Vila de Rei, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento

Vila de Rei, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento

Visitar Vila de Rei na sua próxima viagem ao Centro de Portugal é o desafio que lhe lançamos neste artigo. Comece a planear a sua escapadinha a uma das vilas mais típicas de Portugal com a ajuda das nossas sugestões do que visitar, onde dormir, onde comer e mapa interativo, para se orientar “no terreno” e aproveitar o seu tempo ao máximo quando for visitar Vila de Rei.

Vila de Rei, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Cascata dos Poios – Roteiro para visitar Vila de Rei

Sabemos que visitar Vila de Rei pode não ser uma prioridade nos seus planos de escapadinha ou de férias. Talvez mude de ideias quando lhe dissermos que Vila de Rei tem cenários naturais únicos e deslumbrantes, encaixados entre serras e vales guarnecidos de majestosas fragas.

Aldeia de Xisto de Água Formosa – Roteiro para visitar Vila de Rei

Tem ondulantes montes vestidos de vegetação luxuriante, pincelados de aldeias onde o tempo abranda. Tem cascatas de sonho e miradouros com paisagens de cortar a respiração. É banhada por um idílico lago azul e bafejada com praias fluviais espantosas… Bem no centro do Centro de Portugal.

Quando visitar Vila de Rei?

Devido à sua localização e características geográficas, é possível visitar Vila de Rei durante todo o ano.

Vila de Rei, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Passadiços do Penedo Furado – Roteiro para visitar Vila de Rei

Durante a primavera e outono as temperaturas são muito agradáveis para usufruir de todo o potencial deste destino de Turismo de Natureza partilhado por serra e rios. E não faltam percursos pedestres e trilhos de BTT para desfrutar desta natureza.

Se o seu objetivo é combinar a visita a Vila de Rei com um mergulho nas suas fantásticas praias fluviais, a melhor aposta é mesmo o verão. O verão é quente e seco mas a ribeira de Isna, a ribeira de Codes e o rio Zêzere travado pela Barragem de Castelo de Bode formando uma fantástica albufeira, são um bálsamo de frescura no território de Vila de Rei.

Vila de Rei, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Praia Fluvial de Fernandaires – Roteiro para visitar Vila de Rei

E mesmo no inverno, Vila de Rei goza de boas temperaturas para tirar proveito das experiências genuínas que a região lhe oferece. Se a sua visita coincidir com algum dos eventos e festividades que listamos abaixo, ainda fica a ganhar! Festas, feiras e festivais… Há um praticamente todos os meses. E se há coisa que os vilarregenses prezam, são os prazeres gastronómicos.

  • Festival do Almeirão, Azeite Novo e Pão Caseiro (último domingo de janeiro, em Borda da Ribeira)
  • Festival Folclore do Centro (em fevereiro, na Fundada)
  • Festival Gastronómico do Bacalhau e do Azeite (ao longo da semana antes da Páscoa, nos restaurantes aderentes)
  • Festival das Sopas & Petiscos (março/abril, na aldeia da Fundada)
  • Festa da Rainha Santa Isabel (3º domingo de maio, em Vila de Rei)
  • Mercado Medieval (3º domingo de maio, em Vila de Rei)
  • Rock na Vila (1º fim de semana junho, no Parque de Feiras)
  • Feira de Enchidos, Queijo e Mel (entre último fim de semana de julho e primeiro fim de semana de agosto, no Parque das Feiras)
  • Feriado Municipal (19 de Setembro, comemorações da atribuição do foral por D. Dinis em 1285)
  • Festival Gastronómico do Achigã (semana do feriado 5 de Outubro, nos restaurantes aderentes)
  • Festival dos Produtos Destilados (primeiro domingo de novembro, em Vila de Rei)
  • Quinzena do Teatro (novembro/dezembro, no Auditório Municipal)

Onde fica e como chegar a Vila de Rei?

Vila de Rei, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Centro Geodésico de Portugal – Roteiro para visitar Vila de Rei

Situada precisamente no Centro Geodésico de Portugal, a vila portuguesa de Vila de Rei pertence ao distrito de Castelo Branco, na região do Centro e sub-região do Médio Tejo. As características específicas da orografia e geografia de Vila de Rei estão bem expressas na sua paisagem, muito marcada pelos cursos de água que formam os seus limites territoriais: a norte a ribeira da Isna, a sul a ribeira de Codes e a oeste o rio Zêzere.

