Quando há lugares que sabem a mar, algo cá dentro nos puxa de imediato a visitar. Vigo é desses lugares. Vigo não aparece nas listas das melhores cidades costeiras de Espanha. Nem quer! Portanto, visitar Vigo não tem nada a ver com a eclética Barcelona de Gaudí, a milenar Cádiz, a cultural Malaga, ou a Benidorm da beach-all-day, party-all-night.
O que Vigo lhe oferece é um vislumbre duma região (ainda) genuína da Galiza, com paisagens (ainda) desconhecidas de rara beleza, uma experiência mais próxima com uma cidade de preços (ainda) acessíveis, onde o turismo de massas (ainda) não chegou.
Acima de tudo, Vigo é uma cidade confiante cujos habitantes sabem bem como apreciar a vida, principalmente depois que o sol se põe para dar lugar às luzes e néons dos muitos restaurantes e bares de tapas.
Mergulhar nesta pérola singular da Costa da Galiza, banhada pelo Oceano Atlântico e coração das Rías Baixas, deixa sempre uma memória indelével. A luz, o clima, a gastronomia, a cultura e o entorno paisagístico são razões mais do que suficientes para convencer qualquer um a visitar Vigo.
Visitar Vigo é a brilhante combinação de escapadinha citadina e escapadinha de praia: um destino adequado para os apreciadores de boa comida com sabor a mar, para os entusiastas de história e cultura e para os adoradores do sol. Encaixa nas três categorias? Então, nem hesite em visitar Vigo!
Conteúdo deste Artigo
Quando visitar?
A melhor época para visitar Vigo é entre maio e outubro, com temperaturas amenas e dias longos. Os meses mais quentes são julho, agosto e setembro. Consequentemente, são também os mais populares atraindo maior número de visitantes.
Lembre-se que o tempo na Galiza pode ser imprevisível durante todo o ano. Portanto, leve sempre um agasalho para se proteger do vento ou da chuva.
Onde ficar em Vigo? Sugestões de alojamento
Há vasta oferta de alojamento em Vigo para responder a todas as necessidades de hospedagem já que a cidade atrai visitantes de todas as idades com um leque muito variado de interesses. Sugerimos que pesquise com antecedência, leia reviews doutros hóspedes, compare preços e reserve ao melhor preço. Recomendamos que reserve uma opção com cancelamento gratuito, caso os seus planos de viagem sofram alterações. Abaixo sugerimos o nosso alojamento favorito (testado e aprovado por nós) e somamos alguns dos melhores alojamentos em Vigo, que apresentam a melhor relação qualidade-preço.
Mesmo no centro de Vigo, pertíssimo de todos os pontos de interesse a não perder na cidade, está o Hotel Puerta Gamboa. Um hotel encantador, numa casa antiga restaurada, com quartos tradicionais lindos e grandes varandas privadas. O piso de madeira polida, os tecidos de padrão florido e os WC privados com um toque de luxo moderno fazem deste hotel estilo boutique um dos que apresenta melhor relação qualidade-preço. Gerido por uma família que se empenha em fazer-nos sentir bem-vindos, ao ambiente familiar soma-se a excelente comida servida no pequeno restaurante com especialidades galegas caseiras e um serviço louvável.
Num edifício moderno com quartos repletos de estilo e muito confortáveis, o Hotel Inffinit tem uma relação qualidade-preço muito convincente. Os quartos elegantes têm janelas do chão ao teto, móveis graciosos, piso de madeira e grandes casas de banho forradas a mármore. Grandes varandas perfeitas para apreciar a vista da cidade e o pequeno almoço (excelente) é servido na requintada sala de jantar cheia de luz. Nem acredita se lhe dissermos que é um 3 estrelas!
Se procura privacidade e boa localização a preços económicos, o Hotel Pantón é imbatível. Os preços simpáticos são o aspeto mais valorizado pelos milhares de hóspedes, mas soma-se a conveniência do parque de estacionamento gratuito e dum pequeno-almoço bem servido e variado.
Gran Hotel Nagari Boutique & Spa
O Gran Hotel Nagari Boutique & Spa está localizado a 200 metros do MARCO – Museu de Arte Contemporânea de Vigo. O centro de bem-estar deste hotel de 5 estrelas oferece serviços de spa, jacuzzi, massagem e uma adorável piscina na cobertura. Bem situado para explorar a cidade velha, as praias e fazer passeios às Ilhas Cíes, mas corre o sério risco de querer passar o dia todo no hotel a ser mimado!
Hotel Pazo Los Escudos Spa & Beach
Dê um toque de nobreza à sua estadia em Vigo. Este é o privilégio dos quartos com vista-mar do Pazo Los Escudos. O hotel de luxo, perto das praias e com vistas desafogadas para o mar e para a Ría de Vigo, tem serviços de cinco estrelas a condizer com a elegante casa antiga remodelada para acolher o spa moderno, e os quartos e suites luxuosos.
