Vila Real, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento

Vila Real, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento

Porque agora quer-se pouca gente e muito espaço, eis um destino “fora da caixinha”, com rico património cultural e natural. Hoje vamos visitar Vila Real. Perdão! A “Bila”! De braços e portas abertas, a cidade transmontana que concilia “tradição e futuro” recebe como poucas em Portugal.

Vila Real, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Palácio de Mateus – ponto de paragem obrigatória num roteiro para visitar Vila Real

Vila Real está longe de figurar à cabeça dos roteiros turísticos de Portugal. Até a cidade de Peso da Régua e a Vila do Pinhão são mais, digamos, badaladas que a sua própria sede de distrito. Dito isto, pode já depreender que Vila Real (distrito) é bafejada pelas sublimes paisagens férteis e rochosas do Douro Vinhateiro.

Vila Real, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamentoNa verdade, Vila Real é um cúmulo de majestosas paisagens. Abençoada pela natureza, a cidade ergue-se no topo das Escarpas do Corgo, num promontório peninsular formado pela confluência dos rios Corgo e Cabril, tendo como pano de fundo as majestosas serras do Alvão e do Marão.

Vila Real, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamentoUma das cidades mais importantes de Trás-os-Montes, Vila Real é terra de alcunhas, cognomes e epítetos. “Bila” é o nome carinhoso pelo qual os locais a tratam. Entre outros, é chamada de Corte de Trás-os-Montes e Princesa do Corgo – este revela um dos seus maiores encantos.

Vila Real, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Igreja de São Paulo – Roteiro para visitar Vila Real

Coloque um pin em Vila Real no seu mapa de “melhores escapadinhas de Portugal”. Antes de ir, saiba o que ver e fazer em Vila Real, os hotéis onde ficar e os restaurantes onde comer, os lugares imperdíveis nos arredores e siga as nossas dicas para tirar o máximo partido do seu tempo a visitar Vila Real. Bata à porta “çarrada”, que quem está lá dentro prontamente dirá: “entre quem é!”

Aproveite a sua visita a Vila Real e parta à descoberta dos outros encantos da região de Trás-os-Montes. Espreite os seguintes artigos para dicas e inspiração:

Onde fica e como chegar?

Vila Real, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamentoSede de conselho e distrito, Vila Real é uma das cidades mais importantes do Norte de Portugal, na antiga província de Trás-os-Montes e Alto Douro. A meio caminho entre Porto e Bragança, Vila Real tem uma posição central entre o litoral e o interior. O distrito de Vila Real faz fronteira com Espanha e tem como distritos vizinhos Bragança, Viseu, Porto e Braga.

A cidade está servida por excelentes acessos rodoviários e eixos que a aproximam das cidades mais importantes do país. As principais, e mais rápidas, vias de acesso são a A4 (Autoestrada Transmontana) estando Vila Real a meio termo entre Porto e Bragança, e a A24 (Autoestrada do Interior Norte) com ligação direta a Chaves, a norte, e Viseu, a sul (com ligação indireta a Coimbra via IP3).

Vila Real é ponto de passagem obrigatória da mítica Estrada Nacional N2 entre Chaves e Faro, que cruza todo o interior de Portugal, de norte a sul. Independentemente do seu ponto de partida, quando visitar Vila Real procure fazer um pequeno troço da EN2. Vai adorar a sensação de roadtrip cénica!

Distâncias e tempos de viagem (aproximados) de Vila Real desde:

Não tendo carro próprio ou alugado, a alternativa para chegar à cidade é de autocarro/ônibus. Autocarros diários diretos da Rede Expressos ligam Vila Real às principais cidades portuguesas. Não há ligação de comboio/trem.

Quando visitar?

