Visitar Vila Viçosa | Portugal: Roteiro com o que ver e fazer

Visitar Vila Viçosa | Portugal: Roteiro com o que ver e fazer

Não sabe o que visitar em Vila Viçosa, para além do castelo altaneiro e do majestoso Paço Ducal? Se procura uma escapadinha perfeita, visitar Vila Viçosa deve ser um dos destinos a considerar dentro de Portugal. O conjunto de monumentos de Vila Viçosa é tão surpreendente quanto desconhecido e compõe-se de algumas das mais belas jóias do tesouro oculto no nosso Alentejo. A Princesa do Alentejo, como é conhecida, é uma das vilas portuguesas com mais encanto e graciosidade.

Visitar Vila Viçosa | Portugal: Roteiro com o que ver e fazerAqui a pressa não tem lugar. Para se fazer bem, tem que se fazer com vagar. Venha daí conhecer uma genuína pérola portuguesa num passeio de fim de semana, numa escapadinha a dois ou em família, ou simplesmente porque lhe apetece.

Quando visitar Vila Viçosa?

O clima é tipicamente alentejano. Ou seja, seco e de extremos. Os verões são quentes, geralmente acima dos 30ºC e há mesmo dias tórridos nos meses de julho e agosto. No extremo oposto, os invernos são muito frios, havendo noites com temperaturas negativas. Portanto, a primavera de o outono acabam por ser as melhores épocas do ano para visitar Vila Viçosa.

Damos ainda destaque a três datas festivas que vale a pena pôr no seu calendário de férias para saber quando visitar Vila Viçosa.

A Páscoa é uma das festividades que justificam visitar Vila Viçosa. No Domingo de Páscoa, findo o período de abstinência quaresmal, os pratos da gastronomia tradicional pascal são de se bradar “Aleluia!” Mas não perca a Sexta-Feira Santa quando Vila Viçosa celebra a Procissão do Enterro do Senhor. É o ponto alto do período pascal e é vivido intensamente, tanto pela população como pelos visitantes. Uma tradição que remonta ao século XVII, a procissão inicia-se no Santuário de Nossa Senhora da Conceição com uma encenação única no nosso país: a descida da cruz duma imagem articulada de Cristo quase à escala humana. Centenas de devotos peregrinos acompanham o Cristo num andor carregado a ombros, numa procissão noturna pelas ruas da vila iluminadas à luz de velas e tochas, num ambiente de profundo silêncio. Se não assistir à Via Sacra de Sexta-Feira Santa, não perca as cinco Capelas dos “Passos”, classificadas como Conjunto de Interesse Público do património cultural português.

Visitar Vila Viçosa | Portugal: Roteiro com o que ver e fazerSetembro é um dos meses mais aguardados na vila. No segundo fim de semana há (pelo menos) quatro dias de grande festa e muita alegria numa festividade de devoção a Nossa Senhora da Piedade dos Capuchos e do Senhor dos Aflitos. Falamos das Festas dos Capuchos com as suas afamadas largadas de touros e o arraial festeiro e animado com muito brilho e música. Não perca uma visita à Capela de Nossa Senhora da Piedade no Convento dos Capuchos e desvende um segredo bem guardado da vila. A Morte de São Francisco, em terracota policromática, é uma obra de arte sacra única do nosso país, um conjunto de imagens de monges franciscanos ajoelhados velam São Francisco de Assis no seu leito de morte.

No Dia da Imaculada Conceição, o feriado nacional que se celebra anualmente a 8 de Dezembro, comemora a proclamação de Nossa Senhora como Padroeira e Rainha de Portugal desde o século XVII. Ora, esta é a data que chama todos a Vila Viçosa já que a vila é a orgulhosa guardiã do maior santuário nacional de devoção a Nossa Senhora da Conceição. As ruas da vila ficam engalanadas para assistir à passagem da procissão dedicada à Rainha de Portugal.

Onde ficar em Vila Viçosa? Sugestões de alojamento

Vila Viçosa é um dos destinos de lazer (e prazeres) mais apetecível do interior alentejano. A qualidade dos alojamentos na vila é espantosa. Portanto, reservar alojamento em Vila Viçosa é mais do que encontrar uma cama para dormir, é tornar a experiência da sua escapadinha num manancial de bem estar e enaltecimento dos sentidos.