O melhor de Vigo num roteiro de 2 dias
A cidade mais conhecida da Galiza é Santiago de Compostela, o ponto final da famosa peregrinação do Caminho de Santiago. Contudo, a maior cidade da província espanhola da Galiza é cidade portuária de Vigo. Embora possa parecer banal e desinteressante, tem alguns encantos surpreendentes. Entre eles contam-se as imperdíveis Ilhas Cíes, a praia de Samil, o Parque do Monte do Castro e o Casco Vello.
Sob a fachada pardacenta bate o coração de uma das cidades mais enérgicas e vanguardistas da Espanha. Para poder usufruir de Vigo e da sua atmosfera única, nada melhor do que explorar a cidade a pé.
Roteiro para visitar Vigo: 1º dia
A nossa proposta de começo do seu roteiro para visitar Vigo é na alturas. Nenhum lugar melhor para se orientar na cidade do que do seu melhor miradouro, logo, um dos lugares favoritos dos vigueses.
Suba ao Parque do Monte d’O Castro para uma viagem ao passado. Sem dúvida que a melhor introdução à cidade e às suas paisagens épicas é a partir dos muros defensivos da fortaleza de granito do Castelo do Castro (século XVII). A sul do Casco Vello, este parque verdejante é um lugar magnífico para relaxar, principalmente, quando o sol se põe no horizonte sob o oceano e atrás das Islas Cíes.
Mas as vistas panorâmicas não se ficam por aí. O estuário da Ría de Vigo, o porto, o bairro histórico e as paisagens verdejantes das montanhas da Galiza, todos fazem parte do show. Espreite ainda o Castro de Vigo, um tesouro com mais de dois mil anos escondido datado do século III a.C., com as casas circulares de telhado de colmo parcialmente reconstruídas.
Viva o melhor de Vigo calcorreando as ruelas sinuosas do Casco Vello por entre edifícios antigos e as suas cativantes Prazas. O bairro histórico piscatório que sempre foi a alma social, política, cultural e boémia de Vigo. Não escapou à gentrificação e é agora lar de bares, cafés e galerias muito cool.
A nossa proposta para conhecer o melhor do Casco Vello? Um passeio de cerca de dois quilómetros pela Vigo cujo passado se lê em pedras e edifícios centenários.
Vindo do Castelo, desça ao Paseo de Afonso XII, onde está o miradouro da Oliveira de Vigo, símbolo da cidade, e daí continue a descer até ao O Berbés. A parte baixa da cidade antiga, ainda conserva algumas das mais antigas edificações piscatórias com as castiças arcadas e varandas, nesta que foi outrora a praia onde os pescadores atracavam as barcas.
Suba pela rúa Real, salpicada de casas senhoriais, com destaque para a Casa de Arines ou Ceta, a mais antiga e emblemática do bairro histórico de Vigo, do século XV, na Praza de Almeida.
No final da rúa Real verá A Colexiata, a principal igreja da cidade, oficialmente a Concatedral de Santa María que em agosto acolhe as Festas de Vigo. A antecessora em estilo românico foi incendiada pelas tropas de Francis Drake, dando lugar ao atual templo neoclássico de 1816.
O atarefado e sonoro Mercado da Pedra fica praticamente ao lado e da Praza da Pedra há um miradouro que permite ter um vislumbre da Ría de Vigo, do centro comercial A Laxe e do porto de Vigo onde aportam os cruzeiros e saem os barcos para passeios recreativos, nomeadamente para as Ilhas Cíes.
Satisfaça o seu apetite por uma ostra ao natural, aberta a preceito por uma ostreira da Rúa Pescadería onde há 60 anos se aprimora a arte de servir a melhor ostra. Lembre-se que as ostreiras do mercado A Pedra estão abertas todas as manhãs.
Agora, é subir até à elegante Praza da Constitución, onde está o edifício dos antigos Paços do Concello. Siga até à Praza da Princesa para dar um olá ao Dinoseto e continue em direção à Praza Porta do Sol onde se escontra a emblemática escultura O Sereo. Ao lado do Sereo está a rua comercial mais famosa de Vigo, a Rúa do Principe, uma rua pedonal muito agradável de percorrer, mesmo para quem não vai pelas compras.
Vigo é uma espécie de centro de arte moderna, com vários museus e galerias a prova-lo. O MARCO – Museu de Arte Contemporânea, alojado na velha prisão oitocentista, atua como espaço cultural que acolhe exposições vanguardistas instigantes, que variam entre a pintura e a escultura, passando pela moda e design. A aposta é mostrar as obras avant-garde de talentos locais amadores a par dos artistas conhecidos.