Vila Real, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamentoA melhor época do ano para visitar Vila Real é nos meses mais quentes (maio a setembro). Dias longos, temperaturas amenas e tempo seco permitem desfrutar mais dos momentos aqui passados. Apesar do clima de Vila Real estar classificado como mediterrânico, não esqueça que está no Norte de Portugal, o que significa que as temperaturas, em média, são mais baixas e as chuvas, mais frequentes.

Vila Real, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Igreja de S. Pedro – Roteiro para visitar Vila Real

As Serras do Marão e do Alvão servem de barreira ao clima litoral, o que se traduz em invernos mais longos, temperaturas abaixo dos 0ºC ocasionalmente e possível ocorrência de neve. O verão é moderadamente quente, assistindo-se em julho e agosto a temperaturas máximas médias de 28ºC. Contudo, leve sempre um agasalho na mala porque as noites, essas não perdoam: são sempre frescas.

Vila Real, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Parque Natural do Alvão

Como destino gastronómico, nem hesite em visitar Vila Real, independentemente das estações do ano. E se dúvidas tem, saiba que Vila Real já arrecadou dois galardões: 7 Maravilhas à Mesa (onde brilham covilhetes, tripas aos molhos e a autóctone carne Maronesa) e 7 Maravilhas Doces de Portugal (com as suas Cristas de Galo).

Street Art – Roteiro para visitar Vila Real

Vila Real e as suas freguesias oferecem um calendário preenchido de eventos culturais, feiras e festas populares ao longo do ano. Tendo Santo António como orago, a cidade celebra (com afinco e durante os 30 dias de junho) os Santos Populares, sendo o feriado Municipal a 13 de Junho.

Na Festa de São Pedro, ocorre a Feira dos Pucarinhos com enfoque no artesanato regional da olaria de barro preto com jogos tradicionais curiosos, como o “jogo do panelo”.

Vila Real, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Câmara Municipal

Em dezembro, nas Festas de Santa Luzia, as raparigas “dão o pito” e os rapazes “dão a gancha”. Calma! É uma troca de doces tradicionais. Nada de safadices que a santa está de olho.

Só para nomear algumas, porque de janeiro a dezembro, estas gentes não perdoam uma. Registe também estes nomes: Rock Nordeste (música em julho), Boreal (teatro em fevereiro), Semana Académica (tudo e mais alguma coisa na última semana de abril).

Onde ficar a dormir em Vila Real? Sugestões de alojamento

A oferta de alojamento em Vila Real não é muito vasta, mas há alguns hotéis e unidades de alojamento local onde ficar a dormir em Vila Real é garantia de conforto com qualidade. Logo, recomendamos vivamente que reserve a sua estadia com o máximo de antecedência possível de forma a garantir estadia nos melhores alojamentos (e aos melhores preços).

Abaixo encontra as nossas sugestões e, nunca é demais lembrar, opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.

Hotel Miracorgo

O valor seguro de sempre é o clássico Hotel Miracorgo. Localizado no centro histórico de Vila Real tem estacionamento privado gratuito, piscina e um restaurante panorâmico com vista para o Rio Corgo. Elogiado pelo conforto dos quartos duplos e familiares, pela limpeza e pelos serviços, a tarifa inclui um pequeno almoço muito bom.

Casa Agrícola da Levada Eco Village

Numa casa histórica, amiga do ambiente e rodeada de sossego, a guesthouse Casa Agrícola da Levada Eco Village fica a 2 km de Vila Real, junto ao Rio Corgo, oferece 6 casas rústicas e 3 quartos na casa principal com decoração rústica e acolhedora. Marca pelo ambiente rural, jardins verdejantes e uma piscina exterior com vários terraços para banhos de sol.

Borralha Guest House

Em alternativa, com pequeno-almoço incluído na tarifa do quarto, pode optar pela Borralha Guest House. Quartos e suites muito confortáveis, com decoração moderna mantendo alguns elementos rústicos identitários da propriedade rural. Para sua comodidade, há piscina exterior, bar e restaurante.