Melhor relação qualidade-preço: Numa antiga mansão aristocrática quinhentista, a Casa do Colégio Velho esmera-se em fazer o hóspede sentir a comodidade moderna com a nobreza de outros tempos. A simpatia dos funcionários é cinco estrelas. Vale a pena começar o dia com os olhos voltados para os jardins paisagísticos com detalhes decorativos encantadores, como os azulejos setecentistas. A refrescante piscina exterior convida a banhos. A decoração interior, com mobiliário e peças de época, é uma viagem no tempo, como se passeássemos nas memórias familiares duma casa abrasonada. Durma como nobreza num dos quartos aclimatizados e prepare um banho relaxante na casa de banho forrada a mármore. Clique para ver disponibilidade e preços da Casa do Colégio Velho.

Um solar nobre do século XVI, respetivos estábulos e jardins, foram convertidos nas agradáveis e luminosas áreas comuns do Hotel Solar dos Mascarenhas, um boutique hotel onde não faltam uma piscina exterior, um bar e uma sala de jantar para desfrutar do soberbo pequeno almoço, com sabor regional. Os quartos ocupam um edifício novo que contempla todo o conforto dos hóspedes, nomeadamente o ar condicionado, sempre bem vindo para amenizar o clima alentejano. Clique para ver disponibilidade e preços no Hotel Solar dos Mascarenhas.

A Pousada Convento de Vila Viçosa converteu o antigo convento (Real Convento das Chagas de Cristo) num hotel requintado onde a tranquilidade predomina. Exuberantes jardins paisagísticos, uma piscina exterior e um espaçoso terraço possibilitam momentos descontraídos ao ar livre. A decoração interior clássica aliada à preservação de frescos originais e à estrutura do convento, são marca de identidade e caráter. Um elegante restaurante com cozinha regional e o lounge bar convidam aos prazeres do paladar. Quartos graciosos, muito espaçosos e aclimatizados, decorados a tons quentes e mobiliário de estilo clássico, proporcionam o descanso principesco que merece ao fim do dia. Clique para ver disponibilidade e preços da Pousada Convento de Vila Viçosa.

Dizer que o Alentejo Marmòris Hotel & Spa é puro luxo, é redutor. Este hotel cinco estrelas vai fazê-lo sentir como uma autêntica celebridade dos tempos modernos. A decoração é sinónimo de refinamento e nenhum detalhe do design de interiores é deixado ao acaso. Conforto e comodidade inquestionáveis, disponibiliza um restaurante com interpretações da gastronomia regional, um bar que serve cocktails e um spa cujos tratamentos de bem estar têm assinatura Karin Herzog. Relaxe na sua varanda privada ou no terraço da piscina exterior. Acorde para um manancial de prazer e bem estar, desfrute dum banquete de pequeno almoço e desperte para um mundo de satisfação dos sentidos. Clique para ver disponibilidade e preços no Alentejo Marmoris Hotel & Spa.

Clique para ver mais opções de alojamento em Vila Viçosa

O que visitar em Vila Viçosa?

Visitar Vila Viçosa | Portugal: Roteiro com o que ver e fazerSituada no Vale Viçoso, no sopé da Serra de Borba, esta vila portuguesa é marcada por todo um ambiente de realeza distinto. Já foi romana e moura. Recebeu carta de foral em 1270 e foi doada a D. Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável. Viu nascer a quarta dinastia de reis portugueses com a Casa de Bragança que fez desta cativante vila de abundância uma das mais belas, ricas em património arquitetónico e religioso e centro cultural do Alentejo.

Visitar Vila Viçosa | Portugal: Roteiro com o que ver e fazerOs pontos de interesse de Vila Viçosa são muitos. Todos eles de relevo e importância cultural e histórica. Logo à entrada da fidalga e nobre Vila Viçosa, quando se vem do lado de Borba, grandes portões levantam a ponta do véu da nobreza desta vila. À esquerda a Porta do Episcopado, encimada por uma coroa e duas esferas armilares; mais adiante, à direita, a singular Porta dos Nós que simboliza o poder fidalgo dos Braganças.

Terreiro do Paço

É quando nos deparamos com a majestade do Terreiro do Paço que nos apercebemos da importância desta vila. Considerado por muitos, aos quais nos juntamos, como uma das mais belas praças de Portugal. A praça tem cerca de dezasseis mil metros quadrados, está forrada a mármore, é centrada pela estátua equestre do rei D. João IV e rodeada de monumentalidade.