Em Vigo tudo gira à volta do mar. Naturalmente que fazia todo o sentido a cidade dedicar-lhe um museu temático, o Museo do Mar, onde se estuda esta longa relação homem-mar, um espaço onde a rainha é a Ría de Vigo, origem, força motriz e maior tesouro de Vigo.
No que a museus diz respeito, Vigo ainda tem mais oferta. No entanto destacamos o Museo Quiñones de León, uma mansão nos arredores com um acervo de artes e artefactos que contam a história de Vigo. Na linha etnográfica, o Museo Liste tem uma coleção mais completa dedicada ao tema.
Trabalhe com afinco para o bronze na Praia de Samil enquanto os miúdos constroem castelos de areia! Esta é a melhor praia duma longa faixa de praias de areal que se estendem a sudoeste da cidade. Samil fica a escassos cinco quilómetros de Vigo e fervilha de atividade o ano todo. Com três piscinas de água salgada, cafés, restaurantes, pistas de skate, parques infantis e campos de jogos, é o refúgio perfeito para toda a família.
Quer outro bom pretexto para raptar a família e levá-la a visitar Vigo? Incite os miúdos a ir conhecer o único zoo da Galiza, o VigoZoo. E já que anda por essas bandas, aproveite para lhes revelar um segredo com milhares de anos, o Dolmen de Candeán.
Roteiro para visitar Vigo: 2º dia
Para o segundo dia deste seu roteiro de Vigo terá que fazer escolhas. De seguida encontra as nossas sugestões para um dia preenchido a viver das melhores experiências que a região tem para oferecer. Nós avisámos que Vigo tinha umas surpresas escondidas!
Roteiro gastronómico
Ir a um furancho é imprescindível sempre que visitar Vigo num roteiro gastronómico. Viva uma experiência genuína de sabores nestas tabernas rurais galegas ao redor de Vigo, com ambiente familiar de convívio descontraído, onde o tempo parece ter parado. A época dos furanchos vai de fevereiro a maio, para provar o vinho jovem do ano, geralmente acompanhado de fabulosas tapas caseiras, empanadas e os melhores enchidos e produtos tradicionais de fumeiro produzidos pelos proprietários. Uma espécie de prova de vinhos nas nossas quintas do Douro Vinhateiro.
Caminhadas e trilhos pedestres pelos parques naturais de Vigo
Calce as suas botas de caminhada e preencha dias a fazer trekking pelos inúmeros percursos pedestres duma Vigo Verde repleta de maravilhas naturais, património cultural e etnográfico e vestígios arqueológicos. As rotas naturais de Vigo permitem explorar os parques florestais da cidade (Vigo tem 12), percorrer sendas fluviais e caminhos pela costa, pôr à prova os dotes de grande caminheiro nas grandes rotas (GR53 e GR58) que cruzam o território ou simplesmente passar uma tarde descontraída em família passeando pelos percursos pedestres mais curtos (a Rota Azul é a mais interessante).
Como chegar às Ilhas Cíes a partir de Vigo?
Vigo é a principal porta de entrada para as maravilhosas Ilhas Cíes, um tesouro da Ría de Vigo a que os romanos chamaram de “ilhas dos deuses”. Hoje em dia o epíteto Caribe da Galiza também lhe assenta que nem uma luva! São o destino ideal dos que querem fugir da cidade e a boa notícia é que as imaculadas paisagens naturais e praias virgens de águas cristalinas das Ilhas Cíes, coroadas pela paradisíaca Praia de Rodas, estão a apenas a 45 minutos duma viagem de barco de Vigo.
As Ilhas Ciés são a imersão perfeita em plena natureza, para picnics ociosos em praias de areia branca e caminhadas tranquilas pela floresta até aos famosos faróis de Cíes. Há poucos percursos pedestres que superem as rotas de trekking das Ilhas Cíes: natureza grandiosa, praias escondidas em enseadas, espécies de flora e fauna únicas e a emoção forte de contemplar a imensidão do Atlântico. Além disso, é um lugar excecional para praticar mergulho e, com sorte, poderá nadar rodeado de golfinhos roazes.
Obviamente que a única maneira de chegar às Ilhas Cíes é por mar. Quem deseje visitar com barco próprio, tem de pedir autorização de ancoragem. Quem não tem barco, pode fazer um passeio de ida e volta num dos ferries do porto de Vigo que fazem rotas diárias às ilhas. Há três empresas a operar os ferries para as Ilhas Cíes (Piratas de Nabia, Cruceros Rías Baixas e Mar de Ons) a partir de Vigo, Baiona e Cangas. Há ainda a opção de alugar um barco ou iate no porto de Vigo.