Para estadias independentes ficando hospedado no centro de Vila Real, as opções com melhores classificações no booking.com são os apartamentos e casas de alojamento local. São os casos do apartamento Vila Real Loft 360º, um loft centralmente localizado e com estacionamento, tem um terraço enorme com vistas fantásticas; e do Porta 116 que oferece dois apartamentos aconchegantes (com 1 e com 2 quartos) no centro histórico da cidade numa casa antiga restaurada mantendo elementos rústicos, em rua pedonal.

Clique para ver mais opções de alojamento em Vila Real

O que visitar em Vila Real? Roteiro com o que ver e fazer

Para visitar a cidade de Vila Real como ela merece é preciso, no mínimo, um dia inteiro. Com as sugestões que lhe vamos apresentar, pode planear uma escapadinha de fim de semana ou até mesmo um fim de semana prolongado visitando Vila Real e arredores, que escondem autênticos tesouros.

Se o seu tempo de visita a Vila Real estiver contado, recomendamos que foque a sua visita no centro histórico da Avenida Carvalho Araújo e na Vila Velha.

Vila Velha

Vila Real, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Igreja de São Dinis

Se ao visitar Vila Real quiser seguir uma linha cronológica, dirija-se à Vila Velha, a Vila Real medieval onde tudo começou. Aqui se fixaram os primeiros moradores no século XIII, recebendo carta de foral em 1289 concedido pelo Rei D. Dinis. Situada num planalto rochoso a 450 metros de altitude, corre-lhe aos pés o rio Corgo, afluente do Douro, que formou um pequeno canhão de rara beleza ao escavar as Escarpas do Corgo.

Vila Real, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Escarpas do Corgo – Passadiços de Vila Real

Intramuros estão a Capela de São Brás, uma pequena ermida gótica do século XIV, e a Igreja de São Dinis, igreja paroquial do bairro antigo, a par do Museu da Vila Velha com um importante acervo arqueológico. Do Miradouro da Vila Velha, na rua de Trás-do-Cemitério, perca o olhar pelas montanhas em redor e pelo canhão rasgado pelo rio Corgo. Sobejando-lhe tempo, e ousadia, desça as Escarpas do Corgo e percorra o troço pedonal de trilhos e passadiços que acompanha o Corgo.

Vila Real Antiga

Vila Real, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Avenida Carvalho Araújo

A Avenida Carvalho Araújo é como que a sala de visitas de Vila Real. A artéria principal da Vila Real Antiga onde a “Bila” se revela bonita e aprazível. Boa para passear e para passar um bom pedaço de tempo, já que reúne o maior conjunto de pontos de interesse que compõem o rico património histórico, civil e religioso, de Vila Real.

Vila Real, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Casa do Arco, onde nasceu o navegador Diogo Cão

Entre praças airosas e uma larga avenida arborizada, percorra séculos da história de Vila Real apreciando a arquitetura marcada pelos gostos vigentes de cada época: o Palácio dos Marqueses de Vila Real ou Casa do Arco, de estilo manuelino; a casa-berço do navegador Diogo Cão (séc. XV), e a Casa dos Brocas, da família do escritor Camilo Castelo Branco, entre muitas outras casas brasonadas.

Vila Real, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Pelourinho

Hoje, visitar Vila Real é surpreender-se com as numerosas pedras de armas nas fachadas de muitos edifícios que testemunham a nobreza da cidade. Dos edifícios administrativos destacam-se os Paços do Concelho (Câmara Municipal ainda em funcionamento), o Pelourinho e o antigo Liceu.

Igrejas de Vila Real

Igreja de São Domingos – Sé

A par das numerosas festividades e celebrações devotas a santos, é na arquitetura religiosa que a cidade revela o fervor religioso e possui alguns dos seus maiores tesouros. Ao visitar Vila Real, uma paragem obrigatória é a Sé de Vila Real. Na sua origem está um mosteiro dominicano, cuja igreja dedicada a São Domingos foi mandada construir pelo rei D. João I, Mestre de Avis, em 1427, manifestamente de estilo gótico.

