela proteção de Santa Luzia, a santa protetora dos olhos. E é bom que oiça nossas preces pois do Zimbório temos uma das vistas mais deslumbrantes do nosso país.

No museu do templo estão expostas peças em talha, imagens, azulejos, escritos e pinturas sob o mote religioso. Pode ainda descobrir peças de granito da capela primitiva original, capiteis e instrumentos usados na construção dos sucessivos templos religiosos.

Praça da República

O coração da cidade ainda bate na Praça da República, o seu centro sociocultural e político há mais de quinhentos anos. Mais que uma mera praça, é um manancial de monumentalidade. Três edifícios de enorme valor arquitetónico e histórico erguem-se a este da praça.

Falamos dos Antigos Paços do Concelho

do edifício da Misericórdia

e do elegante chafariz quinhentista que se impõe no centro.

Sabia que já foi conhecida como Campo do Forno e Praça da Rainha?

Restaurantes e bares, lojas de souvenirs e artigos regionais rodeiam a praça. Daqui ramificam-se as ruas comerciais cheias de cor, um traço característico de Viana do Castelo, que lhe permitem descobrir o quotidiano a par do enorme legado arquitetónico da cidade.

E no verão, a praça enche-se ainda mais de cor e alegria, altura em que acolhe a maior de todas e festas e romarias da região vienense, a Romaria da Nossa Senhora da Agonia.

Museu do Traje

Situado na mesma praça nobre da cidade – a Praça da República – está o Museu do Traje
O edifício Estado Novo alberga um espólio valiosíssimo duma das maiores riquezas tradicionais de Viana do Castelo e do nosso país. A originalidade e colorido das peças do traje de Viana correm mundo e são já marca de reconhecimento nacional. Ao traje à vianesa juntam-se as peças de ourivesaria da delicada filigrana de viana.

Quem não conhece o coração de Viana? Em dias de grande festa, as mulheres envergam o traje e exibem com orgulho as peças de ouro que passam de geração em geração, um retrato fiel da tradição regional. Arrecadas ou brincos de rainha nas orelhas, laças pregadas ao peito, custódias penduradas nos trancelins e fieiras de ouro.

Núcleos Museológicos de Viana do Castelo

Museu de Arte e Arqueologia: coleção de mobiliário indo-português e indo-europeu, azulejos hispano-árabes e a faiança portuguesa dos séculos XVIII e XIX, com especial relevo para a Louça da Fábrica de Darque.

Casa dos Nichos: na Rua de Viana um edifício do século XV acolhe um espólio arqueológico do concelho desde a pré-história até à formação da nacionalidade e ao aparecimento da vila de Viana.

Museu do Pão de Outeiro: na antiga escola primária ainda se ensina através duma mostra de alfaias agrícolas e do ciclo do milho que estão na base da arte da broa tradicional.

Navio Gil Eannes

Quem olha para o navio Gil Eannes ancorado, nem imagina o passado impressionante desta embarcação com mais de meio século de existência e nascida nos estaleiros navais de Viana do Castelo. Teve a missão de prestar assistência hospitalar aos homens labutavam nos bacalhoeiros da Terra Nova e da Gronelândia, mas cumpriu muito mais. Foi navio capitania, navio correio, rebocou embarcações, abriu rotas como quebra-gelos, abasteceu os nossos bacalhoeiros com mantimentos, isco, redes e combustível.

Hoje é a memória viva da dura faina em alto mar que Viana defende do esquecimento. Viana do Castelo sempre esteve intimamente ligada ao mar e a sua vocação marítima tornou-a num dos principais portos comerciais do país.

Ponte Eiffel

Assinada por Gustave Eiffel, autor da Ponte D. Maria no Porto e Da Torre Eiffel em Paris, esta ponte é como uma entrada triunfal em Viana. A ponte rodo-ferroviária de Viana do Castelo é a estrutura primordial para a travessia sobre o rio Lima e que serve a Linha do Minho e a Estrada Nacional 13.

Sé Catedral de Santa Maria Maior

A aparência sólida da Sé Catedral de Viana do Castelo salta à vista. A fachada de estilo românico ladeada por duas torres encimadas por ameias confirmam um propósito de fortificação. Nas arquivoltas do belo portal gótico estão esculpidas cenas da Paixão de Cristo e dos apóstolos.

Forte de Santiago da Barra

Também conhecido como Castelo de Viana, este é o baluarte de defesa na barra da Foz do Lima pensado para proteger uma cidade de forte comércio portuário e quase de fronteira como é Viana do Castelo. Os destaques desta fortificação pentagonal vão para a Torre da Roqueta com detalhes arquitetónicos manuelinos e para a Capela de Santiago no interior.

Praça da Liberdade

Na margem do rio Lima, antes que este encontre o Oceano Atlântico, estende-se a arejada Praça da Liberdade, muito apreciada por locais e visitantes. De arquitetura contemporânea, alberga a biblioteca municipal e espaços de lazer para todos os gostos. Aliás esta é uma das praças que chamou a atenção do mundo para Viana do Castelo, inclusivamente já chamada de “Meca da Arquitetura”.