Independentemente da sua escolha, tem que planear tudo previamente. As Ilhas Cíes estão limitadas a apenas 1800 visitantes por dia. Portanto terá que pedir uma autorização para visitar as Ilhas Cíes com bastante antecedência para garantir uma vaga. Peça a autorização online clicando neste link oficial da Xunta de Galicia.
No planeamento da sua visita à Ilhas Cíes tenha também em conta e só existem barcos frequentes durante a época alta (que vai de Junho a Setembro). Fora da época alta só costuma haver barco ao fim de semana e na semana da Páscoa. É também importante realçar que nos meses de inverno (no caso de ser permitido a circulação, algo que nem sempre ocorre) a visita terá de ser obrigatoriamente realizada na companhia de um guia oficial.
O mesmo se aplica a quem queira fazer campismo nas Ilhas Cíes: há que pedir autorização de visita e reservar com muita antecedência a sua vaga no parque de campismo oficial, o único lugar onde se pode acampar nas Ilhas Cíes.
Como visitar as Ilhas Cíes exige planeamento e a logística pode ser laboriosa, opte por fazer esta excursão de um dia de barco a Cíes comprando o seu bilhete com antecedência através da Civitatis. Depois de escolher as suas datas e comprar o bilhete de barco, eles tratam da autorização com os dados que forneceu. Totalmente stress free!
Restaurantes onde comer
Poucas cidades portuárias se podem gabar da qualidade e variedade do peixe e marisco como Vigo. Obviamente, aqui reinam os pratos com sabor a mar e Vigo é a melhor cidade espanhola para degustar o melhor e mais fresco. Não perca especialidades de bivalves como as ostras ou o mexilhão, o polvo à galega e as paellas de peixe e marisco. A cerveja é a bebida que mais vende, mas o Albariño eleva os sabores a outro patamar.
A forte concorrência de centenas de restaurantes, marisqueras e tapas-bares aliada aos altos níveis de exigência dos clientes elevaram a qualidade da oferta, o que significa que a escolha é difícil no momento de decidir onde comer em Vigo.
O Casco Vello é a zona onde começa e acaba a noite de Vigo. Os pisos térreos destas casas antigas são lojas que já viram de tudo (literalmente, de tudo). Por aqui é certo que vai encontrar o restaurante, o tapas-bar ou a bodega que melhor se adeque ao seu apetite (e carteira). Na rúa da Pescadería não vai enganado se apostar na bodega onde vir mais vigueses. Afinal, ninguém melhor do que os locais para saber onde se come bem e bebe ainda melhor! O Porton e a Casa Vella são conhecidas pela excelência do marisco. A Taberna A Pedra agrada a gregos e troianos desde que abriu, com a Taberna A Mina a fazer-lhe concorrência acérrima.
A norte da Praza da Compostela, no bairro El Ensanche, há grande variedade de tapas-bares e restaurantes, tanto de cozinha nacional como internacional, com algumas das melhores casas especializadas em pratos típicos da gastronomia regional. Ao longo dos Xardíns das Avenidas, sobranceiro à marina, estende-se um tapete de esplanadas que se ramifica pelas ruas transversais. O Maruja Limón, detentor da única estrela Michelin de Vigo conquistada pelo chefe Rafa Centeno, é aqui uma referência gastronómica. Para carteiras mais modestas, The Othilio Bar é a nossa recomendação.
Nenhuma casa bate a fama dos restaurante Casa Marco ou do Follas Novas na zona nova mais elegante da cidade (Rosalía de Castro). Se a intenção é tapear, a escolha tem que recair no Tapas Areal.
Vigo: mapa turístico com os principais pontos de interesse
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar Vigo.
Outros artigos de Espanha
Melhores praias Sul de Espanha | Melhores praias da Galiza | Melhores Praias de Cádiz | Melhores Trilhos de Espanha | Roteiro da Andaluzia | Roteiro das Astúrias | Roteiro da Extremadura | Roteiro da Galiza | Roteiro de Maiorca | Roteiro dos Picos da Europa | Roteiro dos Pueblos Blancos | Roteiro Sierra Nevada | Roteiro Somiedo | Roteiro Tenerife | Parque Natural Arribes del Duero | Parque Natural Baixa Limia e Serra do Xurés | Ávila | Barcelona | Badajoz | Benidorm | Bilbau | Cáceres | Cádiz | Camino de Hierro | Córdoba | Gibraltar | Granada | Ilhas Cíes | Ilha de Ons | Lago de Sanabria | Lalín | Madrid | Málaga | Mérida | Ourense | Palma de Maiorca | Pontevedra | Puebla de Sanabria | Ronda | Salamanca | Santiago de Compostela | Segóvia | Sevilha | Toledo | Valência | Zamora
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Boa tarde, 🙂
Pretendo conhecer Vigo, Orense, Santiago de Compostela e Rivadavia, minhas origens!