Paço Ducal de Vila Viçosa

Ao fundo do Terreiro do Paço temos o Paço Ducal, antiga residência dos Duques de Bragança. Toda a sua fachada maneirista é revestida a mármore, ou não fosse a região uma das mais ricas no que a mármore diz respeito. Começou a ser construído em 1501 e foram precisos dois séculos para o palácio ganhar todo o esplendor que lhe conhecemos atualmente. A grandiosidade exterior continua no interior, nas salas e corredores que certamente guardam muitas estórias de reis e rainhas, príncipes e princesas. No interior das suas cinquenta salas visitáveis guardam-se inúmeras peças da coleção de arte que pertenceu a D. Manuel II, o último Rei de Portugal. Frescos, azulejos seiscentistas e lareiras de mármore quase passam despercebidos perante o vasto espólio das coleções de pintura, escultura, mobiliário, tapeçarias, cerâmica e ourivesaria. E não se esqueça de olhar para os tetos em caixotões pintados. A sala dos Duques merece destaque: ali estão retratados todos os príncipes de sangue da Casa de Bragança. Saiba que são quatro os Núcleos Museológicos que o Paço Ducal alberga, a saber da Armaria, do Tesouro, da Porcelana Azul e Branca da China e das Carruagens.

Visita feita ao Paço Ducal, chamamos a atenção para o Panteão dos Duques na Igreja e Convento dos Agostinhos e para o Panteão das Duquesas no Real Convento das Chagas de Cristo. O primeiro do lado oposto ao palácio, o segundo do lado esquerdo.

Igreja e Convento dos Agostinhos – Panteão dos Duques

Como curiosidade, mencionamos ainda que o Panteão dos Duques foi a primeira casa religiosa de Vila Viçosa, fundada no reinado de D. Afonso III, tendo sido iniciada a sua construção no remoto ano de 1267.

Real Convento das Chagas de Cristo – Panteão das Duquesas

Quanto ao Panteão das Duquesas, é mais recente, mas igualmente belo, tendo sido fundado em 1514. Atualmente, a Pousada Convento de Vila Viçosa ocupa o espaço do convento.

Castelo de Vila Viçosa

Após a visita ao Terreiro do Paço e arredores rumamos em direção a outra das maiores atrações turísticas de Vila Viçosa. Estamos a falar do castelo de Vila Viçosa mandado contruir por D. Dinis no século XIII. O castelo está muito bem preservado e é um exemplar de arquitetura militar singular em Portugal: a forma quadrangular com apenas dois torreões circulares a este e oeste não é muito usual em terras lusitanas.

O Castelo de Vila Viçosa tem tudo para que se sinta nos tempos medievais. Não falta o casario dentro das muralhas que nos dá uma clara ideia do burgo calipolense (gentílico de Vila Viçosa) medieval. Não faltam torreões nem ameias. Não faltam sequer as pontes levadiças.

Demore-se num passeio pelas altaneiras muralhas e aprecie e as vista soberbas sobre a vila e os montes alentejanos em redor, cujas cores e texturas aqui ganham outro fulgor.

Santuário de Nossa Senhora da Conceição

No interior da fortaleza, o Solar da Padroeira de Portugal é ponto de paragem obrigatória. O Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Vila Viçosa, em cuja capela-mor encontramos (e veneramos) Nossa Senhora da Conceição representada numa belíssima imagem. Em 1646, D. João IV, o rei Restaurador, dedicou o reino de Portugal a Nossa Senhora da Conceição proclamando-a rainha e padroeira nacional e o santuário tornou-se desde essa altura num importante centro de devoção do culto mariano. No cemitério ao lado, a campa da grande poetisa Florbela Espanca atrai muitos visitantes.

Ainda dentro do complexo muralhado do Castelo de Vila Viçosa, pode interessar-lhe o Museu da Caça e o Museu de Arqueologia.

Pelourinho de Vila Viçosa

À saída, mesmo defronte à Torre de Menagem, procure o requintado Pelourinho de estilo manuelino.

A riqueza do património arquitetónico de Vila Viçosa está patente em cada recanto. Apetece passear pelas ruas de Vila Viçosa onde descobrimos as muitas casas apalaçadas, decoradas com o tradicional mármore. A somar a tudo isto há ainda pormenores arquitetónicos espalhados pela vila que constituem belos exemplos do estilo manuelino.