Onde comer?

A gastronomia do distrito de Viana do Castelo é tipicamente minhota e brinda o paladar com requinte e prazer. A ligação de Viana ao mar trouxe para a cozinha alguns dos melhores pratos de peixe e marisco, como por exemplo o “carro à moda de Viana” – santola recheada.

Aqui aprecia-se uma boa bacalhoada, não fosse a cidade ter uma ligação tão forte à dura faina da pesca do bacalhau. Um bacalhau à Viana, à Gil Eannes ou à Camelo fazem as delícias de comensais. Nas carnes opte por uns rojões, um sarrabulho, um pato à moda antiga ou um cabrito à Serra d’Arga.

A broa de milho não pode faltar à mesa. A refeição rega-se com vinho verde e a escolha mais acertada é o Alvarinho. E para adoçar o dente, umas Meias Luas de Viana com recheio de amêndoa ou a acitronada Torta de Viana.

Para um snack de meio da manhã ou da tarde, a melhor bola de Berlim é de Viana. Não perca a hora da fornada das mil bolas de Berlim da Confeitaria Manuel Natário (11h e 16h). Olhe que vendem-se que nem pãezinhos quentes!

restaurantes-onde-comer-em-viana-do-castelo
Restaurantes onde comer em Viana do Castelo. Clique na imagem para aumentar.

Onde dormir?

A cidade dar-lhe-á o que tem de mais significativo e memorável: a paisagem, a história, as praias, o mar, os costumes e a gastronomia. Saiba onde dormir em Viana do Castelo com as nossas sugestões de alojamento que incluem um pouco de tudo isto.

Pensão O Laranjeira

Numa casa vianesa antiga, forrada a azulejo, fica esta guesthouse que prima pela arte de bem receber. Os quartos são cómodos, aconchegantes e limpos. Nota-se o amor com que este negócio familiar é gerido quando a decoração tem detalhes tradicionais preciosos. Preço económico, localização central, perto de tudo, e um restaurante no piso inferior que serve comida regional muito bem confecionada.

Hotel Laranjeira

A localização é perfeita, os quartos com decoração minimalista são impecáveis, os preços são económicos e a simpatia dos funcionários é com certeza uma das duas estrelas deste hotel. No Hotel Laranjeira acorde numa cama confortável depois duma noite repousante, delicie-se com um pequeno almoço continental farto e variado, dirija-se à receção para pedir dicas de visita enquanto aluga a sua bicicleta para um aprazível passeio pelo património da cidade.

Axis Viana Business & SPA Hotel

Um hotel 4 estrelas que adicionou a Viana do Castelo uma mais-valia da arquitetura contemporânea. O Axis Viana Business & SPA Hotel é um design hotel com todos os luxos e confortos dum hotel com spa, piscinas interior e exterior. Tem restaurante para refeições à la carte e um sofisticado bar com boas opções exclusivas de cocktails. As vistas sobre a montanha e o rio Lima são inspiradoras.

Hotel Fábrica do Chocolate

Se a sua perdição é o chocolate, não vai conseguir escapar às tentações do Hotel Fábrica de Chocolate. O chocolate é dominante, na decoração dos quartos, nas refeições, até no aroma que perfuma o ambiente. Com uma visita ao Museu do Chocolate incluída, é uma espécie de 2 em 1. E que tal reservar uma sessão de chocoterapia ou um workshop de culinária em que o chocolate é que manda?

Hotel Flor de Sal

Vistas maravilhosas sobre o mar convencem qualquer hóspede do Hotel Flor de Sal. Quartos espaçosos, bem como as respetivas varandas, limpos e confortáveis para uma bela noite de sono. O pequeno-almoço é delicioso e variado e no restaurante confecionam-se pratos regionais com um toque inovador. A apenas 5 minutos de carro do centro histórico de Viana, este hotel é a opção certa para quem procura panorama, tranquilidade e simpatia.

Clique para ver mais opções de Alojamento em Viana do Castelo


Outros Roteiros do norte de Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars.com. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e por norma é onde encontramos sempre os melhores preços.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente reportagem, parabéns!
    Se Deus quiser a partir do dia 23/06/19, pretendo partir de Santiago de Compostela, rumo a Lisboa pelo caminho da Costa, terei uma semana; quais cidades poderiam sugerir me? Que tipo de transporte devo usar? Tendo em vista que já terei finalizado o caminho francês a pé. Obrigado

    • Olá!
      Obrigado pelo feedback. Para além de Viana do Castelo, recomendamos que visite pelo menos o Porto, Braga, Parque Nacional do Gerês, Aveiro, Coimbra, Tomar, Óbidos e Sintra antes de chegar a Lisboa. A nível de transportes tem sempre muitos comboios (trem) e bus entre estas cidades. Pode espreitar aqui vários roteiros de cidades portuguesas: https://www.vagamundos.pt/europa/portugal/
      Bom Caminho e boa viagem por Portugal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.