Igreja de São Paulo

No entanto, vários outros monumentos religiosos são dignos de registo: a Igreja da Misericórdia, quinhentista; a elegante Igreja de São Paulo ou Capela Nova (também designada Igreja dos Clérigos), um ícone da cidade com altar renascentista e cenas da vida de São Paulo e São Pedro representadas em painéis de azulejo; a altaneira Igreja do Calvário, com fachada revestida a azulejo português, com estupendas vistas sobre a cidade; e a única igreja com duas torres sineiras na cidade, e a Igreja de S. Pedro, datada de 1528, cuja mais importante remodelação lhe deu as feições de estilo barroco.

Palácio de Mateus

Uma das mansões mais elegantes da Europa está a escassos 3 km da “Bila”. Falamos do Palácio de Mateus, ponto incontornável numa visita a Vila Real por ser uma das mais notáveis joias do barroco português, cujo traçado é atribuído a Nicolau Nasoni. Sim, foi aqui que “nasceu” um dos vinhos mais afamados de Portugal, o Mateus Rosé. Marque uma visita com antecedência através da Fundação Casa de Mateus e poderá maravilhar-se com os interiores da Casa e Capela, deliciar-se com experiências de enoturismo e/ou assistir aos eventos deste que é um dos mais importantes centros culturais do Norte de Portugal.

O que ver e fazer no distrito de Vila Real (perto da cidade)?

Vila Real, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Douro Vinhateiro – imperdível num roteiro pelo distrito de Vila Real

Faça da cidade a base para descobrir outras maravilhas e visitar os tesouros perto de Vila Real. Urbana no coração, mas caracteristicamente rural, Vila Real goza do belo cenário montanhoso das Serras do Marão e do Alvão, das paisagens sublimes do Douro Vinhateiro e das maravilhas naturais da remota região de Trás-os-Montes. Pegue, então, no carro e siga as nossas sugestões para desenhar um roteiro inesquecível pelo distrito de Vila Real.

Parque Natural do Alvão

Lamas de Olo – Parque Natural do Alvão

A esmeralda mais brilhante do tesouro de Vila Real é o Parque Natural do Alvão. Vegetação luxuriante, paisagens de tirar o fôlego, rios límpidos a correr selvagens, cascatas cinematográficas, penedos de granito dum lado, fragas de xisto no outro… O Parque Natural do Alvão é um santuário de biodiversidade e a natureza dedicou-se com esmero a criar esta obra geológica.

Vila Real, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Fisgas de Ermelo – uma das maiores cascatas de Portugal
  • Visite as aldeias rurais características desta região transmontana, como Ermelo, Lamas de Olo, Barreiro, Fervença e Varzigueto.
  • Deite o olho no espelho de água formado pela Barragem Cimeira do Alvão.
  • Parta à descoberta das cascatas e poços selvagens do Rio Poio, da aldeia de Lamas de Olo, para momentos de pura adrenalina e aventuras into the wild.
  • Se gosta de uma boa caminhada, rodeado de natureza, reserve mais um dia no seu roteiro para visitar Vila Real e vá percorrer o fantástico Trilho das Fisgas de Ermelo, em plena Serra do Alvão. Este percurso pedestre circunda as imponentes Cascatas do Rio Olo, as Fisgas de Ermelo que, com os seus 200 metros de altura, são uma das cascatas mais altas de Portugal. Clique aqui para ler mais informações sobre o Trilho das Fisgas de Ermelo e descarregar o track GPS para levar no seu smartphone.
Quer mais dicas sobre o Parque Natural do Alvão? Então, não deixe de ler o nosso Guia e Roteiro para visitar o Parque Natural do Alvão.