A forma mais rápida e prática de chegar a Vila de Rei é de carro. Os acessos rodoviários estão atualmente mais facilitados e em boas condições. Para quem vem do sul basta apanhar a autoestrada A1 e tomar a A23 em Torres Novas até Abrantes. Uma vez lá, siga pela mítica Estrada Nacional N2 até Vila de Rei. Se vem do norte apanhe a A1 e a A13, seguidas do IC8 até à Sertã, e da Sertã tome a mítica Estrada Nacional N2 até Vila de Rei.

Onde ficar a dormir em Vila de Rei? Sugestões de alojamento

Villa Boutique

O hotel Villa Boutique, no centro de Vila de Rei, apresenta uma excelente relação qualidade-preço. Os quartos, suite e estúdios são espaçosos e confortáveis, a simpatia do pessoal é exemplar, o pequeno-almoço está incluído no preço e tem estacionamento privado gratuito para os hóspedes. Não deixe de experimentar a gastronomia regional no restaurante do hotel, que há mais de 70 anos faz as delícias, tanto dos visitantes como dos locais.

Casas d’Almofala

Há “casas com alma” na tranquila Almofala, uma povoação a escassos 6 km de Vila de Rei. Casais e famílias com até 3 pequenotes encontram nas Casas d’Almofala 3 acolhedoras e modernas casas (com 1 e 2 quartos), num ambiente cómodo e familiar, totalmente equipadas, para fugir da rotina e descontrair num espaço rodeado de campo e floresta. Disponibiliza pequeno-almoço (opcional) com produtos locais e espaços comuns como jardim, piscina exterior, salão de jogos e churrasco no terraço. Pode até trazer o patudo.

Casas da Ladeira

Acomodações confortáveis em suites, ideais para casais, ou amplas villas, para famílias, com casa de banho privativa e uma televisão. As villas estão munidas de kitchenette com utensílios de cozinha, micro-ondas, frigorifico, fogão, forno chaleira e torradeira. As Casas da Ladeira ficam na pacata aldeia da Matagosa, ao lado dum braço da albufeira da Barragem Castelo de Bode e a cinco quilómetros da praia fluvial do Penedo Furado.

Clique para ver mais opções de alojamento em Vila de Rei

O que visitar em Vila de Rei?

Vila de Rei, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Albufeira de Castelo de Bode – Roteiro para visitar Vila de Rei

Os dedos das mãos já escasseiam para contar as vezes que fomos visitar Vila de Rei numa escapadinha. É verdade que quem vai visitar Vila de Rei encontra um património histórico modesto, mas os tesouros naturais são de valor incalculável. Não há um monumento de renome, mas há aldeias bucólicas que são um monumento à cultura popular. É Vila de Rei carecendo de castelo, mas há o Castro de S. Miguel, Monumento Nacional do período Neolítico, que atesta a ancestralidade da região.

Centro histórico de Vila de Rei

Vale a pena deambular pelo agradável centro histórico de Vila de Rei. Formam o seu património religioso o conjunto de capelas da Misericórdia, da Senhora da Guia (inserida num espaço verde) e da Senhora do Pranto (subir a escadaria com as 14 estacões da Via Sacra vale a pena e não é nenhum calvário).

Vila de Rei, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Igreja de Santa Maria – Roteiro para visitar Vila de Rei

Porém, o templo de maior destaque é a Igreja de Santa Maria, datada do século XVIII e antiga matriz da vila. Para a conhecer basta subir a antiga Rua Direita e pelo caminho encontra ainda:

  • o Museu do Fogo e da Resina;
  • a Casa do Capitão-Mor (construção nobre do século XVII, com brasão da família Mattos e Silva e nicho com a imagem da Rainha Santa Isabel, utilizada como quartel general à data das invasões francesas);
  • e o Museu Municipal de Vila de Rei (instalado num edifício tradicional da vila, a antiga Casa do Patronato, com uma exemplificativa coleção etnográfica.)