Praça da República

E eis que nestas deambulações nos deparamos com a airosa Praça da República. Ladeada de por um brilhante casario, somos de imediato surpreendidos quando o sentido do olfato é despertado para uma das suas particularidades. Podíamos dizer que Vila Viçosa cheira a flor de laranjeira e muito se deve às inúmeras laranjeiras plantadas na praça que lhe conferem uma muito bem-vinda sombra para colmatar o calor típico do Alentejo.

Igreja de São Bartolomeu

Dentre os monumentos religiosos destacamos a belíssima igreja seiscentista dedicada a São João Evangelista, coroando a Praça da República. Também conhecida como Igreja de São Bartolomeu ou Igreja do Colégio, a sua construção deve-se aos Duques de Bragança que aqui implantaram o colégio jesuíta. Não é só o tamanho imponente que a identifica. São também as duas torres sineiras quadrangulares que parecem inacabadas, os três pórticos e os três pisos demarcados com janelões rasgando a fachada. No interior, em estilo barroco, os olhos são imediatamente cativados pelo belíssimo altar em talha dourada.

Igreja de Nossa Senhora da Lapa

A Igreja de Nossa Senhora da Lapa, é muitas vezes esquecida. O riquíssimo trabalho decorativo do altar e respetivo varandim em mármore escapa aos olhos de quem não explora a zona do Carrascal. Escapa também um dos cruzeiros mais sui generis em Portugal, em que uma serpente toma o lugar do Cristo curicificado.

Museus de Vila Viçosa

Vila Viçosa é ainda rica em espaços museológicos que preservam viva a memória de tradições e costumes da região para que não se perca a riqueza deste legado. Para além dos já mencionados Museu da Caça e Arqueologia e os núcleos dentro do Paço Ducal, nomeamos outros que podem interessar-lhe. Um Museu de Arte Sacra na antiga igreja do Convento de Santa Cruz, um Museu Agrícola e Etnográfico na antiga Estação de Caminhos de Ferro, um Museu de Mármore e o Museu do Estanho dedicado a um filho da terra que se consagrou como o melhor artífice do estanho em Portugal.

Miradouros de Vila Viçosa

Visitar Vila Viçosa | Portugal: Roteiro com o que ver e fazerAo fim do dia, os casais enamorados não vão querer perder o mágico pôr do sol que pinta tudo numa invulgar tonalidade de dourado. Os melhores miradouros são as muralhas do Castelo de Vila Viçosa, ou a Varandinha dos Namorados, um pequeno e recôndito miradouro nos arrabaldes da vila.

Como vê, não faltam razões para visitar Vila Viçosa, numa escapadinha que, temos a certeza, ficará gravada na memória.

Onde comer?

Os Cucos

Boa ementa com imensa variedade de gastronomia alentejana e produtos regionais. Local calmo no meio do jardim.

Taverna dos Conjurados

Apreciado pelo ambiente acolhedor e pela qualidade da comida duma cozinha cuidada tipicamente alentejana.

Craft BBS

Boa comida e bons preços. A cerveja artesanal Libata conjuga bem com os hambúrgueres. Ambiente descontraído e calmo e uma ótima esplanada para jantar numa noite quente de verão.

Vila Viçosa: mapa com os principais pontos de interesse


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa de Vila Viçosa.

Outros artigos do Alentejo

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

6 COMENTÁRIOS

  1. Não conhecia vila viçosa até que em agosto num dia muiiiiitttooo quente lá decidi ir e fiquei mesmo muito surpreendido, é lindo mesmo e o palácio é magnifico, pena não se poder tirar fotos no seu interior

  2. Qd por lá andei, adorei a visita guiada. Um regresso ao passado (quase recente) da história da monarquia.

    Abraço

  3. Olá Roadrunner. É sem dúvida uma das pérolas do nosso Portugal. Merece visita sem sombra de dúvidas.
    Abraço

    Olá Luffi. Nós como visitamps no Inverno livramo-nos do calor, mas apanhamos uma chuvita. E de facto é pena não se poder tirar as fotografias ao interior do palácio…
    Bjs

    Olá Bia. Julho está aí não tarda 🙂 Se precisares de alguma dica é só dizeres.
    Bjs

    Olá Viagens a Dois. É que vale mesmo a pena e se forem para aquelas bandas podem aproveitar e visitar Elvas, Borba e Estremoz, entre muitos outros locais.
    Abraços

    Olá Trilhos. Nós não tivemos guia, mas parece-nos uma opção deveras interessante. No nosso caso tivemos de ler a história de antemão. Claro que nunca é a mesma coisa.
    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.