Peso da Régua, porta de entrada no Douro Vinhateiro

De Vila Real a Peso da Régua é um pulinho. Com o rio Douro a apenas 15 km, rumando a sul bastam uns minutos para se ver rodeado dos ondulantes socalcos de vinhedo do Douro Vinhateiro, onde são produzidos os famosos Vinhos do Porto e do Douro. A soalheira cidade de Peso da Régua espraia-se à beira do rio Douro, rodeada de quintas de renome para fazer provas de vinho. Siga esta Dica VagaMundos: vá pela mítica Estrada Nacional 2.

Pinhão

E se Peso da Régua é a porta de entrada do Douro Vinhateiro, Pinhão é a sala de visita. Pequena e graciosa, a povoação de Pinhão tem como ponto imperdível a sua estação de caminho de ferro com painéis de azulejo históricos alusivos aos ofícios e quotidiano de Pinhão e do Douro. Algumas das nossas Quintas do Douro favoritas para provas de vinho e tours pelas adegas estão em redor de Pinhão, e não resistimos a embarcar num barco rabelo para um passeio no rio. Imperdível num roteiro pelo distrito de Vila Real!

Dica VagaMundos: Existe vasta oferta de cruzeiros em Pinhão, mas o nosso favorito é o cruzeiro de duas horas de Barco Rabelo que faz a ligação Pinhão-Tua-Pinhão. Pode reservar o seu cruzeiro com antecedência (sem custos adicionais e cancelamento gratuito) através do GetYourGuide.

Miradouro de São Leonardo da Galafura

Um dos miradouros mais bonitos do Douro Vinhateiro é o Miradouro de São Leonardo da Galafura. Situado a 640 metros de altura, nas imediações da aldeia de Covelinhas, este miradouro tem uma das vistas panorâmicas mais esmagadoras de todo o Douro Vinhateiro, esse “excesso de natureza” como Miguel Torga muito bem disse.

Parque Natural Regional do Vale do Tua

Miradouro do Ujo

O Parque Natural Regional do Vale do Tua é uma das maiores pérolas do Norte de Portugal. Pode ter perdido a cénica Linha do Tua mas região soube reinventar-se e aproveitar da melhor maneira as enormes alterações paisagísticas criadas pela albufeira da Barragem do Tua. Há agora soberbos miradouros dos quais se pode usufruir, em segurança, das esmagadoras paisagens sobre o Vale do Tua. Adicionalmente, foram marcados vários trilhos pedestres para se desfrutar, de perto, das (muitas) maravilhas da natureza da região. Se gosta de caminhadas é imperativo incluir o Vale do Tua no seu roteiro para visitar o distrito de Vila Real!

Vila Pouca de Aguiar

Castelo de Pena de Aguiar

Aqui está uma das oportunidades de fazer um pequeno troço da EN2, como acima recomendamos vivamente. Dê um saltinho a Vila Pouca de Aguiar, primorosamente encaixada entre as Serras da Padrela e do Alvão. Entre os vários pontos de interesse da vila destacamos o Castelo de Pena de Aguiar (onde pode desfrutar de maravilhosas paisagens serranas), a Casa do Condado (que presentemente alberga o Museu Municipal), o Pelourinho e o recinto fortificado de Cidadelhe. Se não quiser pegar no carro, pode ciclar os 26 km da Ecopista da Linha do Corgo, resultante da reconversão da antiga linha férrea.

Mapa dos pontos de interesse a visitar em Vila Real


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com os locais a visitar no seu roteiro de Vila Real.

Outros artigos de Trás-os-Montes e Alto Douro

Aldeias de Bragança | Bragança | Chaves | Douro Vinhateiro | Freixo de Espada à Cinta | Foz Côa | Lagos do Sabor | Lamego | Macedo de Cavaleiros | Miranda do Douro | Miradouros de Torre de Moncorvo | Mogadouro Montalegre | Nordeste Transmontano | Parque Natural do Douro Internacional | Parque Natural de Montesinho | Peso da RéguaPinhão | Vale do Tua | Vilarinho de Negrões 

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.