A Calçada da Fonte desce a vila em direção à fonte e lavadouro públicos, mesmo ao lado do Ribeiro da Vila.

Centro Geodésico de Portugal

Vila de Rei visitada, está na hora de rumar ao altaneiro Picoto da Melriça, onde se encontra o Centro Geodésico de Portugal, que assinala, com pompa e circunstância, o centro de Portugal. Aqui encontra-se também o interessante Museu da Geodesia. Do alto dos seus 600 metros é-se brindado com paisagens verdadeiramente esmagadoras. Em dias de boa visibilidade, até é possível avistar a Serra da Lousã, a Serra do Açor e a Serra da Estrela. É, literalmente, um dos pontos altos dum roteiro para visitar Vila de Rei!

Penedo Furado e Miradouro

Vila de Rei, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Vista do Miradouro do Penedo Furado

O Miradouro do Penedo Furado convida a uma demorada paragem. Observe a paisagem e veja de perto o rochedo gigante que dá nome a este cantinho mágico, um lugar imperdível a visitar em Vila de Rei.

Penedo Furado

Não deixe também de espreitar a parte de baixo do rochedo pois é lá que está “guardado” o famoso fóssil da “Bicha Pintada”, que se estima ter mais de 480 milhões de anos.

Praia Fluvial do Penedo Furado

Vila de Rei, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamentoNão foi à toa que a praia fluvial do Penedo Furado foi uma das finalistas do concurso das 7 Maravilhas de Portugal. A combinação das suas águas límpidas e cristalinas com a envolvente natural é a fórmula perfeita para um dia bem passado no meio da natureza.

A somar à beleza natural envolvente, a praia fluvial conta também com excelentes infraestruturas de apoio, como sejam um bar, chuveiros, parques de merendas com grelhadores, parque infantil e casas de banho. Ah! E a praia é vigiada durante os meses do verão. Resumindo e concluindo, na praia fluvial do Penedo Furado encontra mesmo tudo o que é preciso para desfrutar de um dia perfeito em família. Clique para saber mais sobre a praia Fluvial do Penedo Furado.

Passadiços do Penedo Furado

Vila de Rei, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamentoQuando se fala de passadiços em Vila de Rei, associamos de imediato aos Passadiços do Penedo Furado, muito populares e visitados ao longo do ano. Os Passadiços do Penedo Furado ligam a Praia Fluvial do Penedo Furado a outro dos tesouros naturais que vai querer visitar em Vila de Rei: a Cascata do Penedo Furado (ou Cascata das Fragas do Rabadão).

Vila de Rei, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamentoDa praia até à cascata são apenas 700 metros (1,4 km ida e volta), logo, o percurso não demora mais do que uns 20 minutos. Uma vez na Cascata do Penedo Furado, não se fique por aí. Parta à descoberta da outra cascata que se esconde entre os penhascos. Para mais informações leia o nosso artigo dedicado aos Passadiços do Penedo Furado.

Trilho das Cascatas de Vila de Rei

Imagine três riachos, a correr por entre majestosas fragas, formando poços e lagoas idílicas e pequenas quedas de água. Agora some-lhe duas cascatas imponentes rodeadas de luxuriante vegetação. Adicione-lhe frondosos bosques, montes bordados de urze e esteva, uma boa pitada de aventura e já fica com uma ideia do que tem à sua espera quando for percorrer o Trilho das Cascatas de Vila de Rei, um dos trilhos pedestres mais surpreendentes de Portugal.

Vila de Rei, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Cascata do Escalvadouro – Roteiro para visitar Vila de Rei

As grandes figuras de cartaz deste percurso pedestre do Médio Tejo são, sem dúvida, a Cascata do Escalvadouro e a Cascata dos Poios. Porém, os atrativos naturais do Trilho das Cascatas estão longe de se resumir a estas duas grandiosas quedas de água. Pelo caminho irá encontrar mais uma miríade de poços, lagoas e pequenas cascatas que formam um quadro natural de uma beleza desarmante. Imperdível! Clique aqui para ler todas as informações que precisa sobre o Trilho das Cascatas de Vila de Rei e para descarregar o track GPS para levar no seu smartphone.

