Visitar Vila Viçosa | Portugal: Roteiro com o que ver e fazer

Visitar Vila Viçosa

Para saber o que visitar em Vila Viçosa, propomos-lhe este passeio onde a pressa não tem lugar. A Princesa do Alentejo, como também é conhecida, é uma das nossas vilas portuguesas com mais encanto.

Hoje propomos aos nossos leitores uma viagem a uma das mais belas jóias do tesouro alentejano. Estamos a falar-vos de Vila Viçosa, terra que nos surpreendeu pela sua graciosidade, e pelo vasto conjunto de monumentos que lá encontramos.

Quando visitar Vila Viçosa?

Para aproveitar um feriado, um fim de semana prolongado ou simplesmente por que lhe apetece, Portugal oferece genuínas pérolas para quem procura a escapadinha perfeita. Venha daí connosco conhecer mais uma.

O que ver e fazer em Vila Viçosa?

Os pontos de interesse de Vila Viçosa são muitos. Todos eles de relevo e importância cultural e histórica. Logo à entrada da fidalga e nobre Vila Viçosa, quando se vem do lado de Borba, deparamo-nos com o imponente Terreiro do Paço. Considerado por muitos, aos quais nos juntamos, como uma das mais belas praças de Portugal. A praça tem cerca de dezasseis mil metros quadrados e à sua direita podemos encontrar a Capela Real e os Jardins do Paço.

Ao fundo do Terreiro do Paço temos o Palácio Ducal, antiga residência dos Duques de Bragança. Toda a sua fachada principal é revestida a mármore, ou não fosse a região uma das mais ricas no que a mármore diz respeito. O Palácio Ducal de Vila Viçosa é inspirado na arquitectura italiana renascentista. No interior das suas cinquenta salas visitáveis guardam-se inúmeras peças da colecção de arte que pertenceu a D. Manuel II. Vale a pena a visita ao museu do Palácio Ducal.

Panteão dos Duques de Bragança

Visita feita, chamamos a atenção para o Panteão dos Duques na Igreja e Convento dos Agostinhos e para o Panteão das Duquesas no Real Convento das Chagas de Cristo. O primeiro do lado oposto ao palácio, o segundo do lado esquerdo. Como curiosidade, mencionamos ainda que o Panteão dos Duques foi a primeira casa religiosa de Vila Viçosa, fundada no reinado de D. Afonso III, tendo sido iniciada a sua construção no remoto ano de 1267. Quanto ao Panteão das Duquesas, é mais recente, mas igualmente belo, tendo sido fundado em 1514.

Panteão das Duquesas de Bragança

Monumentos religiosos de Vila Viçosa

É em Vila Viçosa que se encontra a imagem original de Nossa Senhora da Conceição, padroeira e rainha de Portugal, no Santuário Nacional

Destacamos ainda os seus monumentos religiosos encabeçados pela bonita Igreja Matriz.  A Igreja e Convento dos Agostinhos, o Convento de Santa Cruz, dos Capuchos (a Festa dos Capuchos em Vila Viçosa é uma das mais carismáticas desta região do Alentejo), da Esperança ou o renascentista Convento das Chagas, fazem parte do grande leque de monumentos a ver.

Para além disso, ao passear pelas ruas de Vila Viçosa vai descobrir muitas casas apalaçadas, decoradas com o tradicional mármore. A somar a tudo isto há ainda pormenores arquitetónicos espalhados pela vila que constituem belos exemplos do estilo manuelino.

Após a visita ao Terreiro do Paço e arredores rumamos em direcção a outra das maiores atrações turísticas de Vila Viçosa.

Vila Viçosa vista do seu castelo

Estamos a falar do castelo de Vila Viçosa. O castelo está muito bem preservado e é detentor de uma vista soberba sobre os montes alentejanos em redor. É mesmo muito agradável vaguear pelas ruelas da “aldeia” que fica no seu interior, assim como passear pelas suas muralhas e recantos.

Montes Alentejanos vistos do castelo

Não faltam sequer as castiças pontes levadiças. Ou seja, tem quase tudo para que se sintam nos tempos medievais.

O que falta? Uma Princesa, ou um Príncipe, depende dos gostos. Se trouxerem um(a) de casa, então é viagem no tempo, pela certa. Foi o nosso caso.

Já quase nos esquecíamos! Demorem-se por Vila Viçosa e não percam o pôr-do-sol visto das suas muralhas. É o final de dia de passeio perfeito…

Onde comer?

Os Cucos

Boa ementa com imensa variedade de gastronomia alentejana e produtos regionais. Local calmo no meio do jardim.

Taverna dos Conjurados

Apreciado pelo ambiente acolhedor e pela qualidade da comida duma cozinha cuidada tipicamente alentejana.

Craft BBS

Boa comida e bons preços. A cerveja artesanal conjuga bem com os hambúrgueres. Ambiente descontraído e calmo e uma ótima esplanada para jantar numa noite quente de verão.

Onde dormir?

Se não sabe onde dormir em Vila Viçosa, sugerimos alguns dos melhores alojamentos entre económico, mid-range e de luxo.

Hotel Solar dos Mascarenhas

Casa do Colégio Velho

Pousada Convento de Vila Viçosa

Alentejo Marmòris Hotel & Spa

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

6 COMENTÁRIOS

  1. Não conhecia vila viçosa até que em agosto num dia muiiiiitttooo quente lá decidi ir e fiquei mesmo muito surpreendido, é lindo mesmo e o palácio é magnifico, pena não se poder tirar fotos no seu interior

  2. Qd por lá andei, adorei a visita guiada. Um regresso ao passado (quase recente) da história da monarquia.

    Abraço

  3. Olá Roadrunner. É sem dúvida uma das pérolas do nosso Portugal. Merece visita sem sombra de dúvidas.
    Abraço

    Olá Luffi. Nós como visitamps no Inverno livramo-nos do calor, mas apanhamos uma chuvita. E de facto é pena não se poder tirar as fotografias ao interior do palácio…
    Bjs

    Olá Bia. Julho está aí não tarda 🙂 Se precisares de alguma dica é só dizeres.
    Bjs

    Olá Viagens a Dois. É que vale mesmo a pena e se forem para aquelas bandas podem aproveitar e visitar Elvas, Borba e Estremoz, entre muitos outros locais.
    Abraços

    Olá Trilhos. Nós não tivemos guia, mas parece-nos uma opção deveras interessante. No nosso caso tivemos de ler a história de antemão. Claro que nunca é a mesma coisa.
    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.