Aldeia de Xisto de Água Formosa

Água Formosa é a única aldeia de xisto de Vila de Rei que integra a rede das Aldeias do Xisto no aglomerado Tejo-Ocreza.

Vila de Rei, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamentoIdilicamente localizada entre a Ribeira da Corga e a Ribeira da Galega, a aldeia parece tirada dum livro de fantasia. A água é um dos elementos chave desta aldeia do xisto e, desde que há memória na aldeia, faz parte da rotina diária dos que nela habitam. O próprio nome da aldeia deriva da fonte de água pura que se encontra na base de uma pequena escarpa de xisto a 200 metros do centro da aldeia.

Fonte da Aldeia de Xisto de Água Formosa – Roteiro para visitar Vila de Rei

Das tradições e edifícios ligados à utilização da força da água, destacamos as Azenhas e o Lagar da Ferrugenta, um centenário lagar de azeite movido pela água da Ribeira da Galega. Não deixe também de visitar o Forno a lenha comunitário (ainda em funcionamento) e a Eira dos Réis, onde no final do verão ainda se secam os cereais.

Praia Fluvial de Fernandaires

Vila de Rei, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamentoEsta é a nossa favorita das praias fluviais de Vila de Rei. Localizada numa baía da Albufeira de Castelo de Bode, a praia está rodeada de verdejantes serras, o que a torna verdadeiramente idílica e perfeita para desfrutar das condições perfeitas para a prática de desportos náuticos como SUP, kayak, vela, windsurf, jet ski, pesca desportiva e wakeboard. Ou simplesmente pegar num barco de borracha e fazer-se ao rio Zêzere.

Natureza não falta. Infraestruturas, também não. A Praia Fluvial de Fernandaires conta com piscina flutuante para adultos e crianças, bar com esplanada, balneários com chuveiros e estacionamento facilitado.

Dica VagaMundos: a cereja no topo do bolo de uma visita à Praia Fluvial de Fernandaires é subir ao Miradouro de Fernandaires, o nosso eagle eye viewpoint favorito de toda a Albufeira de Castelo de Bode. Imperdível!

Praia Fluvial do Pego das Cancelas

Vila de Rei, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamentoIr a banhos nas águas límpidas na Praia Fluvial do Pego das Cancelas rodeada de mata virgem parece-nos um bom plano para visitar Vila de Rei numa escapadinha, principalmente se procura um recanto não massificado. Fora da mira dos veraneantes e afastada de qualquer povoação, a Praia Fluvial do Pego das Cancelas está dotada de todas as infraestruturas para dias de puro lazer e contemplação. Dotada de bar, parque de merendas e parque de estacionamento, a estância é ainda favorável a passeios pedestres de descoberta da fauna e flora.

Ponte Romana dos Três Concelhos

Vila de Rei, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamentoE já que anda por estas bandas, aproveite para atravessar a milenar Ponte Romana dos Três Concelhos, no ponto onde convergem os concelhos de Vila de Rei, Sertã e Mação (daí o seu nome), é o encontro com o legado deixado pelos Romanos no concelho de Vila Rei. A data da sua construção original situa-se entre os séculos I e IV.

Mapa dos Principais Pontos de Interesse num roteiro para visitar Vila de Rei


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar em Vila de Rei e arredores.

Outros artigos do Centro de Portugal

Aveiro | Aldeias Históricas de PortugalBelmonte | Cascata da Cabreia | Cascata da Pedra da Ferida | Castelo de Bode | Castro Daire | CoimbraEstações Náuticas Centro de Portugal | Ferreira do ZêzereFigueira da FozFoz do Cobrão | Loriga | Passadiços do Orvalho | Passadiços das Fragas de São SimãoPenamacor | Dornes | Monsanto | Nazaré | Óbidos | Oeste de Portugal | Ourém | Praias Fluviais Centro de Portugal | Penedo Furado | PenichePiodão | Poço Negro | Seia | Serras de Aire e CandeeirosSanta Comba DãoSerra do AçorSerra da Estrela | Serra da Lousã | Tomar | Viseu

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.